voando entre o Brasil e a Espanha com a LATAM

LATAM

Recentemente tivemos a oportunidade de voar entre a Espanha e o Brasil com a LATAM. O presente texto é um relato da nossa experiência em um voo de ida e volta, na classe turista.

1. Voos da LATAM com destino à Espanha

A LATAM opera um voo diário entre o aeroporto de Guarulhos em São Paulo e o aeroporto de Madri Barajas. Também opera outro voo diário entre o aeroporto de Guarulhos em São Paulo e o aeroporto de Barcelona – El Prat.

Nós, autores do Espanha Total, do passaporteMADRI e do passaporteBCN, quando ainda morávamos no Brasil, atravessamos o Atlântico muitas vezes a bordo de aeronaves da TAM, quando ainda era uma empresa brasileira. Agora resolvemos testar o serviços da LATAM.

2. Compra das passagens

Compramos as passagens diretamente no site da LATAM. O site tem um design limpo e fácil de usar, e a compra foi finalizada sem nenhum problema.

É importante entender que a tarifa mais econômica da LATAM não inclui o transporte de bagagem no porão do avião, contemplando unicamente bagagem de mão.

3. Marcação de assentos

Se você quiser escolher seu assento, vai ter que pagar pela escolha, uma prática infelizmente cada vez mais comum entre todas as companhias aéreas. Se você decidir que não quer pagar pela escolha de assento, terá que aguardar até o início do prazo para fazer o check-in online, quando a companhia designará automaticamente os assentos. Se você não gostar da localização designada, deverá pagar para mudá-los.

No nosso caso, éramos dois passageiros e, no voo da ida, o sistema designou dois assentos juntos. Já na volta, o sistema designou dois assentos separados. Resolvemos pagar para trocar os assentos e sentarmos juntos. Quando fizemos a seleção dos assentos, descobrimos que a disponibilidade de assentos vazios era total. Isto é, o sistema da LATAM designou assentos separados, não porque não houvesse assentos juntos, mas como um tipo de punição/chantagem para forçar a gente para pagar pela troca de assentos.

Achamos uma grande falta de ética nessa prática, que acaba separando famílias e pessoas que viajam juntas com o único intuito de incrementar os ingressos da companhia. Junto com a gente, viajava um casal de idosos que também ficou em assentos separados. Além disso, a prática da LATAM coloca em risco a segurança dos passageiros em caso de uma evacuação de emergência. Passageiros viajando juntos devem sentar juntos porque, no caso de uma emergência, eles tendem a procurar uns aos outros, atrapalhando a evacuação da aeronave.

Achamos tão desleal essa prática que juramos nunca mais voar com uma companhia, a LATAM, que desrespeita seus clientes desse jeito. Eles podem até ter ganho os 26€ que pagamos pela troca de assentos, mas perderam dois clientes para sempre.

LATAM

VOO DE IDA: MADRI – SÃO PAULO

4. Web check-in

Fizemos o check-in online no computador de casa. O processo foi rápido e fácil. Imprimimos os cartões de embarque.

5. Check-in e embarque

Como viajamos unicamente com bagagem de mão, não precisamos fazer o check-in da bagagem no aeroporto. O voo partiu do T4S do aeroporto de Madri.

O processo de embarque foi muito ordenado e eficiente. Os passageiros ficaram agrupados em filas de acordo com a localização do assento dentro da aeronave. O processo transcorreu de forma tranquila e muito organizada. A tripulação recebeu os passageiros de forma correta, e o atendimento continuou simpático durante o voo todo.

LATAM

6. O voo de ida

Tanto na ida quanto na volta, realizamos o voo em um modelo Airbus A350. A disposição de assentos na classe turista é de 3 na lateral esquerda, 3 no meio e 3 na lateral direita.

Achamos a largura dos assentos bastante razoável. Na poltrona, um saquinho de plástico contendo fones de ouvido, um cobertor e uma manta. A LATAM não entrega nenhum outro tipo de mimo para os passageiros, nem uma escovinha e um tubinho de pasta de dentes tão convenientes.

Todos os assentos estão equipados com um sistema de entretenimento individual. A tela está equipada com uma porta USB.

O sistema de entretenimento da LATAM é bastante completo e conta com muitos filmes, incluindo uma boa seleção de filmes de estreia recente.

Como foi um voo noturno, foi servido um jantar logo depois de decolar e um café da manhã antes da chegada em São Paulo.

LATAM

Como vem acontecendo com outras companhias aéreas, os mimos nas refeições foram sumindo das bandejas. Aliás, o caso da LATAM é extremo: a refeição consiste em um único prato quente, acompanhado por um docinho e uma bebida, e mais nada. Nem pão, nem manteiga, nem bolachas, nem queijinho, nem iogurte. Mais nada.

LATAM

Pouco antes da refeição é distribuído um cardápio com as três opções de comida disponíveis. Só que, no voo de volta, não tivemos como escolher, sendo que só restou uma opção de comida. Achamos a comida muito desigual. O prato de carne estava muito saboroso, enquanto o prato de massa estava incomível.

O destaque, por conta do pão de mel da Munik servido no voo de volta.

Ao longo do voo não é oferecido mais nenhum lanche ou bebida.

LATAM

Pouco antes da chegada em São Paulo foi oferecido um café da manhã com duas opções quentes acompanhadas por iogurte o pedaços de fruta cortada.

LATAM

VOO DE VOLTA: SÃO PAULO/GUARULHOS – MADRID/BARAJAS

7. Web check-in

Na volta aproveitamos para fazer o check-in online de novo, sem problema nenhum.

7. Check-in no aeroporto

A LATAM opera no T3 do aeroporto de Guarulhos. Como viajamos unicamente com bagagem de mão, não precisamos fazer o check-in no aeroporto.

9. Embarque

A saída do voo foi pontual. O processo de embarque foi menos organizado que em Madri. Foi formada uma única fila para todos os que embarcam na classe turista, independente da localização do assento. Não entendemos por que não aplicam o mesmo sistema de organização como o utilizado pela companhia para o embarque em Madri. Assim, os passageiros das últimas fileiras do avião embarcariam antes, depois os das fileiras intermediárias e por fim os das mais frontais, evitando vários problemas de circulação de passageiros e tripulação durante o embarque.

Embarcamos através de um finger.

10. O voo de volta

A descrição do voo de volta é idêntica à descrição do voo de ida que pode ser lida no começo do presente texto.

11. O melhor e o não tão bom

O melhor dos dois voos que realizamos recentemente com a LATAM foi:

  • ter tido a chance de fazer a compra e o check-in online utilizando um sistema bem desenhado e fácil de usar.
  • voar em aeronaves modernas equipadas com entretenimento individual.
  • utilizar assentos com um conforto parecido ao de alguns concorrentes (Iberia) e muito superior ao de outros (Air Europa).

O não tão bom da experiência foi:

  • descobrir que, como acontece com um número crescente de companhias aéreas, a tarifa básica da LATAM inclui unicamente o transporte de bagagem de mão. Se você não está familiarizado com isso, deve ficar esperto!
  • ficar espantado com as refeições minimalistas oferecidas durante um voo intercontinental.
  • a grandíssima falta de ética que supõe sentar passageiros de uma mesma reserva em assentos separados quando existe uma grande disponibilidade de assentos juntos.

CONCLUSÃO

Não fosse pela incidência com a marcação de assentos relatada na presente resenha, estariamos avaliando de forma razoável nossa experiência de voo com a LATAM. Mas o desprezo mostrado com o cliente no episódio da marcação de assento fará que evitemos voar com a LATAM de novo, dando preferência para as concorrentes.

VEJA TAMBÉM: voando entre o Brasil e a Espanha com a nova Ibéria e voando entre o Brasil e a Espanha com a TAP

————————————————
Nota: esta é uma avaliação do que foi nossa experiência recente voando com a LATAM. Fizemos os voos de forma anônima e pagando as passagens de nosso bolso.

4 comentários em “voando entre o Brasil e a Espanha com a LATAM”

  1. Avatar

    É uma pena que os serviços da Latam estão piorando, pois é a cia com maior abrangência de voos para Europa partindo do Brasil. Passei por duas situações ruins no minha viagem para Madri em março de 2019. A primeira, no voo de ida, trocaram nossos assentos e me separaram da minha esposa. A segunda, paguei por espaço +, pois voaria com o A350, fato que não ocorreu, e consequentemente o espaço +, também. E a terceira observação negativa, os banheiros pecam na manutenção e limpeza durante o voo.
    Como tenho usado a Latam nas minhas últimas viagens, devido as milhagens, não posso comparar com outras cias.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Felipe. Que situações tão chatas, é esse tipo de comportamento que faz que uma pessoa deixe de voar com uma companhia aérea. O comportamento da Latam é simplesmente inaceitável. A gente abre mão de voltar a voar com eles, tanto pela falta de compromisso com o cliente, quanto pela ainda mais preocupante falta de compromisso com a segurança do voo. Separar pessoas que viajam sob uma mesma reserva é um fator de risco no caso de uma evacuação. E perceber que a empresa faz isso de forma deliberada, para conseguir uns trocados, causa grande espanto.

  2. Avatar

    Obrigada por compartilhar sua experiência.
    Eu e meu marido estamos em busca de passagens aéreas para Espanha mas não achamos muitas opções para vôos diretos.
    Só encontramos Latam, Iberia e Europa Airlines .
    Vocês conhecem alguma outra opção?

    Abraços
    Marcia &Márcio SP

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Márcia & Márcio. Realmente, no quesito voos diretos não há muitas opções, mas também não é tão ruim comparado com outros destinos na Europa onde você pode escolher uma ou duas companhias no máximo. Existe uma quarta opção de voo direto entre o Brasil e a Espanha, a Air China. Pode ver todos os detalhes no texto como chegar da Espanha de avião. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *