Zaragoza é a quinta maior cidade espanhola, mas recebe um número muito pequeno de turistas estrangeiros. No presente texto queremos apresentar as razões pelas quais acreditamos que vale muito a pena fazer, nem que seja, um pit-stop em Zaragoza.
Complete as informações do presente texto com o post o que fazer em Zaragoza e também com nosso guia de hospedagem em Zaragoza.

Razão 1: localização estratégica
Zaragoza está exatamente na metade do caminho entre Madri e Barcelona, oferecendo uma chance espetacular de incluir essa bela cidade nesse deslocamento entre as duas principais cidades da Espanha.
Ao estar conectada por trem-bala com Madri e Barcelona, a viagem até Zaragoza dura pouco mais de 1 hora e 30 minutos, em ambos os casos, facilitando muito uma visita à cidade.

Razão 2: os custos
Zaragoza é uma cidade econômica, e se você resolver ficar hospedado uma noite na capital de Aragão, vai se encantar ao descobrir que os valores das diárias na hotelaria são muito, mas muito mais em conta que em Madri ou Barcelona.

Razão 3: os monumentos
Zaragoza conta com três edifícios declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO: o palácio árabe da Aljafería, a torre mudéjar de San Pablo, e a catedral de San Salvador, conhecida como La Seo.
Mas há muito mais além disso, começando pela majestosa Basílica de El Pilar, no meio ao interessante centro histório (conhecido como Casco Viejo) com uma herança cultural milenar (Zaragoza foi fundada pelos romanos), bela arquitetura e pracinhas deliciosas. Os dois roteiros do nosso Zaragoza em um dia percorrem todos os pontos de interesse turístico da cidade.

Razão 4: a culinária
Zaragoza tem uma forte tradição de bares de tapas, onde são servidos produtos típicos da culinária aragonesa, muito diferente de outras partes da Espanha. Delícias que podem ser a acompanhados por ótimos vinhos das denominações de origem Calatayud, Cariñena, Campo de Borja ou Somontano.

Razão 5: as fiestas
Os zaragozanos adoram suas fiestas, e duas datas são especialmente importantes no calendário anual da cidade: a incrível Semana Santa (declarada de Interés Turístico Internacional) e as espetaculares Fiestas del Pilar, que acontecem todo ano ao redor do dia 12 de outubro.

Dúvidas sobre um pit-stop em Zaragoza
Se você tiver qualquer dúvida sobre seu pit-stop em Zaragoza, aproveite para perguntar. Teremos o maior prazer em tentar ajudar você com informações sobre uma cidade que conhecemos como nenhuma outra.
Aproveite também nosso Zaragoza em um dia, pensado especialmente em quem vai ficar um dia visitando a cidade.

Ola…. Nunca tinha ouvido falar desta cidade.. não poderei dormir e nem passar muito tempo na cidade, mas ela é caminho para La Rojia. Se fosse apenas para almoçar na cidade, perto da onde você recomenda?
Olá de novo, Flavia. Zaragoza vale muito a pena. Mas não indicariamos entrar nela e procurar estacionamento (é a quinta maior cidade da Espanha) só para almoçar. Zaragoza merece um dia completo. Abraço.
Olá Tony, boa noite!
Estou montando meu roteiro para a Espanha. 26/02 à 14/03/2020. Basicamente Madri, Barcelona e Andaluzia. Estou pesquisando tudo e acabo de deparar-me com seu blog, que estou amando!
A viagem iniciaria por Madri (2 noites iniciais), seguindo a Barcelona (3 noites) e depois Andaluzia (dormindo em Sevilha 3 noites, em Vejer de la Frontera 1 noite e em Granada 2 noites), voltando para Madri (última noite).
Agora acabo de deparar-me com sua indicação para Zaragoza. Se puder me ajudar, gostaria de perguntar se vale mais à pena tirar 1 noite de Vejer de la Frontera (visita aos Pueblos Blancos) para incluir 1 noite em Zaragoza (entre Madri e Barcelona) ou esqueço Zaragoza e fico mesmo em Vejer? O que é melhor, em sua opinião? Fiquei perdida. Os dois, não dará. Terei de optar 🙁
Já estava em dúvidas entre visitar Pueblos Blancos ou Cádis. E agora me aparece Zaragoza!! Oh dúvida cruel…
Obrigada!
Abraço
Tony, errei as datas! Viagem de 26/02 à 10/03/2020. Desculpe!
Sem problemas!
Bom dia, Fernanda, seja bem-vinda ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). No caso específico do seu roteiro, nossa indicação seria visitar Zaragoza e deixar Vejer de la Frontera para outra viagem. Se você quiser ajuda com seu roteiro (achamos que poderia ser melhorado), aproveite nossa consultoria, um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias. Abraço!
Tony
Vi seu vídeo a respeito dos maleiros trancados em Zaragoza. Qual a alternativa para visitar a cidade para quem está se deslocando com malas?
Tem um guarda-volumes na rodoviária.
Adoro seu blog! Vcs são impecáveis! Já tenho seu guia de Barcelona, muito bom! Estou indo mais uma vez a Espanha, set/2023, dessa vez incluí Zaragoza, minha dúvida é: passamos a noite na cidade ou não?!. Meu próximo e último destino é Barcelona, e só falta esta reserva para fazer.
Bom dia, Carla, passem a noite em Zaragoza, sim, sem dúvida!