Menu

O “compromiso de puntualidad”

Entre as políticas da RENFE, operadora do tren-bala espanhol, encontra-se seu “compromiso de puntualidad”, que estabelece compensações para seus clientes em caso de atrasos nos seus trens.

Vamos ver como funciona o “compromiso”. Os detalhes atualizados podem se consultados, em espanhol, no site da RENFE.

Quando se tem direito à compensação?

O direito do passageiro em receber algum tipo de compensação é determinado por dois fatos: a causa do atraso e o tempo do atraso.

O direito a uma compensação exclui causas de força maior. Se a causa do atraso se der por eventos fora da responsabilidade da operadora dos trens ou da ADIF, a empresa responsável pela manutenção dos trilhos, não haverá direito à compensação. Por exemplo, um atraso devido a uma tempestade de neve não dá direito à compensação. Um atraso devido a um carro que se acidenta e acaba caindo nos trilhos (caso real), também não. Uma falha em uma locomotiva ou no fornecimento de energia ao sistema, aí sim será caso de compensação.

O tempo do atraso varia de um trem para outro, e de uma linha de AVE para outra. Consulte as regras no site oficial da RENFE.

Como obter a compensação?

Nem sempre é possível solicitar a compensação na estação de destino, principalmente porque, às vezes, a RENFE demora até resolver a causa do atraso.

Felizmente existe a possibilidade de realizar essa operação online. Para isso, é preciso entrar nesta página do site da RENFE, clicar em “INDEMNIZACIONES – Solicitud online” e fornecer o número da passagem.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

3 comentários em “O “compromiso de puntualidad””

  1. Pingback: como ir de Barcelona a Madri | passaporte BCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima