o que fazer em Zaragoza

Descubra aqui o que fazer em Zaragoza, os lugares e experiências que você não pode perder. Não deixe de ver nossas dicas!

Zaragoza, Spain

Zaragoza deve sua fama turística à monumental Basílica de El Pilar, mas, acredite, a cidade tem muito mais para oferecer. Não perca nossas dicas e conheça os lugares imperdíveis da cidade! Complete as informações do presente texto com nosso guia de hospedagem em Zaragoza.

O que fazer em Zaragoza
1. La Aljafería

o que fazer em Zaragoza: visitar La Aljaferia

Se existe um lugar de Zaragoza que ninguém deveria perder, esse é o palácio de La Aljafería, construído durante o período da presença muçulmana na região. Hoje é uma das joias que a cidade tem para mostrar. La Alfajería é, junto con a Mezquita de Córdoba, o Alcázar de Sevilha e La Alhambra de Granada, representam um legado espetacular da passagem dos árabes pela Península Ibérica.

O palácio de La Aljafería foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO como um dos monumentos mais representativos da arte mudéjar em Aragão. Por isso deve figurar no primeiro lugar de qualquer lista apresentando o que fazer em Zaragoza.

2. El Pilar

o que fazer em Zaragoza: visitar El Pilar

A famosa Plaza del Pilar é o endereço mais querido dos zaragozanos e uma das praças mais bonitas da Europa. Além de ser um lugar importante para os cristãos, é também ponto de encontro cívico. No centro da praça levanta-se majestosa a Basílica de Nuestra Señora del Pilar ou, simplesmente El Pilar, que é um dos templos marianos mais importantes do mundo. Conta a lenda que a Virgem Maria teria aparecido, no ano 40, ao apóstolo Santiago, que estava na data em Zaragoza. A virgem entregou a Santiago uma coluna de jaspe (o “pilar”), para que sobre ele fosse construído um templo. O pilar da lenda deu nome ao templo e pode ser visto no seu interior, sustentando a imagem da Virgem.

3. La Seo

o que fazer em Zaragoza: visitar La Seo

A segunda catedral da Plaza del Pilar (embora tecnicamente esteja na Plaza de la Seo) é a Catedral del Salvador, conhecida pelos zaragozanos como La Seo. Foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, como obra-prima da arte mudéjar em Aragão. É também a primeira catedral cristã de Zaragoza. Em cada pedra da Catedral del Salvador encontra-se parte da história da cidade. A catedral foi erguida no mesmo lugar ocupado inicialmente pelo templo do foro romano de Caesaragusta, e depois pela principal mesquita de Saraqusta. Como resultado de sucessivas reformas e ampliações, a catedral contém hoje uma grande mistura de estilos arquitetônicos, do românio até o neoclássico, passando pelo gótico, o renascentista e o barroco.

4. O “Casco Viejo”

o que fazer em Zaragoza: visitar o Casco Viejo

“Casco Viejo” é o nome que recebe o centro histórico de Zaragoza, que corresponde com o urbanismo da antiga Caesaragusta, a Zaragoza Romana. A lista de atrações no Casco Viejo é interminável: as muralhas romanas, o Torreón de la Zuda, o Mercado Central, Santa Isabel de Portugal, a Plaza de San Felipe, o teatro romano, o Tubo, a Plaza de Santa Marta, o Arco del Deán ou a Torre de la Magdalena são algumas, além das já mencionadas El Pilar e La Seo. Mas não se preocupe, desenhamos o roteiro do nosso Zaragoza em um dia para desvendar o labirinto do centro histórico da cidade e levar você a conhecer todas todas suas atrações!

5. Rio Ebro e Puente de Piedra

o que fazer em Zaragoza

O Rio Ebro é um dos símbolos mais importantes de Zaragoza, tendo definido sua personalidade ao longo dos séculos. E não há melhor lugar para contemplar o rio que a Puente de Piedra, a ponte mais antiga de Zaragoza. É uma construção gótica que foi terminada em 1140, erguida no mesmo lugar onde havia uma ponte romana. Caminhando até a metade da ponte, chega-se ao Pretil de San Lázaro, um pequeno mirante na lateral da ponte, aonde é possível contemplar a silhueta da Basílica del Pilar refletida nas águas do rio Ebro.

6. Arte mudéjar

o que fazer em Zaragoza: arte mudéjar

O mudéjar, brilhantemente representado em Aragão, é a arte realizada pelos artistas muçulmanos convertidos ao cristianismo, depois da expulsão dos árabes da Península Ibérica. Zaragoza conta com vários exemplos maravilhosos da antiga arte, três dos quais foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO: as já mencionadas La Aljafería e La Seo, e a Torre de San Pablo. O roteiro do nosso Zaragoza em um dia visita os três lugares, além de outras joias como a Torre de la Magdalena.

7. O “tapeo”

o que fazer em Zaragoza: o tapeo

O tapeo, a tradicional arte espanhola de ir comendo tira-gostos pulando de um bar para outro, é levado muito a sério em Zaragoza. E o melhor lugar para tapear é El Tubo, o nome que recebe um legendário labirinto de ruas estreitas, por onde não circulam carros, no Casco Viejo de Zaragoza. A região é famosa pela numerosa presença de bares e uma agitada vida dia e noite. El Tubo de Zaragoza é quase tão conehcido na Espanha quanto a Basílica de El Pilar, e conta hoje com vários estabelecimentos mais turísticos ao lado de ótimos bares onde será possível experimentar deliciosas tapas e vinhos. No Zaragoza em um dia indicamos os melhores lugares para garantir que você coma muito bem na cidade. Uma das melhores coisas a se fazer em Zaragoza!

8. A Expo

fazer em Zaragoza: conhecer a Expo

Em 2008, Zaragoza foi sede da Expo Internacional, que teve como tema central a água. Para a celebração da Expo foi habilitado um grande recinto onde foram construídos muitos pavilhões e prédios que serviram de sede para a exposição. Hoje, alguns prédios são usados por instituciões públicas e empresas. O ar futurista do recinto já foi aproveitado por muitos fabricantes de automóveis para a gravação de anúncios publicitários. Além do lindo paisagismo, os destaques no recinto da Expo são o Pabellón de Aragón, o Pabellón de España, a Puente del Voluntariado, a Puente del Tercer Milenio, o Pabellón Puente, a escultura Alma del Ebro e a espetacular Torre del Agua, que está situada junto com igualmente interessante Parque del Agua. É um lugar para conhecer e curtur no caso de visitas de mais de um dia a Zaragoza.

9. A Semana Santa

a semana santa em Zaragoza

Visitar Zaragoza durante a Semana Santa oferece uma oportunidade dupla: conhecer uma linda cidade, e descobrir uma celebração da Semana Santa onde as massas de turistas ainda não tomaram conta do espetáculo. Além disso, a Semana Santa de Zaragoza, com mais de 700 anos de história, acaba de receber um grande reconhecimento ao ser declarada Fiesta de Interés Turístico Internacional.

10. Organize a visita perfeita a Zaragoza

Zaragoza em um dia

Organize a visita perfeita a Zaragoza com as informações de nosso guia Zaragoza em um dia. Nele você vai descobrir de forma detalhada o que fazer em Zaragoza. Nosso roteiro de um dia percorre todos os lugares de interesse histórico e turístico da cidade, além de conter dicas de bares e restaurantes ao longo do percurso, acompanhado por mapas exclusivos. A melhor forma de aproveitar seu tempo em Zaragoza!

Outras informações sobre Zaragoza

Não deixe de ler nosso texto Zaragoza com toda a informação prática sobre a cidade.

2 comentários em “o que fazer em Zaragoza”

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Raquel. Um dia muito bem organizado seria o imprescíndivel, desenhamos o Zaragoza em um dia para incluir no passeio pela cidade os principais pontos turísticos de Zaragoza. Já com dois dias, você consegue conhecer outros lugares fora do centro histórico, sobre os quais falamos também no guia. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *