Menu

roteiro 12 | Andaluzia e grandes cidades da Espanha

valencia

Nosso roteiro 12, para quem está planejando uma viagem de 20 dias, visita a Andaluzia, por um lado, e as cidades mais importantes da Espanha, por outro. Inclui as três cidades turisticamente mais importantes da Andaluzia, Córdoba, Granada e Sevilha, além das cidades de Madri e Barcelona, Valência e Zaragoza.

Quando é melhor?

A Andaluzia, especialmente Córdoba e Sevilha, tem temperaturas muito altas durante os meses de julho e agosto e por essa razão recomendamos evitar o roteiro durante esses dois meses do verão espanhol. Dê uma olhada também nos textos quando ir e calendário anual.

Como distribuir os dias?

A distribuição ideal de dias, sempre tendo em conta que esse cálculo contempla dias completos no destino, o que pode significar um pernoite a mais em algum deles:

  • 4 noites em Barcelona
  • 4 noites em Madri
  • 3 noites em Valência
  • 3 noites em Sevilha
  • 3 noites em Granada
  • 1 dia em Córdoba
  • 1 dia em Zaragoza

O roteiro pode ser feito de várias formas diferentes, dependendo do ponto de entrada e saída na Espanha. Pode ter um formato circular ou começar e terminar em cidades diferentes. A combinação ideal seria (veja as opções com começo em Madri e em Barcelona):

  1. Barcelona > Valencia > Madri > Granada > Sevilha > Córdoba > Zaragoza > Barcelona.
  2. Madri > Granada > Sevilha > Córdoba > Zaragoza > Barcelona > Valencia > Madri.

Posso acrescentar algum bate-volta?

Você pode até tentar acrescentar algum bate-volta no seu roteiro, mas tome cuidado para que este não se transforme em uma prova de maraturismo.

Se mesmo assim você quiser escolher dois bate-voltas, as sugestões apontam para a linda Montserrat partindo de Barcelona, e a imperdível Toledo saindo de Madri.

Como viajo entre os destinos do roteiro?

Veja como fazer os deslocamentos do roteiro (clique nos links para ver os detalhes):

  1. Barcelona a Madri. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 2 horas e meia.
  2. Barcelona a Sevilha. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 5 horas.
  3. Barcelona a Zaragoza. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 23 minutos.
  4. Madri a Sevilha. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 2 horas e 20 minutos.
  5. Madri a Zaragoza. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 15 minutos.
  6. Sevilha a Granada. O tempo de viagem, no ônibus mais rápido, é de 3 horas.
  7. Granada a Madri. O tempo de viagem, no trem mais rápido, é de 4 horas e 25 minutos.
  8. Sevilha a Córdoba. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 46 minutos.
  9. Valência a Madri. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 38 minutos.

O roteiro no mapa

Clique aqui para ver o roteiro no mapa.

Informações sobre os destinos visitados

Saiba mais sobre os destinos do roteiro 11 lendo os textos Barcelona, Córdoba, Granada, Madri, Sevilha, Valência e Zaragoza.

Alguma dúvida?

Estamos aqui para tentar ajudar com a organização do seu roteiro. Precisando de ajuda, aproveite nossa consultoria de roteiros (abra ela clicando na palavra Consultoria que aparece na barra de menus, na parte superior direita do site).

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

18 comentários em “roteiro 12 | Andaluzia e grandes cidades da Espanha”

  1. Avatar

    Olá! Adorando tudo!
    Vou c meu marido em janeiro de 2017!
    Já conhecemos Barcelona, então não retornaremos lá.
    Aqui vc não disse qual o transporte e as horas de viagem entre Córdoba e Valência e Valência a Zaragoza. Vc pode nos dar uma luz?
    Tb gostaríamos de ver neve.
    Vc recomenda algum lugar no roteiro de 20 dias, excluindo Barcelona?
    Vc acha q compensa alugar carro?
    Obrigada pelas valiosas dicas.
    Fernanda

    1. Avatar

      Prezada Fernanda, seja bem-vinda ao Espanha Total. Sobre suas dúvidas:
      – pegue um trem-bala entre Córdoba e Valência. O mais rápido faz a viagem em 3 horas e 10 minutos.
      – veja como viajar de Valência a Zaragoza. Indicamos fortemente o ônibus.
      – o melhor lugar para ver a neve seria a estação de Sierra Nevada, próxima de Granada.
      – o carro unicamente compensa para os deslocamentos mais curtos. Poderia ser uma opção para se locomover pela Andaluzia.
      Abraço.

  2. Avatar

    Bom dia. Seu site é ótimo. Estou elaborando um roteiro Portugal/Espanha para abril/maio-2017 e gostaria de uma orientação para a sequência de cidades. Não tenho problema com tempo, mas pretendo algo em torno de 30 dias. A ideia inicial, não definitiva, é começar por Lisboa e ir até Santiago de Compostela, depois na sequencia: Bilbao, San Sebastian, Saragoça, Barcelona, Valência, Granada, Sevilha, Córdoba, Madrid e Salamanca, voltando para Madrid, ponto final. Pretendo uma viagem tranquila, sem maraturismo. Sugere outra sequência ??? Se tiver que cortar algumas cidades, quais ??? Agradeço sua ajuda. Obrigado e Sucesso. Abraços.

    1. Avatar

      Prezado Milton, seja bem-vindo ao Espanha Total. Não ter problema com a quantidade de dias dedicados à viagem é ótimo! Vamos fazer um cálculo básico de tempo em cada uma das cidades que você quer visitar para poder avaliar se vai dar tempo suficiente para visitar todas elas sem que a viagem vire uma correria:
      – Santiago (2 noites). O problema vai ser o deslocamento entre Santiago e Bilbao, que vai fazer você perder muito tempo.
      – Bilbao (1 noite).
      – San Sebastián (2 noites).
      – Zaragoza (1 noite).
      – Barcelona (5 ou mais noites).
      – Valência (3 noites).
      – Granada (2 noites).
      – Sevilha (3 noites).
      – Córdoba (1 noite).
      – Madri (4 noites, com bate-volta para Toledo).
      – Salamanca (2 noites).
      Na conta estão saindo 26 dias, o que deixa tempo para acrescentar mais bate-voltas a partir de Barcelona (veja nossas dicas no texto bate-voltas saindo de Barcelona) e Madri (veja os melhores bate-voltas a partir de Madri).
      A sequência é boa, tirando Santiago que é difícil de encaixar e que provavelmente vai obrigar a fazer um voo de ida e volta até Madri.
      Quando você tiver sua programação mais definida, volte por aqui para ver como podemos ajudar a aprimorâ-la. Não podemos deixar de mencionar nossos guias de cidades da Espanha, excelentes para aproveitar ao máximo sua viagem! Abraço.

  3. Avatar

    Olá, Tony!
    Estou pensando em fazer este circuito: Barcelona > Valencia > Malaga > Granada > Almeria > Sevilha, é um bom trecho? Sendo uma viajante bem econômica, mas que não abre mão de um quarto de hotel limpo e próximo ao transporte público, quanto você acha que gastarei (em euros) com transporte e hospedagem? Pode ser só uma estimativa bem por alto, só para eu começar a fazer as contas. Pretendo ir na metade de 2017. Obrigada!

  4. Avatar

    Tony, suas dicas são essenciais para planejar uma viagem pela Espanha.
    Esse roteiro é o que mais aproxima para minha viagem, com exceção de Zaragoza, que não incluímos no nosso roteiro.
    No entanto, gostaria de sua opinião sobre a melhor opção de roteiro, considerando que incluiremos Portugal em nossa viagem (Porto e Lisboa).
    A princípio, pensamos em chegar por Porto e sair por Lisboa, sendo que os trechos de Porto a Madri e o trecho de Sevilha a Lisboa seriam de avião. Os demais trechos seriam por trem.
    Qual sua sugestão para otimizar o tempo e aproveitar bastante a viagem?
    Já fiz várias simulações no site da Renfe e continuo um pouco perdida.
    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Luciene, voar entre a Espanha e Portugal é uma ótima ideia para aproveitar seu tempo ao máximo. Se você apresentar para a gente nem que seja um rascunho do seu roteiro poderemos ajudar a aprimorá-lo. Abraço.

  5. Avatar

    Tony, adquiri o seu pacote de guias e estou adorando para programar minha viagem, quer será em julho, mas gostaria de uma dica, de ter um guia que fala português para nos acompanhar para explorar o máximo os lugares que passaremos. Você conhece aquém possa fazer esse serviço ?
    Grata

    1. Avatar

      Prezada Juliana, não conhecemos ninguém que possamos indicar. Desenvolvemos nossos guias eletrônicos para facilitar a vida daquelas pessoas que querem completar itinerários auto-guiados, no seu próprio tempo, sem necessidade de contratar outros serviços de acompanhamento. Lembre-se que não indicamos percorrer a Andaluzia em julho por causa do calor extremo. Abraço.

  6. Avatar

    Muito Obrigada Tony, e lendo todo o guia que e espetacular, de fato, vi que não ha necessidade de contratar o serviço.
    Tenho uma duvida em relacao ao roteiro, so poderemos ir em julho, e teremos que enfrentar as elevadas temperaturas, chegaremos em Barcelona e sairemos de Madrid, qual seria a rota mais eficiente a se fazer?
    muito obrigada, e parabens pelo blog e guia que sao sensacionais .

    1. Avatar

      Juliana, no texto acima você vai ver nossas dicas sobre como elaborar a rota. Não sabemos quando serão as datas com calor mais extremo, o ideal seria evitar a Andaluzia durante esse período mas como você só vai ter uma ideia da previsão do tempo dias antes da viagem, vai ter que se programar torcendo por um verão ameno. Se você apresentar para a gente nem que seja um rascunho de roteiro, poderemos ajudar a aprimorá-lo. Abraço.

  7. Avatar

    Olá, Tony! Seu site é indispensável para quem está planejando uma viagem para a Espanha! Eu e meu marido iremos no final de março e ficaremos 21 dias. Chegaremos em Barcelona dia 28/03 e partiremos de Madri em 18/04. Olhamos as cidades que gostaríamos de conhecer, mas estamos um pouco perdidos na logística. Gostaríamos de visitar: Barcelona (5 dias + 2 para bate e volta), Zaragoza, Madri (4 dias + 2 para bate e volta), Valência, Sevilha, Córdoba e Granada. Será que você poderia nos ajudar no planejamento desta sequência? Muito obrigada! Abs.

    1. Avatar

      Prezada Bia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Uma forma de completar seu roteiro seria: Barcelona > Zaragoza > (de ônibus) Valencia > Madri > Sevilha > Granada > Córdoba > Madri. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigada pela atenção, Tony! Estávamos com receio de alugar um carro, pois lemos em alguns lugares sobre roubos, mas resolvemos alugar mesmo assim para fazer a região da Andaluzia, sem fazer paradas com malas no carro. Acho que assim conseguiremos otimizar o tempo, sem depender tanto dos trajetos e horários dos trens e ônibus. Aproveito para elogiar o dedicado e ótimo trabalho de vocês no Espanha Total e no Passaporte BCN! Abs!

        1. Avatar

          Pois é, o aluguel do carro conta com a chatice de ter que se preocupar pelo arrombamento do veículo com as malas dentro. Vocês podem fazer dois aluguéis diferentes: ou na saída de Barcelona, até o retorno em Madri; ou na saída de Sevilha, para entregará-lo em Córdoba ou já em Madri. Abraço.

Comentários encerrados.

Rolar para cima