Espanha Total

conexão no aeroporto de Madri

Muitos leitores do Espanha Total embarcam em um voo para a Europa, com escala no aeroporto de Madri Barajas, onde se realizará uma conexão até o destino final. Este destino pode ser outra cidade da Espanha ou outro país da Europa.

aeropuerto de Barajas

Normalmente quem planeja uma conexão no aeroporto de Madri quer saber qual seria o intervalo mínimo necessário para completá-la. O presente texto tenta responder essa dúvida com várias orientações básicas.

Uma conexão não é uma ciência exata

Sabemos quanto costuma demorar uma conexão entre voos, quando tudo ocorre dentro da normalidade, mas não conseguimos prever o que acontecerá com seu voo.

O tempo de conexão está longe de ser uma ciência exata, e existem vários fatores importantes que podem incrementar o tempo necessário para realizar a conexão. Os mais importantes são:

  1. Atraso na chegada do seu voo. Seu voo pode ter uma previsão de chegada, por exemplo, às 9:00h da manhã. Mas isso não é garantia absoluta de que vai chegar nesse horário. Os voos podem atrasar. Por inúmeras razões.
  2. Tamanho do aeroporto de Madri. Apesar de Madri contar com um único aeroporto com cinco terminais, na verdade é como se fossem dois aeroportos (T1, T2 e T3, por um lado; e T4 e T4S, por outro), bastante distantes um do outro. Após o pouso, não é incomum que o avião fique taxiando pelas pistas de Barajas entre 10 e 20 minutos.
  3. Tempo necessário para sair da aeronave. Se você estiver sentado na frente do avião, pode ser que consiga sair dele em 5 minutos. Se você estiver sentado nas fileiras do fundo, esse tempo pode superar de 10 a 20 minutos.
  4. Demora na fila da imigração. Quem sai primeiro do avião costuma chegar primeiro na fila da imigração. Nesse caso, a fila pode ser rápida, sempre dependendo do número de voos chegando simultaneamente. Já para quem desembarca do avião no final, a espera na imigração, para os cidadãos de fora da União Europeia, pode ser de 15 minutos a uma hora.
  5. Demora na retirada da bagagem. Quem não tiver despachado sua bagagem até o destino final, vai ter que aguardar a saída dela na esteira. Nossa experiência em Barajas vai dos 10 minutos até uma hora de espera, aguardando a saída das nossas malas.
  6. Fila no check-in. Quem não tiver despachado sua bagagem até o destino final, vai ter que enfrentar a fila do check-in, que nos horários mais próximos da partida do voo, costuma ser demorada.
  7. Tempo para se deslocar entre terminais. Quem chega em um voo internacional no T4S, vai precisar se deslocar até o T4. Quem chega no T1, precisa se deslocar até o T2. E pode até ser que seja necessário viajar do T1 até o T4, ou vice versa. A troca de terminais requer tempo.
aeropuerto de Barajas

Tempo de conexão

A seguir apresentamos o que consideramos ser o intervalo de tempo mínimo para uma conexão em Madri Barajas. Se sua tolerância ao risco de perder o voo for muito alta, pode tentar um tempo de conexão menor. Nós não gostamos de estrese durante o voo, pensando na possível conexão perdida, e por isso nossos intervalos de conexão costumam ser bastante conservadores. Preferimos esperar no aeroporto que perder a conexão.

Conexão entre o T4S e o T4

Se você estiver chegando em um voo internacional no T4S, e pegando uma conexão nacional ou europeia no T4, conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão, no caso de já ter despachado a bagagem até o destino final. Se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino, é melhor contar com três horas.

No caso de uma conexão dentre o T4 e o T4S, de volta para o Brasil, considere um tempo mínimo de uma hora e trinta minutos para poder completar uma conexão tranquila.

No texto os terminais T4 e T4S do aeroporto de Barajas em Madri explicamos como se deslocar entre os dois terminais do aeroporto.

Conexão entre o T1 e o T2

Se você estiver chegando em um voo internacional no T1, e pegando uma conexão nacional ou europeia no T2, conte com um mínimo de duas horas para completar a conexão, no caso de já ter despachado a bagagem até o destino final. Se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino, é melhor contar com três horas.

O T1 e o T2 ficam dentro do mesmo prédio, que corresponde ao antigo aeroporto de Barajas. Calcule entre 10 e 15 minutos para se deslocar a pé entre os dois terminais. O percurso é feito por dentro do terminal.

Conexão entre o T4/T4S e o T1/T2, e vice versa

Se você estiver chegando em um voo internacional no T4S e pegando uma conexão nacional ou europeia no T2, ou chegando no T1 e pegando uma conexão no T4, conte com um mínimo de duas horas e meia para completar a conexão, caso já tiver despachado a bagagem até o destino final. Deixe um intervalo de três horas e meia, se você tiver que retirar a bagagem e fazer o check-in até o aeroporto de destino.

No texto informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri explicamos como é feito o transporte entre os terminais.

aeropuerto de Barajas

Dica para acelerar sua conexão

Você já deve ter visto que ter que aguardar pela saída da bagagem em Madri, para posteriormente ter que fazer o check-in até o destino final, aumenta o tempo necessário para a conexão.

A forma mais fácil de evitar essa demora é tentar emitir todos os trechos da sua viagem no mesmo bilhete, preferivelmente com a mesma companhia aérea (ou com outra companhia operando o segundo voo em código compartilhado). Desse jeito, sua bagagem será encaminhada até o aeroporto de destino final. Uma vantagem adicional desta estratégia e que, se por algum motivo você perder a conexão, a companhia aérea seria obrigada a colocá-lo no seguinte voo disponível, sem custo nenhum para você.

Tome muito cuidado em conexões correspondentes a voos comprados separadamente. No caso de perder a conexão, o prejuízo ficará inteiramente com você. No caso de conexões envolvendo companhias low-cost, considere aumentar o tempo destinado a completar a conexão.

Outros textos sobre o aeroporto de Madri Barajas

informação sobre Barajas, o aeroporto de Madri
hotéis próximos do aeroporto de Madri
o que fazer durante uma conexão no aeroporto de Madri Barajas
voos com conexão: onde será feita a imigração
guarda-volumes no aeroporto de Madrid Barajas
como sair do aeroporto de Madri
como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha
como ir do aeroporto de Madri até a Puerta del Sol

265 comentários em “conexão no aeroporto de Madri”

  1. Willian Cesar de Mello

    Olá, boa tarde. Tenho um voo para Porto com conexão em aeroporto Madrid barajas, porém a conexão é de 18 horas. Posso sair do aeroporto e reservar um hotel? Até mesmo porque, as salas vips de Madrid só permite uma permanência de 4 horas. Obrigado desde já

  2. Boa noite, vi agora sobre essa conexão. Vou do Brasil até Portugal com conexão em Madri, porem o intervalo entre a chegada e a partida para Porto é de 1 hora e 25 minutos. Viajo com passaporte Europeu mas estou com medo de perder a conexão apos ler sobre o Aeroporto. Vi que meu voo chega no terminal T4S e sai pelo T4. O que devo fazer nessa situação?

  3. Wellington Almeida

    Olá, boa noite! Tenho um voo saindo de Guarulhos com conexão em Barajas (T1), com destino Lisboa, gostaria de saber qual é o terminal que vou fazer o check-in, vai ser preciso ir até o T4 ou cada terminal tem os balcões de check-in?

      1. Paulo Alves de Souza

        Olá boa tarde… Tenho conexão em Madri pela air europa no T1 e embarco no T2 pra lisboa tenho 1 hora e 30 minutos as 05 da manhã minha chegada,dará tempo suficiente?

  4. Tenho voo para Madri pela Iberia e também pela Iberia para Barcelona. Porém não são compartilhados. Quais são os terminais geralmente utilizados para esses voos?

  5. Boa tarde!
    Estou planejando uma viagem e a volta será pela cia. Iberia, pegarei esse voo em Londres, com uma conexão de 55 minutos em Madrid e vindo para São Paulo pela cia. Iberia tb. Pela sua experiência, vc acha que eu terei algum problema com essa conexão?

    1. Bom dia, sua conexão vai ser entre T4 e T4S, e no texto acima você vai achar o tempo mínimo que consideramos para uma conexão sem estresse.

  6. Boa tarde!
    Tenho um voo saindo de SP com destino final em Madri, mas haverá uma conexão em Barcelona antes. Vou passar pela imigração em Barcelona ou Madri?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima