Espanha Total

os terminais T4 e T4S do aeroporto de Barajas em Madri

O T4 de Barajas e seus dois terminais

O terminal mais moderno do aeroporto de Barajas em Madri (nome oficial, aeropuerto Adolfo Suárez Madrid-Barajas) é o T4. É nele que chegam os voos vindos do Brasil e operados pelas companhias aéreas Iberia e Latam. Veja nosso texto com informação sobre Barajas.

A denominação T4 pode trazer alguma confusão para os viajantes: na verdade o terminal T4 está formado por dois terminais separados. Pode ver na seguinte imagem a localização de cada um dos dois terminais, o T4, à esquerda, e o T4S (satélite), à direita.

aeropuerto de Barajas

1. O T4

aeropuerto de Barajas

É o maior e principal dos dois terminais, ponto de entrada para o T4 e o T4S.

aeropuerto de Barajas

aeropuerto de Barajas

aeropuerto de Barajas

Nele encontram-se os balcões de check-in e as esteiras de bagagem. É usado principalmente para voos dentro da União Europeia.

O metrô, o trem, os táxis e o ônibus que ligam os diferentes terminais do aeroporto chegam todos no T4. Aproveite para saber mais lendo nosso texto sobre como chegar no aeroporto de Madri.

2. O T4S (satélite)

aeropuerto de Barajas

O T4S é um terminal separado físicamente do T4 e usado principalmente para voos fora da União Europeia. Mas, fique atento, porque o T4S pode eventualmente ser usado para algum voo dentro da União Europeia.

aeropuerto de Barajas

No T4S também há lojas, cafés, portões de embarque e o controle de imigração para quem chega em voos vindos tanto de fora como da própria União Europeia.

3. Transporte entre o T4 e o T4S

aeropuerto de Barajas

A única forma de chegar no T4S é usando um trem subterrâneo que conecta o T4 com o T4S. É um transporte gratuito. Para chegar na estação do trem basta seguir as indicações espalhadas pelo aeroporto. A estação encontra-se no nível inferior tanto do T4 como do T4S. O trem circula com intervalos regulares de menos de 10 minutos.

aeropuerto de Barajas

A sinalização é ótima tanto no T4 quanto no T4S, há sempre um cartaz por perto indicando o caminho até seu portão de embarque. Conta até com sinalização no chão!

Como sei qual é o terminal do meu voo?

aeropuerto de Barajas

Confira sua passagem com atenção, nela aparece identificado o nome do terminal que será utilizado pelo seu voo, T4 ou T4S. Na dúvida, verifique também seu cartão de embarque e os painéis com informação dos voos, que estão espalhados pelos terminais.

Saindo do T4

Veja o passo a passo a ser seguido, caso seu voo utilize o T4.

  1. Chegue no terminal T4 do aeroporto (veja os detalhes no texto como chegar no aeroporto de Madri).
  2. Procure o balcão de check-in da sua companhia aérea.
  3. Passe pela área de segurança (sistema de raios X). Não deixe para passar por aqui no último minuto, as filas podem ser demoradas.
  4. Passe pelo controle de imigração de saída da Espanha.
  5. Siga as indicações que mostram o caminho até seu portão de embarque.
  6. Aguarde pela chamada e instruções de embarque no avião.

Saindo do T4S

Veja o passo a passo a ser seguido, caso seu voo parta do T4S.

  1. Chegue no terminal T4 do aeroporto (veja os detalhes no texto como chegar no aeroporto de Madri).
  2. Procure o balcão de check-in da sua companhia aérea.
  3. Passe pela área de segurança (sistema de raios X). Não deixe para passar por aqui no último minuto, as filas podem ser demoradas.
  4. Passe pelo controle de imigração de saída da Espanha.
  5. Siga as indicações que mostram o caminho até o trem que leva ao T4S.
  6. Embarque no trem que vai levar você ao T4S.
  7. Chegando no T4S, siga as indicações que mostram o caminho até seu portão de embarque.
  8. Aguarde pela chamada e instruções de embarque no avião.

Chegando no T4

  1. Saindo do avião, siga as indicações que mostram o caminho até a área de retirada da bagagem e a saída do aeroporto. Se você desembarcou no T4 muito provavelmente estará vindo de algum país dentro do espaço Schengen. Assim sendo não haverá um controle de imigração no T4.
  2. Procure o transporte da sua escolha para chegar em Madri (veja mais detalhes em como sair do aeroporto de Madri).

Chegando no T4S

  1. Saindo do avião, siga as indicações que mostram o caminho até o trem que leva ao T4.
  2. Passe pelo controle de imigração, ainda no T4S.
  3. Desça até o nível inferior do T4S para embarcar no trem que vai levar você ao T4.
  4. Chegando no T4, siga as indicações que mostram o caminho até a área de retirada da bagagem e a saída do aeroporto.
  5. Procure o transporte da sua escolha para chegar em Madri (veja mais detalhes em como sair do aeroporto de Madri).

Fazendo uma conexão entre o T4S e o T4

Pode ser que Madri seja somente seu ponto de entrada, vindo do Brasil, e que você siga viagem em algum voo com conexão, para outro destino na Espanha ou na Europa, sem sair do T4 do aeroporto de Barajas. O caminho que você deve percorrer é o seguinte:

  1. Saindo do avião, siga as indicações que mostram o caminho até o trem que leva ao T4.
  2. Passe pelo controle de imigração, ainda no T4S. Você vai passar pelo controle de imigração aqui porque é seu ponto de entrada na Europa
  3. Desça até o nível inferior do T4S para embarcar no trem que vai levar você ao T4.
  4. Chegando no T4, procure nos painéis informativos qual o número do portão de embarque do seu próximo voo. Se no Brasil você já tiver feito o check-in da sua bagagem até seu destino final, não precisa se preocupar com ela, suas malas serão transferidas para o avião que levará você ao aeroporto de destino.
  5. Embarque no avião!

Mais informação sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

Veja também outros textos sobre Madri publicados no Espanha Total:

232 comentários em “os terminais T4 e T4S do aeroporto de Barajas em Madri”

  1. Prezados,

    Primeiramente gostaria de agradecer o excepcional leque de informações ofertado de forma clara e generosa por vocês. Conheço e uso sites e blogs similares ao Espanha Total em meus deslocamentos, e o de vocês é certamente um dos melhores que já vi. Parabéns pelo incrível trabalho. A minha pergunta é sobre o tempo médio para uma conexão. Li atentamente o artigo referente a este tópico e uma dúvida permaneceu: Meu voo chegará pela Iberia ao T4S e meu voo de conexão (com bagagem já despachada até o destino) para Lisboa sairá do T4. Nesse caso caberia a sugestão de no mínimo 2 horas para uma conexão segura. Eu tenho duas opções pela Iberia: um voo de conexão com espera de 1 hora e 45 minutos (portanto inferior à marca segura de 2 horas) ou uma outra conexão com espera de 9 horas e 30 minutos (bastante longa). O que fazer nesse caso? Eu costumo ser bastante conservador nesse tema, preferindo conexões mais longas em detrimento das super curtas. Sugestões? Um abraço a todos!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Mingo, muito obrigado pelas suas palavras. Na verdade é que sua escolha não é fácil, porque a segunda a alternativa, a de uma espera de 9 horas, é terrível. Acreditamos que não seja um bom momento para ficar 9 horas dentro de um aeroporto. Se não houver nenhum atraso, e considerando que sua bagagem vai ser encaminhada até o destino final, você deveria poder completar a conexão no prazo de 1 hora e 45 minutos, sem muitos problemas. Não podemos escolher por você, mas se a gente tivesse que fazer essa escolha, provavelmente preferiríamos a conexão de 1 hora e 45 minutos. Abraço e muita sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima