Como elaborar seu roteiro

8 guias

Bem-vindo à parte mais criativa do Espanha Total, onde vamos ajudar você a criar seu roteiro perfeito para percorrer a Espanha. A Espanha oferece tantos atrativos turísticos e tantos destinos interessantes que existem inúmeras formas de combinar eles. Veja a continuação nosso mapa da minha para elaborar seu roteiro perfeito. E não esqueça de dar uma olhada na página ideias de roteiros, com vários roteiros já elaborados para aqueles que não querem esquentar a cabeça pesquisando sua viagem.

Se você não o tiver feito já, leia o texto bases, bate-voltas e destinos para entender os termos usados aqui.

Finalmente, comece suas pesquisas lendo o texto 10 dicas para viajar melhor pela Espanha e também o texto dicas para uma primeira viagem à Espanha, se for seu caso.

1. Informações prévias

Antes de começar a organizar seu roteiro, você precisa necessariamente das seguintes informações:

  • data da sua viagem. Porque não é a mesma coisa viajar para a Espanha no inverno que no verão, no meio de um feriado que na temporada baixa. Para ajudar com a escolha da época, leia o texto quando visitar a Espanha, mês a mês.
  • número de dias da sua viagem. Defina o número de dias da sua viagem para então começar a escolher os destinos.
  • ponto de entrada na Espanha e ponto de saída da Espanha. Se você estiver entrando e saindo da Espanha pelo mesmo ponto, por exemplo, o aeroporto de Madri, seu roteiro vai ser circular. Se você estiver entrando por um ponto e saindo por outro, por exemplo no caso de viagens que continuam por outros países da Europa, seu roteiro não vai voltar para o ponto inicial.

As informações acima são essenciais para poder planejar sua viagem e também para que a gente possa ajudar você com o roteiro. Não perca nosso texto com 10 dicas para viajar melhor pela Espanha.

2. Escolha as bases

Se for sua primeira vez na Espanha, você vai querer visitar tanto Madri quanto Barcelona.

3. Saiba como viajar de Madri a Barcelona

Veja aqui os detalhes de como viajar de Madri a Barcelona.

Saiba que exatamente no meio das duas cidades existe um destino muito recomendado, Zaragoza. Veja como viajar de Madri a Zaragoza e como viajar de Zaragoza a Barcelona.

4. Defina os bate-voltas

Aproveite que tanto Madri quanto Barcelona oferecem excelentes bate-voltas para incluir eles no seu roteiro. Quantos mais dias a viagem tiver, mais possibilidades de incluir bate-voltas no roteiro.

Importante, inclua unicamente um bate-volta por dia.

Os melhores bate-voltas são:

Lembre que uma das vantagens dos bate-voltas é que você não precisa trocar de hotel, são passeios feitos no dia voltando para uma das bases.

5. Acrescente mais destinos

Dependendo do número de dias disponíveis, pense em acrescentar novos destinos no seu roteiro. Lembre que para cada destino é preciso dedicar um mínimo de uma noite, e no caso de alguns destinos, um mínimo de duas.

Veja algumas das nossas propostas:

  • Sevilha combina bem com Madri. No caminho entre Madri e Sevilha é possível visitar Córdoba. De Sevilha é possível ir para Granada para mais tarde voltar diretamente de Granada para Madri.
  • três grandes cidades da Castela, todas elas Patrimônio Mundial da Humanidade, podem ser combinadas para dar um passeio sensacional. São Ávila, Salamanca e Segóvia.
  • Valência combina bem com Barcelona. Um roteiro bem bacana pelo nordeste da Espanha seria, na ordem, Madri-Zaragoza-Barcelona-Valência-Madri.
  • para visitar tanto as Ilhas Baleares quanto as Ilhas Canárias pode voar a partir de Madri ou Barcelona. Mas saiba que elas, mas do que um simples destino de dois dias, são uma autêntica viagem dentro da sua viagem.

6. Evite o maraturismo

Por favor, na medida do possível, na elaboração do seu roteiro evite o maraturismo. Saiba mais lendo aqui.

7. Consulte a gente

Com o rascunho do seu roteiro elaborado, e se você quiser saber nossa opinião e sugestões, dê uma passada na nossa consultoria de roteiros.