Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala

Com quanta antecedência é possível comprar as passagens?

Há poucos anos, as passagens do trem-bala somente eram colocadas à venda com, no máximo, 2 meses de antecedência. Posteriormente, a RENFE, empresa que opera o trem-bala espanhol, fez vários comunicados informando que a comercialização das passagens do trem-bala passaria a ser feita com 4 meses de antecedência e, mais recentemente, com até 7 meses de antecedência. Mais tarde, voltou a falar em 62 dias. Muito louco.

Apesar dos anúncios, a realidade é outra. Nunca dá para saber, com absoluta certeza, com qual antecedência será possível comprar passagens para viajar de trem-bala. Nossa dica é tentar com seis meses de antecedência e voltar periodicamente para conferir se já aparecem passagens para suas datas. Mas não estranhe se, dois meses antes da data da sua viagem, as passagens ainda não aparecerem no sistema.

É importante saber que as passagens são introduzidas no sistema de forma gradual, às vezes somente aparecem as tarifas mais caras primeiro (leia O preço das passagens no trem-bala espanhol), para depois ir pipocando as tarifas promocionais. Fique atento.

Se você pesquisar uma data e não aparecer nenhum resultado, é provável que a RENFE ainda não tenha colocado à venda as passagens para a data da sua viagem (veja outros esclarecimentos sobre o assunto no texto não consigo achar passagens de trem no site da RENFE).

Nos últimos três anos, as passagens para dezembro e especialmente o periodo de férias do final do ano somente começaram a ser comercializadas com poucas semanas de antecedência. Não sabemos se passará o mesmo nesse final de ano também, mas é bom saber que quando chega o fim do ano a RENFE costuma fazer esse tipo de coisa.

Quando é melhor comprar?

A RENFE está gradualmente mudando para um sistema de tarifário um tanto parecido com o das companhias aéreas. Os preços são dinâmicos e vão ficando mais caros quando a demanda é maior.

Nossa orientação é que se você achar uma tarifa promocional em conta, compre-a na hora, sendo que essa disponibilidade não vai durar para sempre. É muito mais fácil encontrar tarifas promocionais assim que são colocadas à venda do que faltando poucos dias para a viagem.

Via de regra, quanto mais tarde você comprar, mais caro irá pagar.

Posso comprar a passagem na bilheteria da estação?

Nada impede que você compre as passagens do trem-bala diretamente na bilheteria de qualquer estação da RENFE. Entretanto, essa não seria a nossa recomendação pelos seguintes motivos:

  • o trem-bala conta com um alto nível de ocupação. É possível que o trem no qual você deseja viajar já não tenha assentos disponíveis. Se sua viagem coincidir com alguma data especial na Espanha, com grande movimentação de passageiros, provavelmente você pode ter que aguardar várias horas até conseguir assentos em um trem.
  • os preços das passagens compradas no último momento sempre serão bem mais caras que aquelas que são compradas com antecedência. As passagens que têm descontos ou promocionais são as que se esgotam primeiro. No final, só há disponibilidade para as tarifas cheias, muito mais caras que outras classes tarifárias disponíveis anteriormente.
  • comprando na bilheteria, a RENFE aplica uma taxa de serviço de 5,5% sobre o valor da passagem.

Resumindo, comprar as passagens do trem-bala na bilheteria não é um bom negócio. Você se arrisca a não encontrar assentos, acabará pagando pela tarifa cheia (mais cara) e que ninguém quis comprar, e ainda vai ter que desembolsar uma taxa de serviço de 5,5% sobre o valor da passagem.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Veja também nosso texto especial com 10 dicas para comprar as passagens de trem mais baratas.

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

125 comentários em “Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala”

  1. Avatar
    FLORIPES VIANA BARBOSA

    BOM DIA!!!
    GOSTARIA DE DICAS PARA COMPRA PASSAGEM TREM DE MADRI PARA LISBOA!
    EM 04/06/2019 E O CUSTO.
    tAMBÉM SE EXISTE OUTRO OPÇÃO DE TREM COMUM
    OBRIGADA
    OBS; ESTOU APRENDENDO A PESQUISAR, PERDIDINHA RSRSR
    OBRIGADA

  2. Avatar

    Olá, gostaria de comprar passagem de trem-bala de Madri para Barcelona, para o dia 07/06/2019.
    Pesquisei no site da Renfe e só aparece uma opção neste dia, referente a um trem comum (cerca de 9 horas de viagem).
    As passagens de trem-bala ainda irão aparecer ou será que já podem ter se esgotado?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *