Menu

Zaragoza

zaragoza

Os destaques

Fundada pelo imperador romano César Augusto, Zaragoza foi ocupada durante séculos pelos árabes, que deixaram um rico legado histórico e artístico. Zaragoza é hoje uma cidade moderna que preserva um centro histórico repleto de construções seculares, pracinhas charmosas, ruazinhas estreitas e muita vida e animação.

Famosa pela silhueta inconfundível da Basílica del Pilar, um dos maiores e mais importantes templos marianos do mundo, Zaragoza conta também com três lindos monumentos considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Zaragoza é uma parada fácil e perfeita em qualquer viagem entre Madri e Barcelona.

Veja o texto onde explicamos nossas razões para fazer um pit-stop em Zaragoza e não perca o texto o que fazer em Zaragoza.

Quantos dias ficar

  • Estadia mínima: um dia.
  • Estadia bacana: dois dias.
  • Estadia ótima: dois dias.

Quando visitar

Zaragoza pode ser visitada o ano todo.

Zaragoza em um dia

Nosso Zaragoza em um dia apresenta uma descrição muito detalhada sobre o que lugares visitar em Zaragoza, com dois roteiros que percorrem os principais pontos de interesse turístico da cidade. Veja também o texto o que fazer em Zaragoza.

Zaragoza combina com…

É fácil combinar uma viagem para Zaragoza com os seguintes destinos na Península Ibérica:

Mais informação sobre Zaragoza

Zaragoza em um dia

Veja Zaragoza em um dia, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Zaragoza ao máximo durante um dia.

Hospedagem em Zaragoza

Veja nosso completo guia de hospedagem em Zaragoza. Nele você vai conhecer nossas dicas sobre a melhor região de Zaragoza para se hospedar, além de nossa seleção dos melhores hotéis de Zaragoza.

Consulte as ofertas de hospedagem em Zaragoza, oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.



Booking.com

167 comentários em “Zaragoza”

  1. Avatar

    Tony e Cecília, parabéns pelo ótimo trabalho! Descobri o Passaporte BCN e o Espanha Total há pouco tempo e estou devorando o conteúdo =) Obrigada pela gentileza de compartilhar tanto conteúdo bom com outros viajantes.

    Tenho duas dúvidas:

    1) Vocês indicam algum hotel ou região para se hospedar em Zaragoza?

    2) Estarei na Espanha em dez/2014 e no meu planejamento, por enquanto, estou pensando em ir para Zaragoza no dia 26/12 pela manhã e retornar para BCN (base da viagem) no dia 27/12 no final do dia. É uma boa data para conhecer a cidade?

    Obrigada pela atenção!

    1. Avatar

      Prezada Renata, desculpe a demora em responder sua consulta, estávamos viajando. Suas dúvidas:
      1) tente se hospedar no centro histórico (o “Casco Viejo” ou proximidades). Imaginamos que você já conheça nosso guia Zaragoza em um dia (somos especialistas em Zaragoza, moramos na cidade!). Ele contém dicas de hotéis na cidade. Se nas suas pesquisas você achar algum hotel interessante, aproveite para perguntar para a gente aqui na caixa de comentários e tentaremos ajudar.
      2) é uma boa data, sim. O centro vai estar lotadaço de “zaragozanos”, com uma atmosfera muito legal. Além disso, na frente da Basílica de El Pilar é instalado um presépio gigante muito bonito.
      Fique à vontade para tirar mais dúvidas sobre Zaragoza ou qualquer outro destino na Espanha.
      Abraço.

  2. Avatar

    Olá Tony,

    mais uma vez recorro a você.
    Vou realizar o pit stop em Zaragoza no trajeto entre Barcelona e Madrid.A estação de trem em Zaragoza possui guarda volume confiável para que possamos deixar as bagagens, enquanto visitamos a cidade durante o dia?
    obrigado novamente,

    abraços!

  3. Avatar

    Bom dia,

    Gostaria de saber se vocês recomendam a localização do Hotel San Jorge (Mayor, 4) e onde tem algum estacionamento próximo.

    Obrigada desde já, adoro o blog sobre Barcelona de vocês!

    1. Avatar

      Prezada Carol, o hotel, que é bastante simples, fica bem no centro histórico de Zaragoza, próximo de todas as atrações turísticas, em uma zona com muitos bares e restaurantes. A localização é ótima. O trânsito no pedaço é bem complicado, no seu caso vocês aproveitariam o estacionamento público da Plaza del Pilar, a entrada do estacionamento fica do lado de La Lonja, pode ver no mapa aqui. Se você estiver fazendo os roteiros do nosso Zaragoza em um dia, seu hotel vai ficar muito próximo do final do roteiro da tarde.
      Precisando tirar qualquer outra dúvida sobre Zaragoza, lembre-se que é a cidade onde moramos 🙂 Abraço.

        1. Avatar

          Prezada Carol, há pedaços do bairro de San Pablo que não são muito legais à noite, mas não há nenhuma região perigosa na cidade. Todos os lugares visitados nos nossos roteiros por Zaragoza são seguros. Abraço.

  4. Avatar

    Estaremos visitando Zagaroza em agosto/15, vindo de Barcelona de trem (2 malas médias). Ficaremos hospedados na Calle Coso 123 – Ibis. Gostaríamos da sua ajuda para descobrir qual o melhor meio de transporte da estação Delicias até o hotel. Pesquisando no site http://zaragoza.avanzagrupo.com/frm_esquemaparadas.php verificamos que teríamos de pegar 2 ônibus e caminhar um bom pedaço até o Hotel. Você saberia dizer quanto custaria o taxi entre a estação e o nosso hotel? Alguma taxa extra seria cobradas pelas 2 malas médias? Existe Tram em Zaragoza?
    Sem abusar da sua gentileza, mais uma dúvida: fizemos uma simulação para ir da Calle del Coso 123 até o Palacio de Congreso – Expo e verificamos que o melhor rota apresentada pelo site seria pegar os ônibus 21 ou 32 a partir da Calle San vicente Pau 3 e descer na parada 787-Madrid-Aljaferia, caminhar até o destino pela Av. de Pablo Gargallo. É isso mesmo? Você conhece uma maneira mais eficiente e que gaste menos tempo?
    Abs e Obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Elsa, pelo que interpretamos a partir do endereço do hotel que você forneceu, vocês não vão ficar no Ibis Zaragoza e sim no Ibis Styles Ramiro I. É um hotel de um nível superior ao Ibis e com uma localização muito boa. O taxi até o hotel deve custar por volta de 10€. Há um suplemento de 0,75€ pela utilização do porta-malas. Pode também chegar até a porta do hotel com uma combinação dos ônibus 34 e 32. É uma viagem bastante demorada. Veja os detalhes aqui.
      Existe uma linha de tram em Zaragoza, sem muito uso para quem está visitando a cidade à turismo. Veja Tranvía de Zaragoza.
      Vocês estão querendo ir no Palacio de Congresos por algum motivo especial (ele fica fechado se não há nenhum evento acontecendo no dia)? Ou estão querendo dar um passeio pela zona da Expo e o Parque del Agua? Abraço.

        1. Avatar

          Prezada Elsa, o teleférico está desativado há bastante tempo. Mas o passeio pela margem do rio, os antigos prédios da Expo e o Parque del Agua vale bastante a pena se você for ficar mais de um dia em Zaragoza. A forma mais simples de chegar na região da Expo é pegar o ônibus de número 35 próximo do seu hotel e fazer baldeação para o ônibus da linha 23. Veja o caminho aqui. Se vocês quiserem informações atualizadas de Zaragoza, aproveite nosso guia Zaragoza em um dia, somos especialistas em Zaragoza, é nossa cidade! Abraço.

  5. Avatar

    Ola Tony!

    vou me redirecionou para cá, do passaporte BCN.

    Vou estar em Zaragoza de 13 a 15 de julho. Reservei o Hotel Venecia. Conheçe . é bom ?
    Indicaria algum outro ?

    Obrigada
    Juliana

      1. Avatar

        Prezada Juliana, conhecemos o Hotel Avenida, uma amiga brasileira ficou hospedada lá. É um hotel simples e correto com uma excelente localização para percorrer Zaragoza a pé. No nosso Zaragoza em um dia temos várias indicações de hotéis, mas em termos de localização, o Avenida está ótimo. Se você achar outro hotel e quiser consultar com a gente, aproveite esta caixa de comentários para tirar suas dúvidas sobre Zaragoza. Abraço.

  6. Avatar

    Olá Tony, parabens pelo site, é Fantastico .. Vou fazer um stop Zaragoza via trem bala de Barcelona á Madri em 12/10 e gostaria de dicas e sugestóes de horario para compras dos bilhetes do Trem de saida de Barcelona á Zaragoza e saide de Zaragoza a Madri , para ter tempo de aproveitar a cidade de Zaragoza.abraços e obrigado.

    1. Avatar

      Prezado Emerson, se você não vai dormir em Zaragoza, pegue um trem cedo de manhã para viajar até Zaragoza e um trem no final do dia para continuar até Madri. Preste muita atenção porque o 12 de outubro é o dia mais importante do ano em Zaragoza, é o dia de El Pilar. O centro todo da cidade vai estar interditado ao trânsito porque nesse dia acontece uma gigantesca (e lindíssima) oferenda de flores, com a participação de 400.000 pessoas vestidas com roupas típicas. Vale a pena acompanhar a festa, mas saiba que a cidade vai estar megalotada, especialmente na parte antiga. Abraço.

  7. Avatar

    Estimado Tony, tal cual te comenté por otro medio querría saber si vale la pena un paseo en el mismo día a Zaragoza, yendo desde Barcelona.
    En caso afirmativo adquiriría tu guía Zaragoza, y sino buscaré otro paseo para el cual escucho sugerencias.
    Gracias!

    1. Avatar

      Prezado Luis, adoramos receber leitores de países da América Latina aqui no site, seja bem-vindo. Se você não se incomodar, vamos responder sua consulta em português, o idioma do site, tudo bem?
      Como Zaragoza fica entre Madri e Barcelona, é uma parada perfeita em qualquer percurso entre as duas cidades. Todas as pessoas que visitam Zaragoza se surpreendem ao descobrir uma cidade sobre a qual sabiam pouco e que contém várias atrações muito interessantes. Um dia em Zaragoza é suficiente para conhecer o básico da cidade. E ainda conta com a vantagem de uma hotelaria mais econômica que a de outras cidades da Espanha. Se você quiser consultar sobre seu roteiro aqui, podemos ver como encaixar Zaragoza melhor nele. Abraço.

      1. Avatar

        Finalmente fiz minha segunda compra: “Zaragoza em um dia”. Sensacional!
        Vou seguir o seu conselho e escreber em “Roteiros”.
        Desculpas a todos por ter escrito em espanhol, mas meu português é muito ruim, felizmente entendo muito bem o que vocês escrevem.
        Abraço Tony

        1. Avatar

          Prezado Luis, dá para entender seu português perfeitamente! Mas se você quiser escrever em espanhol, não tem problema. Tenho certeza que vocês vão adorar Zaragoza. Abraço.

  8. Avatar
    Maria Luiza B.Moretti

    Olá Tony Estou tentando montar um roteiro para Espanha e Portugal ,passando por Santiago de Compostela ,em 15 dias e na Espanha usar o trem bala para as principais cidades(Madri Barcelona Saragoza e Cordoba ou Valencia) Me de uma ajuda nesse roteiro..perdida estou.. quero priorizar o melhor de tudo e tenho outra pergunta E possivel ir de Saragoza à Lourdes(frança)?e depois queremos encaixar mais uma semana na Italia (antes ou depois para conhecermos melhor a Toscana e Milão)confuso Muita Coisa? Ah temos 60 anos eu e meu marido e adoramos andar e conhecer tudo de manha até tarde da noite. Parabens Conheci o Europa Total agora e já estou usando.Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Beatriz, o Hotel Catalonia El Pilar está na seleção de 10 hotéis que fizemos para nosso Zaragoza em um dia. Veja a descrição: “Hotel localizado em um palácio modernista de 1903, que foi reabilitado para ser utilizado como hotel. A fachada, os elevadores e as escadas ainda mantém a decoração modernista original, que convive com quartos modernos. Sua localização é ótima, em uma praça muito bonita do centro histórico.” Já o Meliá Zaragoza é um dos hotéis clássicos de Zaragoza, com um alto padrão e em uma localização boa. Se tivermos que escolher, iríamos de Catalonia El Pilar pela sua localização. Abraço.

  9. Avatar

    Obrigada pela rápida resposta Tony!
    Acompanho suas dicas tanto pelo Passaportebcn quanto aqui no Espanhatotal, e são ótimas!
    Os textos são claros, bem escritos e super úteis! Parabéns!
    Comprei o guia Zaragoza em um Dia, acho que vai ajudar bastante.

    Obrigada mais uma vez pela ajuda.

    Abraços.

  10. Avatar

    Prezado Tony,
    Chegaremos em Zaragoza no dia 18 de janeiro, com 11 pessoas, vindo de Madrid.
    Vamos de ônibus pela Alsa, chegaremos em Zaragoza as 14:45h na Estação Delicias.
    Qual o melhor meio de transfer para o hotel? Pretendemos ficar no Melia Zaragoza.
    Obrigada,

    1. Avatar

      Prezada Ithamara, é possível chegar próximo do hotel usando o ônibus 51 ou 52. Mas considerando o número de pessoas, e o fato de que vocês muito provavelmente vão estar viajando com bagagem, o mais fácil seria pegar três táxis, não devem sair por mais de 10€ cada um. Nosso guia Zaragoza em um dia contém um roteiro perfeito para aproveitar Zaragoza ao máximo, além de informações sobre a cidade. Abraço.

  11. Avatar

    Bom dia Tony e Cecilia, vi num post um comentário da Cecilia do Centro de Oportunidades do El Corte Inglês em Zaragoza. Estaremos hospedados no Meliá é próximo? E que daria só para chegar de carro, teria ônibus também? Abraços

  12. Avatar

    Bena, infelizmente o outlet de El Corte Inglés em Zaragoza fica fora da cidade, para chegar até lá, só de carro ou de táxi. Fica no Centro Comercial Plaza Imperial. Veja a localização aqui. Abraço.

  13. Avatar

    Olá, Tony !!
    Meu marido e eu, pensamos e repensamos sobre fazer um bate-volta à Zaragoza, a partir de Madri, na Semana Santa.
    De tanto ler seus comentários, pensamos: não sabemos quando teremos outra oportunidade de está em Zaragoza em período tão forte. Então temos que aproveitar!!
    Por isso, decidimos passar uma noite por lá (Nuevo Hotel Maza), chegando na Quinta, às 11h45 e partindo na Sexta, às 17h43.
    Já adquirimos o seu Guia Zaragoza em Um Dia e agora pedimos sua ajuda para usá-lo da melhor forma, uma vez que não sabemos o que será possível visitar em meio à todas Celebrações e Procissões.
    Aliás, tendo saído a programação da Semana Santa, também peço dicas sobre o que é considerado imperdível.
    Grata!!

    1. Avatar

      Olá de novo, Carla. O hotel da sua escolha em Zaragoza está muitíssimo bem localizado. Façam o seguinte.
      – no dia da sua chegada, completem o roteiro da tarde que, olha só que beleza, começa bem na frente do seu hotel. Aproveitem para fazer seu almoço nos lugares indicados no final do roteiro da manhã (ficam a 5 minutos do seu hotel). No passeio da tarde vocês podem até cruzar com alguma procissão, mas deveria ser tranquilo. A noite é cheia de procissões, todas elas cortam as ruas da parte histórica de Zaragoza. Nossa recomendação (pode ser necessário encurtar o final do roteiro da tarde) é que vocês tentem ver a saída da “Procesión del Descendimiento”. Ela sai às 20:00 da Igreja de Santa Isabel de Portugal (ponto 7 do roteiro da manhã; fica a menos de 15 minutos a pé do final do roteiro da tarde). Para a gente, é um momento espetacular e emocionante, muito muito lindo. Mas para conseguir pegar um lugar decente seria necessário estar na frente da igreja um mínimo de uma hora antes (às 19:00). A saída é demorada, são cantadas várias “jotas” (músicas típicas de Aragão) e depois vocês vão enlouquecer com o som da percusão, que penetra até a alma. Com a saída da procissão finalizada, se vocês voltarem na Plaza del Pilar, é muito provável que vejam outras procissões no pedaço.
      – no segundo dia, completem o roteiro da manhã que, beleza de novo, termina na porta do seu hotel. Há uma importante procissão saindo da Igreja de Santa Isabel de Portugal (de novo) às 12:00h, que pode atrapalhar um pouco o roteiro, ou brindar a chance de ver uma procissão diferente, esta vez durante o dia. Como vocês contam com bastante tempo, podem ficar para ver a saída da procissão e depois continuar seu roteiro da manhã. A partir das 16:00h a cidade começa a se mobilizar para a grande Procesión del Santo Entierro, que vocês não vão conseguir ver (mas já terão visto bastante!). Tomem cuidado para as alterações no trânsito não atrassar sua ida até a estação do trem-bala.
      Precisando de outros esclarecimentos, já sabem onde perguntar! Abraço.

  14. Avatar

    Obrigada, Tony!!!
    Espero não está batendo o recorde de perguntas… rsrs
    Mas é um grande consolo saber que temos vcs para esclarecer nossa dúvidas!!
    Grande Abraço!!!

    1. Avatar

      Você não está batendo o recorde, não, e adoramos ajudar nossos leitores. Aliás, sobre seu programa, como na quinta-feira vocês vão chegar cedo, aproveitem para almoçar o antes possível (se os restaurantes ainda não estiverem servindo o almoço, por ser muito cedo, sempre vai ser possível almoçar beliscando tira-gostos) para completar sem problemas o roteiro da tarde. Abraço.

      1. Avatar

        Tony e Cecília, GRATIDÃO!!
        Nossa estádia em Zaragoza foi perfeita.
        Zaragoza é linda e presenciar a saída da “Procesión del Descendimiento” foi muito emocionante.
        Termos ido na quinta foi providencial. Pois, apesar do frio, o dia estava lindo, possibilitando seguir o roteiro, com vistas lindas e com o “bônus” de cruzar com as procissões.
        ¡Muchas Gracías!
        Abraços,

          1. Avatar

            Então, vocês devem ter gostado das Migas! Sempre levamos as visitas para lá, nem todo mundo ama, mas achamos um lugar simpático com comida típica da região. Abraço.

        1. Avatar

          Prezados, desculpem a demora em responder, ficamos quatro dias em Valência. Foi uma Quinta-feira Santa fantástica, adoramos a experiência e ficamos muito felizes ao saber que para vocês também foi um dia fantástico. Grande abraço para os dois!

        2. Avatar

          Carla e Edmar, foi um prazer poder compartilhar um pouco das belezas de Zaragoza com vocês, ainda mais em uma data tão especial como a Semana Santa. A cidade estava mais viva que nunca e as surpresas nos esperavam em cada esquina. Ficamos muito felizes quando encontramos leitores dispostos a apreciar o melhor que uma cidade tem para oferecer, sem presa, com interesse, com disposição para provar novos sabores, tentando entrar na alma da cidade. Um forte abraço para vocês e até uma próxima!

  15. Avatar

    Olá, Tony!

    Talvez haja a oportunidade de eu morar em Zaragoza por um tempo. Qual sua opinião sobre morar em Zaragoza? É uma boa cidade quanto ao custo de vida e a segurança se comparada a cidades maiores (como Madrid e Barcelona)?

    Perdoe-me por perguntar algo não relacionado a informações turísticas..rsrs

    Abs!

    1. Avatar

      Prezado Henrique, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Moramos em Zaragoza, que é uma cidade que para a gente oferece uma ótima qualidade de vida. Abraço.

  16. Avatar

    Estimado Tony,

    Parabéns pelo fantástico Site, está me ajudando demais, além de ser um aprendizado, tanto na elaboração dos roteiros, como no estímulo para ler sobre a história deste país que me encanta cada vez mais.
    A minha dúvida se refere ao uso dos Roteiros que comprarei, baixarei no Ipad e comprarei um chip? Por favor, esclareça sobre o assunto.
    Abs

    1. Avatar

      Prezada Heloísa, bem-vinda ao Espanha Total. Os roteiros são livros eletrônicos no formato PDF. Você vai poder copiar no seu iPad e seu smartphone se tiver também, além de poder consultá-los no seu computador. Não precisa estar conectada à internet para consultar os roteiros. Abraço.

  17. Avatar

    Caro Tony, aqui estou eu perguntando novamente. Entrei no site da Renfe para adquirir os tickets de Barcelona (28/05) consegui, mas ao tentar adquirir os tickets para Madri aparece esta informação:”Para el trayecto de IDA no existe conexión directa o este tren no circula en la fecha solicitada”.
    Abraços

  18. Avatar

    Tony,
    Boa noite!

    Encantado com um arquivo pps que acabara de ver, resolvi saber mais sobre Zaragoza, tendo encontrado o guia de viagens perfeito no site que você criou para informar sobre a cidade. Já estive em Zaragoza uma vez e agora vejo quanto deixei de ver e apreciar nessa bela cidade de tradições católicas convivendo com a cultura mourisca de suas construções e tradições. Parabéns! Numa próxima viagem, você será meu guia. Até lá.
    Abraços
    José Carlos

  19. Avatar

    Tony,estaremos na europa em março. Gostaria de saber o que fica melhor para nós, saindo de Santiago de Compostela, fazendo uma parada em Zaragoza e em seguida, Barcelona. Trem ou avião? Sabe dizer se idoso tem desconto nos bilhetes de trens?

    1. Avatar

      Prezado José, não existe um transporte rápido entre Santiago de Compostela e Zaragoza, o trem directo menos demorado leva quase 11 horas para percorrer a distância que separa as duas cidades, uma loucura! O melhor no seu caso seria voar de Santiago de Compostela a Barcelona para depois chegar em Zaragoza de trem-bala. Há descontos para idosos que possuam a “Tarjeta Dorada” (um cartão previamente fornecido pela RENFE). No seu caso, não compensa. Às vezes, a tarifa cheia para idoso é mais cara que a tarifa promocional geral. Abraço.

  20. Avatar

    Tony, boa noite.
    Já me comuniquei com vocês no Passaporte BCN sobre os roteiros em Barcelona. Como mencionei lá, compramos o Guia de Zaragoza em 1 dia e estamos ansiosos pela visita.
    Gostaria apenas que me confirmasse uma informação. Estou planejando ir a Zaragoza na 6ª feira (11/03). Pelo que entendi do site do Palacio de la Aljafería, conforme aviso no guia, nesse dia não há sessão parlamentar e a visita é permitida. É isso mesmo?
    Mais uma vez agradeço.
    Abçs

    1. Avatar

      Prezada Elizabeth, sexta-feira é dia de sessão parlamentar, quando o palácio não pode ser visitado (pode ver as informações aqui). Como informado no site, estas não acontecem toda sexta-feira. A agenda da semana da sua visita ainda não for divulgada (pode conferí-la aqui). Se você quiser ter certeza, consulte a gente na semana da sua viagem para Zaragoza e daremos uma nova conferida. Abraço.

      1. Avatar

        Prezado Tony, bom dia. Parto para Barcelona amanhã. Penso em visitar Zaragoza na 6ª feira (11/03). Você poderia dar uma conferida para mim se haverá sessão parlamentar nesse dia. Mais uma vez, obrigada.

        1. Avatar

          Prezada Elizabeth, pela agenda do parlamento regional, na sexta unicamente há uma reunião de uma comissão, que não é a mesma coisa que uma sessão parlamentar. Entendemos que a visita ao palácio deve acontecer normalmente. O que você poderia fazer é, logo depois de chegar em Zaragoza, ir até um escritório de turismo (tem um na estação de trem) para confirmar esta informação antes de ir até a Aljafería. Abraço.

  21. Avatar

    Ola’ Tony,gostaria de lhe perguntar se a cidade de Zaragoza è tranquila para se morar.
    Estou querendo comprar um apartamentinho ai mais ou menos perto da igreja Pilar .
    E gostaria de saber se possivel ,se conseguiria alugar o apartamento por temporada
    as vezes que eu nao estarei ai .
    Estive em Zaragoza em 2011 por 3 dias e adorei a cidade !
    Por isso estou na duvida dai’ ou de Valencia que tambem adoro!
    Muito obrigada e tudo de bom para voce !

    1. Avatar

      Prezada Desiene, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Abraço.

  22. Avatar

    Boa noite Tony…olha eu aqui novamente rsrsrsrsr. Achei pouca diferença no preço de Barcelona- Zaragoza e de Barcelona Madri. Tem que necessariamente comprar separadas as passagens do trem? Valeu!

    1. Avatar

      Giorgia, ficamos surpresos com seu comentário, para quando é que você está pesquisando as passagens? O preço do Barcelona-Zaragoza deveria ser mais barato que o preço do Barcelona-Madri, até porque a distância é a metade. Se você quiser visitar Zaragoza, deve comprar os trechos separadamente, sendo que as passagens do trem-bala não permitem realizar paradas no caminho. Abraço.

  23. Avatar

    Olá Tony!

    Estou indo para Zaragoza agora em maio, vou ficar no Hostel El comendador, gostaria de saber sobre andar na cidade a pé, gosto muito de andar para observar coisas mais naturais e do dia a dia dos cidadãos, gostaria de saber se você tem alguma dica a respeito e questão de lugares a evitar e td mais.
    Fiquei com uma dúvida a respeito do Parque del Aguas, ele esta aberto a visitação?So é possivel chegar de onibus? Qual onibus? Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Camila, seu hostel fica na parte antiga da cidade, não muito longe do centro histórico. Não há lugares a serem evitados em Zaragoza, que é uma cidade bastante segura. Porém, não recomendamos entrar no bairro de San Pablo, na frente do seu hostel, à noite. A cidade é perfeita para ser percorrida a pé, aliás, os roteiros do nosso Zaragoza em um dia são todos completados a pé. No guia você vai encontrar dicas completas das atrações turísticas de Zaragoza que você não pode perder. Com dicas inclusive do Parque del Agua e o Recinto de la Expo 2008. Pode chegar lá usando os ônibus Ci1, Ci2 e 23. Ou inclusive a pé, se gostar de caminhar. Abraço.

  24. Avatar

    Oi Tony,

    Obrigada pelo auxílio (nos outros posts) pelo esclarecimento das duvidas que vão surgindo quando a gente organiza nossa viagem a Espanha! Vocês são demais! Bom, eu aqui novamente… Pois é, gostaria de (mais) uma informação:
    Na estação de ônibus de Zaragoza tem guarda volumes? Pretendo ir no dia 03/11 pra lá, passar o dia, conhecer a cidade, ir aos bares a noite para “tapear” e depois seguir viagem (de madrugada) para Barcelona (chegando na capital da Catalunha bem cedinho).

    Desde já agradeço pela atenção!

    Um abraço,
    Ariadne.

    1. Avatar

      Prezada Ariadne, a estação de ônibus de Zaragoza, que está integrada com a estação do trem-bala, conta com guarda-volumes. Nosso Zaragoza em um dia vai levar você por todos os lugares mais importantes de Zaragoza com paradas, ao longo do caminho, nos nossos bares de tapas prediletos da cidade. Tudo integrado em um ótimo roteiro. Abraço.

  25. Avatar

    Tony. Bom dia. Mais um vez venho me socorrer aqui. Seus Guias são excelentes e estão nos ajudando muito. Fiz reserva pelo Booking para o Catalonia El Pilar, seguindo suas indicações. Vou estar com esposa e 2 crianças. Vimos que os quartos acomodam 2 pessoas. Vc sabe se existem quartos conjugados (juntos)?? Será que um email ao Hotel e nos colocam em quartos juntos, próximos??? Obrigado, novamente, pela atenção.

    1. Avatar

      Prezado Marcelo, na grande maioria da hotelaria mundial, a seleção dos quartos é feita no momento do check-in em função da disponibilidade nesse momento. Mas pode tentar encaminhar um email para o hotel, sim! A localização do hotel é ótima para percorrer Zaragoza. Abraço.

  26. Avatar

    Tony e Cecilia,
    Estarei indo para a Europa dia 12/11 e chego em Madrid no dia 15/11 as 14:25 e volto de Barcelona no dia 23/11 as 20:20. O trajeto Madrid x Barcelona farei de trem e basicamente separei quatro dias completos em Madrid e 3 dias e meio em Barcelona. Queria fazer bate-volta em Toledo e Montserrat, mas lendo suas considerações sobre Zaragoza fiquei em dúvida. Minha questão é a seguinte: estarei viajando com a minha sogra idosa, ela anda bem lentamente e confesso que estou com receio de ir à Toledo (apesar de ser fissurada pela cidade). Nessas condições acha que ela se cansara menos em Zaragoza ?

    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Juliana, seja bem-vinda ao Espanha Total. Entendemos muito bem sua dúvida, Toledo é realmente uma cidade espetacular, mas pode acabar sendo um martírio para sua sogra, sendo que conta com muitas subidas, ruas estreitas e calçamento irregular. Zaragoza é plana, do ponto de vista da mobilidade será uma cidade muito menos cansativa que Toledo. Os roteiros do nosso Zaragoza em um dia são bem tranquilos. Considere dormir em Zaragoza à caminho de Barcelona, a hospedagem na cidade é muito mais em conta que em Madri ou Barcelona. Abraço.

  27. Avatar

    Bom dia!
    Estou encantada com o site e com o modo como vcs respondem as nossas dúvidas. Será que vc poderia me ajudar com algumas questões?
    Tony, estou querendo ir à Zaragoza no final de abril, inicio de maio para passar duas noites. Como tenho um bebe que estará com 1 aninho de idade, acho que o melhor seria ficar em um apartamento. Poderia me indicar algum que vc conheça?
    Depois seguiremos para Barcelona. Ja comecei a ler o passaporte BCN. Vc conhece o Izaka Apartments Passeig de Gracia – Diagonal? Saberia me dizer se ele fica em um bom local e se é um bom apartemento para se hospedar com um neném?

  28. Avatar

    Olá Tony!
    Muito obrigada pela dica dos apartamentos.
    Com relação a Barcelona, tentei deixar as minhas perguntas no passaporte BCN, mas ao tentar enviá-las, aparece um aviso dizendo que tal pergunta já existe.
    Como posso fazer esta consulta?
    Desde já agradeço a sua atenção!

    1. Avatar

      Daniela, sua consulta apareceu publicada corretamente, e acabamos de respondê-la aqui. Você deve ter tentado deixar sua consulta duplicada e por isso apareceu a mensagem de erro. Abraço.

  29. Avatar

    Boa noite,
    me chamo Ítalo Siqueira, tenho 23 anos, e estou interessado em sair do Brasil e morar, estudar e trabalhar em Zaragoza na Espanha. Não tenho parentes no País, e estou tentando arrumar meu currículo para enviar para algumas empresas que vi em uns sites.
    Poderia me ajudar com algumas informações?
    Serie grato desde já!

    1. Avatar

      Prezado, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Obrigado.

  30. Avatar

    Olá!
    No final de Outubro sairei de Madri em direção a Barcelona e estou pensando em passar o domingo em Zaragova, seguindo viagem a Barcelona no dia seguinte. Domingo é um bom dia para conhecer a cidade ou a maioria dos lugares estarão fechados?

  31. Avatar

    Obrigada pela rapidez nas respostas. Meu marido e eu Chegaremos em Madri dia 28/10 às 12:50 hs e retornaremos ao Brasil dia 07/11 às 22:00 hs. Tenho muitas dúvidas sobre quais seriam as melhores cidades para conhecer. A única certeza que tenho é que vamos passar alguns dias em Barcelona. Gostamos muito de andar e detestamos lugares quentes. O senhor poderia nos indicar quais cidades são mais românticas? Já li praticamente todos os artigos deste site, mas não consigo decidir para onde ir. Obrigada.

  32. Avatar

    Olá, Tony. Mais uma vez aqui recorrendo a vocês (esse site e o Passaporte BCN viraram minha leitura exclusiva dos últimos dias hehehe)
    Tenho 10 dias de Espanha (oito porque desconto dia de chegada e de partida por se resumirem a aeroporto/avião). Meu foco vai ser Madrid (porque pretendo voltar em breve com mais calma pra conhecer Barcelona como se deve). Chego em Madrid dia 15/11, dia 18 tem bate-volta em Toledo e dia 19 em Ávila. Dia 21 parto pra Barcelona, retornando dia 23 (meu vôo de volta pro Brasil sai às 18h). Queria muito encaixar Zaragoza nesse trecho Madrid-Barcelona, mas aí eu sairia de Zaragoza por volta das 14:50 pra não chegar tão tarde em Barcelona. Você acha que vale a pena?

    1. Avatar

      Olá de novo, Daniela. Se você conta unicamente com meio dia para visitar Zaragoza, então não vale a pena. Nosso Zaragoza em um dia conta com dois roteiros de meio dia. Você poderia completar um deles, mas seria bobagem, pois ficaria sem ver a metade dos lugares de interesse de Zaragoza. Achamos que valeria a pena chegar cedo em Zaragoza e ficar até o fim do dia para continuar viagem até Barcelona, ou inclusive passar uma noite na cidade. Neste caso, daria para chegar próximo do horário do almoço e ficar até a metade do dia seguinte. De trem-bala, é pouco mais de 1 hora e meia de viagem. Zaragoza é muito legal. Abraço.

  33. Avatar

    Tony,
    Somos em duas, e gostaria de passar o dia em Zaragoza ao voltar de Barcelona para Madri, mas estou com dificuldades de encontrar um carro para alugar por menos de 200 reais, sendo que o carro seria alugado de manhã num lugar e devolvido na noite do mesmo dia em outro.

    Também estou com dificuldades para entender os custos extras das entrelinhas como “tarifa de trajeto único”; além dos limites de km impostos, que complicaria no caso de querermos ir de Madrid, passando por Toledo, Valência até Barcelona.

    Alías, uma postagem só sobre aluguel de carros na Espanha, com esses pormenores, seria super bem vinda 🙂

    Muito obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Pri, esse texto que você está procurando no site já existe: dicas para alugar um carro na Espanha, que forma parte do nosso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre dirigir na Espanha. Se você aluga o carro em uma cidade e retorná-lo em outra vai pagar uma taxa extra que às vezes deixa muito mais caro o aluguel. Para visitar Zaragoza, não há a mais mínima dúvida, o trem-bala é a melhor opção. De carro vocês vão demorar muito mais e ainda terão que pagar um pedágio caro entre Barcelona e Zaragoza, pois a rodovia gratuita não é duplicada e tem trânsito pesado de caminhões; nunca utilizamos por ser bem perigosa. Abraço.

      1. Avatar

        Tony. A estação de trem (Delicias) é próxima ao Hotel Catalonia?? O melhor meio para chegar até ele é de taxi?? Estaremos em 4 pessoas (casal e duas crianças). Obrigado, mais uma vez.
        Marcelo

  34. Avatar

    Boa noite Tony! Estou indo morar em Zaragoza por 1 ano para realizar parte do meu doutorado na Universidade de Zaragoza – Campus Río Ebro. Gostaria de uma ajuda em relação de um bom bairro(s) para alugar um apartamento? Já que você é um especialista em Zaragoza.

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,

    1. Avatar

      Prezada Tellys, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Para não deixar você sem nada, o Campus Río Ebro fica em um extremo da cidade, escolha um endereço ao longo das linhas de ônibus que levam até o Campus. Abraço.

  35. Avatar

    Olá Tony,
    Vamos seguir a sugestão de vcs e passar o dia em ZAZ no caminho de BCN a MAD.
    Será em março, numa sexta-feira, e coincidiu ser data de aniversário de casamento.
    O trem parte às 19h00, então queríamos saber se é possível dar algumas dicas para almoçar e/ou “café” à tarde, para relaxar um pouco nesse dia especial e sentir o clima da cidade.
    Obrigado.

    1. Avatar

      Prezado Rodrigo, que ótimo, Zaragoza é uma cidade muito legal. Gostamos bastante do restaurante Paladú, com um “menú del día” bastante legal, e que fica no centro gastronômico Puerta Cinegia, no coração da cidade, na Plaza España. No nosso Zaragoza em um dia, que está desenhado para quem vai fazer um pit-stop em Zaragoza, indicamos também nossos bares e restaurantes prediletos no centro histórico de Zaragoza. Abraço.

  36. Avatar

    Olá Tony. Agora chegou a vez de pedir dicas para nosso roteiro de 1 dia em Zaragoza.
    Chegamos em Zaragoza dia 20/04 (quinta feira) as 10:17 (de trem)
    Vamos deixar as malas no hotel (Catalonia El Pilar) e começar nosso roteiro.
    Como não vamos conseguir começar muito cedo, acredito que não de tempo de fazer o roteiro completo. Pensei em pular o Palacio de la Aljafería, pois como nossa visita cai na quinta feira pode ser que tenha sessão no parlamento e não seja possível visita-lo. o que você sugere.
    Queria dicas para aperfeiçoar nosso roteiro, sendo que partimos de Zaragoza no dia 21 (sexta feira) as 10:20. Obrigada!!!

    1. Avatar

      Olá Manuela. Seria uma pena pular o Palácio de la Aljafería, mas ele vai atrapalhar bastante seu roteiro pela cidade. Pule os pontos 1 e 2 do roteiro da manhã e comece seu passeio pelo ponto 3 (Mercado Central), que fica muito próximo do seu hotel (está muito bem localizado). Desse jeito, vocês poderão completar os dois roteiros do guia tranquilamente. O dia da partida, não há tempo para muita coisa. Abraço.

  37. Avatar

    Salve Tony, muito bacana suas informações. Minha dúvida é a seguinte. Vou rodar com minha esposa 7 dias pelos Pirineus, a partir de Barcelona. Na sequencia vou para Madri, sem voltar por Barcelona. Pretendo deixar o carro em Zaragoza e ir de trem para Madri. Já que vamos estar nessa bela cidade resolvemos ficar por ai um dia. Qual antecedência devo comprar o bilhete do trem para Madri? Pergunto isso pois não sei o dia exato que vou chegar em Zaragoza. Qual a melhor zona da cidade para ficarmos hospedados considerando apenas um dia de estadia? Desde já obrigado.

    1. Avatar

      Prezados Ivan e Silva, sejam bem-vindos ao Espanha Total. Vejam o texto Quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala, que forma parte do nosso extenso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha.
      Em Zaragoza, fiquem hospedados próximos do centro histórico (chamado de “Casco Viejo”). No nosso Zaragoza em um dia colocamos dicas de 10 hotéis que a gente indica. Se vocês acharem um hotel que pisque para vocês e quiserem saber nossa opinião, aproveitem para perguntar aqui. Abraço.

  38. Avatar

    Aproveito também para perguntar se você tem algum adica imperdível pelos Pirineus? Ordesa, Aigüestortes… algum lugar que não podemos deixar de conhecer? adoramos trilhas.

    1. Avatar

      Como sua consulta foge do assunto do presente texto, que é a cidade de Zaragoza, vamos pedir que vocês aproveitem nossa consultoria de roteiros para deixar sua pergunta (leia o texto com atenção para entender como funciona a consultoria). Amamos os Pirineus, lugar que conhecemos muito bem e que, infelizmente, e pouco visitado pelos brasileiros! Abraço.

  39. Avatar

    Olá novamente Tony,
    Estou bastante confusa sobre a hospedagem em Zaragoza, não sei em qual hotel ficar… Ficarei apenas 1 noite e chegarei à cidade de trem bala vindo de Madrid.
    Estou de olho no Hotel Rio Arga, Hotel Hispania, Hotel Don Jaime 54, Nuevo Hotel Maza e no Hotel Avenida. Qual deles você preferiria?
    Muito obrigada pela ajuda!

      1. Avatar

        Oi novamente Tony,
        Resolvemos nos hospedar no Hotel Avenida, mas como faço para chegar no hotel? Posso pegar o ônibus 34 na estação Delicias ou tem outra forma mais fácil?
        Abraço

        1. Avatar

          Andrea, existe uma forma mais fácil de chegar no seu hotel, que é o táxi. Caso contrário, o ônibus 34 é a outra alternativa de transporte. Abraço.

  40. Avatar

    Olá Tony
    Tudo bem?

    Como já informei anteriormente, estamos indo para Espanha em Setembro. Estou fechando o roteiro por Zaragoza, gostaria de saber se os ingressos devem ser comprados antes, Palacio de La Aljaferia, Teatro Romano, Torre Del Pilar e Catedral del Salvador.

    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Denise, no caso de Zaragoza, você não precisa comprar nenhum ingresso antecipadamente. Só precisa conferir se o Palacio de la Aljafería vai estar aberto no dia da sua visita. Se você quiser que a gente confira para você, deixe uma nova mensagem por aqui. Abraço.

  41. Avatar

    Oi Tony
    Obrigada pelo pronto retorno de sempre. 😉
    Gostaria sim, será no dia 14/09, se puder conferir agradeço.
    Outra coisa, apesar de ler suas indicações no guia e ver opniões no Booking, ainda estou na dúvida nos hoteis, se puder dar mais uma ajuda agradeço. Estamos na dúvida entre o NH Ciudad de Zaragoza e o Pilar Plaza.
    O Catalonia El Pilar li algumas observações que a praça a noite não é muito legal e que no hotel algumas pessoas sentiram cheiro de esgoto.
    Abraço

    1. Avatar

      Olá de novo, Denise. Sempre que possível, gostamos de responder rapidamente as consultas dos nossos leitores! O Catalonia El Pilar, que é um bom hotel, fica próximo de uma região com muitos bares e agito, especialmente no final de semana. Nunca sentimos cheiro de esgoto na região, pode ter sido um problema pontual.
      O NH Ciudad de Zaragoza conta com uma localização muito bonita, do lado do Ebro, o grande rio de Zaragoza, e da muralha romana. Já o Pilar Plaza está na própria Plaza del Pilar, uma das praças mais bonitas da Europa, bem de frente para a grandiosa basílica de El Pilar. Ambos hotéis contam com um padrão ótimo, e você não vai errar seja qual for sua escolha. Como o Pilar Plaza fica em uma zona reservada para pedestres, o acesso usando o transporte público é mais complicado. A distância entre os dois hotéis é de menos de 10 minutos a pé. Abraço.

  42. Avatar

    Oi Tony
    Simmm, vocês são muito prestativos. Agradeço.
    Daqui pra frente vou aproveitar muito a ajuda de vocês, estou fechando os roteiros e passeios.
    Olhando as fotos e o local do Hotel Pilar Plaza foi o que mais gostamos, mas não tinha pensado sobre o transporte, você tem razão.
    Bem, gostamos muito de caminhar e vendo os roteiros acreditamos, a principio, que o unico transporte que vamos precisar utilizar será o taxi da Estacio Delicias até o hotel e vice versa, você sabe me informar a rua mais próxima do hotel, que o taxi pode chegar? Para que eu veja o trajeto á pé estando com uma mala pequena e uma média.
    Abraço

    1. Avatar

      Denise, para evitar um grande vira-vira, você poderia pedir para o taxista deixar vocês justo atrás da Basílica de El Pilar, entre o templo e o río. Essa vai ser a corrida mais rápida e descomplicada. Vocês vão ter que caminhar cinco minutos até o hotel, por uma zona reservada para pedestres. Veja aqui o lugar exato onde vocês estariam descendo. É uma curta caminhada até o hotel. Falem para o taxista que estão querendo ir no Hotel Pilar Plaza, mas que “déjenos en el Paseo Echegaray y Caballero, justo atrás de El Pilar, vamos a ir caminando hasta el hotel”. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima