Ideias de roteiros pela Espanha

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

Nem todas as pessoas gostam de esquentar a cabeça elaborando roteiros. Para elas estamos apresentando uma lista de roteiros prontos.

Você é livre de adoptar os roteiros, tal qual, seguindo à risca nossas indicações, ou de adaptar os roteiros, usando eles como inspiração mas modificando eles segundo suas necessidades e interesses.

O texto como elaborar seu roteiro contém muitas dicas para ajudar você na tarefa.

Roteiros de 5 dias

roteiro 8 | Ávila, Segóvia e Salamanca.

Roteiros de 7 dias

roteiro 1 | Madri, Zaragoza e Barcelona.
roteiro 2 | Madri, Sevilha e Granada.
roteiro 3 | Barcelona, Zaragoza e Valência.
roteiro 11 | Andaluzia de trem.

Roteiros de 10 dias

roteiro 4 | Barcelona, Madri, Valência e Zaragoza.
roteiro 5 | Madri, Sevilha, Córdoba, Granada.
roteiro 6 | Barcelona, Madri, Sevilha e Zaragoza.
roteiro 7 | Andaluzia.

Roteiros de 15 dias

roteiro 9 | Grandes cidades da Espanha.
roteiro 10 | Andaluzia, Barcelona e Madri.

Roteiros de 20 dias

roteiro 12 | Andaluzia e as grandes cidades da Espanha.

426 comentários em “Ideias de roteiros pela Espanha”

  1. Avatar

    Estamos na dúvida se de Sevilla partimos para outra cidade pela Espanha mesmo ou iríamos para a itália logo, já que o vôo de volta para o Brasil parte de Roma. Você sugere alguma outra cidade na espanha para conhecermos? E sobre a itália?

    1. Avatar

      Ursulino, acho que chegou um ponto no qual, para poder ajudar você melhor, precisariamos saber com precisão com quantos dias vocês contam para a parte espanhola da sua viagem, e quais são os lugares que vocês querem visitar sim ou sim. O Espanha Total é um site dedicado à Espanha, não temos os recursos como para dar orientações sobre a Itália. Abraço.

  2. Avatar

    Estamos trabalhando com 02 opções, Tony:
    08 – chegada em Palma as 17
    09 – palma
    10 – palma
    11 – palma
    12 – palma
    13 – ida de palma para sevilla as 12:50
    14 – sevilla
    15 – sevilla
    16 – sevilla
    17 – sevilla para florenca as 09:35

    ou

    08 – chegada em Palma as 17
    09 – palma
    10 – palma
    11 – palma
    12 – ida de palma para sevilla as 07 da manha
    13 – sevilla
    14 – sevilla
    15 – sevilla para florenca as 12:00

    Qual das opções você acha que seria melhor!? Estamos pensando mais na opção 01, porém estou achando muitos dias em palma, já que não teremos um clima muito bom para a praia e também ficaria meio apertado para conhecer ibiza ou menorca. Tenho um pouco de medo de ficar “preso” em palma por todo esse tempo, sem clima agradavel etc.

    1. Avatar

      Prezado Ursulino, acho que não fomos o suficientemente enfáticos sobre o clima em Mallorca em novembro. Não é que o tempo não esteja muito bom para a praia, é que se houver uma frente fria sobre a região as temperaturas mínimas podem ficar próximas dos 10 graus. Por isso, com dois dias para Palma de Mallorca deveria ser suficiente. Os dias restantes podem ser aproveitados para visitar outras duas grandes cidades da Andaluzia, Córdoba e Granada, com fácil transporte saindo de Sevilha. Podem tomar como base para essa parte da sua viagem nosso roteiro Andaluzia de trem. Abraço.

  3. Avatar

    Olá Tony, estou com um roteiro agora para o mês de maio, algumas agências estão me incentivando, porém uma outra opinou como um roteiro cansativo. Vamos lá, gostaria muito da sua opinião.
    02 dias Madri
    02 dias Lisboa
    02 dias Porto
    02 dias Barcelona
    Volto para Madri, pois meu vôo de retorno parte de lá também.
    Todo o deslocamento entre cidades com passe de trem.
    Sei que está bem em cima da hora, mas estou aberto para sugestões de cortes e (ou) substituições.
    Abraço, e parabéns pelo trabalho.

    1. Avatar

      Prezado Felipe, sua proposta de roteiro entra diretamente na categoria de maraturismo mais extremo. Indicamos um mínimo de três completos para Madri e três dias para Barcelona, unicamente para ter um contato inicial com a cidade, e sem realizar nenhum bate-volta. Nossa orientação seria que você esquecesse de Portugal e focasse exclusivamente na Espanha. Abraço.

  4. Avatar

    Olá! Que bom que podemos contar com uma ajuda preciosa como a sua. Estarei de férias em outubro, e gostaria de conhecer principalmente Madri e Barcelona, com voo entrando e saindo por madri. É uma boa época para a Andaluzia? Qual seria a quantidade mínima de noites necessárias para fazermos madri, Sevilha, pueblos, granada e Barcelona para conhecermos o básico sem maraturismo? Fazendo os pueblos de carro a partir de Sevilha, é possível fazer os outros trechos apenas de trem? Obrigada desde já!

    1. Avatar

      Prezada Elaine, seja bem-vinda ao Espanha Total. Adoramos ajudar quem não é fã do maraturismo! Outubro é uma boa época para a Andaluzia, sim!
      A solução para sua viagem seria uma combinação do nosso roteiro 5 com uma extensão para os Pueblos Blancos e a ida até Barcelona. Dependendo do tempo disponível, daria para fazer um pit-stop em Zaragoza entre Madri e Barcelona. Se você contar com suficientes dias, não hesite em acrescentá-los na estadia de Barcelona, onde há muitíssimos lugares interessantes para ver, inclusive uma série de ótimos bate-voltas.
      Poderia ficar:
      Madri – primeira noite.
      Sevilha – 3 noites.
      Roteiro Pueblos Blancos – 3 noites.
      Granada – 2 noites.
      Córdoba – 1 noite.
      Zaragoza – 1 noite.
      Barcelona – 5 noites.
      Madri – 3 noites (imperdível o bate-volta até Toledo).
      Se você contar com mais dias, avise a gente. Todos os percursos podem ser completados de trem-bala, menos o roteiro de carro pelos Pueblos Blancos.
      Se você apresentar para a gente um rascunho mais definido de roteiro, daremos nossos palpites. Abraço.

  5. Avatar

    Oi Tony! Obrigada! Cotei a possibilidade de sair de São Paulo direto a Sevilha saindo à noite e chegando às 10 da manhã. E voltar de Barcelona as 22 chegando em São Paulo pela manhã. Então estaria pensando em fazer 3 noites em Sevilha, 2 nos pueblos, 2 em granada. Gostaria de fazer apenas 1 pit stop ( Córdoba entre granada e madri? Ou zaragoza entre madri Barcelona?), Madri 3 noites e Barcelona 4 noites. É viável? Ou apertado? Abraços!

    1. Avatar

      Prezada Elaine, entrar por um ponto e sair por outro é uma ótima opção. Sendo que você vai visitar os lugares mais importantes da Andaluzia, seria uma pena não conhecer Córdoba. Por isso, se você tiver que escolher entre Córdoba e Zaragoza, deveria fazer o pit-stop em Córdoba, deixando Zaragoza para uma futura viagem, conhecendo outras cidades do norte da Espanha. Você falou que queria fugir do maraturismo, mas 3 dias para Madri e 4 para Barcelona vão deixar você com uma sensação de profundo arrependimento, sendo que vai faltar tempo para muita coisa. Eu sei que ninguém gosta de ouvir que precisa tirar destinos da sua viagem, mas deixando Barcelona fora desta vez, daria para acrescentar mais tempo para os Pueblos Blancos (para fazer o roteiro completo, o roteiro curto é para os apressadinhos) e mais dias para Madri, podendo conhecer bem a cidade e também acrescentando mais bate-voltas como Segóvia. Zaragoza, Valência, Barcelona, ficariam para uma próxima viagem. Abraço.

  6. Avatar

    Olá! Boa tarde!
    Preciso de uma super ajuda. Vou para Espanha no final de junho agora, chego em Madrid segunda dia 20 às 7h, e volto para o Brasil saindo de Madrid dia 2 de julho, no outro sábado, às 00h. Portanto tenho 13 dias por lá.
    Meu roteiro:

    Segunda – Madrid
    Terça de manhã – Vamos para Zaragoza (passamos o dia lá só para conhecer o principal, como pit-stop entre Madrid e Barcelona, e no final do dia vamos para Barcelona e dormimos lá).
    Quarta – Barcelona
    Quinta – Barcelona
    Sexta – Barcelona
    Sábado de manhã – Madrid (Trem bala voltando para Madrid e passamos o fim de semana lá em Madrid, para ficar junto com uns amigos que tem casa lá).
    Domingo – Madrid
    Segunda – Bate volta em Toledo, vamos de trem bala (30 min né?) bem cedo e voltamos para Madrid à noite (para dormir na casa deles e não pagar hotel).
    Terça – Saímos de Madrid bem cedo para pegar o trem bala para Sevilla e passamos o dia lá.
    Quarta – Sevilla.
    Quinta – Córdoba (como pit-stop entre Sevilla-Madrid)
    Sexta – Madrid
    Sábado – Madrid

    Minhas dúvidas são:
    1. Vale a pena fazer 1 em Zaragoza e 3 dias em Barcelona? Ou melhor não fazer o pit-stop em Zaragoza e ficar 4 dias em Barcelona?
    2. Toledo em 1 dia inteiro dá pra conhecer o essencial, não é? Estudei muito sobre e os principais pontos turísticos parecem ser perto um do outro.
    3. 2 dias em Sevilla com 1 dia de pit-stop em Córdoba ou 3 dias em Sevilla?
    4. Devo abolir Andaluzia do meu roteiro e trocar Sevilla por Valência? Qual compensa mais? (Falaram que é impossível ficar em Sevilla no verão. Final de junho já é assim tão quente? Realmente não dá pra ficar lá?)
    5. Não há problemas em fazer esses 4/5 dias em Madrid picados, né? Sendo 1 dia no começo da viagem, 2 no final de semana e 2 no final da viagem para já voltar.
    6. Há alguma cidade que eu não preciso fazer, ou outra que eu poderia adicionar?

    Meu objetivo é aproveitar ao máximo a Espanha, porque não voltarei tão cedo. Quero conhecer o máximo, mas sem ficar uma coisa impossível e sem noção.
    Agradeço MUITO e estou preocupada porque está em cima da hora. Já reservei o hotel em Barcelona, em Madrid temos a casa, mas em Sevilla ou Valência precisamos ver lugares para ficar ainda.

    1. Avatar

      Prezada, vamos responder a consulta idêntica que você deixou aqui. Por gentileza, não deixe suas consultas duplicadas, é mais trabalho para a gente e não é necessário, nunca deixamos de responder as consultas dos nossos leitores, mesmo que deixadas uma única vez.

  7. Avatar

    Oi! Tudo bom? É a primeira vez que irei a Espanha! Totalmente sem experiência rsrsrs Vc tem algum roteiro que inclua Ibiza? As viagens internas e melhor ir de trem ou avião?

    1. Avatar

      Prezada Valeria, não contamos com nenhum roteiro pronto incluido Ibiza, porque a visita à ilha só é recomendada em um período muito curto do ano (veja a melhor época do ano para ir a Ibiza). Para poder dar qualquier orientação para você precisamos saber a época do ano da sua viagem e o número de dias. A forma de transporte vai depender dos lugares visitados na sua viagem. Em geral, o trem é a opção mais recomendada. Abraço.

  8. Avatar

    Tony, poderia me ajudar com um roteiro de 15 dd? As cidades que temos interesse são Madrid, Barcelona, Cordoba, Granada e Maiorca.

    1. Avatar

      Priscila, veja nossos roteiros de 15 dias. Não elaboramos roteiros customizados mas se você apresentar nem que seja um rascunho de roteiro ajudaremos a otimizá-lo aqui. Você não menciona a data da sua viagem, um dado muito importante para poder ajudar você.

  9. Avatar

    Olá Tony,
    Farei um curso de 2 semanas (02/01 a 14/01) em Valência e Barcelona.
    Meu esposo e meu filho de 1 ano irão me levar dia 26/12 e voltaram dia 03/01.
    Qual melhor cidade para passar a virada de ano com uma criança de 1 ano? Queremos passear por Barcelona e Madri.
    Grata,
    Grace

    1. Avatar

      Prezada Grace, Barcelona e Madri são duas boas opções para o fim do ano. Em anos recentes, Barcelona está despontando como destino escolhido pelos brasileiros para passar o réveillon. Ainda conta com a possibilidade de fazer um delicioso bate-volta até a neve (veja aqui). Abraço.

  10. Avatar

    Bom dia, Tony sempre acompanho seu site e ate ja fiz algumas perguntas.Gostaria que desse uma olhada no meu roteiro e é claro dar sua opinião. Penso em ir em Agosto, posso o calor nao vou estranhar ja que moro numa cidade que no verao chega os 40º
    Dia 1 Br/Lisboa
    Dia 2 Lisboa
    Dia 3 Fatima
    Dia 4 Madri (chegarei a tarde)
    Dia 5 Madri
    Dia 6 Madri
    Dia 7 Madri (bate volta Toledo)
    Dia 8 Madri
    Dia 9 Murcia
    Dia 10 Bullas
    Dia 11 Sevilla( irei de Murcia a Sevilla, chegando a noite, irei de onibus ou trem)
    Dia 12 Sevilla
    Dia 13 Sevilla (bate volta Cordoba)
    Dia 14 Sevilla /Brasil

    Acredito que em Madri eu possa fazer outra cidade no bate e volta.
    Em Portugal foi foco é Fatima
    E aí pode me dar sua opinião?
    E mais uma vez seu site é maravilhoso. parabéns

    1. Avatar

      Prezada Andrea, vamos tentar ajudar você com seu planejamento. Sobre o calor, gostaríamos de deixar um esclarecimento duplo. Primeiro, nas piores semanas do verão, os termômetros òdem chegar aos 45 graus, uma temperatura que começa a ser uma ameaça para a saúde, principalmente se você está exposto a ela. Segundo, e mais importante, sabemos que muitas pessoas moram em cidades onde são registradas temperaturas muito altas. Nossa pergunta para elas é: naqueles dias insuportavelmente quentes, você sai passear o dia todo pela sua cidade ou fica quietinho em algum lugar com ar condicionado? Queremos que as pessoas sejam conscientes do problema do calor.
      Sempre indicamos dois dias completos na cidade de Sevilha para poder conhecer os lugares básicos da cidade (que é a proposta do nosso Sevilha em dois dias). Estamos achando que pode faltar tempo em Sevilha na sua programação.
      Tirando isso, o resto está perfeito. Fique à vontade para realizar qualquer outra pergunta relacionada com sua viagem. Abraço.

  11. Avatar

    Super satisfeita com sua opiniao. Quanto a Sevilla digitei errado, ou seja, serao 2 dias livres, 1 livre para coroba e como voltarei em voo noturno mais um quase livre. Mesmo sendo inicio de agosto terei esses 45 graus. Acha q inicio de setembro seria melhor? Obrigda. Andrea

    1. Avatar

      Prezada Andrea, não é todo dia que as temperaturas atingem os 45 graus, mas na maioria dos dias as máximas devem encostar nos 40. A segunda quinzena de julho e a primeira de agosto são as semanas mais quentes do ano. Setembro seria melhor, sem dúvida! Abraço.

  12. Avatar

    Oi Tony, que legal a sua ajuda para todo esse pessoal!
    Vou para europa no final de julho, para passar 2 semanas. Chego em Lisboa, mas como já conheço a cidade, a ideia é ir para outros lugares. Na Espanha, só conheço Barcelona. Gostaria muito de conhecer mais a Espanha, mas estou em dúvida se vale a pena explorar o País essa época, em razão das altas temperaturas. O que acha? Teriam cidades mais indicadas para essa época?Muito obrigada. Abraço.

    1. Avatar

      Prezada Livia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Realmente, no final de julho você arrisca encontrar temperaturas muito altas na Espanha, especialmente na Andaluzia, região que não indicamos visitar nesse período. Pode ver as regiões da Espanha mais indicadas no período da sua viagem no texto quando visitar a Espanha, mês a mês. Abraço.

  13. Avatar

    Bom Dia Tony, ameii suas dicas pela Espanha. Gostaria de uma ajuda, estou com um grupo de 20 arquitetos querendo fazer 5 dias em Andaluzia e 4 dias em Marrocos, no periodo de Maio de 2017,
    teria que ser um roteiro bem arquitetônico entende, e gostaria de algumas dicas,em quais cidades visitar , obrigada.

    1. Avatar

      Bom dia, Roberta. 5 dias é muito pouco tempo, você teria que fazer de forma acelerada Sevilha (três noites), Granada (uma noite, para ver tudo com bastante pressa) e Córdoba (uma noite). Abraço.

  14. Avatar

    Olá, Tony. Estou planejando uma viagem de 14 dias pela Espanha na primeira quinzena de novembro/2016. Ainda não tenho roteiro definido. Gostaria de saber como costuma ser a temperatura nesse período. Obrigada pelas dicas.

  15. Avatar

    Oi Tony! Parabéns pelo site! Excelentes dicas e roteiros!
    Iremos para a Espanha em setembro, chegando em Madrid no dia 2 e indo embora no dia 18.
    Gostaria de fazer um roteiro que englobasse Madrid, Barcelona, Mallorca, Granada e Sevilla. Não sei se ficaria muito corrido, mas pensamos em dividir da segunda forma:
    Dia 2 até 7 em Barcelona, 7 até 11 em Mallorca, depois dormiríamos dia 11 em Granada e iríamos para Sevilla de 12 a 14. Assim ficaríamos 3 dias em Madrid, ao final.
    Não sei se ficaria muito corrido.
    Poderia nos dar sua opinião?
    Muito obrigada !

    1. Avatar

      Prezada Maria, seu roteiro parece possível. A parte mais fraca é o deslocamento entre Mallorca e Granada, que muito provavelmente pode significar a perda de um dia viajando de um destino a outro. Também, sendo que você vai vistar a Andaluzia, parece uma lástima ir até Sevilha e Granada e não conhecer também a maravilhosa Córdoba. Córdoba pode ser um pit-stop entre Sevilha e Madri. Abraço.

      1. Avatar

        Caro Tony, muito obrigada! De acordo com o que pesquisei, um voo de Maiorca para Granada dura 1:20h e mais 40 min de carro até o hotel. Não me pareceu que perderíamos um dia todo de viagem. Pensei em sair em um voo de manha, por exemplo 10:30, de modo que chegaria na hora do almoço (por volta de 13h). Caso tenha alguma informação que eu nao esteja considerando, poderia me avisar? Mais uma vez, muito obrigada!

        1. Avatar

          Prezada Maria, é verdade, na temporada alta há mais voos entre Mallorca e Granada (se sua viagem for feita no inverno o deslocamento seria mais problemático, por isso nosso alerta). Então, resolvido o problema do deslocamento. Preste atenção à franquia de bagagem do voo nacional. Continua sendo válida nossa observação sobre a visita a Córdoba, que entendemos é uma cidade imperdível. Abraço.

  16. Avatar

    Olá Tony, meu marido e eu estamos com uma viagem programada para final de setembro início de outubro na qual iremos chegar em Lisboa e pretendemos conhecer uma parte da Espanha. A ideia seria ir de Lisboa a Évora e depois entrar para a Espanha em direção a Madri, podendo conhecer algumas cidades neste caminho. Poderíamos então ficar uns 3 ou 4 dias em Madri e fazer os bate e volta que você sugere no site. Depois subiríamos em direção a Salamanca e entraríamos em Portugal novamente indo para o Porto. A ideia é ficar 17 dias neste tour. Gostaria de perguntar a você o que sugere que façamos: alugar um carro em Portugal e ir para a Espanha de carro? Qual seria o melhor local de entrada na Espanha vindo de Évora em direção a Madri? Comprei hoje o seu guia de Madri, não estudei ainda mas pelo que vi me pareceu muito bom. Espero contar com suas sugestões e desde já agradeço.

    1. Avatar

      Prezada Haydée, sejam bem-vindos ao Espanha Total. Alugar um carro já em Portugal deve facilitar muito seus deslocamentos. No caminho entre Évora e Madri há três lugares imperdíveis que vocês devem visitar: Mérida, com seu maravilhoso teatro romano; Cáceres, com um centro histórico declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO; e Trujillo, que é um dos vilarejos mais lindos da Espanha. Depois, podem continuar sua viagem na direção de Madri. Em Madri o carro vai atrapalhar, procurem hospedagem com estacionamento e deixem o carro parado. Na volta de Madri para Portugal, e sendo que vocês vão estar com um carro alugado, aproveitem para visitar La Granja de San Ildefonso, próxima de Segóvia. É um Palácio Real com jardins muito bonitos. Entre Segóvia e Salamanca, tentem dar uma passadinha pelo Castillo de Coca. Precisando de novos esclarecimentos, aproveitem as caixas de comentários do site para perguntar. Abraço!

  17. Avatar

    Olá Tony,
    Finalmente vou realizar o sonho da minha vida ano que vem!!!!Sempre sonhei em conhecer a Espanha….Ainda não sei o período que vou mas provavelmente para o segundo semestre de 2017!
    Bom…queria muito dicas sobre roteiro!
    Pretendo conhecer os melhores lugares da Espanha em 15 dias…andar de trem, ir para praia, fazer coisas típicas…enfim!Acha que 15 dias é pouco?
    Pretendo fazer algo gastando menos…quero ficar em locais bonitos mas sem ser muito requintado…Vamos eu e meu marido!
    E aí, o que me sugere?

    Abraço!!

    1. Avatar

      Prezada Dani, seja bem-vinda ao Espanha Total. É difícil definir “pouco”, 15 dias servem para ter um primeiro contato com alguns destinos da Espanha. Temos duas propostas de roteiros prontos para quem conta com duas semanas na Espanha, veja ambos no texto roteiros de 15 dias. Quando tiver nem que seja um rascunho de roteiro, volte para perguntar e tentaremos ajudar a aperfeiçoar sua viagem. Abraço.

  18. Avatar

    prezado tony, você me indicaria conhecer burgos e león?
    são cidades que valem visitar ?
    ou devo permanecer mais tempo em cidades mais procuradas, poupando tempo e aproveitando mais?
    desde já agradeço,
    martha

  19. Avatar

    prezado tony, esclarecendo melhor meu email acima, meu roteiro é de 14 dias desde madri ( viagem apenas de carro).
    já conheço muitas cidades da espanha e como meu roteiro está um pouco apertado para nós que gostamos de curtir bem as cidades,pergunto se vale a pena apertar o roteiro e incluir burgos e león.
    meu roteiro: dia 02/07- são paulo/madri
    dia 03/7- chegada em madri às 14:00hs/zaragoza
    dia 04/7- zaragoza
    dia 05/7-zaragoza/segóvia
    dia 06/7-segóvia
    dia 07/7-segóvia
    dia 08/7-segóvia ( ficarei todos esses dias em segóvia apenas como base para fazer vários bate/volta a partir de segóvia)
    dia 09/7-segóvia/salamanca
    dia 10/7-salamanca
    dia 11/7-salamanca
    dia 12/7- salamanca/madri
    dia 13/7-madri
    dia 14/7-madri/toledo/madri
    dia 15/7-madri/aranjuez/madri
    dia 16/7-madri/brasil,saída ás 23:00hs

    o que voce achou desse roteiro?
    vale a pena incluir burgos e león?
    desde já agradeço,
    abraços,martha

    1. Avatar

      Prezada Martha, por gentileza, não escreva todo seu texto em maiúsculas, além de ser muito difícil de ler, na internet a maiúscula é usada “para gritar”, e aqui tentamos manter um espaço calmo e tranquilo. Trocamos todo seu texto para caixa baixa. Obrigado.
      Seu roteiro está bem, apesar de incluir longos deslocamentos de carro com bastante tempo investido neles (como Madri-Zaragoza ou Zaragoza-Segóvia). Um dia e meio em Zaragoza vai dar para conhecer todos os lugares básicos que apresentamos no nosso Zaragoza em um dia e ainda visitar vários dos lugares que descrevemos para quem conta com mais tempo na cidade.
      Sobre sua consulta, Segóvia não tem tanto conteúdo assim, rende um dia para visitar a cidade e meio dia para visitar a vizinha Granja de San Ildefonso. Você poderia dedicar um dia para fazer um bate-volta até Burgos, são duas horas de carro (a ida). Burgos conta com uma magnífica catedral. León também conta com uma magnífica catedral, no caso, seria melhor fazer um bate-volta Salamanca-León, que daria também duas horas de carro. Abraço.

  20. Avatar

    Olá Tony, desculpe os erros na grafia,mas foi culpa do envio que automaticamente enviou errado, como por exemplo Brasil com letra minúscula.,etc…..kkkkkkkk
    É que sou professora e não suporto uma escrita errada.
    Abraços, Martha
    P.S- Espero que dessa vez o envio vá correto kkkkkk

  21. Avatar

    Prezado Tony,obrigada por responder e comentar meu roteiro.
    Desculpe o envio do texto em maiúsculas,mas foi pura pressa.
    As viagens de carro, gostamos mesmo de faze-las, pois vamos parando em pontos estratégicos como castelos,monastérios e até mesmo pequenas cidades estreladas no Michelin, por isso ficaremos mais dias em Segóvia como base para viajarmos por toda a redondeza.
    Vamos incluir agora Burgos no roteiro, mas além das magníficas catedrais de Burgos e León,gostaria de saber se as cidades são bonitas também,pois são um pouco distantes das minhas “cidades-base”( Segóvia e depois Salamanca).
    Muito obrigada e vou adquirir um de seus guias que tenho certeza que serão muito úteis.
    Abraços, Martha

    1. Avatar

      Prezada Martha, a gente também gosta muito de viajar de carro pela Espanha, as estradas são ótimas e o carro facilita muito o tipo de viagem que a gente gosta de fazer, com muitas paradas. Carro só é mico nas grandes cidades.
      Tanto Burgos quanto León são cidades bonitas, mas não contam com tanto conteúdo quanto Segóvia ou Salamanca. Como o esforço para chegar lá é grande, podem incluir Burgos e deixar León para uma futura vinda para a Espanha, combinando essa cidade com destinos mais ao norte. Abraço.

  22. Avatar

    Caro Tony, muito obrigada pela resposta que você me deu em 14/6. A pergunta que faço agora é a seguinte: você acha que seria interessante e viável em termos de distância a gente passar em Mérida, Cáceres e ir em direção a Sevilha e Córdoba antes e nos encaminharmos para Madri? Ou ficaria muito fora do roteiro ideal? Desde já agradeço sua atenção. Abraço.

    1. Avatar

      Haydée, se vocês contarem com um mínimo de três dias completos (dois para Sevilha e um para Córdoba), pode valer a pena a volta para visitar essas duas cidades. Mas Córdoba vai obrigar vocês a dar uma grande volta, escolhendo visitar a maravilhosa Córdoba, eliminem Cáceres e Trujillo do roteiro. Façam Mérida-Sevilha-Córdoba-Madri. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony. Acho que é mais provável então optarmos para deixar a Andaluzia para outra viagem. Mais uma pergunta: como você disse que não devemos circular com o carro em Madri, pensei se não seria interessante ficarmos hospedados em uma cidade próxima, e ir e voltar para fazer os passeios em Madri. Se você achar que seria uma boa opção,qual cidade sugeriria?

  23. Avatar

    Oi Tony, boa tarde!
    Vou para Espanha com meu esposo em novembro e estamos bem indecisos com o roteiro, apesar das suas sugestões serem bem atraentes!
    Chegamos dia 25 de novembro em Madrid e retornamos ao Brasil no dia 04 de dezembro, pela manhã. São 9 noites na Espanha. 8 dias completos.
    Pensamos no roteiro que contempla Madri, Barcelona, Zaragoza e Valença (roteiro 4) ou o roteiro 6, que, ao invés de Valência, tem Sevilha. Quais as principais características dessas cidades que devemos considerar para nossa escolha?

    Desde já, agradeço.

    Amanda

    1. Avatar

      Prezada Amanda, ambos roteiros são possíveis mas, na nossa opinião, seria ótimo escolher o roteiro 4, que visita quatro interessantíssimas cidades, para percorrer o pedaço norte / nordeste da Espanha, deixando Sevilha para uma futura viagem quando vocês tiverem também a chance de visitar as maravilhosas Granada e Córdoba. Você já deve ter visto que contamos com guias para as quatro cidades, que são uma gigantesca ajuda na hora de otimizar seu tempo e aproveitar as cidades ao máximo. Abraço.

  24. Avatar

    Muito obrigada, Tony!

    Iremos seguir sua dica! No mais, volto depois para pedir novas sugestões

    Att,

    Amanda.

  25. Avatar

    Parabéns pelo site Tony, muito útil.

    Gostaria de uma ajuda em um roteiro.

    Se puder opinar, eu agradeço.

    Um abs.

    Ideias:

    26/09/2016
    Chegada em Madri às 09:25 –
    Pegar o Trem AVE e ir até Zaragoza
    Conhecer Zaragoza
    Dorme

    27/09/2016
    Logo pela manhã pegar o trem para Barcelona

    28/09/2016
    Barcelona

    29/09/2016
    Barcelona

    30/09/2016
    Barcelona

    01/09/2016
    Barcelona

    02/09/2016

    03/09/2016

    04/09/2016

    05/09/2016
    Madri

    06/09/2016
    Madri

    07/09/2016
    Bate e volta para Toledo
    Trem Bala

    08/09/2016
    Madri

    09/09/2016
    Voo às 08:45
    Aeroporto Adolfo Suarez Barajas
    Terminal 01

    1. Avatar

      Prezado, seu roteiro está muito bem organizado. Reparamos que nos dias 2, 3 e 4 você não indica onde vai estar. Você poderia esticar sua estadia em Barcelona, onde há zilhões de lugares para ver e maravilhosos bate-voltas (veja os textos atrações imperdíveis e bate-voltas, do nosso passaporte BCN, o guia mais completo de Barcelona na internet), ou poderia visitar Valência (aproveitando nosso Valência em dois dias) à caminho de Madri.
      Precisando de qualquer novo esclarecimento, aproveite para perguntar, adoraremos tentar ajudar. Aproveite também nosso índice de dicas sobre Madri e nossos guias Barcelona em 15 roteiros, Madri em 9 roteiros, Toledo em um dia e Zaragoza em um dia. Abraço.

  26. Avatar
    ALINE LEAL DA SILVA

    Pessoal, poderiam me ajudar a montar um roteiro?
    Será minha primeira viagem sozinha para fora do País, estou planejando a viagem para Setembro, pretendendo passar 8 dias na Espanha.

    Poderiam me ajudar?

  27. Avatar

    Olá!
    Estou adorando as dicas e iniciando o planejamento agora para uma viagem sozinha!
    Comprei passagem para Espanha, de 13 a 30 de setembro, chegando por madrid e indo embora por barcelona.
    Abraços!

    1. Avatar

      Que ótimo, Jennifer. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  28. Avatar

    Vou para a Espanha em dezembro e ainda não defini totalmente o roteiro. Eu só fechei o hotel em Barcelona por 5 dias e no final da viagem pretendo ficar uns dias em Madrid. Minha dúvida é se faço o roteiro Barcelona/Valencia/Sevilha/Madrid ou Barcelona/Sevilha (ai eu gostaria de encaixar alguma outra cidade) e fechar com Madrid. Eu chego por Barcelona e vou embora por Madrid. Andei lendo sobre Valencia e está parecendo uma cidade muito parada.

    1. Avatar

      Ana Paula, Valência é uma das cidades mais interessantes da Espanha, além de ser a terceira maior cidade do país. Mas, sendo que você está indo até a Andaluzia, poderia ser uma boa ideia tentar visitar também, além de Sevilha, Granada e Córdoba. Como não sabemos com quantos dias você conta para sua viagem, não podemos dar orientações mais precisas.

  29. Avatar

    Tony, como posso organizar uma viagem de 15 dias partindo de Barcelona, onde pretendo ficar 4 noites e depois ir para Andaluzia. Pretendo ir de avião para Granada ou Sevilha e então alugar um carro. Quais seriam as possibilidade de passeios para essa região? Sei que são muitas mas quero mesmo uma sugestão de especialista como vc. Nosso retorno será de Madri.
    Abraço,
    Maria do Pilar

    1. Avatar

      Prezada Maria do Pilar, você pode adaptar nosso roteiro de 10 dias na Andaluzia, acrescentando a parte de Barcelona, e vai ter um roteiro pronto e perfeito. De Barcelona para a Andaluzia pode voar ou pegar um trem-bala direito. Se você apresentar nem que seja um rascunho de roteiro, ajudaremos a aprimorá-lo. Abraço.

  30. Avatar

    Olá! Tenho 1 semana (20 a 26/08) para conhecer Madrid, Barcelona, Toledo e Salamanca de carro. devo passar quanto tempo em cada lugar? Obrigada.

    1. Avatar

      Tatiane, você não conta com tempo suficiente para visitar todas essas cidades sem que a viagem vire uma prova de maraturismo radical. Para Madri indicamos um mínimo de 3 dias, para Barcelona um mínimo de 4 dias. Daria para fazer Madri com Toledo e Barcelona, esquecendo de Salamanca. Usando o trem-bala e esquecendo do carro, que vai atrapalhar sua viagem. Abraço.

  31. Avatar

    Ola Tony… gostaria da sua opnião sobre:
    Madri 4 dias 02/03, 03/03, 04/03, 05/03
    Valencia 2 dias 06/03, 07/03
    Zaragoça 2 dias 08/03, 09/03
    Barcelona 4 dias 10/03, 110/3, 12/03, 13/03

    Considere os dias como noites dormidas. A ideia é fazer os trajetos entre as cidades de trem. Compensa esse roteiro? Zaragoça compensa? Penso em um bate-volta ate entao de madrid a toledo.

    parabens pelo site!!!!
    []s

    1. Avatar

      Prezado Luiz, seja bem-vindo ao Espanha Total. Sua proposta é muito parecida com nosso roteiro 4: Barcelona, Madri, Valência e Zaragoza. Tire um dia de Zaragoza e dedique-o a Valência, para contar com dois dias completos na cidade. Todos os percursos podem ser feitos de trem, sim. É um roteiro muito interessante visitando quatro das cinco maiores cidades da Espanha. Abraço.

  32. Avatar

    boa noite,

    Estarei viajando para espanha na segunda quinzena de outubro, você acha que é interessante conhecer Mallorca nessa época ? a ideia era passar 2 ou 3 dias na ilha, mas parece que o tempo não e muito agradável nessa época…
    obrigado,

  33. Avatar
    beatriz paula gavioli

    Bom dia Tony, estou planejando uma viagem em abril/2017 terei uns 6 dias para estar na Espanha depois seguimos a Paris e Austria. Pensei 3 dias Madrid bat volta Toledo seguindo a Barcelona 4 dias e entao Paris. Que vc acha? Como são poucos dias que tipo de transporte é mais adecuado? Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Beatriz, ficamos um pouco confussos com sua mensagem, você fala em 6 dias para a Espanha mas sua conta de dias para Madri e Barcelona dá um total de 7 dias. Veja o texto como viajar de Madri a Barcelona, com os detalhes do transporte entre ambas cidades. Contando com pouco tempo, as melhores escolhas seriam, sem dúvida, o avião ou o trem-bala. Veja também, no nosso passaporte BCN, o guia dedicado à cidade de Barcelona, como ir de Barcelona a Paris. Abraço.

  34. Avatar

    Olá Tony, estou indo para a Espanha em novembro, ficarei sete dias e gostaria de conhecer Barcelona, Valença e Sevilha e depois irei para Lisboa.
    Você acha que sete dias são suficientes para conhecer essas cidades? E qual a ordem que vc acha mais interessante, já que seguirei para Portugal?
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada, no momento estamos de férias. A partir do dia 1 de setembro, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

  35. Avatar
    Carlos André França Laquintinie

    Tony, boa tarde !

    Estamos querendo sair da cidade do Porto (PT) para San Sebastian (ES) de carro no início de janeiro de 2017. Acha que pegaremos neve na estrada? É quanto a alugar carro, acha que podemos alugar em Portugal e devolver na Espanha, San Sebastián.

    Obrigado,

    Carlos André

    1. Avatar

      Prezado Carlos André, pegando a estrada paralela à costa norte da Espanha, vocês não devem ter problema nenhum com a neve. Já pelas estradas do interior,,que unem a costa com interior em sentido norte sul, os problemas com estradas cortadas por causa da neve costumam ser frequentes. Podem alugar carro em Portugal e devolver na Espanha, sim, vão ter que pagar uma taxa extra, que dependendo da locadora pode ser bastante salgada. Veja nosso dossiè com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha. Abraço.

  36. Avatar

    Bom dia Tony!! Estou querendo ir pra Lisboa, Madrid, Barcelona e pegar uma praia (ibiza ou formentera – ou as duas) , já que vou no verão. Qual seria o roteiro e quantos dias poderia reservar para cada cidade?? Também gostaria de saber quanto gastaria em média numa viagem dessa? Agradeço sua resposta! Att, Janaina

    1. Avatar

      Janaina, quando será sua viagem exatamente? Com quantos dias você conta? Você pode levar entre 12 dias e um mês para a parte espanhola da viagem, dependendo de como você viajar e do seu interesse por conhecer os lugares ao longo do caminho. Abraço.

  37. Avatar

    boa noite. ja estive 15 dias na Espanha visitando o sul, voltei depois para visitar o norte da espanha.
    quero voltar a visitar a Espanha ( SUL) mas desta vez vou sozinha e gostaria do nome de alguma operadora em Madri que pudesse me dar suporte, me encaixar em excursões locais etc. vc tem como me ajudar??quero passar 15 dias visitando córdoba, malaga, Sevilha, granada valência barcelona e Zaragoza. grata

    1. Avatar

      Prezada Christina, você menciona o sul da Espanha, mas relaciona Zaragoza e Barcelona que ficam no norte? Qual seria realmente seu interesse? Aqui trabalhamos para ajudar quem percorre a Espanha por conta própria, ou inclusive como parte de um pacote organizado contratado no Brasil. Mas não temos experiência com operadoras em Madri que ofereçam o tipo de produto que você está procurando. Abraço.

  38. Avatar

    Olá Tony,estamos planejando nossa viagem para a Espanha do dia 16/06/17 a 09/07/17.Irei com meu marido e 3 filhos(8,10 e 4 anos ).Chegaremos por Santiago de Compostela e voltaremos por Madri.A ideia seria alugarmos um carro para fazermos a região norte até Barcelona.De Barcelona a Madri iríamos de trem .Meu marido faz questão de ir a Trujillo ,Toledo e Granada.Gostariamos de passar alguns dias em Tenerife.Como estamos com as crianças ,gostaríamos de fazer um roteiro mais tranquilo,conhecendo vilarejos e fugindo de grandes tumultos.Gostariamos de uma sugestão de roteiro e distribuição de dias.Já conhecemos Barcelona e a região sul da Espanha .Desde já agradeço a atenção

    1. Avatar

      Prezada Cristiane, não temos como elaborar roteiros customizados partindo de zero, se você apresentar para a gente nem que for um rascunho do seu roteiro, tentaremos ajudar a aprimorá-lo. No texto como elaborar seu roteiro apresentamos ferramentas para ajudar a preparar esse primeiro rascunho. Para Tenerife, separem um mínimo de cinco dias e pensem que vão ter que voar (são três horas de voo até a ilha). Abraço.

  39. Avatar

    Olá parabéns pelo site ! Adorei . Estou indo em julho de 2017 P Barcelona e gostaria de uma sugestão de roteiro . Quero ficar 6 dias em Barcelona e conhecer as cidades próximas . Dá P fz bate e volta de 1 dia P cada cidade ? Depois vou P palmas de maiorca ficar 5 duas em
    Um resort . Detalhe vamos com crianças . Alguma sugestão de resort em maiorca?

  40. Avatar

    Olá Tony, foi com muito prazer que descobri este site, e através dele estou tendo a oportunidade de planejar minha viagem para Espanha. Vamos chegar por Barcelona e voltar por Madri, no período de 03/12/16 a 18/12/16. Pensei em um roteiro que incluísse também Vall de Núria, para um bate volta ou passarmos uma noite, visando curtir o frio, a neve (será que já tem neste período? Vale a pena?), e a região da Andaluzia. Achei muito interessante Granada e o Castelo de Alhambra. Somos 04 adultos, sendo dois idosos e uma criança de 08 anos e pretendemos fazer deslocamento de trem ou ônibus. Gostaria de uma orientação sua de como organizar nosso roteiro.

    1. Avatar

      Prezada Josanita, seja bem-vinda ao Espanha Total. As primeiras neves costumam cair no começo de dezembro. Tem ano com bastante neve no período e ano sem quase neve. Achamos arriscado planejar uma ida até a neve nessas datas, pela falta absoluta de garantias de que vai ter neve no período. As estações de esqui tradicionalmente abrem a temporada no feriado da Inmaculada (8 de dezembro). Nosso roteiro 10: Andaluzia, Barcelona e Madri parece perfeito para vocês. Abraço.

  41. Avatar

    Olá, parabéns pelo site, realmente muito bom!
    Estou querendo fazer uma viagem a Espanha-França em janeiro de 2016, vou passar 15 dias.
    Tenho uma amiga que mora em Pamplona e queria fazer o máximo de bate e volta a partir de, mas também queria conhecer outras cidades.
    Meu avião vai chegar e vai sair de Barcelona, estava pensando em passar 2 dias lá, ir para França, voltar pra San Sebastian, de la para Pamplona e aí começar a viagens de bate e volta durante alguns dias,ia entao fazer um roteiro indo pra Madrid, Toledo, por aíe voltar para Barcelona, ficar mais uns 2 dias e de voltar para o Brasil, o que acha?

    1. Avatar

      Prezada Luiza, seja bem-vinda ao Espanha Total. Para aproveitar seu tempo em Barcelona ao máximo, tentaríamos concentrar a estância na cidade ou no começo ou, ainda melhor, no final da sua viagem. Contamos com um site, o passaporte BCN, dedicado inteiramente à cidade. Para que sua viagem não fique corrida demais, eliminaríamos a França do seu roteiro. Se você já tem onde ficar em Pamplona, é uma ótima ideia aproveitar para fazer bate-voltas. O fato de Pamplona não formar parte da rede de trem-bala espanhol limita bastante seus passeios, mas tente conhecer Vitoria, Zaragoza e a região de La Rioja Alavesa (se possível, visite Laguardia). Se você apresentar para a gente um rascunho do seu roteiro poderemos ajudar a aprimorá-lo. Abraço.

  42. Avatar

    Olá Tony, tudo bom?
    Estarei fazendo um roteiro de 32 dias pela Espanha no final de dezembro e janeiro e, após muita pesquisa, acho que cheguei a um primeiro esboço de roteiro. Gostaria que você desse uma opinião, pois sempre há o medo de estar dedicando muito tempo a um lugar e pouco tempo a outro. Gostaria muito de manter Santiago, pois possui um valor sentimental pra mim. Por outro lado, não ia incluir Valencia no roteiro, mas comprei o “pacote” de guias de vocês e acabei me encantando pela cidade!
    Também quero aproveitar para agradecer e parabenizar pelo site, pelo passaporte BCN que é muuuuito completo e pelos guias.
    Não seria possível viajar sem contratar pacotes turísticos sem páginas como esta.
    Obrigada

    27-dez Madri Madri
    28-dez Madri Toledo – Madri (trem)
    29-dez Madri Salamanca – Madri (trem)
    30-dez Madri Madri
    31-dez Madri Madri
    1-jan Madri Madri
    2-jan Madri Valencia (trem)
    3-jan Valencia Valencia
    4-jan Valencia Santiago de Compostela (voo)
    5-jan Santiago de Compostela Santiago de Compostela
    6-jan Santiago de Compostela Santiago de Compostela
    7-jan Santiago de Compostela Sevilha (voo)
    8-jan Sevilha Sevilha
    9-jan Sevilha Sevilha
    10-jan Sevilha Cordoba – Sevilha (trem)
    11-jan Sevilha Sevilha
    12-jan Sevilha Jerez – Vejer de la Frontera (carro)
    13-jan Vejer de la Frontera Arcos de la Frontera – El bosque – Grazalema – Zahara de la Sierra (carro)
    14-jan Zahara de la Sierra SETENIL DE LAS BODEGAS – Ronda (carro)
    15-jan Ronda Malaga (carro)
    16-jan Malaga Caminito del Rey – Granada (carro)
    17-jan Granada Granada
    18-jan Granada Granada
    19-jan Granada Sierra Nevada – Granada (onibus)
    20-jan Granada Barcelona (voo)
    21-jan Barcelona Barcelona
    22-jan Barcelona Montserrat – Barcelona
    23-jan Barcelona Barcelona
    24-jan Barcelona Zaragoza – Barcelona
    25-jan Barcelona Barcelona
    26-jan Barcelona Barcelona
    27-jan Barcelona Barcelona
    28-jan Barcelona São Paulo

    1. Avatar

      Prezada Laura, seja bem-vinda ao Espanha Total. Esperamos que você aproveite muito nossos guias. Adoramos ajudar a tornar possíveis as viagens independentes dos nossos leitores! A primeira vez que olhamos seu roteiro, parecia muito assustador, são tantas cidades! Mas na verdade você conta com muitos dias e, em geral, o roteiro está bem pensado e equilibrado. Vamos com vários comentários:
      – Salamanca não pode ser contemplada como um bate-volta partindo de Madri. É uma cidade com muito conteúdo para a qual indicamos dois dias completos (uma noite). Daria para tirar um dia de Santiago para dedicá-lo a Salamanca?
      – não esqueça de reservar, com a maior antecedência possível, seu passeio pelo Caminito del Rey. A procura é muito grande.
      – você inclui três voos no seu passeio. Já conferiu os horários, custos e franquias de bagagem (no caso de empresas low-cost)?
      – com dois dias completos, você consegue percorrer todos os lugares mais importantes de Sevilha (ainda mais na companhia do nosso guia). Esse dia que está sobrando em Sevilha poderia ser transferido para Valência, você já deve ter visto no guia que há material para dois dias completos em Valência.
      Se você tiver qualquer dúvida sobre as cidades que vai visitar, aproveite os textos que dedicamos a de cada uma delas para perguntar (pode conferir a lista aqui). Teremos o maior prazer em tentar ajudar.
      Abraço.

      1. Avatar

        Tony,
        Obrigada pelas sugestões.
        Decidimos tirar Santiago para eliminar dois deslocamentos de avião e poder dedicar mais tempo aos destinos que escolhemos (fica pra uma próxima!). Como temos muitos dias de viagem, fazer as coisas na correria acabaria por nos esgotar ao final do período, deixando de aproveitar o passeio.
        Com isso, teremos tempo suficiente para Salamanca e Valencia, dedicando a cada uma o tempo mínimo de que necessitam.
        Dúvidas sempre vão surgindo no planejamento e se não conseguir resolver sozinha posto nos tópicos específicos.
        Obrigada novamente e parabéns pelo trabalho.
        Abs

        1. Avatar

          Olá de novo, Laura. Não pretendíamos comentar nada sobre Santiago porque você tinha indicado que era muito importante para você, mas sua eliminação facilita muito a composição do resto do roteiro. Como o novo roteiro, sem Santiago, vai ser bastante diferente, se você quiser mostrá-lo para a gente de novo, ajudaremos mais uma vez a otimizá-lo. Abraço!

  43. Avatar

    Olá Tony, vou chegar em Madrid numa 2ª feira as 06:30 hs. vou direto para Puerta de Atocha com o onibus amarelo, qual o tempo que devo considerar (imigração, retirada de bagagem, tempo do onibus) para comprar as passagens de trem para Cordoba. Li vários posts mas não encontrei essa informação.
    Abraço !

  44. Avatar

    Olá Tony muito bom seu blog,pretendo fazer Madri Zaragoza Barcelona em 8 dias de carro, tenho medo da neve nas estradas nesse percurso, corro risco disso acontecer, vou em janeiro 2017.

    1. Avatar

      Prezada Silmara, pode ocorrer alguma nevada forte que poderia deixe a estrada entre Madri e Barcelona com problemas de circulação no período noturno, até as máquinas conseguirem limpar a neve. Mas durante o dia, se não cair uma nevada inusual, não deve existir nenhum problema. Para fazer Madri-Zaragoza-Barcelona achamos o trem-bala uma opção de transporte muito melhor, mais rápida e tranquila que o carro alugado. Abraço.

  45. Avatar

    Olá Tony,
    Estou programando uma viagem para Espanha de 18 de janeiro a 31 de janeiro.
    18: SP/Madri
    19:Madr/Barcelona de trem
    20:Barcelona
    21:Barcelona
    22: Barcelona/ Zaragoza
    23: Zaragoza
    24: Zaragoza/ Sergovia
    25: Sergovia (precisa desse dia inteiro)?
    26: Sergovia/ Avila
    27: Avila (precisa o dia inteiro)?
    28: Avila/Madri
    29: Madri
    30: Madri
    31:Madri/SP
    Faço todo o percurso de Trem. Estaremos em 4 pessoas, ou alugo carro?
    Optei por essas cidades ao invés de ir para atoledo, granada, Sevilha, Córdoba, por causa do tempo que tenho. O que vc acha?

    1. Avatar

      Clotilde, começando pelo final da sua consulta. O carro faz sentido se o propósito da sua viagem for percorrer vilarejos e estradinhas menores. Já para visitar as cidades, vai ser uma dor de cabeça, sendo que todas elas restringem o trânsito de carros particulares nos centros históricos. Várias sugestões para seu roteiro:
      – você dedica muito pouco tempo para Barcelona. Quem fica 3 dias em Barcelona volta arrependido, há tanta coisa para ver e fazer, e nem se fala nos deliciosos bate-voltas.
      – para Zaragoza você precisa unicamente de um dia para ver o essencial, ainda mais na companhia do nosso guia Zaragoza em um dia. Utilize tempo que sobra de Zaragoza para dedicá-lo a Barcelona.
      – não existe transporte direto entre Zaragoza e Segóvia. Você vai ter que viajar até Madri. Pode tentar combinar Ávila e Segóvia no mesmo dia. Distribua os dias que sobram entre Madri e Barcelona.
      Precisando de outros esclarecimentos, aproveite para perguntar.

  46. Avatar

    Boa noite

    Se possivel gostava de alguma ajuda. Estou a pensar em dar um passeio por espanha 4 a 5 dias

    Sou Portugues de `perto de Evora.

    Tenho duas rotas pensadas e preciso de alguma ajuda para ver se sao “possiveis”

    1 – saida de Evora bem cedo ir ate Toledo, chegada pela hora de almoço, visitar durante a tarde, ficar essa noite,
    2- sair de Toledo pela hora de almoço e ir ate Avila. aproveitar o resto do dia eficar essa noite.
    3- Dar um passeio pela manha e partir ate Salamanca, aproveitar o possivel e ficar essa noite
    4-Dia dedicado a salamanca e ao fim do dia regressar ate Evora.

    2 hipotese.
    Passeio por Cordoba, Granada e Malaga, passando por ronda no regresso.
    Aqui parece bem interessante mas preciso de ajuda na divisao do tempo

    Se possivel sujestao de qual dos passeios a escolher e dicas.

    Obrigado

    1. Avatar

      Prezado Ricardo, para poder ajudar você melhor precisariamos saber quando é que você está planejando fazer esse roteiro. Aguardamos seu retorno. Abraço.

  47. Avatar

    Olá,
    Chego em Barcelona no dia 31/12/16 e fico até o dia 26/01/17. Planejei ficar em Barcelona até o dia 11/01 e o Passaporte BCN me ajudou muito, organizei todos os meus passeios utilizando o site. Parabéns! Inclusive já comprei alguns tickets usando a dica de vocês, o Visit Barcelona Tickets.
    Minha dúvida é a seguinte: de 12/01 a 19/01 estou querendo conhecer outras cidades: Valência, Granada, Sevilha e Córdoba. De 20/01 a 23/01 estarei em Madri (final de semana) e depois retorno para Barcelona, de onde voltarei para o Brasil.
    Estou com muitas dúvidas de como preencher o roteiro entre 12 e 19/01, principalmente em relação a translado entre essas cidades. Quero ficar pelo menos 3 dias em Sevilha, e Córdoba poderia ser um pit stop entre Sevilha e Madri. Poderia me ajudar? Será que é melhor alugar um carro? Tem neve nas estradas? E os Pueblos Blancos, daria para encaixar nessas datas?

    1. Avatar

      Prezado Jefferson, você conta com os dias 12/01 e 19/01 completos? Isto é, estamos falando em 8 dias completos? No dia 19/01 você vai dormir em Madri ou unicamente no dia 20/01? Augardamos seu retorno.

  48. Avatar

    Olá!
    Dia 12/01 eu sairia de Barcelona e dormiria, talvez, em Valência. No dia 20/01 chego em Madri para passar o final de semana. Então, se contarmos dias completos, seria de 13 a 19/01, sete dias completos.
    Obrigado pela atenção!

    1. Avatar

      Olá de novo, mesmo com 7 dias completos, as contas não fecham, por conta do tempo perdido nas viagens (e, com certeza, não há tempo para os Pueblos Blancos). Pense também que em janeiro os dias são muito curtos, deve ficar escuro logo depois das cinco da tarde. O aproveitamento é muito reduzido. Nossa escolha seria viajar de Barcelona para Sevilha. Três noites em Sevilha. Duas noites em Granada. E 1 noite em Córdoba voltando para Madri. Abraço.

Comentários encerrados.