Espanha Total

Córdoba

Os destaques

Córdoba é famosa pela sua majestosa mesquita e também pelos seus pátios, declarados Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Saiba mais lendo nosso texto O que fazer em Córdoba – experiências imperdíveis.

córdoba em um dia

Quantos dias ficar

  • Estadia mínima: um dia.
  • Estadia bacana: duas noites.
  • Estadia ótima: três noites.

Quando visitar

Córdoba pode ser visitada o ano todo, mas recomendamos evitar a cidade durante os meses de julho e agosto, por causa do calor extremo.

Córdoba combina com…

É fácil combinar uma viagem a Córdoba com os seguintes destinos na Península Ibérica:

Mais informação sobre Córdoba

Veja o site oficial de turismo da cidade de Córdoba.

Leia também nosso texto sobre guarda-volumes na estação de trem e a rodoviária de Córdoba.

Hospedagem em Córdoba

Veja nosso completo guia de hospedagem em Córdoba. Nele você vai conhecer nossas dicas sobre a melhor região de Córdoba para se hospedar, além de nossa seleção dos melhores hotéis de Córdoba.

Consulte as ofertas de hospedagem em Córdoba, oferecidas por nosso parceiro Booking, a página de reserva de hotéis mais importante do mundo. Booking garante os melhores preços de hotéis, e não cobra quaisquer taxas de reserva ou administrativas. Em muitos casos, as reservas podem ser canceladas gratuitamente.

184 comentários em “Córdoba”

  1. Estarei em Córdoba por 08 noites, e pretendo fazer bate e volta a Sevilha e também Málaga. Solicito gentileza, indicar tours de um dia, partindo de Córdoba. Obrigada .
    (Em Granada ficarei 04 noites).
    pretendo ainda adquirir alguns de seus books brevemente.

    1. Arlete, antes de responder sua consulta, precisamos saber se existe alguma razão específica (imaginamos que sim) para você ficar 8 dias em Córdoba. Aguardamos seu retorno.

      1. Tony, a razão da extensa permanência é que tenho hospedagem em hotel de Córdoba por 08 noites . E ao invés de cortar a estadia estou preferindo fazer os bate e volta, por acreditar que saia mais em conta. E aceito sugestões,
        Obrigada

        1. Arlete, Córdoba merece, como máximo, duas noites. Sevilha não pode ser encarada como um bate-volta, é um destino para o qual indicamos um mínimo de três noites. Para Málaga, duas noites. Ficando em Córdoba você até pode economizar no hotel, mas o tempo de viagem e o custo das passagens de trem-bala faz que a proposta não seja uma boa ideia. Abraço.

  2. Antonio Carlos de Oliveira

    Tony, muito bom seu blog e os seus guias, comprados e apreciados. Uma dúvida, porém , me restou. Farei um pit-stop de Sevilla a Còrdoba, de trem. Na RENFE, ao apontar como destino Córdoba aparecem quatro opções: VILLARRUBIA DE CORDOBA – LOS PEDROCHES; CAMPUS UNIVERSITARIO RABANALES / CORDOBA;ALCOLEA DE CORDOBA (APT) e VILLARRUBIA DE CORDOBA. Qual delas devo escolher ? Grato.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Antonio Carlos, você deve escolher a opção CÓRDOBA, que é a primeira opção que aparece na lista. Se você fizer a compra das passagens no site da Trainline (nossa indicação para a compra de passagens de trem-bala na Espanha) vai ver que essa primeira opção aparece de forma muito mais clara. Abraço!

  3. Olá Tony, gostei muito de suas dicas e sugestões. Estou indo para Sevilha no período de 17 a 23 de abril. Teria como ver algum campo florido esta época? Adoro flores! Estaremos de carro, então não teria problemas com deslocamentos. Agradeço sua atenção. Grande abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Kátia, você está indo para Sevilha mas deixou sua consulta no texto que reservamos para Córdoba… Por gentileza, aproveite o texto Sevilha para deixar sua consulta. Obrigado!

  4. Oi Tony, de idioms ficar em Córdoba 1 noite (2 dias) num “bare-dorme-volta” de granada em janeiro, no 1o dia iremos a mesquita e nas outras atrações e no 2o ir a Medina azahara, o que acha ? Vale ir a Medina azahara ? E quanto tempo normalmente fica-se por lá ?
    Vou comprar seu guia agora. Abcs

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia de novo, André. Por gentileza, confira seus textos antes de postar as perguntas, há várias partes que não conseguimos entender muito bem. Medina Azahara, declarada recentemente Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, vale a pena se você tiver um grandíssimo interesse na história da Espanha. Não é um lugar tão espetacular quanto a Alhambra de Granada, por exemplo. O sítio arqueológico é muito extenso mas está composto maioritariamente por ruinas muito básicas. Uma manhã deveria ser suficiente para completar a visita, até menos do que isso. Abraço.

  5. Caro Tony,
    Viajaremos de ônibus a Córdoba, a partir de Sevilha, em julho próximo. Pretendemos chegar às 11h e retornar às 18h30. É suficiente o tempo para ver a mesquita-catedral e outras atrações no centro histórico? O que é imperdível para ver em pouco tempo?
    Obrigada,
    Maria Almeida

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Almeida. Seja bem-vinda ao EspanhaTotal! Veja as atrações imperdíveis de Córdoba e, se quiser um roteiro que otimiza seu tempo, aproveite nosso Córdoba em um dia. Tentariamos chegar bem antes das 11h, lembrando que tentamos desincentivar as visitas a Córdoba nos meses de julho e agosto pelas temperaturas extremas que podem ser registradas na cidade. O mesmo serve para Sevilha. Abraço.

      1. Buenos días, Tony.
        Infelizmente só podemos viajar em julho, por causa das férias de trabalho. Sabemos que vamos passar muito calor.
        Obrigada pelas dicas. Vou comprar bilhetes para chegar antes das 11h. Abraço.

  6. Boa tarde, Tony!

    Chegaremos em Córdoba dia 18/09 por volta das 19h e ficaremos até dia 20/09.
    Na quinta-feira faremos o seu roteiro de 1 dia e pularemos a visita interna ao Alcázar.
    Você sabe informar se a visitação aos jardins do Alcázar é paga? Temos interesse em conhecer apenas os jardins (teremos visto o Alcázar de Granada e de Sevilla).
    O que você sugere que façamos no dia 19 (domingo)? Tem algo interessante que possamos conhecer? Esse dia está em aberto.
    Obrigada pela ajuda!
    Um grande abraço e até mais!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Wiky. Os jardins do Alcázar ficam dentro do Alcázar, é preciso pagar para visitá-los. São lindos mas não está justificado pagar o ingresso do Alcázar só para percorrer os jardins. Para seu primeiro dia, uma possibilidade é aproveitar para atravessar a ponte romana e contemplar o final do dia do outro lado do rio (no dia seguinte, podem eliminar a parte do roteiro correspondente à ponte romana). Podem acabar jantando no Mercado Victoria (ponto final do roteiro). Abraço.

      1. Tony, bom dia!

        Obrigada pela dica!
        Como ficaremos dois dias em Córdoba e seu roteiro é de apenas 1 dia, estamos sem saber o que fazer no domingo, dia 19.
        Você tem alguma sugestão, meu amigo?

        Um grande abraço!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Vocês poderiam ir conhecer o conjunto arqueológico de Medina Azahara, declarado recentemente Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Fica nas redondezas de Córdoba. Pode ver todas as informações aqui. Meio dia deveria ser suficiente. Não esperem encontrar uma Alhambra de Granada, são principalmente ruínas, mas pode ser uma visita muito interessante. Ainda não fomos lá e por isso não podemos compartilhar nenhuma informação própria sobre o passeio. Abraço.

      2. Bom dia, Tony!

        Tudo bem?
        Relendo seu comentário, ficamos com uma dúvida.
        “Para seu primeiro dia, uma possibilidade é aproveitar para atravessar a ponte romana e contemplar o final do dia do outro lado do rio (no dia seguinte, podem eliminar a parte do roteiro correspondente à ponte romana).”
        É para fazermos a ponte no dia de chegada? Chegaremos em Córdoba às 19h e seguiremos à pé até o hotel Don Paula. Em seguida, dá tempo fazer esse trajeto da ponte e jantar no mercado?

        Um grande abraço!

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Foi engano meu, achei que você estava perguntando sobre o que fazer no dia da chegada quando, na verdade, você estava falando do domingo. Não é necessário fazer a ponte no dia da chegada, não.

          1. Olá Tony!

            Mas você acredita que dá tempo de fazer? Se der, a gente aproveita e faz no dia de chegada mesmo (risos).
            Lembrando que chegaremos em Córdoba às 19h e seguiremos à pé até o hotel Don Paula.
            Abraço!

  7. Olá,
    Inicio minha viagem em Madrid (3 dias) e vou para Bilbao (3 dias) – aéreo e de lá para Granada (tbm de avião). após 3 dias em Granada meu plano é ir a Sevilha de trem, mas há 2-3 paradas que levam a viagem a 4 horas , com uma parada em Cordoba. Vale à pena ficar 2 dias em Córdoba (há algum destaque que justifique) ou recomenda direto a Sevilha e ganhar mais 1 dia lá, para depois seguir para Madrid, para finalizar minha viagem com mais 3 dias lá?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Sandra. No presente texto respondemos consultas sobre Córdoba. Nesse quesito, com um dia completo na cidade, você consegue conhecer as principais atrações de Córdoba (ainda mais na companhia do nosso Córdoba em um dia). Para consultas gerais sobre roteiros, aproveite a consultoria de roteiros, um serviço gratuito para os leitores dos nossos guias. Abraço.

  8. Boa tarde, Tony!

    Gostaria de saber se você acha boa idéia tomar café da manhã em Córdoba em “Los Patios de La Marquesa”.
    A outra dúvida é se você sabe dizer onde fica o Pátio 50. Já procurei mas não consegui encontrar.
    Obrigada pela ajuda, mais uma vez.
    Um forte abraço e até mais!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia Wiky, preferimos tomar café em um lugar próximo da nossa hospedagem, não fazemos questão de nos deslocar para outro lugar para isso. No caso de Los Patios de la Marquesa, não seria imprescindível tomar café lá, unicamente se vocês estiverem perto. Não sabemos o que seria o Patio 50. Se você está se referindo ao pátio da Asociación de Amigos de los Patios Cordobeses, antigamente no número 50 da rua, hoje no número 44, aparece no ponto 3 do roteiro do guia. Abraço.

      1. Ok, Tony!
        É isso mesmo. Li em algum lugar sobre o “pátio 50” e de como era bonito. Conferindo sua informação no guia, vi que se trata do mesmo lugar.
        Muito obrigada, meu amigo.
        Um grande abraço!

  9. Maria Rita Nogueira De Moraes

    Tony
    Decidi fazer um bate e volta de Madri para a Córdoba dia 30/10
    Vou comprar a passagem de trem saindo de Madri as 7 e retornando no final da tarde
    Com base no roteiro que comprei de córdoba em um dia e querendo apenas fazer as coisas principais sem muita maratona o que você me sugere dentro do roteiro como prioridade fora a Mesquita que com certeza já está nos meus planos?
    Muito Obrigada
    Maria Rita

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Maria Rita, na verdade, o percurso do roteiro não é muito extenso em termos de distância, você poderia completá-lo tranquilamente. Se precisar eliminar algum ponto, não entre no ponto 5. Poderia não atravessar o ponto 8, mas acreditamos que essa economia de tempo seja desnecessária. Pode eliminar também a visita ao ponto 12 e 14. Abraço.

  10. Toni, estou estudando uma viagem para Espanha mas não queria ficar me deslocando todo dia. Vc acha que para Córdoba dá pra fazer bate e volta com Sevilha ou seria melhor pernoitar la? Com o bate e volta consigo conhecer o principal de Córdoba?

  11. Queria saber sobre os maleiros de CORDOBA, alguns dizem que dependendo da hora que chegar não se encontra mais nenhum disponível, é verdade? Caso não encontre, existe outra alternativa, só existe esse maleiro?

  12. Boa tarde a todos da Espanha Total. Parabéns por este excelente blog da Espanha.
    Gostaria de saber qual a melhor maneira e mais rápida de ir para Ronda para passar o dia saindo de Córdoba. Não sei se estou afim de alugar carro por um único dia, a não ser que esta seja a única opção.
    Obrigado.

    Antônio Manso

    1. Bom dia, Antonio. A forma mais rápida é o trem. Mas não existe trem direto, você precisará fazer uma conexão. Ronda no dia, partindo de Córdoba, é um bate-volta puxado. Abraço.

  13. Tony e Cecilia, boa noite
    Em Cordoba vocês mencionam no guia que é necessario reservar o ingresso do alcazar do reys cristianos durante a pandemia. Isso permanece? Acessei o link que tinha no guia, mas nao encontrei essa informacao no site. Outra duvida, para acessar os jardins é necessario pagar o ingresso? Obrigada

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Natalia. Desconhecemos se a exigência mudou, não conseguimos achar informação nenhuma nem no site do Alcázar nem na web de turismo de Córdoba. Como o Alcázar fica no centro, tente dar uma passadinha rápida para conferir como está funcionando o acesso ao monumento. Ou pergunte em um escritório de turismo (há um grudado na mezquita). O ingresso aos jardins é pago, eles fazem parte da visita ao Alcázar. Abraço.

  14. Olá Tony e Cecilia
    No vosso guia de Córdoba indicam o site da Mezquita-Catedral mas nada dizem sobre a compra antecipada de bilhetes on-line. Significa que não se justifica, podendo o bilhete ser comprado localmente e dando assim mais liberdade na escolha do horário? Planeio fazer a visita no próximo dia 27 de Junho.
    Grato pela atenção e muitos parabéns pelo vosso projecto.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Alexandrino. Na verdade, o guia foi atualizado no começo do ano, antes da volta do turismo. O que está acontecendo agora mesmo na Espanha é que os níveis de ocupação estão altíssimos, todo mundo estava com vontade de viajar e voltou, com força, ao mesmo tempo. Por isso, não seria uma ideia ruim comprar antecipadamente esse ingresso, especialmente porque não sabemos como é a situação atual em Córdoba. Abraço.

  15. Gostaríamos de contribuir com uma sugestão, para os maravilhosos blogs de viagem de vcs. Praticamente em nenhum site de viagens, é falado da época em que os vídeos estão sendo gravados. Para quem viaja, isto é muito importante por causa da temperatura. Viajaremos em 10/22 para Andaluzia. Que tipo de roupa levar? Obrigado.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Muito obrigado, Airton. Na verdade, como a gente não faz o estilo VLOG, de blogar ao vivo, para a gente não faz sentido colocar a data nos nossos vídeos, até porque muitas vezes eles são feitos com imagens gravadas ao longo do ano. Nossos vídeos são temáticos, não correspondem com viagens específicas. Sobre outubro, será necessário aguardar até 10 dias antes da viagem para ter uma ideia de como está o tempo. Com a mudança climática é impossível dar qualquer orientação confiável além desse período. Esse ano, por exemplo, tivemos 40 graus em maio, o que não tinha acontecido nunca antes. Abraço.

  16. Boa noite, Tony!

    Vi que a Mesquita de Córdoba tem um horário gratuito das 8:30 as 9:30. Mas não entendi se temos que agendar essa visita em algum site ou se é só chegar e pegar fila rsrs. Por favor, sabe responder ou dizer onde procuro essa informação? Resolvemos seguir sua sugestão e passaremos uma noite em Córdoba, mas o horário dos trens mais em conta deixou bem apertado o nosso tempo na cidade, então queríamos muito ver também alguns pátios e caminhar pelas ruas. Esse horário cedo (e grátis) para a Mesquita seria ideal.

    Mais uma vez, obrigada!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Marília, você vai ter que se juntar á fila bem cedo. Na verdade, você vai contar com 45 minutos reais, tempo mais do que insuficiente para conhecer a mezquita. Nesse horário acontece a limpeza do monumento, então vai ter pessoal de limpeza atrapalhando a visita. E você não vai poder entrar na catedral. A Mezquita de Córdoba é um dos monumentos mais extraordinários da Espanha, achamos que vale a pena pagar para conhecé-la em condições. Nosso Córdoba em um dia resolve o problema de organizar seu tempo na cidade. Abraço.

  17. Boa noite, Tony e Cecília!!
    Como estão ?
    Mais uma dúvida… quanto tempo devo dedicar à visitação do Alcázar de Sevilha e Catedral + Giralda ? Pretendo visitá-los no mesmo dia.
    Outra dúvida, no Guia de Sevilha tem uma dica : “Vale a pena comprar o ingresso combinado para visitar a Iglesia del Salvador e a Catedral, ingresso que permite furar a fila na Catedral “. Neste caso, no meu roteiro, a visitação à esta igreja, não será no mesmo dia que a Catedral, algum problema com a apresentação dos bilhetes em dias alternados ?
    O mesmo ocorre, no Bairro de Triana, que tem outra dica, falando que o o Ingresso do Alcázar permite acesso ao Centro de Cerâmica gratuitamente. Também não farei esses roteiros no mesmo dia…

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Inajara. Para o Alcázar, entre duas e quatro horas. Para a Catedral, 2 horas. Não temos certeza sobre o ingresso da catedral, o melhor seria perguntar na hora de entrar. No caso do Alcázar, você pode ir no Antiqvarium e no Centro Cerámica Triana no mesmo dia da visita ou no dia seguinte. Abraço.

  18. Olá queridos ! Vocês são nível AAA . Não há melhor canal de dicas de Espanha. Então … estou num impasse cruel!!! Escolher entre Sevilla e Córdoba. Conheço as 2 cidades , porém só fiz um bate volta a Córdoba e senti que queria ficar mais. Vou para Espanha em fevereiro fazer um cruzeiro saindo de Alicante, mas antes Fico em Madri 2 noites e meu impasse é se vou para Sevilla ou Córdoba… tenho 2 noites para uma ou outra. Me ajudem…em qual eu vou? Gostei das 2 ( decisão difícil eu sei). Forte abraço

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, Berenice. Adoramos tentar ajudar, mas você já deixou muitas consultas repetidas, tanto aqui quanto no canal, e estamos achando que você não está conseguindo ler nossas respostas.

  19. Boa tarde, Tony, tudo bem?
    Pretendia pegar o trem das 07h ou das 08h10 de Granada para Córdoba, mas parece que estes horários não estão mais disponíveis – tem às 06h, 06h32 e depois somente às 13h40. Sabe dizer se é isso mesmo? a data da viagem seria 23/09.

    Obrigado

  20. Olá Tony,
    Estarei em Córdoba no início de maio. Pretendo passar 3 noites na cidade. Estarei lá dia 01/05, nessa data o que pode estar aberto?
    Adquiri o Roteiro Córdoba em um dia, considerando que ficarei mais tempo na cidade, quais locais você recomenda visitar ou quais locais devo dedicar mais tempo? Abraços, obrigada!

    1. Bom dia, Liliane. O grande comércio deve fechar as portas (o que não é relevante no caso de Córdoba). A imensa maioria das atrações turísticas deve abrir as portas. Mas seria bom conferir um a um. Como você vai contar com bastante tempo em Córdoba, pode aproveitar para subir na torre da mezquita, visitar o Palacio de Viana, que em maio deve estar maravilhoso, e fazer um bate-volta de meio dia até Medina Azahara. Abraço.

  21. Bom dia, Tony, obrigada pelas sugestões. Estou pensando em adicionar mais um dia em Córdoba para visitar o Castelo de Almodóvar del Río.
    É uma visita possível saindo de Córdoba? Qual a melhor opção de transporte e quanto tempo em média seria necessário para essa visita? Abraços.

    1. Bom dia Liliane, nunca fomos para o castelo mas quem foi, gostou muito da visita. Você não vai perder nem meio dia nessa visita. Mas não saberíamos como chegar de transporte público, consulte no escritório de turismo local. Ou você poderia aproveitar para alugar um carro e visitar Medina Azahara e o castelo no mesmo dia. Abraço.

  22. Mônica zamory ohnstein

    Boa tarde Tony. Obrigada por todas suas dicas. Eu queria ir de Cordoba para Toledo sem ter que passar por Madrid. Minha ideia é ficar uma tarde e uma noite em Toledo e depois sim ir ate Madrid no outro dia. Qual o melhor meio de transporte. Muito obrigada

  23. Luis Felipe Praia Rodrigues

    Bom dia Tony, tudo bem?

    Irei a Córdoba final de Março, uma das coisas q gostaria de visitar é o Alcázar de los Reyes Cristianos, entretanto irei bate volta de Sevilha e irei em uma Segunda, no qual o Alcazar estará fechado. A minha duvida é: os jardins ficam aberto ao publico mesmo com o Alcazar fechado?
    Outra, você tem indicação de lugar pra almoçar perto da Mezquita-catedral?

    Desde ja, Muito obrigado!

    1. Bom dia, Luis Felipe. O único acesso aos jardins do Alcázar é a través da fortaleza, não vai ser possível visitá-los. Há muitos lugares legais para comer próximos da Mezquita, inclusive nosso Córdoba em um dia tem várias indicações. A “Lianta de Quini” é uma delas. Abraço.

  24. Olá, iremos visitar Cordoba em abril/24 e pretendemos conhecer a Mezquita Catedral, no site oficial notamos que ha opção de visita diurna e visita noturna: qual voces recomendam?

    Abraços

  25. Olá! O site e vídeos de vocês estão me ajudando muito. Obrigada!
    Preciso de uma informação e não consigo descobrir! Estou tentando comprar passagem de trem no site Trainline, no mês de Julho, de Madrid para Toledo e no dia seguinte de Toledo para Córdoba, pois quero dormir em Toledo mas não estou conseguindo. Aparece apenas a opção de Madrid para Córdoba. Será porque estou olhando com muita antecedência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima