quando visitar a Espanha, mês a mês

quando visitar a Espanha

Escolher bem a data para visitar a Espanha é a chave de uma viagem bem sucedida. No presente texto tentamos dar uma resposta para a pergunta “quando visitar a Espanha”, analizando, mês a mês, as vantagens e desvantagens de cada período do ano.

Quando é a temporada alta na Espanha?

A temporada alta, todos sabemos, é sinônimo de preços altos e grandes aglomerações de turistas. Antes de examinar cada mês do ano individualmente, vamos ver quais são os principais períodos de temporada alta na Espanha.

  • Semana Santa. A celebração da Semana Santa atrai milhares de turistas e as cidades mais famosas pela celebração da Páscoa lotam durante o período.
  • julho. Os escolares já estão em férias e o bom tempo leva milhões de pessoas até as praias. Muitos europeus visitam a Espanha durante o mês.
  • agosto. É o equivalente a janeiro no Brasil, é o mês clássico de férias, durante o qual os destinos de praia registram a ocupação mais alta do ano.
  • feriados. Espalhados ao longo do ano, os feriados mais importantes fazem que os preços disparem nos destinos mais turísticos.
  • “fiestas”. As fiestas são uma parte muito importante da cultura espanhola, e a celebração das festas locais significa temporada alta nas cidades que comemoram suas fiestas.

Espanha, mês a mês

A seguir detalhamos cada mês do ano e como cada um deles afeta os destinos mais visitados na Espanha. Nossas fichas sobre os principais destinos na Espanha contém informações específicas e detalhadas para cada um dos destinos.

1. Janeiro na Espanha

Janeiro é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas; os preços de hotel em janeiro estão entre os mais baixos do ano; as montanhas estão cobertas de neve.

Janeiro não é ideal porque… os dias são curtos, rendendo muito pouco (fica escuro por volta das 5 da tarde); é inverno, com temperaturas muito baixas, bastante chuva e mal tempo em muitos destinos.

Janeiro é um mês perfeito para visitar… as estações de esqui, como La Molina e Vall de Núria na Catalunha.

Janeiro é um mês razoável para visitar… as grandes cidades, há poucos turistas e os preços da hospedagem são os mais baixos do ano.

Janeiro é um mês desaconselhável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza).

2. Fevereiro na Espanha

Todas as indicações dadas para janeiro servem também para fevereiro, que é um mês muito parecido ao anterior.

Fevereiro é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas; os preços de hotel em fevereiro estão entre os mais baixos do ano; as montanhas estão cobertas de neve.

Fevereiro não é ideal porque… os dias são curtos, rendendo muito pouco (fica escuro por volta das 5 da tarde); é inverno, com temperaturas muito baixas, bastante chuva e mal tempo em muitos destinos.

Fevereiro é um mês perfeito para visitar… as estações de esqui, como La Molina e Vall de Núria na Catalunha.

Fevereiro é um mês razoável para visitar… as grandes cidades, há poucos turistas e os preços da hospedagem são os mais baixos do ano.

Fevereiro é um mês desaconselhável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). A cidade de Cádiz durante o carnaval, quando fica lotada.

3. Março na Espanha

Março é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas (sempre que a Semana Santa não cair em março); é o último mês do ano para aproveitar a neve nas montanhas.

Março não é ideal porque… é uma época de transição entre o inverno e a primavera, ainda é possível que se registrem temperaturas muito baixas.

Março é um mês perfeito para visitar… as estações de esqui, como La Molina e Vall de Núria na Catalunha. Aqueles lugares onde a celebração da Semana Santa é mais famosa, como Sevilha, Málaga, Toledo ou Zaragoza. Sempre sendo ciente que a Semana Santa é sinônimo de multidões e preços de hospedagem mais elevados.

Março é um mês razoável para visitar… as grandes cidades, onda ainda há poucos turistas, fora das datas da Semana Santa.

Março é um mês desaconselhável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). Aqueles lugares onde é a celebração da Semana Santa é mais famosa, se conhecer a tradição não for o propósito da sua viagem e seu orçamento for limitado.

4. Abril na Espanha

Abril é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas (sempre que a Semana Santa não cair em abril).

Abril não é ideal porque… é a época do ano com maior índice de chuvas na Espanha (tem até um ditado, en abril, lluvias mil, ou seja, em abril, chuvas mil).

Abril é um mês perfeito para visitar… aqueles lugares onde a celebração da Semana Santa é mais famosa, como Sevilha, Málaga, Toledo ou Zaragoza. Sempre sendo ciente que a Semana Santa é sinônimo de multidões e preços de hospedagem mais elevados.

Abril é um mês razoável para visitar… as grandes cidades, fora das datas da Semana Santa.

Abril é um mês desaconselhável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). Apesar de estarmos já na primavera, as temperaturas são baixas e ainda não começou a temporada de praia. Aqueles lugares onde a celebração da Semana Santa é mais famosa, se conhecer a tradição não for o propósito da sua viagem e seu orçamento for limitado.

5. Maio na Espanha

Maio é ótimo porque… ainda é temporada baixa, com poucos turistas. Anoitece cada vez mais tarde, com muitas horas de luz que fazem que os dias rendam mais.

Maio não é ideal porque… a temporada de esqui terminou, mas ainda está frio para pegar praia.

Maio é um mês perfeito para visitar… a cidade de Córdoba, durante a celebração da maravilhosa Fiesta de los Patios. Lanzarote nas Ilhas Canárias.

Maio é um mês razoável para visitar… as grandes cidades, fora das datas da Semana Santa.

Maio é um mês desaconselhável para visitar… as estações de esqui (a temporada já terminou); qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). Apesar de estarmos já na primavera, as temperaturas não são tão altas e ainda não começou a temporada de praia.

6. Junho na Espanha

Junho é ótimo porque… a primavera se aproxima do verão. Junho é um mês maravilhoso para visitar a Espanha por conta do tempo bom e extensas horas de luz (fica escuro por volta das dez da noite).

Junho não é ideal porque… apesar de estar começando a temporada de praia, a temperatura da água no Mediterrâneo ainda é bastante fria.

Junho é um mês perfeito para visitar… a grande maioria dos destinos na Espanha! Muito especialmente a Andaluzia (Córdoba, Sevilha e Granada), antes da chegada do calor do verão e Lanzarote nas Ilhas Canárias.

Junho é um mês razoável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). Começa a temporada de praia, o mar ainda está frio mas os destinos de praia apresentam os preços mais convidativos da temporada.

Junho é um mês desaconselhável para visitar… as estações de esqui (a temporada já terminou).

7. Julho na Espanha

Julho é ótimo porque… chegou o verão e começou a temporada de praia.

Julho não é ideal porque… é temporada alta em muitos destinos da Espanha, principalmente no litoral.

Julho é um mês perfeito para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza), sempre sendo ciente de que é temporada alta, com milhões de turistas e preços mais elevados. Cidades do norte da Espanha como Bilbao e San Sebastián.

Julho é um mês razoável para visitar… muitas cidades da metade norte da Espanha.

Julho é um mês desaconselhável para visitar… a Andaluzia (muito especialmente as cidades de Córdoba e Sevilha), por causa do calor extremo. As estações de esqui (a temporada já terminou).

8. Agosto na Espanha

Agosto é ótimo porque… é o melhor mês para os destinos de praia.

Agosto não é ideal porque… é temporada alta em muitos destinos da Espanha, principalmente no litoral.

Agosto é um mês perfeito para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza), sempre sendo ciente de que é temporada alta, com milhões de turistas e preços mais elevados. Cidades do norte da Espanha como Bilbao e San Sebastián.

Agosto é um mês razoável para visitar… muitas cidades da metade norte da Espanha.

Agosto é um mês desaconselhável para visitar… a Andaluzia (muito especialmente as cidades de Córdoba e Sevilha), por causa do calor extremo. As estações de esqui (a temporada já terminou).

9. Setembro na Espanha

Setembro é ótimo porque… o tempo é bom e a temporada alta terminou.

Setembro não é ideal porque… o agito volta às cidades depois das férias de verão.

Setembro é um mês perfeito para visitar… a grande maioria dos destinos na Espanha! Muito especialmente a Andaluzia (Córdoba, Sevilha e Granada), depois do calor do verão. Lanzarote nas Ilhas Canárias.

Setembro é um mês razoável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). Terminou a temporada alta e a temperatura do mar é ótima, apesar do tempo já não ser tão bom quanto durante o verão.

Setembro é um mês desaconselhável para visitar… As estações de esqui.

10. Outubro na Espanha

Outubro é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas.

Outubro não é ideal porque… o tempo começa a virar, entrando as chuvas e o frio.

Outubro é um mês perfeito para visitar… as florestas da Espanha, quando a chegada do outono tinge de amarelo e vermelho as folhas das árvores. Lanzarote nas Ilhas Canárias.

Outubro é um mês razoável para visitar… a grande maioria dos destinos na Espanha!

Outubro é um mês desaconselhável para visitar… As estações de esqui, onde ainda não chegou a neve. Qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). A temporada de praia terminou.

11. Novembro na Espanha

Novembro é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas.

Novembro não é ideal porque… está chegando o inverno, os dias são cada vez mais curtos.

Novembro é um mês perfeito para visitar… Lanzarote nas Ilhas Canárias.

Novembro é um mês razoável para visitar… a grande maioria das cidades da Espanha.

Novembro é um mês desaconselhável para visitar… As estações de esqui, onde está faltando pouco para começar a temporada. Qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza). O friou chegou.

12. Dezembro na Espanha

Dezembro é ótimo porque… é temporada baixa, com poucos turistas até o período do Natal e fim do ano. As estações de esqui abrem as portas

Dezembro não é ideal porque… os dias são curtos, rendendo muito pouco (fica escuro por volta das 5 da tarde); é inverno, com temperaturas muito baixas, bastante chuva e mal tempo em muitos destinos.

Dezembro é um mês perfeito para visitar… as estações de esqui, como La Molina e Vall de Núria na Catalunha.

Dezembro é um mês razoável para visitar… as grandes cidades, há poucos turistas e os preços da hospedagem são os mais baixos do ano, fora do período entre o Natal e o fim do ano.

Dezembro é um mês desaconselhável para visitar… qualquer destino de praia nas costas da Espanha ou nas Ilhas Baleares (incluindo Mallorca, Menorca e Ibiza).

Consultas sobre o tempo

Não deixe de ler o texto a dificuldade de responder consultas sobre o tempo.

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

34 pensamentos sobre “quando visitar a Espanha, mês a mês”

  1. Olá, Tony
    Seus sites são excelentes! Parabéns!
    Estou programando uma viagem à Espanha para o período do carnaval de 2017 e gostaria de saber como é a comemoração dele no país? Há festas de rua que possam me impedir de visitar os monumentos principais e atrações das cidades?
    Pretendo ir a Sevilha, Madrid e Barcelona (com alguns “bate-volta”).
    No caso desta última, já sei que a semana do carnaval coincidirá com o Mobile World Congress, de modo que terei que programar a ida à Barcelona antes ou depois do evento. Como fica a cidade antes, já que ainda pegaria a época do carnaval?
    Obrigada!

    1. Prezada Rosa, seja bem-vinda ao Espanha Total (e ao passaporte BCN). Na verdade, o carnaval, na maior parte da Espanha, não poderia sequer ser definido como um “evento”. Há celebrações muito básicas que não alteram a vida cotidiana e também não alteram as tarifas dos hotéis. As exceções são lugares com forte tradição de carnaval como Cádiz e as Ilhas Canárias. Em Sevilha, Madri ou Barcelona o carnaval não é importante. Barcelona antes do Mobile World Congress vai estar tranquila, faça uma pesquisa de valores de hospedagem antes de definir e fechar seu roteiro de viagem. Abraço.

    1. Bom dia, Daiana. Não sabemos nada de você, de quais são suas intenções, se você pretende ficar o tempo todo em Madri ou quer rodar pela Espanha. Contamos com 2 roteiros prontos para quem conta com 15 dias para percorrer a Espanha, pode ver eles no texto roteiros de 15 dias. Abraço.

  2. Tony, boa tarde. Descobri seu site depois de haver comprado as passagens para 23 dias de viagem entre janeiro e fevereiro. Passo a primeira semana no país Basco, e as seguintes de carro entre Madri e Barcelona, Andaluzia (Valencia, Granada, Sevilha, Ronda e Cordoba) e retorno para Madri. Distribuí o tempo mais ou menos assim: quatro dias em Barcelona, um em Valencia, três em Granada, um em Ronda, três em Sevilha e dois em Córdoba…. Os restantes ou no país Basco ou em Madri. Como o inverno na Europa neste ano parece estar mais severo, minha dúvida é relacionada ao tráfego, especialmente nas regiões serranas, – por onde devo passar especialmente na região basca e na região dos pueblos blancos – embora eu dê preferência às autopistas. Vc recomendaria algum cuidado especial, ou alguma estrada a evitar de qualquer maneira nessa época da viagem? Muito obrigado, e parabéns pelo trabalho.

    1. Prezado Virginio, a Espanha está hoje sofrendo uma onda de frio extremo, muito pouco comum. As temperaturas máximas na maioria do país não estão subindo acima de 0ºC. Muito frio mesmo. Há neve em grandes quantidades também. Mas a onda não deve durar. Você deverá tomar cuidado nas estradas secundárias no interior do País Basco e também no interior da Andaluzia. A dica mais importante é conferir o estado das estradas antes de começar a viagem. Veja essas e outras dicas no especial com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha. Abraço.

  3. Bom dia,Tony
    Achei o máximo seu site.Pretendo ir em Maio, com duas irmãs que tem problemas de locomoção.
    Caminham pouco e devagar(são obesas 140k e 120k)Elas gostariam de conhecer Andaluzia toda
    e temos que ir a Caceres (cidade da minha mãe )e Madrid onde mora uma prima.
    Grande dúvida por onde começamos,se o trem seria um bom meio de locomoção entre as cidades
    ônibus ou alugar um carro
    Pretendemos ficar uns quinze dias. E suficiente Vc poderia sugerir qts dias em cada cidade?
    Eu já conheço tds os lugares fiz algumas viagens e o Caminho de Santiago mas sempre sozinha
    Muito diferente pq escolho meus roteiro e meios de locomoção
    O que vc sugere qto as datas podemos ir de abril até junho
    Um abraço Tony
    E mais uma vez parabéns por esse site

    1. Prezada Beatriz, contamos com este texto onde respondemos consultas sobre roteiros pela Espanha. O único que pedimos dos nossos leitores é que apresentem nem que seja um rascunho do seu roteiro.
      Sobre o assunto do presente texto, junho é o mês perfeito para percorrer a Espanha, pudendo escolher uma data em junho, seria ótimo. Abraço.

  4. Boa tarde Tony, venho acompanhando suas dicas, parabéns pelo conteúdo.
    Estou programando uma viagem em casa no final do ano de 2017. entre os dias 25/12 e 01/01 em Portugal (Bases Lisboa e Porto) e do dia 02/01 – 06/01 em Madri (pretendo fazer um bate e volta para Toledo e gostaria muito de ver um jogo do Real).

    Minha duvida é: com aproximadamente 5 dias (Chego em madri no dia 01/01 a noite e saio de madri no final do dia 06/01) é possível conhecer bem a capital incluindo o bate volta a Toledo? Os dias são tão curtos no inverno? É minha primeira viagem a Europa, não disponho de outras datas para uma viagem tão longa e hoje este é meu único receio.
    Aguardo suas dicas.

    1. Prezado Gui, seja bem-vindo ao Espanha Total. Nos dias mais curtos do inverno, fica escuro por volta das 17 horas. O aproveitamento dos dias é muito reduzido, especialmente quando comparado com o verão, quando ainda há luz às 10 da noite. Mas cinco dias deveriam ser tempo suficiente para conhecer Madri, incluindo o bate-volta até Toledo. Não perca nossa coleção de dicas imperdíveis sobre Madri e aproveite também nossos guias Madri em 9 roteiros e Toledo em um dia. Precisando de qualquer esclarecimento específico sobre Madri ou Toledo, aproveite os textos dedicados a cada uma das cidades para perguntar. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

      1. Obrigado pelo breve retorno Tony, fico mais tranquilo em saber que terei tempo hábil para conhecer a cidade e também a região de Toledo.
        Me hospedarei bem próximo ao centro de arte Reina sofia, acredito que a facilidade de deslocamento me ajudará um pouco. Em breve começarei a montar o roteiro de forma mais detalhada e caso exista dúvidas vou trazendo para cá.

        Aproveitando, soube da existência do Madri Card, e do Madri citypass, pode me informar qual é a melhor opção???

        1. Guilherme, como já pedimos para você na nossa resposta anterior, precisando de qualquer esclarecimento específico sobre Madri ou Toledo, aproveite os textos dedicados a cada uma das cidades para perguntar. No caso de Madri, é neste texto. Abraço.

    1. Olá Suédio, veja o texto calendário anual. Todos nossos guias contam com informação detalhada sobre as festas em cada uma das cidades. Se tiver qualquer dúvida sobre as cidades que você vai visitar na sua viagem, aproveite para perguntar no texto dedicado a cada uma delas. Abraço.

  5. Bom dia Tony

    sou seguidora de suas ótimas dicas sempre que viajo à Espanha. Desta vez, vou como cruzeirista à Ibiza e Mallorca, no mês de setembro. Quero fazer os passeios por conta e gostaria de sugestões de lugares imperdíveis, pois teremos apenas um dia em cada cidade.
    Agradeço e desejo-lhe muito sucesso!
    .

  6. Olá Tony, parabéns pelas informações e dicas. Somos 2 casais, vamos dia 20outubro para Barcelona e voltaremos dia 10Novembro de Madrid, além de bate-volta em Barcelona, queremos ir a Valencia,Granada, Sevilha e Cordoba.Em Valença pretendemos ficar 3dias, para fazer bate-volta a Alicante.gostaria de uma ajuda como distribuir esses dias , mesmo que tenha que pegar avião de uma cidade a outra, ou alugando carro. Grata.

    1. Prezada Sue, seja bem-vinda ao Espanha Total. No presente texto respondemos dúvidas sobre a melhor época para visitar a Espanha. Contamos com uma consultoria de roteiros, caso você quiser aproveitá-la. É um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias. Abraço.

  7. Olá, pretendo percorrer o Caminho de Santiago de Compostela nais uma vez em outubro. Fui esse ano em julho e sofri muito com o calor. Outubro seria um bom mês para aproveitar temperaturas mais amenas? Qual horário o sol aparece e que horas ele se põe?

    1. Olá Luciana, outubro é um mês difícil de antecipar, ao se tratar de um período de mudança. A única certeza e que as temperaturas devem ser mais amenas, pode até estar frio dependendo de como vier o outono. Em outubro o sol deve sair por volta das 8:45h e se por ao redor das 19:45h.

  8. Olá!
    Gostaria de uma sugestão de roteiro e tempo.É nossa primeira viagem a Espanha e fora do Brasil. Chegaremos em Lisboa dia 24 de dezembro e retornaremos dia 18. A dúvida é se ficamos 15 dias direto em Lisboa e seguimos para a Espanha, retornando ou ficamos 2 dias em Lisboa, seguimos para a Espanha e após 8/10 dias retornamos a Portugal.O que dá pra fazer em um dia? Qual cidade/passeio seria otimizado com acompanhamento de um guia? O que visitar?
    Nossa ideia é visitar:
    Madri
    Barcelona
    Toledo
    Sevilha
    Valencia
    Cordoba
    Andaluzia
    Madri
    Cordoba
    Barcelona
    Granada
    Sevilha
    Toledo
    Zaragoza
    Madri
    Cordoba
    Barcelona
    Granada
    Sevilha
    Valençia
    Toledo
    Zaragoza

  9. Olá, Tony,
    Vou para Europa em novembro e estou procurando lugares que não sejam tão chuvosos nessa época. Como é a Espanha nesse quesito? Tem alguma região que costuma ser mais seca e que seja legal de conhecer em novembro? Muito obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, Livia. Novembro é um mês chuvoso na Espanha toda. O melhor lugar para fugir da chuva seria Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Na Península, Valência registra menos chuvas que outras regiões. O melhor é escolher grandes cidades, com programas alternativos para os dias de chuva. A chuva na Espanha no período é muito menor que a chuva no Brasil durante a estação das chuvas. Não são chuvas torrenciais. ABraço.

  10. Olá!

    Vou para a Espanha em maio de 2018, Visitarei as cidades de Palência e Valência.Como são as temperaturas na cidade de Palência? Faz muito frio? Em Valência, no final de maio as temperaturas são mais amenas?
    Qual a dica para encontrar hotéis bons e mais baratos?

    Agradeço a atenção,

    Sandra

  11. Oii,
    Ei e meu marido iremos em agosto de 2018! Período de 04-18/08/18!! Gostaríamos de passar 4 dias m Ibiza e os outros dias fazer um tour pela Espanha!! O q vc sugere? Q cidades? Quantos dias em cada uma?!
    Grata

  12. Olá, Tony! É tão ruim assim mesmo ir a Andaluzia e Ilhas Baleares em Agosto? Só terei essa época para tirar férias. Sou do Rio de Janeiro e estou um pouco acostumada com o calor rsrs.

    1. Olá Priscila. A situação da Andaluzia é diferente da situação das Baleares. No caso da Andaluzia, o problema é o calor extremo (veja este texto). Se você pensar no que faz em um dia de calor extramo no Rio, a resposta pode ser que não sai para caminhar o dia todo e prefere focar no conforto do ar condicionado? O calor extremo, mesmo para quem está acostumado (eu estou acostumado, pois a minha cidade é mais quente que o Rio), não é um bom parceiro dos passeios turísticos. No caso das Baleares, o problema e a quantidade de turistas nas ilhas; na temporada de 2017 a ocupação hotelera foi de 100%, não cabia mais ninguém! Abraço.

  13. OLA BOA TARDE MEU NOME E CLAUDEMIR MILANSKI SOU DO BRASIL NO ESTADO DO MATO GROSSO QUERO FAZER UM TUR DE CARRO SAINDO DO PORTO EM PORTUGAL PASSANDO POR MADRI BARCELONA VALENCIA SEVILHA LISBOA NO MESM DE 01 DEZEMBRO A 30 DEZEMBRO E TRANSITAVEL NESTA RODOVIAS NA ESPANHA
    SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO

    1. Bom dia, Claudemir. Não escreva suas mensagens em CAIXA ALTA, que na internet é usada para GRITAR. Dependendo do inverno e do seu roteiro específico, pode encontrar neve em alguma estrada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *