O T4 de Barajas e seus dois terminais
O terminal mais moderno do aeroporto de Barajas em Madri (nome oficial, aeropuerto Adolfo Suárez Madrid-Barajas) é o T4. É nele que chegam os voos vindos do Brasil e operados pelas companhias aéreas Iberia e Latam. Veja nosso texto com informação sobre Barajas.
A denominação T4 pode trazer alguma confusão para os viajantes: na verdade o terminal T4 está formado por dois terminais separados. Pode ver na seguinte imagem a localização de cada um dos dois terminais, o T4, à esquerda, e o T4S (satélite), à direita.

1. O T4

É o maior e principal dos dois terminais, ponto de entrada para o T4 e o T4S.



Nele encontram-se os balcões de check-in e as esteiras de bagagem. É usado principalmente para voos dentro da União Europeia.
O metrô, o trem, os táxis e o ônibus que ligam os diferentes terminais do aeroporto chegam todos no T4. Aproveite para saber mais lendo nosso texto sobre como chegar no aeroporto de Madri.
2. O T4S (satélite)

O T4S é um terminal separado físicamente do T4 e usado principalmente para voos fora da União Europeia. Mas, fique atento, porque o T4S pode eventualmente ser usado para algum voo dentro da União Europeia.

No T4S também há lojas, cafés, portões de embarque e o controle de imigração para quem chega em voos vindos tanto de fora como da própria União Europeia.
3. Transporte entre o T4 e o T4S

A única forma de chegar no T4S é usando um trem subterrâneo que conecta o T4 com o T4S. É um transporte gratuito. Para chegar na estação do trem basta seguir as indicações espalhadas pelo aeroporto. A estação encontra-se no nível inferior tanto do T4 como do T4S. O trem circula com intervalos regulares de menos de 10 minutos.

A sinalização é ótima tanto no T4 quanto no T4S, há sempre um cartaz por perto indicando o caminho até seu portão de embarque. Conta até com sinalização no chão!
Como sei qual é o terminal do meu voo?

Confira sua passagem com atenção, nela aparece identificado o nome do terminal que será utilizado pelo seu voo, T4 ou T4S. Na dúvida, verifique também seu cartão de embarque e os painéis com informação dos voos, que estão espalhados pelos terminais.
Saindo do T4
Veja o passo a passo a ser seguido, caso seu voo utilize o T4.
- Chegue no terminal T4 do aeroporto (veja os detalhes no texto como chegar no aeroporto de Madri).
- Procure o balcão de check-in da sua companhia aérea.
- Passe pela área de segurança (sistema de raios X). Não deixe para passar por aqui no último minuto, as filas podem ser demoradas.
- Passe pelo controle de imigração de saída da Espanha.
- Siga as indicações que mostram o caminho até seu portão de embarque.
- Aguarde pela chamada e instruções de embarque no avião.
Saindo do T4S
Veja o passo a passo a ser seguido, caso seu voo parta do T4S.
- Chegue no terminal T4 do aeroporto (veja os detalhes no texto como chegar no aeroporto de Madri).
- Procure o balcão de check-in da sua companhia aérea.
- Passe pela área de segurança (sistema de raios X). Não deixe para passar por aqui no último minuto, as filas podem ser demoradas.
- Passe pelo controle de imigração de saída da Espanha.
- Siga as indicações que mostram o caminho até o trem que leva ao T4S.
- Embarque no trem que vai levar você ao T4S.
- Chegando no T4S, siga as indicações que mostram o caminho até seu portão de embarque.
- Aguarde pela chamada e instruções de embarque no avião.
Chegando no T4
- Saindo do avião, siga as indicações que mostram o caminho até a área de retirada da bagagem e a saída do aeroporto. Se você desembarcou no T4 muito provavelmente estará vindo de algum país dentro do espaço Schengen. Assim sendo não haverá um controle de imigração no T4.
- Procure o transporte da sua escolha para chegar em Madri (veja mais detalhes em como sair do aeroporto de Madri).
Chegando no T4S
- Saindo do avião, siga as indicações que mostram o caminho até o trem que leva ao T4.
- Passe pelo controle de imigração, ainda no T4S.
- Desça até o nível inferior do T4S para embarcar no trem que vai levar você ao T4.
- Chegando no T4, siga as indicações que mostram o caminho até a área de retirada da bagagem e a saída do aeroporto.
- Procure o transporte da sua escolha para chegar em Madri (veja mais detalhes em como sair do aeroporto de Madri).
Fazendo uma conexão entre o T4S e o T4
Pode ser que Madri seja somente seu ponto de entrada, vindo do Brasil, e que você siga viagem em algum voo com conexão, para outro destino na Espanha ou na Europa, sem sair do T4 do aeroporto de Barajas. O caminho que você deve percorrer é o seguinte:
- Saindo do avião, siga as indicações que mostram o caminho até o trem que leva ao T4.
- Passe pelo controle de imigração, ainda no T4S. Você vai passar pelo controle de imigração aqui porque é seu ponto de entrada na Europa
- Desça até o nível inferior do T4S para embarcar no trem que vai levar você ao T4.
- Chegando no T4, procure nos painéis informativos qual o número do portão de embarque do seu próximo voo. Se no Brasil você já tiver feito o check-in da sua bagagem até seu destino final, não precisa se preocupar com ela, suas malas serão transferidas para o avião que levará você ao aeroporto de destino.
- Embarque no avião!
Mais informação sobre Madri

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.
Veja também outros textos sobre Madri publicados no Espanha Total:
Prezados,
Primeiramente gostaria de agradecer o excepcional leque de informações ofertado de forma clara e generosa por vocês. Conheço e uso sites e blogs similares ao Espanha Total em meus deslocamentos, e o de vocês é certamente um dos melhores que já vi. Parabéns pelo incrível trabalho. A minha pergunta é sobre o tempo médio para uma conexão. Li atentamente o artigo referente a este tópico e uma dúvida permaneceu: Meu voo chegará pela Iberia ao T4S e meu voo de conexão (com bagagem já despachada até o destino) para Lisboa sairá do T4. Nesse caso caberia a sugestão de no mínimo 2 horas para uma conexão segura. Eu tenho duas opções pela Iberia: um voo de conexão com espera de 1 hora e 45 minutos (portanto inferior à marca segura de 2 horas) ou uma outra conexão com espera de 9 horas e 30 minutos (bastante longa). O que fazer nesse caso? Eu costumo ser bastante conservador nesse tema, preferindo conexões mais longas em detrimento das super curtas. Sugestões? Um abraço a todos!
Prezado Mingo, muito obrigado pelas suas palavras. Na verdade é que sua escolha não é fácil, porque a segunda a alternativa, a de uma espera de 9 horas, é terrível. Acreditamos que não seja um bom momento para ficar 9 horas dentro de um aeroporto. Se não houver nenhum atraso, e considerando que sua bagagem vai ser encaminhada até o destino final, você deveria poder completar a conexão no prazo de 1 hora e 45 minutos, sem muitos problemas. Não podemos escolher por você, mas se a gente tivesse que fazer essa escolha, provavelmente preferiríamos a conexão de 1 hora e 45 minutos. Abraço e muita sorte!
Uma conexão de 1h e 25 minutos da tempo fazer todo o percurso de imigração raio x e check in e não perder o voo?
Veja a resposta à sua dúvida aqui.