roteiro 9 | grandes cidades da Espanha

barcelona Madrid Sevilla valencia zaragoza

Nosso roteiro 9, pensado para quem conta com quinze dias para percorrer a Espanha, visita as cinco cidades mais importantes do pais: Barcelona, Madri, Sevilha, Valência e Zaragoza.

Quando é melhor?

O roteiro pode ser feito em qualquer mês do ano, apesar de que, por incluir Sevilha, indicamos que não seja feito nos meses de julho ou agosto, com calor extremo na região. Dê uma olhada nos textos quando ir e calendário anual.

Como distribuir os dias?

A distribuição ideal de dias:

  • 4 dias em Barcelona
  • 4 dias em Madri
  • 3 dias em Sevilha
  • 2 dias em Valência
  • 1 dia em Zaragoza

O roteiro pode ser feito de várias formas diferentes, dependendo do ponto de entrada e saída na Espanha. Pode ter um formato circular ou começar e terminar em cidades diferentes. A combinação ideal seria (veja as opções com começo em Madri e em Barcelona):

  1. Madri > Valência > Barcelona > Zaragoza > Sevilha > Madri
  2. Barcelona > Zaragoza > Sevilha > Madri > Valência > Barcelona

Posso acrescentar algum bate-volta?

Você pode até tentar acrescentar algum bate-volta no seu roteiro, mas tome cuidado para que este não se transforme em uma prova de maraturismo. Veja bem, você estará visitando 5 cidades em 15 dias, o que já é uma atividade intensa. Acrescentando bate-voltas, sua viagem ficará ainda mais acelerada.

Se mesmo assim você quiser escolher dois bate-voltas, as sugestões apontam para a linda Montserrat partindo de Barcelona, e a imperdível Toledo saindo de Madri.

Como viajo entre os destinos do roteiro?

Veja como fazer os deslocamentos do roteiro (clique nos links para ver os detalhes):

  1. Barcelona a Valência. O tempo de viagem, no trem mais rápido, é de 3 horas.
  2. Madri a Valência. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 38 minutos.
  3. Zaragoza a Barcelona. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 23 minutos.
  4. Sevilha a Madri. O tempo de viagem, no tem-bala mais rápido, é de 2 horas e 20 minutos.
  5. Zaragoza a Sevilha. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 3 horas e 42 minutos.

O roteiro no mapa

Clique aqui para ver o roteiro no mapa.

Informações sobre os destinos visitados

Saiba mais sobre os destinos do roteiro 9 lendo os textos Barcelona, Madri, Sevilha, Valência e Zaragoza.

Alguma dúvida?

Estamos aqui para tentar ajudar com a organização do seu roteiro. Precisando de ajuda, aproveite nossa consultoria de roteiros (abra ela clicando na palavra Consultoria que aparece na barra de menus, na parte superior direita do site).

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

39 comentários em “roteiro 9 | grandes cidades da Espanha”

  1. Avatar

    ola Tony,
    meu roteiro de 15 dias de 15 a 01/03 é Barcelona, Valencia, Sevilla,madrid com bate volta em cordoba e Toledo, nesta ordem tudo de trem.
    qual cidade escolho para assistir um show de dança?
    consigo ir de Sevilla a granada em um bate e volta?
    voce indica passeios com guias em portugues?
    maria tereza

    1. Avatar

      Prezada Maria Tereza, quando você fala em show de dança está querendo dizer show de flamenco? Se for o caso, no nosso guia de Sevilha, que você comprou, há três indicações de ótimos lugares para presenciar um show de flamenco. Seria nossa escolha. Granada não é um bate-volta. Você vai perder três horas para ir e três horas para voltar. Além disso, indicamos um mínimo de dois dias na cidade.
      Com os guias que você adquiriu, você já está de posse do seu próprio guia em português para quase todas as cidades que vai visitar. A Espanha está muito bem preparada para o turismo e por isso a contratação de um guia vai depender da sua necessidadee de contar com acompanhamento pessoal durante sua viagem. Abraço.

  2. Avatar

    Olá Tony,
    Meu roteiro é igual ao da Maria Tereza.
    Mas minha grande dúvida é se faço de carro ou de trem.
    Sou apenas eu e minha esposa.
    E também queria saber se vale a pena ir para Ibiza.
    Viajaremos no final de setembro.
    Obrigado,
    Eduardo

    1. Avatar

      Prezado Eduardo, você já viu nosso comentário sobre Granada na resposta que demos para a Maria Tereza. Faça o roteiro de trem (veja nosso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha). Na segunda metade de setembro a temporada de praia em Ibizaestá praticamente terminada e já estará começando o outono. Se o tempo ainda estiver quente, e firme pode ser uma ótima experiência, mas se o tempo já tiver mudado, pode não valer a pena. É impossível saber. Para Ibiza, reservem um mínimo de três noites, e o tempo de ir e voltar. Abraço.

  3. Avatar

    Tony.. Dentro do roteiro proposto, possível fazer Barcelona, Zaragoza, Madri, Sevilha, Valência e Barcelona? A dúvida está trajeto Sevilha-valencia!!!

    1. Avatar

      Prezada Claudia, pode ser feito, sim. Há vários trens-bala diretos entre Sevilha e Valência, o mais rápido 3h 50m parte de Sevilha no final do dia e chega em Valência às 22:20. Seria uma ótima escolha! Abraço.

  4. Avatar
    Márcia M.P Nascimento

    Ola Tony .Bom dia !
    Pretendo fazer um tour pela Espanha no final de Maio e principio de junho 2016 . Pretendo conhecer o interior da Espanha para conhecer os lugares de meus antepassados .Uma parte da família veio de Córdoba e a outra da Galicia e a Andaluzia .Pretendo fazer sozinha por mais ou menos 18 dias e mais 12 com meu marido onde incluiria Madri ,Barcelona e Toledo . Quais a cidades que você me recomenda ? qual transporte . Qual e o custo para elaborar um roteiro ? O que esta incluído ?
    Por favor tem como você responder para meu E mail ?
    Grata pela atenção .
    Márcia .

    1. Avatar

      Prezada Márcia, não elaboramos roteiros personalizados; dedicamos todo nosso trabalho a desenvolver roteiros prontos (pode ver aqui a lista) e a dar orientações e esclarecimentos aos nossos leitores sobre seus roteiros (pode continuar aproveitando as caixas de comentários do site para deixar suas perguntas). Pelo que você falou, o roteiro 9 seria perfeito para você, que ao contar com vários dias a mais, permitiria incluir Granada também. Para ajudar com seus passeios nas cidades visitadas desenvolvemos 6 guias bastante completos que resolvem todos seus problemas de onde ir, onde ficar e onde comer em cada uma das cidades cobertas pelos guias.
      Não respondemos consultas por email, o intuito do Espanha Total é compartilhar informação de forma pública, para beneficiar todos os leitores do site. Abraço.

  5. Avatar

    Tony bom dia!!!! O que eu tenho por enquanto… a chegada por Madri, dia 14/07 (7h) e saída por Barcelona 30/07 (21h30). Irei eu e meu esposo.
    Que cidades você me indica, que valem a pena conhecer entre 14 e 30/07?
    Você tem sugestão de Hotéis?
    Já vi que dá para se locomover de trem e avião.
    Não conheço nada na Espanha.
    Obrigada por sua atenção
    Um abraço
    Rosemeire

    1. Avatar

      Prezada Rosemeire, como você vai visitar a Espanha em julho, não indicamos descer para o sul da Espanha e visitar cidades como Sevilha ou Córdoba, por causa do calor extremo, que torna as visitas turísticas em uma atividade muito desgradável. Por isso, nosso roteiro 9, assunto do presente texto, não serviria para você. É muito difícil dar qualquer orientação sem saber quais são os interesses de quem pergunta. Veja algumas ferramentas que vão ajudar você a tomar suas decisões:
      – o texto 10 cidades da Espanha que você deveria conhecer.
      – nossa coleção de roteiros prontos.
      – nossas orientações sobre como elaborar seu roteiro.
      Quando você tiver uma ideia mais concreta, nem que for um rascunho de roteiro, compartilhe com a gente aqui. Com o roteiro definido, poderemos passar a ver a parte da locomoção e também da hospedagem. Abraço.

  6. Avatar
    Marcela de Vasconcellos

    Olá, Tony.
    Muito obrigada pelos posts e, me permita ser chata e pedir ajuda?
    Meu sonho de vida é conhecer a espanha e estou planejando viajar no começo de maio de 2017 pra passar 15 dias lá (sem contar os dias perdidos em avião ida e volta).

    Lugares que PRECISO ir: madri, Barcelona, Granada e Valencia.

    Minha intenção é passar uns 3 dias completos em Madri (Toledo é uma opção linda mas posso viver sem) e uns 5 em Barcelona. Meu problema está sendo incluir Granada e Valencia no mesmo roteiro sem ficar louca. Não vejo opções de trem entre elas!! Não sou do tipo maraturista, gosto de andar pelas ruas com calma, sair pra correr de manhã pela cidade, deitar no parque e sentar na praça pra ver o movimento. Sei que 4 cidades em 15 dias é meio doido mas demorei 32 anos pra viabilizar isso, fico pensando quanto tempo demoraria pra voltar se ficar nessa de “deixa pra uma próxima viagem”.

    Me ajuda???

    1. Avatar

      Prezada Marcela, seja bem-vinda ao Espanha Total. Pedir ajuda não é ser chata! Ao contrário, criamos este site para poder compartilhar nossa experiência viajando pela Espanha e responder as dúvidas dos nossos leitores. Adoramos responder consultas!
      4 cidades em 15 dias está longe de ser doido, você deveria ver os roteiros que muitas pessoas tentam fazer, incluindo um número muito maior de cidades em um tempo muito menor.
      Comentários gerais sobre sua viagem:
      – para a gente, Toledo é uma das cidades mais extraordinárias da Espanha, reconsideríamos visitá-la. Um dia em Toledo permite conhecer todos os lugares mais importantes da cidade.
      – Granada é maravilhosa. Unicamente, é uma pena que você se desloque até a Andaluzia e não visite também as igualmente maravilhosas Córdoba e Sevilha. Para Sevilha seriam necessários dias com os quais você não conta, mas Córdoba pode ser visitada como um pit-stop.
      Tomamos a liberdade de incluir Córdoba no roteiro. Você teria como conseguir uma passagem aérea entrando por Barcelona e saindo por Madri? Renderia uma viagem que poderia ficar assim:
      Barcelona 6 noites (para dar 5 dias completos)
      Valencia 3 noites
      Granada 2 noites (para chegar, você vai pegar um trem-bala de Valência para Madri e outro trem-bala de Madri para Granada)
      Córdoba 1 dia. Em maio acontece a Fiesta de los Patios Cordobeses, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, valeria muito a pena aproveitar para conhecer Córdoba durante esse mês.
      Madri 3 noites
      Volte por aqui com sua proposta de roteiro e daremos nossos novas sugestões. Abraço.

      1. Avatar
        Marcela de Vasconcellos

        Muitíssimo obrigada,
        vou imprimir, estudar e se ainda sobrar alguma dúvida eu volto sim. Você falando assim me fez pensar que não mata incluir dois dias pra conhecer Sevilla, até porque é um esboço e eu vou mesmo ter que tirar 30 dias de férias pra conseguir organizar ida e volta com calma.

        Novamente, obrigada pela ajuda.

        1. Avatar

          Marcela, Sevilha completaria sua passagem pela Andaluzia. Para valer a pena, precisa dedicar três noites a Sevilha, para contar com dois dias completos na cidade (no Sevilha em dois dias desvendamos a cidade nesse prazo de tempo). Volte por aqui quando tiver um roteiro mais definido. Abraço.

  7. Avatar

    Boa noite Tony
    Estamos organizando nossa viagem a Espanha no período de 22/12 a 05/01. Planejamos 6 noites em Barcelona e 5 em Madri. Nos restarão duas noites, ainda sem programação . Como gostamos de conhecer bem os destinos que viajamos, estamos em duvida se destinamos estas duas noite a outra cidade ou acrescentamos um noite a Madri e outra a Barcelona. O que nos recomenda?
    Aproveito para parabenizar pelo excelente site que auxilia de forma muito importante todos que desejam conhecer a Espanha.

    1. Avatar

      Prezado Gabriel, seja bem-vindo ao Espanha Total. Sua forma de viajar é perfeita, bastante tempo para visitar os lugares com calma. Cada uma das duas cidades, além das atrações dentro delas, oferece um leque muito interessante de passeios. No inverno, valerá muito a pena fazer um bate-volta até a neve saindo de Barcelona (costumamos indicar o Vall de Núria). Respondendo sua dúvida, podem acrescentar uma noite em Zaragoza, uma cidade que pode ser visitada muito facilmente no caminho entre Barcelona e Madri (comprem uma passagem de trem-bala entre Barcelona e Zaragoza e outra entre Zaragoza e Madri).
      Precisando de orientações sobre como distribuir seu tempo em cada uma das grandes cidades, aproveitem os textos 5 dias em Madri e 5 dias ou mais em Barcelona, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

      1. Avatar

        Bom dia Tony. Muito obrigado pela atenção e pelas dicas. Depois de muito pesquisar, principalmente em seus blogs , montamos o seguinte roteiro:
        6 noites em Barcelona , com bate e volta a Vall de Núria – 23 a 29/12
        2 noites em Valencia – 29 a 31/12
        5 noites em Madri , com bate e volta a Toledo – 31/12 a 05/01.
        A partir de agora , começaremos a montar os roteiros dentro das cidades, que para os quais, contarei com seus guias específicos das cidades.
        Grande abraço.

        1. Avatar

          Gabriel, o roteiro ficou muito bom, tentaríamos chegar cedo em Valência e sair tarde para que seu tempo renda ao máximo, dois dias completos é o mínimo necessário para visitar a cidade. Estamos finalizando um guia de Valência, até a data da sua viagem você vai poder contar com guias de todas as cidades que você vai visitar. Precisando de esclarecimentos sobre cada destino, aproveite os textos correspondentes para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  8. Avatar

    Olá, Tony! Parabéns pelo site, como sempre está impecável! As informações dadas por vocês são excelentes.
    Estou programando uma viagem em família para Dezembro/2016 para comemorar meus 30 anos! Seremos 3 adultos, 1 adolescente de 19 e uma criança de 8 anos. É minha segunda vez na Espanha… Na primeira viagem fiquei tão apaixonada por Barcelona que ficamos 10 dias na cidade. Dessa vez queremos conhecer outros lugares mas, é óbvio, deixaremos ao menos 4 dias para Barcelona novamente. Como teremos 20 dias livres (já descontados o dia da chegada e o dia do retorno), gostaria da opinião de vocês sobre o meu roteiro, principalmente levando em consideração que estaremos com uma criança. Ah, chegamos e partimos por Madri.
    Madri (4 dias);
    Toledo (1 dia);
    Sevilha (3 dias);
    Córdoba (1 dia);
    Granada (2 dia);
    Valência (3 dias);
    Tarragona (1 dia)
    Barcelona (4 dias);
    Zaragoza (1 dia).
    Está exagerado ou é praticável? Seria melhor fazemos o roteiro de carro?
    Desde já agradeço as dicas incríveis!
    Abraço.

    1. Avatar

      Prezada Laura, seja bem-vinda ao Espanha Total. Vamos com algumas observações sobre seu roteiro. O roteiro não é exagerado, não, vocês estão querendo visitar muitas cidades mas também contam com bastante tempo. É importante entender que em dezembro fica escuro por volta das 17 horas, o que faz com que os dias rendam menos que em outras épocas do ano.
      Como vocês estão em 5, o carro alugado pode ser uma boa ideia. O problema é que nas cidades vai atrapalhar muito. Por isso, vamos indicar uma solução mista:
      – Madri e Toledo. De transporte público.
      – Aluguem carro em Toledo para percorrer Sevilha, Córdoba, Granada, Valência e Tarragona, retornando o carro em Barcelona. Em cada uma das cidades será necessário procurar hospedagem com estacionamento. Em Barcelona, esqueçam do carro, como você já conhece a cidade sabe que o carro não é de grande ajuda. Para Zaragoza o carro também não é necessário.
      Sobre o transporte, veja nossos dois dossiês com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha e tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.
      Todos os roteiros dos nossos guias Barcelona em 15 roteiros, Córdoba em um dia, Madri em 9 roteiros, Sevilha em dois dias, Toledo em um dia, Valência em dois dias e Zaragoza em um dia foram desenhados para serem realizados a pé.
      Precisando de outros esclarecimentos, volte para perguntar. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

      1. Avatar

        Tony, muitíssimo obrigada pelo retorno! Fiquei muito aliviada em saber que é possível fazer todas as cidades.
        Essa semana tive a notícia de que a data das minhas férias sofrerão uma pequena alteração, portanto agora passarei o Réveillon por lá tb!! Estou ansiosa! =)
        Acredito que dentre todas essas cidades a mais agitada na passagem de ano seja realmente Barcelona né?
        Grande abraço,
        Laura.

        1. Avatar

          Laura, a passagem do ano na Espanha é bastante tranquila, as maiores movimentaçãoes acontecem em Madri, no primeiro lugar, e em Barcelona, no segundo lugar. Pode ver no texto Natal, réveillon e Ano Novo em Barcelona as informações que publicamos sobre o assunto com referência ao ano passado. Este ano deveremos publicar um texto similar mais para frente. Abraço.

          Abraço.

  9. Avatar

    Olá Tony,
    Estava querendo fazer um roteiro da seguinte forma:
    6 noites em Barcelona
    1 noite em Zaragosa
    1 noite em Córdoba
    3 noites em Barcelona
    Bate e volta para Toledo e Segóvia

    Você acha que este roteiro é viável, vou com duas senhoras e 1 criança de 8 anos.

    1. Avatar

      Katia, estamos achando que há um erro no seu roteiro, que a segunda “Barcelona” é, na verdade, “Madri”, mas aguardamos sua confirmação antes de opinar sobre seu roteiro. Abraço.

  10. Avatar

    Olá Tony!
    Estamos organizando nosso roteiro, que será de 14 dias completos na Espanha em setembro.
    Temos certo que vamos conhecer Barcelona e Madrid, porém para completar nossos dias estamos com dúvida quanto a incluir: ou Sevilha ou Toledo ou Mallorca. Qual a sua opinião? Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Priscila, o roteiro acima contempla 14 dias de viagem pela Espanha, incluindo visitas a Toledo e Sevilha. Para que o deslocamento até Mallorca rendesse você teria que dedicar um mínimo de cinco dias para a ilha, o que obrigaria a retirar outros destinos da viagem. Abraço.

  11. Avatar

    olá,

    Tenho um roteiro Madrid a Santiago de Compostela. Depois pretendo descer para Portugal pelo Norte até chegar em Lisboa. Disponho de 22 dias para percorrer todo o itiniário.

    Alguma sugestão?

    1. Avatar

      Prezada Renata, para poder dar qualquer sugestão, precisaríamos ver o rascunho desse roteiro que você pretende fazer. Abraço.

  12. Avatar
    Larissa de Oliveira Batista

    Olá Tony!! Eu estava pensando em fazer Barcelona – Zaragoza – Valência – Sevilha – Madrid, nesta ordem (15 dias). O que acha? Agradeço desde já!

  13. Avatar

    Boa tarde, Tony. Nossa ideia é parecida com a da Marcela. Pretendemos passar 15 dias, distribuídos entre as obrigatórias Madri e Barcelona, além de conhecer povoados com castelos abertos à visitação. Quais seriam estes povoados? Você acha que nossa ideia é viável em 15 dias?

    1. Avatar

      Prezado Reynaldo, a Espanha conta com centenas de castelos, você vai precisar definir quais quer visitar, sendo que você precisaria de um tempo ilimitado para conhecer todos eles. Veja aqui as fichas de todos os castelos e aqui uma seleção dos castelos mais bonitos da Espanha. O roteiro 9 visita as grandes cidades da Espanha, pelo que falou, você pretende fazer um roteiro diferente. Se apresentar nem que seja um rascunho de roteiro para a gente aqui, tentaremos aprimorá-lo. Abraço.

  14. Avatar

    Bom dia
    Meu roteiro preliminar
    09/3 barcelona
    10/3 barcelona
    11/3 barcelona – girona
    12/3 barcelona – zaragoza
    13/3 zaragoza – madri
    14/3 madri
    15/3 madri – segovia
    16/3 madri – toledo
    17/3 madri – cordoba – sevilha
    18/3 sevilha
    19/3 sevilha – granada
    20/3 sevilha – barcelona
    21/3 barcelona – girona
    22/3 barcelona – tarragona
    23/3 barcelona
    Recebo muitas dicas de amigos que não querem que a gente deixe de conhecer diversas cidades
    Tentamos colocar todas, a única que ficou faltando foi Valencia
    O que acham? Muita loucura?

    1. Avatar

      Rossana, seu roteiro é uma prova de maraturismo extremo. Só para ter uma ideia, indicamos dois dias completos em Granada e você está querendo visitar a cidade como um bate-volta saindo de Sevilha. Você pode ir pela orientação dos seus amigos e transformar sua viagem numa correria para ver quantas cidades consegue visitar no mínimo tempo possível, ou tentar montar um roteiro onde você aplique o princípio do menos é mais. A Espanha não vai sair do mapa e sua viagem não vai ficar mais pobre por isso. No site apresentamos roteiros prontos onde existe um equilíbrio entre o tempo disponível e o tempo dedicado a cada cidade. Mas a viagem e as escolhas são suas. Fique à vontade para tirar todas suas dúvidas. Abraço.

Comentários encerrados.