O “combinado cercanías”

passagem trem-bala

O que é o “combinado cercanías”?

Em espanhol, um trem de “cercanías” é um trem local, que faz percursos curtos nas redondezas de uma grande cidade.

O “combinado cercanías” é uma facilidade oferecida pela RENFE para todos que adquirem passagens de trem-bala, que possibilita obter, de forma gratuita, uma passagem para viajar no trem local.

Vamos ver dois exemplos para entender melhor o que oferece o “combinado cercanías” e suas vantagens.

  • seu voo chega no aeroporto de Madri e você tem passagem de AVE para viajar de Madri até Barcelona no mesmo dia. Com o “combinado cercanías”, você pode obter gratuitamente uma passagem para o trem local, que vai do aeroporto de Madri até a estação de Atocha, de onde parte seu trem-bala para Barcelona.
  • você está viajando de AVE de Madri até o aeroporto de Barcelona. Com o “combinado cercanías” você consegue uma passagem gratuita para viajar da estação de trem de Barcelona até o aeroporto.

Como usar o “combinado cercanías”

Na sua passagem de trem-bala, no canto superior direito, deve constar as palavras CombinadoCercanias seguidas de um localizador formado por números e letras. No caso da passagem que aparece ilustrando o início do texto, o localizador é BRUGW.

Chegando na estação onde você usará o trem local (no caso do primeiro exemplo de Madri, no aeroporto de Madri; no caso do segundo exemplo de Barcelona, na estação de trem de Barcelona), faça o seguinte:

1. Procure uma máquina de auto-atendimento da RENFE Cercanías.

cercanías 1

Há dois tipos de máquinas de auto-atendimento. As da RENFE e as da RENFE Cercanías. Procure as máquinas de RENFE Cercanias.

2. Encoste o dedo na tela e escolha o idioma, se necessário.

cercanías 2

Na primeira tela, selecione “Combinado Cercanías” no canto superior esquerdo.

3. Encoste o código de barras da sua passagem na frente ao leitor de código de barras da máquina.

cercanías 3

O leitor está na parte frontal direita da máquina.

4. Se o leitor de código de barras não funcionar, digite o localizador CombinadoCercanias que aparece no seu bilhete.

cercanías 4

Finalizado o processo, a máquina vai emitir o bilhete para utilizar o trem local. Lembre-se que você precisará de um bilhete por passageiro. Não esqueça de guardar o bilhete até o final da viagem, sendo que você vai precisar dele para sair da estação de destino.

Se a emissão do bilhete através da máquina de auto-atendimento pareceu muito complicada, você também pode obter a passagem no balcão de atendimento.

Com a passagem na mão, já pode embarcar no trem local.

Algumas regras que você deve conhecer

  • As estações da RENFE que permitem começar ou terminar uma viagem usando o Combinado Cercanías são: Asturias, Barcelona (Rodalíes), Girona (Rodalíes), Camp de Tarragona (Rodalíes), Bilbao, Cádiz, Madrid, Málaga, Murcia/Alicante, San Sebastián, Santander, Sevilla, Valencia e Zaragoza. Também, as estações do FEVE em Asturias, Santander, Cartagena Estación e Bilbao.
  • A passagem só pode ser emitida e utilizada durante as 4 horas anteriores à partida do trem-bala ou atê 4 horas depois.
  • O localizador da sua passagem permite a emissão de um único bilhete de trem local. Dentro do prazo limite para a utilização, pode ser tanto no começo da sua viagem como no final, limitado a um só bilhete.
  • Você não pode embarcar no trem local sem ter emitido o bilhete para viajar nele. O localizador que aparece na passagem do trem-bala não é válido como justificante. É preciso obter o bilhete físico.

Leia mais informações sobre o Combinado Cercanías no site da RENFE.

Mais informações sobre o trem-bala

Este texto forma parte do nosso dossiê sobre o trem-bala espanhol. Veja o índice de textos publicados:

Nota: falamos de brincadeira que o trem-bala é nossa segunda casa e nosso meio de transporte predileto. Se podemos fazer o deslocamento com trem-bala, deixamos nosso carro na garagem e optamos por viajar de trem. Já acumulamos mais de uma centena de viagens no AVE espanhol, sempre de forma anônima e pagando todas as despesas.

56 comentários em “O “combinado cercanías””

  1. Pingback: tudo sobre o trem-bala no Espanha Total | passaporte BCN

  2. Pingback: viajando de trem-bala entre Madri e Barcelona | passaporte BCN

  3. Avatar

    Tony,
    você já me ajudou muito não só com as excelentes informações do site, como pela consultoria personalizada e GRATUITA para escolha de hotel em Barcelona. Por isso sou muito grato e não canso de elogiar seu esforço!
    Queria apenas confirmar um detalhe: quando você explica que o combinado cercanias dá direito a 1 passagem de trem local, quer dizer que é somente trem mesmo, ou posso usar o bilhete do cercanias no metrô para chegar em Atocha e pegar o trem-bala?
    Grato mais uma vez, um abraço.

    1. Avatar

      Prezado Alessandro, é isso mesmo, o “Combinado Cercanías” é unicamente válido nos trens operados pela RENFE, que também opera o trem-bala. Não é válido em outros sistemas de transporte como o metrô. Se você estiver chegando no aeroporto de Barajas, em Madri, pode viajar até a estação de Atocha de trem aproveitando o Combinado Cercanías (veja mais detalhes no texto como sair do aeroporto de Madri). Abraço.

  4. Avatar

    Oi Tony, tudo bem?
    Chegarei em Madri, pela TAM, no dia 13/04 e já tenho passagem do AVE comprada para Barcelona, sendo que utilizarei o Combinado Cercanias.
    Por favor, você pode me ajudar a entender “para que lado eu vou”, ao sair do desembarque, para chegar na plataforma do trem que me levará à Atocha?
    Obrigado.
    Um grande abraço.
    Carlos

    1. Avatar

      Prezado Carlos, a TAM opera no T4 (ou no T4S, que é um terminal vizinho conectado com o T4 por um trenzinho. Quem chega no T4S recolhe a bagagem no T4). A estação do trem fica no T4 também. Saindo pela porta das chegadas, é só seguir as indicações que mostram o caminho do metrô e do trem (as estações ficam uma do lado da otra). Pode ver mais detalhes, inclusive fotografias, no texto como sair do aeroporto de Madri (veja o ponto 2. Sair do aeroporto de Madri de trem). Bem do lado das catracas de entrada para a estação do trem você vai encontrar as mâquinas da RENFE onde vai poder emitir seu “combinado cercanías” (um para cada passagem/passageiro que estiver viajando com você). Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar! Abraço.

    1. Avatar

      Prezada Kamila, não, o “combinado cercanías” não é válido nos trens mencionados por você. Pode ser usado unicamente em trens que viajam dentro da área metropolitana das grandes cidades. Abraço.

      1. Avatar

        Oi Tony, desculpa se eu não fui clara! O que eu queria saber na verdade é: se eu comprar passagens para os trens Avant entre Madrid-Toledo e Madrid-Segóvia eu teria direito ao combinado cercanías? Obrigada mais uma vez!

        1. Avatar

          Kamila, nunca compramos passagens de trem-bala para ir em Toledo ou Segóvia, mas pela página da RENFE, o “combinado cercanías” unicamente é gerado em passagens de trens de “Larga Distancia”, o que não seria o caso.
          Falando em Segóvia, a viagem de trem até Segóvia é muito rápida, mas a estação do trem-bala fica tão afastada da cidade que você demorará quase o mesmo tempo para chegar de Madri até a estação do trem-bala de Segóvia, como da estação do trem-bala até até a cidade. Considere ir a Segóvia de ônibus, a viagem acabará sendo mais rápida e mais em conta. Abraço.

          1. Avatar

            Olá de novo, Kamila. Acabamos de comprar uma passagem Madri-Toledo e na passagem aparece o código correspondente ao “combinado cercanías”. Abraço.

  5. Avatar

    Olá,

    Vamos a Barcelona e Madri no final do ano e gostaria de saber se chegando a Madri de trem (vindo de Barcelona) podemos usar o combinado cercanías para ir até o centro da cidade, onde pretendemos nos hospedar?
    Fiquei com essa dúvida pois nos exemplos são mencionados sempre viagens de avião junto.

    1. Avatar

      Prezado Kassius, o trem-bala procedente de Barcelona chega na estação de Atocha em Madri, que fica no centro da cidade. Com o “combinado cercanías” você poderá usar trens locais para se locomover por Madri, mas não o metrô. Tudo vai depender da localização exata do seu hotel. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigado pela resposta,

        Nosso hotel fica na Gran Vía próximo a Puerta del Sol.
        Pelos mapas que vi, podemos pegar o trem C4 e descer na Puerta del Sol.

    1. Avatar

      Prezada Manuela, para que a informação disponível no Espanha Total seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com o “combinado cercanías”.
      Temos um site dedicado à cidade de Barcelona, o passaporteBCN. Se você deixar sua consulta no texto a estação de trem Barcelona Sants, indicando o endereço do seu hotel, daremos o passo a passo entre a estação de Sants e o hotel. Abraço.

  6. Pingback: como ir de Barcelona a Madri | passaporte BCN

  7. Avatar

    Tony, gostaria primeiramente de agradecer pelo seu trabalho. Embarco para Madrid no fim de setembro e estou aprendendo demais por aqui.
    Gostaria de confirmar uma coisa.. Eu vou para Jaén e pegarei um Media Distancia partindo de Atocha. Neste caso eu tenho direito à gratuidade do Cercanías ou só é mesmo para quem pega o AVE? Gracias!

    1. Avatar

      Prezado Bruno, o Combinado Cercanías não é válido para trens de “Media Distancia”, unicamente para o trem-bala e outros trens de “Larga Distancia”. Abraço.

  8. Avatar

    Nossa valeu demais essa dica, eu não sabia disso!! Comprei uma passagem de trem e depois de ler este post, fui conferir e tenho direito ao combinado.
    muuuuito obrigadaaa

  9. Avatar

    Tony, tudo bem? Chego em Madrid agora dia 19 e do aeroporto Barajas vou direto para Barcelona. Ainda não comprei minha passagem e só agora descobri desse combinado cercanias, pelo qual me interessei. Não encontrei no site da RENFE, na página para comprar as passagens, qualquer campo para indicar que eu gostaria de utilizar este benefício. O localizador que da direito ao trem local é emitido automaticamente simplesmente comprando a passagem de “larga distancia”? Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    Grande abraço,
    Eduardo

    1. Avatar

      Prezado Eduardo, o “combinado cercanías” é um benefício de todos os compradores de passagens de “larga distancia”. O localizador aparece de forma automática nas suas passagens. Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Imaginamos que você já conheça também nosso passaporte BCN, um guia muito completo sobre a cidade de Barcelona. Abraço.

      1. Avatar

        Tony, muito obrigado pela super rápida resposta! Acabo de comprar as passagens (pelo PayPal, pois 3 cartões internacionais que tentei foram rejeitados, infelizmente) e tudo saiu como vc me informou. Uma última dúvida: vc mencionou acima que “a passagem só pode ser emitida e utilizada 3 horas antes do começo da sua viagem de trem-bala ou até 3 horas depois”.. desço no Barajas às 06:30 a.m. (Iberia) e a passagem saindo do Puerta de Atocha está marcada para 10:30 a.m. – devo me preocupar com os horários?

        Novamente, muito obrigado!

        1. Avatar

          Que ótimo que a compra com PayPal deu certo. Se você tentar emitir seu bilhete “combinado cercanías”, com mais de quatro horas de antecedência à saída do trem, a máquina não vai permitir essa emissão. Então, para o trem que parte às 10:30h de Atocha, você só vai conseguir emitir seu “combinado cercanías” a partir das 6:30h. Deve dar super certo. Abraço.

  10. Avatar

    Tony,

    Vou de Barcelona a Zaragoza e durmo lá, vou a Madrid e volto depois de 3 dias para Barcelona.
    Preciso comprar ida e volta Barcelona Zaragoza e ida e volta Zaragoza MAdrid?
    Tem como comprar um único bilhete ida e volta Barcelona Madrid parando em Zaragoza?

    Obrigado e parabéns pelo excelente site!!

    1. Avatar

      Prezado James, seja bem-vindo ao Espanha Total. A RENFE não vende passagens com paradas intermediárias. Você vai precisar comprar três passagens: Barcelona-Zaragoza; Zaragoza-Madri e Madri-Barcelona. Veja o passo a passo no texto como comprar sua passagem do trem-bala. Veja também o texto Alvia, o trem-bala mais econômico, do nosso passaporte BCN, o guia dedicado inteiramente à cidade de Barcelona. Aproveite ao máximo as cidades que você vai visitar com nossos guias Barcelona em 15 roteiros, Madri em 9 roteiros e Zaragoza em um dia. Abraço.

  11. Avatar

    Olá Tony!
    Iremos de Lisboa a Madri, chegando pela TAP, acredito que no T2. Precisamos chegar no Sercotel Hotel Togumar (Calle de Canillas, 59). Perdidos como agulha no palheiro kkk.Podemos comprar somente uma passagem de trem p pessoa, pois o horário (18h) não nos possibilita ir até Barcelona (devemos primeiramente chegar no Hotel) A estação a qual devemos descer é Chamartin?mais próxima do Togumar? No dia seguinte queremos ir a Barcelona. Qual meio mais rápido (trem/avião?)para aproveitar bem a cidade? Muito obrigada, no aguardo de sua ajuda e dicas…por favor

  12. Avatar

    Oi Toni, tudo bem? Toni, comprei passagem de trem de Granada a Madrid p julho deste ano. É uma passagem Combinado/Cercanias, onde o primeiro trajeto é feito de bus até Antequera S. Ana e o restante, de trem. Estou em dúvida e preciso saber onde pegar este bus do primeiro trajeto, na passagem só diz saída de Granada!!! Será que é na estação de trem mesmo ou em algum terminal de bus? Outra coisa, eu já imprimi o bilhete, mas tbém estou em dúvida se é necessário fazer alguma troca deste bilhete no terminal ou só apresentá-lo no momento do embarque?
    Obrigada mais uma vez Toni

    1. Avatar

      Bom dia, Dani. Estamos achando que você está confundindo os termos. O “combinado cercanías” é um bilhete para o transporte metropolitano (veja o texto acima para saber mais). O que você fez foi comprar uma passagem de longa distância que combina trem e ônibus. Como reservamos o presente texto para consultas sobre o “combinado cercanías”, vamos pedir a gentileza de deixar sua consulta no texto como viajar de Madri a Granada. Aguardamos você por lá.

  13. Avatar

    Oi, Tony
    Boa tarde!! Já vi que é expert em turismo na Espanha
    Estou com um problema: saio de Córdoba no trem das 7:35 para Madri, chegando as 9:15.
    Meu voo para o Rio é as 11:50. Você acha que dá tempo de pegar um trem para o aeroporto??
    Qual seria o trajeto e tempo previsto??
    ou é preferível pegar um taxi?? calcula o tempo. no sábado dia 10 de junho??
    Agradeço se puder me ajudar. Abs
    Melani

  14. Avatar

    Boa noite. Posso usar o combinado cercanias do aeroporto Barajas para Cuenca? Como faço para comprar esta rota de trem bala com a opção combinado cercanias? Meu voo tem conexão de Paris para Madrid. Em qual terminal chegarei?

    1. Avatar

      Beatriz, como seu nome indica, o combinado cercanías serve para os trens de “cercanías”, isto é, os trens que servem a área metropolitana de Madri. Cuenca é uma cidade que fica a 165 km de Madri e não é servida pelo combinado cercanias. Mas você poderá usar o combinado cercanías para ir do aeroporto de Madri até a estação de Atocha, de onde partem os trens com destino Cuenca. Veja como comprar sua passagem do trem-bala. Respondemos as consultas sobre o aeroporto de Madri aqui.

  15. Avatar

    Tony,

    1- Parabens pelo site.

    2- “A passagem só pode ser emitida e utilizada 4 horas antes do começo da sua viagem de trem-bala ou atê 4 horas depois” – isso quer dizer que não é possível chegar hoje em Madrid por trem-bala vindo de Barcelona e daqui 5 dias usar o CombinadoCercanias desde a estação Atocha Madri até o Aeroporto Barajas ?

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Rodrigo, seja bem-vindo ao Espanha Total. Sua interpretação das regras do “combinado cercanías” está correta. O “combinado” está pensado para permitir fazer baldeação entre o trem-bala e um trem local no mesmo dia da viagem. Abraço.

  16. Avatar

    Tony, chegarei de Valência em Madrid – Puerta de Atocha de trem AVE e o bilhete comprado tem o combinado cercanias. Gostaria de uma orientação de como proceder para fazer este deslocamento até o hotel, já que pela internet não está ficando claro para mim. Existe uma linha cercanias que deixe na puerta del sol? Parabéns e continue nos ajudando com esse excelente trabalho.

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Diego, você não menciona onde fica seu hotel, por isso não podemos dar uma orientação muito precisa. Você pode viajar entre as estações de Atocha e Puerta del Sol, de trem, aproveitando o “combinado cercanías”, nas linhas C3 ou C4. Sol é a primeira estação logo depois de Atocha. Abraço.

  17. Avatar

    Uma pequena correção sobre o combinado cercanias: ele pode ser obtido e utilizado DURANTE as quatro horas anteriores a partida do AVE, e não “só pode ser emitida e utilizada 4 horas antes do começo da sua viagem” como diz o texto de instrução.

  18. Avatar

    Olá. Comprei uma passagem de Madrid a Barcelona e gostaria de saber se o benefício do Combinado Cercanías serve para utilizar o metrô de Atocha até a estação Delicias. Grata, Patricia.

  19. Avatar

    Boa tarde. Estou com uma dúvida, a respeito do combinado cercanías, vou chegar no aeroporto de Madrid no T4, pelo que li de suas informações achei melhor usarmos o trem até Puerta Atocha, porque neste mesmo dia pegaremos um trem para Córdoba de lá. Meu bilhete de trem é da Renfe e consta o localizador como você disse.
    Então poderei usar o combinado nesta situação para irmos até Puerta Atocha? Obrigada, Patricia

    1. Avatar
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Bom dia, Patricia, você poderá usar o bilhete para ir do aeroporto até a estação de Atocha, sim, sempre cumprindo as regras expostas no texto acima. No aeroporto, você deverá emitir uma passagem gratuita para viajar do aeroporto até Atocha. Abraço.

  20. Avatar

    desculpe, mas eu nao entendi como comprar o bilhete cercanias. Eu chego dia 20.06.18 em Madri, de lá vou pegar o trem para Sevilha. Eu tentei comprar os bilhetes pelo site mas nao aparece no canto superior””cercanias””??? pois eu vou pegar um trem até estação atocha e de lá eu vou pra Sevilha. Por favor, me oriente como fazer isso.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL
      Tony | ESPANHA TOTAL

      Na verdade, você não vai comprar o bilhete cercanías. Vai poder conseguí-lo em uma máquina de venda de bilhetes usando o código que aparece na sua passagem de trem-bala. Veja a seção “Como usar o “combinado cercanías”” no texto acima.
      Não entendemos, se você ainda não comprou as passagens de trem-bala, como saber que não aparece o código do combinado cercanías na passagem? Ele unicamente aparece na passagem que você recebe ao finalizar a compra.

  21. Avatar

    Estou viajando do Brasil para Madrid e comprei a passagem da renfe para Barcelona. A mesma não veio com o combinado cercanías.
    Como devo me proceder

  22. Avatar

    Oi Tony,
    Ó eu aqui mais uma vez! Heheheh
    Em Madri estarei hospedada na casa de uma amiga em frente a estação de trem Aravaca e vou para Zaragoza de trem saindo dia 08/11 as 08:20 de Puerta de Atocha. No bilhete aparece que tenho direito ao combinado cercanias. Como posso fazer para usar na prática o combinado? É possivel saindo de Aravaca?
    Desde já obrigada!!!

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Olá de novo, Luiza. Você pode usar o combinado cercanías saindo de Aravaca, sim. Chegando na estação, procure uma máquina de auto-atendimento da RENFE Cercanías e siga as instruções que damos no texto acima. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *