Espanha Total

roteiro 10 | Andaluzia, Barcelona e Madri

barcelona Madrid Sevilla zaragoza

Nosso roteiro 10, para quem está planejando uma viagem de 15 dias, inclui as três cidades turisticamente mais importantes da Andaluzia, Córdoba, Granada e Sevilha, as duas cidades mais importantes da Espanha, Madri e Barcelona, com um pit-stop intermediário em Zaragoza, uma cidade que surpreende quem a visita.

Quando é melhor?

A Andaluzia, especialmente Córdoba e Sevilha, fica muito quente durante os meses de julho e agosto e por essa razão recomendamos evitar o roteiro durante esses dois meses do verão espanhol. Dê uma olhada também nos textos quando ir e calendário anual.

Como distribuir os dias?

A distribuição ideal de dias:

  • 4 noites em Barcelona
  • 3 noites em Madri
  • 3 noites em Sevilha
  • 2 noites em Granada
  • 1 dia em Córdoba
  • 1 dia em Zaragoza

O roteiro pode ser feito de várias formas diferentes, dependendo do ponto de entrada e saída na Espanha. Pode ter um formato circular ou começar e terminar em cidades diferentes. A combinação ideal seria (veja as opções com começo em Madri e em Barcelona):

  1. Barcelona > Madri > Granada > Sevilha > Córdoba > Zaragoza > Barcelona.
  2. Madri > Granada > Sevilha > Córdoba > Zaragoza > Barcelona > Madri.

Posso acrescentar algum bate-volta?

Você pode até tentar acrescentar algum bate-volta no seu roteiro, mas tome cuidado para que este não se transforme em uma prova de maraturismo.

Se mesmo assim você quiser escolher dois bate-voltas, as sugestões apontam para a linda Montserrat partindo de Barcelona, e a imperdível Toledo saindo de Madri.

Como viajo entre os destinos do roteiro?

Veja como fazer os deslocamentos do roteiro (clique nos links para ver os detalhes):

  1. Barcelona a Madri. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 2 horas e meia.
  2. Barcelona a Sevilha. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 5 horas.
  3. Barcelona a Zaragoza. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 23 minutos.
  4. Madri a Sevilha. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 2 horas e 20 minutos.
  5. Madri a Zaragoza. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 1 hora e 15 minutos.
  6. Sevilha a Granada. O tempo de viagem, no ônibus mais rápido, é de 3 horas.
  7. Granada a Madri. O tempo de viagem, no trem mais rápido, é de 4 horas e 25 minutos.
  8. Sevilha a Córdoba. O tempo de viagem, no trem-bala mais rápido, é de 46 minutos.

O roteiro no mapa

Clique aqui para ver o roteiro no mapa.

Informações sobre os destinos visitados

Saiba mais sobre os destinos do roteiro 10 lendo os textos Barcelona, Córdoba, Granada, Madri, Sevilha e Zaragoza.

Alguma dúvida?

Estamos aqui para tentar ajudar com a organização do seu roteiro. Precisando de ajuda, aproveite nossa consultoria de roteiros (abra ela clicando na palavra Consultoria que aparece na barra de menus, na parte superior direita do site).

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

87 comentários em “roteiro 10 | Andaluzia, Barcelona e Madri”

  1. Vocês podem me dar uma idéia de qual o custo diário pra este roteiro de 15 dias, com alimentação/bebida e passeios. Muito Obrigada.

    1. Rafael, consegue, sim, mas como já respondemos na consulta similar que você deixou em outro texto, seria outro roteiro diferente.

  2. Tony, Não quero ser chato, pois deve cansar responder todo mundo que pergunta no site, mas realmente estou sofrendo para montar um roteiro legal para a Espanha. Se você puder me ajudar rapidamente eu ficarei muito agradecido, pois o que quero fazer não se encaixa nos seus roteiros.
    Eu chego em Barcelona dia 03/05 e fico até dia 06/05. Como vou com meus pais, que já são idosos (84 e 74 anos) eu pretendo alugar carro após Barcelona e vamos seguindo rumo a Portugal. Como nosso retorno ao Brasil é por Lisboa no dia 26/05 eu calculei uns 11 dias para cada país. Ou seja, nos restam uns 7 ou 8 dias na Espanha após Barcelona.
    Pra gente poder ver bastante coisa legal (e que não sejam muito parecidas entre si), o que você recomendaria? Acho que tanto poderemos ir de carro até a fronteira com Portugal ou devolvê-lo em alguma cidade e pegar um trem rumo a Portugal.
    Eu gostaria de ver o máximo possível sem correria, pois pela idade dos meus pais dificilmente poderão voltar para a Espanha, além de ser a primeira viagem internacional deles. Seria legal conseguir conciliar cidades grandes, litoral e vilarejos medievais, por exemplo.
    Consegue me ajudar? E desculpa pelo incômodo 😉

    1. Prezado Luciano, não achamos que quem chega aqui pedindo ajuda seja chato, e gostamos de tentar ajudar todos na medida das nossas possibilidades. A única gentileza que queremos pedir para você é que, se você não estiver pensando seguir nosso roteiro 10, assunto do presente texto, deixe sua consulta no texto que habilitamos para consultas gerais sobre roteiros aqui. Deixe sua consulta por lá e responderemos o antes possível. Abraço.

  3. Tem razão, Tony. Depois de pensar bem, optei por fazer seu roteiro número 10. Deixarei os pueblos para depois. Obrigada, ajudou a fazer a melhor escolha! ????

  4. Ola Tony, somos um casal de 63 anos com boa saude, pretendemos viajar na Espanha por uns 20 dias em outubro de 2016, chegando em Madri com hotel reservado, ficariamos (3 dias), apos alugariamos um carro, dar uma volta na espanha e terminar ultimos 3 dias em Barcelona. Sendo meio fora da temporada,chegando numa ciade se acharmos que é legal, ficariamos para pernoitar,assim rodando sem reservar antecipadamente, pois temos receio de não chegarmos no lugar reservado em tempo habil. Assim fizemos em Portugal há 4 anos e deu certo. O que acha? teremos dificulfdades com a estrada e hoteis?

    1. Prezados, em outubro vocês não deveriam ter problemas para reservar com pouca antecedência (unicamente em Zaragoza ao redor do dia 12 de outubro, quando são as festas locais e fica muito difícil achar hospedagem). As estradas na Espanha são ótimas e vocês não vão ter problemas com elas. O carro pode se tornar um empecilho nas grandes cidades como Madri ou Barcelona, onde nossa recomendação é procurar um estacionamento para ele e não utilizá-lo para percorrer a cidade. A maioria das cidades da Espanha dificulta a circulação de carro nos centros urbanos, privilegiando o transporte público. Abraço.

  5. Olá, Tony, bom dia! Estou montando um roteiro bem parecido com o de vocês. Vou ficar 15 dias, chego por Barcelona e saio por Madri. Minha ideia é ir de Barcelona pra Granada, no trem noturno, mas não estou encontrando. Parece que a rota não está funcionando. Minha dúvida é se compro o passe de trem com antecedência, se essa rota está incluída ou se posso comprar quando estiver aí? Depois de Granada, sigo para Sevilla, Córdoba e Madrid. Viajo sozinha e quero ir com tudo arrumado pra evitar grandes transtornos. Obrigada. Priscilla.

    1. Prezada Priscilla, por conta das obras que estão em andamento para a chegada do trem-bala em Granada, há muitas alterações no serviço de trem até a cidade. De qualquer jeito, se houver um trem noturno entre Barcelona e Granada, é um grandíssimo mico. É muito melhor pegar o trem-bala até Córdoba e de lá, ou pegar um trem até Granada, ou ir de ônibus. Quando será sua viagem? Abraço.

      1. Chego dia 31/07, fico os 5 primeiros dias em Barcelona, os últimos 3 (11 a 14/08) em Madrid. O meio ainda não consegui definir. Vou olhar o trem-bala pra Córdoba. Obrigada pela dica.

        1. Priscilla, você já deve saber que não indicamos para ninguém visitar a Andaluzia durante julho e agosto por causa do calor extremo. Um dia de 45 graus pode tornar a atividade turística em uma experiência muito sofrida. Abraço.

          1. Eu sei, Tony, mas infelizmente é a única época do ano que tenho férias. Vou ter que arriscar. Muito obrigada pelas dicas. O site de vocês é excelente. Vou me guiar por aqui. Abraços!

            1. Marcelo Froes Assunção

              Eu fiz como você uma vez que fui para a Itália. sinceramente achei que ia morrer. Leve uma boa garrafa de água, evite a desidratação. Leve também medicamentos para dor de cabeça e vômitos e curta bastante apesar do calor.

              1. Realmente, férias não deveriam ser sofrimento. Achamos que, mesmo não tendo flexibilidade com as datas, sempre há flexibilidade para escolher os destinos mais adequados para cada época do ano.

  6. Marcelo Froes Assunção

    Olá Tony,

    Estamos faremos uma viagem pela Espanha de 02 (chegada) a 17 (saída). Somos 9 pessoas entre idosos (bem ativos), adultos, alguns nem tão ativos e adolescentes. A princípio estamos seguindo o roteiro 10 a risca e aí apareceu uma dúvida sobre como completá-lo sem apertar demais o passo. Na parte final da viagem, entre Córdoba e Zaragoza, como é melhor organizarmos a viagem, pois seria necessário sair de Sevilha após 1 dia e meio, chegar em Córdoba e já no dia seguinte ir para Zaragoza, chegando dia 16 e saindo 17 para pegar o voo. Pensei em pegar duas diárias em Zaragoza, mesmo dormindo apenas uma noite, para ter um lugar mais confortável para tomar um banho, deixar as bagagens e sair direto para o aeroporto no dia 17 (voo noturno). É uma boa ideia?
    Aproveito para parabenizá-los por este site fantástico que ajudou demais na organização da viagem.
    Um abraço,

    Marcelo

    1. Prezado Marcelo, seja bem-vindo ao Espanha Total. Faltou mencionar no seu texto o mês da sua viagem, um dado muito importante para que possamos dar a melhor informação possível. Seu voo de volta parte de qual aeroporto, Madri ou Barcelona? Aguardamos seu retorno! Abraço.

      1. Desculpe a confusão. Vamos em janeiro dia 1. Chegamos em Barcelona dia 2 e saimos de lá dia 17.

        Obrigado novamente.

        1. Obrigado, Marcelo. Na verdade, indicamos dois dias completos em Sevilha (três noites) para poder aproveitar a cidade ao máximo. O percurso Sevilha-Córdoba-Zaragoza poderia ser organizado assim:
          1. partam cedo de Sevilha para contar com o dia completo em Córdoba. Durmam em Córdoba (em janeiro as horas de luz são poucas e o aproveitamento dos dias é muito limitado).
          2. partam cedo de Córdoba, para contar com a tarde em Zaragoza. Durmam em Zaragoza. No dia seguinte percorram o restante de Zaragoza e continuem viagem para Barcelona.
          Se você apresentar para a gente o rascunho completo da sua programação, poderemos tentar ajudar a aperfeiçoá-la.
          Abraço.

  7. Bom dia Tony. Parece que vamos ficar meio apertados. Estou mandando o roteiro. Já fechei os apartamentos ou hotéis até Granada. O resto ainda está por fazer. Um abraço,
    2/1- Chegada a Barcelona
    3/1- Barcelona
    4/1-Barcelona
    5/1-Barcelona
    6/1- Barcelona
    7/1-Trem para Madri
    8/1-Madri
    9/1-Madri
    10/1-Madri
    11/1-Trem para Granada
    12/1- Granada
    13/1- Trem para Sevilha
    14/1-Sevilha
    15/1- Trem para Córdoba
    16/1- Trem para Zaragoza
    17/1- Voo noturno de retorno por Barcelona

    1. Prezado Marcelo, o roteiro vai ficar apertado, especialmente a parte de Sevilha, mas vai dar para encarar. Hoje o trem não estão chegando em Granada por conta das obras do trem-bala, não sabemos se elas já vão estar finalizadas até a data da sua viagem. No momento, a RENFE coloca os passageiros em vários ônibus para completar o trecho final da viagem. Abraço.

      1. Agradeço demais pelas respostas. Impressionante a qualidade e eficiência do site e a atenção a cada detalhe e com o mundo de mensagens que recebem. Parabéns. Vou pensar em sacrificar alfuma cidade ( talvez Zaragoza) pois é férias e a ideia é relaxar. Grande abraço

  8. Ola Tony, boa noite! Estou pensando em fazer a viagem para Madrid/Barcelona/Andaluzia, no final do ano, no Reveilon, vc me recomenda, acha que vou pegar temperaturas muito baixas?Obrigada

  9. Tony, Vamos descer em Madri 3/11/16 e retornaremos 23/11/16, ou seja, temos 20 dias úteis de viagem. Pretendemos locar uma carro e temos 3 cidades que precisam estar no roteiro (Xinzo de Limia, Valência e Bilbao) pois iremos visitar amigos e parentes. Dentro desse contexto, como poderia montar um roteiro com os 20 dias incluindo estas cidades e claros as mais famosas e importantes? É tranquilo o deslocamento de carro nesse período devido o inverno? Obrigado.

    1. Prezado Rodrigo, no presente texto respondemos consultas relacionadas com nosso roteiro 10. Se você deixar sua consulta aqui, tentaremos ajudar. Nas datas da sua viagem o deslocamento de carro deve ser tranquilo, sendo que ainda não devem ter caído as primeiras grandes nevadas na metade norte da Espanha. Abraço.

  10. Boa Noite Tony, vamos para Espanha temos 23 dias chegando em Barcelona dia 26 de maio 2017 e saindo de Madri dia 18/07/2017
    Pegamos um carro e pretendemos seguir até saragosa e descer até valencia , depois Alicante, seguindo para Granada e Sevilha depois subindo chegando em Madri por volta do dia 13 /07
    A intenção e visitar todos os lugares que vc menciona ,dividindo o tempo de acordo com suas dicas nossa dúvida é: Fazer de carro este trajeto considerando o trajeto acima em 15 dias dentro dos 23 dias é muito corrido.? Ou devemos programar os deslocamentos de Trem.?

    1. Prezados João e Carla, sejam bem-vindos ao Espanha Total. Ficamos confusos com as datas da sua viagem, acreditamos que deva ter acontecido algum erro, vocês estão falando em volta de Madri no 18 de julho, o que dá quase dois meses na Espanha. Aguardamos seus esclarecimentos.

  11. Boa noite Tony, pesquisei no site da RENFE e vi que existe um passe para turistas.
    Para esse roteiro é melhor comprar passes de trem separados ou esse?
    Obrigada

  12. Tony Boa Noite , realmente ocorreu um erro na data ;
    Barcelona dia 26 de maio 2017 e saindo de Madri dia 18/06/2017

    1. João e Carla, indicamos o carro quando a prioridade são cidades menores e até vilarejos fora das estradas principais. Já para visitar as grandes cidades da Espanha, o carro vira um problema, não serve para nada dentro das cidades e ainda gera uma despesa extra, o estacionamento. Sempre que possível, indicamos aproveitar a excelente rede de trem-bala da Espanha.
      Se vocês apresentarem para a gente nem que seja um rascunho de roteiro, dia a dia, poderemos ajudar a aprimorará-lo. Abraço.

  13. Boa Noite Tony..
    Abaixo nossa ideia de programação, observe que deixamos mais dias em Barcelona e Madri, mas podemos remanejar de acordo com suas sugestões, nossa ideia é conhecer com tranquilidade sem correria, Inclusive a região de Andaluzia.
    Vc pode indicar o número de dias em cada lugar?
    Se optarmos pelo Carro, seria uma viagem tranquila e prazerosa.?
    Devemos fazer algum trecho de trem ?

    25/05/2017 saida são paulo
    26 Barcelona chegada 15 horas
    27 Barcelona
    28 Barcelona “3 dias de bate volta em Barcelona quais cidades visitar”
    29 Barcelona
    30 Barcelona
    31 Barcelona
    1/06/2017 Barcelona zaragoza tren
    2 zaragoza cuenca
    3 cuenca valencia
    4 valencia granada
    5 granada
    6 granada sevilha
    7 sevilha
    8 sevilha
    9 sevilha cordoba
    10 cordoba toledo madri
    11 madri segovia
    12 madri “3 dias de bate volta quais cidades visitar”
    13 madri
    14 madri
    15 madri
    16 madri
    17 madri
    18/06/2017 saida madri 22 horas

    1. Prezados João e Carla, vamos com seu roteiro.
      – a parte de Barcelona está perfeita.
      – aluguem carro no final da estadia em Zaragoza para fazer Zaragoza-Cuenca-Valência-Granada-Sevilha. Retornem o carro na chegada em Sevilha.
      – indicamos dois dias completos para percorrer Valência, por isso seria necessário dedicar mais tempo para a cidade.
      – façam Sevilha-Córdoba de trem-bala e Córdoba-Madri de trem-bala também. Façam Toledo como um bate-volta partindo de Madri. Sem carro alugado não é possível fazer Córdoba-Toledo-Madri.
      É um roteiro intenso mas que dedica tempo suficiente para percorrer as cidades com calma (seria necessário ajustar o tempo dedicado à cidade de Valência).
      Abraço.

  14. Olá Tony, estou indo para a Espanha no dia 17 de outubro próximo, Farei o circuito Espanha/Portugal em 40 dias. Na Espanha, minha intenção é fazer Madrid, Barcelona, Córdoba, Granada, Sevilha, de onde partirei para Portugal. Farei tudo de trem. A minha dificuldade é o trecho Barcelona/Córdoba. Existe um trem direto para esse trecho? Não quero voltar a Madrid. Como fazer? Obrigada.

  15. BOM DIA TONY…..
    Grato pelas Dicas, acabamos por ajustar a viagem fazendo um bate volta em Zaragoça e adquirimos seu guia 1 DIA EM ZARAÇO, a mudança foi motivada para tb conhecermos as cidades de sitges e terragona, alias vamos dormir em terragona antes de seguir para Valencia.
    Nossa unica dúvida esta no trecho entre Valencia e Granada pois são 500 KM de carro, existe alguma cidade que vc recomenda conhecer no meio do caminho para dormir e seguir viagem.
    Outra mudança que fizemos foi entre sevilha e madri, vamos aproveitar a passagem por cordoba e pousar uma noite.
    P.S suas dicas e seus guias são maravilhosos. Grato

    25/05/2017 são paulo Barcelona
    26 Barcelona
    27 Barcelona zaragoça barcelona
    28 Barcelona
    29 Barcelona
    30 Barcelona Montserrat Barcelona
    31 Barcelona
    1 Barcelona sitges 50km sitges terragona 50km
    2 terragona valencia 259 km
    3 valencia valencia
    4 valencia valencia
    5 valencia granada 500 km
    6 granada
    7 granada antequera ronda 180km Parada em
    8 ronda arcos da fronteira 155 km zaharas de la sierra
    9 arcos da fronteira jerez 40 km jerez sevilha 100 km
    10 sevilha
    11 sevilha
    12 sevilha cordoba
    13 cordoba madri
    14 madri
    15 madri toledo madri trem
    16 madri segovia madri trem
    17 madri
    18/06/2017 madri são paulo

  16. Boa noite Tony, eu e uma amiga vamos para a Espanha, do dia 1º de outubro ao dia 15 de outubro de 2016 (chegando e voltando de Barcelona) e gostaríamos de saber se tem como acrescentar Málaga ao roteiro 10. Se não for possível, qual cidade deveríamos retirar para inserir Málaga? Desde já, muito obrigada.

    1. Prezada Natália, para poder dedicar dois dias a Málaga, cidade sobre a qual ainda não temos informações, vocês poderiam tirar Zaragoza do seu roteiro e eliminar um dia de Madri. Abraço.

  17. Boa tarde, parabéns pelo execelente trabalho!
    Eu e meu esposo, ambos em torno de 40 anos faremos um roteiro semelhante ao 10.
    25/10/2016 chegada de avião em Sevilha;
    26/10 Sevilha;
    27/10 Sevilha;
    28/10 saída se Sevilha para granada;
    28/10 granada;
    29/10 granada;
    30/10 saída de granada para Cordoba;
    1º a 4/10 Madri;
    5/10 saída se madri para Barcelona;
    6 a 9/10 Barcelona;
    10/10 saída para o Brasil.
    Estamos em dúvida nos deslocamentos de Sevilha a granada e de granada a cordoba em razão das obras do trem. Qual seria a melhor forma de deslocamento? Trem ou ônibus já que a própria operadora de ônibus faz a troca do trem e do ônibus? De Sevilha a granada há trajeto interessante e tranquilo para ser feito de carro alugado por apenas um dia passando por ronda e Setenil de Las bodegas? É muito corrido ou seria interessante?
    Obrigada!

    1. Prezada Camile, seja bem-vinda ao Espanha Total. Seu roteiro está equilibrado, apesar de pretender dedicaram muito pouco tempo para Barcelona (poderia ser interessante retirar um dia de Granada para dedicá-lo a Barcelona).
      Pois é, com o problema das obras do trem-bala, até que resulta mais atrativo pegar logo o ônibus para chegar em Granada e sair da cidade do que ficar fazendo baldeação de trem para ônibus e vice-versa.
      O trecho Sevilha-Granada de carro é muito tranquilo, por uma boa estrada. Veja tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha. Uma possibilidade seria alugar um carro em Sevilha, e usá-lo para ir até Granada (onde não vai ter muito utilidade) e depois finalizar a viagem de carro em Córdoba.
      Dá para visitar Setenil de las Bodegas à caminho de Granada. Mas Setenil é uma cidade pitoresca que muito provavelmente não justifica o desvio, ainda mais sendo que vocês passarão pela muito mais interessante Ronda sem visitá-la.
      Abraço.

  18. Olá! Estarei na Espanha de 08 a 29 de Novembro. Vou chegar por Barcelona e voltar por Madri. Estou em dúvida entre os seguintes roteiros:
    Roteiro 1 : 8 a 14/11 Barcelona
    15/11 Barcelona – Zaragoza de manhã cedo
    16/11 Zaragoza – Madri
    17 a 21/11 – Madri (com bate voltas)
    22/11 – Madri – Córdoba de manhã cedo
    23/11 Córdoba – Sevilha
    24 e 25/11- Sevilha
    26/11- Sevilha – Granada
    27/11 -Granada
    28/11 Granada – Madri
    29/11 Madri- Brasil

    A outra ideia era depois de Barcelona ir dia 15/11 de avião a Granada, depois dia 18 iria a Sevilha até o dia 20, dia 21 – Córdoba e depois Madri de 22 a 29 com os bate e volta a Toledo, Avila e Segóvia
    O que vc sugere?
    Grata

    1. Prezada Germana, as duas propostas são viáveis. A gente prefere, sempre que possível, viajar de trem-bala, por ser uma experiência muito legal (aliás, veja nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha). Então, nossa escolha seria seu primeiro roteiro. Lembre que para Sevilha indicamos dois dias completos para poder curtir a cidade. Achamos que, mesmo dormindo unicamente duas noites em Sevilha, você vai ter 48 horas na cidade. Nosso Sevilha em dois dias contém roteiros de meio dia que podem ser feitos no primeiro e no último dia da sua estadia na cidade.
      Uma variação do seu roteiro, com um melhor aproveitamento do seu tempo, seria pegar o trem-bala em Zaragoza com direção a Córdoba, sem passar por Madri (o tempo de viagem é de 2h e 52m). Você continuaria seu roteiro por Sevilha e Granada para deixar Madri para o final da sua viagem.
      Abraço.

  19. Olá,
    Gostaria muito da sua ajuda.
    Vou pela segunda vez para Barcelona, porém agora em novembro e não tenho a menor ideia o que fazer. Já conheci os principais pontos turísticos de Barcelona.
    Planejo ficar na Espanha do dia 01/11/16 a 16/11 ou 01/11 a 10/11, pois gostaria de visitar novamente Portugal.
    Obrigada, Tathiana

    1. Tathiana, não ficou claro na sua mensagem se você está querendo passar algum tempo em Barcelona de novo ou não. Pode ver aqui nossas ideias de roteiros prontos para quem conta com 10 ou 15 dias na Espanha. O roteiro 10, assunto do presente texto, sería ótimo para você, mas não deixaria tempo para Portugal. Abraço.

  20. Oi Tony, é possível seguir até Valencia, a partir de Granada? Qual seria a melhor forma? Gostaria de fazer a rota dos pueblos blancos, iniciando em Madri e finalizando em Granada, e depois seguir viagem até Valencia e por fim Barcelona.

    1. Perla, você poderia ir de carro alugado (quase seis horas), de trem fazendo Granada-Madri Madri-Valência (seis horas e meia) ou de ônibus (quase oito horas). Sem saber como você estruturou seu roteiro, não podemos tentar otimizá-lo para evitar essa perda de tempo. Abraço.

  21. Oi Tony, aqui estou novamente precisando de ajuda para fechar o roteiro da melhor forma. Adoro o Espanha Total e estou maravilhada com os guias, adquiri o kit completo. Escolhi o roteiro 10, adaptando-o para 12 dias entrando e saindo por Barcelona:
    17/3 – Barcelona/Madri
    18 /3 – Madri
    19/3 – Bate-volta Toledo
    20/3 – Madri/Córdoba
    21/3 – Córdoba/Verjer de La Frontera
    22/3 – Verjer/ Pueblos Brancos/ Zahara de La Sierra
    23/3 – Zahara/Ronda
    24/3 – Ronda/ Granada
    25/3 – Granada
    26/3 – Granada
    27/3 – Granada/ Barcelona
    28/3 – Barcelona
    29/3 – Barcelona/ RJ
    Preciso de ajuda quanto os meios de transporte entre as ciades, principalmente entre Granada e Barcelona. O que achou do roteiro? Aceito sugestões.
    Muito obrigada.

  22. Olá Tony! Obrigada pela resposta. Bem, não inclui Sevilha porque não achei mais espaço no roteiro. Confesso que estou um pouco confusa para fecha-lo, por isso peço sua sugestão.

    1. Cleise, imagine um estrangeiro visitando o Brasil, entrando pelo aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro e partindo logo para conhecer Petrópolis e Niterói, sem dedicar um único dia para a cidade de Rio de Janeiro. Isso é mais ou menos o que você está querendo fazer. Sevilha é a cidade mais importante da Andaluzia e uma das mais importantes da Espanha. A viagem é sua e você sabe quais são suas prioridades, mas achamos que visitar a Andaluzia e não dedicar tempo para Sevilha pode gerar um profundo arrependimento. Aliás, você vai passar por Sevilha de qualquer jeito. A solução no seu caso seria abrir mão do roteiro pelos Pueblos Blancos para poder dedicar dois dias completos para Sevilha. Abraço.

  23. Tony, como já conheço Barcelona pensei neste roteiro. O que acha?
    17 a 20/3 – Madri
    20 a 21/3 – Córdoba
    21 a 23/3 – Sevilha
    23 a 24/3 – Verjer de La Frontera
    24 a 25/3 – Zahara de La Sierra
    25 a 26/3 – Ronda
    26 a 28/3 – Granada
    28 a 29/3 – Barcelona (para retorno ao Brasil)

    1. Prezada Cleise, não sabíamos que você já conhecia Barcelona. Agora a distribuição do tempo fico ótima, um lindo percurso pela Andaluzia e uma visita à capital da Espanha.
      Vamos tentar ajudar com a logística da viagem. Qual o horário de chegada previsto em Barcelona? Se fosse de manhã cedo, você poderia tentar pegar um trem-bala direto até Sevlha. Visitaria Sevilha, no último dia alugaria um carro para percorrer os Pueblos Blancos e Ronda, e entregaria o carro em Granada. Visitaria Granada e pegaria um ônibus até Córdoba. Visitaria Córdoba e pegaria um trem-bala até Madri. Finalmente, pegaria um trem-bala até Barcelona. Desse jeito, dispensaria a necessidade de voar entre Granada e Barcelona. Mas tudo vai depender do horário da sua chegada em Barcelona. Abraço.

  24. Olá Tony, primeiramente obrigada pela atenção e excelentes dicas. Bom, chegarei em Barcelona no dia 17/3 às 10h55.

    1. Olá de novo, Cleise. Chegando em Barcelona nesse horário, você conta com tempo suficiente para pegar um trem con destino a Sevilha. Ainda não foram disponibilizadas as passagens para março, mas conferindo datas em janeiro vemos que há um trem-bala que parte de Barcelona às 15:50h e chega em Sevilha às 21:15h (são cinco horas e meia de viagem). Esse trem viabilizaria o roteiro que indicamos para você na nossa anterior resposta. Se você quiser apresentar mais uma vez seu roteiro para a gente, poderemos conferir novamente se é possível aprimorá-lo ou se já ficou perfeito. Abraço.

  25. Tony, vocês são muito bacanas e atenciosos. Muito obrigada pelas excelentes orientações que, finalmente, me ajudaram a fechar o roteiro da melhor forma. Ele ficou assim:
    17/3 – 10h55 chegada a Barcelona e partida par Sevilha
    18/3 – Sevilha
    19/3 – Sevilha / Verjer da La Frontera
    20/3 – Verjer / Pueblos Brancos / Zahara de La Sierra
    21/3 – Zahara / Pueblos Brancos / Ronda
    22/3 – Ronda / Granada
    23/3 – Granada (Alhambra)
    24/3 – Granada / Córdoba
    25/3 – Córdoba / Madri
    26/3 – Madri
    27/3 – Madri (Toledo)
    28/3 – Madri / Barcelona
    29/3 – 11h45 Barcelona / RJ

    1. Olá de novo, Cleise. A logística da sua viagem ficou perfeita. Nossa única dúvida é Sevilha, costumamos indicar dois dias completos para conhecer o básico da cidade (com nosso Sevilha em dois dias você consegue aproveitar seu tempo em Sevilha ao máximo), e é possível que acabe faltando tempo para Sevilha na sua programação. Madri também ficou com um único dia para a cidade, o que é claramente insuficiente. Com certeza você deverá voltar para Madri no futuro. Abraço.

  26. Tony, com sua ajuda e deste maravilhoso blog, minha viagem começa a se delinear. Então: tenho 21 dias inteiros, sem contar os dias de viagem, para conhecer a Andaluzia, pois vou deixar as outras regiões para uma viagem futura. Entro por Sevilha e volto por Málaga. Pretendo fazer “bases” em Sevilha, Córdoba e Granada, cidades onde quero passar pelo menos quatro ou cinco dias em cada uma para ver com calma a arquitetura, que é o que me interessa. Quero desenhar e escrever, por isso não posso sair feito uma louca correndo de cidade em cidade. Também tenho uma certa dificuldade de locomoção, pois ando devagar. Já comprei os guias. Mesmo assim, queria saber quais os bate-voltas que posso fazer a partir dessas cidades. Chego 23 de maio (Sevilha) e volto 14 de junho (Málaga).

    1. Olá de novo, Clotilde. Você está planejando uma viagem muito linda pela Andaluzia! Sobre os bate-voltas:
      – a partir de Córdoba, o sítio arqueológico de Medina Azahara. Fica muito próximo e há transporte público durante o dia todo.
      – a partir de Sevilha, a cidade de Jerez de la Frontera (principalmente seu centro e as bodegas onde se elabora o “jerez”).
      – a partir de Granada, as montanhas da Sierra Nevada. Mas em maio a temporada de esqui já finalizou e com suas dificuldades de locomoção não indicamos o passeio.
      – a partir de Málaga, a cidadezinha de Frigiliana é pitoresca, com suas casas blancas. Mas conta com encostas íngremes.
      Córdoba e Sevilha são, na maior parte, cidades planas, sem encostas. Já Granada conta com muitas encostas íngremes, aproveite o transporte público para subir até La Alhambra e no Albaicín. Até a data da sua viagem devemos ter publicado um novo guia, dedicado à cidade de Granada. Abraço.

      1. Tony, grata pelas sugestões. Em Jerez de la Frontera em vez de ver as bodegas (nao tomo bebida alcoolica)vou ver os cavalos, que são uma paixão! É possível ver Ronda em um bate e volta? Eu nao quero dirigir, quero usar o transporte convencional, qualquer que seja.

        1. Olá de novo, Clotilde. O show dos cavalos em Jerez é uma ótima opção, sim! Sobre Ronda, considerando como você gosta de viajar, e suas restrições em questão de mobilidade, não indicaríamos o bate-volta até lá. Ronda é uma cidade muito bonita, mas com algumas encostas muito íngremes. Imagine ter que fazer a visita subindo e descendo encostas e ainda de forma acelerada ao se tratar de um bate-volta! Abraço.

  27. Tony, agradeço mais uma vez. Você pode me sugerir o que devo cortar para acrescentar mais um dia em Sevilha? Também gostaria de saber como seria o seu roteiro. Estou disposta a sacrificar qualquer cidade para fazer uma bela viagem, sem correrias. Desculpe-me pelas dúvidas, mas preciso da experiência de vocês para que tudo corra da melhor forma possível, sem deixar de aproveitar cada instante. muitíssimo obrigada.

    1. Prezada Cleise, não podemos apresentar um roteiro porque é sua viagem, e não a nossa. Nosso roteiro estaria guiado pelos nossos interesses e forma de viajar. O que podemos fazer e analisar seu roteiro e tentar aprimorá-lo, como fizemos até agora. Seu roteiro fica na beira do que seria aceitável em termos de aceleração, não é um roteiro que contemple uma visita sossegada aos destinos, mas pode ser encarado. Você conta com um grande problema, que é Madri. Você está dedicando muito pouco tempo para uma cidade que merece muito mais do que isso. Há duas alternativas, eliminar Madri para poder focar na Andaluzia com mais calma, ou eliminar a parte dos Pueblos Blancos para poder dedicar mais tempo para Madri e para Sevilha também. Só você sabe qual parte da viagem está disposta a sacrificar. Abraço.

  28. Olá Tony! parabéns pelo seu site!

    Eu e minha família vamos sair de carro de Barcelona em direção a Granada no dia 28 de dezembro deste ano, e como é um trecho extenso, gostaria de quebrar a viagem dormindo em algum local no caminho. √ocê indicaria onde seria melhor esta parada ?
    Desde já agradeço a atenção.
    Fabiane

    1. Prezada Fabiane, Barcelona – Granada é um trecho interminável mesmo! Alicante pode ser uma boa escolha para descansar. Abraço.

  29. Oi Tony! Seu site é incrível! Me ajudou a definir minha próxima viagem.
    Pretendo fazer o roteiro10, talvez pulando Zaragoza.
    Chego por Barcelona 02/04. Eu já conheço, minha esposa não. Ficamos até dia 07/04. (Arquitetos precisam de tempo em BCN!
    Depois a ideia seria seguir para Córdoba de trem.
    De Córdoba seguir para Granada (seria de ônibus?!?!)
    De Granada para Sevilha (melhor trem ou ônibus?!?!)
    De Sevilha para Madrid (talvez dia 12/04, de trem)
    Partindo de Madrid as 0:30 do domingo, 16/04 (páscoa!).

    Se vc pudesse me dar uma ideia de distribuição do tempo e da logística entre as cidades, ficaria imensamente grato, já que as opções são inúmeras e é muita informação para eu avaliar sozinho, sem conhecer nada sobre a Andaluzia.
    Para te ajudar na sugestão, é importante saber que andamos muuuito, e conseguimos conhecer em detalhe, passando por todos os pontos de interesse, principalmente a pé e transporte publico (metro). (Por exemplo, percorremos Roma inteira em 3 dias e usamos o 4º para repetir a visita onde mais gostamos – com visitas em Museus).

    1. Em tempo…nada de maraturismo… é que andamos muito e gostamos de não deixar atrações para trás… Conseguimos andar desde logo cedo até a noite, aproveitando as visitas, museus e refeições para descansar. Encaramos bem uma volta por toda a cidade à pé!

      1. Prezado Rodrigo, seja bem-vindo ao Espanha Total. Vamos tentar ajudar com a organização do seu roteiro e com suas dúvidas:
        – de Córdoba para Granada você pode ir de trem ou de ônibus. Porém, devido às obras na linha do trem-bala até Granada, se você escolher viajar de trem, o trecho final da viagem será feito de ônibus.
        – de Granada para Sevilha, a escolha do meio de transporte é sua, os tempos de viagem são parecidos.
        Sobre o mínimo imprescindível para cada cidade: um dia completo para Córdoba (com ou sem pernoite na cidade), dois dias completos para Sevilha (três noites) e dois dias completos para Granada (duas noites). Antes do fim do mês queremos publicar um novo guia dedicado à cidade de Granada, que vai completar nossa trilogia andaluza que já conta com o Córdoba em um dia e o Sevilha em dois dias.
        Abraço.

  30. Tony, obrigado pela resposta!
    Você poderia avaliar meu roteiro e me dar alguma orientação e sugestões, por favor? Agradeço muito a ajuda, desde já!

    Segue oq eu havia imaginado:
    01/abr sab TARDE SP –> BCN
    02/abr dom MANHÃ BCN
    03/abr seg dia Barcelona
    04/abr ter dia Barcelona
    05/abr qua dia Barcelona
    06/abr qui dia Barcelona
    07/abr sex MANHÃ BCN –> Córdoba
    08/abr sáb MANHÃ Córdoba –> Granada?
    09/abr dom dia Granada
    10/abr seg MANHÃ Granada –> Sevilha
    11/abr ter dia Sevilha?
    12/abr qua MANHÃ Sevilha? –> Madrid?
    13/abr qui MANHÃ Madrid Toledo
    14/abr sex dia Madrid
    15/abr sáb dia Madrid
    NOITE Madrid –> SP
    16/abr dom MANHÃ SP

    Pulei Zaragoza para poder aproveitar a Andaluzia melhor. Havia considerado carro, mas como vai ser corrido, queria uma opinião sua sobre esta questão. Acredito q pela facilidade e rapidez, talvez seja melhor desta vez optarmos por ônibus/trem.

    1. Olá de novo, Rodrigo, vamos de novo com nossas sugestões:
      – a distribuição de dias ficou bem e a decisão de pular Zaragoza foi boa – apesar de adorarmos a cidade.
      – saia de Córdoba rumo a Granada em um horário parecido ao da sua chegada na cidade. Se você chegar em Córdoba ao meio dia, parta ao meio dia, para contar com um dia na cidade.
      – o mínimo imprescindível em Granada seria um dia e meio, estamos achando que vai ficar tudo muito apertado, você vai perder meio dia no deslocamento entre Granada e Sevilha, onde vai faltar bastante tempo (lembre-se que indicamos um mínimo de dois dias completos na cidade).
      O trem-bala é a melhor opção para viajar entre Barcelona, Madri, Córdoba e Sevilha. Já o carro poderia ser uma opção para fazer Córdoba>Granada>Sevilha. O problema é que o carro em Granada pode ser uma dor de cabeça, o trânsito no centro da cidade é restrito e você vai ter que procurar um hotel com estacionamento.
      Abraço.

      1. Boa noite Tony!
        Obrigado pelo seu tempo e dicas! Dei uma ajustada pelas suas considerações. Vai se de ônibus e trem mesmo…

        01/abr sab TARDE sai SP –> BCN
        02/abr dom MANHÃ BCN
        03/abr seg dia-todo Barcelona
        04/abr ter dia-todo Barcelona
        05/abr qua dia-todo Barcelona
        06/abr qui dia-todo Barcelona
        07/abr sex MANHÃ BCN –> Córdoba
        08/abr sáb TARDE Córdoba –> Granada
        09/abr dom dia-todo Granada
        10/abr seg MANHÃ Granada –> Sevilha
        11/abr ter dia-todo Sevilha
        12/abr qua dia-todo Sevilha
        13/abr qui MANHÃ Sevilha? –> Madrid?
        14/abr sex dia-todo Madrid
        15/abr sáb MANHÃ/TARDE Madrid
        NOITE Madrid –> SP
        16/abr dom MANHÃ chega em SP

        Tirei Toledo (fica para a próxima!) e aumentei um dia em Sevilha. Acho q aproveito melhor a Analuzia assim. Pode me dizer oq vc acha?! Já estou lendo sobre os destinos e já sei dos seus guias! Obrigado, desde já!
        Um abraço,

        1. Tirar Toledo do seu roteiro é uma decisão difícil, porque é uma das cidades mais incríveis da Espanha. Mas é verdade que vai melhorar o aproveitamento do seu passeio pela Andaluzia. Quem sabe não fica para uma próxima visita à Espanha?
          O restante do roteiro está muito bem. Precisando de novos esclarecimentos, aproveite para perguntar. E, se tiver dúvidas sobre as cidades do seu roteiro, use os textos dedicados a cada cidade para deixar suas consultas, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  31. Oi Tony, olha eu novamente.. ficarei por 15 dias ai… e adaptei o seu roteiro de 10 dias da seguinte forma…
    06-07 de Sao Paulo a Madrid
    07 Madrid
    08 Madrid
    09 Madrid
    10 Sevilha
    11 Sevilha
    12 Barcelona
    13 Barcelona
    14 Barcelona
    15 Barcelona
    16 Zaragoza
    Ai de Zaragoza eu vou ate Segovia ou ate Vaiadollid (visitar uma amiga) ate o dia 20 onde retorno a Madrid para voltar pra casa…

    1. Olá de novo, Marco. A estadia em Sevilha vai ficar curta demais, indicamos dois dias completos na cidade, o que acaba resultando em três noites. Do jeito que está, você vai contar com um dia a um dia e meio em Sevilha, considerando o tempo gasto para chegar e sair da cidade.
      Para o percurso Zaragoza-Segóvia vai ser mais fácil e rápido fazer Zaragoza-Madri-Segóvia.
      Abraço.

  32. Olá Tony, bom dia! Estava escrevendo no Consultas mas acho que o assunto está mais para esse tópico.
    Definimos as datas e já compramos as passagens, vamos chegar em Barcelona dia 01.09 e voltar por Madri 15.09, estaremos em 4 e tinhamos a idéia de alugar carro depois de Barcelona e devolver antes de Madri. Não descarto o uso do trem desde que este me otimize tempo e $$$.
    Serão 5 noites em Barcelona e 4 em Madri (incluindo Toledo) como dividir a viagem a Andaluzia.
    Desde já agradeço
    Abs Luciano

    1. Prezado Luciano, a melhor forma de visitar a Andaluzia seria:
      – de Barcelona, trem-bala até Sevilha. 3 noites em Sevilha.
      – de Sevilha, carro alugado até Granada. 2 noites em Granada.
      – de Granada, carro alugado até Córdoba. Retornem o carro chegando na cidade. Uma noite em Córdoba.
      – de Córdoba, trem-bala até Madri. Uma alternativa seria manter o carro e dirigir de volta a Madri, vocês precisam comparar custo de fazer essa viagem de trem ou de carro. Como vocês estão em 4, o valor do aluguel do carro pode acabar sendo competitivo.
      Abraço.

  33. Ola Tony,
    acabo de conhecer o Espanha Total e estou muito bem impressionada! Parabéns!
    Estou programando uma viagem a Espanha de 30/04 – chego cedo a Madri – a 13/05 saio as 15h de barcelona .
    Nesse tempo pensei em incluir :
    30-03/05 Madri
    03-04/05 Cordoba
    04-06/05 Sevilha
    06/06 Sevilha- ronda- malaga
    06-08/05 Malaga
    8-10/05 Granada-( e alhambra )
    10-13/05 Barcelona

    Voce acha que esse roteiro funciona? Devo alugar um carro para o dia de viagem com parada em Ronda, entregando o carro em malaga, ou mesmo em granada? Ou é possível/ mais indicado fazer esses trajetos todos de trem?
    (Obs: eu ja conheço Toledo, meu marido não.. ainda estamos vendo se iremos fazer um bate- volta)

    Agradeço muito se puder me orientar.
    Abraço

    1. Prezada Lisa, seja bem-vinda ao Espanha Total. Achamos que o roteiro funciona, embora seja muito corrido. Só para lembrar, indicamos três noites em Sevilha, para contar com dois dias completos na cidade. Você poderia alugar o carro em Sevilha e entregá-lo em Granada. Você está pensando voar de Granada para Barcelona? Caso contrário, seria melhor fazer Madri>Sevilha>Málaga>Granada>Córdoba>Barcelona. Abraço.

      1. Tony,
        mais uma duvida:
        Ronda vale a visita? ou Acredita que devamos ir direto de sevilha para malaga aumentando a estadia em Sevilha?
        Obrigada Novamente Lisa

        1. Ronda e os Pueblos Blancos são maravilhosos, mas você não conta com tempo para eles. Siga nossas indicações de número de noites nas cidades que você pretende visitar.

Comentários encerrados.

Rolar para cima