roteiros ou maraturismo

Ibiza, Spain

Prezado leitor, provavelmente você apresentou uma proposta de roteiro que inclui um número maior de destinos que pretende conhecer em um período muito reduzido de dias disponíveis. Se encaminhamos você para o presente texto, é que gostaríamos de propor a seguinte reflexão.

Roteiro ou maraturismo?

Maraturismo é uma palavra inventada, formada pelos termos maratona e turismo. Seu significado é fácil de interpretar: trata-se de uma atividade turística caracterizada pela intensa e incessante movimentação de um destino para outro, com paradas muito curtas para visitar os lugares (quem dirá para conhecê-los) e um acúmulo considerável de troca de hotéis ao longo do caminho. Um roteiro é algo diferente.

Quando menos é mais!

O maraturismo é incompatível com um príncipio que sempre defendemos aqui no Espanha Total (e também no passaporteBCN, dedicado à cidade de Barcelona): menos é mais. Acreditamos que uma redução no número de lugares visitados, ao longo de uma viagem, transforma o ato de viajar em uma rica experiência. Nada de passar atropeladamente pelos lugares, fazer e desfazer a mala todos os dias e voltar para casa com a sensação de ter participado de uma verdadeira maratona turística. Menos é mais quando você tem tempo para curtir o destino e não simplesmente marcá-lo com um X na sua lista.

No entanto, a viagem é sua

Sempre respeitamos a opinião e os desejos dos nossos leitores. Afinal a viagem é sua, você é quem está pagando por ela, o valioso tempo que pretende gastar também é só seu, e você é o único que pode decidir como gosta de viajar.

Há quem pratique o maraturismo consciente do que está fazendo. Se esse for seu caso, então não temos mais nada para falar, respeitamos suas escolhas. Porém, não vamos conseguir ajudá-lo na elaboração de uma jornada maraturista, por não ter nenhuma relação com a nossa forma de viajar, com a experiência que podemos passar para você.

Mas há quem está caindo no maraturismo simplesmente por falta de informação, por desconhecer o tipo de viagem que está querendo realizar. Se você é uma dessas pessoas, então nossas palavras devem soar como um mantra: menos é mais. Elimine alguns destinos do seu roteiro para conseguir dedicar tempo suficiente a outros. A Espanha não vai “sair do lugar” (pelo menos é o que esperamos!). Você gostou do país em uma primeira visita? Volte mais para frente para conhecer outros lugares. Nós, Cecília e Tony, os autores deste site, somamos décadas viajando pela Espanha e são muitos os lugares que ainda não conseguimos visitar e inúmeros os que adoraríamos voltar mais uma vez.

Lembre-se, uma viagem para a Espanha com menos destinos é uma viagem mais rica em experiências. Isso vale para a Espanha ou para qualquer outro país ou lugar que você quiser conhecer.