Espanha Total

voos com conexão: onde será feita a imigração

Beto, Ana Paula, Luana, Davi, Ana, Larissa, Carlos, Carlotta, Tereza, Sara, Fernando, Fabio, Albert, Camila, Sandra, Leila, Tiago, Gilmar, Christiano são todos leitores do Espanha Total ou do passaporteBCN que, nas últimas semanas, deixaram consultas sobre um mesmo assunto: estão vindo para a Europa em um voo com conexão e querem saber onde será feita a imigração. Já respondemos a cada uma das consultas e decidimos elaborar o presente texto para ajudar a outros viajantes com uma dúvida similar à deles.

onde será feita a imigração

As dúvidas sobre onde será feita a imigração estão relacionados com dois tipos diferentes de viagens:

  1. viagens com destino à Espanha, mas com ponto de entrada em outro país da Europa.
  2. viagens com destino a outro país da Europa, mas com ponto de entrada na Espanha.

Vamos ver cada situação separadamente.

1. Imigração para quem tem como destino final a Espanha

Caso A. Entrada por um país que forma parte do Acordo Schengen.

O acordo engloba a maioria dos países europeus com voos com conexão com destino à Espanha, incluindo Alemanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Suiça. Confira a lista completa de países aqui.

Se seu voo de conexão com destino à Espanha tiver como ponto de entrada na Europa um aeroporto de um país do Acordo Shengen, a imigração será feita no aeroporto de entrada na Europa. Não terá imigração na Espanha, sendo que seu voo entre o país de entrada na Europa e a Espanha será considerado como um voo doméstico.

Atenção, o fato de não existir controle de imigração na Espanha não dispensa a necessidade de cumplir com todas as exigências da imigração espanhola (saiba mais lendo imigração e vistos). São raros, mas existem controles randômicos realizados por agentes da polícia espanhola nos aeroportos de Madri e Barcelona. Já passamos por um deles!

Caso B. Entrada por um país que não forma parte do Acordo Schengen.

O país mais importante na lista é o Reino Unido.

Se você estiver vindo para a Espanha com conexão em Londres, você vai fazer a imigração no aeroporto de Londres e também no aeroporto de chegada na Espanha.

2. Imigração para quem tem como destino final outro país da Europa

Se seu primeiro aeroporto de entrada na Europa for Madri ou Barcelona, você vai passar pelo controle de imigração na Espanha.

Se solicitado, você deverá mostrar os documentos exigidos pelo seu país de destino para o agente de imigração. Isto é, se você está viajando para Portugal com conexão na Espanha, deve se informar sobre os documentos exigidos por Portugal, e não pela Espanha.

Atenção:

  • Se seu voo tiver como destino final um país do Acordo Schengen, você não deverá passar por nenhum outro controle de imigração na chegada no aeroporto de destino.
  • Se seu voo tiver como destino final um país que não forma parte do Acordo Schengen, como o Reino Unido, você voltará a passar pelo controle de imigração no aeroporto de destino.

E as malas?

aeropuerto de Barajas

Via de regra, se sua passagem foi emitida com a mesma companhia aérea em um único bilhete, suas malas serão levadas até o aeroporto de destino, sem que você precise se preocupar com elas na chegada no aeroporto de entrada na Europa. Mas confira este fato duplamente com sua companhia aérea.

Agora, se você comprou as passagens separadamente, voando com diferentes companhias aéreas (uma prática que não recomendamos, em caso de atrasso ou perda de voo, a companhia aérea não irá se responsabilizar), você deverá retirar sua bagagem no aeroporto de entrada na Europa e fazer o check-in com destino ao aeroporto final.

Quanto tempo?

Não deixe de ler o texto qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?

327 comentários em “voos com conexão: onde será feita a imigração”

  1. ola tony viajarei a europa pela primeira vez meu vou faz conexao em zurique com destino final em barcelona, passarei pela imigração em zurique?, depois de barcelona irei a outros paises como portugal, republica tcheca e belgica, tambem passarei ´por essas imigrações?

  2. Ol Tony boa noite…
    Tenho uma dúvida, morei em Portugal ilegalmente por 4 anos, tive uma filha q nasceu lá está atualmente com 7 anos, tô querendo levar ela pra conhecer o país q ela nasceu em fevereiro, mas fico um pouco apreensiva com a imigração….
    Será q a imigração tem esse controle, de quem já morou lá e tal???
    Será q devo entrar por outro país da UE??
    Obs: estive no consulado português pra me informar, a atendente só frizou q se eu não fui deportada não há problemas..
    Conhece alguém q já passou por uma situação dessas??
    Como vc acha q devo proceder??

  3. Olá, um amigo vem do Brasil me visitar em Portugal. Irá fazer conexão em Madrid e depois segue para Porto. Tenho visto de estudante (estada temporária). Li várias coisas na internet e acabei parando no seu site 😀
    Já elaborei a carta convite, vou registrar em cartório português e enviar para o Brasil juntamente com cópia do meu visto (indicando q estou regular aqui). É possível a imigração espanhola não aceitar essa carta? Tenho q usar modelo espanhol?

    Obrigada desde já

    1. Prezada Alice, se solicitado, e considerando que o destino final do seu amigo é Portugal, deverá apresentar a documentação exigida pelas autoridades portuguesas, e não pelas espanholas. Abraço.

  4. Tony,
    Meu itinerário é o seguinte:
    fortaleza- lisboa (TAP)
    lisboa-barcelona (TAP)
    barcelona- roma (RYANAIR)
    Chego em lisboa no terminal 1 e pego voo para barcelona no mesmo terminal, já quando chego em barcelona é pelo terminal 1 e meu voo para roma terminal 2.
    Minha dúvida é: Onde farei o controle de imigração? Terei que recolher as bagagens e fazer novo check in para pegar o voo da ryanair?
    Minha preocupação é com o tempo, pois chego em barcelona 17:20 e meu voo para Roma é as 20h.

    1. Camila, você vai fazer o controle de imigração no seu primeiro aeroporto no espaço Schengen, isto é, Lisboa. No caso da sua conexão em Barcelona, você vai ter que retirar a bagagem, e pegar o ônibus para ir até o terminal 2 do aeroporto, onde deverá fazer o checkin com a Ryanair. Abraço.

  5. olá tony, estou indo para lisboa com conexão em madrid, irei com a companhia latam e de madrid para lisboa air france, terei que pegar minhas malas? todos que passam pela imigração tem que comprovar a renda ou isso só alguns que pedem? a carta de chamado tem que está com exigências de lisboa ou madrid? Um abraço.

    1. Solange, a Air France não voa de Madri para Lisboa, peça esclarecimentos para saber qual companhia vai levar você para Lisboa. Se os diferentes trechos da sua viagem formam parte de uma única passagem, é possível que as malas sejam encaminhadas até o destino final. Consulte sua companhia aérea. Como explicado no texto acima, na imigração espanhola você pode ter que mostrar os documentos exigidos pela imigração portuguesa. Abraço.

  6. Boa tarde,

    Ire fazer um intercâmbio de um mês em Londres porém ficarei mais 15 dias para conhecer a cidade e gastar. Irei fazer conexão em Madri para ir a Londres.
    Vou ter q passar pelas duas imigrações?
    Vou levar somente libras ou pelo fato de passar pela Espanha tenho q apresentar tb Dólar?
    Para Londres não precisa de cartão de vacina, a Espanha exige?
    0bs: Estou levando comprovante de seguro viajem.
    Meu tio é Britânico e vou ficar na casa dele, o mesmo irá arcar com minha alimentação e acomodação, o meu curso já está todo pago. Ainda sim tenho q levar qual quantia?

    1. Thiago, você vai passar duas vezes pela imigração, na Espanha e no Reino Unido. A Espanha não exige a apresentação de nenhuma quantidade em dólares, que não é a moeda oficial no país. Se solicitado, na Espanha você deverá apresentar os documentos exigidos pela imigração britânica. A Espanha não exige vacina. Confira no consulado britânico mais próximo da sua cidade quais são as exigências da imigração britânica, inclusive as relacionadas com a carta-convite. Aqui somos especialistas na Espanha. Na Espanha, a comprovação de hospedagem e a comprovação de meios econômicos são independentes, uma não exclui a outra.

  7. Mercia Maria Gomes Dantas

    Olá Tony!! Eu e meu marido vamos em dezenbro para Europa. Chegamos por Barcelona onde ficaremos 5 dias indo para Itália onde ficaremos 19 dias divididos entre aToscana e Roma. Dia 29 iremos para Lisboa de onde retornaremos ao
    Brasil.
    Dúvidas
    temos que descrever tudo isso?.
    Os documentos exigidos na imigração serão os da Espanha já que faremos a imigração lá?
    Estamos levando todos só questão de organização.
    Temos 60 anos meu marido é oficial da reserva da marinha do Brasil.

    1. Prezada Mercia, vocês vão fazer a imigração na Espanha. Se solicitado, vocês deverão apresentar justificantes correspondentes à sua estadia em Barcelona, seguindo as exigências da imigração espanhola, e correspondentes à sua estadia na Itália, seguindo as exigências da imigração italiana. O fato do seu marido ser oficial da reserva da marinha do Brasil não é relevante para a imigração espanhola. Abraço.

  8. Boa noite Tony
    Parabéns pela pagina, excelente!!!

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Estarei indo para Madrid, só que farei conexão em Lisboa de 1:30 hr, portanto, a imigração sera feita em Lisboa e não em Madrid?? correto?

    Obrigada pela atenção!

    1. Prezada Tamiris, seja bem-vinda ao Espanha Total. Sua situação está explicada no ponto 1, Caso A. Você vai fazer a imigração em Lisboa. Aproveite as caixas de comentários do site para tirar todas as dúvidas sobre sua viagem (veja nossas dicas sobre Madri), estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  9. Boa tarde, tenho viagem marcada para Lisboa em janeiro de 2017, saindo de São Paulo com conexões em Barcelo e Zurich. Ocorre que o tempo da conexão entre o primeiro e segundo voo, ou seja em Barcelona é de apenas 55 minutos e ha tbm a troca de cia aérea. Porém os bilhetes foram comprados todos jutos na LATAM que tem as empresas como parceiras, ou seja a Latam é a responsável por todos os trechos. Segundo a LATAM, o tempo de 55 minutos é suficiente, pois se não fosse o bilhete nem seria emitido. A pegunta, tem alguma forma de agilizar a imigração nesse caso, a LATAM, pode pedir prioridade na fila de imigração nos casos em que o horário das conexões forem muito apertados? Grande Abraço

    1. Prezado Danilo, na hora de sair da aeronave, na chegada em Barcelona, vai ter funcionários da companhia aérea orientando quem tem uma conexão curta. Fale com eles para ver o que eles conseguem fazer em termos de agilizar sua passagem pela imigração, que dependendo da quantidade de passageiros, pode ser bastante demorada. Nunca aceitaríamos uma conexão de 55 minutos, achamos irresponsável por parte da companhia aérea falar que o tempo é suficiente. É suficiente, sim, sempre que não houver nenhum atraso ou qualquer outro incidente relacionado com o voo. No pior dos casos, você pode dicar tranquilo sabendo que a companhia deverá acomodaá-lo em um segundo voo, caso perca a primeira conexão. Abraço.

  10. Boa noite
    Tenho uma viagem em junho 2017 para Londres com conexão em Madri o senhor pelo seu conhecimento sobre o aeroporto de madri sendo que eu tenho 2 horas para fazer a imigração acha que o tempo e bom?
    Obrigado

    1. prezado Farnesio, para poder dar uma resposta precisa para você teríamos que saber dois dados fundamentais: o terminal de chegada do seu voo e o terminal de partida. Sem essas informações não temos como dar uma resposta.

  11. Outra pergunta meu primo tem cidadania britânica o senhor acha nescessario que o mesmo faça a carta que irá me receber ou não acha nescessario já que vou com hotel pago no pacote e que irei ficar apenas 8 dias na cidade de Londres

    1. Você deve poder comprovar aonde ficará hospedado durante sua estadia no destino. Se você já está com reserva de hotel, já está cumprindo essa exigência da imigração. Abraço.

  12. Boa Noite,
    Viajarei para Irlanda em fevereiro, e vou voltar para o Brasil em março. Pois bem, tenho uma conexão de 1 horas e 20 no aeroporto de Heathrow (Londres), vou desembarcar no terminal 2 e meu vôo de volta para o Brasil parte do terminal 3. Sendo que vou viajar por duas companhias aéreas diferentes, Brithish Airlines e Latam. Você acha que esse tempo de conexão é o suficiente?

    1. Fabio, não conseguimos entender em qual momento você vai passar pela Espanha. Nas nossas últimas duas experoências, viajando pelo aeroporto de Heathrow, demoramos mais de uma hora só na fila da imigração e controle de segurança.

  13. Boa tarde.
    Tenho uma duvida viajo para Lisboa com conexão em Madri pela Air Europa vi que o terminal de chegada da Air é o T1. Minha duvida é sobre o terminal que sai o avião da Air Europa para Lisboa, seria qual terminal?
    Obrigada.

  14. Olá Tony, quase dois anos depois da minha viajem, li meu nome lá no seu texto (Gilmar), fui para Barcelona em Março de 2015, com parada em Roma fiumicino, lá que fiz a imigração e não houve nenhum problema, bastou apresentar a passagem que estava indo para Barcelona, super tranquilo, não me pediram mais nada. Voltei aqui porque pretendo voltar aquela cidade linda, que me deixou saudoso até hoje, rsrs. Obrigado pela ajuda na época e por nos passar tantas informações importantes. Grande abraço.

    1. A gente que agradece seu retorno, Gilmar. Ficamos felizes ao saber que conseguimos contribuir ao sucesso da sua viagem. Grande abraço para você também.

  15. Bom dia Tony, parabéns pela matéria e sua boa vontade em sanar nossas dúvidas. Sairei de Londres para o Brasil com conexão em Madri – Bajaras, pela air Europa, gostaria de saber qual terminal eu chego e qual terminal eu saio. Deverei passar pela imigração novamente? Pela alfândega? Onde? Deverei pegar a minha bagagem em Madri e despachar novamente ou ela vai direto pra São Paulo? Obrigada, um abraço!

    1. Bom dia, Luciene, você provavelmente vai chegar no T2 e sair para o Brasil do T1, mas confira duplamente essas informações na sua passagem e cartão de embarque. Você vai passar pela imigração de saída no Reino Unido e pela imigração de entrada na Espanha. Se você estiver voando com a mesma companhia aérea, é muito provável que sua bagagem seja despachada diretamente até o Brasil novamente, confira essa informação com a companhia aérea no momento do check-in. Abraço.

  16. Ailton Córdoba Junior

    Boa tarde Tony!
    Muito obrigado pela resposta anterior. Surgiu mais uma dúvida, agora é quanto a bagagem. Chegarei em Madri no dia 11/04, depois seguirei para Paris e Lisboa retornado ao Brasil no dia 27/04. Minha duvida é quanto ao tamanho de malas e peso que posso levar em voo doméstico pela Europa. Existe limite? Tenho que pagar para despachar as malas?

    Grato,
    Ailton

    1. Ailton, no presente texto respondemos consultas sobre a imigração. Deixe sua consulta no texto de avião (aliás, você já deixou uma consulta idêntica no passaporte BCN). Abraço.

  17. Boa tarde Tony.
    Primeiramente parabenizo pelo excelente site. Gostaria que respondesse a uma dúvida, se possível: irei a Lisboa no próximo mês pela TAM com uma conexão em Madrid onde o trecho Madrid – Lisboa será cumprido pela IBERIA. A compra foi feita no site da TAM e, em uma única passagem, é citado ambos os trechos. É correto assumir que a bagagem será retirada em Lisboa, não tendo que fazê-lo em Madrid ?
    Obrigado e sucesso.

    1. Prezado Fernando, seja bem-vindo ao Espanha Total. Acreditamos que sim, que sua bagagem seja encaminhada até o aeroporto de destino. Não sabemos se seu voo Madri-Lisboa, operado pela Iberia, é um código compartilhado LATAM/Iberia ou unicamente um voo da Iberia. De qualquer jeito, peça esclarecimentos no momento de fazer o check-in tanto no Brasil quanto em Lisboa no voo de volta. Abraço.

  18. Prezado Tony,

    Estarei viajando para a Espanha em 20 de Maio chegando em Madri dia 21 11:30 e logo em seguida tem que pegar um outro as 15:30 para La coruna onde minha filha espera, é minha primeira vez e estou apreensiva com o idioma e os horários.assim que chegar em Madri e vou a fila de imigração isso? e qual o terminal para pegar o voo pra La Coruna? e as malas vão direto ao outro avião ou tenho que pegar.Minha filha não sabe dizer pq faz 10 anos que mora lá, e enviará uma carta convite para minha entrada.A viagem será pela Air Europa. desde já agradeço a atenção,Abraços.

    1. Prezada Rosa Maria, os voos internacionais da Air Europa chegam no terminal 1, os voos nacionais partem do terminal 2. Sempre indicamos um mínimo de duas horas para qualquer conexão no aeroporto de Barajas. No seu caso, e se não houver nenhum atraso catastrófico, você vai ter tempo mais do que suficiente para fazer a conexão. Chegando em Madri e descendo da aeronave, você vai passar pela imigração (veja aqui quais são as exigências da imigração; a carta-convite deve ser oficial, providenciada em uma delegacia da policia espanhola). Em teoria, as malas devem ser encaminhadas até o destino, mas confira isso duplamente com a companhia aérea no momento de fazer o check-in. Veja também o texto aeroporto de Barajas, com muitas informações úteis sobre o aeroporto. Abraço.

  19. Ola Tony. Estou indo para Barcelona com uma escala em Madri pela Ibéria. Tenho 3 horas de conexão e pelas informações passadas por você é um tempo razoável. Porém volto pela Britsh por Londres e tenho somente 2 horas de conexão no voo para o Brasil. Não sei como é o aeroporto de Londres e se é muito complicado fazer uma conexão. No caso é considerado um voo doméstico sem necessidade de imigração ? Obrigado

    1. Paulo, Heathrow é um aeroporto gigantesco. Não sabemos se sua conexão envolve troca de terminais. 2 horas para uma conexão em Heathrow é muito pouco tempo. Você vai ter que passar pelo controle de imigração na chegada de Madri, onde as filas costumam ser muito demoradas. Somos especialistas na Espanha, aproveite para consultar mais detalhes sobre sua conexão em Londres em algum site especializado na cidade. Costumamos indicar o Londres para principiantes.
      Abraço.

  20. Bom dia Tony, comprei passagem de S.Paulo para Madri pela Alitalia com escala em Roma. Pelo o que entendi a bagagem deverá seguir diretamente para Madri e eu terei que passar pela imigração
    em Roma. A minha pergunta é se o tempo de 50 minutos é suficiente para passar pela imigração no terminal 3 e fazer o check in no terminal 1 uma vez que o voo S.Paulo – Roma chega às 7:10 e o Roma- Madri sai às 8:00

  21. Oi Tony,
    Estou indo de Guarulhos para Lisboa com conexão em Madri. (Air europa)
    Queria saber se além de passar pela imigração em Madri, tenho que fazer também o check-in em Madri.

    E na chegada em Lisboa farei só o check-in?

    1. Oi Neusa, se todos os trechos do seu voo tiverem sido emitidos como parte da mesma passagem, o mais provável é que sua bagagem seja encaminhada até Lisboa e que você não precise fazer nada no aeroporto de Madri, além do controle de imigração. A companhia aérea poderá informar você sobre o procedimento a ser seguido. O check-in é feito unicamente no começo de um voo, em Lisboa você não vai fazer nenhum check-in, somente vai retirar sua bagagem.

  22. Oi Tony, sim, os trechos do voo são da mesma passagem. Ida: Guarulhos/Madri/Lisboa (Air Europa), e volta: Barcelona/Madri/Guarulhos (Air Europa).
    Em Lisboa não vou precisar nem carimbar o passaporte?
    Talvez seja uma pergunta boba, mas é que é a primeira vez que viajo para o exterior e vou sozinha.
    Estou meio apavorada.
    Muito obrigada.

    1. Neusa, entre a Espanha e Portugal não há controle permanente de passaportes. Chegando em Lisboa, você deverá unicamente retirar sua bagagem.

  23. Felipe Lopes de Souza

    tenho escala em marrocos, faço imigração na espanha e em marrocos ? Preciso de visto para marrocos ??

    1. Você vai fazer imigração tanto em Marrocos como na Espanha. Se você estiver unicamente fazendo uma conexão internacional, é muito provável que não precise de um visto para Marrocos, mas confira essas informações ou com sua companhia aérea, ou com algum consulado de Marrocos.

  24. Tony farei minha primeira viagem internacional,aliás de avião rsrsrs,não sei de quase nada como proceder na imigração pois vou para Luxemburgo com conecção em Lisboa e vou com carta convite então minha grande dúvida,se os dois países fazem parte do espaço Schengen,o meu namorado deve redigir a carta em português ou francês? já que passarei primeiro pela imigração em Lisboa?
    desde já muito obrigada por ser tão claro em suas dicas,bjs

    1. Gilvania, o Espanha Total é um site dedicado a informar sobre a Espanha. Não ficou claro se você passará pela Espanha durante sua viagem. No caso de outros países, indicamos a consulta de fontes oficiais, sendo que aqui somos unicamente especialistas nas exigências da imigração espanhola.

  25. Bom dia Tony, estarei indo para a belgica em junho 2017, porem o roteiro é este:

    Rio de Janeiro – Madri pela Avianca chegando no terminal 45 T4 as 07:05

    Depois pegarei um voo pela Ryanair

    Madri – bruxelas no terminal T1 as 10:05

    A diferença entre os são 3 hs.

    Gostaria de saber se existe onibus para o deslocamento entre os terminais citados e o tempo que é possivel fazer a pé.
    Também sobre o possivel tempo que poderei perder com a imigração caso eles me chamem para a salinha.

    Tenho em posse o seguro saude shcengen para o perdio que ficarei la, os tkts ida e volta até o brasil.

    Tenho dois carimbos de entrada e saida no passaporte. uma em junho 2016 e outra em dezembro 2016 ambas

    pela italia

    Estou com receio que desta vez não tenho a carta convite da pessoa que irá me hospedar, apenas as duas anteriores, vc acha que pode ajudar estas duas anterioes?

      1. Correto. Você vai ter que ir to T4S ao T4 e dali até o T1. Nos textos mencionados na resposta anterior você vai achar todos os detalhes.

    1. Bom dia, Marcos. A Avianca não voa do Rio para Madri, ou você está fazendo um voo com troca de aeronave na Colômbia, ou você está viajando com outra companhia aérea em código compartilhado com a Avianca. Não sabemos os detalhes da sua passagem. Indicamos a leitura dos textos qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?, informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri e os terminais T4 e T4S do aeroporto de Barajas em Madri onde você vai encontrar resposta para suas dúvidas. Não é possível ir a pé entre o T4 e o T1, são distantes demais.
      Sobre a imigração, leve muito a sério nossa dica para passar com tranquilidade pela imigração espanhola. Você está planejando entrar na Europa sem todos os documentos exigidos pela imigração, o que seria razão suficiente para ter sua entrada negada. Os documentos devem estar relacionados com sua viagem presente, documentos relacionados com viagens anteriores não tem nenhum valor para a imigração.

  26. Obrigado Tony

    De fato o vôo é um vôo operado pela avianca Colombia partindo do Rio com conexão em Bogotá, quanto a primeira questão, eu li todo o conteúdo e é esclarecedor, só adciono uma outra complementar.

    Portanto chegarei em Madri as 07:05 no terminal T4S e terei um outro vôo pela Ryanair partindo as 09:05 do terminal T1, considereando a imigração, o deslocamento entre os terminais, você acha que estas 3hs pode ser o suficiente?

    Tem um detalhe importante, carregarei comigo uma mochila e uma mala de mão, portanto não perderei tempo com despacho.

    No tangente da documentação, apenas a carta convite me falta, os outros eu possuo. Você acha arriscado mesmo assim?
    Por exemplo, os documentos pessoais e holerit atauis da pessoa que irá me receber (documentos que anexei junto as duas cartas anteriores), estes eu possuo.

    Obrigado pela atenção, parabéns pelo site, vc faz uma grande ação ajudando milhares de pessoas como eu com suas informações preciosas.

    1. Marcos, os textos que apontamos para você respondem suas dúvidas com bastante detalhe. 3 horas devem ser suficientes. Siga à risca as exigências da imigração, não reinterprete elas. Abraço.

  27. No caso de não ser o suficiente (a documentação que possuo), poderia me dizer o modelo que a imigração espanhola vai requerer quanto a comprovação de hospedagem?

  28. Boa tarde tony, sou Angolano e estarei indo para portugal com um visto de estada válido por múltiplas entrada,
    gostaria de saber se com este visto é possível visitar um outro pais do tratado schengen?

    1. O escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Entre em contato com o consulado de Portugal para pedir esclarecimentos.

  29. Ola Tony, estou indo para Lisboa em junho, os preços mais em conta é descendo na Espanha, a imigração hoje em dia para brasileiros como está? Soube que era a mais rigorosa da UE… De Espanha ate Lisboa iria via terrestre, tipo metrô e ônibus.. obrigado

  30. Olá Tony,
    Tenho uma duvida, vou dia 18 de São Paulo para Valência e faço conexão em Casablanca no Marrocos que faz parte do acordo schengen. Minha duvida é onde farei a imigração ou se terei que fazer imigração nos 2 aeroportos.
    Obrigado.
    Abraço.

    1. Olá José, o Marrocos não faz parte do acordo Schengen. Você deveria passar por controle de passaportes tanto em Marrocos quanto em Valência.

  31. Boa noite Tony.Estou viajando pela primeira vez e tenho algumas dúvidas. Embarcarei dia 06/09/17 pela Iberia do rio de janeiro, voo IB6024 para Madri e de Madri para Portugal, voo IB 3110.Chego em Madri no terminal 4s-4s e embarco para Portugal no terminal 4 – 4T. Por serem terminais diferentes, terei que fazer a imigração em Madri? Precisarei retirar as malas e transportá-las para o outro terminal e fazer novo check-in? E em Portugal como farei? Já na volta , embarco em Lisboa IB 3107, chegando a Madri no terminal 4s-4s e de Madri para o Rio IB 6025 no 4S-4S.?Me ajude. Grata Marcia

    1. Bom dia, Marcia. Em primeiro lugar, existe alguma confusão nas suas descrições, só existem os terminais T4 e T4S (veja mais detalhes nos textos os terminais T4 e T4S do aeroporto de Barajas em Madri). A imigração independe de serem terminais diferentes, você vai fazer a imigração em Madri porque, como está explicado no texto acima, é seu ponto de entrada no espaço Schengen. Se você tiver emitido os trechos Rio-Madri e Madri-Portugal como parte do mesmo bilhete, o mais provável é que suas malas sejam encaminhadas até o aeroporto final, mas confirme esse dado com sua companhia aérea. O mesmo deve acontecer na volta. Abraço.

  32. Olá Tony! Tudo bem? Em agosto estarei viajando para a Croácia com a minha mãe, porém faremos conexão em Madrid. A Croácia não faz parte do tratado Schengen, mesmo assim teremos que passar pela imigração espanhola?
    PS: eu estarei de férias do trabalho, minha mãe não tem emprego registrado, porém estaremos munidos de passagens de volta, dinheiro e cartão de crédito. Alguma dica para não termos problemas? Obrigado!

    1. Bom dia, Diego, não importa se a Croácia forma ou não parte do acordo Schengen, vocês vão fazer sua imigração em Madri, como explicado no texto acima, por ser seu ponto de entrada na Europa. Se for uma conexão, como também está explicado no texto acima, o agente da imigração espanhola pode solicitar os documentos exigidos pela imigração da Croácia para quem visita o país. Confiram atentamente quais são esses documentos em alguma fonte oficial e levem todos eles, sem exceção. Abraço.

  33. Ola, Tony! Estou indo de Fortaleza a Barcelona pela TAP, imigração em Lisboa, sem retirar malas. No entanto, volto por Praga a Fortaleza com conexão em Lisboa de 17 horas de espera. Neste caso também não terei acesso às malas em Lisboa (mesmo tendo reservado um hotel), mas somente em Fortaleza ?

    1. Olá Marcos, só a companhia aérea vai poder dar resposta para sua pergunta. Se você quiser ter acesso às malas, pode pedir para o funcionário da companhia aérea em Praga encaminhar suas malas unicamente até Lisboa. Sendo que você vai visitar Barcelona, não deixe de aproveitar nosso passaporte BCN, o guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Também gostaríamos de indicar o excelente Insider Praga, guia de Praga em português. Abraço.

  34. LUCIANA CRISTINA DE SOUZA

    Boa tarde, viajo para Espanha dia 31/07,meu passaporte vai vencer dia 14/11/2017,posso ter algum problema pra entrar no pais???

  35. Bom dia , tenho uma viagem marcada , com conexão em Madri , meu tempo de conexão é de 2 horas pela companhia Air europa , estou indo com destido a Barcelona , Alguem tem uma dica para eu fazer essa conexão sem atrasos ? Pois nunca viajei para outro pais e estou perdida , ainda mais no aeroporto de madri , não sei onde tenho q ir após ter descido do avião.

    1. Prezada Erika, na verdade, conseguir completar a conexão sem atrasos não depende de você, sendo que há fatores que você não controla e que podem colocar sua conexão em perigo (atraso do voo, fila interminável na imigração). Seu voo deve chegar no T1 e seu voo para Barcelona, se for com a Air Europa, deve partir do T2, que fica no mesmo prédio que o T1. Veja nosso texto qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas? com mais orientações sobre o assunto. Se você tiver emitido todos os bilhetes como parte da mesma passagem, não deverá retirar sua bagagem em Madri (será encaminhada até Barcelona) e terá uma conexão tranquila. Abraço.

  36. Bom dia Tony, gostaria apenas de registrar o quão útil foram suas informações.

    Fiz minha viagem para a Europa com a entrada por Madri, cheguei no T4S, a passagem pela alfândega foi incrivelmente simples, o fiscal sequer olhou para mim ou fez perguntas, pegou meu passaporte carimbou e me devolveu.

    O aeroporto de Barajas é grande porém muito organizado, as pesoas que la trabalham solicitas e me esclareceram dúvidas em inglês. Peguei o subway para o T4 e de la o onibus para o T1, tudo muito rapido e mesmo tendo apenas 3 hs para a troca de terminal, consegui fazer o trajeto em menos de 1 hora no total.

    Na próxima viagem pretendo usar Madri como ponto de chegada na Europa, fica como conselho para quem planeja ir para a Europ, Madri é uma excelente opção de entrada, de lá podemos ir para qualquer outro ponto da Europa por companhia low fare como a Ryanair.

    Obrigado Tony

    1. Muito obrigado pelo seu retorno, Marcos. Ficamos felizes de ter podido ajudar. Madri é um excelente ponto de entrada na Europa, sim, mas não descarte Barcelona, que conta com ainda mais conexões servidas por companhias low-cost (veja a lista de voos low-cost saindo de Barcelona). Abraço.

  37. Bom dia Tony, Gostaria de saber se você pode me ajudar. Morei na Espanha uns 8 anos ilegal eu minha esposa e meu filho la, porem estou no brasil já tem 4 anos e estou querendo voltar agora em novembro, a minha duvida é o seguinte: To querendo fazer conexão em França com destino final Espanha com carta convite da minha irmã que mora la (legal) Será que da algum problema em voltar para lá? Tipo, consta que morei la esses anos todo? e após vencer a carta convite eles vão atrás?

    1. Bom dia, David, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Abraço.

  38. Olá Tony, tudo bem?
    Irei a Europa em setembro. Meu voo tem escala em Amsterdã. Gostaria de saber se a imigração será feita somente na Holanda ou na Holanda e na Espanha?

    Att,
    Neto

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Neto, bom dia. Na verdade, sua situação está explicada claramente no texto acima, veja o ponto 1. Caso A. Abraço.

  39. Olá Neto bom dia, estarei em viagem para Itália em Setembro com conexão no Aeroporto de Barajas voando pela Air-Europa, terei que passar pela imigração e é fácil locomover-se pelo aeroporto sendo que é a primeira vez que estaremos fazendo conexão em outro País.
    Obrigado e parabéns pelas informações que nos são muito uteis.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Delio, aqui quem responde é o Tony, Neto é um leitor do Espanha Total. Sua dúvida sobre a imigração está respondida no texto acima com bastante detalhe. Os voos da Air Europa vindos do Brasil chegam no T1, os voos com destino a outros países dentro da Europa, também da Air Europa, partem do T2, que fica junto ao T1. O caminho está muito bem sinalizado. Veja mais informações no textos informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri e qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?. Abraço.

  40. Toni, boa noite!
    Estou indo para a Espanha dia 19.08, para ser mais exata para a Galícia- Ourense, porém descerei no aeroporto do Porto (é o mais próximo da minha cidade destino). Meu namorado é espanhol e ficarei na casa dele, de forma q já estou com a carta convite feita pelo pai dele na delegacia de lá. Ainda o pai dele irá me buscar de carro no aeroporto do Porto e continuaremos a viagem via terrestre até Ourense. Posso ter problemas na imigração de Portugal- Porto? Estou com TD a documentação correta (carta de invitacion, passaporte válido, passagem de volta para dia 10.09, seguro saúde, e meios financeiros). Alguma dica para mim?
    Desde já agradeço.
    Bárbara.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Bárbara, estando em posse de todos os documentos exigidos pela imigração espanhola (o seguro saúde, que sempre indicamos, não é um deles) você não precisa se preocupar. Boa viagem!

  41. Olá.

    Estou com duas dúvidas, não tenho certeza se me encaixo na categoria B. Conexão de 14 horas em Madrid para voltar pro Brasil.
    Minhas dúvidas são:
    1. Como faço na imigração? Vou para a área da imigração como se eu fosse ficar na cidade? Mas, na imigração aviso que é apenas uma conexão e vou aproveitar para conhecer o centro da cidade?
    2.Os bilhetes foram comprados juntos, ida e volta. Não preciso retirar a mala na conexão, elas vão direto pro Brasil?

    Muito obrigada 🙂

  42. Boa noite tony tenho um voo para Corunha com conexão em Lisboa, vou para casa de uma amiga, já contratei seguro tenho dinheiro acima da quantidade mínima,mas não fiz reserva porque tenho onde ficar será preciso de carta convite ?
    Ou só endereço e telefone da pessoa é o suficiente?
    Lembrando que minha viagem já é próximo dia 10
    Agradeço desde de já

  43. Tony antes de mais nada desculpe pela troca de nomes, e agradeço sua atenção e pela sua página que nos serve muito principalmente para quem nunca viajou para a Europa, se no Brasil todos fossem profissionais e educados como o que vc faz estaríamos vivendo no Paraiso (kkkkkk).
    Obrigado pela orientação já posso ficar tranquilo quanto a imigração e terminais de embarque

  44. Tony, tenho algumas dúvidas. Farei viagem do São paulo para lisboa, com duas conexões. 1:40 em barcelona, ai sigo para Madri, onde tenho conexão de 1:45 e sigo para lisboa. Voo operado por Iberia, todos pela LATAM. Quais procedimentos terei que fazer nessas conexões? Acha que dá tempo?

  45. Boa noite ! Estarei visitando a Espanha em 24 de Outubro por 10 dias, meu voo é Sao Paulo x Barcelona, onde farei imigração? JA TENHO PASSAGENS IDA E VOLTA, PASSAPORTE VÁLIDO, 1.100,OO€ , Reserva de hotel. O QUE MAS PRECISO

    1. Antonio, não conhecemos como é o aeroporto de Roma e se vocês vão precisar trocar de terminais, mas nunca aceitaríamos uma conexão internacional de uma hora.

      1. Ola, eu de novo.
        Recebi a informação de que meu voo sai de Brasilia já com caracteristica internacional, fazendo conexão no Rio de Janeiro. Chegando as 15:20hs com a gol 2309 e saindo pela Alitalia as 17:00hs. Se não precisarmos passar pela Alfandega e nem pegar as malas da tempo. O problema é que ninguem informa o procedimento e ficamos inseguros.
        Antonio

        1. Antonio, vocês vão passar pela alfândega na Itália, ponto de entrada na Europa. Mais tarde vocês devem procurar o terminal e portão de embarque para seu voo com destino a Madri. Somos especialistas na Espanha, não conhecemos o aeroporto de Roma para poder dar informações mais detalhadas sobre os procedimentos.

  46. Boa tarde. Vou viajar de lisboa a varadero com conexão em madrid, quando chegar a Madrid tenho que passar pela imigração? Na volta de varadero a lisboa também faço conexão em madrid e aí já passo pela imigração? Esta conexão é somente de 2h35m e chego no terminal 4 e tenho que ir para o 4s, será tempo suficiente? Nunca fiz um vôo com conexão… Obrigada

  47. Olá , estarei indo do Rio de Janeiro e fazendo conexao no aeroporto de Madri T4 para Lisboa pela Iberia , gostaria de saber se as indicações para o local da imigração está bem legível e se as duas horas serão suficientes caso tenha muita fila para imigração .Como vou sozinha e já tenho 65 anos estou muito nervosa , eles tem serviço de atendimento prioritário para idosos ? Obrigada

    1. Prezada Carminda, não se preocupe, não precisa ficar nervosa, você já fez o mais importante, que é procurar informações relacionadas com sua inquietude. A imigração está claramente identificada e, aliás, você não tem como não passar por ela, sendo que é o único caminho possível para quem chega no aeroporto. Seu tempo de conexão é bom, veja nossas dicas sobre o assunto no texto qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?. No seu caso, você vai chegar no T4S e partir para Lisboa do T4.
      As companhias aéreas costumam oferece um serviço de atendimento para pessoas com problemas de mobilidade, não sabemos se esse é seu caso. Abraço.

Comentários encerrados.

Scroll to Top
Rolar para cima