Menu

Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial

No vilarejo de San Lorenzo de El Escorial, a menos de 60 quilômetros do centro de Madri, encontra-se o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial, ou simplemente El Escorial.

El Escorial

A visita a El Escorial é, sem dúvida, um dos melhores bate-voltas que podem ser feitos a partir de Madri.

A importância histórica de El Escorial

El Escorial

O Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial é um grande complexo formado por um majestoso mosteiro, uma igreja, um palácio real com um panteão dos reis da Espanha, uma escola, um seminário e uma biblioteca real.

O Real Sitio é um símbolo do poderio da monarquia católica espanhola durante a Idade de Ouro, entre os séculos XVI e XVII.

El Escorial

Atendendo à sua importância, o Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial foi declarado, em 1984, como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O orgão destacou a conservação integral tanto do projeto original sob o reinado do Filipe II como as partes que foram construídas posteriormente durante o reinado de Carlos III.

El Escorial

O rei Filipe II de Espanha fundou o mosteiro em 1563, para servir de lugar de descanso para os monarcas e também para ser o lugar onde ficariam enterrados os restos mortais dos reis da Espanha, começando pelo imperador Carlos I e a rainha Isabel de Portugal, pais de Filipe II, e continuando por ele mesmo e seus sucessores.

El Escorial

O projeto foi iniciado por Juan Bautista de Toledo, e continuado por Juan de Herrera após a morte do primeiro. O projeto organizou de forma brilhante as diferentes partes do Sítio Real, criando onze pátios principais e três secundários. O desenho lembra a forma de uma grelha, instrumento utilizado no martírio de São Lourenço. A marca do arquiteto Juan de Herrera, o estilo “herreriano” está presente na obra, com seu estilo austero em contraste com estilos arquitetônicos anteriores.

Durante os últimos anos da vida de Filipe II, o Real Sitio tornou-se o maior centro de poder político sobre a terra. O monarca faleceu no mosteiro de El Escorial.

Que vou ver durante a visita?

El Escorial

A visita percorre os espaços mais importantes do Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial. O complexo é muito extenso e por isso você deve se preparar para caminhar por grandes salas e corredores e subir e descer muitas escadas. Quase toda a visita é feita por espaços interiores.

El Escorial

El Escorial

Durante vários momentos do percurso você vai poder contemplar os jardins exteriores que formam parte do complexo.

El Escorial

Entre os muitos espaços que você vai percorrer durante a visita, há dois absolutamente excepcionais:

  • o Panteão dos Reis da Espanha, também conhecido como Cripta Real, com 26 tumbas de mármore com adornos de bronze dourado. Nos sepulcros estão enterrados os reis mais importantes das dinastias de Áustria e dos Bourbon, de Carlos I e Isabel de Portugal até Juan de Borbón e sua esposa, pais do rei Juan Carlos I. É um lugar muito emocionante. Como igualmente emocionante é o vizinho Panteão dos Infantes, ocupado por 36 infantes, príncipes e rainhas da Espanha (aquelas que não foram mães de monarcas).
  • a Real Biblioteca, a grande biblioteca renascentista criada por Filipe II, com seu lindíssimo Salão Principal e seu acervo formados por valiosos códices de muitos períodos históricos. Como a biblioteca fica no final do percurso pelo complexo, não esqueça de visitá-la!

Não está permitido fotografar nem no Panteão nem na Biblioteca.

Quanto tempo devo dedicar a El Escorial

A visita ao complexo de El Escorial é demorada, levando entre duas e quatro horas. Já o vilarejo pode ser visitado rapidamente.

Por isso, o bate-volta pode ser feito em meio dia (principalmente no final da primavera, do verão e no começo do outono, quando ainda demora para escurecer) ou em um dia completo (no inverno).

Horários e ingressos

O Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial tem dois horários diferenciados ao longo do ano:

  • de outubro a março, abre de segunda a domingo de 10h a 18h. Fica fechado na segunda.
  • de abril a setembro, abre de segunda a domingo de 10h a 20h. Fica fechado na segunda.

O Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial fica fechado também os dias 24, 25 e 31 de dezembro.

O ingresso para visitar o Real Sitio tem um custo de 10€ para os adultos. Há uma tarifa reduzida de 5€ para crianças entre 5 e 16 anos, estudantes até 25 anos e maiores de 65 anos.

Confira as informações atualizadas sobre horários e preços no site institucional do Real Sitio.

Dica do Espanha Total: ingresso gratuito

Se você conta com flexibilidade na sua agenda, deve saber que, toda semana, na quarta-feira e na quinta-feira, de 15h a 18h (de outubro a março) e de 17h a 20h (de abril a setembro) o ingresso é gratuito para cidadãos da União Europeia e também de países latinoamericanos, inclusive o Brasil. Se você quiser aproveitar esse benefício, leve seu passaporte.

Como o Real Sitio fica distante de Madri, nem todo mundo está sabendo do ingresso gratuito, e os grandes tours já visitaram o complexo durante a manhã, e a visita no período gratuito é bastante tranquila. Há gente, mas sem as aglomerações absurdas de outros lugares com dia de ingresso gratuito.

O ingresso também é gratuito durante o dia todo no 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, e no 12 de outubro, Festa Nacional da Espanha. Certamente o Real Sitio recebe muitos visitantes nas duas datas mencionadas.

Como chegar em El Escorial

Se você não estiver de carro alugado, as melhores opções para ir de Madri a San Lorenzo de El Escorial são o trem e o ônibus.

1. De ônibus.

Há várias linhas de ônibus indo até El Escorial, mas a melhor em termos de frequências é a de número 661 (também serve a 664). São ônibus da empresa Autocares Herranz. O ponto inicial fica no “Intercambiador de Moncloa”, na estação de metrô Moncloa, das linhas 3 (amarela) e 6 (circular). A estação de ônibus de El Escorial fica muito próxima do grande mosteiro. A viagem demora 55 minutos.

É possível consultar aqui os horários no sentido Madri-El Escorial e aqui os horários no sentido El Escorial-Madri.

2. De trem.

O trem que vai para El Escorial é a linha C-3, que pode ser pego na estação de Atocha ou na estação de trens da Puerta del Sol, entre outros pontos na cidade.

É possível consultar os horários aqui. A viagem demora 1 hora e 5 minutos. A estação de trem de El Escorial fica um pouco afastada do mosteiro, é uma caminhada de 20 minutos, em subida, até lá (veja aqui o percurso entre a estação e o mosteiro. Existe um ônibus local conectando a estação de trem com o centro do vilarejo, onde fica o mosteiro).

3. Qual é a melhor opção?

Cada opção de transporte, ônibus ou trem, tem suas vantagens e disvantagens. Como o valor da passagem é muito parecido, veja nossas dicas para saber qual opção escolher:

  • para pegar o ônibus você vai ter que fazer um deslocamento de metrô por Madri.
  • o ônibus vai deixar você próximo do mosteiro de El Escorial.
  • você pode pegar o trem no coração de Madri, na Puerta del Sol.
  • a viagem de trem até El Escorial atravessa a reserva de El Pardo, onde você vai poder ver muitos veados andando soltos. É uma vista muito linda!
  • o trem deixa você a 20 minutos a pé do mosteiro de El Escorial.

Sempre existe a possibilidade de ir de ônibus e voltar de trem! Se você voltar de trem, o caminho até a estação é uma grande descida. Os bilhetes de ônibus e trem podem ser comprados na hora.

OUTROS BATE-VOLTAS A PARTIR DE MADRI

Madri é uma cidade com muitas atrações turísticas. Quem quiser fazer um ou vários bate-voltas a partir de Madri, durante sua estadia na capital da Espanha, conta com várias opções excelentes. A seguir apresentamos nossos bate-voltas prediletos, saindo e voltando de Madri: Toledo | Segóvia | Ávila | Aranjuez | Chinchón | Alcalá de Henares

ROTEIROS

Madri em 9 roteiros | 2 dias em Madri | 3 dias em Madri | 4 dias em Madri | 5 dias em Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

18 comentários em “Real Sitio de San Lorenzo de El Escorial”

  1. Avatar

    Olá Tony!

    Estava pensando em fazer o seguinte roteiro:

    – Madri Atocha C3 as 7:50 para El Escorial 8:57 =
    Passar de 10:00 as 12:00 conhecendo o Monastério
    – El Escorial as 13:08 para Ávila 14:04
    Conhecer a Catedral, Santa Tereza e Muralhas
    – Ávila 19:00 para Madri Chamartin 20:52

    O que você acha? Corrido? Mas, também não seria nenhuma maratona alucina, não eh?

    Aguardo comentário

    Abs

    1. Avatar

      Prezado Guilherme, em duas horas você vai fazer uma visita muito apressada ao conjunto de El Escorial, que é gigantesco. Reserve uma hora mais para El Escorial. Abraço.

  2. Avatar

    Olá Tony!

    Fiz uma consulta de horários no site da Renfe Cercanias (saindo de Atocha), e vi que o trem de ida é o C3, mas, o de volta indicava o C8. Fiquei confuso, já que no mapa não indica que a linha C8 chega até El Escorial.

    1. Avatar

      Olá Guilherme, é confuso mesmo. A linha C8 costumava estar dividida em duas linhas diferentes, uma delas chegando em El Escorial, a C-8A. A RENFE eliminou essa distinção nos mapas, mas se o sistema indica que você pode voltar de El Escorial a Madri no C-8A é porque vai ter um trem fazendo esse trecho. Abraço.

  3. Avatar

    Eu gostaria de saber se na estação de ônibus ou na de trem de El Escorial existe guarda- volumes (locker) onde eu possa deixar minha mala enquanto visito o complexo. Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, Kátia. Como a estação é servida por poucos trens, não há uma presença permanente de táxis nela. É possível que apareça algum coincidindo com a chegada do seu trem, mas não conte com isso. Pegue o ônibus ou caminhe, a caminhada não é tão infernal assim! Abraço.

  4. Avatar

    Oi gosto muito do seu site! Penso em fazer El Escorial e outra cidade no mesmo dia. Pensei em Avila e El Escorial. O que você acha? Qual seria melhor combinação com El Escorial? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Luiz, seja bem-vindo ao Espanha Total. El Escorial e Ávila são uma ótima combinação, sempre que você estiver de carro alugado. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima