Vejer de la Frontera, Cádiz

Vejer de la Frontera

Vejer de la Frontera é um dos vilarejos mais bonitos da Andaluzia. Suas casas pintadas de branco, uma tradição muito antiga que tem como finalidade combater o calor, são seu maior charme.

Vejer é também o ponto inicial do nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda.

Vejer de la Frontera

Vejer de la Frontera conta com aproximadamente 13.000 habitantes, que vivem principalmente do turismo (muito especialmente no período do verão), da agricultura e a pecuaria. O sucesso turístico de Vejer de la Frontera deve-se, em grande parte, ao fato de estar localizado a menos de oito quilômetros da costa da província de Cádiz, que recebe milhares de visitantes durante a temporada de praia.

Vejer de la Frontera

A primera vista de Vejer impressiona. O vilarejo está localizado no topo de uma montanha de 200 metros de altura, em uma posição privilegiada que domina toda a região ao redor.

Vejer de la Frontera

Vejer já estava povoada nos tempos da pré-história. Foi uma cidade romana chamada Baessipo que, séculos mais tarde, passou a ser dominada pelos muçulmanos no ano 711. Durante a ocupação árabe, que durou cinco séculos, a cidadezinha foi conhecida como Besher. Percorrendo Vejer você vai ver vários restos da época árabe, como a porta do castelo, parte das muralhas e o traçado das suas ruas. Em 1285, Vejer foi definitivamente retomada pelos cristãos.

Vejer de la Frontera

A famosa batalha de Trafalgar, entre a armada inglesa, comandada pelo almirante Nelson, e as forças conjuntas da Espanha e da França, aconteceu diante à costa de Vejer de la Frontera em 21 de outubro de 1805.

O que fazer em Vejer de la Frontera

Vejer de la Frontera

As seguintes dicas sobre o que fazer em Vejer de la Frontera são válidas tanto para quem está seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda como para quem visita Vejer de la Frontera como parte de outro percurso pela Espanha.

Vejer de la Frontera

O encanto em Vejer de la Frontera e em outros Pueblos Blancos é que não contam com monumentos ou lugares imperdíveis que você deve visitar de qualquer maneira. São destinos para serem vividos, percorrendo suas ruas e se deliciando com os pequenos detalhes, com os cantinhos charmosos, com as surpresas que vão aparecendo ao longo da visita.

Vejer de la Frontera

Veja algumas orientações:

  • as ruas do centro histórico de Vejer (a área do centro histórico está identificada com uma mancha azul no mapa de Vejer que você pode ver no final do presente texto) são muito estreitas, com curvas, subidas e descidas e quase nenhum lugar para estacionar. Não se arrisque com seu carro por elas, procure um lugar para estacionar (a maior zona de estacionamento, gratuita, fica ao lado do escritório de turismo da cidade) e percorra a cidade a pé.
  • existem vários pontos de interesse identificados no mapa, como um trecho da muralha onde é possível subir nela, ou o monumento à Cobijada (uma imagem muito característica de Vejer, formada por uma mulher que cobre parte do seu rosto com um manto, deixando à vista unicamente um dos olhos).
  • a Plaza de España é o coração de Vejer. Além de concentrar bares e restaurantes, tem uma linda fonte azulejada no seu centro.
  • se você estiver de carro (e provavelmente vai estar), na Calle don Quijote existe um mirante com uma vista muito bonita do centro histórico de Vejer.

Vejer de la Frontera

Dicas de comida em Vejer de la Frontera

Existem bares e restaurantes espalhados pelo centro histórico de Vejer, mas a maior concentração deles fica ao redor da Plaza de España. Procure na região um lugar que agrade seu bolso e seu apetite. Para orçamentos sem restrições, El Jardín del Califa, especializado na culinária do norte da África, conta com um delicioso pátio interior.

Vejer de la Frontera

Um segundo lugar muito agradável para comer ou jantar fica na Calle de la Corredera, fora do perímetro amuralhado de Vejer, onde há varios bares com terraços e vistas espetaculares da região. Califa Tapas e Las Delicias têm cardápios de tapas muito interessantes.

Vejer de la Frontera

Um chá marroquino (chá com hortelã, adocicado) no meio da tarde é uma experiência muito típica da Andaluzia. Um ótimo lugar para experimentá-lo é La Tetería del Califa, que conta com um terraço ao ar livre com excelentes vistas de Vejer.

Dicas de hospedagem em Vejer de la Frontera



Booking.com

A oferta de hospedagem em Vejer se divide entre hotéis e apartamentos/casas rurales.

Se entrar dentro do seu orçamento, um ótimo lugar para se hospedar é o charmoso hotel La Casa del Califa, que conta com uma localização excelente, na Plaza de España, e está muito bem avaliado (veja comentários de hóspedes no Booking e no TripAdvisor).

Consulte as ofertas de hospedagem em Vejer de la Frontera oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.

Mapa de Vejer de la Frontera

O presente mapa de Vejer identifica a localização dos lugares mencionados no texto.

Dúvidas sobre Vejer de la Frontera?

Vejer de la Frontera

Se você tiver alguma dúvida sobre Vejer de la Frontera, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

38 comentários em “Vejer de la Frontera, Cádiz”

  1. Parabéns pelo excelente site!
    Iremos viajar em maio e iremos alugar o carro para fazer a rota dos Pueblos Blancos partindo de Sevila até Ronda. É possível alugar o carro no teu site com o GPS?
    Agradeço desde já as maravilhosas dicas!

  2. CaroTony, parabéns pelo charme do site.

    Eu e minha esposa estamos planejando morar tres ou quatro meses na Espanha e Portugal no proximo ano, entre junho e agosto, somos um casal de mais de 50 anos.
    A principio estamos procurando uma cidade pequena, onde acho mais fácil o contato com o povo locale o custo mais baixo.Neste programa vamos fazer uma curso da língua, cerca de um mes, e se possivel algum curso de vinho e culinaria espanhola. As pesquisa tem me levado para o sul da Espanha ( Sevilha, Malaga) e mais recentemente, Vejer de la Frontera, pode nos ajudar nesta definição. desde ja agradelo João Cesar

    1. Prezado João Cesar, seja bem-vindos ao Espanha Total. Vejer de la Frontera é, fora da temporada turística, um lugar delicioso. Mas é um lugar turístico, com custos mais elevados que outros destinos. Na temporada alta, datas da sua viagem, Vejer de la Frontera deve ser um destino muito caro e totalmente tomado pelo turismo. Vocês devem estar cientes que o sotaque “andaluz” é muito forte, e para um nível principiante pode significar um esforço adicional na hora de encarar um curso de idiomas. Abraço.

  3. Oi, excelente site e estonteante lugar. Essa rota pelos pueblos blancos já entrou nos meus sonhos.. (sim, por enquanto só viajo na maionese!).
    Mas… posso ser chato? A frase “… aconteceu frente às costas de Vejer de la Frontera” soa bem esquisita (frente às costas…). Foi mal,, não sou sempre assim “grammar police”…

    1. Eduardo, realmente o uso dessas duas palavras poderia soar estranho, o mais apropriado teria sido usar costa (litoral) no singular e não no plural. Texto revisado! Obrigada e um abraço.

  4. Irei em Fevereiro. Na verdade tenho um dia todo livre ( com pernoite). Minha duvida seria ficar um dia inteiro em Ronda ou fazer Cadiz + o pueblo de Vejer. Queria saber qual cidade você acha que seria mais impactante de conhecer.

    1. Thiago, escolheríamos entre Ronda ou Vejer de la Frontera. Ronda tem bastante mais conteúdo que Vejer de la Frontera, que é um vilarejo muito bonito sem nada específico para ocupar seu tempo. Abraço.

  5. Obrigado pela indicação. Me decidi por Ronda. Vou até dormir um dia lá. De Sevilha para Ronda estou pensando em passar em apenas um Pueblo Blanco ( pois estarei com um bebê, com isso, não quero fazer algo muito cansativo). Estou em dúvida entre Arcos de La Frontera, Grazalema e Setenil de Las Bodegas. Você indicaria algum em especial?

    1. Prezado Thiago, como o presente texto está dedicado a tirar dúvidas sobre Vejer de la Frontera, o que já não é seu caso, vamos pedir a gentileza de deixar sua consulta no texto dedicado aos Pueblos Blancos aqui. Desse jeito, nossa resposta poderá ser aproveitada por outros leitores com dúvidas parecidas à sua. Aguardamos você por lá.

  6. Olá Tony.,
    vamos viajar toda a Andaluzia até Vejer de La ´Frontera. Próximo de lá entregaremos o carro em Chiclana e dia 31 de maio próximo vamos para Tarifa onde seguiremos para Tanger. Somos 3 amigas brasileiras , precisamos saber se existe cia de transporte /Onibus para esse percurso normalmente, ou um transfer, ou algo parecido, pois precisamos chegar lá. Agradeço seu retorno e estou no agaurdo.,

  7. oi Tony, li num comentário seu de 2015 rs que existiria uma linha de ônibus (TC Comes) de Sevilha para Vejer de la Frontera mas entrei no site deles e o único destino é Cadiz. Sabe me dizer se há algum meio de transporte de Sevilha para Vejer que não seja o carro ? (queremos ter a liberdade de poder degustrar os vinhos sem nos preocuparmos com a lei seca)

    1. Olá Anna, a página da TC Comes não é nenhuma Brastemp, e dá bastante trabalho encontrar a rota Sevilha-Vejer de la Frontera. Mas ela continua existindo. Coloque Sevilla como origem e Vejer Frontera como destino. Na seguinte página, caso aparecer a frase “ver listado”, selecione origem e destino a partir dos destinos apresentados pelo sistema. No caso do destino, selecione primeiro a província de Cádiz para depois selecionar Vejer. O sistema unicamente está pesquisando saídas nos próximos días. Se você quiser ajuda para saber horários e preços, avise a gente e tentaremos fazer essa pesquisa para você. Abraço.

  8. Olá Tony. Estarei 3 dias em Sevilha final de outubro e gostaria de fazer um bate volta às opções : Arcos de La Frontera, ou Jerez de la Frontera ou Vejer de la Frontera..Qual me aconselha lembrando que não vamos dirigir ? Seria de trem ou onibus.
    Depois iremos para Granada de trem.
    Obrigada

    1. Prezada Heloisa, pela facilidade de transporte, Jerez de la Frontera seria a melhor escolha para seu bate-volta. Considere fazer um bate-volta ainda mais interessante, Ronda. Abraço.

  9. Caro Tony, muito obrigada por todas as dicas de roteiro pela Andaluzia! Estou viajando com a família durante o ano novo, indo de Sevilla para Granada, e estou em dúvida se deveria dormir em Vejer de la Frontera ou em Cadiz. Como está mais fácil encontrar acomodação em Cadiz, eu estaria perdendo muito por não conhecer Vejer? Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Carolina, Cádiz é uma cidade, Vejer é uma cidadezinha. O charme de Vejer é infinitamente maior que o charme de Cádiz, mas na cidade você vai encontrar mais serviços que em Vejer. Abraço.

  10. Maria Fernanda Barbosa

    Prezado Tony,
    Tudo bem?
    Adorei o site e todos os detalhes! Parabéns pelo trabalho!
    Atualmente moro em Madrid e estou com planos de passar os próximos dias entre Vejer, Conil e Cadiz. Irei de trem ate Cadiz e gostaria de saber de tem alguma rota de ónibus que faz o trecho entre Cadiz e Vejer ou entre Cadiz e Conil?Sugestoes?
    Minha ideia é de se hospedar m Vejer e curtir o pueblo e as praias próximas (entre Vejer, Conil, Trafalgar, Tarifa..). Deixarei 1 ou 2 dias no máximo para a cidade de Cadiz. O que me diz?
    Desde ja agradeço pela atenção.

    Abraços e obrigada,
    Maria Fernanda

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Fernanda. Seja bem-vinda ao Espanha Total. A Transportes Comes opera vários serviços de ônibus entre Cádiz y Vejer de la Frontera (e outras cidadezinhas na região). Pode ver os horários aqui. No escritório de turismo de Vejer (fica na entrada do vilarejo) devem poder orientar você com os deslocamentos mais curtos entre as cidadezinhas vizinhas. Abraço.

  11. Ola Tony, tudo bem?
    Passo todos os Julhos em Barcelona e de lá, faço pequenas viagens, sou apaixonada pela Espanha! No ano passado fui para Marbella, adorei.
    Queria uma dica sua para esse verão.
    Eu, meu marido e minha filha de 13 anos estamos na dúvida entre Valência e Cádiz, temos 3 dias livres. Para onde você iria?
    Muito obrigada!!
    Luciana

    1. Boa tarde, Luciana. Pela proximidade, escolheríamos Valência, sem dúvida nenhuma. Para chegar em Cádiz, você vai gastar um dia na ida e um dia na volta. Abraço.

  12. Ana luzia Batista de Matos

    Boa tarde. Adorei seu site com excelentes dicas. Eu e meu marido iremos no próximo mês de maio visitar algumas cidades da Espanha,dentre elas Verjer de La Frontera. O problema é que vamos fazer o roteiro de ônibus e trem. Gostaria de saber se a estação de ônibus( ou de trem) fica dentro da cidade e se é fácil chegar até lá estando em Málaga. Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ana Luzia, seja bem-vinda ao Espanha Total. O ônibus de Málaga até o centro de Vejer de la Frontera demora quase 5 horas. O melhor seria encaixar Vejer de la Frontera em um roteiro que incluisse algum outro destino na província de Cádiz. Abraço.

  13. Pretendo fazer Andaluzia e pueblos blancos em março de 2019 (estou adiantando as pequisas pois vou participar de um congresso em Lisboa). Conto em sair do Brasil dia 1 de março e preciso estar em Lisboa dia 13. A duvida é que ficando 3 nts em Sevilha eu iria para Cadiz ou Vejer ficar 1 ou 2 noites, o que cairia em plena terça de carnaval. Seria melhor ficar em Vejer? e apenas visitar Cadiz ou vice versa? Meu receio que a cidade muito cheia dificulte locomoção e tantas outras coisas. De la partiremos para Arcos, Grazalema, Zahara , Setenil e dormiremos em Ronda. Depois Granada, Cordoba e retornariamos a Sevilha para devolver o carro.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      No presente texto respondemos dúvidas específicas sobre Vejer, que pode ser uma boa escolha para o feriado do carnaval (Cádiz é impossível na data). Mas tudo depende da organização geral do seu roteiro. Se quiser nossa ajuda, aproveite nossa consultoria de roteiros, onde ajudamos a otimizar os roteiros e evitar armadilhas (Cádiz é uma armadilha nas datas da sua viagem).

  14. Bom dia. Irei com minha esposa em setembro para a Andaluzia (Sevilha – Vejer de La Fronteira-Ronda)
    Vejer de La Fronteira pode ser utilizada como base para visitar algumas praias próximas? Quais seriam as mais indicadas?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Renato. Vejer, além de ser um vilarejo lindíssimo, é uma boa base para explorar a costa de Cádiz, sim. As praias imprescindíveis seriam as de Zahara de los Atunes e Caños de Meca, que são as menos urbanizadas da região. Outras praias bem legais são Conil e Bolonia. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *