quando visitar a Andaluzia

quando visitar a Andaluzia

As cidades e vilarejos da Andaluzia formam parte do roteiro de muitos brasileiros e portugueses que visitam a Espanha. Escolher bem a data para visitar a Andaluzia é a chave de uma viagem bem sucedida. No presente texto tentamos dar uma resposta para a pergunta “quando visitar a Andaluzia”, analizando as vantagens e desvantagens de cada período do ano.

Quando é a temporada alta na Andaluzia?

temporada alta na Andaluzia

A temporada alta, todos sabemos, é sinônimo de preços altos e grandes aglomerações de turistas. Antes de examinar cada mês do ano individualmente, vamos ver quais são os principais períodos de temporada alta na região, para poder escolher melhor quando visitar a Andaluzia.

  • Semana Santa. A celebração da Semana Santa é provavelmente o período mais crítico do ano, muito especialmente em cidades como Málaga e Sevilha. A celebração atrai milhares de turistas e as cidades mais famosas pela celebração da Páscoa lotam durante o período.
  • julho. Os escolares já estão em férias e o bom tempo leva milhões de pessoas até as praias. Muitos europeus visitam a Espanha durante o mês. Porém, em cidades do interior como Córdoba ou Sevilha, é mês de temporada baixa, por causa do temido calor do verão andaluz.
  • agosto. É o equivalente a janeiro no Brasil, é o mês clássico de férias, durante o qual os destinos de praia registram a ocupação mais alta do ano. Só as cidades do interior mencionadas no parágrafo anterior fogem dos preços altos da temporada.
  • feriados. Espalhados ao longo do ano, os feriados mais importantes fazem que os preços disparem nos destinos mais turísticos. Especialmente crítico são os feriados do 6 e 8 de dezembro.
  • fiestas. As fiestas são uma parte muito importante da cultura espanhola, e a celebração das festas locais significa temporada alta nas cidades que comemoram suas fiestas. Especialmente crítico é o período de celebração do carnaval de Cádiz e da Feria de Sevilla.

Quando visitar a Andaluzia, estação a estação

A seguir detalhamos cada mês do ano e como cada um deles afeta os destinos mais visitados na Espanha. Nossas fichas sobre os principais destinos na Espanha contém informações específicas e detalhadas para cada um dos destinos.

Inverno na Andaluzia (dezembro a março)

quando visitar a Andaluzia

O inverno é ótimo porque… é temporada baixa, com menos turistas; os preços da hotelaria em janeiro estão entre os mais baixos do ano; as montanhas da Sierra Nevada e outras partes da Andaluzia estão cobertas de neve. As únicas exceções são Granada e Sierra Nevada, onde a temporada de esqui eleva os preços na região como de temporada alta.

O inverno não é ideal porque… os dias são curtos, rendendo muito pouco (fica escuro por volta das 5 da tarde); é inverno, com temperaturas muito baixas, bastante chuva e mal tempo em muitos destinos.

O inverno é um período perfeito para visitar… a estação de esqui de Sierra Nevada, próxima de Granada.

O inverno é um período razoável para visitar… as grandes cidades como Málaga ou Sevilha, onde há poucos turistas e os preços da hospedagem são os mais baixos do ano.

O inverno é um período desaconselhável para visitar… qualquer destino de praia na costa da Andaluzia.

Primavera na Andaluzia (março a junho)

quando visitar a Andaluzia

A primavera é ótima porque… ainda é temporada baixa, com poucos turistas (com a exceção da Semana Santa). Anoitece cada vez mais tarde, com muitas horas de luz que fazem que os dias rendam mais.

A primavera não é ideal porque… a temporada de esqui terminou, mas ainda está frio para pegar praia.

A primavera é o período perfeito para visitar… qualquer cidade ou vilarejo da Andaluzia, e muito especialmente Córdoba, durante a celebração da maravilhosa Fiesta de los Patios.

A primavera é um período razoável para visitar… os destinos de praia na costa da Andaluzia. A temperatura do mar ainda deve estar bastante fria, mas muito especialmente no mês de junho, já deve dar para pegar praia.

A primavera é um período desaconselhável para visitar… as estações de esqui (a temporada já terminou); qualquer destino de praia para quem não curte água fria.

Verão na Andaluzia (junho a setembro)

Verão na Andaluzia

O verão é ótimo porque… é a temporada de praia.

O verão não é ideal porque… é temporada alta nos destinos do litoral. São registradas temperaturas muito elevadas no interior da Andaluzia, e uma onda de calor pode colocar os termômetros acima dos 45°C, o que torna os passeios um martírio. Nem os locais aguentam! Falamos sobre o assunto no texto o verão em Sevilha. As colocações no texto são válidas também para destinos como Córdoba.

O verão é um mês perfeito para visitar… qualquer destino de praia na costa da Andaluzia, sempre sendo ciente de que é temporada alta, com milhões de turistas e preços mais elevados.

O verão é um mês desaconselhável para visitar… o interior da Andaluzia (muito especialmente as cidades de Córdoba e Sevilha), por causa do calor extremo.

Outono na Andaluzia (setembro a dezembro)

Outono na Andaluzia

O outono é ótimo porque… chegou de novo a temporada baixa, com poucos turistas. Os dias, especialmente en setembro e outubro, ainda contam com muitas horas de luz que fazem que os dias rendam mais.

O outono não é ideal porque… a temporada de praia terminou, mas ainda não começou a temporada de esqui.

O outono é o período perfeito para visitar… qualquer cidade ou vilarejo da Andaluzia, especialmente no mês de setembro e no começo de outubro.

O outono é um período razoável para visitar… os destinos de praia na costa da Andaluzia. A temperatura do mar começa a esfriar, mas muito especialmente no mês de setembro, ainda deve dar para pegar praia.

O outono é um período desaconselhável para visitar… a estação de esqui de Sierra Nevada (a temporada ainda não começou); qualquer destino de praia para quem não curte água fria.

Consultas sobre o tempo

No texto acima tentamos responder suas dúvidas sobre quando visitar a Andaluzia. Se você tiver alguma dúvida específica sobre o tempo em algum mês do ano, não deixe de ler o texto a dificuldade de responder consultas sobre o tempo.

BCN-CAD-COR-GRA-MAD-SEV-TOL-VAL-ZAZ

6 comentários em “quando visitar a Andaluzia”

  1. Avatar

    Olá, Tony! Primeira quinzena de junho é muito quente na Andaluzia? Gostaria de incluir uns dias de praia no meu roteiro, mas não quero pegar um calor insuportável que atrapalhe as visitas em Sevilha, Granada e Ronda. Estou em dúvida entre viajar na segunda quinzena de maio ou na primeira quinzena de junho. Gosto muito de andar pelas cidades, conhecer a história e a cultura, mas também queria tirar uns dias para descansar, sem compromisso, na beira da praia ou então em algum hotel afastado, localizado numa paisagem incrível. Alguma sugestão?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Juliana. Respondendo sua dúvida sobre quando visitar a Andaluzia, assunto do presente texto, junho é um mês interessante porque pode ainda fazer friozinho, ou pode ser que o calor chegue adiantado. Mas, não acontecendo nada inusual no quesito tempo, a primeira quinzena de junho deve ser bem mais agradável que julho ou agosto. É nosso mês predileto para viajar pela Espanha, os campos estão muito bonitos. Podendo escolher, iriamos durante a primeira quinzena de junho. Contamos com uma consultoria de roteiros onde ajudamos com a elaboração de roteiros para percorrer a Espanha. Abraço.

  2. Avatar

    É viável visitar a regiao de Andaluzia e outras cidades pequenas com um carro grande de 9 lugares (Mercedes Benz Vito)? O carro não seria para transitar na cidade, isso faremos a pé ou de uber/taxi. O carro seria para o deslocamento entre as cidades e bate e volta (granada, ronda), mas ainda sim tenho receio de ter problemas para estacionar, mesmo em estacionamentos privados.

  3. Avatar

    Boa tarde,
    Sou PCD e gostaria de saber se as atrações como museus,shows ,igrejas tem desconto para o deficiente e seu acompanhante.E tbém gostaria de saber que documento devo providenciar para esta comprovação de deficiencia.Sou monocular.
    att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *