Toledo

Os destaques de Toledo

Toledo

Toledo, cidade declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é o bate-volta favorito de quem visita Madri. A cidade reúne uma mistura incrível de culturas e religiões, com espetaculares monumentos e uma localização única.

Saiba mais lendo nosso texto o que fazer em Toledo.

Toledo em um dia

Quantos dias ficar

  • Estadia mínima: um dia.
  • Estadia bacana: dois dias.
  • Estadia ótima: dois dias.

Quando visitar

Toledo pode ser visitada o ano todo.

Toledo combina com…

É fácil combinar uma viagem a Toledo com os seguintes destinos na Península Ibérica:

Toledo no Espanha Total

Veja outros textos sobre Toledo publicados no Espanha Total:

Mais informação sobre Toledo

Veja o site oficial de turismo da cidade de Toledo.

Hospedagem em Toledo

Consulte as ofertas de hospedagem em Toledo, oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.



Booking.com

93 comentários em “Toledo”

  1. Avatar

    Boa tarde, estamos programando uma viagem para o ano que vem com destino à Espanha. Um dos nossos destinos é Toledo (já compramos os guias e estamos achando ótimos). Gostaríamos de saber a opinião de vocês se a escolha de um domingo para visitar Toledo pode nos atrapalhar/privar de algum passeio/visitação.
    Desde já, obrigado

    1. Avatar

      Prezado Rafael, em termos de atrações turísticas, visitar Toledo em um domingo não é um problema. Vai ter bastante loja fechada (unicamente as mais turísticas estarão abertas) e possívelmente vai ter mais turistas que durante a semana, sendo que o final de semana é quando os espanhóis aproveitam para visitar a cidade. Abraço.

  2. Avatar

    Prezado Tony, adquiri seu guia Toledo em um dia. Ele é fantástico! Contudo, me restou uma dúvida quando da compra das passagens do trem Madri-Toledo: quanto tempo é necessário para cumprir o percurso com tranquilidade? Em outras palavras, qual é o horário ideal para chegada e partida de Toledo? Desde já obrigado pela atenção. Abraço.

    1. Avatar

      Prezado João, bem-vindo ao Espanha Total. Que bom que você gostou do guia, o roteiro que desenhamos para visitar Toledo é um dos nossos prediletos, ficou muito bom. Sobre o horário para oniciar o roteiro, dependerá muito da época do ano na qual você for realizá-lo. No inverno da Espanha escurece cedo e por isso é necessário começar cedo também. Você deveria estar começando o roteiro por Toledo não mais tarde das 10 horas. Já para voltar de Toledo, depende de você, mas para se garantir, pode pegar um trem ou ônibus partindo de Toledo por voltar das 19 ou 20 horas. Abraço.

  3. Avatar

    Tony boa tarde.
    Por favor, estaremos em Sevilha com o tempo bem apertado para retornar ao Brasil, mas gostaria muito de no dia que vamos para Madrid pegar o avião de volta ao Brasil, parar em Toledo. Verifiquei e tem um trem que sai de Sevilha às 07:45 com chegada às 10:52 (AVE) e depois de Toledo para Madrid às 18:25 com chegada às 18:58.
    Um dúvida que me surgiu. Na estação de trem de Toledo tem lugar para deixarmos as malas enquanto percorremos à cidade?
    Desde já meu muito obrigada

    1. Avatar

      Prezada Ana Luiza, no dia que vamos pegar um voo, evitamos programar qualquer tipo de bate-volta. Inúmeros imprevistos podem acontecer, ocasionando um atraso na sua chegada ao aeroporto e eventual perda do voo. Não existe um trem direto entre Sevilha e Toledo. Você tem que ir de Sevilha para Madri e trocar de trem para ir até Toledo. Na estação de Toledo não há guarda-volumes. Será necessário usar o guarda-volumes na estação de Atocha. Abraço.

  4. Avatar

    Pois é Tony! Acho que você tem toda razão. vou abortar essa ideia. Não será desta vez então. Muito obrigada por sua atenção e pronta resposta. abraço!

  5. Avatar

    Boa tarde Tony!

    Estou indo para a Espanha com amigos e vamos fazer um tour de carro saindo de Madri. Nossa ideia é visitar Toledo no caminho para Cordoba/Sevilha então para encurtar a viagem pretendemos dormir em Toledo ao invés do típico bate volta de Madri. Achei um hotel aparentemente bom e barato, mas sem estacionamento (GIT Conquista de Toledo). É fácil encontrar estacionamento na região? Obrigado.

    1. Avatar

      Prezado Daniel, sua ideia de fazer um pit-stop em Toledo no caminho do sul é boa. Seu hotel fica bem no coração de Toledo onde é dificílimo estacionar. Porém, existe um grande estacionamento próximo do hotel, pode ver aqui a entrada. Saindo do estacionamento, existem escadas rolantes que vão levar vocês até a parte alta da cidade, onde fica o hotel. Abraço.

    1. Avatar

      Obrigado, Daniel. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar. Imaginamos que você já tenha visto que contamos com um guia de Toledo, Toledo em um dia, que é uma excelente ajuda para aproveitar seu tempo na cidade ao máximo. Abraço.

  6. Avatar

    Boa noite, Tony

    Gostaria de saber de a segunda-feira após o domingo de Páscoa é feriado em Toledo, e, em caso positivo, se a cidade fica muito cheia e se as atrações fecham nesse dia.

    Obrigada,

    1. Avatar

      Prezada Luciana, pelo calendário oficial de feriados para 2017, a segunda-feira após o domingo de Páscoa (conhecida como Lunes Santos) não será feriado em Toledo. Abraço.

  7. Avatar

    Estou amando seu blog/post/site! Eu vou para Madrid em setembro deste ano e já estou “viajando” desde agora. Gostaria de saber se há ônibus de Avila para Toledo, e se a passagem poderá ficar o triplo do preço no verão do que é agora no inverno de lá. Pelo menos eu vi que os voos aumentam muito de preço no verão. Obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Maria, seja bem-vinda ao Espanha Total, vamos adorar ser seua acompanhantes de viagem! Não existe ônibus de Ávila para Toledo, você tem que ir até Madri. O valor dos ônibus não muda em função da temporada, unicamente muda quando há um reajuste tarifário. O preço das passagens é definido pelo governo. Abraço.

  8. Avatar

    Olá, Tony,

    eu gostaria de ir de trem de Sevilha para Madri, parando em Córdoba. Você sabe se é possível fazer essa parada e seguir viagem para Madri no mesmo dia?

  9. Avatar

    Olá, Tony!

    Tem alguma recomendação de agência de viagem que organize excursões para Consuegra saindo de Madrid? Quero muito conhecer os moinhos de Don Quijote…

  10. Avatar

    Olá Tony

    Vou a Madrid em junho e gostaria de tirar algumas duvidas.

    Como é a temperatura? Domingo ou segunda é um bom dia para visitar toledo? O estádio de futebol do Real Madrid abre no sábado para visitação?

    Queremos ir de trem para Barcelona e retornar no dia seguinte, acha que dá para conhecermos e aproveitar ?

    Obrigada

  11. Avatar

    Olá Tony,
    Irei a Espanha em setembro deste ano e gostaria de saber se há trem que liga toledo a Sevilha ou Córdoba sem necessariamente ter que voltar a madri. Parabéns pelo seu site é decisivo para montar o roteiro.
    Obrigado

  12. Avatar

    Bom dia! Parabéns pelo site!!!
    Estarei em Toledo no dia 14 de Maio. Chegarei pela A42 de carro. Onde fica o estacionamento próximo à Puerta de Bisagra Nueva? Grata, Débora Assad

  13. Avatar

    Farei também bate/volta de Madri para Segóvia e Ávila.
    Programei as estradas pelo Google Maps Madri-Segóvia (AP61 e A6) e Segóvia-Ávila – 65 km (N 110 e AP 51)
    Onde posso estacionar quando chegar a essas cidades. Grata

  14. Avatar

    Mais uma orientação de estacionamento. Sairei de Sevilha para Córdoba – 133 km (A431)
    Chegarei pela “Puerta de Almodóvar” .Tem estacionamento perto? MUUUUITO grata!!!!

  15. Avatar

    Boa noite Tony, fiquei na duvida do bate e volta de Madrid- Toledo de trem ou de carro. Acabei decidindo ir de carro. É pior será? ou nao faz diferença. E tem como estacionar e prosseguir o passeio a pé? Obrigado

    1. Avatar

      Bom dia, Marcus. O trem é mais tranquilo e mais rápido, o carro pode ser uma opção mais econômica para quem está em um grupo de três ou quatro pessoas. Mas chegando em Toledo, você vai precisar procurar um estacionamento para deixar o carro. O roteiro do nosso Toledo em um dia é feito inteiramente a pé. Abraço.

  16. Avatar

    Boa noite Tony. Estarei na Espanha de 20 a 26 de setembro 2017 chegando por Barcelona. Estou interessado em adquirir seus guias, mas não consigo resolver entre Toleto ou Zaragoza em 1 dia. Vou dividir meus dias entre duas opções: Barcelona – Zaragoza – Madri e retorno a Barcelona ou Barcelona – Madri – Toleto e retorno a Barcelona. Qual sua opnião: Toleto ou Zaragoza??? Obrigado pela ajuda

    1. Avatar

      Bom dia, Robson. É uma escolha difícil (ou fácil), as duas cidades são muito interessantes. Toledo é um bate-volta saindo de Madri. Zaragoza é uma parada entre Madri e Barcelona. Tudo depende do que encaixe melhor na logística da sua viagem. Mas Toledo é, muito provavelmente, uma das cidades mais extraordinárias da Espanha. Abraço.

  17. Avatar

    ola tonny

    pretendo fazer um bate volta ate toledo, vou sair de madri bem cedo pretendo até tomar o cafe da manhã. sei que fica uma pergunta meio aberta que depende de cada viajante. mas enquanto tempo vc acha que da pra conhecer bem a cidade com bastante calma??????

    estou te perguntando para saber q horas que eu compro o trem de volta. rs……………..

    valeu abraços………………..

    1. Avatar

      Regiane, o passeio do nosso Toledo em um dia está planejado para ocupar o dia todo. Para completá-lo com calma, chegue em Toledo não mais tarde das 10 horas da manhã e programe sua volta para Madri por volta entre 18 e 21 horas (tudo vai depender da época do ano da sua viagem). Abraço.

  18. Avatar

    Parabéns pelo site, novamente.
    Iremos de Segovia a Toledo, de carro alugado em dezembro. Vc cita um estacionamento em comentários anteriores.
    Como localiza-lo? Há outros estacionamentos?
    Não era nossa ideia inicial ir a Toledo de carro mas, enfim…
    Agradeço antecipadamente as dicas.

  19. Avatar

    Olá, Tony!! Parabéns pelo site!! Muito fácil ficar horas e horas por aqui…
    Poderia me dar uma opinião?? Estou indo para Espanha, em setembro de 2017, com meu marido e meus pais…
    Chegaremos no dia 11, à noite. Pensamos em ficar uns 07 dias no país, conhecendo Madri, Sevilha e Barcelona, utilizando apenas trem. Depois partiremos para a Itália… Nosso roteiro não está bem definido ainda.
    Vc, que conhece bem o local, tem alguma sugestão quanto a divisão do nosso tempo (quantos dias/noites em cada lugar) e acha interessante incluirmos um bate e volta para alguma região??
    Me perdoe se eu estiver exagerando no meu pedido, mas, desde já, muito obrigada.

    1. Avatar

      Prezada Mayara, seja bem-vinda ao Espanha Total. No presente texto respondemos dúvidas sobre a cidade de Toledo. Adoramos responder consultas sobre roteiros, acreditamos que nos oferece a oportunidade de fazer uma diferença real no planejamento das pessoas, ajudando com nossa experiência e conhecimento a aprimorar seus roteiros. Responder consultas sobre roteiros requer muito tempo, e para poder oferecer uma atenção plena criamos uma consultoria de roteiros, um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias. Abraço.

  20. Avatar

    Olá Tony, Muito Obrigada pelas dicas. Adorei!
    A minha dúvida é se ao invés de fazer o bate volta de Madri eu conseguiria deixar as malas em algum guarda volumes para então seguir viagem para Sevilha que é meu próximo destino, conseguindo assim economizar um dia de hotel em Madrid e uma passagem de trem ou onibus. Não consigo achar essa informação. Você acha possível?
    Agradeço desde ja

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, Luciana, seja bem-vinda ao Espanha Total. O problema é que não há transporte direto entre Toledo e Sevilha, você vai ter que voltar até Madri de qualquer jeito. Se você estiver planejando visitar Toledo de trem-bala, pode deixar sua bagagem no guarda-volumes na estação de Atocha e, na volta de Toledo, pegar um trem-bala até Sevilha no final do dia. Abraço.

  21. Avatar

    Olá, Tony! Estarei em Madri janeiro/2018 e só conseguiria estar em Toledo no feriado do dia 06 -dia de Reis. Será que as principais lojas e atrações estariam abertas?

  22. Avatar
    Jackson Rocha Guerreiro

    Olá Tony. Primeiramente muito obrigado pelo blog e pelos guias que comprei de vcs a alguns meses. Vou a Espanha em Janeiro de 2018 e estou usando todos os Guias e Roteiros. Minha duvida seria aqui sobre Toledo vou usar vosso Guia completo e passar um dia todo em Toledo. Estou programando a minha visita para um dos dias 18 ou 19 Janeiro de 2018, Qual seria um horario legal para se chegar na cidade e iniciar o roteiro visto que nessa epoca as horas de luz sao mais reduzidas e costuma escurecer mais cedo. Sendo assim qual seria um horario legal pra iniciar o roteiro e ate qual horario poderia finalizar o mesmo? Mais uma duvida ….em todos roteiros que estou seguindo de vcs estou utilizando os mapas e inclusive os links do Google Maps…que vao ser muito uteis durante o trajeto dos passeios. Vcs possuem o mapa do Google Maps do Roteiro de Toeldo?

    1. Avatar

      Prezado Jackson, seja bem-vindo ao Espanha Total. Esperamos que você aproveite muito o guia de Toledo. Sua pergunta é relevante, realmente em janeiro os dias são muito curtos e vale a pena aproveitar as horas de luz ao máximo. Por outro lado, tambén não é conveniente exagerar e começar o roteiro cedo demais. Se você chegar em Toledo por volta das 9:30, vai dar um tempo muito bacana para completar o roteiro. Marque a volta para um horário entre as 18 e as 19 horas. O Google mudou a forma de linkar seus mapas online, e por isso não conseguimos incluir um na edição mais recente do guia de Toledo. Pretendemos incorporá-lo na próxima edição do guia. Abraço.

  23. Avatar

    Boa noite!!
    Estou em Madrid com minha família, e o único dia q vamos conseguir ir em Toledo é no dia dia 01 de janeiro. Você sabe se o trem que da a volta na cidade os ônibus, restaurastes, igrejas…funcionam nesse dia?
    Obrigada,
    Feliz ano novo!!

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Haidée, a grande maioria das atrações turísticas deverão estar abertas. Pode ser que parte do comércio esteja fechado. Bares e restaurantes devem funcionar como em um domingo. Abraço.

  24. Avatar

    Olá Tony. Vi acima que indicastes chegar a toledo por volta das 9:30 e retornar às 19hs a Madrid em janeiro. Para o mês de junho essa seria também sua indicação, ou achas que vale a pena aproveitar até um pouco mais tarde a cidade?
    Sugeres algum dia específico da semana?
    Mais uma vez obrigada por tua ajuda!
    Abraço,
    Paloma

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Paloma. Se vocês quiserem ficar em Toledo até mais tarde não existe problema nenhum, estavamos indicando um horário mínimo para conseguir completar com calma os roteiros do guia. Qualquer dia da semana é bom para visitar Toledo. No final de semana deve ter mais turistas. Abraço.

  25. Avatar

    Olá!
    Em primeiro lugar, parabéns pelo site e pelos guias, estão sendo extremamente úteis para planejar minha viagem.
    Gostaria de comprar antecipadamente meu bilhete de trem-bala para ir a Toledo (seria isto uma furada? rsrs). Estarei em Madri nos dias 31/08 a 04/09. Pelo que li em outros comentários, o ideal seria visitá-la um dia de semana, correto? Mas qual seria o horário ideal de chegada/ saída, considerando a época (verão, calor, etc)? Obrigada.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Rosiane, seja bem-vinda também ao Espanha Total! Comprar sua passagem para Toledo antecipadamente não é nenhuma furada, não. O preço da passagem costuma ser sempre o mesmo, mas como todo mundo quer ir a Toledo no mesmo horário, os primeiros horários do dia costumam lotar (veja aqui como comprar sua passagem do trem-bala). Olha, pode visitar Toledo em qualquer dia da semana, inclusive no final de semana. Mas durante a semana todo o comércio fica aberto e pode ter uma quantidade marginalmente menor de turistas. Tente começar seu passeio não mais tarde das 10 horas, e calcule que deve terminar o roteiro do guia entre as 18 e as 20 horas, dependendo do seu ritmo de caminhada. Abraço.

  26. Avatar

    Bom dia! Primeiramente parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se indo no domingo para voltar na segunda seria suficiente para conhecer a cidade com calma e se na segunda feira o comércio local abre normalmente. Obrigada desde já pela atenção!

  27. Avatar

    Oi Tony, tudo bem?
    Pretendo programar meu bate volta pra Toledo comprando a passagem de ida antecipadamente e deixando a volta aberta, pra comprar na hora.
    Vou no início de Março e queria ver o pôr de sol por lá (que pesquisei ser por volta de 19:30) , mas se o dia estiver nublado não vai adiantar .
    Tem algum contratempo comprar a volta na hora?
    E caso eu compre antecipadamente e possível trocar o horário lá na estação?
    Obrigado mais uma vez

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo. Na parte final do texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala explicamos as razões pelas quais não achamos que a compra da passagem do trem-bala na estação seja uma boa ideia. Dependendo da tarifa que você pagar (veja o preço das passagens no trem-bala espanhol) pode ter direito a mudar o horário da sua passagem. Confira as regras da passagem antes de finalizar a compra. Uma hora a mais em Toledo nunca vai ser uma perda de tempo, mesmo se estiver nublado. Abraço.

      1. Avatar

        O Tony, obrigado pela resposta
        Tinha passado batido nessas páginas, sorry.
        No caso da minha simulação pra Toledo os valores estão iguais em todos os horários, tanto ida quanto volta. Percebi tb que na tarifa ida y vuelta não tem taxa pra remarcar caso necessário.
        Vou comprar mais tarde mesmo.
        Uma curiosidade, no site da renfe os valores de cada perna estão diferentes do site da trainline, mas o valor final é o mesmo, na simulação que fiz.
        Abraços
        Eduardo

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia, Eduardo. Obrigado por compartilhar a curiosidade, às vezes fica impossível entender a estrutura de preços das passagens da Renfe. O importante é que o valor final na Renfe e na Trainline seja o mesmo. Abraço.

  28. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Estamos montando o roteiro de Toledo e gostaríamos da sua ajuda.
    Ficaremos dois dias por lá (05/09/19 e 06/09/19).
    Como o seu guia é para apenas 1 dia, pensamos em passar algumas atrações do guia de Toledo para o segundo dia, e adicionar mais atrações para completar os dois dias.
    No dia 05, além de seguir o seu guia, gostaríamos de ver o pôr do Sol, no Mirador del Valle e aproveitar para conhecer a Piedra del Rey Moro.
    No dia 06 estamos planejando conhecer a Catedral de Toledo, o Real Alcázar e percorrer as muralhas de bicicleta. Para completar o dia 6, pensamos em passar alguns pontos do seu guia para este dia. Quais atrações você acha que podemos casar com a Catedral, o Alcazar e a pedalada?
    Isso é viável? Lembrando que sairemos de Toledo, rumo a Salamanca, no dia 06 às 16h.
    Muito obrigada pela ajuda, Tony!

    Grande abraço e até mais!

    Wiky

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky. Seu programa para o dia 5 está ok. O roteiro vai levar vocês pela porta da catedral, é só não entrar nela, sendo que a visita vai ficar para o dia 6.
      No dia 6, só não temos certeza sobre o que seria percorrer as muralhas de bicicleta. O trecho de muralha é irregular e não parece ideal para um passeio de bicicleta. Após catedral e Alcázar, vocês já vão ter visitado os principais pontos de interesse turístico da cidade. Um lugar que poderia ser acrescentado à visita, após o Alcázar, e o Museo de Santa Cruz, que fica muito próximo. Abraço.

      1. Avatar

        Boa tarde, Tony!

        Anotei aqui suas dicas.
        Li em algum lugar que a muralha pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. Se você não indica, a gente desiste.
        Você recomenda algum passeio de bike em Toledo? Gostamos de pedalar de leve pelas cidades, caso seja seguro.
        Grande abraço, Tony!

        Wiky

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Wiky, Com encostas íngremes, ruas estreitas e calçamento irregular, Toledo não é um bom lugar para andar de bicicleta. Abraço.

  29. Avatar

    Boa tarde, Tony!

    Meu amigo, como te informei anteriormente, estarei em Toledo dias 5 e 6 de Setembro.
    Chegaremos em Toledo de AVANT por volta das 18:23h do dia 04 de Setembro.
    Você acha viável conhecer as melhores vistas de Toledo na chegada? Como faríamos? Caso não seja viável conhecer na chegada, seria possível conhecer no dia 6?
    No dia 6 partiremos para Salamanca de AVANT às 16h.
    Para o dia 6 planejamos percorrer as muralhas caminhando, conhecer a Catedral e o Alcázar.
    Queremos muito conhecer esses mirantes que você indicou. Parece ser algo imperdível.
    Um forte abraço, meu amigo!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Wiky. Os mirantes de Toledo podem ser visitados na sua chegada, sim! Peguem um táxi na estação de trem, indiquem o endereço do seu hotel, mas avisem que antes querem dar a volta pelos miradores ao longo do rio. O taxista vai deter o carro nos miradores e ficar o tempo necessário para que vocês tirem suas fotos. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony!

        Você sabe quanto o taxista cobra para fazer o percurso?
        Reparei o roteiro e vi que também é possível particionar os mirantes durante os dias que estaremos em Toledo.
        Ficaria assim: Cerro de la Virgen de Gracia (visitar no dia de chegada , perto da sinagoga santa maria la blanca), o Mirador del Valle no dia 5 e Mirador del Castillo de San Servando (dá pra conhecer no último dia, no fim do dia, à caminho da estação).
        O que você acha?

        Até mais!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          O preço deve estar entre os 15 € e os 20€. A corrida é cobrada pelo preço marcado no taxímetro. O Mirador do Castillo de San Servando fica em um ponto elevado, não é viável se você estiver indo com malas até a estação, sendo que você vai ter que subir uma encosta íngreme para depois descê-la. O Cerro de la Virgen de Gracia fica no centro de Toledo, as vistas (limitadas) são para os montes ao redor de Toledo (e Mosteiro de San Juan de los Reyes).

              1. Avatar

                Muito obrigada por toda sua ajuda e boa vontade, Tony.
                Sei que estou te fazendo muitas perguntas, mas é nossa primeira viagem à Espanha e temos encontrado dificuldade em obter informações confiáveis na internet!
                Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho de vocês. Quem dera todo destino tivesse um site organizado, estruturado e confiável como o de vocês.
                Até mais, meu amigo!

              2. Tony | ESPANHA TOTAL
                Tony | ESPANHA TOTAL

                Sentimos muito prazer no trabalho que fazemos e ficamos muito felizes quando encontramos leitores que valorizam nossa dedicação. Abraço!

  30. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Como passaremos dois dias em Toledo, pensamos em adicionar alguns pontos ao seu roteiro de um dia e dividi-lo para dois dias. A nossa dúvida é em que ponto dividir para que dê tempo de ver tudo com calma.

    Os pontos a serem visitados são os seguintes:

    Puerta de Bisagra (ver também do lado de fora da cidade amuralhada)
    Iglesia de Santiago de Arrabal
    Puerta Del Sol
    Puerta Del Cristo de La Luz
    Mesquita del Cristo de La Luz
    Convento de las Agustinas Calzadas (doces típicos)
    Iglesia de San Ildefonso (Jesuítas) +30min
    Iglesia de San Román (+- 30min)
    Puerta Del Cambron
    Monastério de San Juan de los Reyes (+- 1h)
    Sinagoga de Santa Maria La Blanca (+-30min)
    Puente de San Martin
    Muralhas da cidade
    Sinagoga Del Transito (museu Sefardí)
    Juderia
    Iglesia de Santo Tomé
    Mirador Del Vale e Piedra Del Rey Moro: ver o pôr do Sol
    Iglesia Del Salvador
    Ayuntamiento
    Catedral de Toledo (+-2h para catedral)( torre +1h – Recomenda a subida à Torre?)
    Calle Comércio
    Plaza Zocodover
    Alcázar de Toledo (mínimo 2h) ao sair daqui, pegar as malas no hotel e seguir para estação de ferrocarril, passando pela Ponte de Alcantara.
    Puente de Alcantara.

    As nossas dúvidas são:

    -Em que ponto é melhor dividirmos o roteiro? No primeiro dia, pensamos em fazer o roteiro até o Mirador Del Vale e Piedra Del Rey Moro (para ver o pôr do Sol). Nosso receio é deixar as duas atrações mais demoradas para o último dia e ficar corrido. O que você acha, Tony? Sendo que sairemos de Toledo 17:25h ou 18:25h.
    -Infelizmente não conseguimos comprar as passagens rumo à Salamanca em um único bilhete. Então, já compramos o trecho Madri Chamartin – Salamanca para as 20:40h. Estamos sem saber qual é o horário mais indicado para sair de Toledo rumo à Madri Puerta de Atocha, 17:25? ou 18:25h. O que você nos sugere, meu amigo?

    Mais uma vez, obrigada por toda ajuda.
    Um forte abraço e até mais.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky. Suas dúvidas:
      – pode interromper o roteiro no primeiro dia no ponto sugerido por você, sim.
      – para não rolar estresse nenhum, calculem uma margem de segurança de uma hora e meia entre o horário previsto de chegada do trem em Atocha e horário previsto de partida do trem da estação de Chamartín.
      Abraço.

      1. Avatar

        Bom dia, Tony!

        Muito obrigada pelos esclarecimentos, meu amigo.
        Você sabe dizer se o AVANT de Toledo a Madrid Chamartin dá direito ao Cercanias?

        Grande abraço!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL
          Tony | ESPANHA TOTAL

          Deve dar, sim (na hora que comprar a passagem, olhe atentamente nela, deve aparecer impresso o código do combinado cercanías. De qualquer jeito, sua passagem para Salamanca também dá direito ao cercanías, que pode ser usado antes ou depois da viagem de trem-bala.

  31. Avatar

    Bom dia, Tony!

    Tudo bem?
    Meu amigo, gostaria de saber se você recomenda a subida à torre da Catedral de Toledo. Na sua opinião, a subida é importante?
    Muito obrigada!
    Um grande abraço e boa semana!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky, se você for fissurada em torres, pode subir, mas na parte inicial do roteiro você já vai ter subido na torre da Igreja de San Ildefonso, o que torna desnecessária a subida na torre da Catedral. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *