20 vilarejos da Espanha que vale a pena conhecer

Você já deve ter percebido que a Espanha tem cidades maravilhosas. Hoje queremos apresentar para você 20 vilarejos igualmente maravilhosos que mereceriam ser visitados por quem estiver percorrendo a Espanha. Somos cientes de que a lista poderia conter 200 vilarejos, mas foi necessário estabelecer um limite para que a lista não ficasse interminável. Não foi nada fácil selecionar apenas vinte vilarejos dos tantos que já visitamos e amamos.

Segue nossa lista em ordem alfabética:

1. AÍNSA (Huesca)

Aínsa, Huesca

Ao pé das montanhas mais altas da Espanha, os Pireneus, encontra-se a cidadezinha medieval de Aínsa. Seu pequeno e delicioso centro histórico, formado por casas de pedra muito bem preservadas, foi declarado Conjunto Histórico-Artístico em 1965. Aínsa fica na comarca de Sobrarbe, na província de Huesca. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Aínsa.

2. ALQUÉZAR (Huesca)

Alquézar, Huesca

Também muito próximo dos Pireneus na província de Huesca, Alquézar é um lindo vilarejo muito bem preservado, que foi declarado Conjunto Histórico-Artístico em 1982. Um dos seus destaques, sua Colegiata de Santa María la Mayor, já tinha sido declarada Monumento Histórico Artístico Nacional em 1966. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Alquézar.

3. ARCOS DE LA FRONTERA (Cádiz)

Arcos de la Frontera

Arcos de la Frontera é um dos vilarejos mais extraordinários na ruta de los Pueblos Blancos de Cádiz. Suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, são seu maior charme. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Arcos de la Frontera.

4. BESALÚ (Girona)

Besalú, Girona

Besalú é uma pequena cidade de 2.500 habitantes que fica na província de Girona, ao oeste da Costa Brava. Milhares de pessoas visitam Besalú cada ano atraídos pelo excelente estado de conservação do seu conjunto histórico-artístico medieval, um dos melhor preservados da Catalunha e uma autêntica viagem de volta à Idade Média. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Besalú.

5. BINIBECA VELL (Menorca)

Binibeca Vell, Menorca

Binibeca Vell (também Binibèquer Vell) é um minúsculo vilarejo que foi construído em 1972 imitando as antigas casas de pescadores. É um dos vilarejos mais charmosos das Ilhas Baleares. Pertence ao município de San Luis, na costa sul de Menorca. Confira sua localização no mapa.

6. CADAQUÉS (Girona)

Cadaqués, Girona

Cadaqués é um pequeno vilarejo de menos de 3.000 habitantes que fica na Costa Brava. Cadaqués é muito provavelmente um dos vilarejos mais lindos, não só da Costa Brava, mas de todo o litoral espanhol. O maior charme da cidadezinha está no seu lindo visual de casas brancas e mar azul. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Cadaqués.

7. CAMBADOS (Pontevedra)

Cambados

Cambados é uma cidadezinha nas Rías Bajas da Galícia. Além do seu patrimônio histórico (seu centro foi declarado Bien de Interés Cultural), muitos turistas visitam a cidade atraídos pela sua culinária. Além de estar no coração da produção de marisco da Galícia, Cambados é considerada a capital do Albariño, um vinho de muita qualidade com denominação de origem. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Cambados.

8. COMBARRO (Pontevedra)

Combarro, Galicia

Combarro é um pequeno vilarejo na ria de Pontevedra, pertencente ao município de Poio, que conta com três destaques muito identificados com a Galícia e que atraem milhares de visitantes ao longo do ano: seus cruzeiros, suas casas marinheiras e seus hórreos. Confira sua localização no mapa.

9. CUDILLERO (Asturias)

Cudillero, Asturias

Cudillero é um pequeno porto de pescadores na costa de Asturias, no litoral norte da Espanha. Suas coloridas casas levantam-se na encosta de um morro, conferindo ao vilarejo um ar pitoresco. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Cudillero.

10. FORNELLS (Menorca)

La Alberca, Salamanca

Fornells é um pequeno vilarejo de casas brancas, com menos de 1000 habitantes, na costa norte de Menorca. Pertence ao município de Mercadal. Entre seus destaques está a gigantesca Torre de Defensa do século XIX. Confira sua localização no mapa.

11. LA ALBERCA (Salamanca)

La Alberca, Salamanca

La Alberca é um vilarejo com muita história e um ótimo estado de preservação do seu conjunto urbano. Foi declarado Monumento Histórico-Artístico em 1940. Fica no extremo sul da província de Salamanca, na divisa entre Castilla y León e Extremadura. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de La Alberca.

12. LAGUARDIA (Álava)

Laguardia, La Rioja Alavesa

Laguardia (em basco, Guardia) é um dos vilarejos mais lindos de La Rioja Alavesa, uma comarca do País Basco que forma parte da região vinícola mais famosa da Espanha, La Rioja. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Laguardia.

13. NERJA (Málaga)

Nerja, Málaga

Nerja é uma cidadezinha muito charmosa, situada na costa de Málaga, na Andaluzia. Suas casas pintadas de branco, tendo o mar Mediterrâneo como pano de fundo, exercem uma atração especial àqueles que a visitam. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Nerja.

14. PEÑAFIEL (Valladolid)

Peñafiel, Valladolid

Peñafiel, na província de Valladolid, é uma das cidades mais importantes na Ribera del Duero. Está dominada por um espetacular castelo (que pode ser visitado) e é a sede das Bodegas Protos. Conta ainda com um pequeno centro histórico com uma linda praça fechada declarada Bien de Interés Cultural em 1999, e com ruas estreitas com comércios e restaurantes. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Peñafiel.

15. SANTILLANA DEL MAR (CANTABRIA)

Santillana del Mar, Cantabria

Santillana del Mar é um lindo vilarejo com menos de 4500 habitantes localizado na região de Cantábria, próxima de Santander. É um dos destaques turísticos da região cantábrica. Foi declarado Conjunto Histórico Artístico já em 1889, e fica muito próximo das famosas Cuevas de Altamira. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Santillana del Mar.

16. TOSSA DE MAR (Girona)

Tossa de Mar, Girona

Tossa de Mar é um vilarejo de 6.000 habitantes que fica na Costa Brava. Antigo vilarejo de pescadores, o que atrai hoje os visitantes até o vilarejo é a combinação de patrimônio histórico e praias. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Tossa de Mar.

17. TRUJILLO (Cáceres)

Trujillo, Cáceres

Trujillo é uma cidade da província de Cáceres, na Extremadura. Seu espetacular centro histórico foi declarado Bien de Interés Cultural em 1962. Confira sua localização no mapa e saiba mais no no site oficial de Trujillo.

18. UNCASTILLO (Zaragoza)

Uncastillo, Zaragoza

Uncastillo é um pequeno município de menos de 700 habitantes no extremo norte da província de Zaragoza, próximo dos Pireneus. Seu valiioso patrimônio foi a causa da sua declaração como Conjunto Histórico-Artístico em 1966. Confira sua localização no mapa e saiba mais no site oficial de Uncastillo.

19. VEJER DE LA FRONTERA (Cádiz)

Vejer de la Frontera

Vejar de la Frontera é outro vilarejo extraordinário na ruta de los Pueblos Blancos de Cádiz. Sua localização no alto de um morro e suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, são seu maior charme.Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Vejer de la Frontera.

20. ZAHARA DE LA SIERRA (Cádiz)

Zahara de la Sierra

Fechamos nossa lista com mais um vilarejo na ruta de los Pueblos Blancos de Cádiz. Zahara de la Sierra conquista ao visitante com sua extraordinária localização,  situado no alto de um monte, abraçando com suas casas um grande penhasco. Confira sua localização no mapa e saiba mais lendo nosso texto dedicado a Zahara de la Sierra.

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

E você, tem seus vilarejos favoritos? Compartilhe suas descobertas com a gente na caixa de comentários!

4 comentários em “20 vilarejos da Espanha que vale a pena conhecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *