o que fazer durante uma conexão no aeroporto de Madri Barajas

Já recebemos várias consultas de leitores que, sabendo que teriam que enfrentar uma larga conexão no aeroporto de Madri, questionaram sobre o que daria para fazer durante esse período de espera no aeroporto de Madri.

conexão no aeroporto de Madri

Saiba mais sobre uma conexão no aeroporto de Madri

Este texto pretende compartilhar algumas propostas sobre o assunto. Mas antes de oferecer os detalhes, precisamos realizar algumas reflexões de caráter geral sobre as conexões nos aeroportos e os riscos associados a elas. Aproveite também para ler nossos textos qual é o tempo mínimo para uma conexão no aeroporto de Madri Barajas? e voos com conexão, onde será feita a imigração.

conexão no aeroporto de Madri

O que uma conexão nunca deveria ser

Se a logística da composição da sua passagem aérea obriga você a passar várias horas em um aeroporto, aguardando por uma conexão, é legítimo se perguntar o que seria possível fazer durante esse tempo. Mas nunca encare as conexões aéreas como se fossem paradas no caminho que permitem aproveitar para conhecer uma cidade.

Durante o limitado tempo que oferece uma conexão, você nunca conseguirá “conhecer” nem sequer uma parte pequena da capital da Espanha. Por isso, seja consciente das limitações e, se a quantidade de horas da sua conexão permitir (daremos mais detalhes sobre o assunto, logo abaixo), foque em alguma atração ou lugar específico que você gostaria de visitar e não tente converter o tempo de conexão em uma visita turística à cidade.

conexão no aeroporto de Madri

Avalie sua tolerância ao risco

Não ignore a possibilidade de ter imprevistos no percurso entre o aeroporto de Barajas e o centro da cidade, que fica a 18 km ao nordeste do centro de Madri.

Vamos compartilhar uma experiência pessoal com você. Várias vezes já chegamos no aeroporto de Barajas, vindos do exterior, e pegamos um trem-bala (que partem da estação de Atocha, no centro da cidade) nesse mesmo dia. Nunca costumamos fazer essa operação sem contar com menos de três horas de intervalo entre a chegada do voo e a partida do trem. Pois bem, numa dessas vezes pegamos o trem que leva do aeroporto até a estação de Atocha, contando com muito tempo para realizar o percurso. A viagem entre o aeroporto e a estação, de onde partia nosso trem-bala, não costuma demorar mais que 25 minutos, e os trens geralmente são muito pontuais. Pois é, só que aquele dia a cidade comemorava uma conquista do Real Madrid. Torcedores descontrolados ocuparam uma estação pela qual ia passar nosso trem. A arruaça protagonizada pelos torcedores obrigou a interromper o serviço de trens. Ficamos pressos dentro de um túnel durante um período absurdo de tempo, com os nervos a flor de pele. No final, depois de muita correria, conseguimos entrar no trem-bala no minuto que ele fechava as portas. Era o último trem do dia e, se tivéssemos perdido, não haveria outra opção a não ser procurar um hotel para dormir em Madri e comprar uma nova passagem para viajar no dia seguinte. Um estrago.

Uma coisa é um trastorno no transporte público na hora de voltar para seu hotel na cidade, que pode ser resolvido procurando um transporte alternativo ou inclusive caminhando de volta até sua hospedagem. Outra coisa bem diferente é um trastorno na volta para o aeroporto com um voo marcado que você não pode perder. Por isso, na hora de avaliar se compensa sair do aeroporto durante sua conexão, tenha sempre presente que o seguro morreu de velho. Calcule os tempos da forma mais generosa possível e, na dúvida, lembre que sempre é preferível ficar aguardando para embarcar no aeroporto que perder o voo.

O querido Ricardo Freire publicou recentemente um texto com o título Tenho algumas horas entre vôos. Devo passear pela cidade? onde realiza um análise inteligente sobre as vantagens e desvantagens de sair do aeroporto durante uma conexão.

Só você sabe qual é sua tolerância ao risco. Pode até ser que você goste de viver perigosamente. O que queremos aqui é que você seja consciente dos riscos associados com uma saída do aeroporto durante uma conexão.

conexão no aeroporto de Madri

Conexão de menos de 6 horas

Pelas razões expostas na seção anterior, não indicamos sair do aeroporto de Madri a quem vai realizar uma conexão de seis horas ou menos. Durante uma conexão no aeroporto de Madri de menos de 6 horas, permaneça no aeroporto.

Considere que nessas 6 horas você terá várias coisas pela frente. Entre o pouso no aeroporto, o tempo que o avião vai levar para taxiar até seu portão de desembarque (o aeroporto de Barajas é gigantesco, já ficamos taxiando mais de 20 minutos), aguardar para descer do avião, percorrer a enorme distância que pode separar seu portão de desembarque da área de imigração, esperar na fila da imigração. Se você estiver viajando com uma mala de mão (você provavelmente estará), vai ter que procurar o serviço de guarda-volumes no aeroporto de Madri. Só até aqui, já se foi muito tempo. Na volta do passeio, você não pode chegar no aeroporto na hora de partida do seu voo. Para voos dentro da Europa, e quando você não tiver que se preocupar com a bagagem, vai ter que chegar no aeroporto uma hora e meia antes da saída do seu voo. Se tudo correr bem, restarão pouco mais de 4 horas para seu passeio das quais você tem que tirar uma horas para ir e outra voltar da cidade. O tempo disponível para realmente fazer alguma coisa é quase insignificante.

conexão no aeroporto de Madri

Conexão de mais de 6 horas

A partir de 6 horas entramos no território da conexão no aeroporto de Madri que possibilita uma saída até o centro da cidade. Há dois pontos no centro de Madri com fácil acesso a partir do aeroporto: a estação de Atocha e a Puerta del Sol. Vamos ver as possibilidades de passeio a partir de cada um deles.

1. Roteiro próximo da estação de Atocha

O mini-roteiro começa na estação de Atocha (veja como ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha).

  1. Chegando na estação de Atocha, aproveite para conhecer seu lindo interior, com um jardim tropical inesperado ocupando o espaço da antiga estação.
  2. Atravesse a rua para chegar no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
  3. Continue pelo Paseo del Prado até o CaixaForum Madri, e contemple o jardim vertical que há no seu exterior.
  4. Continue caminhando até a Fuente de Neptuno. Entre à esquerda na direção da Carrera de San Jerónimo para chegar na fachada do Congreso de los Diputados.
  5. Atravesse a rua e volte pelo Museo del Prado na direção da estação de Atocha.

Veja o mini-roteiro no mapa:

2. Roteiro próximo da Puerta del Sol

O mini-roteiro começa na Puerta del Sol (veja como ir do aeroporto de Madri até a Puerta del Sol).

  1. Chegando na Puerta del Sol, aproveite para conhecer a praça que é o coração de Madri.
  2. Caminhe até a Plaza Mayor.
  3. Continue visitando o incrivelmente popular Mercado de San Miguel.
  4. Chegue na Catedral de la Almudena e o Palácio Real.
  5. Volte na Puerta del Sol passando pelo Teatro Real e caminhando pela Calle del Arenal.

Veja o mini-roteiro no mapa:

Outras informações sobre Madri

Madri em 9 roteiros

Veja Madri em 9 roteiros, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Madri ao máximo.

Veja outros textos sobre Madri publicados no Espanha Total:

Dúvidas

Se você tiver qualquer dúvida relacionada com sua conexão no aeroporto de Madri, aproveite as caixas de comentários para perguntar.

133 comentários em “o que fazer durante uma conexão no aeroporto de Madri Barajas”

  1. Avatar

    Gostaria de saber se eu tenho que comunicar a cia aérea que irei sair do aeroporto, outra duvida, terei que pagar novamente a taxa de embarque? E a bagagem de mão, no aeroporto de madrid tem algum local para guardar? Meu voo chega em madrid 5:10 da manha e parte de madrid 20:35 da noite.

      1. Avatar

        Obrigada! Mais uma duvida, pretendo fazer os seguintes passeios: Santiago Bernabeu – Museo Casa de la moneda – região porta do sol (catedral, teatro real, cortylandia) e depois voltar para o aeroporto, é possível comprar o bilhete do metrô com desconto para todos esses trechos? trechos rosa 08 + cinza 06 + vermelho 02 + roxo c3 +rosa 08. O local de desembarque da air europa em Madrid é T1, e o embarque para o restante do percurso, T1 também???

  2. Avatar

    Olá, Adorei o texto. Qual Roteiro você indicaria mais!? Tenho um voo SSA- OLY, porém vamos fazer uma escala em Madri, com previsão de chegada na espanha as 11:35hr e saída as 19:30 pelo aeroporto de Barajas.
    No aguardo.

  3. Avatar

    Esse texto/dica era exatamente o que eu precisava! Tenho no total entre um voo e o outro 10h disponíveis para poder conhecer algo e, tinha essa dúvida cruel de sair do aeroporto ou não. Agora sei q é possível! Obrigado 😉

  4. Avatar

    Excelente texto, parabéns. Exatamente o que eu estava procurando. Vou fazer uma conexão de 14 horas em Madrid. Voo chega às 6h e embarco para Berlim às 20h local. Nesse intervalo dá para ficar mais confortável em conhecer alguns locais, né? Grande abraço

  5. Avatar
    Leonardo Reis Valadares

    Olá Tony. Parabéns pelas elucidações predispostas no texto, pois são muito construtivas. Pois bem, estarei viajando para a Itália com minha esposa em dezembro e terei uma conexão em Madrid. Chegaremos as 10:10 do dia 22 de dezembro e embarcaremos novamente rumo a Roma as 19:40. Considerando os imprevistos e contratempos, teoricamente teríamos uma conexão de 09 horas, tempo aceitável para desembarcamos e conhecermos o Estádio Santiago Bernabéu. Minha única dúvida é que no mesmo dia o Real Madrid possivelmente fará a final do Mundial de Clubes, o que pode tumultuar o local. Você acha seguro irmos até o estádio fazer uma visita? Ou em outro caso, com o prazo que temos é viável conhecer rapidamente o centro de Madrid no tempo de conexão que citei? Desde já, obrigado pela atenção.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Leonardo, seja bem-vindo ao Espanha Total. Não sabemos se o Real Madrid vai preparar algum tipo de evento no estádio coincidindo com o Mundial de Clubes. Se isso acontecer, a visita ao estádio pode ficar prejudicada, sim. Seria necessário aguardar até bem perto da data para tomar uma decisão. Com 9 horas há tempo suficiente para fazer os passeios indicados no texto acima sem ter que se preocupar com o horário. Abraço.

  6. Avatar

    Boa noite Tony.. estou indo de Abu Dhabi para o Brasil e farei uma escala de 16h em Madrid! Terei o dia todo livre na cidade. Acredito que não irei precisar retirar as bagagens… já fiz uma escala de 24h em Istambul e as malas foram transferidas automaticamente. Vou estar com meu filho de 10 anos… oque você me
    Recomenda? Que lugares percorrer com ele nesse tempo? Não vi comentários sobre atrações ou pontos turísticos para crianças.. ah! A data da viagem é dia 15/12. Grata pela
    Atenção!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Lidiane. Confira com a companhia aérea o que será feito com suas malas para evitar surpresas. Você não indica o horário de chegada e o horário de partida, dado que ajudaria na nossa resposta. Aguardamos seu retorno.

  7. Avatar

    Olá, terei uma conexão em Madrid de 18 horas. Para sair do aeroporto, dissestes que preciso satisfazer as condições da imigração. Quais seriam estas? visto ou algum documento específico?

  8. Avatar

    Bom dia. Irei fazer uma conexão a Madri com destino final Portugal. Irei fazer uma conexão de apenas 8 horas. Preciso fazer um seguro viagem pra madri ou fazendo apenas o pb4 consigo aguardar esse próximo vôo? Pelo que li Espanha nao exige seguro ? Estou certa?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Thatyanne, pode ver as exigências da imigração espanhola aqui, que não incluem o seguro viagem. Porém, deve saber que se você tiver qualquer problema de saúde no curto período que estiver na Espanha, não será atendida de graça pelo sistema público.

  9. Avatar

    Esse site me ajudou bastante,, terei 8 horas em Madrid, você acha que é tranquilo para conhecer Puerta del Sol? como faço pra sair do aeroporto? eu passo pela imigração antes de sair ou só na volta?

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Milena, acreditamos que o texto acima responda suas dúvidas com bastante detalhe. Como você não informa se vai fazer uma conexão internacional ou doméstica, não conseguimos responder à parte da consulta relacionada com a imigração.

  10. Avatar

    BOA NOITE, Farei uma conexão em Madri com destino final Paris, qual terminal devo ir? Companhia Ibéria.
    E na volta tb farei uma conexão sendo que de 10h, chegando no aeroporto de Madri as 22:45 e saindo 12:10, pode me informar se o metro funciona a madrugada ou se é melhor permanecer no aeroporto.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Gerciana. Na ida, seu voo deve chegar no T4S e partir do T4 (mas confira essas informações duplamente no seu cartão de embarque). O metrô de Madri não funciona de madrugada e o aeroporto fica quase deserto durante esse período do dia. São muitas horas para ficar no aeroporto, avalie a possibilidade de dormir em um hotel próximo do aeroporto.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá, Anderson. As taxas de embarque estão embutidas na sua passagem aérea. Na Espanha (e na maioria dos paises do mundo) você não paga nenhuma taxa de embarque diretamente nos aeroportos. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *