Menu

O limite de bagagem no trem-bala

alvia 02

Os limites da bagagem que pode ser transportada nos trens operados pela RENFE estão muito claros, como pode ser consultado no seguinte texto no site da RENFE.

Cada passagem de AVE permite que seu usuário transporte 3 peças de bagagem, que devem cumprir as seguintes regras:

  • as dimensões das 3 peças não podem superar os 290 cm.
  • A peça maior não pode superar as dimensões 85 x 55 x 35 cm.
  • o peso total das 3 peças não pode superar os 25 kg.
Excesso de bagagem

Se sua bagagem superar o limite imposto pela RENFE, saiba que não é possível comprar uma franquia de bagagem adicional. A RENFE somente permite viajar com 25 kg de bagagem, nada mais do que isso. Unicamente contratando o serviço de transporte “porta a porta” (veja mais detalhes a continuação) é possível viajar com mais peso.

É controlado o peso da bagagem?

Em quase uma centena de viagens de trem-bala, nunca vimos nenhum funcionário da RENFE controlando nem o peso nem o volume das bagagens transportadas. Inúmeras vezes, presenciamos cenas dramáticas de passageiros viajando com mais bagagem que a permitida e tentando, a todo custo, encontrar um lugar dentro do trem para deixar suas malas.

Mas o fato de nunca termos visto nenhum controle de peso de bagagens não significa que o mesmo não possa acontecer, nem que a RENFE não ressolva, no futuro, controlar de forma mais estrita a bagagem transportada pelos passageiros.

É bom conhecer as regras para evitar surpresas.

Serviço de transporte de bagagem “porta a porta”

A partir de 1 de julho de 2014, a RENFE, operadora do trem-bala espanhol, passou a oferecer um serviço de transporte de bagagens “puerta a puerta”.

As regras

Veja a seguir as regras do serviço:

  • para usar o serviço, você já precisa ter sua passagem de AVE (nacional).
  • você pode contratar o transporte de até 3 peças de bagagem por passagem.
  • você pode transportar malas ou peças de bagagem especial (como bicicletas, esquís, carrinho de bebê).
  • o tamanho máximo de cada peça de bagagem deve ser de 150 cm x 70 cm x 50 cm, não podendo superar um total de 250 cm (excetuando os esquis).
  • o peso máximo de cada peça de bagagem deve ser de até 25 kg.
  • o preço do transporte da primeira peça de bagagem é de 20€, sendo que a segunda e terceira peças de bagagem contam com um desconto do 20% sobre esse preço.
  • para viagens entre os principais destinos da Espanha, a bagagem geralemente é entregue em um prazo de um dia.
  • a bagagem precisa ser entregue um dia antes da data da sua viagem. Não há serviço de retirada no domingo ou feriados.
Como contratar o serviço?

O serviço só pode ser contratado online. Não é possível contratar o serviço na estação. O serviço é contratado ao finalizar a compra da passagem.

Na hora de contratar o serviço, você vai precisar indicar um endereço de retirada e um endereço de entrega da bagagem, que pode ser um hotel. O transporte da bagagem é realizado pelos Correios da Espanha.

Qual é a vantagem do serviço?

Além do conforto de não ter que carregar bagagem, a grande vantagem de contratar o serviço “Puerta a puerta” e que permite transportar até 3 peças de bagagem de 25 kg de peso cada uma. Sem contratar o serviço, você pode transportar 3 peças de bagagem com um peso máximo total de 25 kg.

Mais informações

Consulte mais informações sobre o serviço “porta a porta” no site oficial da RENFE.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

41 comentários em “O limite de bagagem no trem-bala”

  1. Pingback: transporte de bagagem no trem-bala | passaporte BCN

  2. Pingback: tudo sobre o trem-bala no Espanha Total | passaporte BCN

  3. Pingback: Alvia, o trem-bala mais econômico | passaporte BCN

  4. Avatar

    Olá! Estou com uma dúvida: vi que a Renfe faz controle de segurança (diferente de outras localidades, como Suíça e Alemanha, por exemplo), sendo assim, um canivete na bagagem é confiscado ou pode ser levado?

    1. Avatar

      Prezada Ludmila, a RENFE não publica nenhuma norma sobre o transporte de facas na bagagem. Já lemos relatos de pessoas que passaram canivetes e facas pelo escáner sem problemas e também relatos de pessoas que tiveram os mesmos objetos confiscados. Nossa dica seria para não levar caso o canivete tiver muito valor ou importância sentimental para você. Tudo depende do funcionário que opera o escáner, que é de uma empresa terceirizada. O mais provável é que não fale nada, mas é bom estar ciente do risco. Abraço.

      1. Avatar

        Tony, muito obrigada! Acho que o ideal é mesmo deixar em casa! E fazer melhor: compro um saca-rolhas (motivo principal de levar o canivete para a viagem) e trago de volta para o Brasil como recordação de viagem!

  5. Avatar

    Ola Tony,
    Pretendo fazer o caminho de Santago de Compostela, agora em julho, e na volta passar 10 dias conhecendo Madrid. Para guardar uma mala, no guarda volumes do aeroporto, por 30 a 35 dias, o valor sai bastante elevado . Voce saberia alguma forma onde poderia guarda-la por um valor mais acessivel ?
    Grata pela atencao.
    Carmen

  6. Avatar

    Olá, no site da RENFE não consigo localizar bilhetes entre GRANADA e MALAGA, qual outro meio de transporte posso utilizar entre essas cidades? Existe trem entre as duas ou devo ir de ônibus? Obrigada

  7. Avatar

    Olá, Tony!
    Vou de Barcelona a Sevilha em um trem bala e algumas pessoas já me falaram para comprar um tipo de cadeado (tipo aqueles de bicicleta) que prende a mala a alguma “grade” do compartimento de bagagens para que ela não se desloque durante a viagem ou para que não tenhamos receio de q ela seja levada por outra pessoa. Vc acha q isso é realmente necessário?
    Obrigada!

    1. Avatar

      Prezada Dani, já fizemos mais de uma centena de viagens de trem-bala e nunca jamais usamos um cadeado. As malas não se deslocam durante a viagem e em termos de segurança, é só ficar de olho nas bagagens cada vez que o trem faz uma parada (que em geral são poucas). Abraço.

  8. Avatar

    Olá Tony
    Estou indo a Madri pela primeira vez e farei a viagem Madri-Barcelona num trem-bala.
    As bagagens são despachadas no check-in, como nos aeroportos, ou fica o tempo todo sob nossa responsabilidade (embarca conosco)?
    Grato

  9. Avatar

    Olá Toni,
    Crianças de 1 ano que utilizará o mesmo assento que o pai no trem tem direito a levar alguma bagagem? Se tiver direito, qual o peso? Grato!

  10. Avatar

    Obrigado pela resposta!

    Estou em Madrid, estou com a minha passagem, porém, não tenho o bilhete de minha filha de 1 ano, a viagem será dia 19, consigo tirar o bilhete para ela no dia do embarque chegando um pouco mais cedo?

    1. Avatar

      Fernando, não deixe para o momento do embarque, você se arrisca ter o embarque no trem negado! Recomendamos ir até uma estação da RENFE o antes possível (Atocha seria a melhor escolha) para resolver essa situação. Abraço.

  11. Avatar

    Outra dúvida é sobre o serviço, porta a porta de malas. Não consigo agendar uma data para retirada das malas no hotel e nem nas agência dos correios para até o dia 19/07, este serviço é unicamente feito pela internet? Grato!

    1. Avatar

      Fernando, está explicado no texto, “o serviço só pode ser contratado online”. Aproveite sua viagem até Atocha para pedir maiores esclarecimentos. Abraço.

  12. Avatar
    Adriana da Costa Soares

    Boa noite, Tony.
    Tenho duas dúvidas quanto à aquisição de passagem da RENFE MAD-BCN (passagens promocionais) – para o dia 21/12.
    A que se refere a opção com a descrição AVE-TGV?
    Também percebi que a compra de passagem promocional “Turista” não permite a escolha de assento. É isso mesmo?
    Posso adquirir uma passagem com estas referências?
    Grata.

    1. Avatar

      Paula, como descrito no texto acima, você pode subir com suas malas no trem, sempre que elas estejam dentro dos limites de tamanho definidos pela RENFE. Toda a bagagem é considerada “de mano” porque você sobre com ela no trem, você não faz o check-in da bagagem. Abraço.

  13. Avatar

    Olá amigo, estou partindo em setembro para Barcelona e retorno por Paris. Vou com minha esposa e descofio que iremos comprar alguns presentes em Bracelona, aumentando assim a quantidade de bagagem. O que indica? Como funciona? Qual operadora faz Barcelona para Paris? Tenho uma visão bela das paissagens que compense a viagem de 6h?

    1. Avatar

      Leno, o trem-bala entre Barcelona e Paris pode ser operado tanto pela RENFE como pela SNCF. As regras de bagagem estão no texto acima. No texto como ir de Barcelona a Paris, do nosso passaporte BCN, explicamos as razões pelas quais achamos que o avião continua sendo muito competitivo frente ao trem-bala na rota Barcelona-Paris. Só as paisagens não seriam uma justificativa para ir de trem-bala, mas pode ser uma boa escolha baseada no conjunto do pacote, viajar de trem-bala é uma experiência muito legal.

  14. Avatar

    Olá amigo, vou fazer o trajeto san sebastian-lisboa e tenho uma mochila e uma prancha de surf. Um amigo espanhol me disse que nao é possivel levar a prancha de surf no trem da renfe, a informaçao prossegue? Alguma dica para poder levar a prancha no trem com alguma outra companhia?

    1. Avatar

      Olá Ranieri. No presente texto, falamos sobre as regras da bagagem no trem-bala, o que não seria o caso do seu trem San Sebastián-Lisboa. As informações que a RENFE disponibiliza online são muito confusas, mas tudo indica que não é permitido o transporte da prancha de surf. A RENFE é a única companhia operando trens na Espanha.

  15. Avatar

    boa tarde, estou indo do Brasil para Barcelona de Navio, eu e meu esposo estamos levando 1 mala de 23KG e 1 mala de mão de 10kg cada um, vamos pegar o trem para Madri onde ficaremos alguns dias depois novamente o trem para Lisboa, acho que terei problemas no transporte das nossas malas, vejo que o peso maximo 20KG, como posso resolver?

    1. Avatar

      Wilma, se você não quiser arriscar transportar bagagem acima do limite estabelecido pela RENFE, deverá escolher outro meio de transporte que permita levar sua bagagem. Veja nossas considerações sobre o assunto no texto acima. Abraço.

  16. Avatar

    Olá, Tony!! Como você falou ali no texto, o limite são 3 bagagens de no máximo 25 quilos. Minha dúvida é se isso inclui bolsa ou mochila. Abraços, obrigada pelo ótimo site!

  17. Avatar

    Boa noite Tony. essas dimensões ( A peça maior não pode superar as dimensões 85 x 55 x 35 cm.) são altura, largura e profundidade respectivamente? tem problema se um tamanho for menor e outro maior? minha mala tem as seguintes dimensões ( 75 de altura x 50 de largura e 30 de profundidade , será que passa? ) E outra duvida: posso viajar com a minha mala nos meus pés?( pois meu trem tem várias paradas e tenho medo de roubo! Obrigada desde já.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Sil, o que sabemos sobre o transporte de bagagem está no texto acima e nesse texto da Renfe. Até a data, não existe controle estrito da bagagem embarcada. Você não pode viajar com a mala nos seus pés, não vai caber. Há poucas paradas nas viagens de trem-bala, se o risco de um roubo preocupa você, levante e fique atenta à zona do bagageiro durante o desembarque nas paradas. Abraço.

  18. Avatar

    Boa tarde Tony,
    Vou fazer uma viagem de trem bala entre Madri e Barcelona. Estarei com duas malas grandes 82,5 x 52,5 x 33,5, ou seja, um pouco menores q o limite permitido.
    Pela sua experiência, é viável ou vai ser complicada a entrada e colocação no bagageiro. Gde Abço .

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Fabrício, seja bem-vindo ao EspanhaTotal (e ao passaporteBCN e o passaporteMADRI). Na verdade, a situação mais crítica acontece quando você precisa embarcar em um trem que chega de outra estação, com passageiros e bagagem já embarcados. Mas no caso de um percurso Madri-Barcelona, quando o trem parte de Madri, a situação é um pouco melhor. Tente embarcar na hora que o acesso ao trem for liberado (costuma acontecer 20 minutos antes do horário de partida). Desse jeito, você vai entrar no seu vagão e encontrar os bagageiros vazios. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima