Menu

roteiro 5 | Madri, Sevilha, Granada e Córdoba

Madrid Sevilla Granada Córdoba, Spain

Nosso roteiro 5, para quem está planejando uma viagem de 10 dias, inclui a capital da Espanha, Madri; e as três cidades turisticamente mais relevantes da Andaluzia, Sevilha, Granada e Córdoba.

Quando é melhor?

Evite realizar este roteiro durante os meses do verão espanhol, especialmente julho e agosto, quando o calor extremo na Andaluzia pode tornar os passeios muito desgastantes. Nem os andaluzes aguentam o calor! Julho e agosto são meses de temporada baixa nas cidades da Andaluzia visitadas neste roteiro; não deixe que as atrativas tarifas da hotelaria o seduzam para considerar essa época do ano. A hotelaria é barata durante o período porque o nível de ocupação é baixo, somente os turistas desavisados visitam a região durante o verão. Dê uma olhada nos textos quando ir e calendário anual.

Como distribuir os dias?

A distribuição ideal de dias:

  • 4 dias em Madri
  • 3 dias em Sevilha
  • 2 dias em Granada
  • 1 dia em Córdoba

O roteiro pode ser feito de quatro formas diferentes, com um desenho de formato quadrangular, começando e terminando em Madri.

  1. Madri > Córdoba > Sevilha > Granada > Madri.
  2. Madri > Córdoba > Granada > Sevilha > Madri.
  3. Madri > Sevilha > Granada > Córdoba > Madri.
  4. Madri > Granada > Sevilha > Córdoba > Madri.

Posso acrescentar algum bate-volta?

Você pode até tentar acrescentar algum bate-volta no seu roteiro, mas tome cuidado para que este não se transforme em uma prova de maraturismo. Veja bem, você estará visitando 4 cidades em 10 dias, o que já é uma atividade intensa. Acrescentando bate-voltas, sua viagem vai ficar ainda mais acelerada.

Se mesmo assim você quiser escolher um bate-volta, as sugestões apontam para a linda Toledo saindo de Madri.

Como viajo entre os destinos do roteiro?

Veja como fazer os deslocamentos do roteiro (clique nos links para ver os detalhes):

  1. Madri a Córdoba. O tempo de viagem, no trem mais rápido, é de 1 hora e 45 minutos.
  2. Córdoba a Sevilha. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 46 minutos.
  3. Sevilha a Granada. O tempo de viagem, de trem ou de ônibus, é de 3 horas.
  4. Granada a Córdoba. O tempo de viagem, no trem mais rápido, é de 2 horas e 20 minutos.

O roteiro no mapa

Clique aqui para ver o roteiro no mapa.

Informações sobre os destinos visitados

Saiba mais sobre os destinos do roteiro 5 lendo os textos Madri, Sevilha, Granada e Córdoba.

Alguma dúvida?

Estamos aqui para tentar ajudar com a organização do seu roteiro. Precisando de ajuda, aproveite nossa consultoria de roteiros (abra ela clicando na palavra Consultoria que aparece na barra de menus, na parte superior direita do site).

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

85 comentários em “roteiro 5 | Madri, Sevilha, Granada e Córdoba”

  1. Avatar

    Fiz um roteiro muito semelhante no final de Abril. 4 dias em madrid, incluindo day trip pra Toledo. Fui de trem bala para Sevilha e fiquei por lá 2 dias (suficiente para visitar os principais pontos turísticos sem pressa). Fui de ônibus para Granada bem cedo e passei o dia lá, indo ao alhambra no final da tarde. No dia seguinte de manhã fui para Córdoba de ônibus e andei pela cidade toda em um dia (vale muito a pena). No dia seguinte, fui para Barcelona de trem bala, fiquei lá 5 dias, fiz day trips para TIbidabo e Sitges com amigos que fiz no hostel e foi incrível. Amei a Espanha.

  2. Avatar

    Tony achei muito legal suas dicas ..é a 1a vez em espanha.
    Vou ficar pelo pacote que comprei 6 dias em barcelona ,mas incluso 2 diarias de hotel..preciso reservar um hostel para os demais dias e em madri fico 12 dias e também tenho 2 dias tb pelo pacote.
    de barcelina a madri vou de avião.
    Do dia 05 a 11/08 barcelona e 11 a 23/08 madri.
    Quais as dicas de roteiro e onde devo me hospedar??quero me hospedar em hostel/hostel baratinhos para aproveitar em comer bem e passeios.

    1. Avatar

      Jassa, acabamos de responder a consulta que você deixou no texto sobre hospedagem. Para que a informação disponível no Espanha Total seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com nosso roteiro 5.
      Para organizar seu tempo em Barcelona, nossa dica é aproveitar os roteiros do nosso Barcelona em 15 roteiros e acrescentar vários bate-voltas. Já para Madri, indicamos aproveitar os roteiros do nosso Madri em 9 roteiros e acrescentar bate-voltas também.
      Se quiser ajuda com a distribuição do tempo e a elaboração do seu roteiro, deixe sua consulta aqui. Abraço.

  3. Avatar

    Olá Tony, o Passaporte BCN foi um grande amigo em uma viagem a Barcelona no ano passado e imagine minha alegria quando descobri o Espanha Total! Adoraria o seu pitaco no roteiro que estou montando para outubro ou novembro: 12 dias entre as cidades do post, mais Barcelona, pois é por lá que chego e saio. Pensei no seguinte roteiro:
    – Dia 1: Barcelona – Sevilha (emendando vôos :))
    – Dia 2: Sevilha
    – Dia 3: Sevilha – Granada (tentando ter o máximo de “dia” possível em Granada)
    – Dia 4: Granada – pit stop em Córdoba – Madri
    – Dia 5 a 8: Madri
    – Dias 9: Madri – Barcelona
    – Dia 10 e 11: Barcelona (pq é nossa cidade de saída e amamos tanto a cidade que gostaríamos de curtí-la um pouco, talvez fazendo algum programa turístico que não tenhamos feito na outra viagem).

    Minha grande dúvida é: essa é uma boa sequência ou existe outra mais prática? Córdoba é um pit stop ideal entre quais cidades? A intenção é utilizar o trem em todos os trechos, menos Barcelona -Sevilha. Esse roteiro é uma maratona ou é factível? Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Carol, bem-vinda também ao Espanha Total. Veja acima que programamos um roteiro de 10 dias visitando as cidades que você incluiu no seu roteiro, menos Barcelona. No nosso entender, não há como incluir uma nova cidade no roteiro (nunca contamos nem o primeiro dia da viagem nem o último). Para Sevilha indicamos um mínimo de três noites, para ter dos dias completos para conhecer o básico da cidade. No deslocamento entre Sevilha e Granada você perde meio dia. A visita à Alhambra merece meio dia. E ainda há muita coisa para conhecer no resto da cidade. Indicamos duas noites para Granada. Com o tempo que você está dedicando, você vai poder ver a Alhambra e nada mais.
      Há poucos trens entre Granada e Córdoba. Você provavelmente chegará em Córdoba próximo do horário do almoço. Vai ser um pit-stop mínimo.
      Seu roteiro entra no que a gente define com maraturismo.
      Uma opção seria deixar a Andaluzia para uma próxima viagem quando você puder dedicar um tempo mínimo para cada uma das três maravilhosas cidades que você quer visitar, e ainda incluir um roteiro de carro pelos Pueblos Blancos. Você poderia tentar o roteiro Barcelona, Madri, Valência e Zaragoza, incrementado com bate-voltas (Madri oferece vários excelentes, veja os melhores bate-voltas a partir de Madri). Abraço.

  4. Avatar

    Boa noite,
    Nós vamos passar 6 dias em Andaluzia e gostaríamos de saber como dividir melhor o roteiro entre as cidades: Sevilha // Granada // Córdoba // Málaga
    Dia1: Sevilha
    Dia2: Sevilha – Granada
    Dia3:Granada
    Dia4:Granada – Córdoba
    Dia5: Córdoba – Málaga – Córdoba
    Dia6:Córdoba
    Esse é o melhor roteiro para conhecer as 4 cidades? Eu pensei nas hospedagens em 2 noites em Sevilha, 2 noites em Granada e 2 noites para Córdoba e de lá partir para Valência.
    Obrigado.
    Abs.

    1. Avatar

      Prezado Jorge, com 6 dias você não consegue “conhecer” 4 cidades com tanto conteúdo como as selecionadas por você. Elimine Málaga (que é uma grande cidade que demandaria um mínimo de dois dias, não é um bate-volta rápido) e faça seu roteiro nesta ordem:
      – Sevilha (3 noites).
      – Granada (2 noites).
      – Córdoba (1 noite).
      Os dados sobre os deslocamentos entre as cidades estão no texto acima.
      Abraço.

  5. Avatar

    Olá Tony, será que esse nosso roteiro abaixo será um “maraturismo”? rs

    Já estatmos com as passagens compradas com chegada em BARCELONA no dia 30/DEZ e Volta de BARCELONA no dia 21/JAN.

    Pretendemos ficar 4 noites em Barcelona (31/DEZ à 04/JAN) e de lá pretendemos viajar até Madri de trem ficar por lá durante 5 noites (04 à 9/JAN)

    Saindo de Madri, pretendemos alugar um carro para fazer o roteiro abaixo e devolvê-lo em Alicante. E de lá, pegaremos um vôo para Barcelona para pegar o nosso vôo de volta para São Paulo no mesmo dia (21/JAN).

    Então, à partir de Madri, pensamos nesse roteiro:

    09/01 – Madri > Córdoba (2 noites em Córdoba)
    10/01 – Córdoba
    11/01 – Córdoba > Sevilha (3 noites em Sevilha)
    12/01 – Sevilha > Bate volta para o Parque Nacional Donana
    13/01 – Sevilha
    14/01 – Sevilha > Ronda – Visitar uma vila dos Pueblos Blancos – Pernoite em Ronda (1 noite em Ronda)
    15/01 – Ronda > Ronda / Granada (2 noites em Granada)
    16/01 – Granada > Visitar Alhambra
    17/01 – Granada > Cartagena (1 noite em Cartagena)
    18/01 – SOBROU ESSE DIA … alguma sugestão?
    19/01 – Cartagena > Alicante (2 noites em Alicante)
    20/01 – Alicante
    21/01 – Alicante / Barcelona / São Paulo

    Aguardo sua opinião, muito agradecida !!
    Bjs
    Cristina Gushiken

    1. Avatar

      Prezada Cristina, como vocês contam com bastantes dias para sua viagem, o roteiro não entra necessariamente na categoria de maraturismo, apesar de existir esse risco.
      Barcelona conta com mais conteúdo que Madri, ainda mais no inverno, com bate-voltas deliciosos até a neve, por isso dedicariamos mais dias para Barcelona, se for o caso tirando de Madri.
      Zaragoza é uma cidade muito interessante que poderia ser incluida na viagem entre Barcelona e Madri (bem mais interessante que Cartagena).
      O bate-volta até o Parque Nacional de Doñana pode não ser tudo isso que vocês estão pensando. Contem com dois dias completos para percorrer o básico de Sevilha, não vai sobrar muito tempo.
      Sevilha-Ronda no mesmo dia, fazendo a rota dos Pueblos Blancos, é maraturismo. Dediquem um dia mais à rota, durmindo em algum lugar como Jerez de la Frontera ou Arcos de la Frontera. Em outubro vamos fazer o trabalho de campo necessário para apresentar a rota dos Pueblos Blancos com muitos detalhes.
      Comprem seu ingresso para a Alhambra de Granada o antes possível (vejam como comprar ingressos para a Alhambra de Granada).
      Alguma razão específica para dedicar todos esses dias para Cartagena e Alicante? Valência vale muito a pena, dois dias completos por lá seriam ótimos.
      Abraço.

  6. Avatar

    Boa tarde, gostaria de confirmar a informação de que estará concluido o trecho de Córdoba a Granada do trem bala ainda este ano? Desde já agradeço, abs

    1. Avatar

      Prezado Jair, o governo espanhol garantiu, repetidas vezes, que o AVE até Granada seria inaugurado antes do final de 2015. Porém, a última previsão que conhecemos e que a inauguração não deve acontecer antes de abril de 2016. Abraço.

  7. Avatar

    Ola
    Estamos chegando em Madri dia 1/jan pra ficar ate dia 16/1. Pretendemos conhecer alem de Madri as cidades de Sevilha, Cordoba, Granada, Ronda e os pueblos brancos, alem dos bate volta proximos a.Madri. Nossa duvida é sw vale a pena alugar carro vi que pelo preco dos trens valeria muito a pena fazer o roteiro madri-sevilha de carro mas me falaram que pode ser caro pra estacionar nessas cidades. Que me sugerem? Abs

    1. Avatar

      Marcelo, o carro unicamente será imprescindível para completar o roteiro pelos Pueblos Blancos. Nas grandes cidades, o carro até atrapalha. Compare o custo de alugar um carro com o custo de fazer as viagens de trem. Além do valor do aluguel, não deixe de contabilizar o combustível, algum pedágio e estacionamentos pagos. Abraço.

  8. Avatar

    Oi Tony,

    Vou para a Espanha passar 2 semanas com meu marido e meu filho de 2 anos. Pensamos em passar 4 dias em Madri (sendo um para Toledo), pegar o trem para Córdoba para passar o dia e à noite continuar para Sevilla, dormir 3 noites lá e pegar um ônibus para Granada. No dia seguinte pegar um avião à noite para Barcelona para passar 5 dias. Pensei também ficar um dia a menos em Barcelona para ir à Segóvia. O que acha? É um bom roteiro? Alguma sugestão de passeio diferente para ir com uma criança de 2 anos? Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Roberta, aqui respondemos consultas sobre o roteiro 5. Para consultas sobre outros roteiros temos um espaço específico no site, aqui. Aproveite ele para deixar sua consulta de novo, por gentileza. Abraço.

  9. Avatar

    Ola Tony,

    Viajaremos em maio e elaboramos um roteiro de 18 dias na Espanha com base no seu fantástico site, contemplando Madri a Sevilla,via Córdoba, de trem, Andaluzia de carro, finalizando com a ida de Granada à Barcelona e o retorno à Madri de avião . Entretanto,o roteiro de automóvel partindo de Sevilla, passando por Jerez de la Fronteira com pernoite em Cádiz ou Vejer de La fronteira,no dia seguinte partir para Gibraltar com pernoite em Ronda, e depois rumo a Granada via rota dos Pueblos Blancos e Málaga nos deixou confusos sobre a melhor rota. Poderia nos dar uma sugestão?
    Abraço.

    1. Avatar

      Prezada Roberta, aqui respondemos consultas sobre o roteiro 5. Para consultas sobre outros roteiros temos um espaço específico no site, aqui. Por gentileza, deixe sua consulta por lá, responderemos o quanto antes possível. Abraço.

  10. Avatar

    Olá Tony,

    com base no seu site e em outras dicas, estou pensando em fazer um passeio pela Espanha com minha filha (37 anos), no período de 20/3 a 5/4, concentrando na região da Andaluzia, da seguinte forma: 21/3 a 25/3 em Madri. No dia 25/3, pegar um trem para Sevilha e lá permanecer até 28/3. Nessa data, alugar um carro e sair para Ronda (via Jerez de La Frontera). Pernoitar em Ronda. No dia 29/3 viagem de Ronda para Málaga e dormir nessa cidade. No dia 30/3 Sair de Málaga para Granada e pernoitar nessa cidade até o dia 2/3/. Nessa data, pegar o carro e ir pela autoestrada e dormir em Córdoba. No dia 3/3 pegar o trem expresso para Madri. Dia 5/3 pegar o voo para Paris. Será que esse roteiro é viável ou muito cansativo. Tem alguma sugestão? Vi que há opções de passar por Pueblos Brancos e pernoitar em Cádiz. Vale a pena alterar alguma coisa para incluir essas localidades?

    1. Avatar

      Prezada Silvia, vamos tentar ajudar com seu roteiro. Você já pesquisou valores de hospedagem em Sevilha? Você vai pegar vários dias da Semana Santa, temporada altíssima na cidade. Fora isso, o roteiro é viável, bastante acelerado mas viável. Uma alternativa seria abrir mão de visitar Málaga e dedicar seu tempo a completar nosso roteiro pelos Pueblos Blancos e Ronda. Málaga está conectada com Madri por trem-bala e você poderia visitá-la no futuro. Já, o fato de estar com um carro alugado converte a chance de completar o roteiro dos Pueblos Blancos em uma grande tentação. Abraço.

  11. Avatar

    Olá bom dia! parabens pelo site, completissimo e recheado de informações serias e uteis!
    Tenho 12 noites em Setembro para Espanha, sendo que Barcelona eu já conheço. Interessei mto nesse roteiro, porém gostaria de incluir uma visita a Isla Baleares ( Ibiza / Formentera ) pelo menos 3 noites.
    Como voce “encaixaria / dividiria” a retirada de 1 noite no roteiro de 10 noites ?
    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Eliane, bem-vinda ao Espanha Total! Três noites para Ibiza e Formentera pode ser bastante apertado, considere que você vai perder um mínimo de meio dia para chegar e outro meio dia para sair da ilha. Formentera vai levar um dia completo. Querendo encarar mesmo assim, e reservando 4 dias completos para as ilhas, você precisaria retirar 2 noites do roteiro acima. Pela localização geográfica, Granada seria a principal candidata. Mas parece uma pena abrir mão de um lugar tão especial, sendo que o principal foco da sua viagem está na Andaluzia. Nossa recomendação seria deixar as Baleares para uma futura viagem, combinando com destinos mais próximos da costa mediterrânea (visitando Valência, por exemplo). Sobrando dias, pode visitar Zaragoza partindo de Madri, é um bate-volta fácil (com uma noite no destino fica perfeito), e considerar algum outro entre os que oferece Madri (veja a relação aqui). Abraço.

      1. Avatar

        Olá Tony, muito obrigada pelo retorno e gentileza.
        Eu faço muita questão das Islas Baleares ( já adquiri incluisive o voo de volta saindo de lá, ou seja, nao tenho mais como escapar ), será que o roteiro distribuido assim fica muito ruim ? sei que é uma questão pessoal, mas vc acha viável ?
        1. Madri > 3 noites
        2. Córdoba > 1 noite
        3. Granada > 2 noites
        4. Sevilha > 2 noites
        5. Ibiza > 4 noites

        1. Avatar

          Prezada Eliane, se a parte de Ibiza já estiver fechada, então não há o que conversar sobre ela (veja nossos textos com informações sobre Ibiza e Formentera). Setembro não é uma época ruim para ir para Ibiza. Nosso roteiro acima foi desenhado para ser completado em 10 dias, e você está propondo modificações para completá-lo em menos tiempo. Por exemplo, para Sevilha indicamos sempre um mínimo de três noites na cidade, para poder dedicar dois dias completos a ela. Você dedica dois dias para Sevilha mas não está contabilizando o tempo que vai levar chegar nela e sair dela. Por isso, não podemos dar orientações sobre sua proposta. Elaboramos roteiros equilibrados para garantir uma mínima contemplação dos lugares visitados. Você é livre de seguí-los ou para elaborar seus própios roteiros no ritmo que mais se adeque a sua forma de viajar. Abraço.

  12. Avatar

    Olá, Tony.

    Muito instrutivo seu site!!!!
    Gostaria de uma ajuda vou a Espanha no começo de abril pretendo ficar 7 dias em Espanha, e 4 dias em Portugal.
    Desembarco em Madri e retorno para o Brasil por Lisboa.
    Gostaria de uma programação para conhecer Madrid, Toledo, Cordoba, Sevilla e grana (Alhambra).
    Depois vou para Lisboa.

    Então vc poderia me ajudar com a Programação / Roteiro, Hotel BBB (bom, barato e bem localizado)??? Como esta o clima nesta regiões? Tipo que roupa devemos levar? O q comer de interessante? Aonde comer bem e não gastar tanto? E os tapas? Soube que jantar com as danças típicas da região, é verdade?

    Poderia dar essas dicas….

    Muito obrigada pela ajuda

    1. Avatar

      Prezada Camila, com 7 dias na Espanha você não consegue visitar as cidades que você mencionou sem tornar sua viagem em uma experiência de maraturismo, que aqui no Espanha Total não incentivamos. Nosso roteiro acima é para quem conta com 10 dias na Espanha. Veja nossos roteiros para quem conta 7 dias na Espanha. Quando você já tiver definido o roteiro, poderemos falar dos detalhes em cada cidade. Abraço.

  13. Avatar

    Olá, Tony.

    Grata pelo seu retorno.

    Então se ficarmos 7 dias, visitaremos as cidades: Madrid, Sevilla e Granada (Alhambra).

    Poderia me ajudar sobre os detalhes de cada cidade, com dicas de aonde visitar, os passeios mais importantes dessas cidades, onde comer bem, onde comer tapas, hotel, o clima dessas cidades. Onde ir para assistir apresentação da dança típica.

    Estavamos pesando em alugar um carro para ir a essas cidades, o que você acha? Carro ou Trem/ Ônibus?

    Agradeço novamente pela atenção.

    1. Avatar

      Camila, nosso roteiro 2 visita Madri, Sevilha e Granada e contém as orientações necessárias para realizar a viagem. Todos os deslocamentos podem ser realizados usando o transporte público. Alugar um carro não será necessário. Pode ver detalhes sobre cada uma das cidades nos textos Madri, Sevilha e Granada. Nossos guias Madri em 9 roteiros e Sevilha em dois dias contém dicas de passeios, hospedagem e comida. O guia de Sevilha contém indicações de três lugares excelentes para presenciar um show de flamenco. Respondemos as consultas específicas sobre os destinos nas fichas individuais de cada um deles. Abraço.

  14. Avatar

    Tony, suas dicas são perfeitas. Pretendo ir com minha esposa para Madri, cidade que já conheço, e fazer um bate volta para Toledo, retornando para Madri. Em seguida visitar Córdoba, Sevilha e Granada. Qual o tempo mínimo necessário? Dez dias? E Pueblos Blancos exige quanto tempo?

    1. Avatar

      Prezado Magnaldo, seja bem-vindo ao Espanha Total. Nossa orientação costuma ser 3 noites para Sevilha (para contar com dois dias completos na cidade), 2 noites para Granada e 1 noite para Córdoba (apesar de que Córdoba pode ser feita em um pit-stop entre Madri e Sevilha, saindo bem cedo de Madri e chegando tarde em Sevilha. No texto roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda apresentamos duas propostas de percurso pela região, de duas e três noites. Para Toledo seria necessário um dia. Sem contar o tempo em Madri, com 10 dias você consegue organizar seu roteiro. Se quiser maiores orientações sobre como organizá-lo meñhor, volte a consultar a gente! Não deixe também de indicar o período do ano em que você está planejando fazer sua viagem.
      Para aproveitar seu tempo ao máximo, gostaríamos de indicar nossos guias Córdoba em um dia, Sevilha em dois dias e Toledo em um dia. Abraço.

  15. Avatar

    Boa tarde,
    Tony,
    Estamos programando para 2017 (setembro), um roteiro parecido com este, mas gostaríamos de incluir Barcelona e Toledo, não queremos locar carro, de preferência trem ou ônibus.
    O que você sugere para nós, eu e meu marido.
    Abraços
    Aguardo retorno
    Naide Gazeto

    1. Avatar

      Prezada Naide, seja bem-vinda ao Espanha Total. Na verdade, incluindo Barcelona e Toledo, o roteiro 5 passa a ser um roteiro diferente. Para poder ajudar você, precisariamos saber do número de dias com os quais você conta para sua viagem. Aguardamos seu retorno. Abraço.

  16. Avatar

    Boa Tarde,
    Tony
    Na verdade seriam 10 dias esticando sem contar o dia da ida e da volta.
    Então gostaria de fazer Madri como a cidade de apoio e depois não sei a sequencia certa, mas gostaria de ir a Toledo, Sevilha, Malaga e Barcelona.
    abraços
    Naide Gazeto

    1. Avatar

      Naide, o presente roteiro foi feito para quem conta com 10 dias. Você está querendo acrescentar Barcelona (uma cidade que demanda um mínimo de quatro dias) e Toledo (um dia). Não saberíamos como fazer essa matemática, sendo que nossos roteiros levam em conta o tempo mínimo necessário para percorrer as cidades sem que a viagem vire uma prova de maraturismo.
      Com 10 dias, você pode tentar nosso roteiro Barcelona, Madri, Sevilha e Zaragoza, que contempla tempo para ir até Toledo. Pode trocar Zaragoza por Córdoba se quiser. Abraço.

  17. Avatar

    Olá! Estou em planejamento da minha viagem de férias, porém será em Julho, deveria não tentar este roteiro porque é impraticável por causa do calor? Obrigada!

    1. Avatar

      Fernanda, com temperaturas de até 45 graus durante julho, a gente não recomenda visitar a Andaluzia no período. Mas a decisão é sua! Abraço.

  18. Avatar

    Caro Tony, pretendo ir à Andaluzia em Abril de 2017. Vou ficar 10 dias. Chegando em Málaga. Quais cidades são imperdíveis na região e quantos dias devo ficar em cada uma? Um abraço

    1. Avatar

      Prezado Fernando, contamos com um roteiro pronto, o roteiro 7: Andaluzia, que atende sua solicitação, percorrendo os pontos mais importantes da Andaluzia em 10 dias. É muito importante que você evite Sevilha durante a celebração da “Feria de Abril”. Ainda não sabemos qual será a data exata em 2017. Abraço.

  19. Avatar

    Boa tarde,
    Obrigada Tony, vê se entendi seria 10 dias com Barcelona, Madri, Toledo, Sevilha e Córdoba?
    Você acha que setembro é uma boa opção?
    Grande abraço
    Naide Gazeto

    1. Avatar

      Prezada Naide, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Entre a sexta-feira e o sábado, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    1. Avatar

      Prezada Naide, você entendeu corretamente, são 10 dias para visitar as cidades mencionadas por você. Setembro é uma boa opção, sim. Ainda pode estar quente, mas não vai ser aquele calor insuportável dos meses de julho e agosto. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  20. Avatar

    Prezado Tony,

    Estou encantada com seu site. Ele é muito instrutivo e tem me ajudado muito a criar o roteiro para viagem dos meus pais. Eles irão para Portugal e Espanha no final de outubro e começo de novembro/2017.

    Do Porto eles vão para Madrid, somente porque é o meio mais simples de chegar em Andaluzia do Porto. No início não tínhamos previsto ir para Madrid, mas percebemos que seria mais prático incluirmos Madrid no roteiro mais como uma espécie de “escala” do que propriamente para conhecer a cidade. Então o roteiro de 10 dias na Espanha ficou assim:

    24/10: Chegada em Madrid bem cedo para conhecer a cidade
    25/10: Madrid-Córdoba
    26/10: Córdoba
    27/10: Córdoba-Granada
    28/10: Granada
    29/10: Granada-Ronda (???)
    30/10: ????
    31/10:Sevilha
    01/11: Sevilha
    02/11: Saída de Sevilha (19h30) para o Brasil

    Em algum dos dias vagos gostaríamos de incluir Ronda, porém não sei se seria prático pois eles não tem a intenção de alugar carro em Córdoba, Granada e Sevilha, já que conforme suas orientações é muito mais fácil andar de trem por Andaluzia. Sendo assim você acharia interessante alugar um carro em Granada, passar por Ronda e devolvê-lo em Sevilha? Passariam uma noite em Ronda e seguiriam para Sevilha? Ou você tem alguma sugestão melhor desse roteiro?

    Muito obrigada desde já!

    Abraços,

    1. Avatar

      Prezada Amanda, seja bem-vinda ao Espanha Total. Realmente, é mais fácil entrar na Espanha por Madri que por algum ponto na Andaluzia. Sobre seu roteiro. Com um dia completo seus pais vão conhecer Córdoba sem problemas, por isso seria viável tirar um dia da cidade. Podem viajar tranquilamente um dia de manhã, chegar em Córdoba, se instalar no hotel, e dedicar a tarde a percorrer parte da cidade. No dia seguinte, podem dedicar a manhã para o restante do passeio e continuar viagem para Granada. Nosso Córdoba em um dia contém um roteiro de um dia que pode ser dividido em duas metades.
      Realmente, não há uma solução direta para viajar de Granada a Ronda. Seus pais teriam que voltar para Sevilha e viajar de Sevilha para Ronda (duas horas de viagem de ônibus). Por isso o carro parece uma boa opção. Retirando ele em Granada, seguindo até Ronda, para passar a noite, e retornar o carro em Sevilha.
      Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar. Abraço.

  21. Avatar

    Olá Tony! Parabéns pelo site! Há muitas dicas legais e informações importantes e de grande ajuda.
    Eu e meu marido viajaremos pela 1a. vez à Espanha em novembro/2016. Serão 12 noites, assim distribuídas: 3 em Madri, 3 em Sevilha, 2 em Granada, 1 em Córdoba e 3 em Barcelona. Chegaremos em Madri dia 21/11 e sairemos de Barcelona com destino ao Brasil no dia 3/12.
    Para nos deslocarmos pensamos em ir de Madri para Sevilha de trem-bala, de ônibus de Sevilha para Granada e de Granada para Córdoba e de trem-bala para Barcelona. Você acha interessante nosso roteiro e meios de transporte? Aceitamos sugestões.
    Muito obrigada, Denize

  22. Avatar

    Oi Tony, também pensamos em alugar um carro em Sevilha e devolvê-lo em Córdoba, ao invés de irmos de ônibus.
    Obrigada, Denize

    1. Avatar

      Prezada Denize, seja bem-vinda ao Espanha Total. Seu roteiro é bastante acelerado, quem dedica unicamente 3 dias a Barcelona se arrepende profundamente, porque é um tempo insuficiente para conhecer o básico da cidade (nem falamos nos excelentes bate-voltas saindo de Barcelona). Pense também que você vai perder boa parte de um dia viajando de Córdoba para Barcelona. O ideal teria sido esquecer Barcelona e dedicar mais dias a Madri, para poder incluir um bate-volta até a imprescindível Toledo. Sua escolha de transporte (trem-bala, ônibus) está legal. O aluguel de carro em Sevilha para devolvê-lo em Córdoba também é uma boa decisão. Abraço.

  23. Avatar

    Caro Tony. Preciso de sua opinião quanto ao aluguel de carro em Madri, passando por Granada, córdoba e Sevilha e então seguindo para Lisboa, depois Porto e Madri. Acha isso viável ou é melhor fazer uso de trens, onibus e avião? Informo que seremos em 8 pessoas e pretendemos alugar uma van num período de uns 25 dias.

    1. Avatar

      Prezada Selma, na hora de alugar um carro (ou uma van) você deve avaliar o custo e também o conforto. No caso de grupos grandes costuma ser um bom investimento. Se vocês não alugassem a van, poderiam fazer Madri-Córdoba-Sevilha de trem, Sevilha-Granada de ônibus e Sevilha-Lisboa de avião. Estude cada opção e compare custos. Veja também nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha. Abraço.

  24. Avatar

    Boa noite!
    Estou indo com minha esposa em outubro passar 20 dias entre Portugal e Espanha.
    Nossa programação é 1 noite em Évora, 3 noites em Sevilha, 2 noites em Granada, 4 noites em Madri, 3 noites em Porto, 1 noite em Batalha e finalizando 6 noites em Lisboa.
    Estamos pensando em alugar um carro no aeroporto de Lisboa devolvendo somente no final, pois achamos que será útil para descolamento entre as cidades.
    Você teria dicas de hotéis com estacionamento nessas cidades? O que você achou do nosso roteiro? Têm dicas?
    Agradecemos por sua orientação.

    1. Avatar

      Prezado Marcio, seu roteiro parece bastante equilibrado. A decisão de alugar o carro é difícil, por um lado, vai dar muita flexibilidade nos seus deslocamentos; por outro lado, o carro não vai ter nenhum uso durante muitos dias da sua viagem (em Sevilha, Granada e Madri). Aproveitamos para indicar a leitura do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha.
      Se você deixar suas consultas específicas sobre cada uma das cidades nos textos dedicados a elas, teremos o maior prazer em tentar ajudar (veja o índice de destinos). Abraço.

      1. Avatar

        Primeiramente, agradeço por suas valiosas dicas e após ler o índice de destinos, incluímos entre uma cidade e outra parar em Ronda e Toledo, lugares maravilhosos.
        O objetivo principal do carro é a mobilidade de uma cidade a outra, além de paradas em algumas cidades que encontramos pelo caminho. Isso não poderemos fazer de ônibus ou trem.
        Em algumas cidades nos hospedaremos em hotéis próximo ao metrô, deixando o carro estacionado no hotel.
        Você acha necessário hospedar 1 dia em Ronda?
        Estamos pensando em pegar a estrada bem cedo quando irmos de Sevilha para Granada e dá uma parada em Ronda, aproveitando para o almoçar.
        Parabéns pelo seu site.

        1. Avatar

          Prezado Marcio, até daria para fazer uma visita rápida em Ronda sem necessariamente dormir na cidade. Já para Toledo, aproveitem do primeiro horário do dia até o final da tarde, é uma cidade com muito mais conteúdo. Abraço.

  25. Avatar

    Tony, boa tarde!
    Reservei todos os hotéis e fechei o roteiro, me ajudou muito o seu blog.
    Coloquei 1 noite em Córdoba, depois de ler seus comentários sobre a Mezquita.
    Chegarei dia 02/10 em Lisboa e retorno para o Rio de Janeiro dia 22/10.
    Meu roteiro ficou assim, 1 noite em Évora, 3 noites em Sevilha, 2 noites em Granada, 1 noite em Córdoba, 4 noites em Madri, 3 noites em Porto, 1 noite em Óbidos e 5 noites em Lisboa.
    Quero tirar uma última dúvida. O meu cartão de crédito me dá grátis o seguro do carro que eu alugar. As locadoras permitem que eu utilize esse seguro?
    Obrigado.

  26. Avatar

    Olá Tony! Tudo bem?
    Estou planejando uma viagem para Espanha baseada no seu blog, muito bom por sinal, parabéns.
    Gostaria de ficar 4 dias em Madri, com um bate e volta à Toledo, um pit stop em córdoba, 3 noites em Sevilha e 2 em Granada, de onde eu gostaria de ir para Barcelona de avião onde passaria 3 dias, sem contar o dia da chegada. Fazer isso em 14 dias é possível, ou seria maraturismo?
    Mais uma pergunta, Seria repetitivo conhecer Sevilla e Granada? já que as duas tem nas suas principais atrações, Real Alcázar e Alhambra, algumas semelhanças, claro que guardadas as devidas proporções?

    1. Avatar

      Prezada Katia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Nosso roteiro 10, Andaluzia, Barcelona e Madri, é muito parecido com o que você está querendo fazer. Mas contando com um dia a menos tudo fica mais corrido. Quem fica três dias em Barcelona, por exemplo, costuma se arrepender, há tanta coisa legal para ver na cidade que fica uma sensação de ter errado no tempo destinado a ela. Você poderia eliminar Barcelona e dedicar um pouco mais de tempo para Madri para viabilizar uma viagem tranquila.
      Sevilha é Granada são duas cidades muito diferentes. Igualmente, o Alcázar e a Alhambra são muito diferentes também. As duas são obras que misturam arte árabe e cristã, mas são lugares complementários e imperdíveis. Abraço.

  27. Avatar

    Olá Tony. Boa noite. Estou pensando em viajar no fim de fevereiro para a Espanha. O roteiro é esse:
    1. Vitoria x Sevilha

    2. Sevilha

    3. Sevilha

    4. Sevilha x Cordoba (45min de trem) x Granada (1h 55 min de trem, tem 1 conexão)

    5. Granada

    6. Granada x Valencia

    7. Valencia

    8. Valencia

    9. Valencia x Madrid

    10. Madrid

    11. Madrid x Toledo x Madrid

    12. Madrid x Avila e Segovia x Madrid

    13. Madrid x Aranjuez x Madrid

    14. Madrid x Barcelona

    15. Barcelona

    16. Barcelona

    17. Barcelona

    18. Barcelona x Vitoria

    19. Vitoria

    Você acha um bom roteiro? Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Cecília, vamos ver se conseguimos ajudar com seu roteiro:
      – no dia 4 você está planejando ir de Sevilha para Granada passando por Córdoba. Mas quase não vai ter tempo para visitar uma das cidades mais incríveis da Espanha. Pense que em fevereiro deve ficar escuro por volta das 18 horas, o que faz que o aproveitamento dos dias não seja ótimo. Dormiriamos essa noite em Córdoba para continuar a viagem para Granada no dia seguinte.
      – você vai perder bastante tempo indo de Granada para Valência. Uma possível otimização do seu roteiro seria: ir de Sevilha para Granada; de Granada para Córdoba; e de Córdoba para Valência (a viagem de trem-bala fica mais curta, tem um trem direto que demora 3 horas entre ambas cidades). Se sua passagem aérea não tiver sido fechada já, daria para continuar de Valência para Barcelona, para depois fazer Barcelona-Madri.
      – você quase não reserva tempo para conhecer Madri, sendo que a maioria do seu tempo é ocupado por bate-voltas. Todos os bate-voltas escolhidos são muito legais, mas bate-volta todo dia acaba sendo muito cansativo.
      – quem fica três dias em Barcelona acaba se arrependendo, há tanta coisa para conhecer! Mas para um primeiro contato básico pode ser suficiente.
      Abraço.

  28. Avatar

    Muito obrigada pela sua atenção, Tony! E desculpe a minha falta de atenção. Gostei muito do seu site e eram tantas as informações que fui abrindo várias páginas que por fim não lembrava em qual eu havia deixado a pergunta. Não vai acontecer mais. Coloquei na barra de favoritos.
    Dos “bate e volta”, quais são totalmente imperdíveis, numa primeira viagem?
    Muito obrigada!

  29. Avatar

    Estarei em Málago e meu roteiro partirá de lá. Qual a sugestão para conhecer um pouco da região de Andaluzia e Madrid, saindo de Málaga? Terei 7 dias.

  30. Avatar

    Boa tarde!
    Primeiramente, parabéns pelo site!
    Preciso de uma sugestão de roteiro.
    Chegarei em Madrid no dia 27/03, às12:00hs.
    Meu voo de retorno será no dia 09/03, saindo também de Madri.
    Assim, terei 9 dias inteiros, excluindo os dias da chegada e do retorno.
    Gostaria justamente de conhecer Madrid, Toledo, Sevilha, Córdoba e Granada.
    Porém, tenho um dia a menos do que o roteiro aqui sugerido.
    Caso tenha que cortar Córdoba ou Granada, o que sugere?
    Obrigado!

    1. Avatar

      Prezado Alexandre, seja bem-vindo ao Espanha Total. Escolher entre Córdoba e Granada é duro. Córdoba está no caminho entre Madri e Sevilha e por isso seria bobagem não visitá-la. Granada fica mais fora de mão mas também seria uma pena ir até a Andaluzia e não conhecé-la. Como você vai conseguir aproveitar a tarde do dia 27 em Madri, uma possibilidade seria eliminar um dia de Madri da sua viagem. É muito provável que você volte por Madri em algum momento; fica menos provável a descida até a Andaluzia. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigado Tony.
        Verdade, a probabilidade de retornar a Andaluzia não é alta…
        Pensando assim, devo realmente cortar um dia de Madrid.

        1. Avatar

          Tony.

          Bom dia.

          Decidi que devo cortar Granada da minha viagem. Por estar com criança, e pela distância, penso que ficaria um pouco puxado. Assim, devo dar mais atenção a Córdoba.

          Não conheço a Espanha ainda, e preciso decidir, dentro do meu roteiro, entre as seguintes opções:

          4,5 dias em Madri (incluindo Toledo e talvez Segóvia) e 3,5 dias em Sevilha; ou
          5,5 dias em Madri (incluindo Toledo e talvez Segóvia) e 2,5 dias em Sevilha.

          Veja o roteiro que estou pensando, ficando 4,5 dias em Madri:

          dia 27/03 – chegada às 12:00 hs em Madri.
          dia 04/03 – deslocamento a Córdoba, pela manhã, de AVE.
          dia 04/03 – deslocamento a Sevilha, após o almoço, de AVE.
          dia 09/03 – retorno a Madri, para embarcar à noite com destino a Guarulhos.

          O que acha?

          1. Avatar

            Alexandre, não entendemos muito bem sua nova programação, você falou em dar mais atenção para Córdoba mas está dedicando unicamente meio dia para a cidade. Dedique um mínimo de uma dia completo para Córdoba, dois dias completos para Sevilha, e o restante para Madri. Abraço.

            1. Avatar

              Verdade, erro de digitação.
              Chegarei em Córdoba no dia 04/03, pelo primeiro trem que sai de Madri, e sairei de Córdoba no dia 05/03, com destino a Sevilha, após o almoço.
              Acha equilibrado?
              Mais uma vez, obrigado.

              1. Avatar

                Alexandre, um dia completo em Córdoba é suficiente para percorrer todos os lugares de interesse turístico mais importantes da cidade. Nosso Córdoba em um dia contempla essa situação, com dois roteiros de meio dia.
                Então, dedique dois dias completos para Sevilha (três noites), um dia completo para Córdoba (uma noite) e o restante para Madri, com o bate-volta imprescindível até Toledo, e Segóvia se der tempo. Poderia ser uma boa ideia deixar Madri para o final da sua viagem, desse jeito seria muito mais fácil chegar no aeroporto no dia da sua partida. Abraço.

  31. Avatar

    Boa noite Tony!
    Preciso de uma ajuda, estou em Valência e gostaria de uma sugestão de destinos para quatro cinco dias.
    Obrigado pela atenção!
    Abs,

  32. Avatar

    Boa tarde Tony!
    Pretendo chegar a Madrid e inclui no meu roteiro as cidades de Granada, Sevilha, Córdoba e Cartagena. O que vc acha desta última cidade, pensando em um tempo de viagem pela Espanha de no máximo 10 dias? Outra dúvida é que pretendo retornar a Madrid e ir para Lisboa. Ficarei mais alguns dias em Portugal.
    Grata
    Laura Andrada

    1. Avatar

      Prezada Laura, se não houver alguma razão especial (que desconhecemos) para incluir Cartagena no seu roteiro, eliminariamos a cidade imediatamente. Fica completamente fora de mão, você vai gastar um dia para chegar nela e outro para voltar. Não há nada em Cartagena que justifique eliminar outras cidades da sua viagem. O roteiro do texto acima encaixa perfeitamente com sua proposta (sem Cartagena). Abraço.

  33. Avatar

    Tony, boa tarde! Estou montando meu roteiro e suas informações têm sido muito úteis!

    Para evitar muitas trocas de hotel, pensei em passar mais noites em Granada e, a partir de lá, fazer alguns bate-e-volta, já que estarei de carro. Pensei em Málaga, Sierra Nevada e Ronda.

    É viável?

    Além disso, pelo roteiro que montei até agora, terei que escolher apenas uma cidade entre Sevilla e Córdoba. Pelo que já li de seus textos, parece-me que Sevilla é uma opção melhor.

    Confere?

    Abraço!

    Rodrigo

    1. Avatar

      Prezado Rodrigo, Sierra Nevada fica muito próxima de Granada, é um bate-volta muito fácil. Já não encararíamos Málaga e Ronda como bate-voltas a partir de Granada, seria melhor escolher um dos dois para establecer uma nova base e visitar as duas cidades. As cidades imperdíveis da Andaluzia são Sevilha, Córdoba e Granada. Se necessário, elimine Málaga ou Ronda do seu roteiro, mas não deixe de conhecer Córdoba. Abraço.

  34. Avatar

    Tony, estou com dificuldade em montar meu roteiro. Minha viagem terá 13 dias (12 noites) e eu gostaria de conhecer as seguimtes cidades: Madri, Toledo, Sevilha, Córdoba, Granada, Barcelona. Estava pensando em 5 noites em Madri, incluido o bate volta de Toledo. Visitar Córdoba entre a viagem de Madri para Sevilha e ficar 3 noites em Sevilha, incluindo Granada. Por fim 4 noites em Barcelona. É possível você me orientar qual a melhor forma de visitar essas cidades? Ainda, gostaria de orientação de qual a melhor opção de transporte para Granada, saindo de Sevilha. Já li seu post sobre ese assunto mas queria sua opinião de qual forma você acha mais proveitosa. Pensei em alugar um carro. O que você acha? Agradeço antecipadamente.

    1. Avatar

      Thais, o problema do seu roteiro é que são muitas cidades para pouco tempo. Granada não pode ser encarada como um bate-volta saindo de Sevilha, você precisa de dois dias completos para visitar a cidade. Veja como viajar de Sevilha a Granada. O carro é uma possibilidade, mas vai precisar de um hotel com estacionamento, sendo que a circulação de carros é restrita no centro de Granada.
      Sugerimos transferir um dia de Madri para Barcelona, que é uma cidade com bastante mais conteúdo. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada! Acho que vou diminuir um dia em Madri e passar uma noite em Granada. Estou pensando também em ir de avião de Granada para Barcelona, mas achei as passagens caras. Confesso que ainda estou com dúvidas. rsrsrsrs De qualquer forma agradeço toda a sua atenção!

  35. Avatar

    Olá Tony!
    Seu site tem sido de grande valia para a organização do meu roteiro.Infelizmente será um maraturismo,rs.
    Estamos com as passagens compradas para Barecelona(ida e volta) do dia 10/06 a 19/06,montei um pré roteiro ,ainda não consegui definir…
    04 dias em Barcelona, 01 dia em valencia,02 em granada,01 em zaragoza,…
    O que você acha?
    Obrigada desde já!

    1. Avatar

      Prezada Doselene, seja bem-vinda ao Espanha Total. Realmente, sua proposta de roteiro é maraturismo extremo, não temos nem como avaliar. Para você entender o que está querendo fazer, para Valência indicamos um mínimo de dois dias completos (três noites), e você está dedicando um dia. Mas parte desse dia vai ser gasta chegando em Valência, e parte vai ser gasta saindo de Valência. Você está querendo ficar umas poucas horas na cidade? Veja nossas ideias de roteiros prontos para quem conta com 10 dias na Espanha. Abraço.

Comentários encerrados.

Rolar para cima