voando entre o Brasil e a Espanha com a TAP

TAP

Recentemente tivemos a oportunidade de voar entre a Espanha (Madri) e o Brasil (São Paulo) com a TAP, com escala em Lisboa na ida e na volta. O presente texto é um relato da nossa experiência em um voo de ida e volta, na classe turista.

1. Voos da TAP com destino à Espanha

A TAP unicamente opera voos com conexão em Lisboa ou Porto, com destino final Espanha. São vários voos diários, partindo dos numerosos destinos brasileiros servidos pela companhia aérea portuguesa.

Costumamos dar preferência aos voos diretos, mas recentemente resolvemos testar como é viajar entre o Brasil e a Espanha em voos com conexão da TAP.

2. Compra das passagens

Compramos as passagens diretamente no site da TAP. O site tem um design limpo e fácil de usar, e a compra foi finalizada sem nenhum problema.

É importante entender que a tarifa mais econômica da TAP não inclui o transporte de bagagem no porão do avião, contemplando unicamente bagagem de mão. Pagamos uma tarifa superior para ter o “privilégio” de viajar com uma mala de até 23kg cada um.

3. Marcação de assentos

Se você quiser escolher seu assento, vai ter que pagar pela escolha, uma prática infelizmente cada vez mais comum entre as companhias aéreas. Se você decidir que não quer pagar pela escolha de assento, terá que aguardar até o início do prazo para fazer o check-in online, quando a companhia designará automaticamente os assentos. Se você não gostar da localização designada, deverá pagar para mudá-los. Nem a tarifa mais cara que compramos, com direito ao transporte de uma mala por passageiro, dava direito à escolha de assento.

No nosso caso, éramos dois passageiros e, nos dois voos longos entre o Brasil e Portugal, o sistema designou dois assentos juntos. Porém, em ambos os casos foram designados assentos muito ruins, localizados bem no meio da fileira central de quatro poltronas, apesar dos assentos de corredor ainda estarem livres. Acabamos pagando para mudar os assentos, mais uma vez com uma sensação de profunda irritação com a companhia, que parecia ter designado lugares claramente inconvenientes para faturar com a realocação de passageiros insatisfeitos, como foi o nosso caso (sobre essa prática cada vez mais comum, relatamos nossa péssima experiência com a Latam em voando entre o Brasil e a Espanha com a LATAM).

IDA: MADRI-LISBOA-SÃO PAULO

4. Web check-in

Fizemos o check-in online no computador de casa. O processo foi rápido e fácil. Imprimimos os cartões de embarque.

O check-in é válido para os dois trechos incluídos em cada viagem, um trecho entre a Espanha e Portugal, e um segundo trecho entre Portugal e o Brasil, com troca de aeronave no aeroporto de Lisboa.

TAP

5. Check-in e embarque em Madri

Fizemos a entrega da bagagem no balcão da TAP no T2 do aeroporto de Madri Barajas. Como gostamos de chegar bem cedo no aeroporto, o balcão de check-in estava muito tranquilo. A bagagem entregue em Madri (e a entregue em Guarulhos também) seguiram até o destino final, sem necessidade de retirá-la no aeroporto de Lisboa.

TAP

A TAP tem um protocolo de embarque ordenado e eficiente, que foi seguido nos quatro voos feitos com a companhia. Os passageiros ficaram agrupados em filas de acordo com a localização do assento dentro da aeronave. Existe também uma fila exclusiva, desconhecida por muitos passageiros, para aqueles que estão viajando sem malas de mão, que embarcam logo após a classe business e antes que os passageiros viajando com mala de mão. A tripulação recebeu os passageiros de forma correta, e o atendimento continuou simpático durante o voo todo.

TAP

6. Voo Madri-Lisboa

O voo entre Madri e Lisboa é realizado em uma aeronave Airbus de pequeno tamanho. A disposição de assentos é de 3 na lateral esquerda e 3 na lateral direita.

Os assentos são bastante apertados, mas como trata-se de um voo curto, com uma duração aproximada de uma hora, não acaba sendo um problema. Não existe nenhum tipo de sistema de entretenimento nas poltronas, e durante o voo unicamente é distribuído um pequeno tira-gosto, que não é acompanhado por nenhum tipo de bebida.

O voo de ida decolou e chegou no destino com pontualidade.

TAP

7. Escala em Lisboa

O voo vindo de Madri chega no Terminal 1 do aeroporto de Lisboa. O voo com destino Brasil parte também do terminal 1, de uma seção do terminal reservada para voos internacionais. Como contávamos com tempo suficiente para nossa escala (4 horas) não tivemos nenhum problema para completar a conexão.

TAP

8. Embarque em Lisboa

A aeronave com destino Brasil fica estacionada em um pátio distante do terminal de Lisboa. Por isso, o embarque é feito de ônibus. O procedimento de embarque foi muito lento e, devido a algum tipo de greve de funcionários do aeroporto, nosso voo acabou partindo com um atraso de uma hora. Também por conta da greve, não foram embarcados no avião nem fones de ouvido, nem cobertores nem travesseiros (muita gente passou muito frio durante o voo).

9. Voo Lisboa-São Paulo

O voo foi realizado em um Airbus A330-300, um modelo antigo, que não contava com tomadas de força nos assentos nem conexão USB.

TAP

A disposição de assentos na classe turista é de 2 na lateral esquerda, 4 no meio e 2 na lateral direita.

TAP

Achamos a largura dos assentos razoável. Todos os assentos estão equipados com um sistema de entretenimento individual. O sistema de entretenimento da TAP é bastante completo e conta com muitos filmes, incluindo uma boa seleção de filmes de estreia recente.

TAP

Foi servida uma refeição logo depois de decolar e uma segunda refeição mais leve antes da chegada em São Paulo.

Ao longo do voo não é oferecido mais nenhum lanche ou bebida.

VOLTA: SÃO PAULO-LISBOA-MADRI

10. Web check-in

Fizemos o check-in online no celular. O processo foi rápido e fácil. Guardamos os cartões de embarque em formato eletrônico no próprio celular.

Como foi o caso na ida, o check-in foi válido para os dois trechos incluídos na viagem, um trecho entre o Brasil e Portugal, e um segundo trecho entre Portugal e a Espanha, com troca de aeronave no aeroporto de Lisboa.

11. Check-in e embarque em São Paulo

Fizemos a entrega da bagagem no balcão da TAP no T3 do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Como gostamos de chegar bem cedo no aeroporto (ainda mais no caso do aeroporto de Guarulhos!), o balcão de check-in estava muito tranquilo. A bagagem entregue em São Paulo seguiu  até o destino final, sem necessidade de retirá-la no aeroporto de Lisboa.

TAP

O embarque em Guarulhos seguiu os procedimentos da TAP já detalhados anteriormente no texto.

12. Voo São Paulo-Lisboa

O voo de volta foi realizado em um modelo Airbus 330 Neo, mais moderno que o modelo utilizado na ida, equipado com tomadas de corrente nos assentos e conexão USB.

TAP

Como no caso da ida, achamos a largura dos assentos razoável. Todos os assentos estão equipados com um sistema de entretenimento individual, com uma tela de tamanho maior que na aeronave usada no voo de ida.

TAP

Foram servidas duas refeições durante o voo, incluindo um café da manhã antes da chegada em Lisboa.

TAP

O voo partiu com uma hora de atraso do Brasil, e chegou em Lisboa também com uma hora de atraso.

TAP

Na chegada em Lisboa, a aeronave ficou estacionada em um pátio distante do terminal principal. O desembarque do avião foi feito de ônibus. Tivemos que aguardar bastante tempo até a chegada dos ônibus que levariam os passageiros do avião até o terminal. O aeroporto de Lisboa não é bom para quem está com uma conexão curta!

13. Escala em Lisboa

Lounge ANA, Lisbon

Como tínhamos uma escala de várias horas em Lisboa, aproveitamos para visitar e conhecer a Lounge ANA, que fica no terminal principal do aeroporto.

Lounge ANA, Lisbon

Nossa experiência foi bastante negativa. A sala estava lotada, e não conseguimos entender porque era permitida a entrada de mais viajantes sendo que não existiam lugares para sentar. Ficamos procurando lugares para sentar durante muitos minutos até finalmente conseguir achar umas poltronas bambas e semiquebradas.

A qualidade e variedade da comida servida na sala foi bastante deficiente. Igualmente, o serviço de limpeza não dava conta do trabalho, e os pratos e a sujeira se acumulavam por tudo quanto é lugar.

14. Voo Lisboa-Madri

O voo final da nossa viagem sofreu um atraso de mais de duas horas. O pior é que a informação nos telões do aeroporto de Lisboa ia aparecendo bem aos poucos, e absolutamente ninguém, em momento nenhum, deu qualquer explicação sobre o atraso. a todos que estavam aguardando pelo embarque.  Chegamos em Madri com duas horas e meia de atraso sobre o horário previsto.

O voo de volta foi realizado em uma aeronave Embraer, com disposição de assentos 2 e 2.

11. O melhor e o não tão bom

O melhor dos quatro voos que realizamos recentemente com a TAP foi:

  • ter tido a chance de fazer a compra e o check-in online utilizando um sistema bem desenhado e fácil de usar.
  • voar, na volta de São Paulo para Lisboa, em uma aeronave muito moderna.
  • utilizar assentos com um conforto parecido ao de alguns concorrentes (Iberia) e muito superior ao de outros (Air Europa).

O não tão bom da experiência foi:

  • descobrir que, como acontece com um número crescente de companhias aéreas, a tarifa básica da TAP inclui unicamente o transporte de bagagem de mão. Se você não está familiarizado com isso, deve ficar esperto!
  • os atrasos padecidos em três dos quatro voos.
  • a política de designar assentos ruins para obrigar ao cliente a pagar pela marcação de assentos.

CONCLUSÃO

Nossa experiência voando com a TAP, com escala em Lisboa, foi razoável. Nossa avaliação não pode ser mais positiva por conta dos atrasos sofridos. Quem estiver planejando uma escala em Lisboa deve evitar conexões curtas, os atrasos e o estacionamento das aeronaves em pátios afastados tornam as conexões curtas uma escolha de alto risco.

VEJA TAMBÉM: voando entre o Brasil e a Espanha com a nova Ibéria e voando entre o Brasil e a Espanha com a LATAM.

————————————————
Nota: esta é uma avaliação do que foi nossa experiência recente voando com a TAP. Fizemos os voos de forma anônima e pagando as passagens de nosso bolso.

2 comentários em “voando entre o Brasil e a Espanha com a TAP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *