Espanha Total

Salamanca

salamanca

Os destaques

A cidade universitária mais famosa da Espanha é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A linda Plaza Mayor, a catedral e a universidade são os principais destaques da cidade. Em Salamanca o visitante pode também se deliciar com a famosa culinária castelhana.

Quantos dias ficar

  • Estadia mínima: um dia.
  • Estadia bacana: dois dias.
  • Estadia ótima: três dias.

Quando visitar

Salamanca pode ser visitada o ano todo.

Salamanca combina com…

É fácil combinar uma viagem a Salamanca com os seguintes destinos na Península Ibérica:

Veja também nosso roteiro 8 Ávila, Segóvia e Salamanca.

Mais informação sobre Salamanca

Veja o site oficial de turismo da cidade de Salamanca.

Hospedagem em Salamanca

Consulte as ofertas de hospedagem em Salamanca, oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.



Booking.com

64 comentários em “Salamanca”

  1. Olá, estou planejando uma viagem de carro entre salamanca, ávila e segóvia, já vi que o preço do aluguel do carro não é caro, mas gostaria de saber sobre preço de estacionamento nessas cidades para calcular se vale a pena ir de carro ou transporte público

    1. Prezada Marilia, no presente texto vamos responder sua dúvida sobre Salamanca. Se quiser deixar suas consultas sobre Ávila e Segóvia nos textos correspondentes do site, daremos a informação por lá também, para benefício de futuros leitores interessados no mesmo assunto. Um estacionamento público pode custar a partir de 11€ por dia. Abraço.

    1. Prezado Luciano, se você escolher Salamanca, deverá dedicar os dois dias para a cidade. Já no caso de Segóvia e Ávila, um dia é mais do que suficiente. Tudo vai depender dos seus interesses. Segóvia e Ávila com dois dias é um passeio muito tranquilo. Abraço.

  2. Olá, Tony. Estou tentando comprar passagens de Madrid a Salamanca ida e volta. No site da Renfe aparece um horário de retorno às 20:35, mas quando seleciono ele, o site me dirige para um outro horário mais cedo. Vc saberia me dizer pq? Estou tentando comprar para o dia 02/09.
    Obrigada

    1. Olá, Olga. Fizemos uma simulação e não achamos nenhum trem retornando às 20:35h, só aparece esse horário na ida.. O último horário desse dia aparece como sendo o das 18:20h.

  3. Vc acredita que a RENFE possa disponibilizar mais horários daqui um tempo? Eu simulei a compra para 02/09 e há vários outros horários, inclusive de ida. Ao mesmo tempo, fico com receio de não comprar agora e perder a promocional (11,95). O que vc faria?

    1. Pode ser que disponibilize novos horários, não sabemos. De qualquer jeito, Salamanca como um bate-volta no mesmo dia entra em cheio na categoria de maraturismo, que aqui no site tentamos desicentivar, por ir contra as práticas do turismo sustentável. Abraço.

  4. boa noite! estarei no inicio de novembro em lisboa e gostaria de ir ate a espanha, provavelmente salamanca. Pelo que vi o meio de transporte é o trem a noite…é só dessa forma mesmo? tem algum meio que seja mais rápido? se puder me ajudar ..obrigada pela atenção

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Fernanda, se você estivesse em Coimbra ou Porto, Salamanca até poderia ser uma boa escolha, mas no caso de Lisboa, não achamos um uso inteligente do seu tempo e dinheiro. Você vai perder 8 horas para ir, e mais 8 horas para voltar. Querendo ir para a Espanha, Mérida fica muito mais próxima, são 4 horas e meia de ônibus. E você ainda consegue fazer um pit-stop na linda cidade de Évora.

  5. Olá Tony! Depois de 4 anos vou voltar para a Espanha 🙂 e preciso da sua opinião novamente. Chego em Barajas dia 17/06/2018 as 17:05. Vi que tem ônibus para Salamanca que sai do T4 por volta de 19:30. Pretendo ir direto para Salamanca e ficar 2 noites depois ir para Madri (até 27/6) e fazer bate e volta para Ávila e Segóvia. A pergunta é : acha que dá tempo de pegar o ônibus de Barajas /Salamanca; é uma boa idéia? Obrigada por enquanto. Abraço!

    1. Olá Catia, bem-vinda de volta à Espanha. Pegamos, com frequência, ônibus no aeroporto de Madri após chegar de um voo. Costumamos deixar um intervalo mínimo de três horas entre a chegada do voo e a partida do ônibus para evitar qualquer estresse. Se seu voo chegar na hora, a fila da imigração for rápida e as malas saírem rápido também, você deveria conseguir pegar o ônibus das 19:30h. Se houver qualquer atraso, pode rolar um estresse básico. Abraço.

  6. Olá Tony! Obrigada, estou muito feliz por voltar! Esqueci de dizer, acho que não vou passar pela imigração, pq vou chegar por Roma, fico 5 dias e de lá vou pra Madrid. Mas, por segurança, pela sua experiência acha que consigo comprar a passagem no aeroporto, para Salamanca, na hora ou é melhor comprar antes? Abraço!

    1. Catia, se você deixar para comprar no aeroporto, podem acontecer duas coisas: que ainda tenha assentos livres ou que o ônibus esteja lotado. Só você sabe qual é sua tolerância ao risco. Nós preferimos comprar com antecedência. Abraço.

  7. Olá Tony… Vou me hospedar 3 dias em Salamanca e um deles gostaria de fazer um bate volta. Estou entre a cidade de Avila, Valadoli e Zamora. Me sugere especificamente alguma dessas? Obrigada!! 🙂

  8. ola Tony.
    Eu e minha esposa estaremos em Madrid(agoasto) e temos 3 dias vagos antes de irmos a barcelona, Ibiza e Formentera. Gostaria de alguma dica lembrando que somos jovens, amantes de vinho…Obrigado pela atencao

    1. Olá Gabriel, por gentileza, escolha um texto relacionado com o assunto da sua consulta para deixá-la. No presente texto respondemos dúvidas sobre Salamanca… Uma boa dica a duas horas de Madri é a região da Ribera del Duero. Não deixe de consultar nosso passaporte BCN, o site dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Abraço.

  9. Caros

    Por favor, necesito ayuda, voy a Salamanca después de a ya Bragança Portugal, mi ciudad; siento muy difícil de coger información de transporte desde Salamanca a Braganza, día 14/09/18, más para el final de la tarde y también local que se pueda dejar mis equipajes.
    Se puedem ajudar , por favor informem. Gracias

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado, vamos responder em português, que é a língua oficial do Espanha Total. Você precisa ir de Salamanca a Zamora, de ônibus. E, mais tarde, trocar de ônibus para fazer Zamora-Bragança. Abraço.

  10. Boa tarde gostaria de ir do porto a Salamanca em 20/outubro/ 18, qual seria o melhor transporte? Auto carro ou comboio? E qual a companhia que eu escolho. Obrigada.

    1. Bom dia, Margarete. Não existe trem direto entre Porto e Salamanca, você teria que fazer baldeação em Coimbra. A Flixbus oferece um serviço de ônibus direto. Pode conferir preços e horários no site da empresa. Abraço.

  11. Boa tarde, Tony!

    Estou com uma dúvida em como ir a Salamanca a partir de Toledo.
    Voê já me informou que o mais indicado é comprar o bilhete único (Toledo-Salamanca).
    Acabei de olhar no site da Renfe e vi que o único horário disponível para esse trecho é 9:25. Você sabe informar se esse é o único horário?
    O trajeto é Toledo-Puerta de Atocha e Chamartin-Salamanca. Como fazer para ir de Puerta de Atocha a Chamartin? Tem que comprar outro bilhete ou já está incluso na passagem de Toledo-Salamanca?
    Muito obrigada pela ajuda.

    Grande abraço!

    Wiky

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      No caso, compre os trechos separadamente. Você deverá se deslocar de trem (aproveitando o “combinado cercanias”) entre Atocha e Chamartín. Para não rolar estresse nenhum, deixe um mínimo de 90 minutos entre a chegada em Madri e a partida para Salamanca.

  12. Bom dia, Tony!

    Tudo bem?
    Estamos montando nosso roteiro em Salamanca e gostaríamos da sua opinião sobre a viabilidade dele e alguns conselhos.
    Para o sábado, dia 07/09, fizemos a programação nessa sequência:
    -Plaza Mayor
    -Universidad (antigua)/El cielo de Salamanca
    -Escolas Menores/Pátio das escolas
    -Casa das Conchas
    -Igreja do Espírito Santo (subir ao topo)/Universidad Pontificia
    Pausa para almoço
    -Catedral Nova e Catedral velha (torre da Catedral)
    -Huerto de Calixto e Melibea (pôr do sol)
    -Ponte Romana

    Não temos muita noção se é viável fazer todas essas atrações um um único dia. O que você acha? Tem algo que você excluiria ou acrescentaria para este dia? Algum ingresso desse dia deve ser comprado com antecedência?
    Depois te enviaremos o roteiro de domingo… esse texto já ficou muito longo (risos).

    Até a próxima e boa semana!

    Abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky. Ainda não desenvolvemos um roteiro para Salamanca. Desenvolver um roteiro é uma tarefa muito complicada, tem que testar inúmeras variáveis para que a combinação de pontos turísticos visitados faça sentido. Tudo indica que em um único dia você deveria poder visitar todos os lugares indicados na sua lista, especialmente porque as distâncias em Salamanca são pequenas. Além de visitar a Plaza Mayor logo no começo do dia, não deixaríamos de voltar nela no final do dia. Não acreditamos que exista a necessidade de comprar nenhum ingresso antecipadamente. Abraço.

      1. Tony, meu amigo

        Montar roteiro é complicado mesmo, dá uma trabalheira enorme… muita gente não faz ideia (risos). Apesar disso, é algo muito gostoso de fazer, na minha opinião… parece que a viagem já se inicia nesse momento e começamos a nos imaginar naqueles lugares… é assim que me sinto. Para mim é mágico!
        Mas o bom é fazer com tempo, fazer correndo gera muito estresse e tira todo o prazer.
        Nossa salvação para esse planejamento foi ter encontrado o site de vocês. Tem muita informação desencontrada na internet e nem sempre os sites são organizados e funcionais (a exemplo da Renfe). No início, chegamos até a nos arrepender de termos escolhido a Espanha, apesar de todos os atrativos turísticos. Mas depois que encontramos vocês, tudo mudou! Ficamos encantados com a qualidade e a organização do trabalho de vocês. Agora o planejamento tá fluindo com mais tranquilidade.

        Obrigada!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia de novo, Wiky. A fase de preparação de uma viagem é uma parte integral da viagem mesmo. O planejamento é cheio de emoções, surpresas e descobrimentos. Sabemos que há muitas informações na internet e também sabemos que nem todo mundo trata a informação com rigor. Sempre demos a maior importância ao fato de publicar informações testadas e confiáveis, e mesmo assim, elas podem ficar desatualizadas sem a gente ficar sabendo! Ficamos muito felizes ao saber que estamos contribuindo a viabilizar sua viagem. Abraço!

  13. Bom dia, Tony!

    Para o domingo em Salamanca, dia 08/09, pensamos o seguinte:

    -Igreja e Convento de San Esteban
    -Torre del Clavero
    -Convento de las Duenas
    -Cova de Salamanca
    -Pátio da Salina
    -Convento de Santa Clara
    -Passeio de barco pelo rio Douro

    O que você achou? Acrescentaria/excluiria algo?
    Esse dia tá mais enxuto, não sabemos o que dá pra adicionar. Você tem alguma sugestão?
    Será que o passeio de barco é legal? Você indica algum?

    Mais uma vez, obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky. Tudo parece ok. Nunca fizemos o passeio de barco, por isso não podemos avaliar seu interesse ou qualidade. Aproveitem para fazer tudo com muita calma. Abraço.

  14. Olá ! Pretendemos ir a madri em março. A ideia é uns 7 dias em Madri e arredores, 2 dias em salamanca e de lá ir para Serra da Estrela em Portugal. O que vc sugere ?

  15. Boa tarde, Tony e Cecília!

    Tudo bem com vocês?
    Quanto tempo, né verdade?
    Que vontade de voltar a Espanha…
    Gostaria de esclarecer uma dúvida se for possível.
    Tem alguma restrição em vigência por parte da UE ou da Espanha para a entrada de brasileiros na Espanha? Se tiver, vocês poderiam me informar o site oficial onde consta a informação?
    Pergunto porque eu tinha um intercâmbio de espanhol com a Don Quijote agendado para início de setembro/2020 e não foi possível realizar devido ao fechamento das fronteiras (a escola não quer me devolver o dinheiro de jeito nenhum). Preciso dessa informação para argumentar com a escola porque, pelo que sei, se a restrição tiver sido imposta pela UE/Espanha tenho direito ao reembolso (apesar de não saber a que órgão espanhol recorrer nesse caso, caso a escola não negocie comigo). Como fiz a compra diretamente com a escola, não sei se posso acionar o procon aqui no Brasil.
    Vocês podem me orientar? Ficarei imensamente grata…
    Um abraço,

    WiKy

      1. Bom dia, Tony!

        Muito obrigada pela ajuda. Se estudantes estavam entrando, pelo visto a escola não vai reembolsar mesmo. Que dor de cabeça!
        Um grande abraço para você e espero melhoras para todos nós.
        Até a próxima viagem!

        Um beijo

        WiKy

          1. Então talvez haja esperança. Porque no meu caso não havia visto por ser um intercâmbio de 2 meses.
            Obrigada, Tony! Você me deu uma luz importante.

            p.s.: Esqueci de comentar com vocês que em nossa viagem pela Espanha fizemos amizade com uma mulher e, meses depois em uma conversa, descobrimos que ela conhece Cecília. Que mundo pequeno, não?

            Um abraço pros dois e muita saúde 😀

            Wiky

            1. Tony | ESPANHA TOTAL

              Esperamos que você consiga resultados na sua legítima cobrança.
              A Cecília ficou muito curiosa, quem seria sua conhecida? Pode deixar o nome aqui, mais tarde eu apago a mensagem.
              Abraço e muita saúde para você também!

              1. Bom dia, Tony!

                Obrigada. Estou com esperança, apesar da demora deles em me responderem.
                Se chama Edurne, é de Bilbao, nos conhecemos em Córdoba. Ela não conhece Cecília pessoalmente, se não me engano se conheceram através de uma associação oftalmológica. Ela comentou comigo que conheceu uma brasileira através de uma associação e que a brasileira e o marido espanhol trabalhavam com turismo. Daí pensei em vocês e mostrei os seus sites para ela. Achei a coincidência fantástica! Ela comentou comigo que achou meu jeito de falar parecido com o de Cecília (risos). O mundo é pequeno né?

                Um forte abraço para vocês e se cuidem!

                Wiky

              2. Tony | ESPANHA TOTAL

                Estamos na torcida para que você consiga o estorno do valor pago. Se a empresa for idônea, não há muito o que discutir.
                A Edurne! Não conhecemos ela pessoalmente (não fosse pela pandemia, já teriamos ido para Bilbao para encontrar com ela), mas é uma pessoa muito querida da Cecília!
                O mundo é muito pequeno, sim (ou, como falamos em espanhol, “el mundo es un pañuelo”).
                Abraço!

  16. Obrigada, queridos!

    Depois volto para contar se consegui ou não.
    Ela é uma pessoa muito simpática e carinhosa 😀 Nos conhecemos numa visita ao sitio arqueológico da Medina Azahara e depois passamos o resto do dia passeando por Córdoba. Foi um dia muito rico… saudades!
    Um grande abraço para vocês e cuidem-se muitos.

    Com carinho,

    Wiky

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Conte para a gente o resultado da sua tentativa, sim! Voltar para a Córdoba para gravar vídeos para o canal do YouTube está na pauta da gente, mas por enquanto está bem difícil. Abraço!

      1. Bom dia, queridos!

        Ficarei de olho no canal de vocês para ver esse vídeo de Córdoba… certamente ficará ótimo!
        Contactei o consulado espanhol no Rio e eles confirmaram o que vocês disseram.
        Minha dúvida agora é onde fazer uma queixa para tentar conseguir o reembolso ou parte dele.
        Vocês sabem que órgão espanhol posso acionar daqui do Brasil? Porque acho que neste caso não se aplica o procon brasileiro.

        Um forte abraço e bom fim de semana!

        Wiky

        1. Wiky, veja duas páginas da defensa ao consumidor da Junta de Castilla y León: aqui e aqui. Pode ser um bom lugar para começar suas pesquisas.
          Um ótimo final de semana para você também!

          1. Boa tarde, queridos!

            Obrigada pela indicação dos sites.
            Enviei uma consulta para o site que vocês me indicaram.

            Agora aguardarei o retorno deles. A escola me retornou dizendo que não reembolsa o valor pago. Minha preocupação é que o escritório central é em Madri (com quem estou conversando) e não encontrei onde fazer uma reclamação pela internet, caso tenha que fazê-la por Madri. De acordo com este site para fazer uma reclamação é necessário ter um certificado eletrônico. Não sei mais o que fazer, meus amigos.

            Um forte abraço e boa semana para vocês.

            Wiky

            1. Bom dia, Wiky, na página de Consumo da Comunidad de Madrid aqui se indica que a reclamação pode ser entregue nos consulados da Espanha no exterior. Como você não vai poder apresentar a reclamação pela internet, o consulado parece a melhor opção. Por enquanto, aguarde vários dias para ver se o departamento de consumo de Castilla y León responde sua consulta. Abraço.

              1. Bom dia, queridos!

                O departamento de consumo de Castilla já respondeu. Disseram para eu procurar ajuda no Brasil. Já o Ministério de Consumo me informou que tenho direito e posso fazer uma reclamação através do consulado. Escrevi para o consulado e estou aguardando resposta. O problema é que não tem consulado na minha cidade. Se tiver que fazer a reclamação presencialmente, será uma complicação. Enviei outro e-mail para a escola informando as normativas vigentes para ver se eles reconsideram o posicionamento, apesar de achar improvável.
                Boa semana e tudo de bom para vocês dois!

                Abraços!

                WiKy

  17. Boa tarde, queridos!

    Como vocês estão?
    Escrevo para atualizar vocês sobre a saga do reembolso.
    Infelizmente não estou encontrando um caminho para solucionar meu problema.
    O Ministério de Consumo me informou que tenho direito, mas como não resido na Espanha não há como fazer uma queixa. Já a Direção Geral de Consumo e Comércio de Madri fala que tem que morar em Madrid para registrar uma queixa com eles.
    O procon do Brasil diz que não pode atuar porque a tal empresa não possui CNPJ nem escritório no Brasil. Estou sem saber o quê fazer nem a quem recorrer. Protocolei uma queixa no Econsumer seguindo a sugestão da Direção Geral de Consumo de Madri, mas creio que só servirá para estatística, já que eles não atuam em representação de consumidores individuais.
    A cada dia acho mais improvável conseguir meu reembolso e penso que a escola se aproveita dessas dificuldades que os consumidores latinos têm para não respeitar o direito do consumidor.

    Um forte abraço e se cuidem.

    Com carinho,

    Wiky

    1. Wiky, você poderia escrever de novo para a empresa falando que seu advogado pediu para perguntar se não trocariam a data do curso para uma data futura. Fizemos inúmeros cancelamentos devidos à pandemia e o pior que conseguimos foi um crédito futuro. Abraço.

      1. Bom dia, amigos!

        Obrigada pela dica, não tinha pensado nisso. Vou tentar argumentar um pouco mais. Registrei uma reclamação no Econsumer, seguindo as orientações da Direção Geral de Consumo de Madrid. Quando tiver novidades, volto para contar para vocês.
        Um forte abraço e se cuidem muito.

        Com carinho,

        Wiky

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima