polícia e multas

1. Polícia

Saiba que a palavra policía em espanhol (se pronuncia com acento no segundo i) pode referir-se tanto ao organismo (“la policía”) como ao agente (“un policía”, “una policía”).

Na Espanha, as infrações às leis de trânsito são fiscalizadas por três tipos diferentes de corpos policiais.

  • Policía local. Depende das autoridades locais e pode multar por infrações cometidas dentro de uma cidade.
  • Policía autonómica. Nem todas as Comunidades Autônomas contam com um corpo de polícia próprio. Mas naquelas onde existe, como na Catalunha e no País Basco, os agentes fiscalizam o trânsito.
  • Guardia Civil de Tráfico. Responsável por fiscalizar as estradas na Espanha toda.

Sem esquecer dos funcionários das empresas que cuidam dos parquímetros dentro das cidades.

2. Atenção às infrações

Preste atenção à seguinte lista de infrações, que podem render uma bela multa:

  • exceder o limite máximo de velocidade permitida. A velocidade máxima nas autopistas e autovías é de 120 km/h; nas estradas pode variar; dentro das cidades, o máximo é sempre de 50 km/h, porém podem existir ruas “pacificadas” onde o limite de velocidade desce até 30 km/h.
  • falar ao celular enquanto dirige.
  • ultrapassar em trechos onde não está permitido (identificados com uma linha contínua).
  • ultrapassar sem usar o indicador de direção (pisca-pisca), uma prática que é muito comum no Brasil.
  • circular dentro de um túnel com o farol desligado, o que é muito comum no Brasil.
  • beber e dirigir. Preste atenção, se recusar a fazer o teste do bafômetro rende pena entre 6 meses e 1 ano de prisão.
  • não respeitar o cruzamento de pedestres.
  • não usar o cinto de segurança, tanto nos assentos dianteiros como nos traseiros.
  • levar menores no colo ou menores de 12 anos no banco da frente.
  • levar crianças de menos de um metro e meio de altura sem o equipamento de segurança homologado (assento adaptado).

Preste especial atenção na hora de estacionar dentro de uma cidade ou até de um vilarejo. Confira que a zona de estacionamento é libre e não existem parquímetros na vizinhança.

3. Como pagar uma multa

Se você tiver a infelicidade de ser multado por alguma infração de trânsito, pague sua multa. Saiba que se você for flagrado por um agente de trânsito, na condição de estrangeiro não residente, deverá pagar a multa na hora (e isso será feito com desconto). A multa pode ser paga com dinheiro ou cartão de crédito.

4. Mais informações sobre dirigir na Espanha

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre dirigir na Espanha.

46 comentários em “polícia e multas”

  1. Tony,

    Conforme sugerido, aluguei carro para minha viagem a Ibiza/ Formentera/ Mallorca. Em algum post perdido por aí, perguntei a você se eu poderia tomar uma taça de vinho no almoço e dirigir, e sua resposta foi a de que apenas isso, e nada mais. Dando mais uma olhada aqui, vi que há até mesmo a previsão de prisão para recusa ao bafômetro. Isso me trouxe novos questionamentos: a) há algum limite de tolerância na legislação espanhola ou a ingestão deve ser zero? b) se houver algum limite, qual é ele? c) a direção sob o efeito de álcool enseja, por si só, a prisão – ou tão somente a recusa ao teste? Esta última pergunta não faço com a intenção de descumprir a lei, absolutamente. É que, se houver algum limite de tolerância, mas a mera ultrapassagem deste já for suficiente para a prisão, preferirei não ingerir nada durante o dia! É isso. Muito obrigado!

    1. Arthur, a DGT, que é o equivalente do DETRAN na Espanha, publica um folheto excelente que você pode consultar
      aqui, em formato PDF, com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Inclui uma tabela com orientações sobre a quantidade de bebida que você pode tomar antes de dar positivo em um controle.
      No texto, chamamos a atenção sobre a recusa na prova do bafômetro porque é uma grande diferença com o Brasil. Respondendo suas perguntas:
      a) há limite de tolerância.
      b) veja o PDF mencionado.
      c) somente um consumo muito alto de álcool dá prisão.
      Abraço.

  2. Tony,

    muito obrigado por todas as dicas!
    Mais uma vez suas informações foram essenciais para o planejamento da viagem, assim com Barcelona no ano passado.
    Embarcamos já no próximo dia 06, e está tudo organizado.
    Sem o Espanha Total não seria possível.

    Novamente, obrigado.

    E ainda mais sucesso na empreitada!

    Abraço.

  3. recebemos uma multa da espanha, porem é preciso converter para pagar, mas nao sabemos como emitir novo boleto e nem aonde com essa conversão, alguem poderia me ajudar??????
    OI GENTE ESSE É MEU EMAIL CORRETO!! ME AJUDEM??

    1. Simone, com a informação fornecida, não podemos dar muitas orientações. Onde foi a infração que gerou a multa? Quem encaminhou a multa? A Guardia Civil? A Policía Local? O que está escrito no documento recebido por você?

  4. Adriana Escribano Sampaio

    Tony, em uma visita a Espanha com carro alugado, recebi um amulta, recebi em casa já aqui no Brasil, e esqueci de pagar, como faço agora para executar o pagamento ? Uma vez que as orientações no documento são para pagamento no site por 30 dias e já faz um tempão…..agora devo voltar para a espanha no próximo mês, e estou preocupada ……como resolver ?
    Adriana

    1. Prezada Adriana, a multa de trânsito não deveria interferir na sua entrada na Espanha. Mas confira com algum agente policial qual seria o procedimento para pagar essa multa, mesmo que com atraso. Sem saber qual é a natureza da multa, é impossível dar orientações mais precisas, há várias forças policiais na Espanha, e até agentes das prefeituras, que podem colocar multas. Consulte também com a locadora do carro. Abraço.

  5. Fui multado na Espanha, limite de velocidade 80km/h, eu estava a 92km/h, devo pagar a multa? Já que só retornarei à Espanha dentro de 02 anos?

    1. Prezado Wilson, no momento estamos fazendo trabalho de campo. A partir da quinta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

  6. Quem encaminhou a multa foi Ministério del Interior, fato ocorrido em 10/05/2016. Recebi hoje 04/07/2016, meu nome está correto, não consta minha identificação nem cpf, somente os dados do carro que pertence à locadora. Meu nome e endereço estão corretos. Que procedimento devo tomar? Obrigado

    1. Wilson, peça esclarecimentos para a locadora. Se você não pagar a multa, pode ser que a locadora acabe repassando o valor para você, com juros. Abraço.

  7. Olá devo alugar um carro em Lisboa e andar pleo norte da Espanha até chegar em Barcelona e daí voltar pelo Sul ate retornar a Lisboa. Vi muitas locadoras mas aquela que meu deu mais segurança quanto a assistencia em viagem como troca de carro caso necessário seria a EUROPCAR voce teria outra dica ? Vi o site da rentalscars mas eles pouco explicam os seguros seja por telefone ou por e-mail e segundo a Europcar eles só fornecem o carro para a RENTALCARS então toda a assistencia seria por parte deles. Devido a essa confusão preferi a EUROPCAR.

    1. A gente já reservou carro com a Europcar através da página Rentalcars e a descrição dos seguros incluídos foi muito completa e detalhada. A Rentalcars não é uma locadora, é como se fosse o Booking das locadoras de carro. A assistência para um carro da Europcar, independente de onde tiver sido reservado, é prestada pela própria Europcar.

  8. Olá! Fui multada em Madrid por parar em um local sem o ticket, entretanto, estava na maquina retirando o ticket na hora da multa (!). Você saberia como posso fazer para recorrer? Muito obrigada.

  9. Ola Tony, seu site é sensacional, passei 7 dias e aproveitei muito graças ás suas dicas, sei que uma das delas era que alugar carro não era uma boa ideia mas não queria perder tempo com deslocamentos de metro ou onibus, aí entrando no site da Rentalcars fiquei muito tentado e acabei alugando um Seat por absurdos 39 euros as 7 diárias, como bom brasileiro achei que fosse pegadinha, a locadora foi a InteRent, depois de alguma pesquisa fechei, gastei mais 20 euros de Diesel (rodei uns 330 km) , mas o estacionamento era o mais importante, aí pesquisando achei um site de estacionamento (en.parkingcard.cat/parking-card) e comprei por 62 euros (p/ 7 dias) um cartão da rede B:SM, são 40 estacionamentos espalhados na cidade, sempre tem um próximo a algum local de interesse e vc pode usar qualquer um desde que tenha vaga (no meu caso tinha vagas em todos) ou seja aluguei por 7 dias e gastei 122 euros carro+combust.+estacionamento estávamos em 3 pessoas ou seja 5,80 euros pessoa/dia, nesse caso acho que valeu a pena, só espero que não chegue nenhuma multa kkkkkk, Abraço.

  10. Olá, retornei agora da Espanha/Portugal, e quando estive em Segóvia, recebi uma multa de 80 euros numa área que exigia pagamento de parquímetro. A locadora me disse que a multa vai vir pro Brasil no meu endereço. É isso, devo aguardar? E a locadora Sixt me informou que estaria cobrando o valor de 35 euros para encaminhar a multa. É assim mesmo? O valor da Sixt acabou de ser debitado no meu cartão.

    E sobre os pedágios eletrônicos de Portugal, por não poder pagar nos correios de Portugal pois a placa do carro era da Espanha, acabei comprando 2 cartões pré-pagos de 20 Euros cada, e cfe orientação do cartão, “carreguei” esse valor na placa do carro. Será que isso funciona assim? Porque na Locadora infelizmente não me informaram no momento de retirar, nem ao entregar.

    1. Olá, cada locadora tem suas próprias regras. Se a Sixt informou a você que a multa vai chegar no seu endereço no Brasil, então aguarde por ela e, se necessário, peça novos esclarecimentos para a locadora. Aqui no Espanha Total somos especialistas na Espanha, não conhecemos os destalhes do sistema de pedágios eletrônicos de Portugal.

  11. Saudações!

    Morei em Madrid durante alguns anos e o fato é que em 2011, pouco antes de voltar definitivamente ao Brasil, levei algumas multas de transito no meu NIE, (algo em torno de 350 euros), Estou esses últimos 6 anos morando no Brasil e pretendo voltar a morar em Madrid no próximo ano. Gostaria de saber se as multas de transido “caducan”, se poderei tramitar o visto de residencia não lucrativa tranquilamente ou se terei algum problema. Como deveria proceder? Desde já, muito obrigado!

    1. Tiago, o Espanha Total é um site com informações turísticas. Entre em contato com o consulado espanhol mais próximo da sua cidade para obter esclarecimentos sobre o assunto das multas.

  12. Bom dia, meus pais alugaram um carro na espanha, e tomaram uma multa por terem estacionado em um local onde só residentes podiam estacionar. A questão é que eles só viram essa multa ao chegar ao veículo e encontrar o bilhete, já era tarde, não havia nenhum guichê da autoridade de trânsito aberto e eles já estavam voltando para o Brasil nesse mesmo dia. Nessas condições, como eles podem fazer para pagar esse bilhete?
    Obrigado!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Vitor, desculpe a demora em responder sua consulta, tinha ficado presa na pasta de spam. Peça para seus pais entrarem em contato com o consulado espanhol mais próximo da sua cidade para pedir esclarecimentos.

  13. Fui apanhado com 15g de haxixe em Espanha em 2012, 400€, enquanto ia de caravana para lá de férias, nunca consegui pagar a multa porque na altura não trabalhava, mandaram-me uma segunda carta 1 mês depois com um ligeiro aumento, entretanto fui à embaixada de Espanha em Portugal e disseram-me que na carta dizia que tinha de efetuar o pagamento dirigindo-me a Badajoz(viagem longa)… A minha preocupação era que a multa tivesse aumentado por ter passado muito tempo ou acontecer-me alguma coisa quando entrar em Espanha, se for lá no futuro… Disseram-me que a multa ja podia ter sido arquivada mas que para saber mais tinha de ir ate badajoz… Podem-me esclarecer qual é a minha situação? Obgd um abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Diogo, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Entre em contato com o consulado espanhol mais próximo da sua cidade.

  14. Boa noite, em Novembro de 2017 estive pela Europa, com carro alugado, ao visitar Segóvia, na Espanha, fui orientado estacionar apenas nas Vagas Verdes, como fiz. Por algum motivo a vaga verde que parei não podia, quando retornei tinha uma multa que só percebi de volta em Madrid, não tive mais tempo hábil para resolver, imaginei que a locadora me procuraria para assumir e pagar. Isso não aconteceu, como faço para saber se tudo está regular? A multa foi aplicada pela Guarda local. Grato!

  15. Olá, sou brasileiro porém tenho passaporte espanhol, fui a Espanha e voltei com várias multas por transitar em áreas restritas, caso eu não pague que tipo de problemas terei caso deseje retornar a Espanha? Abraços!

  16. Boa tarde, Foi-me enviada uma multa de transito por “circular em zona de transito limitado” na cidade de Palma de Maiorca quando lá estive em junho/2017. A opção de pagamento informa ser por cartão de crédito, mas para isso é necessário informar o código de segurança do cartão e eu não estou a vontade em fazê-lo. Posso pagar essa multa no consulado da Espanha aqui no Brasil?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, o melhor será fazer essa pergunta para o próprio consulado. Se a multa foi aplicada por um policial local, é improvável que você consiga pagar essa multa no consulado. Informar o código de segurança é uma prática habitual no pagamento online com cartão de crédito.

  17. Segundo consta no documento que me foi enviado, a ação foi “registrada por meios de captação de imagens”. Não sei se é considerado como policial local, isso. Obrigado.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Adriana, pode andar com a mala se você estiver fazendo um percurso direto do hotel A até o hotel B. Mas não deve jamais estacionar com a mala no banco traseiro, o risco de sofrer um furto é real. Abraço.

  18. Boa tarde. Segunda feira passada fui multado por excesso de velocidade numa estrada em Espanha. O guarda me mandou parar disse-me que eu fui detectado a 82 Km\h numa zona de 50 Km\h. Paguei a multa com o desconto de 50% e segui viagem. Ontem, na viagem de volta passei no mesmo local e verifiquei que a velocidade na via era de 70 Km\h e não de 50 Km\h. Como posso “reclamar” a minha multa? Desde já, muito obrigado.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Tiago, sem saber quem multou você fica difícil responder. Pode ter sido a Guardia Civil, pode ter sido a Polícia Local. Se foi a Guardia Civil, pode apresentar sua defesa através desta página no site da DGT.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Danielle, há inúmeros tipos diferentes, mas basicamente você introduz uma moeda, especifica a duração da sua estadia na vaga de estacionamento (que é sempre limitada), retira o comprovante e deve colocá-lo na parte interior do seu carro, de um jeito que seja visível para o agente que controla o estacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *