vale a pena a visita noturna a La Alhambra?

La Alhambra, Granada

Entre as diferentes modalidades de visita oferecidas por La Alhambra de Granada (pode ver todos os detalhes no texto como comprar ingressos para a Alhambra de Granada), existe um ingresso chamado Alhambra Nocturna – Palacios Nazaríes, que permite visitar unicamente os Palacios Nazaríes à noite, e um segundo ingresso chamado Alhambra Nocturna – Generalife. O ingresso para os Palacios Nazaríes não permite visitar o Generalife, e vice-versa.

Será que vale a pena conhecer La Alhambra à noite, e não durante o dia? Para poder responder essa pergunta resolvemos fazer a visita noturna aos Palácios Nazaríes, a parte mais espetacular do complexo, sendo que já tínhamos percorrido La Alhambra durante o dia em outras ocasiões.

Como é a visita noturna aos Palacios Nazaríes

La Alhambra, Granada

O horário de visitação noturno começa quando já está completamente escuro. Como acontece durante o dia, a visita segue um percurso pré-fixado, que o visitante não pode abandonar. Na visita noturna são visitados o Mexuar, o Palacio de Comares e o Palacio de los Leones.

Existem duas grandes diferenças entre a visita diurna e a noturna:

  • a ordem da visita noturna segue um percurso diferente à visita diurna.
  • a visita noturna inclui menos espaços que a diurna, e não chega até o lindo Palácio del Partal.

Como é a iluminação noturna dos Palácios

Toda a iluminação noturna no interior dos Palácios Nazaríes é elétrica, geralmente branca, sem a calidez da luz natural do sol. Não há nenhuma tentativa de imitar o que teria sido a iluminação dos palácios no período em que os diferentes sultões da dinastía nazarí viviam lá.

A iluminação é desigual. Há partes que recebem um poderoso banho de luz enquanto partes contiguas ficam na semiescuridão. Em geral, o projeto de iluminação (não conseguimos entender muito bem quais critérios segue) privilegia a iluminação das partes superiores enquanto esquece dos maravilhosos azulejos que ficam nas partes inferiores.

Um caso especial é o maravilhoso Patio de los Leones, que é um dos pontos baixos da visita noturna. A luz escolhida para iluminá-lo supostamente imita a luz da lua. Toda a magia que esse espaço tem durante o dia se perde na visita noturna. É muito escuro. Se você nunca entrou no Patio de los Leones com luz natural, não sabe o que estará perdendo. Qualquer tentativa de tirar uma fotografia vai ser igualmente desperdiçada, por causa da mínima iluminação.

La Alhambra, Granada

Sim, com uma câmera réflex, uma sensibilidade muito alta e uma velocidade muito lenta você pode até conseguir fotografias como a que postamos acima do Patio de los Arrayanes (foto bonita, mas com grandes problemas técnicos). Mas é importante entender que o que a câmara registra não é sempre o que o olho humano enxerga.

Do palácio para fora, é breu total. Você não vai conseguir enxergar nada. Nem jardins, nem muralha, nem outras construções. É uma verdadeira pena. Veja a seguir duas fotos do mesmo lugar, o Mirador de Daraxa. A primeira foi tomada durante a visita diurna, a segunda durante a visita noturna.

Alhambra, Granada
La Alhambra, Granada

No ponto de vista, as fotografias acima mostram que não há nem como comparar as visitas diurna e noturna. Os matizes, nuances e detalhes que podem ser observados durante a visita diurna simplesmente somem na noturna.

O verdicto do Espanha Total

No nosso entender, a visita noturna aos Palacios Nazaríes não vale a pena, e deveria ser unicamente a escolha de quem já visitou a Alhambra durante o dia, várias vezes, e tem curiosidade por saber como é a visita noturna.

As razões para nosso verdicto são várias:

  • a visita noturna não percorre todas as partes dos Palácios Nazaríes visitadas durante o dia.
  • o projeto de iluminação não é coerente, usa diferentes fontes de luz com potências fracas e fortes banhando de forma desigual os espaços iluminados. Custa acreditar que um monumento tão incrível como é a Alhambra não tenha tido o privilégio de receber um projeto de iluminação noturna de acordo com a importância do lugar. Em algumas momentos da visita, a sensação que fica é que o Patronato resolveu espalhar vários holofotes para poder viabilizar uma visita noturna, gerando uma nova fonte de renda para o complexo.
  • a indescritível sensação que produz chegar no Patio de los Leones, essa mesma sensação que experimentaram os Reis Católicos ou o Imperador Carlos, se perde na visita noturna.

Visite La Alhambra durante o dia e, quando a noite chegar, escolha se divertir com essa paixão tipicamente granadina: os bares de tapas.

Organice a visita perfeita a Granada

granada em dois dias

Organize a visita perfeita a Granada com as informações de nosso guia Granada em dois dias. Nele você vai descobrir de forma detalhada o que fazer em Granada. Nossos roteiros para dois dias em Granada percorrem todos os lugares de interesse histórico e turístico da cidade, além de conter dicas de bares e restaurantes ao longo do percurso e mapas exclusivos. A melhor forma de aproveitar seu tempo em Granada!

Outras informações sobre Granada

Não deixe de ler nossos textos Granada e o que fazer em Granada – experiências imperdíveis com toda a informação prática sobre a cidade. Também não perca o texto dicas para visitar La Alhambra de Granada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *