o que fazer em Bilbao – experiências imperdíveis

Bilbao

Descubra aqui o que fazer em Bilbao, os lugares e experiências que você não pode perder. Bilbao deve sua fama turística ao Museu Guggenheim, mas, acredite, a cidade tem muito mais para oferecer. Não perca nossas dicas!

1. Casco Viejo

Bilbao

O Casco Viejo de Bilbao é o centro histórico da cidade, organizado ao redor das 7 calles, 7 ruas paralelas entre a catedral e o rio. A maioria das ruas do Casco Viejo são exclusivamente para pedestres, e se perder por elas é uma autêntica delícia. O Casco Viejo é um ótimo lugar para experimentar a culinária local. Entre os destaques do bairro, a Catedral de Santiago (Google Maps), o Mercado de la Ribera (Google Maps) e a Plaza Nueva (Google Maps).

Bilbao Bilbao

site oficial do Mercado de la Ribera

2. Ría del Nervión

Bilbao

O rio Nervión atravessa Bilbao e separa a cidade antiga (o Casco Viejo) da mais moderna (o Ensanche). Aproveite para dar um agradável passeio ao longo da Ría del Nervión (ria é um braço de mar que se adentra na terra). O passeio pode começar no Teatro Arriaga (Google Maps), na entrada do Casco Viejo, passar pela frente do Ayuntamiento (prefeitura) de Bilbao (Google Maps) e continuar até a Puente Zubizuri (Google Maps) do questionado arquiteto Calatrava. O passeio pode seguir até o Museu Guggenheim ou até a estação inferior do funicular de Artxanda. Se você tiver vontade, pode embarcar em um pequeno cruzeiro pela ria.

Bilbao Bilbao

Cruzeiros pela ria com a empresa Bilboats

3. Ensanche

Bilbao

No final do século XVIII, Bilbao precisava crescer além dos limites da cidade antiga, então foi apresentado um projeto de Ensanche, de expansão da cidade, de forma similar ao acontecido em Barcelona, com seu Eixample. Ensanche é o nome que acabaria recebendo o novo distrito, caracterizado pelo desenho regular de suas ruas. O eixo principal do Ensanche é a Gran Via de Diego López De Haro, que corta a região de leste a oeste. O Ensanche é o centro comercial de Bilbao.

Bilbao Bilbao

Quem gosta de arquitetura vai se surpreender com maravilhosos edifícios ao longo do Ensanche, incluindo o Teatro Campos Elíseos (Google Maps), o Palacio de la Diputación Foral de Vizcaya (Google Maps), a moderna Biblioteca Foral (Google Maps), o centro cultural Azkuna Zentroa, o antigo Alhóndiga (Google Maps, com suas incríveis colunas desenhadas por Philippe Starck, e o esplêndido Edificio Guridi (Google Maps), de estilo modernista.

Alhóndiga, Bilbao Edificio Guridi, Bilbao

site oficial da Alhóndiga Bilbao

4. Museo Guggenheim

Bilbao

Quando foi inaugurado em 1997, poucos poderiam imaginar o incrível impacto que o Museu Guggenheim (Google Maps) teria na cidade de Bilbao. A espetacular obra do arquiteto Frank Gehry colocou Bilbao no mapa turístico da Espanha e alavancou a revitalização de uma cidade cuja oferta turística cresceu muito além do museu que deu fama à cidade. Dê a volta ao redor do museu e se maravilhe com os efeitos que a luz produz nas chapas de titânio que revestem a parte exterior do edifício. Nos arrededores do museu também estão várias obras de arte, entre as quais se destaca Puppy, apelido dado pelos cidadãos de Bilbao ao gigantesco cachorro coberto por flores.

Guggenheim, Bilbao Guggenheim, Bilbao

Avenida Abandoibarra, 2 | Confira horários e tarifas no site oficial do museu.

5. Mirador de Artxanda

Bilbao

Quem estiver atrás das vistas mais espetaculares de Bilbao, deve subir no Mirador de Artxanda, utilizando para isso o funicular de Artxanda, um veterano meio de transporte, inaugurado em 1915. A estação inferior do funicular (Google Maps) fica próxima da Ponte de Zubizuri. O percurso até a estação superior (Google Maps) demora três minutos. No alto do morro há um parque com um mirante com maravilhosas vistas panorâmicas de Bilbao e sua região metropolitana. No parque está uma interessante escultura, Huella digital, uma homenagem às vítimas da guerra civil espanhola.

Bilbao Bilbao

site oficial do funicular de Artxanda | o funicular sobe e desce a cada 15 minutos

6. Puente de Vizcaya e Santurce

Puente de Vizcaya

A visita à Ponte de Vizcaya (Google Maps), com uma extensão até a cidadezinha de pescadores de Santurce (Google Maps) é um dos passeios mais legais para serem feitos saindo de Bilbao. A ponte, conhecida como Puente de Vizcaya, Puente Bizkaia, Puente Colgante ou Puente de Portugalete, foi inaugurada en 1893 para conectar as cidades de Getxo e Portugalete, na grande Bilbao. A ponte pênsil tem caraterísticas únicas que fizeram com que fosse declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 2006. O fato se deve por ser uma das construções de ferro mais destacadas do seu periodo e pelo uso innovador dos cabos de aço. A partir da base da ponte, que fica no lado do município de Portugalete, é um agradável passeio de 15 minutos até Santurce (Santurtzi em basco), uma cidade com uma longa tradição pesqueira. Não deixe de experimentar as sardinhas que deram fama à cidade!

Puente de Vizcaya Santurce

site oficial do Puente de Vizcaya | site oficial de turismo de Santurce

7. Pintxos

Bilbao

Os pintxos, os tira-gostos com palito, são o eixo da cultura culinária de Bilbao. Com tempo bom ou com tempo ruim, as ruas e os bares de Bilbao ficam repletos de moradores e visitantes, que se reunem em torno aos pintxos, zuritos (pequenos copos de cerveja) ou txiquitos (pequenos copos de vinho). Existe uma grande concorrência entre bares para apresentar os melhores pintxos. Se você for para Bilbao, vai querer txikitear, o verbo que descreve a ação de ir de um bar a outro, bebendo um vinho e experimentado um pintxo em cada um deles. Algumas regiões destacadas para a prática do txikiteo são a Calle Ledesma (Google Maps) ou o Casco Viejo, especialmente a Plaza Nueva (Google Maps). Gostando de pintxos modernos, o Irrintzi (Google Maps) no Casco Viejo é uma escolha segura. Mas o número de bares é interminável. Entre em qualquer um deles, dê uma olhada nos pintxos no balcão e escolha pelo visual.

Bilbao Bilbao

8. De um lado para outro

Bilbao

As distâncias entre as atrações turísticas de Bilbao são curtas, mas mesmo assim vale a pena fazer ao menos uma viagem no futurista metrô da cidade, desenhado pelo arquiteto britânico Norman Foster. Muitas das estações do metrô tem acessos em forma de conchas de aço e vidro, apelidadadas de fosteritos pelos habitantes de Bilbao. O metrô é a melhor forma de transporte para chegar até a Puente de Vizcaya. Outras formas de transporte na cidade incluem o tranvía (bonde) e o Bilbobus (ônibus). Se você for permanecer em Bilbao pelo menos um dia, pode compensar comprar um cartão de transporte Barik, que permite pagar preços reduzidos nos diferentes meios de transporte da cidade.

Bilbao Bilbao

Site oficial do Metro de Bilbao | do Tranvía de Bilbao | site oficial do Bilbobus

Não deixe de ler nosso texto destinos: Bilbao com toda a informação prática sobre a cidade.

35 comentários em “o que fazer em Bilbao – experiências imperdíveis”

    1. Em qualquer hotel próximo do centro que agrade seu bolso e seus gostos. Se você achar alguma opção interessante e quiser consultar a gente, daremos nossa opinião.

    1. Sandra, o único transporte direto entre o aeroporto e o porto é o táxi. Se você não estiver viajando com bagagem, e tiver muito tempo, uma alternativa mais econômica é pegar um ônibus do aeroporto até o centro de Bilbao e o metrô do centro de Bilbao até a estação Gobela, que fica a um quilômetro do porto (veja que é uma bela caminhada). É importante entender que o porto de cruzeiros de Bilbao na verdade nao fica na cidade, e sim no município vizinho de Getxo. Abraço.

    1. No texto Bilbao indicamos que dois dias são suficientes para conhecer o básico de Bilbao com calma. San Sebastián vale muito a pena, sim, dois dias seriam também um prazo ótimo de tempo.

  1. OI Tony
    Vou a Bilbao fazer um curso por 9 dias, não conheço, será a primeira vez. Só o Espanhol é suficiente pra se virar por lá ou você recomenda estudar um pouquinho basco?

    1. Soraya, o espanhol é a língua mais falada no País Basco, e com ela você vai se virar sem problemas. Você pode até tentar aprender algumas palavras básicas em basco, que serão bem recebidas, mas se você não tiver disponibilidade de muitas horas por semana, durante muitos meses, não vai chegar muito longe com o basco, sendo que é uma língua muito difícil para os falantes de espanhol ou português. Abraço.

  2. TERESA GOMES DE OLIVEIRA

    Adorei seus comentários. Estarei em Bilbao no início de julho e gostaría de ir em um Bar ou restaurante que tivesse música ao vivo, mas que fosse música típica de Bilbao e região. Você pode indicar algum? Obrigada.

    1. Prezada Teresa, apesar de que o País Basco tem fortes tradições, elas não são exploradas turisticamente como o flamenco. Desconhecemos a existência de locais com música tradicional ao vivo, que está principalmente associada com festas e eventos específicos. Abraço.

  3. Olá, estou entrando por Valencia e saindo por Barcelona ( já conheço). Tenho 15 dias. Já conheço Sevilha (amei), Cordova, granada. E já tive a oportunidade de ir a Madri. Agora quero conhecer valencia e queria umas dicas de quais cidades poderiam fazer parte desse roteiro. Estou indo em janeiro.
    Obrigado

  4. Ola, obrigada por tanta informaçao de boa qualidade disponibilizada para gente.
    Eu estou me preparando pra mudar pra espanha em 2018, com meu marido, temos 31 anos. Iremos com o visto de autorização de residencia nao lucrativa. Ainda estamos muito indecisos com relacao a cidade, uma vez que nao iremos trabalhar, o mercado de trabalho nao é uma questao em destaqudae. Queremos mais a socialização com pessoas locais, aprender o idioma (so falamos ingles, zero espanhol). Queremos estar proximos a grandes centros, clima mais ameno, mais pra frio do que pra calor, custo de vida baixo, infraestrutura acho que nem preciso me preocupar ne? Queremos uma cidade mais pra moderna, que tenha “coisas” pra fazer. Nao somos muito fãs de cidadezinha pequena, isolada, monotona (por mais linda que seja). Nesse primeiro momento queremos “fugir” de Madrid e Barcelona pois queremos “sentir” melhor a espanha antes de morar em uma das duas (iremos fazer isso mais pra frente). Ja li muito sobre a espanha, nao achei nada de quem MORE em Bilbao, apenas turismo. Mas ainda assim gostei muito de tudo que li e acho que seria uma cidade que se encaixa em muitas coisas que buscamos. O que voce acha? Poderia me dar sua opiniao? Obrigada e parabens pelo blog! Super otimos os textos!

    1. Prezada Juliana, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que costumam ser muito complexos e demandar um tempo e uma dedicação com os quais não contamos. Ponderem que Bilbao é uma cidade basca com uma forte identidade própria, um idioma muito difícil (basco) e um sentimento anti-espanhol entre parte da população. Abraço.

      1. Boa tarde.. O blog de vcs é fantastico. Parabéns!!!
        Quando você fala sobre “um sentimento anti-espanhol”, de que forma isso daria na pratica. Poderia dar algum exemplo? Sei da paixão que o povo basco tem por sua cultura, lingua, costumes, mas isso de alguma forma contribui negativamente para o relacionamento deles com o restante da Espanha.
        Desde já, fico muito agradecida.

        1. Tony | ESPANHA TOTAL

          Bom dia Flávia, seja bem-vinda ao Espanha Total. Esse sentimento anti-espanhol, entre uma parte da população, na prática, e para o turista, não tem absolutamente nenhuma repercussão. Abraço.

  5. Parabens pelo excelente texto e fotos. Voces conseguiram sintetizar muito bem o espirito e historia de Bilbao. Moro pertinho de Bilbao ha 3 anos e adoooooro esta cidade. Ah sim! Sófaltou falar que chove muito! Hahaha
    Parabens!!!!

  6. oi me encantou esta cidade linda,pretender ir nas minhas proximas ferias,pretendo ficar 7 dias,tem como indicar um hotel barato,e gostaria muito de conhecer este lugar lindo,pode me ajudar com umas dicas tony,desde ja agradeço…bjim

  7. Olá Tony,
    Muitos parabens mais uma vez por este projecto espetacular! Foram uma biblia para mim em BCN.
    Contudo será que me podem dar mais algumas informações sobre os transportes de/para o aeroporto, e também de como chegar à cidade via Comboio de Portugal. Percebi que a estação mais perto é Vitória, mas depois para o centro de Bilbão só temos autocarro?
    Muito Obrigado mais uma vez!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Tânia, seja bem-vinda agora ao Espanha Total. Vamos com suas dúvidas:
      – para sair do aeroporto de Bilbao existe um ônibus (a linha A3247 Bilbao – Aeropuerto), com saídas a cada 15 minutos e um custo de 3€.
      – não existe trem direto de Portugal a Bilbao. Ajudaria saber qual seria o ponto de partida em Portugal, não é a mesma coisa Lisboa que Porto.
      Abraço.

      1. Olá Tony,

        Muito obrigado pela rápida resposta. O Ponto de saida será Lisboa, segundo percebi consegue-se trocar de linha em Coimbra com destino a San Sebastian.. a minha questão é depois como chegar de Vitória a Bilbão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *