o que fazer em Granada – experiências imperdíveis

Alhambra, Granada

Descubra aqui o que fazer em Granada, os lugares e experiências que você não pode perder. Não deixe de ver nossas dicas!

Granada deve sua fama turística à incrível Alhambra e ao charmoso bairro do Albaicín, mas, acredite, a cidade tem muito mais para oferecer. Não perca nossas dicas e conheça os lugares imperdíveis da cidade!

1. Alhambra

Granada

A Alhambra de Granada é um dos lugares mais lindos da Espanha. É um extenso complexo de jardins, palácios e fortalezas que cativam o visitante, resultado de construções que foram erguidas ao longo dos séculos pelos árabes e pelos reis cristãos. Reserve meio dia para percorrer o complexo com calma. Muito importante, não esqueça de comprar seus ingressos antecipadamente, o número de visitantes permitidos dentro do complexo é limitado e os ingressos se esgotam rapidamente. A Alhambra faz parte da lista do Patrimônio Mundial da Humanidade elaborada pela UNESCO.

Não deixe de ler nosso dossiê de dicas para visitar La Alhambra de Granada.

site oficial da Alhambra

2. Albaicín

Alhambra, Granada

O Albaicín (também Albayzín) é o bairro que foi, junto com a Alhambra, o coração da Granada muçulmana. Está caracterizado por ruas estreitas, casas pintadas de branco e muitos jardins e pátios interiores. O Albaicín ainda preserva um intenso sabor árabe. Em 1994, a UNESCO declarou o Albaicín como Patrimônio Mundial da Humanidade.

3. Mirador de San Nicolás

Alhambra, Granada

Dentro do antigo bairro árabe do Albaicín existem vários mirantes com vistas espetaculares da Alhambra. O mais famoso deles, lugar que ninguém que visita o Albaicín deve perder, é o Mirador de San Nicolás. É um lugar com uma vista tão bonita que vale a pena subir até ele durante o dia e também à noite, para ver o incrível espetáculo que é a imensa Alhambra iluminada.

4. Catedral e Capilla Real de Granada

Granada

Encaixotada entre as estreitas ruas do centro da cidade, a Catedral de Granada é uma das obras mais importantes do Renascimento espanhol. Junto à catedral, mas com ingresso independente, encontra-se a belíssima Capilla Real de Granada, onde estão os túmulos dos Reis Católicos.

site oficial da Catedral e da Capilla Real

5. Tapas

Granada

Granada é a capital espanhola das tapas, os tradicionais tira-gostos espanhóis. Granada é famosa na Espanha por ser a cidade onde toda bebida vem acompanhada por uma tapa de cortesia. Aproveite esta deliciosa tradição! No Granada em dois dias levamos você para os melhores bares de tapas de Granada!

6. Compras

Granada

A Alcaicería, o antigo mercado árabe da seda, muito próximo da catedral, é um bom lugar para comprar artesanato e inúmeros souvenirs de Granada. Pena que a presença maciça de produtos chineses acabe tirando um pouco do charme do lugar. Outro ótimo lugar para suas compras é a Calle de la Calderería Nueva, mais conhecida como Calle de las Teterías, que fica no bairro árabe do Albaicín.

7. Teterías

Granada

Aproveite para fazer o mesmo que os habitantes de Granada fazem desde há muitos séculos; tome um chá árabe em uma das teterías (casas de chá) da apropriadamente chamada Calle de las Teterías.

8. Comida árabe

Granada

Em uma cidade com um passado árabe tão importante como o de Granada, pode ser uma ótima ideia almoçar ou jantar comida árabe em qualquer um dos númerosos restaurantes que servem comida do norte da África. Na Calle Elvira há vários restaurantes que servem um menu fechado por um preço muito amigo.

9. Organice a visita perfeita a Granada

granada em dois dias

Organize a visita perfeita a Granada com as informações de nosso guia Granada em dois dias. Nele você vai descobrir de forma detalhada o que fazer em Granada. Nossos roteiros para dois dias em Granada percorrem todos os lugares de interesse histórico e turístico na cidade, além de conter dicas de bares e restaurantes ao longo do percurso e mapas exclusivos. A melhor forma de aproveitar seu tempo em Granada!

Outras informações sobre Granada

Não deixe de ler nosso texto Granada com toda a informação prática sobre a cidade.

64 comentários em “o que fazer em Granada – experiências imperdíveis”

    1. Avatar

      Prezada Keli, vai ter restaurantes abertos, sim. A maioria irá oferecer um cardápio especial de fim de ano (mais caro que o normal). Também será possível achar bares abertos. ABraço.

  1. Avatar

    Boa noite, Tony, estarei em Granada no dia 24/12 . Gostaria de saber se os restaurantes árabes do vaixo Albaicín estarão abertos na noite de Natal. Por ser feriado de tradição católica, imaginei ser una boa opção. Obrigado.

  2. Avatar
    Joice Ribeiro Machado da Silva

    Tony encontrei esse site pois sonho em visitar a Espanha. Na vdd não tenho dúvidas ainda. Queria apenas te dar o parabéns pois suas respostas são muito gentis e prestativas! Um dia quero conhecer Granada e mais especificamente Almunecar pois é o local onde minha avó materna nasceu!

    1. Avatar

      Prezada Joice, seja bem-vinda ao Espanha Total. Esperamos que seu sonho de conhecer a Espanha seja logo realizado! Se você tiver qualquer dúvida relacionada com sua futura viagem para a Espanha, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar. Teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço!

  3. Avatar

    Oi Tony, tudo bem?
    Chego em Granada dia 28/12/16 a noite.
    Dia 29/12/16 vou para Sierra Nevada para conhecer e esquiar.
    Dia 30/12/16 vou ficar ate as 15hrs-16hrs em Granada, pois depois vou para Madrid.

    O que voce me recomenda fazer dia 28 a noite? Vou chegar por volta das 19hrs.
    E tambem, o que voce me recomendar fazer no dia 30 durante o dia? Vou embora as 16hrs.

    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Rebecca, no texto acima colocamos os principais programas a serem feitos em Granada. A principal razão pela qual a maioria das pessoas visita Granada é para conhecer a incrível Alhambra. Se você tiver interesse, deve comprar seus ingressos o antes possível, sendo que falta muito pouco para a data da sua visita e pode ser que eles estejam esgotados (veja mais informações no texto como comprar ingressos para a Alhambra de Granada). No dia da sua chegada, suba no Mirador de San Nicolás para contemplar La Alhambra. Abraço.

  4. Avatar

    Tony, como faço para ir do Mirador de San Nicolás para a entrada do Alhambra? Andando? Estarei com criança e sei que lá dentro já vamos andar muito. Outra coisa, não consegui identificar onde é a entrada do Alhambra.

    1. Avatar

      O Mirador de San Nicolás não combina muito bem com a Alhambra, sendo que ambos ficam no alto de morros um de frente para o outro. Você vai ter que descer do Mirador, que fica no alto do bairro do Albaicín, até o centro de Granada para depois subir na Alhambra. É bem cansativo. Mas querendo fazer isso, desça do Mirador de San Nicolás até a Plaza Isabel la Católica onde você pode pegar um ônibus (o C3) que vai levá-los até a bilheteria da Alhambra. Pergunte para o motorista onde descer (todos os passageiros, muito provavelmente, irão descer no mesmo lugar).

  5. Avatar

    Boa noite Tony ! A Catedral é simplesmente maravilhosa e a vista a noite do mirador san nicholas e simpleste espetacular , olhar a alhambra toda iluminada .

      1. Avatar

        Sim muito linda ! Ficamos hospedados bem perto e foi uma experiencia unica…gostamos muito da cidade …Fomos a noite tambem numa teteria , alem de tomarmos chá , comemos alguns doces arabes . Tudo excelente. Agradecemos as dicas

  6. Avatar

    Olá Tony, tudo bem?
    Realmente seu site tem sido meu guia para preparar minha viagem pela Andaluzia. Uma pergunta bem específica: em Granada estarei de carro e ficarei em apto alugado na região da Praça Albert Einstein. Vale a pena ir de carro para Albaicin e Alhambra? Ainda, existe mapas mostrando a restrição de circulação de carros?
    Muito obrigado!

    1. Avatar

      Prezado Jose Luis, seu hotel fica fora da região de acesso restrito. Pode conferí-la aqui. Se você for de carro para a Alhambra, vai ter que pagar para estacionar. Já o carro no Albaicín é um pesadelo maiúsculo, não o faça. Nosso Granada em dois dias conta com instruções precisas sobre a locomoção até esses dois endereços. Abraço.

  7. Avatar

    Olá,

    Sabe se existe onibus que saem de Salamanca para Granada? Sou do Brasil e estarei em Salamanca no proximo mes . Gostaria de conhecer Granada, porem nao tenho encontrado onibus que saem de salamanca .

    1. Avatar

      Olá, Catia. Não existe ônibus direto. Você precisa ir de Salamanca a Madri e de Madri a Granada. No total, você vai perder 7 horas, mais o tempo de conexão em Madri.

  8. Avatar

    Olá Tony,
    Chegarei em Granada no dia 13/04/2017 e meu hotel fica em Albaicín. Será que é fácil o acesso às atrações do centro e à Alhambra? Escolhi esta opção para poder sair à noite sem ter que pegar táxi, uma vez que fui informada que há bons restaurantes e bares na região. Você tem alguma sugestão de restaurante para me informar?

    1. Avatar

      Prezada Cynthia, o Albaicín, que é um bairro que amamos, não é a melhor localização para se hospedar em Granada, você vai precisar de transporte público cada vez que quiser visitar outras partes da cidade. Indicamos procurar hospedagem no centro histórico da cidade ou no Realejo. No nosso Granada em dois dias apresentamos muitas dicas de bares e restaurantes na cidade, inclusive no Albaicín. O guia contém um roteiro de um dia completo pelo bairro árabe de Granada. Abraço.

  9. Avatar
    Olga Beatriz Kurtz Sartori

    Olá Tony.
    Cá estou eu novamente pedido sua opinião. Granada também tem as horas de “siesta”? Estou cogitando comprar o ingresso para Alhambra na parte da manhã, em setembro, e deixar o período da tarde para Granada.Ou é pouco tempo para “conhecer” a cidade?
    Abraço.
    Olga

    1. Avatar

      Olá Olga, a siesta unicamente acontece no comércio. Um dia para Granada é muito pouco tempo. No nosso Granada em dois dias dedicamos um dia para visitar o centro histórico da cidade e La Alhambra e outro dia para percorrer o fantástico bairro do Albaicín. Abraço.

  10. Avatar

    Caro Tony, sua página é uma das mais objetivas da net, e com detalhes que realmente ajudam, do que fica meu antecipado agradecimento. Porém, irei em junho ao sul da Espanha e, quanto a este ponto – Alhambra, há dúvidas as quais ainda não encontrei uma resposta: 1) O ticket da visita geral (15,4 E), em junho, tem duas opções de horário (manhã – período de 5 horas e meia; tarde – período de 6 horas) e dentro dessas os horários para os palácios. Muito bem. Isso quer dizer que se optar pelo período da manhã (ou tarde) terei que entrar/deixar obrigatoriamente o complexo após o período escolhido? Ou posso entrar, visitar os palácios no horário agendado e antes/depois ficar por lá, para visitar ou rever algo, ou mesmo sair para comer e voltar (li que alguém fez isso, pois as opções no complexo são poucas e caras) – gostaria de fazer tudo com calma (do grupo de 4 dois são melhor idade – deixei um dia inteiro para o complexo; tenho dois em Granada – o outro será para o Albaicin). Ouvi dizer que há uma parte livre (sem ingresso) para visitar – seria essa a se deixar para visitar no fim? Qual seria? 2) Há audioguias? Em caso positivo os equipamentos aceitam meus fones de ouvido (tenho duplicador – para duas pessoas poderem ouvir simultaneamente) ou é do tipo telefone (não vi nenhuma pessoa postando foto desse equipamento)? Mais uma vez grato – os detalhes fazem a diferença.

    1. Avatar

      Prezado José, seja bem-vindo ao Espanha Total. Vamos tentar esclarecer suas dúvidas:
      1) não sabemos onde é que você está tentando comprar os ingressos, mas no site oficial você precisa definir unicamente o horário de visita aos Palácios Nazaríes (veja mais dicas no texto como comprar ingressos para a Alhambra de Granada). Você pode entrar entrar no complexo na hora que quiser, seja de manhã ou à tarde. Mas a visita aos Palacios Nazaríes deve ser feita com horário marcado e definido no momento da compra dos ingressos. Antigamente você tinha que escolher período da manhã ou da tarde, não é mais o caso. Há uma parte livre, sim, fica em torno do Palácio de Carlos V. Nossa orientação é que você siga o itinerário proposto para percorrer o complexo, independentemente de estar visitando partes restritas ou livres. No nosso Granada em dois dias dedicamos 15 páginas a guiar você por La Alhambra.
      2) há um novo sistema de audioguias sendo oferecido, é uma novidade muito recente que ainda não tivemos a chance de testar. Sabemos que são equipamentos modernos com videoguia, parecidos com um telefone celular (pode ver mais informações e uma imagem aqui). Pelo tipo de plug que dá para ver na foto, é um cabo convencional que deveria aceitar duplicador.
      Aproveite nosso texto com todas as dicas para visitar La Alhambra. Abraço.

      1. Avatar

        Caro Tony, como sempre, vc é atencioso e claro. Grato pelas dicas e parabéns pelo encontro do texto e foto do audioguia. Pelo texto, parece que tb há opção de baixar aplicativo para o celular do próprio visitante, dispensando o uso do audioguia local, a um custo algo menor, talvez com a vantagem de poder ser usado outras vezes (visitas diurna e noturna, ou em dois dias,por exemplo). Com o tempo, certamente sua rede de colaboradores´(talvez eu mesmo, na volta) poderá esclarecer melhor esse detalhe.Reiterando meu muito obrigado, ficam abc e desejo de sempre maior sucesso.

  11. Avatar

    Complementando, após estudar suas informações, entrei na loja de aplicativos de meu celular e “bingo” – lá está o aplicativo oficial da nova empresa – GVAM – La Alhambra Y el Generalife – não confundir com vários outros disponíveis – e tem a opção de idioma português. No aplicativo pode-se adquirir os percursos conforme a visita que será feita (completo, breve, noturno). Vem também com uma amostra de percurso gratis, para se ter uma ideia do que é oferecido nos demais. Espero que o informe tenha valido como modesta contribuição ao seu excelente sítio. abc

    1. Avatar

      Prezado José, agradecemos muito seu feedback e suas ótimas descobertas. Acabei de testar o aplicativo no meu smartphone (Android) e realmente parece muito bem feito. Resta a dúvida de saber se o videoguia oferecido por La Alhambra é idêntico ao aplicativo para smartphone ou não. A captura de tela que aparece na matéria do jornal parece indicar que é o mesmo conteúdo. Uma vantagem de comprar o app é que ele volta para casa com você, com a chance de reviver o percurso por La Alhambra. De qualquer jeito, adoraremos saber como foi sua experiência no retorno da sua viagem, para poder compartilhá-la com outros leitores. Abraço.

  12. Avatar

    Olá, Tony. Estamos planejando uma viagem para o sul da Espanha e gostaríamos de saber quantos dias seria necessário para ficar em Granada e desfrutá-la com calma.

    Obrigado.

  13. Avatar

    Olá Tony
    Gostaria que vc me orientasse no seguinte: como ir de Salamanca para Sevilha sem ser de avião?
    Preciso ir de Granada para Huelva. e não há transporte direto. Qual é a melhor opção: ir para Sevilha ou para Córdoba para ir para Huelva? Se for por Córdoba, é possivel descer e ficar algumas poucas horas antes de partir para Huelva?
    Super obrigada

    1. Avatar

      Olá Malu, no presente texto respondemos consultas sobre o que fazer em Granada. Aproveite o menu como viajar de … a … para deixar sua consulta, mas confira bem antes de enviar seu comentário, sendo que a consulta que você deixou acima está muito confusa. Você fala em ir de Salamanca para Sevilha mas parece que você está querendo ir de Granada para Huelva, o que evidentemente não tem nada a ver com a dupla anterior de cidades.

  14. Avatar

    Olá, Tony! Você indicaria algum bom show de flamenco em Granada? Gostaria de ir a uma das cuevas do Sacromonte, mas queria fugir das “turistices”. O que você recomenda?

      1. Avatar

        Tony, bom dia,

        No mes de setembro/2017 estarei hospedada na cidade de Cordoba.

        Gostaria muito de conhecer a Cidade de Granada em um bate volta, pois não tenho muito tempo.

        No dia 23 de setembro estarei disponivel com mais tres pessoas para passear em Granada.

        Gostaria que indicasse uma agencia de turismo que faça este passeio ou tour individual para passear em Granada.
        Sairiamos cedo pela manhã e voltariamos no final do dia para Cordoba..

        Abraços.

        1. Avatar

          Bom dia Eliane. Aqui no Espanha Total tentamos desincentivar a prática do maraturismo. Entendemos que um bate-volta até Granada é maraturismo extremo. Indicamos dois dias completos na cidade para poder conhecer os lugares mais importantes de uma das cidades mais incríveis da Espanha. Se você não tiver esse tempo agora, planeje conhecer Granada em uma futura viagem. Abraço.

  15. Avatar

    Oi Tony,
    Irei à Espanha em Outubro. Quanto a GRANADA, tenho uma dúvida. Comprando as entradas de Alhambra pela internet, eu tenho que trocar o voucher pelo ingresso, não é?? Faço isso na bilheteria mesmo? Pego a fila como se fosse comprar a entrada, mesmo indo apenas trocar?

  16. Avatar

    Boa tarde, Tony! Primeiro, quero agradecer muito pelo site Espanha Total, e Passaporte BCN. O trabalho de vcs é maravilhoso! Pretendo comprar os guias de roteiro assim que definir melhor minha viagem. Uma pergunta: você acha que com dois dias em Granada vale a pena comprar o ingresso Doble de Oro gerenal? Obrigada!

    1. Avatar

      Boa tarde, Marília, seja bem-vinda ao Espanha Total (e ao passaporte BCN também). Vale muito a pena comprar o ingresso Dobla de Oro General, sim. Nosso roteiro pelo Albaicín, que forma parte do guia Granada em Dois Dias, vai levar você em todos os lugares incluídos no ingresso. Abraço.

  17. Avatar

    Boa noite,

    Oi Tony td bem? Estou seguindo suas dicas pra conhecer Granada mas fiquei mto decepcionada por não encontrar os ingressos para visita a Alhambra nas datas planejadas para a viagem, pelo site oficial. Vi algumas dicas alternativas, tem alguma agência local que vc recomenda para a venda de ingressos? Vou chegar no dia29 de dezembro de 2017.

    Maria Pereira

  18. Avatar

    Boa tarde Tony!! Parabéns pelo Espanha Total!!
    Gostaria de saber se comprando o ingresso Dobla de Oro General, tenho que fazer Alhambra e Albacín no mesmo dia. Em Granada, taxi é uma boa opção?

  19. Avatar

    Boa tarde Tony… Parabéns pelo site muito completo e está a dar me um jeitão.
    Estarei em Granada pela altura da Páscoa. E gostaria de saber se o comércio e os restaurantes estão abertos nesse dia, especialmente na sexta feira santa. É tenho tido muita dificuldade em comprar ingressos para o allambra com o Granada card é garantido? Obrigado e um resto de bom dia

    1. Avatar

      Bom dia, Sara. A maioria do comércio deve ficar fechado na Quinta-Feira Santa e na Sexta-Feira Santa. Bares, restaurantes e atrações turísticas devem funcionar. O ingresso para a Alhambra com o Granada Card não é garantido, você tem que começar o processo de compra até o ponto onde éd necessári selecionar a data de visita da Alhambra, nesse momento você vai saber se ainda há ingressos disponíveis. Abraço.

  20. Avatar

    Boa noite! Estamos indo eu e minha esposa para Granada em Junho… Tenho lido bastante seu blog e tô achando incrivel!!! Parabens!!! Pesquisando o que fazer, fiquei com uma dúvida ENORME… 🙁 Chegaremos em Granada por volta de 12h (meio dia) e ficaremos até as 9h da manha do dia seguinte. Pois bem… vale a pena eu usar o meu único tempo livre (que seria no dia que chegaremos pela tarde/noite) para visitarmos e entrar em Alhambra ou seria melhor aproveitar outros lugares da cidade, Albaicin, Mirador San Nicolau, Catedral ou até mesmo simplesmente andar pelas ruas de Granada? Sei que é muito difícil você responder por nós, mas é que estamos muito perdidos sobre o que realmente valeria a pena fazermos… Conto com sua ajuda! Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog!!!

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Victor, seja bem-vindo ao Espanha Total. Ficamos tristes ao saber que vocês vão fazer o grande esforço que é chegar até Granada para ficar menos de um dia na cidade. Uma pena. Todos os lugares mencionados por você valem muito a pena, mas La Alhambra é um dos lugares mais incríveis da Espanha. Essa seria nossa escolha. Abraço.

  21. Avatar

    Boa noite Tony… estarei em Barcelona em dezembro e meu roteiro seria ir para Granada com o trem noturno. Ficarei uma noite em cada cidade: Granada e depois para Sevilha e Cordoba e 4 noites em Madri….(para fazer bate e volta Toledo) e se possivel conhecer Valencia (pretendo utilizar o trem-bala) para ganhar tempo… o que voce sugere? Seremos em duas pessoas, mas já li muito pela internet, e como não tenho muito tempo estou em duvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *