o que fazer en San Sebastián – dicas e experiências imperdíveis

San Sebastián / Donostia

Descubra aqui o que fazer em San Sebastián -Donostia em basco- os lugares e experiências que você não pode perder. Não deixe de ver nossas dicas!

San Sebastián é, junto com Bilbao e Vitória, uma das três capitais de província do País Basco. Próxima da França, Donostia é tida por muitos como uma das cidades mais bonitas da Espanha. Os destaques estão por conta dos seus monumentos, suas praias e sua incrível gastronomia.

1. Parte Vieja

San Sebastián / Donostia

Parte Vieja é o nome que recebe a parte mais antiga do centro histórico de San Sebastián. Suas estreitas ruas são a meca dos bares de “pintxos”. A Plaza de la Constitución é o palco de celebrações cívicas na cidade. O Museo de San Telmo fica também na Parte Vieja.

2. Mercado de la Bretxa

San Sebastián / Donostia

Entre a Parte Vieja e a Zona Romántica de San Sebastião encontra-se o Mercado de la Bretxa, um tradicional mercado, reformado e modernizado, que hoje conta com lojas e bancas de venda de alimentos, distribuídas em dois prédios. Vale muito a pena descer até o subsolo para dar um passeio pelas bancas de peixe e entender melhor a razão do extraordinário sucesso da culinária basca, baseada em uma matéria-prima saída do mar e de primeiríssima qualidade.

3. Área Romántica

San Sebastián / Donostia

A zona de San Sebastián conhecida como Área Romántica corresponde à parte de Donostia por onde a cidade cresceu ao final do século XIX. Seria o equivalente do Ensanche em Barcelona.

4. Ayuntamiento de San Sebastián

San Sebastián / Donostia

Em 1897, o Ayuntamiento de San Sebastián foi construído junto à Praia da Concha para servir como cassino. Passou a abrigar a prefeitura da cidade a partir de 1947. Na frente da prefeitura há um antigo carrossel que faz a felicidade dos mais pequenos.

5. Catedral del Buen Pastor

San Sebastián / Donostia

Como a prefeitura, a Catedral del Buen Pastor também foi inaugurada em 1897. Seu estilo lembra as igrejas das cidades medievais da Alemanha e da França.

6. Hotel María Cristina

San Sebastián / Donostia

O luxuoso Hotel María Cristina é a grande dama da hotelaria de San Sebastián. Foi inagurado em 1912. Nele se hospedam as estrelas do cinema que visitam Donostia durante a celebração do Festival de Cine de San Sebastián.

7. Teatro Victoria Eugenia

San Sebastián / Donostia

Situado a continuação do Hotel María Cristina, e inaugurado uma semana depois que o hotel, o Teatro Victoria Eugenia foi, até há poucos anos, a grande referência cultural da cidade. Foi durante décadas a sede principal do Festival de Cine de San Sebastián.

8. Kursaal

San Sebastián / Donostia

El Kursaal é um moderno palácio de congressos e auditório, desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo e inaugurado em 1991, situado onde antigamente estava o Gran Kursaal Marítimo de San Sebastián. O arquiteto desenhou dois grandes cubos de vidro que ficam iluminados à noite

9. Playa de la Concha

San Sebastián / Donostia

La Concha é o cartão postal de San Sebastián e uma das praias mais famosas da Espanha. La Concha tem um calçadão muito bonito, que pode ser percorrido em toda sua extensão. O passeio começa ao lado do Ayuntamiento e termina na Praia de Ondarreta. Na frente da baía de La Concha encontra-se a ilhota de Santa Clara.

10. Playa de la Zurriola

San Sebastián / Donostia

A praia da Zurriola fica do lado do Kursaal e é o point dos surfistas, que podem ser vistos pegando umas ondas durante os 12 meses do ano. É uma praia muito frequentada por um público jovem.

11. Monte Urgull

San Sebastián / Donostia

Dominando a Parte Vieja de San Sebastián, em uma posição estratégica entre as praias da Concha e Zurriola, encontra-se o Monte Urgull, testemunha de muitos episódios bélicos na história da cidade. O monte conta com um parque muito agradável por onde é uma delícia passear. As vistas do alto do monte, onde está o Castillo de la Mota, são espetaculares. No alto do castelo há uma grande escultura do Sagrado Coração.

11. Monte Igeldo

San Sebastián / Donostia

O Monte Igeldo é, junto com o Monte Urgull, o ponto elevado mais famoso da cidade. Pegue o funicular e suba até o topo do monte para curtir vistas insuperáveis da Bahía de La Concha. No alto do monte funciona, durante a temporada alta, um parque de diversões.

13. Peine del Viento

San Sebastián / Donostia

O Peine del Viento é um conjunto escultórico do falecido artista basco Eduardo Chillida. A obra está formada por três esculturas de aço incrustadas nas rochas. Encontra-se ao pé do monte Igeldo, no final da praia de Ondarreta. Quando o mar está bravo, o que é habitual na região, é muito fácil ver o peine (em espanhol, “pente”) tomando conta de ventos e ondas.

14. A fúria do Mar Cantábrico

San Sebastián / Donostia

O Mar Cantábrico, que banha San Sebastián, é um mar que deve ser temido e respeitado. Em dias de temporal, o espetáculo das ondas batendo contra a costa, especialmente ao longo do Paseo Nuevo, que rodeia o Monte Urgull, vira um dos espetáculos mais incríveis de se ver em San Sebastián. Em dias de temporal, contemple as ondas desde uma distância segura e obedeça sempre as instruções da polícia.

15. A culinária basca

San Sebastián / Donostia

A culinária basca aparece quase no final de nossa lista de dicas, mas poderia perfeitamente estar no primeiro lugar. A culinária e uma das principais razões pelas quais as pessoas visitam a região, que concentra um número inacreditável de estrelas Michelin. A base da culinária basca está no peixe e produtos do mar.

16. Os “pintxos”

San Sebastián / Donostia

Junto com a alta gastronomia, San Sebastián é famosa, na Espanha toda, pela cultura dos pintxos, os tradicionais tira-gostos espanhóis. No País Basco os tira-gostos costumam ser apresentados espetados em um palitinho (ou “pintxo”, dai o nome). Os bares da cidade, e muito especialmente da Parte Vieja, são um autêntico espetáculo, e fica muito difícil resistir à tentação de entrar em todos os bares que aparecem no caminho, sempre exibindo um delicioso balcão coberto de iguarias.

16. As sobremesas

San Sebastián / Donostia

Peixe e pintxos levam a fama, mas não saia de San Sebastián sem experimentar os doces mais famosos, como ou pastel vasco e nosso favorito, a goxua (na foto acima), elaborada com creme de leite, pão-de-ló, creme de confeitaria e caremelo líquido.

17. A língua basca

San Sebastián, Spain

A língua basca, em espanhol vasco ou euskera, é falada por um terço da população e você vai vê-la em cartazes e todo tipo de escritos oficiais. É uma língua que não tem absolutamente nada a ver com o espanhol ou o português, e por isso é completamente incompreensível para nós. Mas é muito bonito ter um contato com uma língua diferente. Na foto acima, está escrito “obrigado por ter vindo” em basco. Mas não se preocupe, ninguém vai torcer o nariz se você falar com eles em espanhol ou até arriscar um portunhol.

Outras informações sobre San Sebastián

Não deixe de ler nosso texto San Sebastián com toda a informação prática sobre a cidade.

51 pensamentos sobre “o que fazer en San Sebastián – dicas e experiências imperdíveis”

    1. Paula, no dia 31 tudo deve abrir até o fim do dia. No dia 1 a maioria de bares e restaurantes devem ficar fechados. Mas deve ter vários que abram as portas, especialemente no período da tarde. No dia 2 tudo deve funcionar normalmente.

  1. Olá Tony. Como é o clima no País Basco (Bilbao/San Sebastian) em Agosto? Sei que esta é uma região um pouco chuvosa mas acredito que no verão o clima deva ser melhor. Abraço!

    1. Prezado Pedro, o clima no País Basco tem fama de ser ruim o ano todo, mas nos meses de julho e agosto é quando fica melhor, com mais probabilidades de sol e (um pouco de) calor. Abraço.

    1. Ola Hugo, o tempo em Portugal e o tempo em San Sebastián podem ser como o dia e a noite. Pode nevar em San Sebastián e estar acima de 20 graus em Portugal. Veja a previsão do tempo para San Sebastián aqui.

  2. Hola Tony, estarei em San Sebastian a partir do dia 28 de maio desse ano. Não vou mentir, que estou muito ansiosa por essa viagem, pois é a primeira vez que vou à Espanha.

  3. Olá Tony. Vejo seu afinco em ajudar com informações os viajantes deste planeta.
    Vou a Donosti e vou para trabalhar.
    Quais são as oportunidades de emprego para um brasileiro com passaporte brasileiro?

    1. Olá Átila, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Abraço.

  4. Bom dia! San Sebastian é uma das minhas viagens de sonho que desejo realizar, mas gostaria de saber como é a nível de acessibilidade para pessoas que se deslocam em cadeira de rodas.
    Obrigada

    1. Prezada Dina, a Espanha, em geral, e o País Basco, em particular, estão muito bem preparadas pare receber turistas com necessidades especiais. No texto turismo acessível na Espanha realizamos uma apresentação geral sobre o assunto.
      O governo do País Basco publicou este guia sobre turismo accesible (em espanhol), que inclui San Sebastián. Pode ver outras dicas sobre acessibilidade em San Sebastián aqui. Abraço.

  5. Pura verdade tive a oportunidade de conhecer esta cidade e linda mas como fiquei oito meses por encanto ao pais basco na hora de vim embora me proibiro de voltar ao pais to triste queria muito poder voltar

  6. Como posso fazer pra voltar ai sem risco de deportaçao tenho uma filha que mora em irum a oito anos e tenho neto tbm sinto muita saudafes dele e queria ir pra morar que saudades desse lugar encantador

  7. Ola Tony,
    Estou no final de minha viagem de 2 semanas pela Espanha e seu site foi MUITO útil! Não sei se conseguirei ver sua resposta a tempo, mas tenho uma pergunta: amanhã (dia 07-07) sairei de San Sebastian para Bilbao, de carro. Voce consegue indicar pontos de parada no caminho com boas vistas do litoral? Espero ter essas informações a tempo, embora esteja perguntando em cima da hora. Muito obrigado!

    1. Prezado, sentimos por não ter dado tempo de ajudar você, pois sua consulta entrou enquanto estávamos viajando. Para uma próxima vez, por gentileza, tente perguntar com um pouco mais de antecedência. Abraço.

    1. Marcos, ainda não desenvolvemos o conteúdo que você está solicitando (que requer uma parte importante de pesquisa, aqui no site gostamos de escrever sobre lugares que visitamos), mas na Parte Vieja da cidade você vai encontrar uma infinidade de bares de pintxos. Escolha pela aparência das iguarias no balcão do bar. O Bar Txepetxa tem umas anchoas (anchovas) fantásticas. Abraço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Angela, o tempo no inverno pode ser bem ruim no País Basco, seria melhor escolher cidades grandes com opções de lazer em espaços interiores. Abraço.

  8. Mauro Marques Barbosa

    Estive em San Sebastián entre dezembro 2016 e janeiro desse ano,é uma cidade espetacular,inclusive foi eleita a Capital da Cultura Européia em 2016,é bem cosmopolita,a playa de la concha é frequentada por muitos turistas,vale a pena o passeio,e tem uma curiosidade no Natal dos bascos o Papai Noel dá lugar ao Olentzero,tem um doce maravilhoso chamado turrón.

    1. “Gelada” é um conceito muito pessoal. Para quem mora no norte da Espanha, a temperatura do Cantâbrico é “normal”. Mas para quem está acostumado com temperaturas mais quentes, a água é gelada mesmo.

  9. Morei nessa cidade fantástica por 1 ano! Tenho muita saudade. A cidade é linda demais! Existem outros pontos lindos lá. Vale muito a pena visitar. Recomendo ir na primavera ou outono, pq o verão é muiiiiiiiiito quente e o inverno é de quebrar os ossinhos de tanto frio! 😉

    1. Obrigado, Aline. Na verdade, San Sebastián é uma cidade bem agradável no verão quando comparamos com as temperaturas realmente quentes do sul da Espanha. Abraço!

  10. Estive em San sebastian em dezembro 2017, adorei a cidade, limpa organizada bem parecida com Curitiba, só lá tem mar. Pintxos são deliciosos, recomendo o de camarão e de bacalhau. A língua é complicada, mas eles falam o espanhol, português e outras. Um senhor dono de um de pintxos me disse é muito comum falarem 4 idiomas. É que eu gostaria de voltar e conhecer melhor. Quem for visita-lá, não vai se arrepender!

  11. Olá Tony, tenho 3 dias no Páis Basco, o que vc acha melhor, se hospedar em San Sebastian e conhecer Bilbao durante o dia ou ao contrário, se hospedar em Bilbao e conhecer San Sebastian?
    Alguma dica boa de hotel na orla de San Sebastian?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Adriana, como a hotelaria em San Sebastián é muito mais cara que a de Bilbao, se seu orçamento não for ilimitado, pode ser uma boa ideia se hospedar em Bilbao. Abraço.

  12. Ola Tony. Estou indo de viagem Pra San Sebastián dia 28/10 e voltando dia 19/10. Estou indo pra casa de uma tia. Queria conhecer mais algum outro país nesse meio tempo, além da Espanha. A partir de San Sebastián, onde da pra ir mais, porém nao gastando demais? To lendo mais seu site, pra ficar mais preparado.

    Um grande abraço!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Pablo, se você quer necessariamente visitar outro país (já percorreu a Espanha?) a França fica a poucos quilômetros de San Sebastián, seria sua escolha mais fácil e econômica. Abraço.

  13. Olá,

    Gostaria de saber como é o clima em San Sebastian nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Para a escolha da roupa adequada para levar. É muito frio? neva?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *