Espanha Total

Sevilha

Sevilha materializa as imagens, que povoam a mente da maioria dos viajantes, consideradas como a representação mais fiel da Espanha. Pense em toureiros, dançarinos de flamenco e vestidos com muitos babados e estampado com bolinhas, o sempre presente legado de milhares de anos de história, ruazinhas estreitas com calçamento de paralelepípedos, deliciosos restaurantes de tapas, homens e mulheres de pele escura e uma vida noturna que não termina nunca. Sevilha guarda três espetaculares construções, consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, além de surpreendentes monumentos, bairros pitorescos e uma forma de fazer as coisas que está na essência sevilhana de viver a vida.

Venha conhecer todos os conteúdos do Espanha Total sobre Sevilha.

Índice de textos

como chegar em Sevilha | como se locomover em Sevilha | quantos dias ficar em Sevilha | quando ir a Sevilha | o verão em Sevilha | onde se hospedar em Sevilha | atrações imperdíveis de Sevilha | o que fazer em Sevilha | dicas sobre a Feria de Abril em Sevilha | bate-voltas saindo de Sevilha | o que comer em Sevilha | aulas de flamenco em Sevilha | o ônibus turístico de Sevilha | cruzeiros pelo rio Guadalquivir em Sevilha | melhores hotéis de luxo de Sevilha | melhores hotéis boutique de Sevilha | melhores hotéis de preço médio de Sevilha | melhores hotéis econômicos de Sevilha | melhores hostels de Sevilha | melhores apartamentos turísticos de Sevilha

Como chegar em Sevilha

Veja o texto como chegar em Sevilha, onde apresentamos todas as alternativas de transporte para chegar na capital da Andaluzia vindo de outras partes da Espanha, e do estrangeiro também.

Como se locomover em Sevilha

Metrô, bonde, ônibus, ônibus turístico, bicicleta, barco, até carruagem! São muitas as alternativas de transporte que oferece a cidade. Veja os detalhes no texto como se locomover em Sevilha. Veja também os textos especiais dedicados ao ônibus turístico de Sevilha e aos cruzeiros pelo rio Guadalquivir.

Quantos dias ficar em Sevilha

Venha saber lendo o texto quantos dias ficar em Sevilha qual é nossa orientação sobre um assunto tão importante no planejamento da sua viagem.

Quando ir a Sevilha

Saber qual é a melhor época do ano para visitar Sevilha é uma informação muito importante. Abordamos o assunto no texto quando ir a Sevilha. E não perca nosso alerta sobre o verão em Sevilha.

Onde se hospedar em Sevilha

Escolher sua hospedagem em Sevilha é provavelmente uma das decisões mais críticas na fase do planejamento da viagem. Preparamos um completo dossiê explicando onde se hospedar em Sevilha e quais são as melhores regiões da cidade para procurar um hotel. Igualmente, apresentamos nossa seleção de melhores hotéis de luxo de Sevilha, melhores hotéis boutique de Sevilha, melhores hotéis de preço médio de Sevilha, melhores hotéis econômicos de Sevilha, melhores hostels de Sevilha e melhores apartamentos turísticos de Sevilha.

O que fazer em Sevilha

Atrações turísticas, atividades, comida, flamenco, há tantos programas legais em Sevilha. Saiba mais lendo o texto o que fazer em Sevilha. E não perca nossas dicas sobre a Feria de Abril em Sevilha.

Quais são as atrações imperdíveis de Sevilha

Definir quais são os lugares que você não deve deixar de conhecer é uma parte muito importante da definição da sua viagem. No texto atrações imperdíveis de Sevilha tentamos facilitar sua vida apresentando uma seleção completa dos lugares que você deve visitar durante sua estadia na cidade.

Onde comer em Sevilha

Saiba tudo sobre comida, bebida e a cultura das tapas lendo o texto o que comer em Sevilha.

Bate-voltas saindo de Sevilha

Está sobrando tempo em Sevilha? Saiba quais são os melhores passeios que podem ser feitos saindo da cidade lendo o texto bate-voltas saindo de Sevilha.

O flamenco em Sevilha

Quem quiser assistir um show de flamenco vai adorar saber que nosso Sevilha em dois dias conta com três indicações dos melhores espetáculos de flamenco na cidade. Não caia nas armadilhas para turistas!

Já para quem quiser aprender a dançar flamenco, aproveite as dicas que damos no texto aulas de flamenco em Sevilha.

Mais informação sobre Sevilha

sevilha em dois dias

Veja Sevilha em dois dias, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Sevilha ao máximo durante dois dias.

Você vai adorar nosso guia, que conta com vários roteiros que resolvem o problema de como organizar seu tempo em Sevilha. Você faz um investimento na aquisição do guia de Sevilha e tem à disposição toda a informação essencial para aproveitar essa bela cidade ao máximo.

Por menos do que você vai gastar em um típico café da manhã sevilhano para duas pessoas, você resolve sua viagem para Sevilha, aproveitando 100% seu tempo e sabendo que não vai precisar se preocupar com o planejamento, que você não vai perder nenhum lugar de interesse na cidade e que ainda vai fazer grandes descobertas culinárias. Você pode guardar o guia no seu tablet ou smartphone e consultar os roteiros ao longo do caminho, mesmo que não tiver acesso à internet.

Cada um dos roteiros conta com um mapa para poder seguí-los com facilidade. E uma coisa muito legal dos roteiros do guia é que contam com dicas exclusivas de bares e restaurantes ao longo de cada um deles. Veja, aqui, todas as informações sobre o guia, que acreditamos ser um ótimo investimento para que o aproveitamento da sua viagem seja total.

Além disso, os leitores dos nossos guias, inclusive o guia de Sevilha, contam com uma consultoria de roteiros, um serviço gratuito e exclusivo destinado a tirar dúvidas sobre a organização e otimização da sua viagem à Espanha.

182 comentários em “Sevilha”

  1. Tony, na Casa de La Memoria me pediram o numero do cartao de crédito, pois quero comprar ocm antecedência. Devo enviar por email. Vc saberia me dizer se é seguro fazer isso? Obrigada. Abcs

  2. Olá! Gostaria de informações sobre o melhor meio de locomoção entre Madri – Granada. Também Granada – Sevilha. E entre Sevilha – Valência. Em Sevilha o mais adequado é utilizar a estação Santa Justa? Nosso objetivo inicial é nos locomovermos de trem. Obrigada!

  3. Olá! Gostaria de uma dica da melhor forma para ir da estacao de trem de Sevilha para o hotel Best Western Cervantes? Chego em Sevilha vindo de trem AVE de Madri. Obrigada.

    1. Prezada Eva, se você estiver viajando com malas, o mais fácil é pegar um táxi, que não deve custar mais de 10€ até o hotel. Se você não estiver carregando muita bagagem, pode pegar o ônibus número 32 na frente da estação e ir até a Calle Laraña, para depois continuar a pé até o hotel. Mas se você não conhece Sevilha, vai ter que achar seu caminho através de ruas estreitas com chances de se perder. Pegue o táxi e comece sua estadia em Sevilha de forma tranquila. Abraço.

  4. Prezado Tony, boa noite! Quero ir a Espanha, 15 dias, gostaria de fazer 1 semana Madrid e Barcelona e outra semana na Andaluzia. Você acha viável fazer um curso de flamenco em Sevilla pela manhã e fazer bate- volta para outras cidades? Um abraço e grata desde já.

    1. Prezada Fernanda, não há cidades próximas de Sevilha que permitam fazer um bate-volta de meio dia. Você poderia até tentar ir e voltar em Jerez de la Frontera, mas isso vai ocupar unicamente medio dia. Dependendo da época do ano quando você estiver planejando sua viagem, o bate-volta pode ser muito puxado. Abraço.

  5. Obrigada Tony! Vou em novembro, pensei em chegar por Madrid (4 dias), descer pra Andaluzia fazendo um pit-stop em Cordoba – Sevilha/Ronda/Granada (5 dias) e subir pra Barcelona ( 7 dias). Faria curso de 1 semana de flamenco em Barcelona. Você acha viável esse roteiro? Obrigada pela atenção. Abraço.

    1. Prezada Fernanda, seu novo roteiro é mais razoável. Barcelona conta com muitos lugares interessantes para visitar e ainda com vários bate-voltas que podem ser feitos em meio dia. Tem um trem-bala direto entre Sevilha e Barcelona (veja os detalhes no texto como viajar de Sevilha a Barcelona). Imaginamos que você já conheça nosso passaporteBCN, dedicado à cidade de Barcelona. Abraço.

  6. Prezado Tony, boa tarde!
    Seu site é muito bacana! Já compramos todos os guias, muito bem detalhados! Serão ótimos em nossa viagem!
    Chegaremos em Madrid em 15.09 e ficaremos lá até 19, depois partiremos rumo a Sevilla. Não localizei no site da Renfe os horários disponíveis e os valores para esta data. Ainda não foram disponibilizados? Em caso negativo, existe uma previsão de quando estará disponível?
    Já em 22.09 sugaremos um carro e partiremos rumo a Cuevas Bajas, cidade da avó de minha esposa. Voce conhece esta cidade? Acredito que não gastaremos mais de 3 horas por lá, e depois iremos a Ronda e a noite para Granada. Voce acha que este pequeno roteiro seja possível?
    Grande abraço!

      1. Prezado Rafael, faz parte do nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha um texto explicando quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala. As passagens ainda não estão à venda, você vai ter que verificar periodicamente no site da Renfe até que eles apareçam no sistema.
        Não conhecemos Cuevas Bajas, mas deve ser uma experiência muito bonita visitar a cidade do avó da sua esposa. Pode ser igualmente interessante ir primeiro para Ronda e depois para Cuevas Bajas para continuar até Granada. Calculem cinco horas de carro durante esse dia, sem contar as visitas a Ronda e Cuevas Bajas. Abraço.

    1. No quesito localização, nossa dica mais importante é escolher um hotel no centro da cidade. Isto é, dentro da zona ao longo das muralhas da cidade, da Ronda e do rio Guadalquivir. Nosso guia de Sevilha contém mais dicas sobre hospedagem e uma seleção de 10 hotéis que recomendamos. Por favor, eixe suas consultas sobre Granada e Valência nos textos correspondentes a cada cidade.

  7. Olá Tony,

    Estou montando um roterio de viagem da minha sogra (55 anos) acostumada a viajar sozinha.
    Ela chega em Sevilha, vinda de Valencia, serão 8 dias na Andaluzia e em seguida segue pra Lisboa.
    Estávamos pensando no seguinte roteiro:

    07/10 – VALENCIA/SEVILHA (Pega um carro no aeroporto)

    08/10 – SEVILHA/RONDA
    Sai de Sevilha de carro em direção a ARCOS DE LA FRONTERA, segue para Ronda passando pelo Parque Natural da Serra de Grazalema, chegando em RONDA a tarde, dorme em Ronda.

    09/10 RONDA/GRANADA (Devolve o carro)

    10/10 GRANADA (Visitando ALHAMBRA)

    11/10 GRANADA/CÓRDOBA (Vai pra Córdoba de Trem, dorme na cidade).

    12/10 CÓRDOBA/SEVILHA (Vai pra Sevilha de trem)

    13/10 SEVILHA

    14/10 SEVILHA

    15/10 SEVILHA/LISBOA

    Adoraríamos da sua análise, agradeço!!!!

    1. Prezado Luiz, várias orientações para sua sogra:
      – o roteiro em geral está bem e outubro é um bom mês para visitar a Andaluzia.
      – os ingressos para La Alhambra devem ser comprados com antecedência de muitas semanas, e até meses. Eles esgotam rapidamente. Confira a existência de ingressos para a data programada para a visita, antes de fechar o roteiro.
      – no momento, a viagem entre Granada e Córdoba está sendo feita parte em ônibus e parte em trem. As obras do trem-bala que chegará até Granada (com previsão até o final do ano de 2015) estão sendo concluídas. Enquanto isso, a RENFE solucionou o transporte dos passageiros colocando um ônibus para cobrir o trecho que está interditado por causa das obras do trem-bala.
      Precisando de qualquer outro esclarecimento, estamos por aqui para tentar ajudar. Abraço.

  8. Olá Tony, tudo bem? Voce por aqui também! Quanta informação você domina, heim! Parabéns!

    Conforme me orientou, gostaria de uma dica sua, por favor. Estarei em Sevilla na data em que há um jogo, que será entre o Sevilla e o Barça (estarei de sábado de manhã até segunda, e o jogo, ainda não confirmado, marcado no domingo). Saberia me dizer se posso seguir as dicas que deu sobre jogos em Barcelona, como poder comprar os ingressos próximo da data do jogo, quando eu estiver lá? Ou, se existe um bom site para comprá-los com antecedência?
    Os dados do jogo são: OUTUBRO – Sevilla – FC Barcelona – Liga Espanhola – Rodada 7 – Dom 10/ 4/2015.
    Obrigado novamente. Abraços

    1. Prezado Abilio, estamos precisando de um descanso e vamos tirar umas férias. Na nossa volta, no dia 20, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Abraço.

      1. Prezado Abilio, o sistema de venda de ingressos do Sevilla é completamente diferente ao sistema do FC Barcelona. No caso do Sevilla, quanto mais próximo da data do jogo, menos ingressos haverá disponíveis. Não indicamos aguardar até o último momento. Para a grande maioria dos times da Liga, o jogo contra o Barça, junto com o jogo contra o Real Madrid, é o jogo mais importante do ano. Os estádios costumam lotar e os ingressos ficam muito caros como resultado da procura. Indicamos a compra do ingresso através da plataforma Ticketbis, com página brasileira. Abraço.

  9. Olá Tony!! Adorei seu blog e está me ajudando bastante!!

    Você conhece algum lugar para fazer aulas de flamenco na Sevilha? Uma aula apenas? Existe esse serviço por lá?

    Obrigada desde já!!

    Abraços!!

    1. Prezada Aline, estamos precisando de um descanso e vamos tirar umas férias. Na nossa volta, no dia 20, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Abraço.

  10. Caro Tony,
    Li aqui no site a seguinte informação: “o trem-bala passa por Córdoba na rota entre Barcelona e Sevilha. É possível fracionar a viagem para dedicar um dia de visita a Córdoba.”
    Poderia me dizer como é feito isso? Não encontrei nenhuma informação no site da RENFE. Você sabe também se eles desativaram a opção multi trechos no site?
    Abraço.

    1. Prezado, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 14 de dezembro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      1. Prezado Eduardo, desculpe a demora em responder, tivemos que tirar o site do ar para uma manutenção emergencial. Você precisa comprar uma passagem Madri-Córdoba e outra passagem Córdoba-Sevilha. A RENFE mudou recentemente seu site, e muitas opções disponíveis anteriormente sumiram. Inclusive a opção multi-trechos. Abraço.

  11. Prezado Tony,

    estou montando uma viagem para Espanha em abril/maio. Meu retorno para o Brasil será por Madrid em um voo às 22h. Pelo roteiro que estou fazendo, achei que o tempo fica mais otimizado se visitar Sevilha por último, sendo que no dia do retorno ao Brasil, estarei em Sevilha pela manhã, pretendendo pegar um trem para Madrid pela hora do almoço, chegando em Madrid no máximo por volta das 16h30 e partir para o aeroporto logo em seguida. Apesar de todo esse lapso de tempo entre minha partida de Sevilha até o horário do voo, queria saber se é comum cancelamento de horários de trem ou coisa do tipo que poderia atrapalhar o retorno para Madrid.

    1. Prezada Luiza, é muito complicado dar garantias absolutas. O trem-bala costuma ser muito confiável, mas veja bem, não há muito tempo uma locomotora do trem-bala se incendiou entre Zaragoza e Barcelona, e o serviço ficou interrompido durante quase meio dia. Você sabe qual é sua tolerância ao risco. Sempre indicamos dormir próximo do aeroporto de partida no dia da viagem. Se der algum problema, sempre vai existir um plano B que vai salvar você do perigo de perder o voo. Abraço.

  12. Olá Tony!
    Estou querendo ir para Sevilha no final de abril, 4 noites, cogitei mais uma noite caso consiga ir até Málaga. Como faço p ir lá? Não irei alugar carro.

  13. Olá Tony cheguei ao seu blog pesquisando roteiros pela Espanha e estou encantada com tantas informações.Parabéns
    Estou cheia de dúvidas.Queremos conhecer Andaluzia sem pressa, por onde começar.Saindo do Brasil
    Somos aposentados gostamos de alugar apartamentos e ficar 7 dias na cidades.
    Grata
    Sandra/Luiz

  14. Ola Tony estou conhecendo seu site, muito bom. Estarei indo a Espanha em Setembro segunda quinzena, passaremos o fim de semana em Madri e partiremos pra Andaluzia ficando 5 dias por la. Esta viagem sera a viagem para meu pai, que quer muito conhecer as regioes montanhosas, especialmente onde o menino Joselito cantava nos seus filmes da decada de 50. Meus pais já sao idosos 80! Sabe onde fica essas montanhas? Sabe se tem tour especificos? Qual o roteiro que sugere para eles?
    Obrigada!

    1. Prezada Margareth, seja bem-vinda ao Espanha Total. A Andaluzia é uma região com muitas montanhas, espalhadas por todas suas províncias. As montanhas mais altas estão próximas de Granada. Não conhecemos tours específicos que visitem as montanhas. 5 dias é muito pouco tempo para visitar a Andaluzia, por isso nossa indicação seria passar dois dias percorrendo Granada e dois dias percorrendo Sevilha. Abraço.

  15. Caro Tony,

    Em primeiro lugar, parabéns por esse maravilhoso Blog que ajuda de forma incrível a viajantes como eu, ou seja, com ZERO de experiência em viagem internacional e longa. Mas enfim, e lei a Espanha para meu cumpleaños de 2016. Em setembro, portanto, estarei em Sevilla, meu grande sonho. Dentre muitos planos, um deles e visitar os PUEBLOS BLANCOS. Já li bastante que o ideal, nesse caso, é locar carro, mas como irei sozinha, não me sinto encorajada para tanto. Gostaria de fazer o percurso de Ônibus. É viável? Minha estadia em Sevilha encerra em 22 de setembro. A ideia é nesse dia partir, tendo como destino mais imediato Granada. Porém, antes, quero avançar em direção a Gibraltar…quero comprar ingressos antecipadamente para visitar a Alhambra em Granada, mas antes preciso resolver esse meio do caminho.

    Ah, tens uma ou umas indicações em Sevilha para talheres de cocina Andaluza? Talheres rápidos…paleta em especial….

    Agradeço muito Tony se puderes me contemplar nas tuas respostas.

    Iara Aragonez
    Torres
    Rio Grande do Sul, BRASIL

    1. Prezada Iara, seja bem-vinda ao Espanha Total. Como você já descobreu, nosso trabalho é direcionado a facilitar ao máximo as viagens de quem visita por conta a Espanha, seja um viajante experiente ou não. Infelizmente, a rota dos Pueblos Blancos não pode ser feita de ônibus, sendo que ele não percorre o interior do Parque Natural e os horários são muito limitados. Para visitar os Pueblos de ônibus você precisaria de muito mais tempo que fazendo isso de carro, e ainda seria obrigada a ficar muito tempo em cada lugar, por conta dos poucos horários de transporte. Em Sevilha há empresas que oferecem o passeio pelos Pueblos Blancos para quem não quer dirigir, seria uma opção para você, a pesar de que é uma rota para quem quer fazer as coisas com calma, sem nenhuma correria (os passeios de agência são muito corridos). Não temos nenhuma indicação específica de oficinas de culinária, mas pode ver aqui uma empresa que oferece o serviço.
      Precisando de outros esclarecimentos, aproveite as caixas de comentários para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  16. Oi, Tony! Parabéns pelo site novamente! Estava pesquisando sobre Sevilha e vi que os taxistas não são muito confiáveis por lá. Fiquei um pouco preocupado pois chegarei em Sevilha pela rodoviária e queria ir pro hotel de táxi por causa das malas. Você acha que terei algum problema? Tem táxi executivo na rodoviária? Na volta, também terei que pegar táxi para Santa Justa. Tem alguma forma segura de fazer isso? Alguma companhia de táxi. Qualquer ajuda nesse sentido seria bem-vinda. Muito obrigado!

    1. Prezado Marcus, realmente não há muito o que fazer. O conceito de táxi executivo não existe na Espanha. Que, via de regra, os taxistas de Sevilha não seja muito confiáveis não significa que todos eles sejam desonestos. O pior que pode acontecer é que o taxista dê uma voltinha mais longa do devido à caminho do seu hotel. Onde fica exatamente seu hotel? Abraço.

      1. Oi, Tony! Entendi. Meu hotel fica na Calle Mateos Gago, próximo a catedral. Na volta, eu peço pro hotel chamar o táxi ou eu consigo pegar na rua? Um abraço e obrigado.

        1. Olá de novo, Marcus. Seu hotel fica no coração de Sevilha, em uma rua muito movimentada e turística. Pode ser necessário um vira-vira para chegar até lá, mas o valor da corrida não deverá ser muito alto. Na volta para a rodoviária, peça para seu hotel chamar o táxi. Abraço.

  17. Boa noite!
    Sou portuguesa e numa pesquisa sobre Sevilha descobri o seu blog, que tem sido muito util, e já me ajudou muito a fazer um roteiro sobre o que será mais importante visitar em 3 dias.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, pois chego a Sevilha de avião ao aeroporto de San Pablo. Sabe dizer- me se fica muito longe do Centro de Sevilha? E qual a melhor forma de chegar a Sevilha. Estou com receio em ir de táxi. Posso ir de transportes públicos?
    Qualquer ajuda seria muito útil. Muito obrigada.
    Cumprimentos,
    Elisabete Cunha e Silva

    1. Prezada Elisabete, o aeroporto de Sevilha fica a 10 km do centro da cidade. Existe una tarifa fixa de táxi saindo do aeroporto, por isso você não deve ficar com receio de usar um. Existe também um ônibus especial que conecta o aeroporto com o centro de Sevilla (veja os detalhes aqui). Dependendo do seu destino na cidade, além do ônibus você pode acabar precisando um táxi. No nosso guia Sevilha em dois dias explicamos em detalhe as diferentes opções para sair do aeroporto, assim como todas as informações sobre como se locomover em Sevilha. Abraço.

  18. Ola, Tony!
    Seu site e os guias que já comprei serão realmente muito uteis para esta que será minha primeira vez na Espanha.
    Porém, estou com uma baita duvida que não consegui resposta nem no site como no Guia de Sevilha.
    Vou chegar a Sevilha de carro e pretendia devolve-lo no aeroporto, onde pegarei um voo para Lisboa pra voltar ao Brasil.
    Você acha que vale a pena antecipar a devolução do carro e ficar na cidade a pé , usando taxi e transporte publico? (nao por economia, ja que o custo é praticamente o mesmo). Pelo que vi a cidade é pouco amigavel com o carro, os hoteis no centro não oferecem estacionamento e quando oferecem é fora (e muitas vezes longe) mediante pagamento e reserva.
    Entendo que o fato de estar de carro me limita na escolha do melhor hotel, estou certo?

    1. Prezado Fernando, seja bem-vindo ao Espanha Total. Realmente, um carro em Sevilha não é uma boa ideia, não vai ter nenhum uso para você. Devolva o carro na cidade (as locadoras estão próximas da estação Santa Justa, onde chega o trem-bala, próxima do centro) e aproveite o transporte público. Na verdade, em Sevilha quase todos os passeios são feitos a pé, como você já deve ter visto no Sevilha em dois dias, dispensando o uso do carro. O importante será pesquisar um hotel com a sua cara sem ter que se preocupar se oferece ou não estacionamento. Abraço.

  19. Olá Amigo Tony!

    Antes de tudo, obrigado pelas dicas que você nos passa através de sua experiência, tem me ajudado bastante na elaboração do meu roteiro .
    Preciso de uma ajuda: Quero fazer aquele pit-stop em Córdoba , quando estiver saindo de Sevilha, em direção a Madri. Li que muitos orientam deixar as malas nos lockers na estação rodoviária em frente a estação ferroviária. Bem , a dúvida é a seguinte: Esses lockers comportam uma mala média/ grande ou só malas de mão e/ou mochilas? Vi que você falou em malas de até 65 cm . para malas maiores teria onde deixar ou é melhor seguir viagem para Madri e voltar em outro dia sem as malas( bate-volta)?
    Muito obrigado ( desculpe o tamanho da pergunta)

  20. Olá Amigo Tony!

    Antes de tudo, obrigado pelas dicas que você nos passa através de sua experiência, tem me ajudado bastante na elaboração do meu roteiro .
    Preciso de uma ajuda: Quero fazer aquele pit-stop em Córdoba , quando estiver saindo de Sevilha, em direção a Madri. Li que muitos orientam deixar as malas nos lockers na estação rodoviária em frente a estação ferroviária. Bem , a dúvida é a seguinte: Esses lockers comportam uma mala média/ grande ou só malas de mão e/ou mochilas? Vi que você falou em malas de até 65 cm. Para malas maiores teria onde deixar ou é melhor seguir viagem para Madri e voltar em outro dia sem as malas( bate-volta)?
    Muito obrigado ( desculpe a repetição da pergunta)

  21. Prezado amigo, parabéns pelo site. Estou indo pela primeira vez a Sevilha e faremos um viagem de dois dias à Granada e depois retornaremos para Sevilha. Podemos deixar malas na estação Santa Justa? Grato.

  22. Olá Tony,

    Vou a Sevilla e Granado no mês que vem. Li em alguns sites e comentários de viajantes que ambas cidades, ao se sentar em um bar e solicitar uma bebida, por exemplo uma taça de vinho, sempre vem acompanhada de um tapa como cortesia, procede? Caso sim, é padrão nos bares?

    Obrigado

    1. Prezado José, a práctica de servir uma “tapa” de cortesia é habitual na maioria dos bares de Granada, assim como em outras cidades da Espanha também. Não é uma prática comum em Sevilha, onde você deve pagar por esse tipo de aperitivo. Abraço.

  23. Olá Tony. Eu novamente detalhando o roteiro. Vi as informações dos hotéis sugeridas por vocês em Sevilha:
    1- Gostei do Hotel Amadeus por ter excelente localização , vi também em outros sites de pequisa que o interessante seria ficar na ala nova, (acho difícil fazer esse comentário fazendo a reserva pelo Booking) e li que também que o espaço físico para tomar café é pequeno, não que eu pretenda , mas as vezes acaba sendo prático. O hotel permite que faça reservas para o café, já estando hospedado. E como não vamos de carro, da estação de trem podemos pegar um de táxi, e andar só 5 minutos até o hotel. Táxi é o mais conveniente? E ônibus?
    Pretendo ficar num hotel que haja o Pátio, característica tipica e charmosa da Andaluzia.
    2- Apesar desses dois hotéis abaixo não estarem na lista gostaria de sua opinião:
    A- H10 Corregidor Boutique Hotel, gostei muito do que li e os piores comentários foram Wi-Fi péssimo,mas não é o principal item para mim, vi que são 15 minutos andando até a Catedral , o que não é problema ,adoro andar. Vi que oferece amplos quartos e café da manha bom. Minha dúvida é se a região é boa ,a noite pode se andar bem, pois é muito escondido. Há bons acessos que possa fazer a pé outros lugares turísticos de Sevilha? E para chegar é complicado, táxi ou ônibus? Por favor gostaria da sua opinião.
    B- Os hotéis acima não atendendo as necessidades pensamos no Vincci La Rabida, mais caro mas não sei se seria a melhor opção?
    Sevilha vai ser a primeira cidade que vamos dormir e começar a viagem.
    Obrigada . Abraços

    1. Prezada Bena, respondemos rapidamente sua consulta sendo que amanhã estamos partindo de férias, voltando somente no dia 1 de setembro.
      1. Táxi em Sevilha é uma loteria, tem muito taxista desonesto. Mas chegando com malas não há muito o que fazer.
      2A. O H10 Corregidor é um hotel bonito em um área legal e bem comunicada, bem próximo da Alameda de Hércules. Dá para ir andando até o centro tranquilamente. Las Setas de Sevilha ficam mais ou menos na metade do caminho entre o hotel e o centro.
      2B. O Vincci La Rábida tem uma localização quase perfeita e é um hotel muito bonito, com arquitetura tradicional típica de Sevilha.
      Qualquer uma das três escolhas vai ser boa para o começo da sua viagem! Abraço.

  24. Tony, uau, seu site tira o meu fôlego! Muito obrigada por compartilhar conosco suas informações. Livra-nos de algumas angústias das incertezas.
    Bom a minha questão, estarei em Sevilla e queria usar um dia de bate e volta para Granada com o único intuito de conhecer o Alhambra. Isto é factível?
    Me parece cansativo, mas ao mesmo tempo, avalio como uma oportunidade quase que única para mim…
    Um forte abraço e obrigada.

    1. Prezada Cintia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Granada não pode ser encarada como um bate-volta, que entraria na categoria do maraturismo radical. O tempo de viagem, ida e volta, entre Sevilha e Granada, é de seis horas, sem contar com o deslocamente até as estações de cada cidade. Nas viagens é preciso fazer escolhas. Eu sei que muitas vezes pensamos que estamos ante oportunidades únicas, mas elas não devem justificar grandes micos. Abraço.

  25. Olá Tony, nos falamos antes de você fazer sua viagem. Espero que vocês tenham aproveitado. Já adquiri os guias de Valencia e Córdoba. Vou devorá-los kkkkkkk. A respeito do hotel de Sevilha, descartamos o Vincci La Rábida. Realmente estamos na dúvida do Hotel Amadeus que parece ser mais central que o H 10 Corregidor, o qual apreciei muito, por isso a minha insistência, apesar de não ser muito central em relação aos demais.Tenho minhas dúvidas. Gostaria de saber se nas proximidades tem restaurantes? Li em seu guia para ter cuidado especialmente nas estreitas ruas do Bairro Santa Cruz a noite, onde a ocorrência de furtos é maior que em outras partes da cidade . Como o centro histórico, as ruas à noite são mais vazias,fiquei preocupada em hospedar-me no H10 Corregidor, devido ao deslocamento a noite caso não existam restaurantes próximos.
    Abraços

    1. Olá de novo, Bena! Se você se encantou com o H10 Corregidor, vai nessa. Não é mega central, mas você vai ver que as distâncias no centro de Sevilha não são tão grandes assim. Na nossa última vez em Sevilha ficamos hospedados na Plaza de San Andrés, que não fica muito longe do H10 Corregidor. Gostamos muito da localização. Há muitos bares e restaurantes na região, inclusive vários indicados no guia. O roteiro Uma tarde em Sevilha finaliza muito próximo do H10 Corregidor. Pode dar uma olhada no mapa do roteiro. Abraço.

  26. Olá Tony,
    Chegarei a Sevilha no final de setembro, vindo de Madri, e ao descer na estação Santa Justa, como faço para pegar o tram para a estação San Bernardo? É que meu hotel é bem ao lado da estação (1 ou 2 quarteirões). Se não compensar tanto pegar o tal tram (vou com 1 mala somente), melhor ir de táxi?
    Parabéns pelo seu blog, já anotei várias dicas!
    Obrigada,
    Erika

    1. Prezada Erika, a linha 1 do bonde de Sevilha (“tranvía)”, que começa/termina na estação de San Bernardo, não passa perto da estação de Santa Justa. Para chegar no seu hotel, pegue um táxi, a distância não é grande. Abraço.

  27. Olá Tony

    Estou feliz em encontrar este blog. Estamos concluindo os preparativos para a viagem daqui a três semanas para a Espanha. Visitaremos algumas cidades como: Madrid, Bilbao, San Sebastián, Zaragoza, Barcelona, Valencia, Sevilha e Córdoba. Gostaria de saber em quais encontramos guarda-volumes nas estações de trem.
    Obrigada pela ajuda.

    Heloisa

    1. Prezada Heloisa, seja bem-vinda ao Espanha Total. Para que a informação do site esteja bem organizada, pedimos para nossos leitores a gentileza de deixar suas consultas em textos relacionados com o assunto delas. Aqui respondemos consultas sobre a cidade de Sevilha, onde há guarda-volumes na estação de trem. Pode deixar sua consulta no texto tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. Também agradecemos muito quando os leitores pesquisam o site antes de deixar suas consultas, muitas vezes as respostas às suas dúvidas já estão no site! Veja os textos guarda-volumes em Barcelona, guarda-volumes na estação de Atocha em Madri e guarda-volumes em Córdoba. Abraço.

  28. Tony, fui pesquisar trem de Barcelona para Sevilha no dia 01/01/17. apareceram vários trens com seus horários. Mas por precaução fui olhar no + e a data que estava ali embaixo estava como 31/12. aparecem trens de outras datas?
    Fiquei meio perdida pois o trem que eu pegaria saíria 12:00 de Barcelona e chegaria 18:30 em Sevilha, podes me ajudar?
    https://venta.renfe.com/vol/search.do?c=_RRh4

    1. Lorena, fizemos agora mesmo uma simulação de compra para o dia 01/01 e não aparece a troca de data que você está comentando. Vemos vários trens ao longo do dia, inclusive o trem que parte às 12:00h. A data aparece corretamente. O preço que aparece é de 61,10€. Abraço.

  29. Tony, boa tarde. Verificando os hoteis em Sevilla, observei que eles estavam muito caro. Voltando ao seu guia, vi que existe uma festa Feria de Abril, que este ano vai cair exatamente no período que eu vou. A data de ida e volta não tenho como alterar. Vc acha que esta festa é interessante a gente estar lá para conhecer ou vc acha que não vale a pena pagar tão caro na estadia em Sevilla para esta feira?

    1. A Feria de Abril é o período mais complicado do ano para visitar Sevilha. Ao contrário do que muitas pessoas acham, a Feria é um evento principalmente privado. É como se fosse um carnaval unicamente com camarotes privados. Se você não tiver quem te convide dentro de uma “caseta” (os camarotes de Sevilha), você fica por fora da festa. Pessoalmente, não achamos que valha a pena pagar hospedagem caro para ficar em Sevilha durante o período da feria.

  30. Tony, estou querendo reservar logo o hotel, está ficando difícil preço bom, não consegui reservar no Hotel Sevilla, que vc indica. Qual tem a localização melhor o Hotel Goya ou o Hotel América? Qual dos dois vou ficar melhor situada?

    1. O Hotel Goya fica no centro histórico, em uma rua muito movimentada. Já o Hotel América fica próximo do Hotel Sevilla, que você não conseguiu reservar, em uma região com muito comércio e bem comunicada com outras partes da cidade. As duas localizações são boas para fazer turismo na cidade.

  31. Ola Tony, tudo bem? Estarei na Espanha em Agosto, vindo de Portugal. Como ja conheço Barcelona, Valência, Granada e Málaga, focarei meu tempo nas cidades que não conheço (Cerca de dez dias). Minha ideia era reservar de 4 a 5 dias em Sevilha (Com pelo menos um bate e volta a córdoba). Gostaria de dicas para outros bate-volta partindo de Sevilha. Li ótimas Críticas sobre Huelva e Cádiz. Como Agosto é muito quente e estas são cidades litorâneas, acho que pode ser uma boa e rápida escolha. O que tu achas? Grande Abraço

    1. Bom dia, Pedro. Na verdade, não indicamos a Andaluzia no mês de agosto por causa do calor extremo. Temperaturas acima de 45 graus não são brincadeira, e tornam os passeios em um sofrimento. Nem os sevilhanos aguentam, fugindo da cidade durante o período. Nem Huelva nem Cádiz podem ser considerados bate-voltas partindo de Sevilha. Nesse quesito entrariam Jerez de la Frontera e Ronda. Abraço.

      1. Obrigado pelas dicas!! De fato é bastante quente, ano passado estive em Granada e Málaga também em Agosto. Mas é meu período de férias da faculdade, então não tenho muita opção. De qualquer forma estou bem habituado ao calor. Grande abraço

        1. Se você já estiver habituado com o calor, então está perfeito. Sevilha é bem mais quente que Granada e Málaga, gostamos de alertar nossos leitores porque existe uma grande diferença entre estar acostumado ao calor extremo, e sair para fazer turismo em um dia de calor extremo. E nem todo mundo é ciente do fato. Grande abraço para você também!

  32. Boa tarde, Tony.

    Em maio faremos uma viagem para Portugal, que pretendemos iniciar em Sevilha.
    Serão 2 dias lá e então iremos para Algarve.
    Tenho 2 dúvidas e acredito que você possa me ajudar:
    1) Compensa mais o vôo partindo de GRU, que faz uma pequena escala em Madri e parte para Sevilha ou um vôo para Madri e outro transporte para Sevilha?
    2) Para a segunda opção, você sabe me dizer qual a melhor alternativa?
    Estou tentando planejar tudo da melhor forma!

    Obrigada!

    1. Prezada Ana, se você ainda tiver qualquer dúvida, aproveite para perguntar. Um esclarecimento, não há voos do Brasil até Sevilha. Em Madri você não vai fazer uma escala, vai ter que trocar de avião. Abraço.

  33. Olá minha esposa vai dia 20 de Junho para Madri, terá 03 dias para visitar cidades e 02 para explorar Madri. Ela quer montar um roteiro bate-volta em cada dos tres dias. O que sugere? Poderia ajudar e enviar as dicas e/ou um roteiro por email: [editado]

  34. Boa tarde Tony !!! Tudo bem ? Minha viagem está chegando, vou começar a perguntar de novo.
    Comprei o guia de Sevilha e vi que vc comenta do hotel Alminar onde vou ficar, gostaria de saber se naquela região é seguro chegar tarde da noite depois de ver flamenco e outros passeios. Como vou ficar de 15.03 até 20.03 vou adequar o roteiro de dois com outras sugestões do guia. Quero fazer bate/volta até Jerez de La Fronteira tem texto próprio para perguntar desse bate/volta. Abraços.

    1. Olá de novo, Léa! Seu hotel fica no coração de Sevilha, você vai poder voltar nele tranquilamente depois dos seus passeios. É uma região muito movimentada, não precisa se preocupar. Abraço!

  35. Olá Tony !! Mais perguntas, comprei o guia e estou adorando muito bom como todos que já foram publicados. No roteiro “uma manhã em Sevilha” vou fazer o passeio pelo rio no final do passeio. Vou almoçar no Blanca Paloma por achar o horário melhor. Qual o melhor trajeto para voltar ? Mais uma vez obrigado. Abraço.

  36. Bom dia Tony ! perguntando de novo
    No guia as indicações de restaurantes são todos de tapas. Poderia me indicar restaurante sem ser e tapas porque a minha amiga de viagem é diabética, ai fico preocupada. Quando viajamos optamos por cardápio com peixes, salada, verduras.
    Acho que estou perguntando muito, mas você e Cecilia são nossos olhos na Espanha. Abraço

    1. Olá de novo, Léa. Pergunte tudo o que precisar! Na página 49 do guia você vai ver a indicação do resturante La Sal, que não é um bar de tapas. Muito próximo do seu hotel está o tradicional restaurante Casa Robles. Um pouco mais afastado, mas dá para ir tranquilamente a pé, está o El Gallinero de Sandra, também uma boa escolha. Você vai ver que próximo do seu hotel há muitos restaurantes (apesar de que muitos são turísticos demais). Abraço.

  37. Boa noite, Tony.
    Cá estou novamente.Preciso de sua orientação: depois de viajar algumas semanas em setembro pela Espanha, pretendo ir para a região de Lagos, Portugal, de transporte público.(como viajo sozinha, não alugarei carro). Você acredita que seja mais fácil, com mais opções de transporte, a partir de Sevilha, Cádiz ou é indiferente?
    Preciso de seu conselho para fechar meu roteiro. Obrigada mais uma vez!
    Olga

  38. Olá Tony,

    Estamos chegando em Barcelona dia 01 de Maio de 2017 vindos de Paris e temos somente até dia 08 a mais de ferias e teremos que estar em Paris nesse dia para o voo de volta.
    O que nos aconselha uma vez não conhecemos nada na Europa! Minha esposa estava pensando em ficar 3 dias em Barcelona e depois ir para Paris de carro fazendo alguma parada de 2 dias em cada lugar… Eu estou achando que é desperdício pois ficaremos mais na estrada assim…temos pouco tempo. Não é melhor alguns bate-volta com base em Barcelona e depois ir de trem bala para Paris? Alguma dica?
    Obrigado, Lalo Prado

  39. Boa noite Tony, o guia de Sevilha informa que o horário da Catedral é até as 17:00 hs.
    Esse horário até as 17:00 hs é o último horário de entrada ou tenho que sair da Catedral até as 17:00 hs.
    Obrigado de novo !!!

    1. Prezada Léa, houve uma mudança recente de horários (a catedral fica mudando os horários o tempo todo, é uma loucura) e agora, de segunda a sábado, no período do inverno, a catedral fica aberta até às 17:30h. Nesse horário, os funcionários começam a pedir que os visitantes saiam do templo. Abraço.

  40. Obrigado pelo retorno !!! Sei que nas visitas cada um tem o seu tempo, mas pela tua experiência e considerando uma visita normal qual o tempo ideal na catedral.

    Vou ver dois show de flamenco – La Casa del Flamenco e Casa de La Memoria, um dia antes dá para fazer a reserva pessoalmente. Abraço.

    1. Léa, tudo depende de se você estiver planejando subir na Giralda ou não. Com calma, calcule entre 1 hora e 1 hora e meia.
      No caso dos shows de flamenco, um dia antes deveria ser possível fazer a reserva, sim, só um evento inesperado pode esgotar os shows. Abraço.

  41. Tony, bom dia. Eu e meu marido estamos planejando viagem a Espanha em setembro/outubro próximos. Tenho lido seus comentários e aproveitado muito suas dicas na montagem de nosso roteiro. Nossa proposta é alugar um apartamento em Sevilha por 15 dias. Já estivemos na cidade em outra ocasião, por dois dias, e decidimos retornar por um período maior para sentir a vida na cidade como um residente. Que dicas você pode me dar e qual bairro você nos indica ficar? Obrigada

    1. Valéria, se vocês já visitaram a cidade, muito provavelmente tenham achado alguma parte dela mais interessante que outra. Para quem visita Sevilha para fazer turismo, qualquer endereço no centro histórico é bom. Vocês já devem saber que a maioria dos programas na cidade são feitos a pé. Já se vocês estiverem pensando explorar outras cidades vizinhas usando o trem ou o ônibus, pode ser uma boa ideia procurar um endereço próximo das estações de trem ou da rodoviária. Abraço.

  42. Tony!
    Boa tarde !
    Vou começar minha viagem à Portugal / Espanha e Roma em final de setembro.
    Saindo de Lisboa dia 11/10 pretendo ir para Sevilha (2 dias).Córdoba,(1 dia)Madri (2 dias)e Barcelona( 2 dias) Minha segunda vez nesses lugares.Minha dúvida nesse post:estarei com carro alugado em Lisboa e pretendia ir até Sevilha com ele.Vi 2 rotas:por Badajós,Setúbal ou Portimão.Sabe
    Qual o melhor/mais seguro para irmos? Somos 4 mulheres. Ou vc aconselharia outra maneira,como trem ou avião? Outra coisa Vc sabe se é possível devolver o carro que peguei em Lisboa em Córdoba por exemplo?
    Grata!!!

  43. Olá Tony. Boa tarde.
    Chego em Sevilha dia 21/04 (sexta feira) as 14:00 (trem)
    Pretendo deixar as malas no hotel (Dr Pedro de Castro, 1) e começar algum roteiro de meio dia.
    A duvida é, por onde começar.
    Fico em Sevilha a tarde do dia 21, dia 22 inteiro, e a manhã do dia 23 sendo que nosso trem para Madri é as 13:40hr.
    Você acha que consigo fazer o roteiro de 2 dias em Sevilha (que já comprei).
    Obrigada!!!

    1. Bom dia, Manuela. O Meliá Sevilla fica do lado do Parque de María Luisa. Mesmo assim, faça o seguinte.
      – dia da chegada. Roteiro uma tarde em Sevilha. Para chegar no ponto inicial do roteiro, pegue o Tranvía (bonde). Ele vai deixar você próximo da Iglesia del Salvador. Peça orientações na recepção do hotel.
      – dia 22. Roteiro um dia completo em Sevilha.
      – dia 23. Roteiro uma manhã em Sevilha. Elimine os pontos 2 e 8 do roteiro para ter tempo suficiente para completá-lo com calma. Tente começar não mais tarde das 9 horas.
      Desse jeito, você vai conseguir completar os três roteiros do guia.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima