viajando no trem-bala com menores de 4 anos

renfe-niños

A RENFE, a operadora do trem-bala espanhol, permite que menores de 4 anos, que ocupem o mesmo assento que um passageiro maior de 4 anos, não paguem pela passagem.

Saiba como fazer. A partir do 1 de outubro de 2014 é obrigatório emitir uma passagem para o menor de 4 anos, que poderá ser exigida no controle de embarque do trem. Você não vai pagar pelo “billete gratuito de niño”, mas precisará emití-lo para não correr o risco de ser barrado no embarque do trem.

Na hora que você for fazer sua compra de passagem no site da Trainline, selecione a opção de menor de 4 anos e indique o número de crianças viajando com você.

Uma outra grande revendedora de passagens de trem na Europa, com página em português e que vende também passagens da RENFE, por enquanto não está oferecendo a opção de indicar o número de crianças menores de 4 anos que viajam com você. Fique atento para que esta falha da página não se transforme em um trastorno na sua viagem.

As regras da RENFE para a viagem de menores podem ser consultadas aqui.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

5 comentários em “viajando no trem-bala com menores de 4 anos”

  1. Avatar

    Comprei minha passagem e do meu marido Barcelona-Cordoba pelo site em português que voces falam e realmente não tinha a opção menores de 4 anos, vamos viajar com nosso filho de 2 anos. E agora o que eu faço? Só li o texto acima depois de ter comprado.
    Vou ter que comprar outras passagens de trem, qual melhor site para não ter esse problema?obrigada

      1. Tony | ESPANHA TOTAL
        Tony | ESPANHA TOTAL

        Viviane, não conhecemos nenhuma companhia de transporte que conceda franquia de bagagem para um passageiro que não paga pela passagem (provavelmente exista, mas agora não conseguimos pensar em uma). Não existe nenhum esclarecimento no site da RENFE, mas acreditamos que o bilhete do menor não inclua franquia de bagagem. De qualquer jeito, vocês podem viajar com 6 malas, que já é muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *