La Rioja

La Rioja, Espanha

Na Espanha, o nome La Rioja é usado em duas circunstâncias diferentes:

  • La Rioja é um das 17 Comunidades Autônomas que formam a Espanha. Sua capital é Logroño.
  • La Rioja é também o nome da região vinícola mais famosa da Espanha, e também da Denominación de Origen que protege os vinhos produzidos nela. A região vinícola de La Rioja extende-se por parte da Comunidad Autônoma de La Rioja, e também por uma pequena região do vizinho País Basco, conhecida como La Rioja Alavesa. Também são produzidos vinhos da denominação La Rioja em pontos específicos das comunidades autônomas de Navarra e Castilla y León.

La Rioja, paraíso do enoturismo

Ysios, La Rioja, Espanha

Quem visita La Rioja a turismo, o faz atraído pela grande oferta de atividades relacionadas com o enoturismo, tanto na Comunidad Autônoma de La Rioja como na região de La Rioja Alavesa no País Basco. Vale a pena salientar que La Rioja e La Rioja Alavesa são regiões vizinhas, estando a segunda a poucos quilômetros de Logroño, a capital da primeira.

Além de paisagens espetaculares com um mar de vinhedos que se perde no horizonte, La Rioja conta com um número considerável de vinícolas que podem ser visitadas, lugares ideais para entrar em contato com a cultura do vinho de La Rioja. Clique aqui para saber como é a visita às bodegas Ysios, entre as mais espetaculares de La Rioja.

Clique aqui para saber mais sobre Laguardia, um dos vilarejos mais lindos de La Rioja Alavesa.

Textos sobre La Rioja no Espanha Total

Alguma dúvida?

A caixa de comentários do presente texto está aberta para suas perguntas!

29 pensamentos sobre “La Rioja”

  1. Boa tarde! Adorei esse post, no próximo ano, se Deus quiser, pretendemos conhecer Vigo, Lá Coruña, La Rioja, Santander, Oviedo e San Sebastian, temos poucas informações dessas cidades, abc

  2. Por favor gostaria de ajuda par fazer um roteiro de 2 dias em Rioja Alavesa! Irei me hospedar no Eguren Ugarte. Precisava saber quais as vinícolas imperdíveis dessa região? Quais cidades valem uma visita ?!
    Muito obrigada

    1. Prezada Patricia, no primeiro dia, marquem uma visita de manhã nas Bodegas Ysios, muito próxima do seu hotel (a visita só pode ser feita com agendamento prévio aqui). É uma bodega incrível e a visita é muito legal. Saindo da visita, aproveitem para almoçar em Laguardia e percorrer o vilarejo à tarde – é lindiísimo. Não percam a Iglesia de Santa María de los Reyes, uma maravilha. Sobrando tempo, cheguem até as Bodegas Marqués de Riscal, com o espetacular prédio de Frank Gehry. Não indicamos a visita à bodega porque seria bastante repetitiva (muito parecida com a visita a Ysios, embora a Marqués de Riscal seja mais massificada).
      No segundo dia, tudo vai depender dos seus interesses. Podem ir até Logroño, capital de La Rioja. Podem visitar vilarejos com um rico patrimônio histórico. Ou podem escolher visitar bodegas menores, com uma produção mais artesanal. No escritório de turismo de Laguardia, ou até no próprio hotel, poderão dar mais informações em função dos seus interesses. Abraço.

  3. Prezado Tony muito obrigada pelas dicas. Com certeza farei esses passeios. Estou muito satisfeita com seus guias. E também com suas dicas no site. Muito obrigada por me ajudar a programar essa viagem. Abraços

  4. Hola, Tony y Cecília
    Desde luego, es un buen consejo ir a La Rioja. Supongo que en Primavera debe ser todavía mejor.

    Nosotros hemos estado unos días en Briones y San Vicente de la Sonsierra. Nos han encantado. Ambas poblaciones, forman parte de La Alta Rioja. Están muy cerca de Haro y de Navarra. Son pueblos no muy grandes, pero con una arquitectura espectacular. En Briones hay Casonas tipo las de Cantabria. Las tapas estupendas y el vino un espectáculo! Para repetir.

    1. Qué alegría verte por aquí, Carmen. La primavera y el otoño son las épocas ideales para visitar La Rioja, a pesar de que en verano, con las viñas cargadas, está muy bonita también. En la región donde estuvisteis hay muchos pueblecitos preciosos. La próxima vez tenéis que intentar llegar hasta la maravillosa Laguardia. El tirón de orejas por haber pasado por Zaragoza sin avisar te lo reservo para un email privado. Un abrazo cariñoso a los dos.

  5. Olá Tony. Parabéns pelo blog.
    Estou planejando uma viagem de 21 dias com minha esposa e meus sogros. Gostaria de sua opinião no nosso roteiro. Faremos ida e volta por Madri
    Madri (3 dias), Sevilha (3 dias), Cadiz (2 dias), Ronda (2 dias) Málaga (3 dias) (entre Sevilha e Málaga alugaríamos carro) e Barcelona (7 dias). Em Barcelona como base, estou pensando em visitar Girona, Cadaquez e Montserrat. Ainda estou com uma folga de 2 dias no final da viagem e em dúvida entre Valencia ou Zaragoça. O que você acha?

    1. Prezado Thiago, no presente texto respondemos consultas sobre La Rioja. O espaço onde respondemos consultas sobre roteiros é este aqui. Não esqueça de mencionar a época da sua viagem. Abraço.

    1. Olá Raquel, cada época do ano tem suas vantagens. Mas pudendo escolher, iriamos na primavera, verão ou outono, evitando o inverno. Se você estiver interessada no enoturismo, a colheita da uva acontece em setembro. Abraço.

  6. Olá gostei muito das postagens , vamos no inicio de julho passar 2 dias pela região da Rioja gostaria de me hospedar em uma cidade charmosa podendo visitar em locais proximo as vinicolas e ver locais historicos . Voce tem alguma sugestão ?

    1. Prezada Débora, em breve devemos começar a publicar material detalhado sobre os destinos de enoturismo na Espanha, mas enquanto essas publicações não ficam prontas, vamos responder sua pergunta aqui. Um lugar perfeito para se hospedar seria a cidade de Laguardia, que é muito linda. A partir de Laguardia você consegue visitar as bodegas Ysios e também as famosas Bodegas Marqués de Riscal. Na própria cidadezinha há várias bodegas de menor porte. Abraço.

  7. Oi Tony, estou planejando um roteiro para os meus pais. Eles vão ficar em Barcelona por 7 dias e achei que seria interessantes eles visitarem alguma cidade próxima por 2 dias. Você aconselha? Agradeço desde já.

    1. Prezada Natasha, na verdade La Rioja nem é uma cidade (é uma região) nem é próxima de Barcelona. Há inúmeros bate-voltas muito legais saindo de Barcelona, pode ver informação muito detalhada sobre eles no texto bate-voltas do nosso passaporte BCN, o guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Abraço.

  8. Pingback: Rioja é a principal região vinícola da Espanha | Viva o Vinho

  9. Olá!!
    Eu e meu marido passaremos 10 dias na Espanha, em julho. Partiremos de Salamanca (após um congresso) e gostaríamos de visitar a região vinícola mais bonita. La Rioja?? Qual seria o roteiro mais interessante? Quais cidades e bodegas mais importantes na região?
    Obrigada!

    1. Lilian, a região vinícola mais próxima de Salamanca é a Ribera del Duero. Mas La Rioja é muito interessante também, no texto acima e nos textos mencionados você vai encontrar várias dicas de destinos e bodegas que vale a pena conhecer. Veja o texto os principais destinos de enoturismo na Espanha, com bastantes dicas sobre o assunto. Por enquanto ainda estamos desenvolvendo o material relacionado com o enoturismo. Unicamente no caso do Penedès, próximo de Barcelona, contamos com textos e informações mais completas. No caso de La Rioja, contamos com material para a região de Laguardia. Ainda não desenvolvemos o conteúdo para La Ribera del Duero. Uma combinação Ribera del Duero (procure as bodegas Protos, que ficam em Peñafiel, um bom lugar para dormir, Vega Sicilia e Portia) e La Rioja (procure as bodegas Ysios e Marqués de Riscal) pode resultar em um delicioso passeio. Veja também nosso texto sobre os hotéis do vinho. Se você tiver nem que seja um rascunho de roteiro e quiser saber nossa opinião, aproveite o texto mencionado antes sobre enoturismo para deixar sua consulta. Abraço.

  10. Ola! Após alguns compromissos em Madri terei 3 dias livres para programar uma viagem com meu marido. Gostaria de ir até laguardia de carro partindo de Madri, é viavel? Esse tempo é suficiente para um passeio na regiao?

    1. Olá Fernanda, é viável, sim, são quatro horas de carro. Três dias é um tempo ótimo para um passeio pela região. Uma alternativa mais próxima de Madri e a região vinícola da Ribera del Duero (clique no link para saber mais sobre ela). Abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *