Preparamos este texto para todos aqueles que escolheram receber o Ano Novo em Madri. Todo mundo sabe o que fazer no réveillon, mas como fica no 1º de janeiro?
Continue lendo para conhecer nossas dicas sobre essa data tão especial.

1º de janeiro, um feriado especial
O primeiro dia do ano é, muito provavelmente, a data com o maior número de restrições em termos de visita a atrações e com encontrar estabelecimentos abertos na cidade.
Muita gente comemorou a chegada do Ano Novo até bem tarde, provavelmente só retornando à casa na manhã do dia seguinte. E o primeiro dia do ano chega em ritmo mais lento e relaxado.
Atrações turísticas
Quase todas as atrações imperdíveis de Madri que ficam em recintos fechados, não funcionam no 1º de janeiro, incluindo o Museo del Prado, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e o Palacio Real.
Unicamente os parques da cidade, incluindo o Parque del Retiro, abrem suas portas na data.
Restaurantes
Um bom número de restaurantes deve abrir como se fosse um domingo, enquanto outro número igualmente considerável não deve abrir as portas no 1º de janeiro.
Transporte público
No 1º de janeiro, o transporte público funciona com horários reduzidos. A exceção é o ônibus Exprés aeroporto, que não muda seus horários na data. Quem tiver que ir do aeroporto à cidade ou da cidade ao aeroporto não vai ter muitos problemas.
Comércio
Todas as grandes lojas, incluindo os shoppings e as lojas do El Corte Inglês, fecham no 1º de janeiro. A imensa maioria do comércio também não abre. Unicamente devem abrir suas portas algumas lojas nos bairros mais turísticos.
Roteiros indicados para a data
Ainda bem que Madri oferece alternativas para curtir a cidade e seus parques, sem depender da abertura de seus museus e outras atrações. Há muitas coisas interessantes em Madri que só vão requerer que você use seus próprios pés para conhecê-las, caminhando pelas ruas e parques da cidade.
Entre os roteiros do Madri em 9 roteiros, uma escolha perfeita para o 1º de janeiro, em caso de tempo bom, seria o roteiro 9, que percorre o parque de Madrid Río.
Bate-voltas indicados para a data
Com tantos estabelecimentos fechados, e com horários limitados no transporte, não indicamos o dia 1º de janeiro para completar nenhum dos bate-voltas.
Outras informações
Veja os textos Madri em dezembro e Madri em janeiro para saber como é a cidade durante o período.
E não deixe de conferir como é Barcelona no 1 de janeiro.

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.
O Mercado de San Miguel costuma abrir em 1º de Janeiro?
No 2023 abriu no dia primeiro.