As principais rotas do trem-bala espanhol

ave cabina

As rotas

Na Espanha, as principais rotas de alta velocidade são:

  • A Coruña-Santiago de Compostela
  • Barcelona-Girona-Figueres-França
  • Barcelona-Tarragona-Lleida-Zaragoza-Ciudad Real-Córdoba-Málaga
  • Barcelona-Tarragona-Lleida-Zaragoza-Ciudad Real-Córdoba-Sevilha
  • Madri-Guadalajara-Zaragoza-Lleida-Tarragona-Barcelona
  • Madri-Cuenca-Albacete-Alicante
  • Madri-Guadalajara-Zaragoza-Huesca
  • Madri-Ciudad-Real-Córdoba-Málaga
  • Madri-Ciudad Real-Córdoba-Sevilha
  • Madri-Toledo
  • Madri-Cuenca-Valência
  • Madri-Segovia-Valladolid-Palencia-León
  • Madri-Segovia-Salamanca
  • Madri-Segovia-Zamora

Veja as linhas no mapa clicando aqui.

Sem serviço de trem-bala

Fique sabendo que não há trem-bala circulando entre as seguintes cidades:

  • Barcelona e Granada
  • Barcelona e Valência
  • Madri e Ávila
  • Madri e Bilbao
  • Madri e Granada
  • Madri e Pamplona
  • Madri e San Sebastián
  • Madri e Santiago de Compostela
  • Sevilha e Granada
  • Zaragoza e Bilbao
  • Zaragoza e Pamplona
  • Zaragoza e San Sebastián

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

58 comentários em “As principais rotas do trem-bala espanhol”

  1. Pingback: tudo sobre o trem-bala no Espanha Total | passaporte BCN

  2. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  3. Olá Tony. Tenho uma dúvida. É necessário comprar todas as passagens para trem bala antecipadamente, ou seria possível deixar alguma para comprar na própria estação no momento do embarque? Pretendo comprar as principais de minha viagem antes, mas caso faça algum bate volta (madri-toledo) pretendo comprar no dia conforme disposição. Outra dúvida que tenho, chegarei em Madri e pretendo pegar o trem para Zaragoza. Porém tenho preocupação de ter atrasos no voô e correr o risco de perder o horário do trem. Em outra viagem tive 3 horas de atraso e quase perdi um voo de conexão e acabei passando boa parte da viagem preocupado com o horário. Assim, gostaria de saber, qual bilhete seria indicado para possibilitar mudança no horário da viagem? Considerando que posso chegar antes e pegar um trem mais cedo ou depois do horário e pegar um trem mais tarde.

    Obrigado novamente.

    Abraços!

    1. Prezado, há dois textos que formam parte do dossiè sobre o trem-bala onde você vai encontrar uma explicação detalhada que responde suas dúvidas: quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala e o preço das passagens no trem-bala espanhol. Se tiver qualquer dúvida relacionada com esses assuntos, aproveite os textos para deixar suas consultas. No presente texto respondemos consultas sobre as rotas do trem-bala na Espanha, tudo bem? O bate-volta para Toledo pode ser comprado poucos dias antes, sendo que o valor da passagem não costuma variar. Abraço.

  4. Tony, boa tarde!
    Primeiramente lhe quero parabenizar pelo site, bastante informativo.
    Em agosto irei passar passar 20 dias na Espanha e fiz um roteiro para conhecer o país de norte a sul. Minha dúvida é: há trens bala que fazem a rota Madrid/Málaga e Sevilla/Barcelona? Se não, qual opção eu teria para percorrer essa cidades?

    Grato.

    1. Prezado Rafael, bem-vindo ao Espanha Total. A resposta à sua consulta está no texto acima, veja que indicamos a existência das rotas que você está procurando:
      – Barcelona-Tarragona-Lleida-Zaragoza-Ciudad Real-Córdoba-Sevilha
      – Madri-Ciudad-Real-Córdoba-Málaga
      Você vai poder se locomover entre as cidades mencionadas usando o trem-bala. Abraço.

    1. Prezada Alexya, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quarta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    2. Alexya, com as instruções que damos no texto como comprar sua passagem do trem-bala você vai poder descobrir o preço do trem-bala Madri-Málaga na data da sua viagem. O preço muda dependendo do dia da semana, da hora do dia, do tipo de trem e da data da compra. A estação do AVE em Madri é Atocha e fica longe do aeroporto. Felizmente, há um trem direto conectando o terminal 4 de Barajas com a estação do AVE (que pode sair grátis se você aproveitar o “combinado cercanías”. Saiba como ir do aeroporto até a estação lendo o texto como sair do aeroporto de Madri. Abraço.

  5. Muito útil seu site e seu trabalho.
    Parabéns! Eu e meu marido gostamos muito do PassaporteBCN e estamos planejando nossa viagem para BANA graças as suas dicas. Gostariamos de saber o seguinte: no trecho de AVE que faz Madri-Guadalajara-Zaragoza-Lleida-Tarragona-Barcelona nós poderiamos ficar uma ou mais noites em cada um dos destinos? exemplo: saímos de Madri, descemos em Guadalajara e pernoitamos; no dia seguinte (ou quando possível) seguimos para Zaragoza (pernoite), posteriormente segue-se para Tarragona e no final do dia chegamos em Barcelona.
    É possível isso? Agradecemos antecipadamente.

    1. Prezada Maryan, sejam bem-vindos também ao Espanha Total. Para poder fazer seu roteiro de trem-bala vocês vâo precisar comprar cada trecho separadamente, o que acaba deixando a viagem mais cara. Quando você compra uma passagem Madri-Barcelona, por exemplo, mesmo que o trem faça várias paradas (geralmente de poucos minutos) não é possível descer do trem e continuar a viagem em um próximo, em outro horário. se for o caso, eliminem Guadalajara do roteiro. Estamos agora mesmo em Tarragona, fazendo pesquisa de campo. Até o fim do mês devemos publicar muitas dicas sobre a cidade no passaporteBCN. Abraço.

  6. Olá, Tony!!
    Nosso voo chegará em Madri (Barajas – Terminal 4S), dia 06/03 (domingo), às 10h15. Pretendemos deixar uma mala no guarda-volumes da estação de trem Atocha e pegar o Trem Bala para Sevilha.
    Sem considerar um possível atraso no voo, para que horário vc acredita que deveríamos comprar as passagens de trem, considerando os tramites no aeroporto, o deslocamento para a estação (táxi) e o tempo para localização do guarda-volumes e guarda das malas?

    1. Prezada Carla, a resposta à sua pergunta depende muito da sua tolerância ao risco. Quando fazemos essa combinação voo+trem-bala sempre deixamos um mínimo de quatro horas entre o horário previsto para a chegada do voo e o horário de partida do trem. Abraço.

  7. Olá Tony,
    Moramos em Portugal e faremos um cruzeiro que sai de Barcelona dia 15 de Junho.
    Estamos pensando em ir de carro até alguma cidade espanhola e depois pegar um trem para Barcelona. Só para não ficar tão puxado dirigir tantas horas e também por voces não aconselharem conhecer Barcelona de carro.
    Tem alguma cidade neste trajeto Lisboa – Barcelona que vocês aconselham?
    Estamos pensando em sair dia 11 bem cedo e dormir em uma destas cidades e no dia 12 de manhã partir de trem para Barcelona.
    O que aconselham?
    Obrigada

    1. Prezada Débora, nossa resposta vai depender bastante do seu ponto de partida em Portugal (não é a mesma coisa sair do Algarve, de Lisboa ou de Porto). Quando você fala em ir de carro até a Espanha para depois pegar um trem, está pensando em um carro alugado? O valor que você vai ter que pagar por retirar o carro em Portugal e retornar ele na Espanha vai ser extraordinário. Aguardamos seus esclarecimentos. Abraço.

      1. Olá Tony,
        Desculpa por não ter me explicado melhor,
        Estamos partindo de Lisboa. Mas moramos em Lisboa mesmo, então vamos com nosso carro.
        A ideia era deixar o carro em alguma cidade menor e ir de trem até Barcelona. Para não ser tão cansativo e por achar que não compensa andar de carro em Barcelona, conforme as dicas de voces.
        Estamos indo com 2 crianças pequenas. Sabemos que o ideal seria ir de avião, mas como deixamos para comprar de ultima hora, o preço das passagens para nós 4, está quase 1000EUR.
        Também já vi que a RENFE estará em greve. O que dificulta a nossa escolha agora.

        1. Olá de novo, Débora. O ponto mais próximo de vocês para pegar um trem-bala até Barcelona seria Sevilha. Mas pode ser mais interessante dirigir até Madri, sendo que a passagem de trem-bala será mais barata e vocês vão encontrar mais horários. Pense que você vai ter que localizar um estacionamento pago para deixar seu carro, o que vai incrementar o valor da viagem. Considerando isso, e sendo que vocês já vão estar na Espanha, acrescentando 7 horas mais de condução, vocês chegam de Madri a Barcelona. O carro não é útil em Barcelona, mas dá para procurar um estacionamento low-cost e deixar o carro por lá. Se você precisar de dicas sobre o assunto, aproveite para perguntar no texto de carro em Barcelona do nosso passaporte BCN.
          Fazer o caminho todo de carro pode ser uma forma de driblar os altos custos das passagens. Só acaba se tornando uma opção interessante por se tratar de um grupo de quatro pessoas. Abraço.

      1. Tony | ESPANHA TOTAL
        Tony | ESPANHA TOTAL

        Jaraitan, se o propósito do percurso é unicamente ir da Alemanha até Barcelona, seria muito melhor voar. Infinitamente mais rápido e atê mais econômico. Não existe nenhum trem direto entre a Alemanha e Barcelona. Agora, se você quer dedicar uma semana para visitar cidades ao longo do trajeto, daria para montar um roteiro muito interessante, que fugiria do foco do site, que é a Espanha. Abraço.

  8. Olá Tony.
    Muito obrigada pela resposta.
    Vamos tentar ir de carro até Zaragoza no sábado, dormir por lá e seguir para Barcelona no dia seguinte.
    Se os trens não estivessem em greve, deixariamos o carro em Madri, por exemplo e seguiriamos de trem. Mas sendo assim, vamos ate lá de carro.
    Muito obrigada pelas dicas.
    Vou consultar o texto.
    Abraço.

    1. Débora, a hospedagem em Zaragoza é muito mais em conta do que em Madri. Em Madri você vai pagar mais caro por deixar o carro estacionado em segurança. Se você deixar a compra das passagens do trem para o último momento, vai pagar as tarifas mais caras. Abraço.

  9. Olá Tony, pesquisando possíveis bate-voltas a partir de Madrid e acabei de olhar no site da Renfe o trajeto Madrid – Salamanca, e vi que tem um trem ALVIA saindo as 8:55 e chegando as 10:31 fazendo essa rota em 1:36 e com o mesmo tempo saindo de Salamanca as 18:20 chegando em Madrid as 19:56. Os tren-bala chegou para ligar essas duas cidades? É isso?

    1. Prezado Guilherme, ótimas pesquisas! Você está muito certo, o trem-bala (na versão Alvia), chegou em Salamanca no final do ano passado, e ainda não tínhamos atualizado as informações no site. Vamos fazer isso logo mais! De qualquer jeito, sinceramente esperamos que essa nova viagem mais curta não anime as pessoas a fazerem um bate-volta até Salamanca no mesmo dia, a cidade merece muito mais tempo do que apenas algumas horas. Abraço.

  10. Boa noite ! Preciso novamente da sua ajuda . Irei de Madrid a grana e fui pesquisar passagen no site da renfe e eu achei já para janeiro . Mas assim aparece lá ave bus e turista com enlace .. Quer dizer que andarei uma parte de trem bala e outra de ônibus ? Como funciona .

    1. Já respondemos uma consulta sua idêntica aqui. Por gentileza, anote as páginas onde você deixa suas consultas, caso contrário estamos fazendo um retrabalho e perdendo tempo com isso, sendo que as consultas já foram respondidas e não são lidas.

  11. Romilda Rita Cardozo

    Boa tarde Tony, tudo bem?
    No ano passado (2016) em julho estivemos em Barcelona e Madrid e graças a você fizemos um bate e volta a Monteserrat, partindo de Barcelona e foi o passeio mais lindo da minha viagem, a beleza daquele lugar é de tirar o folego, o passeio é uma delicia, As suas dicas foram valiosas demais. um abraço. Romilda e José Silveira de São Paulo.

  12. Tony, vou ficar 10 dias em setembro em Portugal, a última Cidade a ser visitada será o Porto , devo ficar uns 3 dias lá em uma pousada, do Porto queremos conhecer Santiago, Madri e Barcelona, te pergunto, do Porto para Santiago qual o melhor meio de transporte a ser usado? e depois de Santiago para Madri e Madri para Barcelona? desde já agradeço, obrigada.

  13. Tony, Tudo bem?
    Vou estar em madri no começo de junho e vou de trem para Barcelona, onde embarcarei em um cruzeiro. O horário de embarque do cruzeiro é a partir de 14h e termina 18h.. Estou na dúvida de qual horário comprar o trem. Pelo que pesquisei, Barcelona Sants fica a uns 25 minutos do porto de Barcelona. A minha dúvida é se é comum atraso na viagem de trem. Existe esta possibilidade ou não?
    Tenho 3 opções. Chegar em Barcelona às 11:15 ou 12:34 ou 13:15. O que mais me agrada é de 13:15, pois já poderia ir direto para o porto. o que você acha? posso pegar o trem que chega 13:15 sem medo?
    Obrigado.

    1. Prezado Sandro, o trem-bala costuma ser muito pontual, mas os problemas podem acontecer em qualquer momento. Já houve greves, incêndios na linha, outras incidências que atrassaram o trem muitas horas. Não é comum, mas pode acontecer. Quando a gente vincula uma viagem de trem-bala com outro meio de transporte, costumamos deixar um mínimo de quatro horas entre a chegada do primeiro e a partida do segundo. O trem que chega em Barcelona às 13:15, em condições normais, deveria ser uma escolha tranquila. Vejas os textos como chegar no porto de Barcelona e como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona, do nosso passaporte BCN, o guia de Barcelona. Abraço.

  14. Boa noite, Tony.
    Vou pegar o trem-bala de Madrid a Barcelona, fazendo um pit-stop em Zaragoza,uma dica sua (sei que tenho que comprar os trechos separadamente).Você saberia me dizer se o destino final é na estação Sants ou posso descer na estação Arc de Triomf, já que ela consta como destino na RENFE?
    Obrigada mais uma vez! Abraço.

    1. Bom dia, Olga. A única estação utilizada pelo trem-bala em Barcelona é a estação Barcelona Sants. A estação Arc de Triomf é usada por trens regionais. Abraço.

  15. NALIA CHAGAS BERTTI

    Tony, boa noite.
    Em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer pelo excelente guia com dicas valiosas sobre a Espanha e também pela sua disposição e clareza em responder dúvidas de viajantes.
    Estou montando um roteiro de viagem a partir de 28/08/2017, começando por Madri; de Madri a Córdoba; de Córdoba a Sevilha; de Sevilha a Granada; de Granada a Valência;(aqui a dificuldade de encontrar o transporte: existe trem que liga as duas cidades?); Valência a Barcelona, e daí volto para São Paulo.
    Eu gostaria de fazer todo o roteiro de trem. Aguardo suas recomendações e dicas, se for possível.
    Desde já agradeço e peço desculpas pelo longo texto.
    Um abraço. Nália Chagas Bertti

    1. Bom dia, Nália, e seja bem-vinda ao Espanha Total. Todos os trechos da sua viagem podem ser feitos de trem. Pode ver os detalhes no menu como viajar de … a …. Não existe trem direto entre Granada e Valência. Nossa orientação é tentar desenhar seu roteiro de viagem de forma que você não tenha que fazer Granada-Valência. Na nossa consultoria de roteiros ajudamos a aprimorar seu planejamento para um máximo aproveitamente da sua viagem. Abraço.

  16. O trem bala para Toledo e Córdoba/ Sevilha, funciona todos os dias? Consigo acessar agora para ver os horários e preços de passagens para novembro/dezembro?

  17. Boa noite, Tony!

    Estou tentando simular uma compra do trem bala BARCELONA-MALAGA, para 03/janeiro/2018. Mas não aparece

    o trem bala, só horários de trens tradicionais. Se simulo para novembro/2018, no site Trainline, também não apare-

    ce o trem bala. Sabe dizer o que acontece?

  18. Olá, Tony!

    Primeiro, parabéns pelo seu excelente trabalho no espanhatotal!

    Já solicitei a informação acima, mas fiquei mais preocupada agora, depois que fiz pesquisa no site da Renfe também, e Trainline. Não aparece o trem bala

    Barcelona-Malaga, e pior, não aparece o trem bala Barcelona-Sevilha, no dia 03/01/2018. É possível suprimirem estes trens? Houve alguma mudança recente?

    Pergunto porque estarei em Barcelona até 03/01/18, e pretendo ir de lá para Andaluzia. No site da Renfe aparece, inclusive, a informação: “no existe ninguna

    estácion con conexión direta”. Desde já, muito obrigada!! (e espero estar na caixa de comentários correta!)

    Rosi

  19. LUCIA HELENA AVELINO VIANA

    Boa tarde, Tony ! Estou saindo de Lisboa para Espanha destino Santander, gostaria de saber onde faço o desembarco do trem bala mais próximo da Cidade de Santander Espanha e qual o acesso de ônibus para Santander,.se puder me mandar e-mail, vou dezembro. Muito obrigado.

    1. Bom dia, Lucia. Não precisa deixar suas consultas em duplicidade, é mais trabalho para a gente. Não encaminhamos respostas por email, todas as respostas são dadas aqui, nas caixas de comentários do site. Não existe trem-bala entre Lisboa e Santander. Aliás, não existe trem-bala entre Portugal e a Espanha, e também não existe trem-bala entre Madri e Santander. O melhor seria voar até Madri ou Santiago de Compostela e continuar a viagem por via terrestre.

  20. Elisabeth Pataro Tortolano

    Olá! Estamos preparando nossa viagem para Espanha, chegaremos em Barcelona no dia 23 de maio/18 e voltaremos de Madri em 12 de junho/18, pretendemos descer de Barcelona rumo à Valência e depois Granada, Málaga, Sevilha, Córdoba até Madri. O que você me orienta neste roteiro? Qual o melhor meio de transporte entre as maiores distâncias? Parabéns pelo site que é muito informativo.
    Um grande abraço!
    Elisabeth

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Elisabeth, contamos com uma seção específica onde assistimos os leitores com o aperfeiçoamento dos seus roteiros, é nossa consultoria de roteiros. Antes de deixar sua consulta por lá (você é muito bem-vinda!) leia o texto com atenção para entender como funciona a consultoria. Abraço.

  21. Tony, Acabei de comprar o pacote completo com os Guias e estou achando ótimos! Vou á Espanha de 16 de abril de 2018 à 29 de Abril. Farei o seguinte roteiro: Madri, Toledo ( onde dormirei um dia ), pitstop em Cordoba, Sevilha, Ronda, Granada e Barcelona. Pretendo acordar cedinho em Toledo e pegar um trem que sai às 7:55 e chega às 8:30 em Madrid e pesquisei que há um trem que sai às 9hs de Madri para Cordoba, minha pergunta é: em meia hora consigo trocar de trans na estação Puerta de Atocha? É um tempo factível ou há risco de atrasos e algum problema para essa troca? Outra dúvida: li que os espanhois tomam café tarde, porém nos hotéis o horario é padrão das 7 às 10hs?

    1. Prezada Renata, seja bem-vinda ao Espanha Total. O problema é que o trem de Toledo chega em um nível da estação e para embarcar para Córdoba você quase vai ter que sair da estação, que é gigantesca, e entrar de novo, passando pelo controle de segurança, que dependendo do horário é lento demais. A gente não faria uma conexão com unicamente 30 minutos de intervalo, mas só você sabe qual é sua tolerância ao risco. Em circunstâncias ideais os 30 minutos devem ser suficientes, mas já passamos por algumas situações bastante estressantes em Atocha e por isso evitamos as conexões curtas.
      Contamos com um espaço exclusivo e gratuito para os leitores dos nossos guias, onde ajudamos com a elaboração e aperfeiçoamento de roteiros e outras dúvidas sobre a Espanha (como o horário do café da manhã), é a consultoria de roteiros. Convidamos você a aproveitá-lo para qualquer consulta não relacionada com as rotas do trem-bala na Espanha, assunto do presente texto. Abraço.

      1. Tony, muito obrigada acho que será mais prudente escolher uma opção com tempo conexão maior! Usarei a Consultoria de roteiros para tirar as próximas dúvidas.

  22. Olá Tony.
    Caso eu opte em fazer a Rota Madrid Guadalajara Zaragoza-Lleida-Terragona-Barcelona é permitido desembarcar em alguma desta cidades, permanecer por um tempo e retornar até um dia depois para seguir viagem até o destino final?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Marcia, não existe a possibilidade de desembarcar e continuar o caminho com a mesma passagem, você deve comprar passagens para cada trecho no caso de quer desembarcar em cada cidade. Abraço.

  23. Olá Tony, pretendo ir de Madri a Valência de trem, gostaria de comprar a passagem Renfe’s tarifa 4 mesa, porém no site da Trainline não oferece essa opção. Você teria como me informar como fazer essa compra em outro site (no site da RENFE não consegui) tem um jeito mais fácil?
    obrigada
    Fabianca

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Fabianca. Por gentileza, não duplique suas consultas, é mais trabalho para a gente. Acabamos de responder a consulta que você deixou no texto sobre como comprar a passagem do trem-bala. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *