Tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha

O trem-bala na Espanha é um dos meios de transporte mais legais para se locomover dentro do país. A Espanha conta com uma extensa rede de trens de alta velocidade, ligando muitos dos principais destinos turísticos da Espanha peninsular.

trem-bala na Espanha

Nós, os dois autores do Espanha Total, somamos mais de uma centena de viagens no trem-bala na Espanha e agora queremos compartilhar com você a experiência acumulada em muitas horas percorrendo a Espanha em alta velocidade.

Informação sobre o trem-bala na Espanha

Veja no seguinte índice a lista de textos que já publicamos sobre o trem-bala:

  1. A operadora e os tipos de trem-bala espanhóis.
  2. As principais rotas do trem-bala espanhol.
  3. As diferentes classes no trem-bala espanhol.
  4. O preço das passagens no trem-bala espanhol.
  5. Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala.
  6. Como comprar sua passagem do trem-bala.
  7. O limite de bagagem no trem-bala.
  8. O “combinado cercanías”.
  9. O “compromiso de puntualidad”.
  10. Como é uma viagem de trem-bala.
  11. O RENFE Spain Pass.
  12. Viajando no trem-bala com menores de 4 anos.
  13. Viajando na classe executiva do trem-bala.
  14. O trem-bala para pessoas com necessidades especiais.

Vejam também nosso texto especial com 10 dicas para comprar as passagens de trem mais baratas.

Aproveite a caixa de comentários do presente texto para tirar suas dúvidas genéricas! Se sua dúvida estiver relacionada com algum assunto específico, aproveite também as caixas de comentários de cada um dos textos que forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala na Espanha.

109 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha”

  1. Avatar

    Mais um super dossiê informativo do Espanha Total. Material de conteúdo rico e didático. Imprescindível para que pretende visitar a Espanha nos próximos meses. Parabéns aos autores.

  2. Pingback: tudo sobre o trem-bala no Espanha Total | passaporte BCN

  3. Avatar

    olá Tony, me ajuda com uma dúvida, existe algum bilhete de trem mais vantajoso pra andar pela Espanha? A exemplo do Swiss Pass na Suíça.
    Obrigada pela ajuda e uma abraço

    1. Avatar

      Camilla, você já deve ter visto que existe o RENFE Spain Pass. Mas a melhor estratégia é comprar as passagens avulsas o antes possível para conseguir as melhores tarifas promocionais. No caso do Spain Pass, você precisa fazer as contas, ver quantas viagens está querendo fazer, pesquisar seu custo, e comparar com o valor do Spain Pass. Esperamos ter ajudado! Abraço.

    1. Avatar

      Ligia, a venda começou, sim, tem todos os horários no site da RENFE. Procure como destino “Cordoba” e não selecione nenhum horário. Volte por aqui se mesmo assim não estiver conseguindo ver os horários, mas não esqueça de detalhar para a gente quais são as informações que você está colocando na janela de pesquisa de passagens. Abraço.

  4. Pingback: top 5: erros programando sua viagem | passaporteBCN

  5. Avatar

    Olá Tony,
    Gostaria de saber se quando compramos a passagem de trem pelo site da Renfe com a opção cidade(*) podemos embarcar em qualquer estação ou deve ser na principal.
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Leticia, no texto como comprar sua passagem do trem-bala explicamos que, para evitar confusões, na hora de comprar uma passagem o mais fácil é escolher a cidade em geral, em que o nome da cidade vem seguido por um asterisco: Madrid (*), Barcelona (*). Mas o trem-bala unicamente opera em uma estação específica de cada cidade. Na hora de simular a compra da passagem, clicando no número do trem você vai ver a estação onde você vai precisar embarcar. Abraço.

  6. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Pelo que lí acima o valor do trem varia bastante e na hora estará mais caro, mas tem como fazer uma projeção de valores, tipo, o valor na estação/bilheteria varia muito em relação ao valor de internet?

    Abraço.

    1. Avatar

      Bom dia, Tiago. O valor das passagens do trem-bala é idêntico independentemente de você comprá-las na internet ou na bilheteria da estação. Mas leia quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala para entender que as tarifas promocionais, mais em conta, são as primeiras a serem vendidas e sumirem do sistema. Faça uma simulação de compra para qualquer viagem. E imagine que, se você aguardar até o último momento, você não vai encontrar as tarifas mais econômicas. Para quem quer economizar o negócio é comprar com a máxima antecedência possível. Abraço.

  7. Avatar

    O site da Renfe só nos permite visualizar o assento após o pagamento, o que nos deixa em dúvida sobre qual classe comprar. Como obter o layout dos assentos nos vagões ANTES de decidir a compra? Por exemplo: eu quero duas poltronas frente a frente, com mesa no meio, em fileira única – como saber qual o vagão vai me oferecer isso? Pois seria muito chato pagar caro em uma preference, e no momento da escolha descobrir que não há o assento da forma que desejo. Não tem como o site disponibilizar este mapa de assentos? Muito obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Gloria, lendo o texto a operadora e os tipos de trem-bala espanhóis você vai ficar sabendo que a RENFE utiliza muitos modelos diferentes de trem nos seus serviços de trem-bala. A configuração de cada um é diferente dos outros. O layout dos assentos para muitos modelos de trem-bala pode ser consultado aqui, mas não é de muita utilidade: você não sabe qual vai ser o modelo de trem no qual você vai viajar e, ainda mais importante, não dá para saber qual é o número de assentos já vendidos no momento de efetuar a compra. Através do site da RENFE, a tarifa Mesa obriga a compra dos 4 assentos ao redor da mesa, não existe a possibilidade de escolher a mesa para duas pessoas. Na verdade, a compra de passagens no site da RENFE não é muito diferente ao de uma companhia aérea, você só vai escolher seu assento durante o processo de compra da passagem e dependendo de todas as condições impostas por cada classe tarifária. Abraço.

  8. Avatar

    Alguma dica pra comprar passagens pelo site da renfe?? Não consigo concluir a compra. Ricardo Freire postou q a renfe implica com cartões emitidos no Brasil.

    1. Avatar

      Georgina, hoje mesmo recebemos uma mensagem de uma leitora que comprou suas passagens no site da RENFE sem problemas. Pode ver como fazê-lo aqui: como comprar sua passagem do trem-bala. O texto explica também qual é o problema que algumas pessoas tem para comprar passagens, relacionado com um protocolo de segurança no cartão de crédito. Quem tem conta no PayPal compra tranquilo. Abraço.

  9. Pingback: como chegar em Tarragona | passaporte BCN

  10. Avatar

    Oi Tony, como vai, tudo bem?
    Estou com uma pequena duvida, olhei até no site da renfe mas não encontrei. Posso levar um canivete no trem bala? Quando fizerem o raio-x vão “encrencar”?

    Um forte abraço
    Ricardo Schmitz

    1. Avatar

      Prezado Ricardo, sua consulta é interessante, até porque, como você já descobriu, encontrar informações no site da RENFE não é moleza. Sabemos que há restrições ao transporte de grandes facas na bagagem. No caso de Toledo, onde facas de aço são uma lembrança tradicional da cidade, o pessoal de segurança da RENFE pede para embrulhá-las em papelão e colocar fita ao redor. Já no caso de um canivete, não sabemos o que poderia acontecer. Se for pequeno, nossa dica seria transportá-lo em um bolso da sua calça, sendo que as pessoas não passam pela máquina de raios-x. Abraço.

      1. Avatar

        Tony

        Mais uma vez “gracias”. Sabia que poderia contar com sua ajuda.
        Mas não tem perigo de revista ou máquinas detectora de metal? Fico com medo de levar no bolso e pensarem mal de mim, kkkkkk.

        Um grande abraço,
        Ricardo Schmitz

        1. Avatar

          Ricardo, até a data de hoje, não existe revista dos passageiros, unicamente das bagagens. Se você achar que seu canivete pode ser interpretado como arma perigosa, embrulhe-o em papelão e coloque fita ao redor. Abraço.

  11. Avatar

    Olá Tony,
    Estou elaborando meu roteiro e de meu namorado para Espanha para o fim deste ano. Não há nada decidido sobre o roteiro ainda. Temos apenas a data de chegada e a de saída. Chegamos dia 22/12/15 em Madri e o retorno é dia 08/01/2015 saindo de Madri. A princípio pensamos, no seguinte: 22/12 a 24/12 Madri; 24/12 a 27/12 Sevilha; 27/12 a 30/12 Valência; 30/12 a 05/01 Barcelona e 05/01 a 08/01 Madri. As dúvidas que tenho são:
    1) Será que não é um roteiro “maratona”?
    2) Queríamos nos deslocar de trem. Já vi que não há trem bala em todas as rotas. Pelas pesquisas de valores atualmente o Renfe Spain Pass está com um valor melhor do que comprar os trechos individuais. A minha dúvida é se esse passe vai permitir que eu pegue o trem AVE 03981 que sai de Sevilla-Santa Justa (saída 18:25) e chega a Valencia Joaquin Sorolla (chegada 22:15).
    Fico grata se você puder dar alguma opinião. Seus sites são maravilhosos!
    Obrigada, Aline

    1. Avatar

      Prezada Aline, estamos precisando de um descanso e vamos tirar umas férias. Na nossa volta, no dia 20, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Abraço.

      1. Avatar

        Prezada Aline, bem-vinda ao Espanha Total! Já estamos de volta, vamos com suas dúvidas. Aqui no presente texto respondemos consultas sobre o trem-bala, tudo bem?
        1) temos um texto onde damos orientações sobre roteiros pela Espanha, aproveite para deixar sua consulta aqui.
        2) entre todas as cidades do seu roteiro, unicamente não há trem-bala entre Barcelona e Valência. Com o Renfe Spain Pass você vai poder emitir uma passagem no trem AVE 03981, sendo que é um trem direto, sem troca de trens.
        No momento o sistema da RENFE ainda não deve contar com os trens e preços para a maioria dos serviços no mês de dezembro. Ainda deve demorar vários meses até aparecerem todos os valores. Imaginamos que você já tenha visto que temos um texto dedicado ao O RENFE Spain Pass.
        Aproveite as caixas de comentários para tirar todas as dúvidas sobre sua viagem, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

        1. Avatar

          Bom dia Tony! Tudo bem, e você?

          Desculpe por misturar os assuntos. Não há ainda valores para dezembro mesmo, mas fiz simulações para datas que estão a venda para ter uma ideia de quanto sairia os trechos de trem. Muito obrigada pela atenção, volto a entrar em contato para tirar dúvidas sobre o roteiro!

          1. Avatar

            Aline, os valores das passagens que você encontra agora devem ser tomados como orientativos e não refletem os valores que podem ser praticados em dezembro. As tarifas variam muito dependendo da antecedência com a qual são consultadas e também do mês do ano. Por isso fica tão difícil saber quando compensa ou não o Spain Pass. Consulte a gente sobre o roteiro, sim! Abraço.

  12. Avatar

    Boa noite,
    Montamos um roteiro com as seguintes cidades:
    Madri, Andaluzia ( Sevilha, Córdoba Granada e Málaga), Valência, Barcelona e Zaragoza.
    Como vamos de Singapore Air, tanto a ida como a volta são por Barcelona. São 18 dias.
    Gostaríamos de saber se compensa comprarmos o Spain Pass com 12 viagens e como funciona? Na compra já especificamos os trechos? É necessario especificar os trechos com antecedência ou o Spaon Pass dá direito a usar em qualquer horário e qualquer data?
    Obrigado.
    Abs.
    Jorge.

    1. Avatar

      Prezado Jorge, você já tinha deixado uma consulta no texto que dedicamos especificamente ao RENFE Spain Pass. Por favor, continue usando esse texto para consultas relacionadas com esse passe, desse jeito a informação do site ficará organizada e será útil para outras pessoas com dúvidas similares. Deixe sua pergunta por lá e tentaremos responder todas suas dúvidas. ABraço.

    1. Avatar

      Prezado Flávio, a previsão era que o trecho fosse inaugurado até o fim do ano, mas por enquanto a RENFE unicamente está vendendo combinados de trem+ônibus para as datas do fim do ano. Vamos ficar de olho e na hora que for inaugurado o trecho atualizaremos as informações aqui e informaremos sobre o fato no Facebook do Espanha Total. Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, boa tarde. De fato comprei uma passagem de trem para Madrid e a saida de Granada será de onibus até Antequera, pergunto de onde parte este onibus lá em Granada?

        abs…

        1. Avatar

          Jair, sua passagem não contém nenhuma orientação sobre o assunto? O ônibus deve partir da estação de trem, mas confirme duplamente com a RENFE na hora que chegar em Granada para evitar surpresas.

  13. Avatar

    Boa noite Tony,
    Qual o endereço da estação para pegar o trem bala de Madri para Zaragoza?
    Vale a pena ficar em um hotel próximo do Aeroporto em Madri e Barcelona em virtude das malas?
    Uma mala grande por pessoa. Aguardo retorno. Obrigada!
    Abraço!

    1. Avatar

      Kelly, o trem-bala para Barcelona parte da estação de Atocha. A escolha de um hotel perto do aeroporto só faz sentido no dia anterior à partida do seu voo, especialmente se este decolar muito cedo. Mas para fazer turismo, não faz sentido nenhum. Tudo vai depender da logística da sua viagem. Veja nossas dicas sobre os melhores bairros de Madri para se hospedar, e também como escolher seu hotel em Barcelona. Pode aproveitar as caixas de comentários dos textos mencionados para deixar suas dúvidas sobre o asssunto. Abraço.

  14. Avatar

    Boa noite Tony! Reservamos o dia 08/03 pf para conhecer Zaragoza partindo de Barcelona (1 dia) a nossa dúvida é qual a melhor opção: trem-bala ou uma excursão rodoviária a ser tratada por agência de turismo? Obrigada Glória e Eurico

    1. Avatar

      Prezada Glória, a melhor opção é o trem-bala, sem dúvida. Com o trem-bala ésse percurso é feito em uma hora e meia. Não há agências oferecendo esse passeio, sendo que só o tempo de viagem de ônibus, ida e volta, levaria umas 8 horas. Aproveite nosso guia Zaragoza em um dia, que contém um roteiro de visitação para que você aproveite a cidade ao máximo! Se tiver mais alguma dúvida sobre seu roteiro pela Espanha, pode deixá-la nas caixas de comentários. Abraço.

  15. Avatar

    Olá Tony. Seu site é sensacional. Obrigada. Estou montando o roteiro de minha viagem para Espanha e fiquei com uma dúvida, se puder ajudar agradeço. Chegaremos e voltaremos por Madri, e havia pensado em ir direto para barcelona no dia da chegada, fazendo uma parada em Zaragoza, o que acha? Minha dúvida é referente a compra da passagem: se comprar passagem Madri-Barcelona, como devo fazer para descer do trem, passear, e depois retomar viagem até o destino final. Obrigada novamente.

    1. Avatar

      Prezada Caroline, bem-vinda ao Espanha Total! As passagens do trem-bala não permitem realizar paradas intermediárias, você precisa comprar uma passagem Madri-Zaragoza e uma outra para o trecho Zaragoza-Barcelona.
      Não sabemos se você já viu que temos um site inteiramente dedicado a informar sobre a cidade de Barcelona, é o passaporte BCN. Temos também guias das três cidades que você pretende visitar:
      Barcelona em 15 roteiros, Madri em 9 roteiros e Zaragoza em um dia.
      Aproveite para tirar todas as dúvidas sobre sua viagem nas caixas de comentários tanto do Espanha Total como do passaporteBCN. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço!

  16. Avatar

    Boa Noite Tony, baixei o aplicativo da Renfe no celular, super prático e fácil de comprar as passagens, principalmente se tiver cadastrado o paypal. Minha duvida é: preciso imprimir o ticket? No aplicativo a passagem vai direto para o celular com um QR code, por isso imagine que talvez não precisasse, porém vi em outros posts falando sobre imprimir e mante-la ate o final da viagem. De qualquer forma vou imprimir, vai que por ventura acaba a bateria do celular, mas pensei que talvez com essas novas tecnologias não fosse necessário.

    Mais uma vez obrigada, site sensacional, leio diariamente. Após a viagem quero contar minhas experiencias por aqui. Um abraço!

    1. Avatar

      Prezada Giorgia, outros leitores já tinham informado sobre a app da RENFE. O design da app poderia ser melhor, mas quem já usou para comprar as passagens não teve problema nenhum. A passagem no celular com o código QR é válida para embarcar. Mas a gente, que viaja direto de trem-bala, nunca confia unicamente no celular, e sempre temos um plano B. A passagem impressa é uma garantia de que uma bateria fraca não deixe a gente sem embarcar! Adoraremos saber como foi sua viagem na hora que você voltar. En quanto isso, se tiver outras dúvidas, aproveite para perguntar. Abraço.

  17. Avatar

    Ola Tony, Estou tentando comprar bilhetes de trem rapido de Madri para Toledo, para inicio de julho, mas nao aparecem as opcoes de horarios. Apenas apareceu um horario de trem (talvez regional) as 10:00 da manha que levaria 1h30m. Estou tambem olhando o site da RailEurope que oferece diversos horarios de trens rapidos da Renfe !. Existe alguma limitacao de compra da Renfe estando no exterior ? Obrigado

    1. Avatar

      Prezado Fabio, acabamos de fazer uma simulação para o 4 de julho e aparecem corretamente todos os horários. Não existe limitação nenhuma para a compra de passagens estando no exterior. Você está seguindo as instruções que apresentamos em como comprar sua passagem do trem-bala? Está selecionando corretamente a estação de partida (selecione Madrid-Todas)? Abraço.

  18. Avatar

    Ola Tony. Fiz varias tentativas e o que funcionou para o meu caso foi: selecionei saida Madri-todas, chegada em Toledo, os dias de partida e chegada, o numero de passageiros e NAO selecionei as opcoes de horarios (manha/tarde/noite). Assim consegui ter sucesso e obtive a listagem dos trens rapidos (Avant) para os diversos horarios. Caso alguem tenha esta dificuldade similar, segue a dica. Obrigado pela atencao e parabens pelo otimo site.

    1. Avatar

      Prezada Maria Helena, não há previsão, não. É um grande escândalo porque já devia estar funcionando desde o final de 2015 e, por enquanto, parece que não há fundos para finalizar as obras. O governo deu garantias de que a obra ficaria pronta até o fim de 2016, mas não botamos muita fé na promessa. Na hora que tivermos novidades, atualizaremos as informações aqui no site. Abraço.

  19. Avatar

    Tony o site da Renfe também está com problemas de acesso no meu iPad. Desde a consulta de flechas. Consegui até fazer um cadastro de viajero e imprimir a tarjeta de fidelidad, mas nada em relação à compra das passagens. Como alugo carro em Sevilha, faço Pueblos Blancos e entrego o carro em Granada 5 dias após, posso antecipar a compra da passagem em Sevilha antes do roteiro? Preciso comprar Grana-Cordoba e Córdoba-Sevilha.

  20. Avatar

    Tony.. após alguns meses de preparação, nossa viagem está chegando. Mais uma vez, venho me socorrer de suas grandes informações e ajudas.
    Vamos chegar dia 16/12 em Barcelona e 22/12 vamos para Zaragoza. Depois, 23/12 para Madrid. 28/12 vamos para Sevilha e dia 30 para Valencia. Por fim, dia 2/01 voltamos Barcelona. Estou pensando em comprar a primeira passagem de Barcelona/Zaragoza pela internet e as demais na própria estação, quando chegar ao destino. Será que há sempre disponibilidade de assentos (mesa 4 – somos em 4 e seria a melhor opção)?? Será que consigo preço melhor fechando todo o pacote de compras para todo o roteiro??

    1. Avatar

      Tony… complementando, sem querer abusar de sua paciência, e já abusando…tem como realizar compra para multiplos destinos no site ou vou ter que comprar trecho-a-trecho?? Vi que há várias opções de estações em todas as cidades em que vou estar, portanto, como vou saber a escolha no momento da compra?? vejo pela localização das hospedagem??

      1. Avatar

        Marcelo, não há como comprar múltiplos destinos (a RENFE já ofereceu essa opção no passado, mas na última atualização da página web a opção sumiu). Veja também as informações sobre o RENFE Spain Pass. Cada cidade conta com uma estação para o trem-bala (Madri conta com duas). No seu caso, para a compra de passagens saindo ou chegando de Madri ou Barcelona, você vai seguir as instruções do texto Como comprar sua passagem do trem-bala. A estação de Sevilha é Santa Justa, a de Zaragoza é Delicias e a de Valência é Joaquín Sorolla. Dando uma olhada rápida no seu roteiro, achamos uma lástima não incluir um pit-stop em Córdoba, sendo que seu trem Madri-Sevilha vai passar por Córdoba. Se você quiser ouvir nossas sugestões e dicas sobre seu roteiro, aproveite para perguntar aqui. Abraço.

    2. Avatar

      Prezado Marcelo, deixar a compra de passagens de trem-bala para o último momento é uma péssima ideia, por várias razões que você vai encontrar lendo a parte final do texto Como comprar sua passagem do trem-bala. Compre as passagens o antes possível. Aliás, as passagens para as datas da sua viagem estão no sistema há vários dias, e muitas das tarifas mais em conta já esgotaram. Há poucas mesas para 4 pessoas em cada vagão, a disponibilidade depende de se tiverem sindo vendidas ou não. Você não vai conseguir um preço melhor por comprar todo o roteiro, sendo que você deverá comprar cada trecho separadamente. Abraço.

  21. Avatar

    Tony
    Obrigado, novamente.
    Comprei ontem todas as passagens para nosso roteiro. Somente entre Barcelona e Zaragoza o sistema permitiu marcar os assentos, e nos demais casos marcou automaticamente. Mas ficamos em todos os percursos sentados juntos (nossa preocupação com as crianças era não marcar assentos juntos). Fechamos a compra pelo Paypal sem nenhum problema.
    Como seguimos nossa programação e o tempo sempre é curto, acabamos partindo para compras nos horários mais adequados para nossos passeios. Assim, não consegui comprar mesa 4, o que permitiria preço melhor. E também acho que não consegui melhores preços, a exceção do percurso entre Valência e Barcelona (15,00 euros por pessoa – promoção).
    O sistema é fácil e a compra tranquila.
    At.
    Marcelo

    1. Avatar

      Sensacional, Marcelo. Lembramos que o percurso Valência-Barcelona não é feito em trem-bala, mas assim mesmo foi ótimo ter aproveitado a promoção. A linha entre as duas cidades é bastante problemática, acumulando constantes atrasos. Fora isso, o trem-bala permite otimizar ao máximo os tempos de deslocamento na Espanha. Abraço!

  22. Avatar

    Olá Tony, Parabéns pelo site, estamos montando toda nossa viagem com as dicas de vocês.
    Estou com uma duvida sobre a viagem de trem de Barcelona para San Sebastian, li no seu post que apenas uma parte da viagem é no trem bala, mas como é isso? vamos mudar de trem em alguma estação? ou o trem apenas diminui a velocidade em determinado ponto?

    Obrigado

    Grande Abraço

    Caio

    1. Avatar

      Olá Caio, o trem que faz a viagem Barcelona-San Sebastián é um Alvia (veja mais detalhes no texto a operadora e os tipos de trem-bala espanhóis). Entre Barcelona e Zaragoza, ele circula em alta velocidade. Logo depois de sair de Zaragoza, a velocidade cai, e no trecho final antes de chegar no destino, o trem circula muito devagar enquanto atravessa as montanhas da região. Você não vai precisar mudar de trem (sempre que você comprar um bilhete direto e não uma passagem com conexão). Abraço.

  23. Avatar

    Oi Tony, td bem? Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo site! Ele está sendo meu maior guia para minha viagem à Espanha. Estou indo dia 6 🙂

    Estou nos últimos preparativos e tive um problema no site da Renfe. Comprei uma passagem mas deu aquele erro clássico que pelo visto as pessoas sofrem tb. Só que o valor foi debitado do meu cartão de crédito. Como devo proceder? Tem alguma dica?

    Obrigada

  24. Avatar

    Estamos indo para LIsboa (casal) dia 09 de agôsto 2017, e temos um passe de trem para 12 dias em dois meses, no dia 15/08/2017 pretendemos ir de trem noturno para Madri e já reservei Hotel para estes dias em Madri. Pretendo conhecer vários locais na Espanha, se eu ficar mais tempo do que tenho reservado no Hotel existe problemas?

  25. Avatar

    Oi Tony, bom dia!!! Gostaria de tirar uma dúvida. Posso pegar o trem-bala de Salamanca para Madrid e descer no Aeroporto Barajas? Devo escolher a opção Barajas T4 na hora da compra? Tenho um voo às 6h da manhã e gostaria de sair de Salamanca no último trem, chegando a Madrid por volta de meia noite e por isso gostaria descer já no aeroporto. Obrigada!

  26. Avatar

    Boa noite,

    Minha esposa, filho e eu estamos indo a Madri e Barcelona na segunda quinzena de outubro.
    Minha esposa simulou rapidamente a viagem de trem rápido de Madri a Barcelona, na classe mais popular, e para cada pessoa deu 90 euros, apenas uma perna. Esse valor está correto ou será que ela fez algo de errado?
    No aguardo.
    Origado.

  27. Avatar

    Olá Tony, boa tarde!

    Estou indo pela primeira vez à Espanha, em Março/2018. Chego dia 08 as 15H (Barcelona) e volto dia 19 as 23H (Madri).

    Você pode me ajudar com duas dúvidas?
    Primeiro sobre o roteiro, pensei em fazer o seguinte:
    Barcelona: quinta a domingo
    Valencia: segunda e terça
    Sevilha: quarta e quinta
    Madri: sexta a segunda
    Faria as transferências entre as cidades de trem, sempre bem cedo ou mais a noite, para não prejudicar demais o dia.

    E disso parte minha segunda dúvida:
    Todos esses trechos são atendidos por trens de alta velocidade? (Vi num outro site que havia sido inaugurado um trecho direto de Valencia a Sevilha, mas não localizei essa passagem nos buscadores).

    Acha bom esse roteiro? Alguma sugestão?

    Muito obrigado pela ajuda, e parabéns pelo excepcional site!

    1. Avatar

      Prezado André, seja bem-vindo ao Espanha Total! Convidamos você a ler o texto dicas para uma primeira viagem à Espanha. Respondemos as consultas sobre roteiros na nossa consultoria de roteiros (leia o texto atentamente para entender como funciona). No texto as principais rotas do trem-bala espanhol pode tirar suas dúvidas sobre as rotas do trem-bala (existe um trem-bala direto de Valência a Sevilha, mas com um único horário por dia). Veja como comprar sua passagem do trem-bala. Abraço.

  28. Avatar

    Obrigado Tony!

    Passei o final de semana “revirando” o site de vocês, e com isso já estou com outra ideia na cabeça – Valencia dançou no novo projeto…rsrs!
    Vou adiquirir alguns de seus guias para ajudar a fazer o esboço da viagem, e voltarei a pedir a ajuda para finalizar o roteiro!

    Muito obrigado! E novamente parabéns, o site é extremamente pratico e funcional!

  29. Avatar

    Bom dia, Tony!
    Gostaria de saber o motivo das passagens de trem não estarem disponíveis no site. Pretendo viajar dia 24 de dezembro deste ano, e eu vi tanto no site da RENFE, quanto da Trainline. Neste ultimo site, não achei a disponibilidade de assentos 4M, apenas assentos individuais por mais de 1.000 reais para 4 pessoas!
    Alias, parabéns pelo blog! já achei muita coisa interessante que estava procurando!

    1. Avatar

      Prezada Isabella, sem saber qual é o trecho que você está pesquisando, fica bastante difícil poder ajudar. Acabamos de conferir o trecho Madri-Barcelona e há disponibilidade de passagens em todos os horários. 1.000 reais para 4 pessoas pode ser um ótimo valor, dependendo do trecho. No Trainline você não vai poder comprar a tarifa 4M. Aguardamos seu retorno. Abraço.

    1. Avatar

      Boa pergunta, Kelly. Tudo vai depender do tamanho do canivete. Se for pequeno, não deveria dar problema. Já o transporte de facas grandes está proibido. Abraço.

  30. Avatar

    Bom dia! Estamos viajando em 4 adultos (sendo 1 idosa) e 1 criança de 3 anos. Faremos o percurso Valência – Madrid em 22/03/2018 e quero pegar o AVE para curtir a viagem. Só que não encontro a passagem 4M para simulação no site da RENFE. Sabe dizer se ainda estão operando com esta tarifa? Obrigada!

    1. Avatar

      Bom dia, Tatiane, as passagens para a data da sua viagem ainda não foram inseridas no sistema. A Renfe continua oferecendo a tarifa 4M (agora chamada de Mesa), só que, por razões que desconhecemos (é a RENFE!) ela não está sendo oferecida nas datas que pesquisamos no trecho Valência-Madri. Abraço.

  31. Avatar
    TATIANE SOUSA MAGALHAES

    So passando pra dizer que esse site é maravilhoso. Consulto tudo aqui E quando a resposta exata nao ta no texto sempre encontro nos comentários.Muito bom ter um porto seguro pra nao ficar com tanta ansiedade. Faltam 4 semanas!!! Obrigada.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Muito obrigado pelas suas palavras, Tatiane. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço!

  32. Avatar

    Olá Tony, compramos passagens pela Trainline como sugeristes, mas não estamos tendo o tratamento esperado. O bilhete é de tarifa flexível e deveria nos permitir trocar o bilhete. Ocorre que no site só se permite cancelar o bilhete, com uma perca de 30% do valor, enquanto caso eu tivesse comprado o mesmo bilhete direto na Renfe o poderia trocar sem problemas, como permite o tipo de tarifa.
    O site Trainline é quem “amarra” a cancelar primeiro (perdendo 30% do valor), para depois comprar novo bilhete. Não há a opção “trocar” quando a passagem que comprei o permite.
    Como devo proceder.
    Obrigada pela ajuda.
    Paloma

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Paloma. Indicamos a Trainline, como muitas outras empresas, hotéis e restaurantes, por termos uma experiência ótima com ela e por achar que oferece um serviço muito superior ao da web da RENFE, fonte de inúmeras frustrações ao longo dos anos. Porém, nas relações de consumo entre prestador de serviços e cliente podem acontecer muitos problemas sobre os quais não podemos falar muito, sendo que precisaríamos conhecer o detalhe completo de tudo o acontecido.
      Durante o processo de compra das passagens, você deve ter sido apresentada as regras de compra da tarifa e, aliás, deve ter aceito antes de completar o pagamento. No caso da tarifa flexible, a Trainline informa que, para poder fazer a troca, você deve fazer uma nova reserva e anular a primeira. Ao cancelar, você perde 5% do valor pago (tanto na Trainline como no site da RENFE). Não vimos nenhuma menção de 30% do valor.
      A regra no caso do site da RENFE é um pouco diferente do apresentado por você. No caso de trocar por uma passagem mais cara, mesmo na tarifa flexible, você deve pagar a diferença. No caso de uma passagem mais barata, a RENFE fica com 15% do valor a ser estornado.
      A única parte do problema que não acabamos de entender é a perda de 30% do valor que você menciona. Pelas regras de compra da Trainline, no cancelamento você unicamente deveria perder 5% do valor pago. Quem informou que você perderia 30%? Abraço.

  33. Avatar

    Olá Tony! Estou pesquisando sobre os passes de trem e como o Renfe Pass é contado por viagens achei que não compensará pois pretendo ter base em Barcelona e depois Madri e delas fazer vários bate-voltas ( nesse caso cada dia de bate-volta consome 2 viagens certo ? ) Então estou pesquisando os passes Eurail que já usei em outros países. Minha dúvida é se o passe Eurail é aceito nos trens rápidos. Não encontro essa informação no site deles mas ano passado por exemplo, usei um Eurail Suíça+Itália e na Itália usei mais de uma vez trens rápidos com o passe, sem restrições, apenas pagando a reserva de acento, como de praxe. Desde já muito obrigada por sua atenção!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Ana Claudia, tome muito cuidado com o Eurail, porque é muito provável que exija um pagamento adicional para a imprescindível reserva de assento necessária para viajar de trem-bala, fazendo que o investimento no passe acabe não compensando. O trem na Espanha compensa quando trata-se do trem-bala. Consulte também quando e como deve ser feita essa reserva. Se tiver que ser feita na estação, você arrisca encontrar trens lotados sem disponibilidade de assentos. A estrategia que costuma funcionar é comprar as passagens de forma avulsa pesquisando as datas com a maior antecedência possível, para conseguir garfar as melhores promos. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony! Entendo que pode ficar mais em contata ficar caçando as passagens em promoção mas conforme mencionei já fiz uso do passe Eurail em outros países como Itália, Alemanha, Suíça e mesmo com o valor adicional das reservas para alguns trens compensou especialmente por dar liberdade e não ter que comprar dias e horários específicos . E nos trens regionais não é necessária a reserva. Bom, de toda forma o passe é válido para o AVE então certo?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Olá de novo, Ana. Aqui no Espanha Total tentamos contribuir com nosso trabalho a formar consumidores conscientes que entendam o que estão comprando. Quando não estamos familiarizados com um produto, como é o caso do Eurail, o único que podemos fazer é insistir muito em que você leia e volte a ler as condições do passe, para garantir que atende suas necessidades. Até hoje, não conhecemos nenhum passe de trem que acreditemos acabe compensando no caso específico da Espanha.
          Veja bem, o sistema de trens da Espanha é muito diferente da Itália, a Alemanha ou a Suiça. A penetração do trem-bala é muito superior, e nos percursos longos onde há linha de trem-bala, costuma não haver outra alternativa mais econômica, ao contrário do que acontece nos países mencionados por você, onde você pode escolher entre vários tipos diferentes de trens aquele que agrade mais seu bolso. Assim, por exemplo, se você quiser viajar de Zaragoza a Madri, precisa ser necessariamentede trem-bala, há outro trem pavoroso, mas o 95% da oferta é de trem-bala mesmo).
          Pelo que vimos no site, o passe é válido para o AVE, sim, mas para poder subir no AVE você deverá ter feito a reserva de assento antecipadamente. Existe uma cobrança de 10€ por fazer essa reserva na classe turista. Nossa orientação é que você aproveite que a empresa ofrece a possibilidade de fazer essa reserva online e que não espere até o dia da viagem, na estação, onde você pode encontrar que o trem do seu interesse está lotado. Como você deve chegar na Espanha con toda sua hospedagem reservada, qualquer problema na reserva do trem feita no último momento poderia acrescentar um estresse desnecessário na sua viagem.
          Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar! Abraço.

          1. Avatar

            Agradeço muito suas pontuações Tony! Sem querer abusar: nestes trechos de bate-volta costuma ser tranquilo comprar na hora em dezembro/janeiro? Caso eu não compre um passe não queria estar presa a passagens compradas com atencedêcia!

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Ana, depende muito do bate-volta. No caso de Madri-Toledo, reservaríamos, ´sem dúvida, um dia antes da viagem. Pense que todo mundo quer ir para Toledo no mesmo horário e os trens da manhã acabam lotando. Já no caso de outros bate-voltas de trem-bala, vai depender do bate-volta específico. Abraço.

  34. Avatar

    Olá! Como eu faço para fazer um pit-stop em Zaragoza entre Madri e Barcelona? Eu compro uma passagem só e desço na estação de Zaragoza para passar o dia e depois pego outro trem para continuar ou preciso comprar passagens separadas para cada trecho?

  35. Avatar

    Olá Tony e Cecilia
    Como estão? Um maravilhoso Ano pra vcs!
    Estou programando nova viagem a Espanha e claro aproveitando
    todas as dicas de vcs! Estaremos incluindo desta vez alguns bate-volta
    saindo de Barcelona. Ao pesquisar as passagens de trem fiquei com
    uma dúvida. De Barcelona para Tarragona os trens são Targo e Euromed…
    Será que fiz as pesquisas corretamente? Vcs não mencionam neste tópico
    essas operadoras.
    Obrigada
    Abç Denise

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Denise, um ótimo 2019 para você também! Seja muito bem-vinda ao Espanha Total! Tarragona é uma cidade tão legal! Não falamos sobre o Talgo ou o Euromed no presente texto porque eles são trens convencionais, não são tipos de trem-bala. No texto como chegar em Tarragona do passaporteBCN (que forma parte do nosso extenso dossiê sobre Tarragona) damos o mapa da mina para saber como fazer o percurso Barcelona-Tarragona. Aliás, você não precisa ir nem de Talgo nem de Euromed, pode pegar um trem ainda mais normalzinho (e mais econômico também). Se tiver novas dúvidas sobre o assunto, aproveite o texto do passaporteBCN para deixar sua consulta. Abraço!

  36. Avatar

    Bom dia, Tony e Cecilia. Inicialmente quero agradecer a vocês pelo excelente site e também pelos guias. Estão sendo muito úteis para a organização da viagem que farei com minha esposa à Espanha agora em março. Estou com duas dúvidas sobre uma passagem de trem. Entre Sevilha e Valência. Pelo site da Trainline existe a opção ter trem bala com transbordo em Madri e outra com o Talgo, sem troca de trens. Apesar de não ser um trem bala, é tranquilo viajar de Talgo? A outra é que existe uma opção de passagem que aparece pelo site da Renfe e não aparece no Trainline. Seria uma passagem AVE-AVCity, com transbordo em Córdoba, só que não consigo comprar essa passagem pelo site e, no app da Renfe, aparece uma mensagem para comprar na própria estação de trem. Vocês já viram esse tipo de passagem? Não me parece seguro deixar para comprar-las já na Espanha, sob risco de esgotarem ou aumentarem muito de preço. Tem como dar uma esclarecida nessa situação para aliviar minha angústia?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Roberto, seja bem-vindo ao Espanha Total, muito obrigado pelas suas palavras. O Talgo é um trem mais lento que o AVE, e de um nível de conforto inferior. Por isso você vai ver que o preço é bem mais barato e as horas de viagem bem mais longas. Você economiza na passagem em troca do seu valioso tempo. As esquisitices da RENFE são inúmeras. Apresentar uma passagem que não pode ser comprada online é uma delas. Tome cuidado, pode ser que indo na bilheteria (o que você já sabe que não indicamos), você descubra que a passagem não está disponível para venda. Também poderia ser uma boa ideia reavaliar seu roteiro para ver se realmente é necessário fazer Sevilha > Valência. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *