Menu

o trem-bala para pessoas com necessidades especiais

Atendo Atendo Atendo

A RENFE, qué é a operadora do trem-bala espanhol, conta com um excelente serviço gratuito de assistência a pessoas com necessidades especiais. O serviço se chama Atendo.

Para quem se destina?

A RENFE oferece o serviço Atendo para:

  • pessoas viajando na própria cadeira de rodas e ocupando a praça H (reservada para cadeirantes).
  • pessoas viajando em cadeira de rodas dobrável e ocupando um assento normal.
  • deficientes visuais ou auditivos, com ou sem cachorro.
  • pessoas com dificuldades de locomoção.

Esta última categoria é bastante imprecisa. Por inúmeras vezes, já vimos funcionários do serviço Atendo acompanhando pessoas de idade bastante avançada e apariência frágil até o embarque no trem. Também vimos uma mãe viajando com uma criança pequena, uma criança no carrinho e muita bagagem sendo assistida por un funcionário do Atendo.

Como solicitar o serviço

O serviço Atendo pode ser solicitado no momento da compra das passagens ou nas estações de trem. É importante saber que nem todas as estações contam com um serviço 24 horas. Por isso, recomendamos utilizar o buscador de estações com serviço Atendo para conferir como funciona na estação que você está pensando usar.

Nas estações do trem-bala Madrid Puerta de Atocha, Barcelona Sants, Zaragoza Delicias, Sevilha Santa Justa e Valência AV JS o serviço pode ser solicitado até 30 minutos antes do horário de partida do trem. Mesmo assim, a RENFE recomenda solicitar o serviço na hora de realizar a compra das passagens, garantindo assim que haverá um funcionário dedicado a atendê-lo.

Mais informações sobre o serviço

O Guía Atendo da RENFE contém informações completas sobre o serviço.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados aqui.

5 comentários em “o trem-bala para pessoas com necessidades especiais”

  1. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  2. Avatar

    Olá Tony, boa tarde! Vc saberia me dizer se existe alguma restrição para gestante viajar no trem bala? É permitido viajar até quantas semanas? Precisa de atestado médico? Costuma-se enjoar? Vc acha tranquilo viajar na classe turista? Desculpe tantas perguntas, é que já procurei essas informações e não encontrei em lugar nenhum. Desde já muito obrigada e parabéns pelo site, simplesmente maravilhoso! Att, Natália.

    1. Avatar

      Prezada Natália, respondemos uma consulta sua parecida no passaporte BCN. Você viu a resposta? Não existem restrições por parte da RENFE à viagem de gestantes no trem-bala. Quando você está sentada, o movimento do trem não costuma enjoar. A classe turista é tranquila. Pense que a viagem é muito mais rápida e menos incômoda que um trecho de avião entre ao Brasil e a Europa. Abraço.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, na Espanha idoso é quem conta com 65 ou mais anos de idade. Para ter direito a muitos descontos nas passagens da RENFE, é necessário ter a Tarjeta Dorada, um investimento que, no nosso entender, não compensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima