voos com conexão: onde será feita a imigração

onde será feita a imigração

Beto, Ana Paula, Luana, Davi, Ana, Larissa, Carlos, Carlotta, Tereza, Sara, Fernando, Fabio, Albert, Camila, Sandra, Leila, Tiago, Gilmar, Christiano são todos leitores do Espanha Total ou do passaporteBCN que, nas últimas semanas, deixaram consultas sobre um mesmo assunto: estão vindo para a Europa em um voo com conexão e querem saber onde será feita a imigração. Já respondemos a cada uma das consultas e decidimos elaborar o presente texto para ajudar a outros viajantes com uma dúvida similar à deles.

As dúvidas sobre onde será feita a imigração estão relacionados com dois tipos diferentes de viagens:

  1. viagens com destino à Espanha, mas com ponto de entrada em outro país da Europa.
  2. viagens com destino a outro país da Europa, mas com ponto de entrada na Espanha.

Vamos ver cada situação separadamente.

1. Imigração para quem tem como destino final a Espanha

Caso A. Entrada por um país que forma parte do Acordo Schengen.

O acordo engloba a maioria dos países europeus com voos com conexão com destino à Espanha, incluindo Alemanha, França, Holanda, Itália, Portugal e Suiça. Confira a lista completa de países aqui.

Se seu voo de conexão com destino à Espanha tiver como ponto de entrada na Europa um aeroporto de um país do Acordo Shengen, a imigração será feita no aeroporto de entrada na Europa. Não terá imigração na Espanha, sendo que seu voo entre o país de entrada na Europa e a Espanha será considerado como um voo doméstico.

Atenção, o fato de não existir controle de imigração na Espanha não dispensa a necessidade de cumplir com todas as exigências da imigração espanhola (saiba mais lendo imigração e vistos). São raros, mas existem controles randômicos realizados por agentes da polícia espanhola nos aeroportos de Madri e Barcelona. Já passamos por um deles!

Caso B. Entrada por um país que não forma parte do Acordo Schengen.

O país mais importante na lista é o Reino Unido.

Se você estiver vindo para a Espanha com conexão em Londres, você vai fazer a imigração no aeroporto de Londres e também no aeroporto de chegada na Espanha.

2. Imigração para quem tem como destino final outro país da Europa

Se seu primeiro aeroporto de entrada na Europa for Madri ou Barcelona, você vai passar pelo controle de imigração na Espanha.

Se solicitado, você deverá mostrar os documentos exigidos pelo seu país de destino para o agente de imigração. Isto é, se você está viajando para Portugal com conexão na Espanha, deve se informar sobre os documentos exigidos por Portugal, e não pela Espanha.

Atenção:

  • Se seu voo tiver como destino final um país do Acordo Schengen, você não deverá passar por nenhum outro controle de imigração na chegada no aeroporto de destino.
  • Se seu voo tiver como destino final um país que não forma parte do Acordo Schengen, como o Reino Unido, você voltará a passar pelo controle de imigração no aeroporto de destino.

E as malas?

aeropuerto de Barajas

Via de regra, se sua passagem foi emitida com a mesma companhia aérea em um único bilhete, suas malas serão levadas até o aeroporto de destino, sem que você precise se preocupar com elas na chegada no aeroporto de entrada na Europa. Mas confira este fato duplamente com sua companhia aérea.

Agora, se você comprou as passagens separadamente, voando com diferentes companhias aéreas (uma prática que não recomendamos, em caso de atrasso ou perda de voo, a companhia aérea não irá se responsabilizar), você deverá retirar sua bagagem no aeroporto de entrada na Europa e fazer o check-in com destino ao aeroporto final.

Quanto tempo?

Não deixe de ler o texto qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?

327 comentários em “voos com conexão: onde será feita a imigração”

  1. Avatar
    Tony | ESPANHA TOTAL

    O Espanha Total é um site dedicado a informar sobre as viagens turísticas à Espanha. No texto acima quisemos esclarecer as dúvidas de quem viaja à Espanha com conexão em outro país, e também de quem viaja a outro país com conexão na Espanha. Por gentileza, LEIA O TEXTO com atenção. Muitas consultas que respondemos aé agora podiam ter sido resolvidas com uma simples e atenta leitura do texto.
    Se você ainda tiver qualquer dúvida, nossa orientação é que peça esclarecimentos tanto à sua companhia aérea, quanto ao consulado do seu país de destino. Muito obrigado.

Comentários encerrados.