Ronda, Málaga

Ronda, na província de Málaga, é uma cidade repleta de lugares interessantes para ver e conhecer.

Ronda, Málaga

Apesar de não ser possível definir Ronda como um pueblo blanco, faz parte do nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda, por ser o ponto final perfeito para o passeio.

Ronda, Málaga

Entre todas as cidades visitadas no roteiro, Ronda é a maior. Conta com aproximadamente 36.000 habitantes, que vivem da agricultura, da indústria e dos serviços, com destaque para o turismo. Ronda é um importante destino turístico de quem está de férias na costa sul da Espanha, que visita a cidade durante o dia e volta para dormir no seu hotel situado na costa.

Ronda, Málaga

Se você pernoitar em Ronda, vai poder comprovar como as grandes multidões que invadem a cidade durante o dia, somem quando cai a tarde.

Ronda, Málaga

A localização de Ronda é espetacular. Ocupa um planalto cortado pelo rio Guadalevín e está rodeada por montanhas. A fenda aberta pelo rio, conhecida como el Tajo, criou uma paisagem pitoresca e espetacular.

Ronda, Málaga

É quase hipnótico contemplar as casas penduradas na beira do abismo. uma das grandes atrações de Ronda.

Ronda, Málaga

As orígens de Ronda são celtas, que a batizaram de Arunda no século VI a.C. Os gregos, que a chamaram de Runda, antecederam os romanos que a conquistaram posteriormente. Como todas as cidades e vilarejos visitados no roteiro pelos Pueblos Blancos, Ronda foi ocupada pelos muçulmanos, que invadiram a Península Ibérica em 711.

Ronda, Málaga

O primeiro conquistador árabe da cidade passou a denominá-la Izn-Rand Onda (a cidade do castelo), transformando-se na capital da província de Takurunna.

Ronda foi reconquistada por Fernando el Católico em 1485. Séculos mais tarde, a invasão das tropas de Napoleão foi particularmente destruidora, arrasando o castelo de Ronda.

Ronda, Málaga

Na época posterior a saída dos franceses, Ronda foi alvo do interesse de escritores românticos como Washington Irving, Mérimée, Ford ou Doré, para os quais a cidade era uma grande fonte de inspiração.

O que fazer em Ronda

Ronda, Málaga

As seguintes dicas sobre o que fazer em Ronda são válidas tanto para quem está seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda como para quem visita Ronda como parte de outro percurso pela Espanha.

Quando falamos sobre as atrações dos vilarejos que formam parte no roteiro dos Pueblos Blancos, tínhamos destacado que nenhum deles contava com monumentos ou lugares imperdíveis que você deveria visitar de qualquer maneira. O encanto estava em percorrer as ruas e se surpreender con os cantinhos charmosos aparecendo ao longo da visita.

Ronda, nesse quesito, é diferente. Além de se encantar percorrendo suas ruas, há vários lugares de interesse que você deveria conhecer. Vamos relacioná-los a seguir.

Plaza de Toros de Ronda

Ronda, Málaga

A Plaza de Toros de Ronda é uma das mais antigas da Espanha. É também uma das mais monumentais e bonitas. A arena das touradas é propiedade da Real Maestranza de Caballería de Ronda, uma sociedade de cavaleiros fundada pelo rei Felipe II, em 1572. Ronda é considerada como um dos berços da tauromaquia.

A Plaza de Toros está aberta para visitação os 365 dias do ano. O ingresso inclui a visita à Plaza e também a um pequeno Museu Taurino que está localizado no seu interior. Confira os dados atualizados sobre a visita aqui.

Puente Nuevo

Ronda, Málaga

Junto com a Plaza de Toros, o Puente Nuevo (a Ponte Nova) é o monumento mais conhecido de Ronda. Foi construído entre 1759 e 1793, para substituir uma ponte antiga que tinha colapsado, e com o propósito de unir a parte mais antiga de Ronda com o bairro do Mercadillo, na cidade moderna. A ponte permite atravessar el Tajo de Ronda, a fenda aberta pelo rio Guadalevín. A ponte foi construída com pedras extraídas do fundo da fenda.

Existe um pequeno museu de interpretação da ponte, com acesso por uma pequena porta próxima do Parador Nacional.

El Tajo

Ronda, Málaga

El Tajo, a fenda formada pelo rio Guadalevín, é outra das grandes atrações turísticas de Ronda. Pode ser contemplado a partir de vários mirantes localizados nas proximidades da Ponte Nova.

Ronda, Málaga

Olhando na direção contrária ao Parador Nacional, podem ser vistos os Jardines de Cuenca, pendurados sobre o abismo.

Ronda, Málaga

Quem quiser curtir a vista mais clássica do Tajo e da Ponte Nova, como na foto acima, deverá descer por um caminho que parte da Plaza María Auxiliadora, na parte antiga da cidade.

Centro histórico

Ronda, Málaga

O centro histórico de Ronda, também conhecido como “casco antiguo” ou, simplesmente, “la ciudad”, é a parte mais antiga e preservada da cidade. É a parte mais bonita de Ronda, com ruas estreitas, igrejas, casas-palácio, museus, restaurantes e lojas.

Ronda, Málaga

Ronda, Málaga

Entre os lugares mais destacados da Ronda histórica estão a Puerta de Felipe V, o Palacio de Salvatierra, o Palacio de Mondragón (sede do museu municipal) a Iglesia Mayor ou a Casa Consistorial (prefeitura).

Dicas de comida em Ronda

Ronda, Málaga

Existem bares e restaurantes espalhados pelo centro histórico de Ronda, e também na parte mais moderna, frequentada pelos moradores da cidade.

A Calle Nueva, a Calle José Aparicio, a Calle Espinel e a Plaza del Socorro, todas elas muito próximas do Puente Nuevo, estão repletas de bares e restaurantes.

Dicas de hospedagem em Ronda

Ronda, Málaga

Ronda conta com hotéis para todos os orçamentos. Confira nosso texto onde se hospedar em Ronda, com muitas dicas sobre o assunto.

Consulte as ofertas de hospedagem em Ronda oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.

Mapa de Ronda

O presente mapa de Ronda identifica a localização dos lugares mencionados no texto.

Como chegar em Ronda

Veja como viajar de Sevilha a Ronda e de Málaga a Ronda.

Dúvidas sobre Ronda

Ronda, Málaga

Se você tiver alguma dúvida sobre Ronda, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

72 pensamentos sobre “Ronda, Málaga”

  1. celia maria oliveira

    Oi,tudo bem?
    Por favor,qual seria o trajeto mais rápido vindo de carro de Málaga?
    Há lugares para estacionar e visitar o centro?E a casa del rey moro?Tem como parar o carro para visitar? De qual restaurante pode se apreciar a vista do penhasco?As malas vão estar no carro pois ,seguimos para Sevilha.É seguro deixar na rua?
    Muito obrigada pela atenção.

    1. Prezada Celia Maria, pode ver aqui o melhor percurso de Málaga para Ronda (é mais longo mas é mais rápido também, a estrada é melhor). Há vários estacionamentos pagos no centro de Ronda, é muito difícil estacionar nas ruas da cidade, por isso a recomendação é procurar logo um estacionamento. O estacionamento da rua Poeta Rilke está muito bem localizado (veja a localização exacta no mapa aqui). Com as malas no carro, vocês devem tomar um cuidado extremo para não abrí-lo depois de ter estacionado o carro. Ninguém deve saber que o porta-malas está cheio. O que costumamos fazer em casos parecidos é procurar uma vaga que permita estacionar de ré e que tenha uma parede atrás, para dificultar o acesso ao porta-malas.
      O restaurante do Hotel Don Miguel fica bem na fenda do rio, com vistas espetaculares. Mas as melhores vistas do penhasco são obtidas da rua.
      A Casa del Rey Moro fica muito próxima da fenda também. Pode ver mais informações aqui. Abraço.

  2. Boa noite, Tony.

    Vamos passar em Ronda agora em Julho com um grupo de idade entre 0 e 87 anos. Gostaria de saber qual a melhor maneira (a que mais compensa pela vista ou passeio) de se chegar até o rio Guadalevín, se é pela Casa del Rey Moro ou pela Casa Don Bosco ou se existe outra maneira.
    teremos pouco tempo na cidade e nossas pernas não aguentarão duas descidas.
    Adorei a dica do estacionamento da Poeta Rilker.
    Teria algum lugar certeiro para tapear num fim de tarde de domingo?
    Desde já obrigado.
    Abraços.
    Hélenes.

    1. Prezada Hélenes, a Casa del Rey Moro oferece uma vista da fenda do rio diferente da que pode ser vista embaixo da Casa don Bosco. Chegar na primeira é muito fácil. Já descer na segunda (veja as dicas no texto acima, onde mencionamos a Plaza María Auxiliadora) não é indicado para pessoas com problemas de mobilidade, é uma descida (e subida) muito íngreme. Na tarde do domingo vai dar para tapear nas ruas que ficam entre o Parador Nacional e a Plaza de Toros. Abraço.

      1. Só para confirmar: a Casa Don Bosco é a que fica no caminho para a Plaza María Auxiliadora e esse caminho é o muito fácil, certo? Enquanto a outra opção é a Casa del Rey Moro, com descida e subida íngremes. É isso? Minha mãe se encaixa na categoria “deve ser simples” e não quero metê-la em furada! Obrigada pelas dicas, vou aproveitar todas! =)

        1. É isso mesmo. A Casa don Bosco fica na parte alta de Ronda, quase na beira da montanha (veja aqui). Há uma descida para chegar na Casa del Rey Moro, pode ver aqui como é a descida, pode ser que para você não seja tão íngreme assim, mas só você sabe como caminha sua mãe. Abraço.

  3. Tony, Parabéns pelo site! É de utilidade pública para viajantes rumo a Espanha! Eu queria uma sugestão. Estarei em Maiorca em setembro e devo pegar um avião para Malárga ou Granada ou Sevilha. Não sei ainda. Mas, a intenção é alugar um carro e passar por ronda ir pra sevilha e depois Madri pra retornar ao Brasil. No caso depois de Maiorca teria mais 5 dias e não sei por onde começar essa parte sul da Espanha. No caso eu tenho que no último dia sair de Sevilha e ir pra Madri. Não sei se chego em Sevilha e faço bate volta até Ronda, ou chego por Malarga e alugo um carro para ir até Sevilha com pit-stop em Ronda ou ainda chegar por Granada. Minha ideia é ver neste 5 dias o essencial nesta região. O que você sugere?

    1. Prezado Thiago, seja bem-vindo ao Espanha Total. No presente texto respondemos as dúvidas que você tiver sobre a cidade de Ronda. Contamos com um texto específico para dar orientações sobre a elaboração de roteiros. É este aqui. Por gentileza, deixe sua consulta por lá. Responderemos o antes possível. Abraço.

  4. Oi Tony,
    estarei passando por Andaluzia agora em outubro ( Sevilha, Malaga, Granada e Cordoba) numa viagem sozinha e gostaria muito de saber se teria algum bate e volta viável para Ronda ou pensei ate Sev-Ronda cedo e depois Ronda – Malaga, pelo menos para passar e conhecer, ma não acho um meio de transporte que me permita isto, pois não estarei de carro, abcccc

    1. Prezada Elizangela, não sabemos nenhum detalhe sobre sua viagem, como o número de dias que você conta para cada cidade que você vai visitar, um dado que ajudaria muito na hora de dar uma resposta. Málaga não pode ser contemplada como um bate-volta, é uma cidade que demanda um mínimo de duas noites no destino. Você poderia pegar um ônibus Sevilla-Ronda, mas vai demorar duas horas e meia para chegar e duas horas e meia para voltar. É preciso tomar cuidado para que sua viagem não vire uma prova de maraturismo. Abraço.

  5. Tony, boa tarde.

    Gostaria de saber se é viável fazer um bate volta de Sevilha para Ronda de ônibus,

    minha ideia é
    Córdoba – 2 dias
    Sevilha – 3 dias (com bate volta para Ronda)
    Valência – 3 dias
    Barcelona – 4 dias

  6. Tony, agora olhei que já respondeu que é corrido demais.

    e concordo!
    mas como eu poderia encaixar Ronda em meu roteiro? eu chego por Madrid e Saio da Espanha por Barcelona?

    1. Prezado Roberto, o ônibus demora 2 horas e meia para chegar em Ronda. Esse bate-volta exige 5 horas de ônibus. A viabilidade do passeio vai depender da época do ano na qual for feito. Em novembro, quando escurece muito cedo, não é um bate-volta indicado pelo Espanha Total. Vamos responder o restante da sua consulta no consultas sobre roteiros pela Espanha. Por gentileza, deixe suas consultas em único lugar para facilitar a vida da gente. Abraço.

  7. Prezado Toni, vou à Espanha em maio de 2017 (eu, minha esposa e filha de 2 anos) . Vou ficar em Sevilha do dia 4 de maio (chego à noite do dia 4) e dia 9 de maio e deixo a cidade (vou embora à tarde do dia 9). Eu queria muito pegar um dia e ir conhecer Ronda. Eu vou estar de carro para fazer esse trajeto. Minha pergunta é se é tranquilo fazer isso por conta própria ou é melhor ir com algum guia. Obrigado, grande abraço.

    1. Prezado Pércio, pode visitar Ronda por conta própria tranquilamente. As principais atrações da cidade ficam todas muito próximas. Procure um estacionamento para seu carro na chegada a cidade e faça a visita a pé. No escritório de turismo da cidade você vai conseguir um mapa de Ronda (o escritório fica ao lado da Plaza de Toros, no centro de Ronda). Abraço.

  8. Caro Tony.. Vou pro sul da espanha em fins de maio. Meu roteiro: Cordoba, Ronda, Granada e Sevilha, nessa ordem, por trem. Gostaria de saber se tá legal este trajeto e se é fácil um bate e volta de Ronda aos Pueblos Blancos. Detalhe: vou ficar um dia em Cordoba, dois dias em Ronda, dois em Granada e dois em Sevilha. Site espanhatotal muito bom. Parabéns.

    1. Prezado Paulo, no presente texto responderemos qualquer dúvida que você tiver sobre Ronda. Para consultas sobre roteiros, contamos com um texto específico aqui. Dois dias em Ronda é bastante tempo, especialmente considerando que você pretende dedicar a mesma quantidade de tempo a Granada e Sevilha, duas cidades com muito mais conteúdo imperdível. Abraço.

  9. Felipe Silva Nascimento

    Tony, fiz uma viagem para Barcelona que, com certeza, não teria sido perfeita se não fosse por sua ajuda no PassaporteBCN!
    Esse ano, estou organizando uma viagem pela Andaluzia. Mesmo tentando evitar isso ao máximo, em Córdoba, para visitar a mesquita, e, algum dos Pueblos Blancos, vou ter que estacionar com as malas no carro.
    Em Córdoba, há algum estacionamento perto da mesquita que você julgue mais seguro? Na rota Arcos de la Frontera à Ronda, se fosse pra escolher um só, qual o melhor pit-stop em algum Pueblo. E, nesta indicação, teria algum estacionamento seguro para indicar?
    Desculpa tantas perguntas, mas sua visão sobre tudo é perfeito!

    1. Prezado Felipe, ficamos felizes de saber da nossa contribuição ao sucesso da sua viagem com informações do passaporte BCN. Teríamos adorado ter algum feedback seu. Gostaram do hotel onde ficaram hospedados?
      No presente texto respondemos consultas sobre Ronda. Pode deixar sua consulta sobre Córdoba no texto Córdoba e sobre os Pueblos Blancos no texto Pueblos Blancos. Abraço.

  10. Tony, ótimo. Pois eu colocava Ronda mesmo, e vc colocou Puente Nuevo. Achei bem tranquilo o caminho. Pois pretendo sair as 14h e assim chego em Málaga +ou menos 15:30. E dará para conhecer Malaga um pouco a tarde e também no dia seguinte. Quando pretendo sair de Málaga as 17h para Granada. Vc acha que nestas estradas vale alguma parada? Obrigada pela sua atenção

  11. ola,
    em maio de 2017
    Estaremos saindo de MARBELLA a RONDA ( dormiremos em RONDA ).
    Sairemos de RONDA para CADIZ………
    Quais cidades valem a pena conhecer………..na REGIÃO PERTO DE RONDA
    Quanto as estradas …….tranquilas nesta região……..???
    abraços
    sergio e olga

  12. Boa tarde. Alugarei carro em Sevilha e passarei pelos Pueblos Blancos e ficarei hospedado 1 noite em Ronda. Tem onde entregar em Ronda,o carro que foi alugado em Sevilha, para que eu possa seguir de trem para Granada?
    Obrigada.

  13. Olá Tony,
    Você acha que faz diferença ir a Ronda em um domingo? Posso escolher ir em uma sexta-feira. Os dias seriam ou 26 ou 28 de maio. Por ser uma cidade pequena, tenho medo de que muitas coisas estejam fechadas. Obrigada

    1. Olá Nicole, Ronda é uma cidade muito turística e deve poder ser visitada no domingo sem muitos inconvenientes. Pode ver aqui os horários dos museus de Ronda, quase todos abrem de domingo. Abraço.

  14. Bom dia. Planejando viagem com filha e netas para janeiro(dias curtos)…Viagem calma, sem correrias, para curtir de fato cada lugar. Por isso, mesmo estando hospedadas em Sevilha, pensei em pagar uma diária de Hotel em Ronda, retornando a Sevilha(não dá para sair carregando as malsa por todo lugar…rs). Nós não iremos alugar carro. Me parece que ônibus é única opção, é isso?Só que não descobri o nome da empresa.O que dá pena é não passar pelos Pueblos Blancos…

    1. Bom dia, Ane. Dedicar uma noite para Ronda é uma ótima ideia. O transporte entre Sevilha e Ronda é o ônibus mesmo, pode pesquisar horários e valores no site da empresa Los Amarillos. Precisando de ajuda para pesquisar passagens, avise a gente. Abraço.

  15. Ola Tony, vou fazer o trajeto Ronda-Sevilla de ônibus . Pesquisando no site Los Amarillos vi que tem ônibus que levam 2:30 ou 2:00 ate Sevilla. Suponho que a diferença de tempo seja devido a paradas pelo caminho. Você sabe me dizer se eh isso mesmo?? Obrigada

    1. Olá Marilia, na verdade, existem horários que demoram até 2:45, e outros mais rápidos que demoram 1:45h. As diferenças devem ser devidas às paradas pelo caminho, sim. Abraço.

  16. Olá, Tony

    Vamos fazer este bate-volta, em agosto, de Sevilha para Jerez de La Frontera, passando em Arcos de La Frontera, Ronda e voltando para Sevilha. Você acha melhor fazer este percurso de carro ou de moto?

    Obrigada desde já pela ajuda,
    Att.
    Mônica

    1. Olá Mônica, no presente texto respondemos consultas sobre a cidade de Ronda, que pode ser considerado um bom bate-volta partindo de Sevilha. Mas não dá para querer fazer Jerez, Arcos e Ronda no mesmo dia sem que o passeio vire uma prova de maraturismo, um tipo de viagem que tentamos desincentivar. A escolha entre moto e carro deve ser feita em função da sua experiência e interesses, sendo que não vai ter um impacto muito grande no tempo de viagem. Se estiver quente, acima dos 40 graus, a moto pode ser um sofrimento. Abraço.

  17. Olá, Tony ! Em maio te pedi orientação para ida Sevilla-Ronda (veja acima).Agora,passagens Brasil-Espanha compradas, resolvi organizar roteiros.Entrei no site Los Amarillos, como você me informou, para consultar horários dos ônibus.No entanto, aparece :”Estacion cerrada temporalmente” ao digitar Sevilla – Ronda. Quer dizer que não está tendo ônibus para Ronda?! Obrigada!!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Ane, acabamos de simular uma compra de passagens para a próxima semana sem problema nenhum. Você está escolhendo corretamente a origem (Sevilla Prado S.S.) e o destino (Ronda)?

  18. Olá Tony,

    planejo uma viagem para Espanha em junho/18 e já estou apaixonada pelos Pueblos Blancos. Vou fazer o seu roteiro de 3 noites. Gostaria de saber se saindo de Ronda em direção a Granada é viável/possível/compensa fazer o passeio (pit stop) até o Caminito Del Rey? Somos 1 casal e 1 criança de 12 anos.
    Desde já agradeço.
    Site maravilhoso, obrigada pelas dicas preciosas.

    1. Bom dia, Roberta. Ainda não fizemos a visita ao Caminito del Rey. É importante saber que é uma atração com limitação de visitantes, e que você deve chegar já com seu ingresso reservado (veja mais informações aqui). Se você curte passeios radicais, pode ser um pit-stop legal, mas só você sabe qual é seu perfil de viajante. Abraço.

  19. Bom dia, Tony!
    Eu aqui novamente! Estaremos em Sevilha de 12 a 15 de Outubro, vi que você não sugere bate/volta de Sevilha – Ronda de ônibus. Teria algum outro meio de irmos?? Trem? Blablacar?
    Abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Cheila, o único problema como o bate-volta feito de ônibus é a grande quantidade de tempo que requer. O fato de dedicar cinco horas à ida e volta em um bate-volta é um sinal de que há alguma coisa errada. Ronda é viável quando você faz o bate-volta de carro alugado. Não existe a opção de ir de trem. É possível tentar um Blablacar, mas você vai ter que achar dois carros com horários que encaixem na sua programação. Abraço.

  20. Ola Tony! Estarei em Malaga de 5 a 8 de janeiro de carro, quando sigo pra Granada.
    Dia 6 vou ao Caminito. E 7 tinha pensado em fazer bate e volta pra Ronda. Até gostaria de dormir lá, mas pela logística de ter que fazer outro check in, etc, achei q nao compensaria. Então pensei em ir cedo, para aproveitar realmente o dia inteiro. Mas queria assistir ao por do sol. Tem algum problema em pegar estrada de volta pra malaga? Por volta de 19/20h. Somos 5 amigas.

    1. Olá Natalia, o único problema aconteceria se houver uma nevada forte na data da sua viagem, circular à noite com neve ou gelo na estrada não é aconselhável. Mas hoje não temos como saber como será o tempo em janeiro, se vocês quiserem consultar para a gente dias antes da sua viagem, conferiremos a previsão para os próximos dias. Abraço.

  21. Olá Tony.
    Meu marido e eu pretendemos ir á Espanha em 2018 e estamos pensando neste roteiro:
    Madri- Córdoba-Granada: Transporte Público
    Granada – Ronda – Jerez de la frontera-Sevilha: de carro
    Sevilha-Faro: Transporte Público.
    Com esse roteiro é possível fazer a rota dos pueblos brancos visitando alguma cidade?
    Tem sugestão de bate-volta a partir daquelas bases?
    Obrigada
    Rose

  22. Oi Tony!!

    É melhor fazer um bate-volta a Ronda saindo de Málaga ou de Sevilha? E em ambos a ida a Ronda seria só de Õnibus? Não tem trem?

    Muito obrigada!

    1. Olá Adriana, de Sevilha a Ronda não há trem. De ônibus são duas horas e meia. De Málaga a Ronda há trem e ônibus, o tempo de viagem aproximado para ambos é de 1h e 50 minutos. A escolha de uma ou outra cidade vai depender do restante do seu roteiro. Abraço.

  23. Oi Tony,

    Muito obrigada! Então, farei o bate-volta a Ronda saindo de Málaga (trem). Para fazer bate-volta entre as cidades de Andaluzia, poderei comprar os bilhetes de trem na hora, certo? Estive o ano passado em Barcelona e fiz bate-volta a Sitges e a Tarragona comprando bilhete na hora.

    Um abraço,
    Adriana

  24. Olá, Tony!
    Parabéns pelo site e pelos guias (comprei o pacote!)! Excelentes dicas!
    Poderia me dizer quanto tempo considera necessário para visitar Ronda? Para um bate e volta de Málaga, acha que seria preciso chegar muito cedo à cidade?
    Abraço,

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Adriana, seja bem-vinda ao Espanha Total. Se você chegar em Ronda por volta das 10 da manhã e partir no finalzinho da tarde, vai poder percorrer o centro da cidade tranquilamente. Abraço.

  25. Boa noite!

    Qual seria o ônibus que teriamos de pegar para sair de Málaga até Ronda no dia 13 de maio (domingo)? O trem sai 10 e chega 12 em Ronda, já volta 16:50 e chega em Málaga 18:50h, achei pouco tempo para ficar em Ronda optando pelo trem.

    Grata

  26. Caro Tony, parabéns pelo site está me ajudando demais no planejamento de minha viagem para a Espanha. Tenho algumas dúvidas de um viajante principiante e espero que você me auxilie. Meu roteiro pela Andaluzia inclui Sevilha, Málaga, Granada e Córdoba, sendo pensado nessa ordem o trajeto. Três dias para Sevilha e dois para todas as outras. Entretanto, fiquei maravilhado com Ronda e pensei em substituir Málaga para incluir essa lindeza na minha viagem. No trajeto que farei, sairia de Sevilha. Li as informações sobre o ônibus Los Amarillos da empresa Samar que percorre o trajeto Sevilha-Ronda, mas vasculhei o site da empresa e não consegui encontrar os destinos no espaço reservado para compra on line, o que me deixou apreensivo de reservar dois dias para Ronda sem a segurança de ter um transporte, uma vez que não gosto de alugar carros no exterior. Enfim, as dúvidas seriam: nesse roteiro Málaga seria mesmo a cidade a ser retirada para incluir Ronda? Você tem informações atualizadas do transporte Sevilha-Ronda?

  27. Caro Tony,
    Parabéns pelo site. Estarei indo à Espanha em maio/19 e estarei fazendo Sevilha, Ronda, Setenil de las Bodegas, Málaga, Caminto del Rey, Granada, Córdoba e Madrid. Quero deixar pra visitar Sevilha por último. Para ir até Setenil de Las Bodegas é melhor fazer de Ronda de base ou Malaga?
    Um grande abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, João, seja bem-vindo ao Espanha Total. A melhor base para visitar Setenil de las Bodegas é Ronda. Mas o melhor momento para fazer a visita ao vilarejo vai depender da organização do seu roteiro. Abraço.

  28. Olá, irei de ônibus para Ronda com a Damas.
    Gostaria de saber qual a melhor forma de se locomover pela cidade para quem não está de carro e se as atrações são distantes uma das outras. Obrigado desde já!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *