Saúde e vacinas

******* Texto atualizado em janeiro de 2018. **********

Não é necessária nenhuma vacina para visitar a Espanha. Veja outros esclarecimentos no texto vacina da febre amarela para visitar a Espanha.

Porém, é muito importante a contratação de um seguro médico (veja mais no texto Seguro de viagem).

O convênio que existia entre a Espanha e o Brasil, e que garantia a prestação de assistência sanitária na Espanha para turistas brasileiros, foi suspenso. Os sites dos consulados do Brasil em Madri e em Barcelona informam claramente que os turistas brasileiros não serão atendidos gratuitamente pelos serviços de saúde pública da Espanha.

41 comentários em “Saúde e vacinas”

  1. olá, Sou Brasileiro com cidadania Italiana, e estou indo morar na Espanha com minha esposa ( Brasileira ) e filho ( Italiano ), para solicitar residência me informaram que preciso de um seguro saúde ilimitado para os 3, pelo o que entendi, é um pouco diferente do seguro viagem, ou posso contratar um seguro viagem por 1 ano ?
    Poderia me indicar alguma seguradora ?

    Obrigado

    1. Prezado Ricardo, o escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. Não temos como dar esclarecimentos sobre outros assuntos que fujam do tema turismo. Um seguro sáude é diferente de um seguro de viagem, e deverá ser contratado na Espanha com uma seguradora local. Comece pesquisando pela Mapfre. Abraço.

    1. Você não deve ter lido com atenção o texto acima: “O convênio que existia entre a Espanha e o Brasil, e que garantia a prestação de assistência sanitária na Espanha para turistas brasileiros, foi suspenso. Os sites dos consulados do Brasil em Madri e em Barcelona informam claramente que os turistas brasileiros não serão atendidos gratuitamente pelos serviços de saúde pública da Espanha”.
      Como turista, você não precisa de visto para visitar a Espanha, unicamente precisa reunir uma série de documentos sobre os quais informamos no texto Imigração e vistos.

  2. Tony…boa noite para você aí na Espanha. Preciso da sua ajuda. Ouvi em algum lugar que pessoas idosas não necessitam de Seguro Viagem para países Schengen. Essa informação procede ?? Pois vou com ela que tem 79 anos e não consigo informação sobre esse assunto em local algum. Agradeço e parabéns pelo trabalho.

    1. Prezado Marcelo, seja bem-vindo no Espanha Total. Aqui somos especialistas na Espanha, e por isso vamos falar sobre a situação no país. Custa acreditar, mas a Espanha nunca exigiou seguro viagem ou seguro saúde de quem entra no país (veja as exigências no texto imigração e vistos). Nunca. Não importa quantas vezes você veja essa inverdade repetida, a Espanha nunca pediu. Outros países na União Europeia, sim. A Espanha, nunca. Porém, a falta de um seguro de viagem no caso de uma pessoa idosa pode fazer que o funcionário da imigração faça algumas perguntas, sendo que é uma situação inusual. A Seguridad Social espanhola não vai atender a pessoa idosa caso ela precisar, e qualquer assistência sanitária vai ter que ser paga do seu próprio bolso. Pessoalmente, e mesmo que não exigido pela imigração espanhola, achamos arriscado viajar sem um seguro médico, tanto para uma pessoa de 79 quanto de qualquer outra idade. Nunca dá para prever se haverá algum tipo de problema de saúde e o impacto finaceiro que pode desencadear. Abraço.

  3. Bom fim de tarde para voce em Barcelona. Rapaz, admito que fiquei surpreso com a sua informação. Sem exceção todos, onde me informei, disseram sobre a obrigatoriedade do seguro. Agradeço pela sua honestidade e atenção. Realmente, estou fazendo o seguro para uma segurança maior, principalmente, pela minha mãe, que apesar de ser bem ativa, não pode negar a idade que tem. Bom senso é sempre bem vindo nesse caso. Estarei indo em 04 de agosto. Agradeço sua atenção e mais uma vez parabéns pelo serviço de grande utilidade aqui prestado. Abç.

    1. Prezado Marcelo, o assunto obrigatoriedade do seguro de saúde é um exemplo clássico do que acontece quando as pessoas não geram conteúdo original, se limitando a copiar uns aos outros. Até a data nunca achei documento oficial do governo espanhol onde estivesse exposta essa obrigatoriedade. Zilhões de webs e sites de terceiros, mas nunca uma fonte oficial. Nunca foi obrigatório. Só por curiosidade, peça para quem afirma que existe essa obrigatoriedade que indique para você um documento do governo espanhol com tal exigência. E sim, com certeza o bom senso é necessário, especialmente viajando com uma pessoa com mais idade. Abraço.

  4. Ola Tony
    Eu estou um pouco confusa
    Eu e meu Marido vamos para Lisboa, depois para Espanha.
    Fizemos um seguro viagem, mas iremos precisar fazer um seguro saude também?
    So o seguro viagem não é suficiente , pois vamos ficar somente 4 dias na Espanha.

    1. Prezada Priscila, os termos seguro viagem e seguro saúde muitas vezes são usados como sinônimos. Se seu seguro viagem contiver cobertura sanitária para qualquer evento que puder acontecer durante sua estadia na Europa, você já está em posse de um seguro saúde. Agora, se seu seguro viagem não contemplar essa cobertura, recomendamos fortemente viajar com um seguro de saúde, apesar de não ser uma exigência da imigração espanhola. Não interessa se você vai ficar na Espanha um dia ou muitos mais, o importante é que você esteja coberta caso aconteça um imprevisto. Abraço.

    1. Estamos achando que você não leu o texto acima, que é a gentileza mínima que pedimos dos nossos leitores, em retribuição ao tempo que dedicamos a responder consultas.

  5. Olá Tony!!! Vou dia 06 e fico até dia 20 de março!!! Estou com medo da deportação!! Gostaria da ajuda de um roteiro que passe por Biobao, Barcelona, Sevilha e Madrid! Grati

  6. Olá Tony,
    Meu nome é valdivan,
    Eu sou empresário e estou indo a Madri e Barcelona neste próximo mês com minha esposa que está grávida de 2 meses e minha filha de 3 anos.
    Iremos com todos requisitos solicitados pela imigração :
    Passaporte ok
    Seguro saúde ok
    Passagens de ida e volta ok
    Reserva nos hotéis ok
    Valor em moeda ok
    Além de 2 cartões internacional :débito e 1 crédito
    Se mesmo assim com todos os requisitos preenchidos a rigor(sem exceção ) eles negarem a entrada,o que posso fazer?

  7. Olá, desculpe se a pergunta é boba, mas fiz uma cotação de valor do seguro e queria saber se é apenas uma parcela ou é esse valor por dia de estadia na Espanha. Estou vendo naquele vocês recomendam. Obrigada

    1. Ana, não há perguntas bobas – na verdade, há sim, mas a sua não é boba 🙂 Onde está escrito TOTAL é o valor total que você deverá pagar para contar com o seguro durante o período escolhido. Se tiver qualquer outra dúvida, aproveite para perguntar. Se você informar as datas que está pesquisando, podemos conferir por aqui o valor que o sistema está apresentando para a gente. Abraço.

    1. O escopo do Espanha Total está nas viagens turísticas à Espanha. A Espanha não exige nenhuma vacuna para quem visita o país a turismo. Se você for residente legal na Espanha, peça esclarecimentos no seu centro de saúde.

  8. Olá Tony. Estou viajando com minha sogra (80 anos) e a companhia World Nomads não aceita segurar acima de 69 anos. Tens outra seguradora para recomendar? Agradeço.

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezado Julio, infelizmente só usamos os serviços da World Nomads, e por isso podemos indicá-la. Mas não podemos relatar nenhuma experiência com outras seguradoras, o que para a gente é essencial para poder indicar esta ou aquela. Há diversos nomes importantes operando no mercado brasileiro. Abraço.

  9. Boa tarde!
    Viajo para Barcelona dia 22/09/2017, ficarei um mês estudando.
    Gostaria de saber se preciso tomar alguma vacina para poder permanecer esse mês no país?
    Grata peça atenção
    Rosi

    1. Rosi, a gentileza básica que pedimos a todos nossos leitores é a leitura dos textos antes de deixar suas consultas. O tempo que perdemos tirando dúvidas claramente explicadas no texto poderia ser usado para criar novo conteúdo. Obrigado.

    1. Fernanda, “seguro internacional” é uma definição muito imprecisa. Você precisa conferir as coberturas oferecidas pelo seguro, saber se, no caso de uma emergência médica grave, você vai estar coberta por ele.

  10. Bom dia, Tony! Vou a Espanha mês que vem, tenho cidadania italiana. Preciso de seguro viagem mesmo assim, ou tem validade o passaporte italiano como cidadão europeu?
    Abraço!

    1. Bom dia, Cheila. O seguro de viagem não é uma exigência da imigração espanhola. Independente disso, achamos imprescindível contar com um, pelas razões expostas no texto seguro de viagem. Mesmo tendo um passaporte italiano, se você não tiver a “Tarjeta Sanitaria Europea”, que unicamente é entregue aos cidadãos que recolhem INSS aqui na Europa, você não vai ter direito a assistência sanitária gratuita. No caso de uma emergência médica grave, a falta de seguro pode virar um grande rombo financeiro. Abraço.

  11. Bom dia..
    Estou indo em fevereiro dia 23 para fazer turismo e trabalhar informal em um restaurante, e preciso levar cartao de vacina? estou com reserva de hotel por 7 dias e o resto ainda n me indicam um hostel e se havera problema na hr da imigracao? pretendo n voltar e tentar viver ai mais de forma clandestina depois dos 3 meses que tenho como turista, e dificil ou se da um jeito de ficar na ilegakidade por um tempo.
    Obg voltarei a falar com vcs 1000 duvidas …..kkk
    Feliz Natal excelente site..
    ho ho ho

    1. Prezado Marcos, o escopo do Espanha Total são as viagens turísticas à Espanha. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, aproveite para perguntar. Abraço.

  12. olá Tony, primeiramente muito bom o seu site parabéns. Seguinte, estou indo para portugal a turismo e a passagem tem escala em Madri. Pergunta: preciso passar pela imigração com todos os quesitos como se fosse entrar em portugal? seguro saúde, valores diários em euros e etc? e depois passar novamente pela imigração portuguesa? e a passagem que estou vendo tem um tempo de troca de aviao de 1:20hr seria o suficiente? achei pouco tempo se no caso tiver q passar pela imigração espanhola e depois embarcar. umtila pergunta, se eu fazer escala em londres para lisboa é o mesmo procedimento?
    abraço e agradeço desde já.

  13. Oi Bom dia Tony
    Por gentileza vc poderia me informar, se para um estrangeiro morando na Suíça posso fazer o seguro saúde aí na Espanha de turismo?
    E quanto é o custo?
    Obrigada pela sua disponibilidade em responder, não sei se estou no lugar exato para sua resposta.
    Muito bom o seu Blog , parabéns

    1. Tony | ESPANHA TOTAL

      Prezada Irene, seja bem-vinda ao Espanha Total. Se você está pensando contratar um seguro saúde, faça-o antes de sair de casa, não faz muito sentido contratar o seguro com a viagem já começada. No buscador que aparece no texto acima você pode conferir o custo do seguro. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *