
quando ir a Cádiz | como chegar em Cádiz | como se locomover em Cádiz | onde se hospedar em Cádiz | o que fazer em Cádiz | o que comer em Cádiz
A comida é uma parte essencial da experiência gaditana. Saiba mais sobre a popular cultura das tapas e leia sobre os tipos de bebidas que vão matar sua sede.
A cultura das tapas
Quando se pensa na Espanha e sua culinária, a primeira ideia que vem à cabeça são as tapas. Associamos as tapas à Espanha como a massa à Itália ou o curry à Índia. O que são exatamente as tapas? As tapas são “pequenos pratos” típicos da Espanha toda. As combinações de ingredientes que podem ser encontrados nas tapas são infinitas, a variedade de tapas é interminável.
Comer tapas é parte da cultura espanhola e uma forma de se relacionar socialmente com os outros. Existem tapas fantásticas desde o norte, na Galícia, até o ponto mais ao sul, nas Ilhas Canárias, na direção da África.
A cultura da tapa em Cádiz, com uma extensa variedade de pratos e ingredientes, é uma das mais conhecidas e admiradas da Espanha. Em Cádiz, as tapas são assunto sério.

De tapas
Os gaditanos adoram salir de tapas, um ingrediente essencial da vida na cidade. Tapear é um ritual social. Porém, muito informal. Por isso os bares normalmente ficam lotados, com muita gente tendo que comer em pé ou ao redor de pequenas mesas. Os bares de tapas são barulhentos, lotados e com uma atmosfera própria.
Quando o tempo permite, muitos bares colocam mesas nas calçadas e nas praças (criando as populares terrazas) onde é possível sentar, comer, beber e, ao mesmo tempo, contemplar a vida da cidade. Na primavera, no verão e no outono, as ruas do centro histórico de Cádiz e suas praias são ponto de encontro de locais e turistas.
Uma dica para vegetarianos
A Espanha não é um país de vegetarianos. Por isso, a comida não é adaptada para este coletivo. Mesmo as tapas que aparentam ser, “sem dúvida nenhuma”, vegetarianas, com frequência tem carne ou peixe. Por exemplo, a clássica ensaladilla (salada de batata) é servida com camarões e os cogumelos na grelha são servidos com quadradinhos de presunto curado.
A melhor solução é pedir para o garçom tapas sem carne ou peixe: “Soy vegetariano/a. ¿Qué tapas tiene sin carne ni pescado?”.
Caso não seja radical, sempre dá para separar de um lado todos os ingredientes não-vegetarianos!
O café da manhã

Quem viaja para a Espanha deve saber que o café da manhã de lá não é grande coisa, quando comparado com o padrão brasileiro. A maioria dos espanhóis sobrevive com um café e um docinho. Na Andaluzia, porém, o café da manhã é considerado como uma refeição muito importante, que segue um ritual muito característico.
Dentro da Andaluzia os gaditanos não são uma exceção. Eles normalmente beliscam alguma coisa de manhã cedo, por volta das 7:30h, para tomar o café da manhã em um bar por volta das 10h. O café da manhã é um compromisso diário que os granadinos curtem, como você vai poder comprovar ao ver muita gente tomando um café e comendo a típica tostada.
Uma tostada, torrada em português, é muito mais que um simples pedaço de pão com manteiga e geleia. Há muitos ingredientes que podem ser colocados na torrada. As torradas são apresentadas em dois tamanhos diferentes, a media (que é a metade aberta de um pãozinho) e a entera (que é o pãozinho inteiro, aberto ao meio).
A maioria dos bares oferece pão branco e pão integral. Os pães mais saborosos são o mollete, de forma arredondada, macio por dentro e crocante por fora, e a andaluza, que parece um paõzinho grande, mas muito mais crocante.

Pratos típicos de Cádiz
Indo além das tapas, entre os muitos pratos típicos de Cádiz há quatro delícias que você deve conhecer.
- atún. Um dos reis da culinária local é o atum, presente em inúmeros pratos elaborados em Cádiz e preparado de muitas formas diferentes. Entre todos os tipos de atum, o que mais sobressai é o atún de almadraba, um atum que é pescado nas águas da costa de Cádiz usando métodos tradicionais. O atún rojo (atum vermelho) é a espécie mais valorizada.
- tortillas de camarón. São o tira-gosto mais famoso de Cádiz, com mais de 500 anos de antiguidade. Trata-se de uma massa frita elaborada com farinha de trigo e de grão de bico, salsinha, cebolinha e pequenos camarões.
- cazón en adobo. Cação cortado em cubos, temperado e frito. É um prato muito popular na Andaluzia toda. Em Cádiz é servido tradicionalmente nas freidurias da cidade e em muitos bares e restaurantes. Além do cazón, as freidurias servem muitas outras espécies de peixe preparadas de uma forma similar.
- papas aliñás. O prato perfeito quando chega o calor. São batatas cozidas e temperadas com cebola e salsinha, podendo ser acompanhadas por atum. O preparo é servido frio.
A bebida
Muitos acreditam que os espanhóis bebem sangría o tempo todo, quando na verdade as bebidas mais populares são outras.
A seguinte lista apresenta algumas bebidas muito típicas de Cádiz.
- Cerveza (cerveja): a cerveja é tão popular na Espanha que o país é o quarto produtor europeu de cerveja lager e o décimo do mundo. A maioria dos espanhóis bebe cerveja como se fosse um refrigerante e isto acontece ainda mais na quente Andaluzia, onde cervejas geladas são consumidas em qualquer momento do dia ou da noite. A marca mais popular de cerveja em Cádiz é a andaluza Cruzcampo. Você também pode experimentar a cerveja artesanal local Maier.
- Clara con blanca: cerveja misturada com gaseosa, uma bebida com gás com um leve sabor doce. Uma versão mais doce da bebida é conseguida trocando a gaseosa pelo limón (refrigerante de limão).
- Vinho: Cádiz conta com duas denominações de origem: Manzanilla Sanlúcar de Barrameda e Jerez-Xérès-Sherry, de fama mundial.
- Sangría: é preparada com vinho tinto, suco de laranja (ou refrigerante de laranja), pedaços de pêssego, laranja e limão e muitas pedras de gelo. Costumava ser uma bebida muito popular no verão porque é refrescante, barata e fácil de preparar. Mas hoje é consumida principalmente por turistas em bares e restaurantes onde é servida em grandes jarras.
- Tinto de verano: uma bebida muito popular no verão. É menos forte que a sangria e é preparada com vinho tinto e gaseosa.
- Granizado: uma espécie de raspadinha mais líquida, muito consumida no verão. O sabor mais popular é o granizado de limón, preparado com limão siciliano e pedras de gelo moídas. Normalmente é comercializado nas sorveterias durante o período de calor.
Cádiz no Espanha Total
O texto Cádiz contém o índice de informações sobre Cádiz no Espanha Total. Os textos mais importantes são:
quando ir a Cádiz | como chegar em Cádiz | como se locomover em Cádiz | onde se hospedar em Cádiz | o que fazer em Cádiz | o que comer em Cádiz
Mais informação sobre Cádiz

Veja Cádiz em um dia, nosso guia com tudo o que você precisa saber para aproveitar Cádiz em um dia.
Você vai adorar nosso guia, que conta com um roteiro muito detalhado que resolve o problema de como organizar seu tempo em Cádiz. Você faz um investimento na aquisição do guia de Cádiz e tem à disposição toda a informação essencial para aproveitar essa bela cidade ao máximo.
Por menos do que você vai gastar em um típico café da manhã gaditano para duas pessoas, você resolve sua viagem para Cádiz, aproveitando 100% seu tempo e sabendo que não vai precisar se preocupar com o planejamento, que você não vai perder nenhum lugar de interesse na cidade e que ainda vai fazer grandes descobertas culinárias. Você pode guardar o guia no seu seu tablet ou smartphone e consultar os roteiros ao longo do caminho, mesmo que não tiver acesso à internet.
O roteiro conta com um mapa para poder seguí-lo com facilidade. E uma coisa muito legal do roteiro do guia é que conta com dicas exclusivas de bares e restaurantes ao longo de cada um deles. Veja, aqui, todas as informações sobre o guia, que acreditamos ser um ótimo investimento para que o aproveitamento da sua viagem seja total.
Além disso, os leitores dos nossos guias, inclusive o guia de Cádiz, contam com uma consultoria de roteiros, um serviço gratuito e exclusivo destinado a tirar dúvidas sobre a organização e otimização da sua viagem à Espanha.
Só faltou citar o bolinho frito de anêmona, uma iguaria.
As ortiguillas são iguaria mesmo! Na verdade, no texto citamos quatro iguarias de Cádiz, mas podiamos ter colocado uma dúzia. O problema das ortiguillas é que elas nem sempre estão disponíveis, é um produto fresco, que deve ser mantido vivo em água do mar, e depende muito da temporada. Parece que você comeu muito bem em Cádiz!