Menu

Ronda, Málaga

Ronda, na província de Málaga, é uma cidade repleta de lugares interessantes para ver e conhecer.

Ronda, Málaga

Apesar de não ser possível definir Ronda como um pueblo blanco, faz parte do nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda, por ser o ponto final perfeito para o passeio.

Ronda, Málaga

Entre todas as cidades visitadas no roteiro, Ronda é a maior. Conta com aproximadamente 36.000 habitantes, que vivem da agricultura, da indústria e dos serviços, com destaque para o turismo. Ronda é um importante destino turístico de quem está de férias na costa sul da Espanha, que visita a cidade durante o dia e volta para dormir no seu hotel situado na costa.

Ronda, Málaga

Se você pernoitar em Ronda, vai poder comprovar como as grandes multidões que invadem a cidade durante o dia, somem quando cai a tarde.

Ronda, Málaga

A localização de Ronda é espetacular. Ocupa um planalto cortado pelo rio Guadalevín e está rodeada por montanhas. A fenda aberta pelo rio, conhecida como el Tajo, criou uma paisagem pitoresca e espetacular.

Ronda, Málaga

É quase hipnótico contemplar as casas penduradas na beira do abismo. uma das grandes atrações de Ronda.

Ronda, Málaga

As orígens de Ronda são celtas, que a batizaram de Arunda no século VI a.C. Os gregos, que a chamaram de Runda, antecederam os romanos que a conquistaram posteriormente. Como todas as cidades e vilarejos visitados no roteiro pelos Pueblos Blancos, Ronda foi ocupada pelos muçulmanos, que invadiram a Península Ibérica em 711.

Ronda, Málaga

O primeiro conquistador árabe da cidade passou a denominá-la Izn-Rand Onda (a cidade do castelo), transformando-se na capital da província de Takurunna.

Ronda foi reconquistada por Fernando el Católico em 1485. Séculos mais tarde, a invasão das tropas de Napoleão foi particularmente destruidora, arrasando o castelo de Ronda.

Ronda, Málaga

Na época posterior a saída dos franceses, Ronda foi alvo do interesse de escritores românticos como Washington Irving, Mérimée, Ford ou Doré, para os quais a cidade era uma grande fonte de inspiração.

O que fazer em Ronda

Ronda, Málaga

As seguintes dicas sobre o que fazer em Ronda são válidas tanto para quem está seguindo nosso roteiro de carro pelos Pueblos Blancos e Ronda como para quem visita Ronda como parte de outro percurso pela Espanha.

Quando falamos sobre as atrações dos vilarejos que formam parte no roteiro dos Pueblos Blancos, tínhamos destacado que nenhum deles contava com monumentos ou lugares imperdíveis que você deveria visitar de qualquer maneira. O encanto estava em percorrer as ruas e se surpreender con os cantinhos charmosos aparecendo ao longo da visita.

Ronda, nesse quesito, é diferente. Além de se encantar percorrendo suas ruas, há vários lugares de interesse que você deveria conhecer. Vamos relacioná-los a seguir.

Plaza de Toros de Ronda

Ronda, Málaga

A Plaza de Toros de Ronda é uma das mais antigas da Espanha. É também uma das mais monumentais e bonitas. A arena das touradas é propiedade da Real Maestranza de Caballería de Ronda, uma sociedade de cavaleiros fundada pelo rei Felipe II, em 1572. Ronda é considerada como um dos berços da tauromaquia.

A Plaza de Toros está aberta para visitação os 365 dias do ano. O ingresso inclui a visita à Plaza e também a um pequeno Museu Taurino que está localizado no seu interior. Confira os dados atualizados sobre a visita aqui.

Puente Nuevo

Ronda, Málaga

Junto com a Plaza de Toros, o Puente Nuevo (a Ponte Nova) é o monumento mais conhecido de Ronda. Foi construído entre 1759 e 1793, para substituir uma ponte antiga que tinha colapsado, e com o propósito de unir a parte mais antiga de Ronda com o bairro do Mercadillo, na cidade moderna. A ponte permite atravessar el Tajo de Ronda, a fenda aberta pelo rio Guadalevín. A ponte foi construída com pedras extraídas do fundo da fenda.

Existe um pequeno museu de interpretação da ponte, com acesso por uma pequena porta próxima do Parador Nacional.

El Tajo

Ronda, Málaga

El Tajo, a fenda formada pelo rio Guadalevín, é outra das grandes atrações turísticas de Ronda. Pode ser contemplado a partir de vários mirantes localizados nas proximidades da Ponte Nova.

Ronda, Málaga

Olhando na direção contrária ao Parador Nacional, podem ser vistos os Jardines de Cuenca, pendurados sobre o abismo.

Ronda, Málaga

Quem quiser curtir a vista mais clássica do Tajo e da Ponte Nova, como na foto acima, deverá descer por um caminho que parte da Plaza María Auxiliadora, na parte antiga da cidade.

Centro histórico

Ronda, Málaga

O centro histórico de Ronda, também conhecido como “casco antiguo” ou, simplesmente, “la ciudad”, é a parte mais antiga e preservada da cidade. É a parte mais bonita de Ronda, com ruas estreitas, igrejas, casas-palácio, museus, restaurantes e lojas.

Ronda, Málaga

Ronda, Málaga

Entre os lugares mais destacados da Ronda histórica estão a Puerta de Felipe V, o Palacio de Salvatierra, o Palacio de Mondragón (sede do museu municipal) a Iglesia Mayor ou a Casa Consistorial (prefeitura).

Dicas de comida em Ronda

Ronda, Málaga

Existem bares e restaurantes espalhados pelo centro histórico de Ronda, e também na parte mais moderna, frequentada pelos moradores da cidade.

A Calle Nueva, a Calle José Aparicio, a Calle Espinel e a Plaza del Socorro, todas elas muito próximas do Puente Nuevo, estão repletas de bares e restaurantes.

Dicas de hospedagem em Ronda



Booking.com

Ronda conta com hotéis para todos os orçamentos. Confira nosso texto onde se hospedar em Ronda, com muitas dicas sobre o assunto.

Consulte as ofertas de hospedagem em Ronda oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.

Mapa de Ronda

O presente mapa de Ronda identifica a localização dos lugares mencionados no texto.

Como chegar em Ronda

Veja como viajar de Sevilha a Ronda e de Málaga a Ronda.

Dúvidas sobre Ronda

Ronda, Málaga

Se você tiver alguma dúvida sobre Ronda, aproveite a caixa de comentários abaixo para perguntar!

113 comentários em “Ronda, Málaga”

  1. Avatar
    Marcus Vinicius Braga Machado

    Acho que havia colocado a pergunta em um local não apropriado. Peço desculpas e repito aqui minha solicitação.
    Boa Tarde Tony, aproveito para fazer uma pergunta simples. Vou me hospedar em Ronda em out/2020. Quanto tempo, no mínimo, preciso para conhecer Ronda. De lá vou para Sevilha.
    Obrigado pela atenção
    Marcus Vinicius Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima