Menu

Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha

dirigir na Espanha

No texto como se locomover: de carro avaliamos os prós e os contras de usar o automóvel como forma de se deslocar pela Espanha. Para você que já tomou a decisão de dirigir na Espanha, preparamos um detalhado dossiê com dicas para aproveitar ao máximo seu tempo atrás do volante.

Já viajamos muito de carro pela Espanha e agora queremos compartilhar com você a experiência acumulada em muitas horas percorrendo a Espanha pelas suas estradas.

coche nieve

Veja no seguinte índice a lista de textos que já publicamos sobre dirigir na Espanha:

Confira os melhores preços

Somos parceiros da rentalcars.com, o maior comparador de ofertas de aluguel de carros do mundo. A rentalcars.com pertence ao mesmo grupo do Booking, a maior página de reservas de hospedagem. A rentalcars. com trabalha com os principais fornecedores, oferecendo ótimos preços em todos os tipos de carros, incluindo carros de luxo, vans, minivans e carros automáticos. Com uma central de atendimento multilingue, aberta 7 dias por semana, permite localizar os melhores preços de aluguel de carro sempre que quiser e onde quer que você esteja indo.

Publicamos um texto detalhado explicando como alugar um carro no rentalcars.com, passo a passo. Aproveite para consultar preços no seguinte buscador da rentalcars.com!

42 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha”

  1. Pingback: La Molina: esqui perto de Barcelona | passaporte BCN

  2. Avatar

    Bom dia Tony,
    Aluguei um
    Carro em uma grande locadora em Madri, hoje recebi um e mail que levadinha multa no valor de cem euros e tenhonuma taxa de administração para pagar a locadora.
    Minha dúvida é, como fazer o pagamento dessa multa? Nesse e mail existi um documento anexado com um carimbo escrito “documento não válido para pagamento”
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Carina, o email da locadora não fala em como deverá ser feito o pagamento da multa? O habitual é que eles debitem o valor da multa + taxa de administraação no cartão de crédito usado para pagar a locação. Abraço.

  3. Avatar

    Boa tarde!
    Estou indo para Andaluzia e quero conhecer dirigindo. Qual o melhor carro para alugar na Espanha?
    Me disseram que as ruas são pequenas e estreitas. Estarei com uma mala grande e uma média.
    Pergunto devido a sua experiência.
    Obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Nelma, a definição de “melhor” carro vai depender da pessoa, gostos, preferências, orçamento. Para alguns pode ser um carro compacto, para outros uma luxuosa Mercedes. Mas qualquer carro é bom. Só você sabe quais são suas necessidades. Com sua bagagem, é bem possível que um carro pequeno seja suficiente. Na Espanha, como no Brasil, há ruas pequenas e estreitas e também avenidas enormes e largas. É verdade que nas cidadezinhas e vilarejos da Andaluzia as ruas costumam ser estreitas, mas, de qualquer jeito, você não vai querer circular por elas de carro. Nas cidades você vai procurar um estacionamento para o carro e fazer suas visitas a pé. O carro é usado para se deslocar entre as cidades e conhecer lugares menores ao longo do caminho. Abraço.

    1. Avatar

      A Espanha é o segundo país do mundo que recebe mais turistas. Todas as cidades e vilarejos turísticos contam com inúmeras opções de hospedagem. Por gentileza, deixe suas consultas em textos relacionados com o assunto delas.

    1. Avatar

      Edmar, cada locadora exige uma idade mínima, que é definida pela companhia de seguros com a qual cada uma delas trabalha. A RentalCars não é uma locadora, ela reserva o carro para você com a locadora da sua escolha, que é a que define as exigências para alugar um carro. Veja o texto carteira de motorista para dirigir na Espanha.
      E sim, indicamos muito um carro para visitar Ibiza. Veja toda a informação que temos sobre a ilha no texto Ibiza. Abraço.

  4. Avatar

    Bom dia…Gostaria de um esclarecimento sobre os pedágios na espanha! Não há muito na Internet sobre isso. Pelo que vi, há um tipo de pedagio que sequer há um atentente. Gostaria de um esclarecimento. Obrigado.

    1. Avatar

      Pércio, nos pedágios com várias cabines sempre há uma com um atendente. Nos pedágios menores, as cabines aceitam pagamento em moedas ou cartão de crédito. Sempre existe um telefone de atendimento. Na primeira cancela de pedágio que você encontrar, deve retirar o tíquete emitido pela máquina e guardá-lo bem. Esse tíquete será necessário, mais para frente, para realizar o pagamento correspondente ao percurso realizado. Abraço.

  5. Avatar

    Tony, nos também vamos à Portugal. Existem pedágios que não tem cabines. Vc tem conhecimento de como faço pra pagar isso, será que a locadora tem algum procedimento pra isso? Mais uma dúvida. Eu realmente não preciso de habilitação internacional? A nossa serve? Muito obrigado pelas dicas.

    1. Avatar

      Pércio, o Espanha Total é um site dedicado a informar sobre a Espanha. Para dúvidas sobre Portugal, você vai ter que consultar um site especializado naquele país. Portugal introduziu um sistema de pagamento eletrônico de pedágios, é bom estar bem informado para não acabar gerando multas ou pagamentos indevidos. Sua dúvida sobre a habilitação está respondida no texto carteira de motorista para dirigir na Espanha. Abraço.

  6. Avatar

    Olá, Tony! Dentro de um passeio pela Andaluzia, quero ir de carro Málaga até Granada. No google a opção fornecida é pela A-92. No entanto, desejo ir pela A-7 e A-44. É uma boa?

  7. Avatar

    Tony, estaremos em Madri e viajando por diversos lugares de carro. Nossa carta de habilitação é dos EUA, voce sabe se ela partcipa do PID? e tambem qual é o melhor guia seu para comprarmos

    1. Avatar

      Rossil, tire a PID, mesmo que a locadora não a exija, a policia pode querer vê-la. Pode ver todos nossos guias aqui. A escolha dos guias vai depender das cidades visitadas na sua viagem. Abraço.

  8. Avatar

    Boa noite, Tony. Pretendo ir de Madri, via Mérida e Badajoz, até Lisboa. Não consigo selecionar veículo disponível no rentalcars… além disso, sabe se há pedágios nesse trajeto (E-90)?

    1. Avatar

      Bom dia, Robson. Pois é, não é possível reservar um aluguel entre a Espanha e Portugal através do rentalcars.com. Tente diretamente no site das locadoras. Nesse percuro não há pedágios na Espanha. Há um ano não existiam pedágios entre Badajoz e Lisboa, mas confira duplamente que a situação não tenha mudado recentemente. Cobrança de pedágios em Portugal é um assunto complicado, porque é feita de forma eletrônica.

  9. Avatar
    CARLOS GALINDO AUGUSTO PACHECO

    Olá,
    Estou em sinuca em relação a PID.
    Aluguei um carro na Ok Rent a Car através da RentalCars e nos termos e condições diz que tenho que apresentar PID pois não pertenço a algum pais da UE.
    Como não tenho mais tempo hábil de solicitar essa Permissão aqui no Brasil, enviei um e-mail para a própria Ok Rent a Car e a resposta foi que a PID não seria necessária para retirar o veículo na locadora.
    Fico receoso se terei algum problema na hora de pegar o carro, pois são duas informações conflitantes. A RentalCars diz que preciso e a Ok Rent a Car diz que não.
    Em quem confiar ou seguir?
    O que vcs recomendam?
    Cancelar a reserva e não usar carro na viagem ou não cancelar e arriscar.
    Grato,

    1. Avatar

      Prezado Carlos, se a locadora informou que não precisa do PID, não se preocupe, é a posição dela que conta. A Rentalcars unicamente intermedia a reserva. Imprima a resposta recebida da locadora e leve consigo. Abraço.

  10. Avatar

    Preciso alugar por 20 dias, um carro em Madri ,porque pretendo conhecer a Espanha e Portugal. Devolverei o carro no mesmo local. Gostaria de condutor adicional e carro compacto, já que vou com pouca bagagem. Há necessidade de seguro para transitar pelos dois países ? Meu marido tem cidadania portuguesa. Isso facilita?

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      O seguro básico é obrigatório, e independe da nacionalidade do motorista. Você deve indicar no momento de alugar o carro que está pensando em conduzí-lo também em Portugal. Deve se informar também sobre a cobrança eletrônica de pedágios em Portugal.

  11. Avatar

    Bom dia,
    Estou tentando alugar um carro para um sábado em barcelona, nos sites de reserva eu consigo reservar para retirar no centro da cidade mas nos sites próprios da empresa dizem que a loja estará fechada no dia… e agora fecha ou não??

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Manoela, cada locadora é uma empresa diferente, com suas próprias regras. Para poder dar uma resposta precisariamos saber de qual locadora estamos falando.

  12. Avatar

    Olá Tony,

    Vamos fazer o percurso Sevilha a Ronda de carro no dia 25/12 com pernoite em Ronda e depois vamos seguir para Granada. E estamos com algumas dúvidas:
    1) Podemos utilizar apenas o google maps do celular ou indica GPS?
    2) Entre Sevilha e Ronda gostariamos de parar em Zahara de la Sierra e entre Ronda e Granada paraRmos em Antequera. Acha possível? Lembrando que estaremos com malas no carro e isso é uma preocupação do ponto de vista de segurança. Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Roberta. Pode usar o Google Maps, o GPS não é imprescindível. Faça o download prévio dos mapas, sendo que em pontos da serra pode não ter cobertura. Parar em Zahara é fácil, já parar em Antequera seria uma possibilidade para quem está fazendo um roteiro de 30 dias pela Andaluzia e tem muito tempo sobrando. Caso contrário, seguiriamos rumo a Granada direto. Indicamos a leitura atenta do texto roteiro de carro pelos Pueblos Blancos, é imprescindível conferir a previsão do tempo sendo que pode ter neve ou gelo na estrada. Abraço.

  13. Avatar

    Olá Tony, Obrigada pela resposta. Estou lendo os seus guias e com cetz foi um excelente investimento. Já optamos por seguir diretos para Granada. Com relação a Zahara de la sierra minha a preocupação com a parada entre as cidades é a segurança das malas estaremos viajendo no dia 25/12 e acredito que é um dia parada… Há estacionamentos pagos seguros?
    Com relação a previsão de chuva ou neve orienta o aluguel de carro com alguma especificação para maior segurança ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Roberta. Zahara de la sierra é um vilarejo minúsculo (conta com 1.400 habitantes!), não há estacionamentos, você vai ter que deixar o carro na rua. O principal problema com o mal tempo é o gelo, que torna a condução altamente perigosa. As locadoras não costumam alugar os carros com correntes para neve, e se você nunca usou nada parecido, não vai ser fácil se entender com elas. Vai ser preciso ficar atenta à previsão do tempo e, se for de temporal de neve, a recomendação é mudar o roteiro. Abraço.

      1. Avatar

        Pegando carona. Não se usa pneus de neve na Espanha? São aqueles com umas cabecinhas de prego para não escorregar no gelo.
        As correntes são obrigatórias no veiculo, mesmo sem precisar usá-las?
        Vou ter um carro alugado entre 18 de março e 17 de abril. Certamente irei circular por Andorra e Pireneus, talvez uma visita a La Molina.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Roberto. Vamos por partes. Os “neumáticos de inverno” não são muito comuns na Espanha, apesar de que estão ficando cada vez mais populares, especialmente em regiões onde a neve é frequente (meu irmão coloca pneus de inverno no carro dele). Mas vai ser muito difícil encontrar uma locadora que ofereça carros com pneus de inverno, e a que o fizer, unicamente nos modelos de carro mais caros. Só por curiosidade, já dirigi no inverno (e na neve) na Islândia e nas Rochosas no Canadá. Na Islândia todos os carros, até os mais básicos, são equipados com pneus de inverno. Já em Alberta, no Canadá, os pneus de neve são oferecidos unicamente nos carros mais caros.
          O código de trânsito espanhol não estabelece a obrigatoriedade de levar correntes no carro, você nunca será multado pela falta delas. Agora, se você dirigir na neve sem correntes (ou pneus de inverno) aí, sim, poderá ser multado.
          No final de março não é habitual registrar grandes nevadas nas estradas. Mas com a mudança climática, é cada vez mais difícil fazer previsões. Este ano caiu muitíssima neve no começo de novembro, tanto que, pela primeira vez na história, três estações de esqui abriram as portas no 1 de novembro, quando o habitual é fazé-lo no começo de dezembro. Porém, na segunda metade de novembro, em dezembro, e na primeira metade de janeiro, caiu muito pouca neve, o que limitou a atividade das estações de esqui. Agora no final de janeiro voltaram os temporais de neve. Então, não é provável ter um temporal de neve no final de março, mas não pode ser descartado. Abraço.

          1. Avatar

            Obrigado Tony!
            A europacar tem apenas a corrente para oferecer. Acho prudente pedir uma. Mas se precisar vai ser um problema pois não sei se conseguirei coloca-la corretamente e não perde-la nos primeiros quilômetros.
            Tenho experiência com pneus de neve pois passei 4 invernos inteiros de minha vida na Suécia mas nunca usei correntes.
            Obrigado de novo pelos esclarecimentos e mais uma vez parabéns pela alta qualidade do seu site,

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Roberto, tem muita, muitíssima gente, que se atrapalha na hora de colocar as correntes, especialmente quando é a primeira vez. Além da complexidade da colocação, a operação costuma ser feita em condições climatológicas muito desfavoráveis. Por isso, se você antecipar a necessidade de colocação de correntes, faça um test em um lugar seco. Abraço.

  14. Avatar

    Olá! Estou indo para Madri agora em novembro e chegando lá, alugaremos um carro e vamos para Porto. Gostaria de indicações, lugares que vale a pena parar para conhecer no roteiro. E depois de uns dias lá, vamos para Lisboa. Depois voltamos para Madri de carro. Se poder dar dicas, agradeço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Fran, o dia da semana é indiferente, deve ter muitos turistas durante o período todo. Se possível, escolha um dia com uma boa previsão do tempo. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima