de carro

coche alquilado

Viajar de carro na Espanha pode ser uma ótima escolha, mas veja nossas indicações.

O carro é uma ótima opção:

  • quando o deslocamento é parte fundamental da viagem. Por exemplo, alugar um carro para percorrer o interior de Castela, o norte da Espanha, os vilarejos da Andaluzia, as montanhas dos Pireneus.
  • nas Ilhas Baleares e nas Ilhas Canárias, onde o transporte público não é grande coisa, poder contar com um carro é essencial para maxinizar o tempo nos deslocamentos.

O carro não é uma boa opção:

  • para os destinos urbanos da Espanha. Em geral, o transporte público dentro das cidades é muito bom, o trânsito é pesado e estacionar é bastante complicado.
  • quando o propósito é chegar de A a B. Se você está querendo viajar direto de Madri a Barcelona, é muito mais rápido e econômico fazé-lo de de trem-bala que de carro.

coche extremadura

Não perca nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha, incluindo:

49 pensamentos sobre “de carro”

  1. Excelente informacoes!
    Para viagem de carro, tem algum procedimento diferente para locacao quando quiser dar uma passada em Portugal, por exemplo? Tem alguma cia especifica de locacao indicada com bons precos?

    1. Prezado Celso, você precisa conferir com a locadora que escolher se ela permite que o carro alugado na Espanha seja levado para Portugal. Precisa tomar especial cuidado com o novo sistema de cobrança de pedágios nas rodovias portuguesas, que é bastante confuso. Logo vamos publicar um texto com dicas para quem vai alugar um carro na Espanha. Já alugamos com todas as grandes locadoras, sempre sem problemas. Abraço.

  2. Estou indo uma segunda vez a Madri. Estou querendo ir a Avila e Toledo de carro e no mesmo dia. Saindo cedinho de Madri, tipo 7 horas da manhã, você acha viável ir a Toledo, ficar por lá entre 8:00 e 11:30, em seguida partir para Ávila, ficar lá de 13:30 e 17:00? Já dirigi pela Europa algumas vezes (Itália, Portugal, Alemanha, Holanda e Bélgica) e tenho um ritmo de viagem um pouco acelerado, é meu estilo mesmo.

    1. Prezado Fabio. Através do trabalho que realizamos aqui, no passaporte BCN e outros sites de viagens tentamos transmitir uma visão das viagens onde as pessoas priorizem a qualidade sobre a quantidade. Para a gente, não dedicar ao menos um dia completo para Toledo não faz sentido. Ávila poderia até ser visitada em meio dia de forma acelerada. Já as duas cidades no mesmo dia, não é um programa que sequer contemplemos. Como também não entenderíamos entrar no Museu del Prado para estar 5 minutos dentro ou voar até Fernando de Noronha para pegar o voo de volta no mesmo dia. Por isso não temos como dar orientações sobre um programa de viagem que achamos incompatível com uma forma sustentável de viajar que tentamos transmitir aqui no site.
      Porém, acreditamos que cada um é dono do seu tempo e do seu dinheiro e faz com eles o que acha melhor para si. Em termos de tiempo de viagem, se não houver nenhum congestionamento importante em Madri, é possível dirigir entre ambas as cidades em um mesmo dia. Abraço.

  3. Colega, o que você acha mais econômico ir de trem de Valencia a Barcelona ou alugar um carro? Quanto custa um tanque cheio na Espanha? è possível locar um carro em Valencia e deixa-lo em Barcelona? Abraços

    1. Prezado Alfredo, pode ler aqui as diferentes opções para viajar de Valência a Barcelona que poderá ajudar nos seus cálculos. É impossível responder sua consulta sobre o custo do tanque cheio, pois dependerá do modelo do carro e do combustível utilizado. O litro de diésel está saindo por volta de 1€, mas esse valor está mudando constantemente. Pode alugar o carro em Valência e retorná-lo em Barcelona sem problemas. A maioria das locadoras cobra um adicional para fazer isso. Abraço.

  4. Olá Tony. Eu aluguei um veículo em Barcelona pelo site Rentalcars.com e o único contato com a locadora é por telefone, tenho reserva com a locadora Inter Rent (www.interrent.com), você saberia algum outro meio de contato com a loja pois quero confirmar se preciso ter a CNH internacional ou a brasileira é válida pois na reserva não está bem claro esta informação.
    Obrigado desde já.

    1. Olá de novo, Rodrigo, já ligamos várias vezes para o telefone da agência em Barcelona, mas nunca atendem. Em caso de dúvida, tire a CNH Internacional ou procure uma locadora que facilite o esclarecimento da sua dúvida. Abraço.

  5. Oi Tony,

    Estava pensando ao inves de ir de trem Barcelona Valencia Madrid , alugar um carro no ultimo dia de Barceona , passar 2 dias em Valencia e seguir para Madrid devolvendo o carro na chegada , Ja que em Madrid nao preciso de carro. A questao vale a pena dirigir ? Eu adoro ir vendo a paisagem e parando no caminho.

    1. Só você pode avaliar se vale a pena dirigir, sendo que é uma questão muito pessoal. Agora, se o carro for simplesmente para ir de A a B, o trem seria uma opção muito melhor. As “autovias” espanholas não atravessam nenhum vilarejo no caminho é a paisagem acaba sendo entediante. Se você for planejar uma viagem entre A e B com múltiplas visitas no caminho, aí sim, o carro alugado faz sentido. Lembr-see que em Valência terá que pagar por um estacionamento durante sua estadia na cidade, sendo que o carro não vai ter muita utilidade. Abraço.

  6. Olá Tony!
    Tenho acompanhado seu blog pois vou com meu marido a Espanha em Janeiro e suas dicas tem sindo preciosas em nosso planejamento!

    Vamos visitar algumas cidades da Andaluzia saindo e voltando para Sevilha, então pergunto: Adoramos fazer viagens de moto e cogitamos, mesmo sendo inverno, em alugar uma moto e não um carro para esses trajetos….vamos passar por Córdoba, Granada depois seguir para Ronda, você acha que corremos o risco de pegar muito frio? Neve?
    Já estivemos em Portugal nesta mesma época do ano e até alugamos moto por lá, pegando dias bem agradáveis de sol com temperaturas na casa dos 16 graus durante o dia. Também já estivemos no inverno Alemão, Holandês…mas nesses é claro não usamos moto, comento apenas para ilustrar nossa experiência com o frio!
    Enfim, você considera alugar uma moto em janeiro na Andaluzia uma furada ou não por conta do clima?

    Muitíssimo obrigada!

    1. Prezada Ana, seja bem-vinda ao Espanha Total. Olha, no inverno pode fazer bastante frio na Andaluzia, não é à toa que há uma grande estação de esqui próxima de Granada. Esse frio pode chegar próximo de zero grau na região de Ronda e também na região de Granada. Eventualmente pode nevar, especialmente nas cidades situadas em pontos mais elevados. Agora, também pode dar dias muito agradáveis. É impossível saber como será o próximo inverno. Mas existe o risco de encontrar com bastante frio, sim. Abraço.

  7. Tony ola tudo bem?
    vou viajar de lua de mel em agosto do ano que vem para espanha, pensamos em fazer madri – barcelona -valencia – bernidom – granada – gibraltar – cadiz – alvarve – lisboa
    pensamos em alugar carro, o que acha?
    talvez seja melhor pegar um trem bala de madri ate barcelona e alugar carro em barcelona para seguir viagem.
    o que mais recomenda ?

    1. Prezada Carol, como indicado no texto acima, o carro não é uma boa ideia para os destinos urbanos. Por isso faríamos a parte Madri-Barcelona-Valência da sua viagem utilizanndo trem e só alugaríamos o carro na saída de Valência. Se você quiser ajuda para otimizar seu roteiro, aproveite para perguntar aqui. Não esqueça de informar a quantidade de dias que pretende dedicar à viagem. Lembramos que agosto é temporada altíssima na Espanha, com os preços mais caros do ano (é como janeiro no Brasil). Abraço.

  8. Oi Tony, boa tarde! Gostaria de saber quanto ao combustível a escolher qual é a melhor opção, gasolina ou diesel? O carro que estou escolhendo é um Polo. E tem estas 2 opções. Aí na Europa o diesel compensa, fica mais em conta que a gasolina? É mais econômico? Obrigada

  9. Tony, bom dia! Suas informações estão sendo muito úteis. Vc sabe me dizer sobre o preço dos pegádios, se a cobrança é pelo percurso percorrido ou é como no Brasil, vc paga um valor, mesmo se andar pouco na estrada. E vc teria idéia de quanto mais ou menos eu pagaria de pedágio no trajeto dos pueblos blancos? Só uma idéia do valor . Obrigada

  10. Olá Tony,
    Vamos alugar um carro para duas pessoas (2 malas grandes + 1 pequena).
    Os veículos econômicos indicam capacidade para 1 mala grande.
    Na Espanha tem restrição na legislação de trânsito em carregar mala ou volumes no banco traseiro?
    Obrigado.

    1. Olá, Rodrigo. Não existe nenhuma restrição na legislação que impeça o transporte de uma mala no banco traseiro. Agora, com uma mala no banco traseiro, você não vai poder estacionar o carro em lugar nenhum, o risco de arrombamento é gigantesco, mesmo em um estacionamento pago. Abraço.

  11. Oi Tony, bom dia!
    Vou para a Espanha em Setembro, e seu blog tem ajudado muito para organizar minha viagem.
    Estou tentando alugar um carro em Sevilha para fazer a rota dos Pueblos Blancos, e estou insegura quanto a esse aluguel, principalmente sobre o seguro. Muitas pessoas dizem para tomar muito cuidado, porque as locadoras de automóveis, nos oferecem uma coisa no site e quando chegamos lá não tem nada do que ofereceram, e que na verdade acabam cobrando várias taxas que não vemos no contrato. Você poderia ajudar-me a entender melhor o processo? O que significa exatamente isso que está escrito ai abaixo? Isso que dizer que no valor do aluguel do carro isso está incluído?

    “Nós oferecemos GRATUITAMENTE:
    Cancelamento Alterações Proteção de Roubo Cobertura de Danos de Colisão”.

    Nunca aluguei um carro e tenho medo de fazer a coisa errada.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Abraços

    1. Prezada Suely, seja bem-vinda ao Espanha Total. O primeiro passo você já deu, que é se preocupar por entender as regras do aluguel de carros. Imaginamos que você já tenha visto nossos textos dicas para alugar um carro na Espanha e como alugar um carro no rentalcars.com, passo a passo. Neste último texto explicamos com detalhe como completar o aluguel e entender as regras. Muitas pessoas reclamam porque não leram com atenção as condições do aluguel. O texto que você colou significa isso que você entendeu, as coberturas indicadas estão incluídas no aluguel do carro. Mas leia sempre a letra miúda para entender todas as regras do aluguel na locadora da sua escolha. Abraço.

  12. Olá Tony,
    Estou adorando seu blog. Eu e meu marido viajaremos para a Espanha em outubro e estamos com algumas dúvidas.
    Queremos fazer múltiplos destinos: Barcelona, Valência, Granada, Málaga, Sevilha, Córdoba e Madri. Para este roteiro temos 20 dias. O que você acha que é melhor fazer? Carro é uma boa opção? Quantos dias são interessantes em cada lugar? Obrigada por dividir seu conhecimento

    1. Prezada Maria Claudia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Como explicado no texto acima, se o foco da sua viagem for percorrer cidades, o carro não é uma boa escolha. Se você quiser ajudar com a elaboração do seu roteiro, aproveite para perguntar aqui, no texto onde respondemos consultas específicas sobre roteiros. Abraço.

  13. Tony vi que a PID, apesar de não exigida pelo governo espanhol por acordo com o Brasil, é exigida por algumas locadoras. Então estou achando melhor adquiri-la, apesar do custo. Uma outra coisa que me preocupa é o quanto gastarei, por exemplo, com estacionamento para pernoite do carro. As cidades que provavelmente irei pernoitar serão Segovia, Avila, Salamanca, Cuenca. Estou com a idéia do carro na cabeça porque vi que muitos lugares que gostaria de visitar, como as ruínas romanas na região de Cuenca (Valeria e Segóbriga), ou castelos, às vezes não ficam próximos das cidades, e então a opção seria ir de táxi ou por agência, o que talvez, para duas pessoas, seja mais caro que a diária do carro. Talvez faça um mix carro-ônibus. O que você acha?

    1. Carlos, o carro alugado, para o uso que você está querendo dar, é perfeito. Acaba sendo um mico nas grandes cidades, mas nas cidades menores é uma boa opção, ainda mais quando você está querendo ir até lugares que ficam fora de mão ou não são servidos pelo transporte público. Uma boa ideia seria concentrar as cidades maiores no final do roteiro (Ávila, Segóvia e Salamanca), retornando o carro antes de começar a visitá-las. Abraço.

  14. Olá Tony
    Como falei na página sobre aluguéis de carro estou com dificuldade de alugar um carro por falta da PID. Poderia me sugerir qual seria a melhor forma, rápida e mais barata para ir de Algeciras a Malaga num sábado de tarde? Quanto um táxi cobraria o trajeto?

  15. Tony, mais uma pergunta. Acabei decidindo por alugar o carro e fazer a PID. Em 5 dias fica pronta e paguei apenas uma taxa de R$ 56,00 no CFC.
    A minha dúvida agora é sobre segurança. Ouvi muitos comentários sobre roubo de malas nos carros alugados, mesmo quando os deixamos num estacionamento pago. Como estaremos visitando diversas cidades na Andaluzia, em mutos pontos turísticos nossa bagagem ficará no carro. Podem me orientar sobre cuidados que devo ter para isso não acontecer conosco?

    1. Josita, realmente, o arrombamento do carro é um problema, e não existe uma solução mágica que garanta segurança absoluta. O que costumamos fazer:
      – nunca abrir o porta-malas no momento de estacionar.
      – nunca deixar nada dentro do carro que indique que somos turistas a passeio.
      – se possível, estacionar dentro de um estacionamento, encostando a abertura do porta-malas contra alguma parede para dificultar que possa ser arrombado.
      Abraço.

  16. Por favor , vou a Formentera 02 dias e estou de carro alugado , é possiel deixar o carro proximo a estação de Ferry sem precisar pagar ? e se tiver que deixar em um estacionamento quanto custa a diaria ?

    Muitissimo obrigado pela informação
    Abraço

    Rogerio

    1. Rogerio, há um estacionamento pago muito grande próximo do porto de Ibiza (aqui). Não contamos com informação atualizada dos valores. Por gentileza, deixe qualquer consulta futura sobre o assunto nos textos dedicados a Ibiza ou Formentera. Muito obrigado. Abraço.

  17. Gostaria de uma informação por gentileza. Estou indo para Espanha e alugarei um carro e estaremos em 4 pessoas. Gostaria de saber o seguinte: sairemos de Sevilla rumo a Madrid e vamos aproveitar a parar em Toledo. Já conhecemos Toledo, portanto faremos uma parada rápida somente para ir a Catedral e fazer uma compras. Estaremos com o carro cheio de malas. Sei que em Toledo têm estacionamentos. Você acha perigoso parar o carro no estacionamento estando com malas? Estaremos com uma BMW X4. Sei de vários relatos que roubam malas que ficam nos carros. Por isso estou com medo. Já fiz passeio com malas no carro na Alemanha, Italia, Portugal, Austria, França e outros países. Mas já vi que na Espanha estes casos de roubos de malas são frequentes. O que aconselham?
    Aguardo retorno. Obrigada. Renata.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Renata. Carro carregado com malas é um problema mesmo, há quadrilhas especializadas em arrombar tais carros. É muito importante não deixar nada no carro que indique que pode estar carregado, e também não abrir o porta-malas no momento de estacionar. Se possível, escolham uma vaga de estacionamento onde dê para encostar o porta-malas contra a parede, dificultando sua abertura e evitem abrir o porta-malas dentro do estacioamento, para retirar ou deixar qualquer coisa. Abraço.

  18. Olá! Como são as estradas ao norte de Madri (Segóvia, Salamanca, Ávila…) no inverno? Pretendo ir no final de dezembro e nunca dirigi na neve… As estradas ficam perigosas? Obrigada!

    1. Olá, Renata, as estradas são boas, mas é inverno e pode cair neve. Há duas semanas houve uma nevada muito intensa e milhares de motoristas ficaram presos em uma rodovia pedagiada por até 18 horas, foi tão grande a quantidade de neve que caiu que as autoridades não conseguiram limpar e liberar a estrafa mais rapidamente.

  19. tony, bom dia! parabéns pelo nível de detalhamento de sua página. Estou indo para Madri neste final de semana. Aluguei um carro (4 pessoas), mas vi que vou ter problema para estacionar (ficarei no entorno da Plaza Mayor). Sabe se tem algum tipo de cartão para pagar antecipado 3 dias? obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Cesar, por gentileza, não deixe suas consultas tão em cima da sua viagem, não conseguimos respondê-las com a rapidez que você demanda. Você já deve ter descoberto a resposta à sua dúvida, estando disposto a pagar, há estacionamentos na região central de Madri. Mas carro nas grandes cidades da Espanha costuma ser um grande mico.

  20. Olá Tony.
    Tenho uma dúvida a respeito de locomoção com carros na Espanha: Existe algum tipo de “zona” limite de tráfego de veículos em alguma cidade da Andaluzia (Ex: Sevilha, Córdoba e Granada)?
    Estou perguntando, pois já estive na Itália, aonde existem algumas cidades que possuem os chamados ZTLs, que são “zonas”, principalmente o centro histórico das cidades, aonde não é permitido ingressar com carros que não sejam cadastrados, sujeitos a pesada multa.

    Na Espanha existe algo parecido ou não preciso me preocupar quanto a este assunto?

    Desde já obrigado

  21. Olá Tony, boa noite.
    Vamos fazer o passeio no Caminito Del Rey entre Ronda e Granada. Minha dúvida é escolher a estrada para ir para Granada a partir de El Choro, pois no google maps aparecem 3 opções, sendo que a mais curta tá com previsão de maior tempo.
    Terminaremos o passeio as 7 da noite em junho.
    Você sabe me informar se é melhor ir pela A-357 e A-92 (135 km, 1h40min) ou pela MA 4401 e A-92M e A-92 (com 121 km, 1h58min)?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *