o que fazer em Toledo – dicas e experiências imperdíveis

Descubra no presente texto o que fazer em Toledo, os lugares, dicas e experiências que você não pode perder em Toledo.

fazer em Toledo

o que fazer em Toledo

Toledo é uma cidade declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é provavelmente o bate-volta perfeito saindo de Madri.

1. As melhores vistas de Toledo

fazer em Toledo

Não perca as melhores vistas de Toledo, atravessando o rio Tejo. No texto as melhores vistas de Toledo explicamos como fazê-lo.

2. Economize com a pulseira turística

Toledo conta com um excelente passe turístico chamado de Pulsera Turística. Aproveite! Saiba mais lendo nosso texto um excelente passe turístico para Toledo.

3. Percorra o perímetro do centro histórico

Toledo

E se maravilhe contemplando suas portas monumentais, com destaque para a Puerta de Bisagra e a Puerta del Sol.

4. Monasterio de San Juan de los Reyes

fazer em Toledo

Provavelmente é o lugar mais incrível de Toledo. Percorra a igreja, o claustro e descubra o incrível “artesonado” mudéjar no teto.

5. Vamos de tapas

Toledo

Em Toledo, ir de tapas (tradicionais tira-gostos espanhóis) também é algo muito popular.

6. Três culturas em ação

Toledo

A Sinagoga de Santa María la Blanca foi construída durante o reinado cristão de Castela por arquitetos mudéjares (muçulmanos em território cristão) para ser usada pelos judeus.

7. A Judería

Toledo

Percorra as estreitas ruas da Judería de Toledo, o bairro dos judeus.

8. O damasquinado

Toledo

Fique hipnotizado com os incríveis detalhes do artesanato mais típico de Toledo, o damasquinado.

9. El Greco

Toledo

Conheça a obra do El Greco, o artista que uniu seu nome ao da cidade de Toledo.

10. Puente de Alcântara

Toledo

Atravesse o rio Tejo pela Puente de Alcântara.

11. Toledo do alto

Toledo

Contemple Toledo do alto das torres da Iglesia de los Jesuitas. Um esforço que vale muito a pena.

12. Janelinha

Toledo

Descubra uma das menores janelas do mundo em uma das estreitas ruas do centro histórico de Toledo.

13. Mazapán

Toledo

Não perca a chance de experimentar o doce mais famoso de Toledo, o mazapán.

14. Organize o bate-volta perfeito a Toledo

Toledo em um dia

Organize o bate-volta a Toledo com as informações de nosso guia Toledo em um dia. Nele você vai descobrir de forma detalhada o que fazer em Toledo. Nosso roteiro para um dia em Toledo percorre 17 lugares de interesse histórico, além de conter dicas de bares e restaurantes ao longo do percurso e mapas exclusivos. A melhor forma de aproveitar seu tempo em Toledo!

Outras informações sobre o que fazer em Toledo

Não deixe de ler nosso texto Toledo com toda a informação prática sobre a cidade.

57 comentários em “o que fazer em Toledo – dicas e experiências imperdíveis”

  1. Avatar

    Bom dia!
    Onde posso adquirir um pacote para Toledo, incluindo transporte e visitação aos pontos turísticos, em janeiro/2016, saindo de Madrid?
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Rosangela, nossa orientação seria evitar contratar um pacote para Toledo. Sabemos, por experiência, que quem contrata o passeio acaba se sujeitando aos caprichos das companhias que oferecem o passeio, que normalmente inclui visitas a lojas previamente conveniadas e que não tem nenhum interesse. Por uma fração do que você pagaria por um passeio, você pode comprar nosso guia Toledo em um dia, com todo o necessário para organizar um passeio perfeito. Sobre o transporte, você chega em Toledo de trem-bala sem problemas. Nosso guia contém indicações precisas sobre como chegar da estação de trem até o começo do passeio. Abraço.

  2. Avatar

    Boa noite. Estou tentando decidir os horários de trem de ida e volta de Madri até Toledo. Vocês tem alguma recomendação de horário ou tempo de permanência ? Obrigado.

    1. Avatar

      Prezado, no momento estamos viajando. Na nossa volta, no dia 14 de dezembro, responderemos sua consulta com a atenção e carinho que merece. Aproveite enquanto isso para dar uma olhada nos textos do site, com muitas informações para ajudar a preparar sua viagem. Abraço.

      1. Avatar

        Prezado Daniel, desculpe a demora em responder, tivemos que tirar o site do ar para uma manutenção emergencial. Sobre sua consulta, se você estiver fazendo o passeio no inverno, quando os dias são mais curtos, seria uma boa ideia tentar pegar um trem de manhã cedo, não mais tarde das 9 horas, para tentar aproveitar o dia ao máximo. Indicamos permanecer em Toledo o dia todo (nosso Toledo em um dia está destinado a quem quer conhecer a cidade em um dia). Abraço.

  3. Avatar

    Olá Tony! Vou em Junho fazer esse bate-volta Madri-Toledo. Já estou com o guia em mãos. Estou pensando em pegar o trem por volta das 9 da manhã e voltar no trem que parte por volta das 5 da tarde. O que acha? É suficiente ou devo ir mais cedo e voltar mais tarde? Abraço

    1. Avatar

      Prezado Wanderlan, o trem por volta das 9 deve ser suficiente, não saia muito mais tarde do que isso. Já a volta às 5 da tarde pode ser acelerada demais. Se você entrar para comer às 2 da tarde (horário que habitualmente se almoça na Espanha), pode sair do restaurante por volta das 3 da tarde, faltando ainda quase metade do roteiro. Volte mais tarde, pois ainda terá muitas horas de luz natural no mês da sua viagem. Abraço.

  4. Avatar

    Olá, Tony!

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blogs ( Passaporte BCN e Espanha Total), as dicas estão me ajudando bastante a planejar meu roteiro!

    Estou pensando em ir para Toledo em uma segunda-feira, porém li em algum lugar na internet que alguns pontos turísticos fecham às segundas-feiras, e que não seria recomendado ir … esta informação realmente procede?

    1. Avatar

      Prezada Angelica, seja bem-vinda ao Espanha Total (e ao passaporte BCN também). São poucos os lugares que ficam fechados de segunda-feira. Entre os visitados no nosso Toledo em um dia, unicamente a Iglesia de San Román. Abraço.

    1. Avatar

      O título do texto onde você deixou sua consulta é “o que fazer em Toledo, dicas e experiências imperdíveis”. Por gentileza, leia-o primeiro e, restando alguma dúvida, aproveite para perguntar. Veja também a forma de aproveitar seu dia em Toledo ao máximo em Toledo em um dia.

  5. Avatar

    Oi Tony,
    Planejo ir no fim de outubro a Madrid e estou pensando em fazer o bate-volta para Toledo num 2a feira. Assim, gostaria de saber se tem algum museu ou algum outro lugar que voce recomenda visita que fecha na 2a, pois nesse caso, eu iria em outro dia da semana.
    Obrigada
    Raquel

  6. Avatar

    Oi, Tony! Vou pra Toledo em algumas semanas com uma amiga mas não iremos de carro e nem pretendemos alugar um. É possível visitar os principais pontos turísticos, a parte histórica da cidade a pé? Muito obrigada, abraço

    1. Avatar

      Olá Julie, Toledo é uma cidade que deve ser visitada a pé (o que, aliás, é a proposta do nosso guia Toledo em um dia). Não precisa de carro para chegar até lá. No guia explicamos em detalhes como ir da estação de trem até o centro da cidade, e também o percurso da estação de ônibus até o centro de Toledo. Abraço.

  7. Avatar

    OI, Tony! comprei o guia de toledo e estou achando excelente.
    Gostaria de saber qual horário você recomenda da comprar a passagem de ida e de volta de trem.
    Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Silvia, esperamos que você aproveite muito o guia de Toledo. O ideal seria começar o passeio não mais tarde das 10 horas da manhã. Um trem partindo de Madri por volta das 9 horas pode ser uma boa escolha. O horário de saída de Toledo vai depender da época do ano na qual você estiver viajando, possibilitando um maior ou menor aproveitamento das horas de luz. Abraço.

  8. Avatar

    Olá Tony, parabéns pelo trabalho. Recomenda comprar com antecedência as passagens de trem MADRI-TOLEDO (AVANT), ou não há necessidade? Abraço, Augusto.

    1. Avatar

      Prezado Augusto, recomendamos comprar com antecedência, sim, nem que seja dois dias antes. Toledo é uma cidade muito visitada por turistas que fazem o bate-volta saindo de Madri, e todo mundo quer comprar passagens nos trens que partem da capital de manhã. Abraço.

  9. Avatar

    Olá Tony, primeiramente parabéns pelo blog!
    A consulta que gostaria de fazer é: estarei indo para a Espanha em março e no roteiro que montei irei sair de Barcelona para Madrid de trem.
    No primeiro dia em Madrid pretendo fazer um bate-volta para Toledo, então para ganhar tempo pensei em comprar uma passagem BARCELONA-TOLEDO, com conexão em Madrid. Como estarei levando malas, imaginei que, no intervalo de tempo entre a conexão (30min), poderia deixar as malas no guarda-volumes da Estação Atocha e seguir para Toledo sem bagagem. Compraria uma passagem TOLEDO-MADRID de volta para o final do dia e então, ao chegar em Madrid,pegaria as malas no guarda-volumes e seguiria para o hotel em que irei me hospedar em Madrid.
    O que você acha? 30 minutos é tempo suficiente para chegar na Atocha, deixar as malas no guarda volumes e retornar para a plataforma para pegar o trem para Toledo?
    Alguma outra sugestão?
    Obrigado e um abraço!

    1. Avatar

      Prezado Mateus, sua ideia é muito boa, o problema é que a estação de Atocha é muito grande. Os trens-bala chegam em um extremo da estação, o guarda-volumes fica no extremo oposto. Você pode demorar 10 minutos da saída do trem até chegar no guarda-volumes (isso se você for direito, sabendo perfeitamente o caminho). Você pode pegar uma boa fila no guarda-volumes, por conta dos controles de segurança. Já presenciamos isso. E você também pode pegar uma fila demorada para passar o controle de segurança que dá acesso ao trem-bala. A fila da segurança agora é mais lenta, por conta de controles mais rigorosos. São muitos fatores que podem levar você a perder seu trem. A solução é fácil, pegue uma conexão com mais tempo entre a chegada e a partida dos trens. Abraço.

  10. Avatar

    Olá, Tony! Gostaria de comprar o guia de Toledo e também os guias de Barcelona e Granada. Há algum desconto nesse caso? Escrevo o comentário aqui, porque, no post de Guias, está fechada essa opção.

    1. Avatar

      Prezada Cássia, no momento não estamos oferecendo essa combinação de guias (seria impossível oferecer uma infinidade de combinações, tentamos agrupar os packs em função de critérios geográficos). Abraço.

    1. Avatar

      Prezado Wilson, no presente texto respondemos dúvidas sobre Toledo. Contamos com 8 guias da Espanha, pode ver eles no texto os guias. São guias muito detalhados que dispensam a necessidade de contratar um guia. Você pode seguir nossos roteiros, que contam com orientações muito precisas. Abraço.

  11. Avatar

    mais uma dúvida, pretendo também ir a frança, falo o básico de ingles, vc acho interessante contratar um guia local para me auxiliar para um melhor aproveitamento, vc tem alguem para indicar a dar esse suporte ?? Inclusive pretendo chegar a londres também, e penso em também contratar um guia para passeios e suporte, em Londres vc tem tb uma agência ou guia para indicar ? obrigado.

  12. Avatar

    Oi Tony, comprei seu guia Toledo em 1 dia e ele tem me ajudado muito a organizar minha viagem. Estarei em Toledo no dia 3/6/2017 e gostaria de saber qual site devo utilizar para comprar ticket para visitar a Catedral de Toledo. Aproveito para parabenizar seu trabalho. Obrigada

    1. Avatar

      Prezada Rosana, em teoria não deveria ser necessário comprar os ingressos para a Catedral antecipadamente. Indicaríamos essa compra antecipada em datas como a Semana Santa ou o Corpus Christi. Abraço.

  13. Avatar

    Tony gostaria de saber onde compro o Guia Toledo em um dia e também guia para Aranjuez com Chinchón no mesmo dia conforme sua indicação para a Monica. Moro no Brasil Rio de Janeiro

  14. Avatar

    Boa noite !

    Eu e minha esposa iremos conhecer Toledo, fazendo um bate e volta de Madri, nossa dúvida é, que compramos passagens de trem de Madri a Toledo, ida e volta, mas na volta iremos embarcar em um trem para Barcelona, teremos 30 minutos, para desembarcar, pegar as malas no guarda volume e embarcar novamente. Lemos nos comentários que 30 minutos é pouco tempo. Então existe algum guarda volume em Toledo ? O processo de retirar as malas do guarda volume é rápido ?

    1. Avatar

      Bom dia! Até onde sabemos, não há guarda-volumes na estação de trem de Toledo. Tentaríamos pegar uma conexão em Madri com um pouco mais de tempo. Abraço.

  15. Avatar

    Olá ! parabens pelo site, ele é realmente muito bom !!

    Estarei em madri nos dias 24/12 a 28/12 e no natal (25/12) muitas atraçoes estarão fechadas em Madri, por isso estou em dúvida no que fazer no natal e pensei em ir a TOLEDO no dia 25/12 .

    Porém , o monasterio san juan de los reys, iglesia dos jesuitas e a santa maria da Blanca (mencionados nesse post) estarão fechados… você acha que valeria a pena ir a Toledo mesmo assim ?

    ou recomendaria passar o dia 25/12(natal) em Madri (porque lá, quase todas as atrações estarão fechadas também) ou recomendaria ir a outra cidade ?

    1. Avatar

      Bom dia, Jéssica. Realmente, não visitaríamos Toledo no dia de Natal, você deixaria de conhecer algumas das atrações mais incríveis da cidade. O dia de Natal é um dia para fazer roteiros ao ar livre por Madri, como por exemplo nosso roteiro pelo parque Madrid Río. Abraço.

  16. Avatar

    Ola Tony,

    vou passar o dia em Toledo partindo de Madrid, voce acha que indo no trem das 8:20 e voltando no das 18 :20 consigo conhecer a cidade?
    Vi que mtas atrações abrem as 10 e fecham entre 17:45 e 18. Porem como vou de trem, perco um tempo ate chegar na estação do centro da cidade. Voce acha que vale mais voktar as 19:20?

    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Renata, em um dia você consegue conhecer todos os lugares mais importantes de Toledo, sim, ainda mais na companhia do nosso Toledo em um dia. Nas datas da sua viagem fica escuro bastante cedo, por volta das 17:30, por isso muitas atrações fecham cedo. Se você quiser garantir um passeio tranquilo, sem estresse, marque a volta para as 19:20 e, sobrando tempo, aproveite para sentar e tomar um café. Abraço.

  17. Avatar

    Olá Tony, Comprei seus guias (7).
    Estaremos em Madri e faremos um bate e volta a Toledo e fiquei com uma dúvida. Em Toledo, será que vale a pena conhecer o Alcazar por dentro? No seu guia de 1 dia, vc coloca o Alcazar como uma das últimas coisas a conhecer, é por isso? Como ele fica no alto da cidade fico pensando se a subida para lá é muito ingrime? Gostei da sua dica de iniciarmos com o passeio de taxi pelos mirantes,vc acha interessante aproveitar e passar pelo Alcazar? Achei bem interessante esta pulseira turística, acha que vale a pena? Atenciosamente, Andréa

    1. Avatar

      Bom dia, Andrea. No roteiro por Toledo colocamos o Alcázar no último lugar, e unicamente para conhecer o prédio por fora. Dentro está um museu militar que acreditamos não merecer a visita, ainda mais considerando a quantidade de lugares bem mais interessantes que podem ser vistos em Toledo. O passeio de táxi pelos mirantes não passa pelo Alcázar. Se você der uma olhada no quadrinho de destaque que aparece no guia, verá que acreditamos que a pulseira turística seja um ótimo investimento. Abraço.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Com certeza absoluta! Você pode acompanhar suas tapas com água, sucos ou qualquer outra bebida não alcoólica. Ninguém vai olhar torto para você!

  18. Avatar

    Oi, Tony! Você aconselha que cheguemos em Toledo que horas? E que saiamos que horas? Estou na dúvida em relação aos horários para comprar os passes do trem.

  19. Avatar

    Boa noite Tony
    Gostaria de sugestões de locais para comprar boas facas em Toledo. Após a compra posso embarcar com as mesmas no trem bala para Madrid?
    Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde, Francisco, não somos especialistas no assunto, e as orientações para a compra de uma boa faca devem vir de alguém que entenda muito de facas. Você vai encontrar inúmeros comércios em Toledo vendendo todo tipo de facas. É importante que na hora de comprar você indique que pretende transportá-la no trem-bala, para que ela seja empacotada convenientemente. Peça também a nota fiscal. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *