Espanha Total

A operadora e os tipos de trem-bala espanhóis

Quem opera o trem-bala?

Os diferentes tipos de trem-bala espanhóis são operados pela empresa pública RENFE Operadora.

A empresa foi criada em 2005, quando a antiga RENFE (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles) foi desmembrada em duas empresas: a RENFE Operadora e a ADIF.

Hoje a primeira empresa é responsável pelos trens, a segunda empresa cuida das infraestruturas (incluindo os trilhos e as estações).

Os tipos de trem-bala

O primeiro trem de alta velocidade espanhol, o Madri-Sevilha, foi inaugurado em 1992. Nos primeiros anos de vida da alta velocidade na Espanha, todos os trens eram conhecidos como AVE, iniciais de Alta Velocidad Española.

trem-bala

Hoje o AVE continua sendo um tipo de trem-bala, mas nem todo trem-bala é um AVE. Existem vários termos para falar dos diferentes trens que rodam pelas Líneas de Alta Velocidad (LAV) da Espanha:

  • AVE. É o trem bala mais rápido, atingindo até 310 km/h. Circula sempre por linhas de alta velocidade. Existem quatro modelos diferentes de AVE, pertencentes a diferentes fabricantes.
  • Avant. Trem-bala que pode atingir os 250 km/h. Circula sempre por linhas de alta velocidade. São utilizados principalmente para percursos de média e curta distância. Existem três modelos diferentes de Avant, pertencentes a diferentes fabricantes.
  • Alvia. Trem-bala que pode atingir os 250 km/h. Circula por linhas de alta velocidade e linhas convencionais. Existem três modelos diferentes de Alvia, pertencentes a diferentes fabricantes.
  • AVLO. O nome comercial do trem-bala low-cost.

Veja mais informações no texto da RENFE apresentando sua frota de trens.

trem-bala

Para quem está pesquisando passagens de trem-bala, o mais importante é saber que as passagens do AVE são as mais caras. Uma passagem de Alvia, um trem-bala que é um pouco mais lento que o AVE, costuma ser muito mais barata (muitas vezes custa a metade do preço) do que uma passagem de AVE.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

32 comentários em “A operadora e os tipos de trem-bala espanhóis”

  1. Pingback: tudo sobre o trem-bala no Espanha Total | passaporte BCN

  2. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  3. Pingback: como ir de Barcelona a Madri | passaporte BCN

  4. boa noite,

    tenho uma dúvida quanto a estação de metro que pego para toledo e para barcelona? Vi que os ambos trens saem de puerta de atocha, mas não tenho certeza qual a estação de metro, se atocha ou atocha renfe?

    Muito obrigada

    Valéria

    1. Prezada Valeria, no momento estamos fazendo trabalho de campo. No sábado, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    2. Prezada Valeria, a estação é Atocha Renfe, com saída direta dentro da estação. Para qualquer outra dúvida sobre o assunto, aproveite as caixas de comentários do texto Madri, sendo que reservamos o presente texto para consultas sobre os tipos de trem-bala. Abraço.

  5. Tony, estou pesquisando passagens de Madri para Barcelona, pro final de outubro, e, entre as opções disponíveis, existe uma em que o tipo de trem é AVE-TVG. Fiquei em dúvida sobre o fato de ele ter alguma diferença (pra menos) em relação aos AVEs ?

    1. Prezado Giovanni, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 7 de outubro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

        1. Prezado Giovanni, já estamos de volta. O AVE-TGV é um trem-bala internacional que percorre as rotas entre a Espanha e a França. Pode ser operado pela RENFE (companhia espanhola) ou pela TGV (companhia francesa). As diferenças entre uns e outros não são grandes. O que sabemos é que os trens vindos da França costumam acumular atrassos que não vemos nos trens que viajam unicamente pela Espanha. Abraço.

            1. Que ótimo, Giovanni. Precisando de qualquer outra informação, aproveite as caixas de comentários do site para tirar suas dúvidas. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  6. Ola Tony, antes de tudo, gostaria de parabeniza-lo pelo seu site. Muito completo! Parabéns! Preciso da sua ajuda para esclarecer se ainda existe trem noturno de Barcelona para granada. Não encontro no site da renfe esta opção. Você saberia me informar esta disponibilidade? Vamos em dezembro deste ano. Obrigada,

    1. Prezada Fabiana, não conseguimos encontrar o trem noturno no sistema, deve ter sido eliminado. Até o fim do ano está anunciada a inauguração do AVE Madri-Granada, o que poderia explicar a eliminação de outras opções. Abraço.

  7. Bom dia, Tony!
    Estou tentando comprar passagens para o dia 06.03, no Trem Alvia, para às 18h35, que apareceram somente hoje.
    Ocorre que nos detalhes do trajeto informa a data de ida 05.03.
    Será que posso confiar que é só um erro interno, ou devo esperar?
    Comprando para a classe preferente, promo + (cambio 20%), se for preciso, poderei trocar as passagens para outro tipo de trem?
    Obrigada.

  8. Tony, boa tarde! Estou verificando as passagens para meu roteiro. No momento ainda não foram disponibilizadas. Portanto simulei para cada trecho para verificar qual tipo de trem faz cada região. Me defrontei com MD e MD-AVE e ALTARIA. Vc poderia por gentileza me explicar que tipo de trem é? Me explique também a clase é turista com enlace. Obrigada

    1. Mirian, MD é um trem de média-distância (não é um trem-bala), MD-AVE é uma combinação do primeiro com o segundo (com baldeação) e Altaria é um tipo de MD. Clase turista com enlace é um percurso com baldeação. Abraço.

  9. Bom dia Tony, quero comprar passagens de Madri para Pamplona em 09/05/2017.
    no final da tarde. Pergunto se os trens que fazem este trajeto ão de alta velocidade?
    Abs

  10. Comprei as passagens para 8 pessoas separadamente de Sevilha- estação justa para Barcelona estação sants. Quero saber se vamos todas num mesmo trem, pois cada passagem saiu numa plaza.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Plaza = assento. Na sua passagem está identificado o vagão (coche), que é o dado que vai indicar se vocês vão viajar juntos no mesmo vagão ou não.

  11. Tony, Ola!!!

    Passagem de Barcelona/Madri AVE/TVG metade do preço para o dia quero. Devo comprar? Alguma contraindicação?

    Desde já agradeço a atenção.

    Samara

  12. Olá Tony!
    Acabei de comprar passagens de trem para o trajeto Barcelona-Lyon para Janeiro/2019 através do site da Trainline.
    Os bilhetes que foram gerados foi através da SNCF. é isso mesmo? não teria que ser pela Renfe? ou tanto faz?
    Obrigada pela atenção! adoro seu site!

    1. Prezada Giuliana, os trens na rota Barcelona-Paris podem ser operados ou pela RENFE (empresa espanhola) ou pela SNCF (empresa francesa). No seu caso, você deve ter comprado passagens para viajar em um trem francês, e por isso sua passagem aparece com a identificação da empresa francesa. Pode ver outros esclarecimentos no texto como ir de Barcelona a Paris do nosso passaporteBCN. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima