o que fazer em Córdoba – experiências imperdíveis

Descubra aqui o que fazer em Córdoba, os lugares e experiências que você não pode perder. Córdoba deve sua fama turística à sua mesquita-catedral, mas, acredite, a cidade tem muito mais para oferecer. Não perca nossas dicas!

Córdoba, Spain

1. Mesquita-catedral

Córdoba, Spain

A Mesquita-catedral de Córdoba (Google Maps) é um dos templos mais surpreendentes do mundo. Dentro do que já foi um dia uma das maiores mesquitas do mundo muçulmano, levanta-se uma catedral cristã que tenta ofuscar a beleza do templo árabe. Arcos, tetos, paredes, visitar a mesquita-catedral é se maravilhar constantemente com as habilidades dos artistas que a construíram.

site oficial da Mesquita-catedral

2. Judería

Calleja de las Flores, Córdoba, Spain

Vizinha à mesquita-catedral, a Judería de Córdoba, o bairro judeu da cidade, é um labirinto de ruas estreitas, casas pintadas de branco e muitos, muitos vasos com flores, que encantam os olhos de quem visita a cidade. Se perder pelas ruas e praças da Judería (o que não é nada difícil), é um grande atrativo, repleto de surpresas, para todo aquele que se deixa levar por essas ruas estreitas de Córdoba.

3. Pátios de Córdoba

Córdoba, Spain

O tempo extremamente quente e seco de Córdoba fez com que a arquitetura das casas, já no tempo dos romanos, proporcionasse algum conforto para seus habitantes. Dessa forma, as casas foram concebidas com um pátio central e construídas ao redor desse espaço. O pátio tem a função de uma espécie de oásis, com abundante vegetação para aumentar a sensação de umidade. Todo ano, no mês de maio, acontece a Fiesta de los Patios de Córdoba, um concurso para escolher o pátio mais bonito da cidade. Para o concurso, os pátios se enfeitam com inúmeras flores e plantas. É uma competição tão emblemática que foi designada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2012. A boa notícia é que os pátios podem ser visitados durante os 12 meses do ano.

Há pátios em várias partes de Córdoba, mas a maior concentração encontra-se no bairro do Alcázar Viejo, especialmente na Calle San Basilio (Google Maps).

site oficial da Fiesta de los Patios de Córdoba

4. Alcázar de los Reyes Cristianos

Alcázar de los Reyes Cristianos, Córdoba, Spain

O Alcázar de los Reyes Cristianos (Google Maps) é uma fortaleza militar construída em 1328 sobre os restos de vários edifícios muçulmanos. Foi residência dos reis castelhanos e os Reis Católicos moraram nele durante 8 anos, enquanto dirigiam a conquista de Granada. Também foi aqui que Cristovão Colombo solicitou o apoio dos Reis Católicos para sua aventura de exploração de uma nova rota para as Índias. A fortaleza não é muito interessante e ninguém deve esperar um palácio no nível do Alcázar de Sevilla. Porém, os jardins do Alcázar são muito agradáveis.

5. Caballerizas Reales

Caballerizas Reales, Córdoba, Spain

As Caballerizas Reales de Córdoba (Google Maps) foram construídas em 1570 para reunir os melhores cavalos da região. Eles estão na origem da raça de cavalo andaluz. Durante o dia, as cavalariças estão abertas e é possível visitá-las livremente e contemplar os belos exemplares de cavalos que são criados aí. Nas noites de vários dias da semana, há espetáculos equestres que pode agradar a todos que gostam desse animal.

site oficial da Caballerizas Reales

6. Puente romano

Córdoba, Spain

A reformada ponte romana de Córdoba exerce o papel de um autêntico calçadão da cidade, onde as pessoas aproveitam para passear no final do dia, quando as temperaturas são mais agradáveis. A ponte foi construída no século I e reformada recentemente. Como resultado da reforma, que deixou a ponte novinha em folha, fica difícil ter a sensação de estar atravessando uma ponte tão antiga. No extremo norte da ponte, perto da mesquita-catedral, está a Puerta del Puente, no extremo sul, a Torre de Calahorra.

7. Chá árabe

Córdoba, Spain

Córdoba e Granada são, muito provavelmente, as cidades com mais influências árabes da Espanha. Aproveite a presença de muitas Casas de Té para descansar e tomar um saboroso chá árabe, dentro de um delicioso pátio cordobês. Os cardápios apresentam uma infinidade de chás e muitos sabores exóticos, com certeza você encontrará algum que agrade seu paladar.

8. Salmorejo

Córdoba, Spain

O salmorejo cordobês é uma deliciosa especialidade culinária local que você deve conhecer. É um creme elaborado com tomates, pão, alho, azeite, sal e um pouco de água fria. Recebe uma decoração que costuma ser feita com pedacinhos de presunto curado e ovo cozido cortado em cubinhos. É um prato para ser consumido frio, uma sensação de refrescância em uma cidade tão quente como Córdoba.

9. Tapas

Córdoba, Spain

Córdoba é um ótimo lugar para experimentar uma grande variedade de tapas, os tradicionais tira-gostos espanhóis. Os principais ingredientes utilizados nas elaboração são derivados do porco, por um lado, e produtos do mar, por outro. No Córdoba em um dia levamos você para experimentar as melhores comidinhas de Córdoba.

10. Mercado Victoria

Córdoba, Spain

O Mercado Victoria (Google Maps) é uma grande novidade na cidade de Córdoba. É um mercado gourmet com algumas bancas de produtos in natura, além de muitos bares e restaurantes especializados em culinárias do mundo todo, incluindo especialidades de Córdoba e da Espanha, comida árabe, argentina, japonesa ou italiana. O mercado é muito popular entre os turistas, mas também entre os locais; no final do dia seus bares ficam lotados.

site oficial da Mercado Victoria

Organice a visita perfeita a Córdoba

córdoba em um dia

Organize o pit-stop em Córdoba com as informações de nosso guia Córdoba em um dia. Nosso roteiro para um dia em Córdoba percorre 16 lugares de interesse turístico, além de conter dicas de bares e restaurantes ao longo do percurso e mapas exclusivos. A melhor forma de aproveitar seu tempo em Córdoba!

50 comentários em “o que fazer em Córdoba – experiências imperdíveis”

  1. Avatar

    Olá Tony,
    Parabéns pelo site extremamente útil e detalhado. A minha dúvida é que farei um pit-stop em córdoba voltando de sevilha por trem chegando em Córdoba por volta do meio-dia e preciso comprar a passagem de Córdoba para Madri !!
    Qual é o mínimo de tempo que preciso para visitar a mesquita e seus arredores ?

  2. Avatar

    Boa tarde Tony !
    Parabéns pelo seu site .. Extremamente útil ! Estou com uma dúvida em Córdoba . Em qual bairro se hospedar . Gostaria de me hospedar num hotel mais com a cara da cidade , não hoteis modernos . Vc saberia me indicar ?

      1. Avatar

        Tony não tinha lembrado onde deixei a pergunta .. Pois agora achei .. Me desculpe a demora .. Então , achei um hotel que me agradou demais … Achei maravilhoso … O hotel é o Balcón de Córdoba ! Tem boas referencia dele ? Agradeço muito .

  3. Avatar

    Bom dia, Tony

    Apenas para confirmar, não há venda antecipada via internet para as atrações de Córdoba, né (Mesquita, Alcázar, etc)?

    Muito Obrigado

  4. Avatar

    Prezado Tony,
    Somos um grupo de 6 pessoas, idosos porém dispostos, e estaremos em Córdoba no dia 10 de maio próximo. Chegaremos de Madri de trem às 10:18h e partiremos para Sevilha no trem das 17:44h. Estamos pensando em seguir o roteiro sugerido no guia “Córdoba em um dia”, que já adquirimos. Gentileza informar se é possível seguirmos o roteiro no tempo que temos disponível, sem correria, considerando que a idade média do grupo é de 70 anos, e gostariamos de fazer as refeições com calma. Caso não seja possivel, o que poderia ser cortado?
    Grato

    1. Avatar

      Prezado José, sejam bem-vindos ao Espanha Total. Vocês são muito afortunados, maio é um mês maravilhoso para visitar Córdoba, é quando acontece a festa dos pátios. Para viabilizar um passeio tranquilo por Córdoba, eliminem o ponto 5 do roteiro (Alcázar), os pontos 7 e 8 (Puerta del Puente e Puente Romano), o ponto 12 (Capilla Mudéjar), o ponto 14 e o ponto 16. Abraço.

  5. Avatar

    Tony, vou ficar hospedado em um hotel bem ao lado da Mesquita-Catedral. Tem algum horário ideal para visitá-la? Estou pensando se é melhor começar ou o terminar o roteiro por ela.

    1. Avatar

      Heitor, quando está muito calor, o horário do começo da tarde, o mais quente do dia, é ótimo, porque a temperatura dentro da mesquista é mais agradável do que no exterior (agora mesmo Córdoba está sofrendo uma onda de calor, com temperaturas de 40 graus). No roteiro incluímos a visita à mesquista nesse horário mais complicado do dia. Abraço.

  6. Avatar
    Alexandre Manuel Coelho Marques Abrantes Abrantes

    Tony,, no dia 13 de julho chegamos pelo fim da tarde a Córdoba e reservei três quartos no Hotel NH Córdoba califa, que me diz deste hotel? Posso ainda alterar a minha reserva se a sua avaliação não for boa! Dou-lhe os parabéns pela informação que presta a quem o contacta. Passamos aí a noite e temos o dia para visitar tudo ou quase tudo que indicou, sejamos organizados.
    Peço-llhe uma informação! Vamos visitar Ronda pois dizem que também tem muito monumentos importantes para ver, é Uma visita a fazer? Não fica muito distante,,, Vamos também a Málaga e a Granada. Dois casais estão no Brasil há 50 anos e nunca foram ao sul de Espanha. Na volta passamos por Sevilha. Já sei que vamos ter muito calor pois eu conheço uma boa parte do sul de Espanha.
    Fico muito grato pela sua resposta e se possível saber o seu nº. de telem.
    Um Abraço,
    Alexandre Abrates

    1. Avatar

      Boa tarde, Alexandre. O NH Córdoba Califa é um hotel de um bom padrão, localizado na entrada da parte antiga de Córdoba. Nosso Córdoba em um dia resolve o problema de organizar sua visita à cidade, sendo que entregamos um roteiro de visitação muito detalhado que vai levar você pelas principais atrações da cidade.
      Contamos com um texto específico dedicado a Ronda, onde convidamos você a deixar sua consulta sobre sse destino. A conveniência ou não de visitar Ronda vai depender do restante do seu roteiro. Respondemos todas as consultas aqui no site, não contamos com um número de telefone para esse fim. Os leitores dos nossos guias contam ainda com uma consultoria gratuita de roteiros. Abraço.

  7. Avatar

    Caro Tony, tenho grande interesse em fazer os pátios de Cordoba mas para minha surpresa ao pesquisa no site dos “Pátios de Alcazar Viejo” há uma informação (se é que entendi bem) de que as atividades foram encerradas em junho (e estarei em agosto em Córdoba). É isso mesmo, os pátios estão “fechados para visitação”? Caso estejam mesmo fechados você poderia por gentileza me indicar algum outro circuito (que não fosse a Calleja de Las Flores que já está no meu roteiro). Vi o Palácio Viana mas tenho que confessar que achei mais “arquitetura” do que natureza”.. Agradeço muito se puder me orientar. Seu site (e naveguei por dezenas e mais dezenas de sites) é o melhor na atualidade para quem vai para a Espanha ! Parabéns pela sua atenção e generosidade conosco !

    1. Avatar

      Prezada Anna, a maioria dos pátios pode ser visitada durante a festa dos pátios, que acontece em maio. O pátio da Asociación de Amigos de los Patios Cordobesese, que visitamos logo no começo do roteiro do nosso Córdoba em um dia, fica aberto o ano todo. Fica na rua San Basilio, 50. Abraço.

  8. Avatar

    Boa Tarde Tony,
    Parabéns pelo site, esta sendo de muita utilidade, pela riqueza de informações.
    Vou em novembro e farei o seu roteiro pelos Pueblos Blancos, mas de Ronda irei de carro para Cordoba e gostaria de saber o que seria mais interessante, pegar a estrada A-451 (mais rapida segundo Google) ou por Antequera e A-45. Eu inicio a rota por Granada e vou para Malaga e poderia passar em Antequera nesse trecho tambem, o que seria melhor. Desde já, muito obrigada.

    1. Avatar

      Bom dia, Sofia, nunca rodamos de carro entre Ronda e Córdoba, e por isso não saberiamos dizer qual das duas rotas é mais interessante. Para julgar se vale a pena ou não entrar em Antequera deveríamos ter uma visão geral do seu roteiro. Antequera vale a pena no caso de roteiros pela Andaluzia que contam com muito tempo e muitos dias dedicados às cidades mais importantes. Não vale a pena tirar tempo de uma cidade importante para visitar Antequera. Abraço.

  9. Avatar

    Ola Tony…,em maio de 2018 irei pra Espanha… na regiao de. Andaluzia. Gostaria de saber qts dias é necessario pra visitar as cidades…como Sevlha,Cordoba,Granada, Pueblos Blancos… e mais alguns. E qts dias ficar em cada uma delas para conseguir ver td. Um abraco

  10. Avatar

    Olá Tony!! Parabéns pelo roteiro de Córdoba!! Estou indo dia 21 de outubro para a Espanha e gostaria de saber se preciso comprar bilhete de trem com antecedência para fazer o trecho Sevilha – Córdoba, para um bate e volta, ou se posso comprar na hora. Obrigada.

  11. Avatar

    Ola Tony!

    Estarei em janeiro/18 passeando pela Andaluzia. Imagino que os pátios de Córdoba no inverno estejam fechados certo?
    Queria fazer um bate volta a Ronda de trem, você acha possivel?
    Obrigada

    1. Avatar

      Olá Renata. A sede da associação de pátios cordobeses, que é visitada no começo do roteiro do nosso Córdoba em um dia, fica aberta o ano todo. Dependendo do seu roteiro, melhor do que um bate-volta até Ronda seria um pit-stop a caminho de alguma outra cidade. Abraço.

  12. Avatar

    Olá, estarei na Andaluzia de 08 a 12 de junho de 2018, e estou um pouco preocupada com a temperatura nessa data. Estou com medo de pegar calor demais. Achei que na primeira quinzena de junho o calor estaria “suportável “. Acha que a temperatura estará variando em 30 graus? Ou acima disso? Agradeço desde já.

    1. Avatar

      Olá Marina, o normal é que as temperaturas sejam agradáveis e mais baixas que em julho ou agosto. Mas tudo vai depender da primavera de 2018. Já foram registradas temperaturas bem acima dos 30 graus em junho. É impossível saber como será em 2018. Abraço.

  13. Avatar

    Olá Tony, farei um pit stop nesta bela cidade rumo à Sevilha (chegada às 10;38 e saída às 15:25) de trem. Quais lugares você recomendaria conhecer considerando o pouco tempo disponível?

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá Allan, é uma lástima que o pit-stop seja tão rápido e que vocês não consigam completar o roteiro do nosso Córdoba em um dia. Visite a Mesquita e percorra as ruas da antiga Judería, que fica próxima da Mesquita. Abraço.

  14. Avatar

    Olá Tony!!!! Bom dia, Boa tarde, Boa noite!!!!!
    Voceê acha necessário contratar um guia para visitar os patios de Córdoba ou é possível fazer as visitas isoladamente??? Algumas empresas oferecem esse passeio.
    Estarei em Córdoba no dia 20 de maio um dia após as festas.
    Aguardo

    Ana Maria

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Ana Maria, e boa semana para você! Não é essencial contratar um guia para visitar os pátios, não, você pode visitá-los por conta. Como a festa já deve ter finalizado (com menos pátios abertos), o pátio que você deve visitar, sem dúvida, é o pátio da Asociación de Patios, que fica no começo do roteiro por Córdoba. Abraço.

  15. Avatar

    Olá Tony,
    Sabe como comprar ingressos online para o Alcázar? Tentei por um link que encontrei na internet (turismo de cordoba), mas que só possibilitava compra de tours guiados.
    Obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Eduardo. Não existe venda online dos ingressos para o Alcázar, compre na hora, não vai ter problemas. É importante salientar que, ao contrário do que acontece como Alcázar de Sevilha, que é uma atração imperdível, o Alcázar de Córdoba é uma atração menor que nem sequer indicamos no nosso Córdoba em um dia. Abraço.

  16. Avatar

    Oi Tony, estou na dúvida se pernoito ou não em Córdoba, posso fazer um bate-volta de Sevilha ou pernoitando em um bate-volta de granada. A princípio não iria a Alhambra de Córdoba (pois irei nas de Sevilha e de Granada). Se optar pelo bate-volta de Sevilha vai reduzir a estada em Sevilha em um dia ficando por lá duas tardes e 1 dia inteiro. O que acha ?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, André. Parece que existe uma confusão, unicamente há uma Alhambra, em Granada. Você deve estar se confundindo com o Alcázar de los Reyes Cristianos (enm Córdoba) e o Real Alcázar (em Sevilha). Se você quiser completar os roteiros de Sevilha, vai precisar de dois dias completos na cidade. No caso de Córdoba, não é imprescindível visitar o Alcázar, que é uma atração de interesse menor. Você poderia fazer Córdoba como um bate-volta saindo de Sevilha sem problemas. Abraço.

      1. Avatar

        É Tony, revi nos seus roteiros (Sevilha e Córdoba) e me confundi mesmo. Então vou mais uma vez na sua orientação. Farei Sevilha em 2 tardes e um dia inteiro (mais uma manhã para itálica e um bate-volta para Córdoba). Obrigado.

        Ahhh adorei o mapa indicando o caminho a percorrer a pé para passar em todos os pontos turísticos. SHOW !

        Vou estudar agora Barcelona.

  17. Avatar

    Olá Tony,

    Mais uma vez, obrigado por todo o seu trabalho, e parabéns pelo sucesso deste projecto! em BCN vocês foram uma bíblia para mim! Muito Obrigado!

    Desculpe mas vou abusar novamente da sua boa vontade para esclarecer umas dúvidas que tenho em relação a Cordoba.. vi algures num blog aqui na web que na mesquita entre as 8h30min e as 9h20min a vista era gratuita, tal como o patio 50, que segundo percebi, entretanto mudou de nome para Patio Calle San Basilio 44..
    estas informações são verdade?

    Muito obrigado

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Boa tarde e bem-vindo agora ao EspanhaTotal (e ao passaporteMADRI). De segunda a sábado, e de 8.30 a 9:30, a visita à mesquita-catedral é livre. Confira esse e outros detalhes no site oficial da mesquita-catedral. Agora, você precisa avaliar se viajou até Córdoba para visitar um dos monumentos mais extraordinários da Europa, para percorré-lo às pressas em uma hora.
      Na rua San Basilio 44 fica a sede da Asociación de Amigos de los Patios Cordobeses. É uma das primeiras visitas que incluimos no roteiro de Córdoba em um dia. O ingresso é livre. Abraço.

  18. Avatar

    Caro Tony,
    Para conhecer os pátios cordobeses você saberia me dizer qual a diferença entre as visitas à “Asociación de Amigos de los Patios Cordobeses” (indicada por você) e ao “Palacio de Viana”? Pela localização a Asociación ficaria muito mais acessível para mim. Queria saber se valeria a pena ir também ao Palacio de Viana.
    Abç,
    Victor

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Victor, se você tiver tempo suficiente em Córdoba, pode visitar tanto o pátio da Asociación (que é um pátio pequeno, visita gratuita), como os pátios do Palacio de Viana (mais extensos, visita paga). Mas se você visitar unicamente o pátio da Asociación, já vai ter uma boa ideia de como é o típico pátio cordobés. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *