qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?

aeropuerto de Barajas

Muitos leitores do Espanha Total embarcam em um voo para a Europa, com escala no aeroporto de Madri Barajas, onde se realizará uma conexão até o destino final. Este destino pode ser outra cidade da Espanha ou outro país da Europa.

Normalmente quem planeja uma conexão no aeroporto de Madri quer saber qual seria o intervalo mínimo necessário para completá-la. O presente texto tenta responder essa dúvida com várias orientações básicas.

Uma conexão não é uma ciência exata

Sabemos quanto costuma demorar uma conexão entre voos, quando tudo ocorre dentro da normalidade, mas não conseguimos prever o que acontecerá com seu voo.

O tempo de conexão está longe de ser uma ciência exata, e existem vários fatores importantes que podem incrementar o tempo necessário para realizar a conexão. Os mais importantes são:

  1. Atraso na chegada do seu voo. Seu voo pode ter uma previsão de chegada, por exemplo, às 9:00h da manhã. Mas isso não é garantia absoluta de que vai chegar nesse horário. Os voos podem atrasar. Por inúmeras razões.
  2. Tamanho do aeroporto de Madri. Apesar de Madri contar com um único aeroporto com cinco terminais, na verdade é como se fossem dois aeroportos (T1, T2 e T3, por um lado; e T4 e T4S, por outro), bastante distantes um do outro. Após o pouso, não é incomum que o avião fique taxiando pelas pistas de Barajas entre 10 e 20 minutos.
  3. Tempo necessário para sair da aeronave. Se você estiver sentado na frente do avião, pode ser que consiga sair dele em 5 minutos. Se você estiver sentado nas fileiras do fundo, esse tempo pode superar de 10 a 20 minutos.
  4. Demora na fila da imigração. Quem sai primeiro do avião costuma chegar primeiro na fila da imigração. Nesse caso, a fila pode ser rápida, sempre dependendo do número de voos chegando simultaneamente. Já para quem desembarca do avião no final, a espera na imigração, para os cidadãos de fora da União Europeia, pode ser de 15 minutos a uma hora.
  5. Demora na retirada da bagagem. Quem não tiver despachado sua bagagem até o destino final, vai ter que aguardar a saída dela na esteira. Nossa experiência em Barajas vai dos 10 minutos até uma hora de espera, aguardando a saída das nossas malas.
  6. Fila no check-in. Quem não tiver despachado sua bagagem até o destino final, vai ter que enfrentar a fila do check-in, que nos horários mais próximos da partida do voo, costuma ser demorada.
  7. Tempo para se deslocar entre terminais. Quem chega em um voo internacional no T4S, vai precisar se deslocar até o T4. Quem chega no T1, precisa se deslocar até o T2. E pode até ser que seja necessário viajar do T1 até o T4, ou vice versa. A troca de terminais requer tempo.

aeropuerto de Barajas

Tempo de conexão

A seguir apresentamos o que consideramos ser o intervalo de tempo mínimo para uma conexão em Madri Barajas. Se sua tolerância ao risco de perder o voo for muito alta, pode tentar um tempo de conexão menor. Nós não gostamos de estrese durante o voo, pensando na possível conexão perdida, e por isso nossos intervalos de conexão costumam ser bastante conservadores. Preferimos esperar no aeroporto que perder a conexão.

Conexão entre o T4S e o T4

Se você estiver chegando em um voo internacional no T4S, e pegando uma conexão nacional ou europeia no T4, conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão, no caso de já ter despachado a bagagem até o destino final. Se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino, é melhor contar com três horas.

No caso de uma conexão dentre o T4S e o T4, de volta para o Brasil, considere um tempo mínimo de uma hora e trinta minutos para poder completar uma conexão tranquila.

No texto os terminais T4 e T4S do aeroporto de Barajas em Madri explicamos como se deslocar entre os dois terminais do aeroporto.

Conexão entre o T1 e o T2

Se você estiver chegando em um voo internacional no T1, e pegando uma conexão nacional ou europeia no T2, conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão, no caso de já ter despachado a bagagem até o destino final. Se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino, é melhor contar com três horas.

O T1 e o T2 ficam dentro do mesmo prédio, que corresponde ao antigo aeroporto de Barajas. Calcule entre 10 e 15 minutos para se deslocar a pé entre os dois terminais. O percurso é feito por dentro do terminal.

Conexão entre o T4/T4S e o T1/T2, e vice versa

Se você estiver chegando em um voo internacional no T4S e pegando uma conexão nacional ou europeia no T2, ou chegando no T1 e pegando uma conexão no T4, conte com um mínimo de duas horas e meia para completar a conexão, caso já tiver despachado a bagagem até o destino final. Deixe um intervalo de três horas e meia, se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino.

No texto informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri explicamos como é feito o transporte entre os terminais.

aeropuerto de Barajas

Dica para acelerar sua conexão

Você já deve ter visto que ter que aguardar pela saída da bagagem em Madri, para posteriormente ter que fazer o check-in até o destino final, aumenta o tempo necessário para a conexão.

A forma mais fácil de evitar essa demora é tentar emitir todos os trechos da sua viagem no mesmo bilhete, preferivelmente com a mesma companhia aérea (ou com outra companhia operando o segundo voo em código compartilhado). Desse jeito, sua bagagem será encaminhada até o aeroporto de destino final. Uma vantagem adicional desta estratégia e que, se por algum motivo você perder a conexão, a companhia aérea seria obrigada a colocá-lo no seguinte voo disponível, sem custo nenhum para você.

Tome muito cuidado em conexões correspondentes a voos comprados separadamente. No caso de perder a conexão, o prejuízo ficará inteiramente com você. No caso de conexões envolvendo companhias low-cost, considere aumentar o tempo destinado a completar a conexão.

Outros textos sobre o aeroporto de Madri Barajas

informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri
hotéis próximos do aeroporto de Madri
o que fazer durante uma conexão no aeroporto de Madri Barajas
voos com conexão: onde será feita a imigração
guarda-volumes no aeroporto de Madrid Barajas
como sair do aeroporto de Madri
como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha
como ir do aeroporto de Madri até a Puerta del Sol

221 comentários em “qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas?”

  1. Avatar

    Achei muito interessante o texto e me esclareceu algumas dúvidas. Tenho um voo SP – Madrid pela Latam e estava pensando em comprar um voo pela Ryanair para Malta que sairia de Barajas 5 horas após o meu primeiro voo ter chego. Me sinto um pouco inseguro, acha que é o suficiente para a conexão? Obrigado, abraços.

          1. Avatar

            Olá, boa tarde! Chegarei em Madri às 8:40 (Air China) e o voo para Lisboa é às 10:25 (Air Europa). Perguntas: Como saber se esses voos são compartilhados? em qual terminal chegarei? alguém já fez esse itinerário?
            Muito obrigada e parabéns pelo site!

            1. Tony | ESPANHA TOTAL
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Eliana, a informação sobre voos compartilhados costuma aparecer tanto na página de reservas da companhia aérea quanto no bilhete eletrônico da sua passagem. Os voos da Air China vindos do Brasil chegam no T1. Já os voos da Air Europa para Portugal partem do T2. Abraço.

            2. Avatar

              Olá, gostaria de saber se a imigração está em todos os terminais, pois minha na minha passagem diz que eu vou desembarcar no T1. Desde já obrigada

              1. Tony | ESPANHA TOTAL
                Tony | ESPANHA TOTAL

                Laiana, há controle de imigração em todos os terminais onde chegam voos internacionais, inclusive no T1. Abraço.

    1. Avatar
      Alexandre Carrapatoso

      Boa noite.
      Chegou em um voo a Madrid no terminal 2, as 13:20
      O meu voo no t1 é às 15:40.
      Conseguiu pegar esse voo no t1 sem maiores problemas?
      Obg
      Abraço

      1. Tony | ESPANHA TOTAL
        Tony | ESPANHA TOTAL

        Bom dia, Alexandre, como você não indica quais são as companhias aéreas envolvidas na sua conexão, não podemos dar uma resposta precisa para sua dúvida. Aguardamos seu retorno.

    1. Avatar

      Se para você “conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão” não for uma indicação específica, devemos estar usando dicionários com definições diferentes do que é “claro”.

        1. Avatar

          Obrigado Farlley, afortunadamente, leitores como o Rogério são uma exceção. Somos felizes por contar com leitores que apreciam e valorizam nosso trabalho. Abraço!

  2. Avatar

    Ola.Boa tarde.
    Vou para Bilbao/Espanha, e minha conexão será feita em Madrid. Porém, comprei as passagens aéreas em uma promoção, e veio com uma conexão de uma hora e meia. Estou apreensiva, pois seis de todas as exigências.
    Tem alguma forma de conversar, ou mesmo um atalho para não perder a conexão?
    Estou um pouco mais tranquila agora, pois acabei de ler que se a conexão for da mesma companhia, e se houver a perca da conexão, são obrigados a colocar no próximo voo. No meu caso é a AIR EUROPA.

    Aguardo retorno.
    Renata
    São paulo

    1. Avatar

      Bom dia, Renata, os funcionários das companhias aéreas costumam aguardar pelos passageiros em conexão para facilitar sua vida. Mas a fila da imigração não tem como furar. É verdade que, se você perder o voo, será colocada no próximo disponível. Nunca comprariamos uma conexão tão apertada, não gostamos de viajar estressados. É bastante provável que, se não houver o mais mínimo contratempo, você consiga fazer a conexão tranquilamente. Abraço.

      1. Avatar

        Olá, boa tarde.

        Estou na mesma situação. Volto para o Brasil e minha conexão em Madrid será de 1:20h. Tudo pela mesma companhia, primeiro voo dentro da Europa, Iberia Express e depois da Iberia para São Paulo. Se eu perder por causa do deslocamento, eles realmente me colocam no próximo voo, sem problemas? Ou vão alegar que é minha culpa? Estou muito preocupada.

        Abs,

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Carol, se você perder a conexão, a companhia aérea deverá colocar você no próximo voo que tiver assentos disponíveis. O problema é que isso pode significar ter que esperar muitas horas ou até um dia. As conexões curtas são indicadas para quem tem uma tolerância muito alta ao risco. Abraço.

  3. Avatar
    GILMARA DE SOUZA SANTOS MENEZES

    Olá, parabéns pelo post! Estou vendo um voo para Londres, e ele possui 20 horas de tempo de espera na conexão. Entre 15h da tarde até o outro dia. Você acha que seria viável sair do aeroporto para conhecer um pouquinho a cidade?

  4. Avatar

    Tony me dá um help
    Comprei no site da Latam passagens com destino a Lisboa com conexão em Madrid, ao emitir os bilhetes eletronicos, o trecho Madrid – Lisboa saiu como Lan -Ibéria e desde então eu não consigo marcar assento nem fazer qquer modificação nesse voo, ligo na latam eles dizem que o voo é da lan, ligo na lan eles dizem que é da Ibéria, ligo na Ibéria eles dizem que é da Latam, e me mandam fazer checkin no aeroporto de Barajas, estou desesperada, pq vou com uma mãe, idosa, e tenho 2:35 de conexão apenas, não sei como vou fazer esse checkin, ninguém sabe me dizer se a mala vai direto pra lisboa, ninguém sabe me dizer se consigo fazer checkin pelo aplicativo da ibéria antecipadamente, já entrei com reclamação na Latam, na Ibéria e na Anac e ninguém me da uma solução, por favor, vc já ouviu falar de alguém q tenha acontecido isso?…vc acha que vou conseguir embarcar ou perderei o trecho?…me ajuda…:,(

    1. Avatar

      Bom dia, Eliane. Que grande confusão que a Latam fez com sua passagem. Parece simplesmente inacreditável que a Latam empurre a responsabilidade para a Lan, sendo que são a mesma companhia. Esperamos que a Anac obrigue a companhia a tratar você com o respeito devido.
      O que acontece é que, como o trecho final da sua viagem é voado em um código compartilhado com uma terceira companhia (a Ibéria), os sistemas da Latam não conseguem fazer o check-in para esse trecho no aeroporto no Brasil. É muito importante que você confira com atenção o que vai acontecer com sua bagagem no momento de fazer o check-in no Brasil. Não se preocupe, se tiver que voltar a fazer o check-in em Madri, para o voo Madri-Lisboa, não é o fim do mundo, você conta com tempo suficiente sendo que você vai chegar no T4S e muito provavelmente partir do T4 (veja mais informações aqui). Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony, vc me tranquilizou, vou continuar tentando garantir meu check in antecipado com a Latam, mas fico mais calma sabendo que mesmo que tenha que fazer em Barajas,vai dar tempo. Depois conto se deu certo…;0)

        1. Avatar

          Boa tarde vou para porto Portugal mais vou fazer conexão em madri ,tenho uma hora e meia para conexão, mais estou preocupada pq vou até madri com a latam para porto com a iberia ,quero saber se tem alguma chance de fazer a conexão a tempo ,e se não conseguir o q acontece por serem empresas aerias diferentes?

          1. Tony | ESPANHA TOTAL
            Tony | ESPANHA TOTAL

            Sueli, no texto acima você vai encontrar nossa opinião sobre os tempos de conexão. Se você tiver comprado as passagens de forma avulsa, vai ter que brigar com a companhia que atrassar para conseguir que ela banque sua passagem no segundo trecho da sua viagem.

  5. Avatar

    Olá, vou para Portugal com escala na Espanha. Chego as 07:30hr na Espanha e o voo para Portugal sai as 9:00hr, contando de 10 a 20 minutos taxiando e mais o desembarque. Terei no máximo 1hr para estar no outro voo.

    Vocês falaram que com a bagagem despachada é necessário mais ou menos 2hr.
    Entendo que estou com problemas, não estou?

    1. Avatar

      Olá Guilherme, você não indica os terminais de chegada e saída, por isso não podemos dar uma resposta específica para seu caso. De qualquer jeito, no texto acima você vai encontrar, de forma detalhada, nossas considerações sobre o assunto. Abraço.

  6. Avatar

    Olá, bom dia… Vou para Barcelona em abril, com conexão em Madri. Na ida, são 17 hs entre a chegada e a saída, mas na volta, o tempo entre os vôos Barcelona Madri e Madri São Paulo é de apenas 1 h e 20 minutos.
    Ambos são Ibéria, mas com mudança de aeronave e de terminal. Fiquei preocupado pois parece que esse tempo não é suficiente. Mas são vôos indicados pela prórpia Ibéira. Existe alguma prioridade nestes casos? Ou alguma forma de solicitar essa preferencia de saída e transferencia de vôos? Obrigado antecipadamente e abraços

    1. Avatar

      Boa tarde, Sergio, você vai chegar no T4S e partir do T4. No caso de conexões curtas, as companhias aéreas costumam colocar funcionários aguardando a chegada dos passageiros. Mas se houver qualquer atraso, a ajuda dos funcionários não vai fazer milagres. Que a companhia aérea apresente uma combinação de voos na sua página de vendas não significa necessariamente que você deva comprá-los. Se você perder a conexão, vai ter que ficar aguardando até o próximo voo. Abraço.

  7. Avatar

    Bom dia, vamos a Portugal com conexão em Madri pela air europa nos dois trechos, vi alguns relatos sobre algo relacionado a CONEXAO EXPRESSA (fast track) pra fila de imigração em determinados casos de conexões curtas, sabe algo a respeito ?

    1. Avatar

      Bom dia, Fabio, se você estiver voando na classe Business você vai ter direito ao fast track, uma fila mais rápida para passar pela imigração. Abraço.

  8. Avatar

    Boa noite, desde já parabenizo o texto e o site como um todo, extremamente esclarecedor e em riqueza de detalhes. Pois bem, viajo rumo à Lisboa, dia 07/02, chegando às 5:30hs e com conexão em Madrid -Barajas às 6:45hs, ou seja, uma conexão de de 1:15Hs. Estou receosa de que não de tempo, posto que é minha primeira viagem internacional. Na companhia aérea, (Air Europa), informaram-me que o tempo é suficiente. estou com receio. que acham ?

    1. Avatar

      Bom dia, Claudia, a companhia aérea sempre vai falar que dá tempo para completar a conexão, se acontecer algum problema, o prejuízo é principalmente seu. No texto acima você vai achar nossas considerações sobre o assunto. Pense que, dando muito azar, você pode ficar uma hora na fila da imigração. Peça ajuda para os funionários da companhia aérea encarregados de orientar os passageiros em conexão. Abraço.

  9. Avatar

    OI,BOA NOITE,VIAJO EM ABRIL PARA PORTO PORTUGAL,ESTOU CONFUSA E PREOCUPADA,MEDO DE SE PERDER NO AEROPORTO, POR SER MUITO GRANDE ,GOSTARIA POR FAVOR QUE ME INDICASSE, EM QUE LOCAL FICA OS FUNCIONÁRIOS, CASO PRECISE DE UMA ORIENTAÇÃO,VIAJO PELA, A IR EUROPA.

    1. Avatar

      Por gentileza, não escreva suas mensagens em CAIXA ALTA, que na internet é usada para GRITAR. Ha balcões de informação em todos os terminais do aeroporto.

  10. Avatar

    Olá, e o contrario, chegando de uma conexão Europeia, para pagar um voo internacional. Ex.: Munique – Madri, Madri – Brasil? estou fechando um voo de volta para o Brasil, vindo de Munique, com apenas 1:30 de conexão em Madri.
    Iberia: Munique x Madri 19h15 22h05
    Iberia: Madri x São Paulo 23h45 05h40*

    Obrigado.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Fernando, nossos comentários no texto acima são válidos também no sentido Europa>Brasil. Na saída da Europa, a fila da imigração é quase inexistente. Abraço.

  11. Avatar

    Saio de São Paulo com destino final ao Porto, em julho, com a bagagem despachada direto ao Porto, Portugal, porém tem conexão em Madrid com troca de avião, de Latam para Iberia…. Pelo que andei lendo Latam e Iberia é no T4….. O tempo de minha conexão é duas horas….Dá tempo tranquilo? Tenho passaporte europeu, acho que pega outra fila mais curta na imigração. Dá tempo essas duas horas, que tenho na conexão?

  12. Avatar

    ola boa tarde ,
    vou para lima Peru, saindo de Bilbao com conexão 55 minutos em Madrid T4, e saída T4S direção a quito .
    será o tempo suficiente ?
    obrigado

  13. Avatar

    Boa tarde. Gostaria muito de uma ajuda de voces. Tenho um voo de GRANADA/PORTO no dia 11/05 com o seguinte roteiro.
    Granada -17: 55 horas – Madri – MAD 4 as 19;00 horas.
    MAD 4 – 19;40 horas para Porto.
    A meus horarios foram trocados e diminuido o tempo de conexao.
    O que me aconselha?

  14. Avatar

    Bom dia, Tony. Só passando para agradecer as informações disponibilizadas tanto na matéria quanto nas respostas aos leitores. Eu e minha noiva temos uma conexão particularmente complicada no Barajas em fins de maio. Aparentemente a AirEuropa pegou o costume de vender conexões com 1h15 minutos apenas. Pelo menos agora vamos saber a encrenca de antemão, podendo já falar coma empresa sobre isso. No mais, fica a torcida para dar tudo certo.

    Abs

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Pedro, seja bem-vindo ao Espanha Total. Já comentamos outras vezes que as companhias aéreas estão vendendo essas conexões porque, em caso de dar problema, o prejuízo principal fica com o viajante. Se tudo acontecer perfeitamente, é tempo suficiente para a conexão. Mas se houver fila na imigração (o que não é incomum), tudo vai para o brejo. Estamos também na torcida para que tudo dê certo. Abraço.

  15. Avatar

    Tony,

    fiquei bem preocupado com meu voo Rio – Palma pela Iberia. Faço conexão em Madrid e a Iberia me colocou num voo para Palma 1h e 05min após a chegada em Madrid (T4S -> T4).

      1. Avatar

        Pois é…li seu texto no qual informa um tempo de 2 horas…
        Liguei na Iberia e informaram que o tempo mínimo é de 55 min para conexão em Barajas (informação que também consta no site da cia aérea). Mas não sei se tal informação é pura opinião deles…

        Não há muito o que fazer…na verdade, é sair do avião, tentar me deslocar o mais rápido possível no aeroporto e rezar para pegar um agente de imigração tranquilo, que me libere o mais rápido possível.

        1. Avatar
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Como já informamos a outros leitores, as companhias aéreas vendem conexões de risco porque o prejuízo fica por conta do cliente, que pode ter que aguardar horas até a próxima conexão disponível. 2 horas é o tempo necessário para uma conexão tranquila e sem estresse. Pode até dar para fazer a conexão em uma hora, mas não pode acontecer absolutamente nenhum atrasso. O problema na imigração, por exemplo, não é tanto o agente quanto a demora na fila. A solução é não comprar conexões curtas. Sorte!

          1. Avatar

            Tony,

            eu ia marcar um transfer privado desde o Aeroporto de Palma até Cala d´Or. Porém, devido ao curto tempo de conexão (conforme mencionei acima), acho que não farei isso, pois corre o risco de perder a conexão e a empresa de transfer não me reembolsar.

            Uma pergunta: consigo taxi ou transfer privado no aeroporto de Palma com facilidade na hora que chegar? Sabe quanto ficar aproximadamente do aeroporto até Cala d´Or?

            Abraço

            1. Avatar
              Tony | ESPANHA TOTAL

              Bom dia, Rodrigo, como no presente texto respondemos consultas sobre conexões no aeroporto de Madri, vamos pedir a gentileza de deixar sua consulta no texto Mallorca. Abraço.

  16. Avatar

    Olá Tony tenho um vôo saindo do (Porto,Portugal ) dia 25/04 com conexao em madri … PORTO 20:30 chega em MADRI 22:40( terminal 4) meu vôo para o BRASIL(terminal 45) é as 23:35 acha que ira dar tempo ?

  17. Avatar
    Fluvia Fatima Fedele

    Boa Tarde.
    Tony, meu nome é Fluvia, estarei indo para Roma, embarco pela Air Europa no aeroporto de Guarulhos/SP., dia 14 de abril as 14:20hrs., devo chegar em Barajas por volta das 05:20 da manha, ainda não estou com as passagens em mãos, más sei que embarco pela própria ir Europa por volta das 07:30 da manhã, estou muito ansiosa e preocupada pela tamanho do aeroporto, já fiz escala na França e outro pais que não me recordo, ai deu tudo certo, más estou preocupada, li seus comentários e me tranquilizei, más se puder me orientar de como me locomover a pé pelo terminal agradeceria muito. Creio que não haverá necessidade de pegar outro transporte certo?., uma vez que vou para ROMA Pela própria Air Europa.

    abraços e suas informações são ótimas, me senti um pouco mais tranquila.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Fluvia. Não se preocupe, a parte do aeroporto que você vai percorrer não é tão grande assim. Entre o T1 (terminal de chegada) e o T2 (terminal de partida) são 10 minutos a pé. Saiba mais sobre o aeroporto lendo aqui.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia. A Latam e a Ibéria operam no T4S para voos internacionais e no T4 para voos nacionais. Confira duplamente essa informação, que deve aparecer claramente indicada no seu cartão de embarque. Abraço.

      1. Avatar
        Cinthya Eiko Kawano

        Olá, vou para Roma em 20/08, sairei de guarulhos-sp- conexão em Madrid pela air europa e depois vou para roma pela alitalia, tenho 1h 50 min de conexão, gostaria de saber se preciso realizar o check’in novamente em madrid, e se esse tempo que tenho de 1h 50 min é suficiente para não perder minha conexão? Grata Cinthya

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Cinthya. Sua dúvida sobre o tempo necessário para uma conexão tranquila está explicada de forma bastante detalhada no texto acima. Não sabemos se a Air Europa tem algum tipo de acordo com a Alitalia para encaminhar sua bagagem diretamente até o destino final. Você teria que fazer essa consulta com a companhia aérea ou seu agente de viagens para obter uma resposta definitiva, e sempre conferir duplamente na hora do check-in. Abraço.

  18. Avatar

    Tony! Boa tarde! Muito obrigada pelas informações do texto! Preciso de um help! Veja bem, eu tenho uma viagem de Salvador à Paris marcada para o dia 19/05/18. Minha conexão também é em Madrid. A hora de desembarque está prevista para às 11:30 no T1 e o outro voo com destino à Paris saí às 14:05 no T2. Essa é a minha primeira viagem internacional e estou bastante apreensiva em perder a conexão, visto o tempo muito curto de que disponho para todos os tramites que você mencionou acima: Desembarque, Fila de Imigração, Deslocamento entre Terminais T1 e T2 e o novo check-in para o país de destino final. Qual orientação vc me daria? Poderia eu fazer o check-in do voo final antecipadamente já em salvador e despachar minhas malas diretamente à Paris (existe algum risco em despachar as malas dessa forma? Um risco maior de extraviar?) Obrigada!

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ana Carolina, na verdade que as orientações que você está pedindo já estão no texto acima, que redigimos com cuidado e atenção. É muito provável que você consiga encaminhar suas malas até o destino final, mas unicamente a companhia aérea vai poder confirmar que é realmente possível. Abraço.

  19. Avatar

    Olá boa noite. Gostaria de uma informação dos terminais, tenho um voo Paris/Lisboa pela Iberia com conexão em Madri. O terminal de chegada e de saída são diferentes? Se são, qual o tempo para o deslocamento? E vou precisar passar pela imigração? Minha conexão é de apenas uma hora e conforme suas informações, é um tempo muito curto, por isso além de contar com a sorte, vou procurar todas as informações que possam agilizar meu deslocamento no aeroporto. Obrigada,

      1. Avatar

        Olá Tony boa tarde. A cia aérea é a Ibéria. Estaremos em Paris e faremos esse trecho interno de Paris para Lisboa com conexão em Madri. Como a conexão é de apenas uma hora, quero me prevenir ao máximo para não perder, mas sei que será bem difícil.
        O trecho completo do bilhete é:
        18/07 – S.Paulo/Paris
        26/07 – Paris/Lisboa (pela Iberia com conexão em Madri)
        07/08 – Lisboa/S.Paulo
        obrigada,

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Silvana. Então, seu voo deve chegar no T4 e partir do T4 também, apesar de que você deverá confirmar essas informações no seu cartão de embarque. Não existe controle de imigração nos voos entre a França, a Espanha e Portugal.

  20. Avatar
    VITOR BATISTA DO NASCIMENTO

    Amigo boa noite, tenho uma dúvida estou fazendo um voo para Bruxelas, com cenexao em Madrid partindo de Salvador porém o voo e mesma companhia, logo como percebir já ajuda, gostaria somente de saber se o controle de imigração fica no portão designado na passem de destino para o o vôo, ou existe um setor específico de controle de imigração, o qual devo ir para depois embarcar no vôo conexo ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Vitor, o controle de imigração fica na chegada do seu voo. Você vai passar pelo controle de imigração e mais tarde procurar o portão de saída do seu próximo voo.

  21. Avatar

    Olá pessoal! Agradeço por se dedicarem tanto a um site tão completo como esse!

    Tenho um voo Barcelona/Guarulhos via Madrid, 2 horas de conexão… to com medo de perder esse voo, pq a imigração é em Madrid, correto?
    iremos de executiva, tem algum tipo de serviço que nos socorra nessa conexão?

    Sabem me dizer se é viável eu tentar adiantar o voo no aeroporto de Barcelona?
    É tudo latam, mas pelo que vi, operado pela Iberia.
    Obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Bruna Maria, seja bem-vinda ao Espanha Total. Voando de Iberia/Latam, você vai chegar no T4 e vai partir do T4S. Como você vai ver lendo o texto acima, duas horas deveria ser um prazo de tempo suficiente para fazer a conexão. O controle de imigração na saída, que será feito em Madri, é muito mais rápido do que o controle na chegada. Se sua tolerância ao risco for nula, pode tentar adiantar o voo Barcelona-Madri para garantir mais tempo de conexão em Madri. Abraço.

  22. Avatar

    Boa tarde, Tony.
    Se eu comprar uma passagem de Salvador para Madri, pela Air Europa, chegando às 11:30 por T4 e sair às 15:45 pela Iberia por T1, acha que dá tempo? As passagens seriam compradas separadamente. (Ou seja, 4h15 entre um outro, apesar de que o check-in da Iberia deve fechar 1h antes do voo, sendo então 3h15 entre eles)
    Obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Bruno. Os voos vindos do Brasil da Air Europa chegam no T1, todos os voos da Iberia operam no T4 e T4S. De qualquer jeito, no texto acima apresentamos de forma bastante detalhada nossa opinião sobre essa troca de terminais com o prazo de tempo que você conta, leia o texto com atenção, ele contém a resposta à sua dúvida. Abraço!

  23. Avatar
    Helner Fernando Teles

    Vou de Goiânia a Porto com conexão em Madri, tempo de conexão em Madri será de 55 min. Minhas malas só pego em Porto ????
    Será que dá tempo ??
    Será que terei preferência na fila de imigração ??

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      No texto acima está respondida, com bastante detalhe, sua dúvida sobre o tempo necessário para completar a conexão sem risco de perder o voo. Se você estiver voando com a mesma companhia aérea, suas malas voam até o destino final. Caso contrário, você deverá retirá-las em Barajas. Você não vai ter preferência na fila da imigração.

  24. Avatar

    Boa tarde.

    Sou Português e chego a Madrid (T1) num voo proveniente de Marrocos. Chegada prevista as 18:05. (Ryanair)
    Tenho outro voo no (T1) com partida prevista para as 19:40 com destino ao Porto. (Ryanair)

    É possível assegurar a conexão?

    Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, João, no texto acima você vai achar nossa opinião detalhada sobre o tipo de conexão que você está querendo fazer. Assegurar a conexão é impossível, jamais ninguém dará garantias para você de que uma conexão é segura. Trata-se de uma questão de tolerância ao risco. O intervalo de tempo da sua conexão conta com um elemento de risco. Abraço.

  25. Avatar
    Rodeigo Guerra dos Santos

    Sei que já perguntaram, mas achei a resposta conflitante com o texto. Vou embarcar dia 24/11 para Portugal, pela Ibéria, com escala de 1h em Madri. Onde passarei pela imigração? Caso seja em Madri, consigo não perder a conexão?
    Obrigado!

  26. Avatar

    Olá Toni
    Em 2015 você ajudou muito a mim e minha família na viagem que fizemos a Barcelona,inclusive dei o feedback da viagem no passaporte BCN.
    Preciso da opinião precisa do amigo,em maio de 2019 minha esposa e eu faremos o voo:
    Iberia GRU_MAD (15:15 06:30) chegando terminal 4S
    Ocorre que faremos conexao para Florença também pela Iberia no terminal 4,o detalhe é que aproveitei a promoção dos aviões que teve uns meses atrás e emiti separado ,primeiro emiti São Paulo_Madri e somente no mês seguinte após decidir o destino emiti Madri-Florenca,já entrei em contato com a Iberia e eles não integralizam a passagem,vai ficar como trechos separados,tendo que fazer o resgate das malas e novo check in.
    Desta forma escolhi um voo com saída às 11:00 que me daria uma margem tranquila,ocorre que a Iberia me enviou e-mail alterando o voo para:
    Iberia MAD_FLO (16:35 18:55) terminal 4
    Achando que ficou muito grande o tempo de espera,pesquisei os voos e verifiquei que existe a opção:
    Iberia MAD-FLO (09:20 11:40) terminal 4
    Pergunto ao amigo se acha muito arriscado essa opção,sei que vai contra sua recomendação,conhecemos relativamente bem o aeroporto de Barajas,no caso terei que estar no balcão para despachar as malas as 08:20 acha que vale o risco?ou melhor se conformar com a opção de ficar mais horas no aeroporto.
    Desculpe se me estendi mas sei que o nobre amigo gosta de ter o máximo de informações disponíveis.
    Ps:Está emissão gerou um debate lá em casa,quase ficamos novamente na Espanha mas a esposa quis Itália desta vez.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lissandro. Na verdade, você já sabe qual é nossa resposta, até porque você mencionou ela no seu comentário: “sei que vai contra sua recomendação”. Tentamos argumentar de maneira detalhada nossa forma de pensar, no texto acima. Só para você ter uma ideia, com nevoeiro em Barajas, na segunda-feira nosso voo vindo do exterior chegou com um atraso de mais de uma hora. No seu caso, a situação é ainda mais complicada, pois as passagens foram emitidas de forma independente e todo e qualquer risco será assumido por vocês. Abraço.

  27. Avatar

    Olá, meu vôo de volta é de Londres a Madrid, e Madrid a SP. O tempo é curtissimo entre os vôos (50 min). Liguei no expedia, site que comprei, e me informaram que o tempo é suficiente, pois ao aterrisar em Madrid, haverá uma van que me deixará direto no embarque do próximo avião (não precisarei passar pela imigração, segundo eles). Será que posso confiar nessa informação? Sabem se é possível esse procedimento mesmo? Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Leonardo, sem saber mais detalhes dos seus voos é difícil poder dar qualquer orientação (nem sabemos os terminais de chegada e partida das aeronaves). Mas nunca jamais soubemos de van nenhuma, pode ser que quem viaja de primeira classe tenha algum tipo de atendimento especial, mas com certeza não é uma van. Você não vai passar pela imigração mas vai passar por um controle de passaportes. Desconfie das informações repassadas por uma agência de viagens que, caso você perder o voo, não vai assumir nenhuma responsabilidade. Sua conexão é de altíssimo risco.

      1. Avatar

        Obrigado pela resposta. O voo de Londres a Madrid é da British Airways operado pela Latam (sabe me informar se seria o T4 da British ou o T1 da Latam?) e de Madrid a SP acredito que seja o T1 por ser da Latam. Vou tentar contato com a Latam para mais informações. Obrigado!

  28. Avatar

    Olá!
    Para o ano irei fazer um cruzeiro a partir de Miami e o melhor voo que encontrámos (qualidade-preço) é da Air Europa.
    Sairíamos de OPO às 11h25 e chegariamos a MAD às 13h35 (no terminal 2). O voo para Miami tem hora de saída às 15h25 (no terminal 1).
    Acham que 1h50 dá para passar pela emigração e ir do T2 para o T1?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Clara. Na existe controle de imigração nos voos entre Portugal e a Espanha. Por isso, 1h50h seria o tempo que considerariamos mínimo para poder realizar essa conexão com tranquilidade. Lembre que os voos com direção aos Estados Unidos exigem que você se apresente no check-in com uma antecedência especial, sendo que há vários controles de documentação. Confira com sua companhia aérea, mas a última vez que voamos para os Estados Unidos saindo de Barajas pediram para a gente fazer o check-in três horas antes do horário de partida do voo. Abraço.

      1. Avatar

        Nós iremos levar duas malas de 23kg (porão). Como iremos marcar com uma agência de viagens, esta pode fazer o check-in online, correto? Ou seja, saíamos do avião OPO – MAD e iríamos logo para a porta de embarque do avião MAD – MIA.
        Relativamente à emigração, então quando teríamos o controlo desta (e dos passaportes)?

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Clara, o check-in online deve ser feito por quem vai viajar, sendo que envolve declarações sobre a bagagem transportada. Pode ser que você não consiga encaminhar a bagagem diretamente para os Estados Unidos, consulte com sua companhia aérea. Se você estiver voando com diferentes companhias, sem acordo de colaboração, vai ter que pegar as malas em Madri fazer o check-in da bagagem de novo. O controle dos passaportes é feito após a revista de segurança, já na parte restrita do aeroporto, antes de chegar no portão de embarque.

  29. Avatar

    Oi, Tony!
    Uma conexão de 1h50 em Barajas é viável? O voo da Iberia parte de São Paulo e chega no terminal 4S; o voo da Air Nostrum para Granada parte do terminal 4. São passagens compradas em conjunto. Existe algum funcionário na fila de imigração que dê preferência aos passageiros em conexão, nos moldes do que ocorre em Lisboa?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Juliana, no texto acima explicamos com bastante detalhe nossa opinião sobre o tempo necessário para fazer uma conexão tranquila. Via de regra, não há funcionários facilitando a passagem mais rápida pela fila da imigração. Abraço.

  30. Avatar

    Bom dia. Vou viajar para Manaus pela American airlines. Lisboa-madrid-Miami-manaus. Tenho tentando obter informações mas não consigo encontrar muita coisa. 3 horas entre chegada de Madrid ida para Miami é razoável mas tenho Apenas 1 h 45 m de tempo desde que está previsto avião aterrar em Miami até descolar para Manaus. Em algum voo de conexão preciso de levantar as malas? Qual o procedimento/maneira mais rápida de me despachar em Miami? Preciso passar pela imigração costuma ser demorado? Grato pela resposta

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, no texto acima você vai encontrar as informações relacionadas com o tempo de conexão em Madri. O Espanha Total é um site dedicado a informar sobre a Espanha, não somos especialistas em conexões internacionais em outros continentes. Em Madri, muito provavelmente você não precise retirar suas malas, mas confira duplamente com a companhia aérea, sendo que você vai voar entre Lisboa e Madri com alguma companhia parceria da American (que não voa o trecho Portugal-Espanha).

      1. Avatar

        Olá Tony,tudo bem ?
        Sairei de Sp (Guarulhos)voando pela air Europa e farei conexão em Madrid (barajas)
        De Madrid voarei pela companhia Alitalia com destino final a Roma .
        Pelo que vi nas informações ,chegarei no t1 e partirei para Roma no t2,certo ?
        O tempo de conexão será de 1:50 mint,estou preocupada se este tempo será suficiente
        Obs: apesar de ser com duas companhias aéreas o voo ,comprei um único bilhete em site de viagem
        Mas fiquei confusa em relação às malas (despachadas em São Paulo ,pegarei somente em Roma? )
        Se puder me ajudar ,ficarei muito grata
        É a primeira vez que viajo a Europa

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Nathalia, seu voo vai chegar no T1 e partir do T2, sim. Mas é de vital importância confirmar essa informação no cartão de embarque. Nossas ponderações sobre o tempo de conexão estão expostas de forma muito detalhada no texto acima. Sobre a bagagem, é a companhia aérea ou seu agente de viagens que vai poder esclarecer a situação, nosso palpite pouco importa se não coincidir com a forma de trabalhar das companhias que você vai usar. O ideal no caso de quem viaja para Europa pela primeira vez e não quer estresse nenhum seria planejar uma conexão mais tranquila. Abraço.

  31. Avatar

    Tenho um voo de Porto para São Paulo pela Ibéria, com conexão de uma hora em Madri. Creio que as bagagens vão direto ao destino final, mas fiquei preocupado com o tempo. Porém quando comprei a passagem direto pela Ibéria já me venderam assim, possivelmente sabem que vai dar tempo. Só não entendi pq no bilhete está dizendo que vou chegar de Porto no T4 e partirei para São Paulo no T3. Geralmente os voos internacionais não são no T4?

  32. Avatar

    Boa noite, Tony! Meu voo de volta de Amsterdam para o Brasil faz conexão de 2h no aeroporto de Madrid-Barajas. Onde encontro o terminal onde meu avião vai pousar? E voos para o Brasil normalmente partem de qual terminal?

  33. Avatar

    Olá um voo de Recife a Porto ,pelo o Air Europa ,o intervalo de 3:45 no aeroporto de Madri é seguro , ou posso correr o risco de perder meu vôo e quero saber se chegando lá em Madri preciso fazer check in novamente tendo feito já em Recife a Porto. ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá. A questão do intervalo entre voos está explicada com muito detalhe no texto acima. Se você tiver feito check-in até o aeroporto final, suas bagagens serão retiradas no aeroporto de Porto, mas confira duplamente com a companhia aérea no momento de fazer o check-in.

  34. Avatar

    Olá, tenho uma passagem saindo do rio de janeiro para NICE FRANÇA COM A IBÉRIA E CONEXÃO EM MADRID COM (IBÉRIA Logo Air Nostrum) PARA NICE(frança) SABE ME INFORMAR QUAL TERMINAL VOU CHEGAR EM MADRID E QUAL TERMINAL VOU EMBARCAR PARA NICE ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *